Como já falámos, é fundamental escolher o nome e o logo mais adequados à identidade da marca ou da comunidade. Mas, aliados a esses elementos, existem outros que devem ser considerados para que suas estratégias de marketing e de branding sejam um sucesso. Um desses elementos é a cor.
Muitas vezes subestimada, a cor pode influenciar o humor e o estado emocional dos clientes, bem como o seu desejo de comprar o serviço que sua empresa está anunciando.
No universo de uma comunidade online, esse elemento é particularmente importante no website, no blog ou na rede social onde a marca está presente. Os seus estudos sobre a cor podem aplicar-se no momento de desenhar o website, na escolha do fundo das suas imagens ou até na cor predominante nos painéis do Pinterest da marca.
Quando utilizada corretamente, a cor consegue transmitir os conceitos de marca mais relevantes. No entanto, quando usada de forma errada, a cor pode confundir os clientes e forçá-los a abandonar a plataforma.
A forma como as cores influenciam os membros de sua comunidade está relacionada com vários fatores, como a idade, a nacionalidade, a profissão e até o time de futebol dos usuários. Por isso, é fundamental investir em pesquisas de mercado para compreender quais as cores que funcionam e de quais você se deve manter longe.
Geralmente, cores como o vermelho, laranja e amarelo são cores excitantes, enquanto roxo, azul e verde transmitem uma sensação de calma. Não é por acaso que a marca McDonalds utiliza as cores vermelho e amarelo. A companhia investiu muito em estudos que determinaram que essas duas cores não só convidam seus clientes para uma refeição, como os levam a sair rapidamente! Interessante, não?
Mas a psicologia da cor não fica por aqui. As diferentes cores podem ser utilizadas para levar a outras emoções:
- Vermelho: excitação, força, paixão, velocidade, determinação, desejo e coragem;
- Amarelo: calor, sol, felicidade, conforto e energia;
- Azul: confiança, pertença, lealdade e profissionalismo;
- Laranja: brincadeiras, calor, entusiasmo e criatividade;
- Verde: natureza, frescura, crescimento, abundância e harmonia;
- Rosa: suavidade, doçura e segurança;
- Roxo: nobreza, espiritualidade, dignidade, luxo e elegância;
- Branco: pureza, limpeza, juventude, inocência e simplicidade;
- Preto: sofisticação, formalidade, sedução e mistério;
- Dourado: prestígio, caro e elite;
- Prateado: prestígio, frieza e científico.
Agora que você conhece o poder desta ferramenta, não se esqueça de incluir a cor como um dos elementos de sua estratégia!
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