A nossa indicação dessa semana é um estudo que aborda o neoconsumidor e os canais de vendas elaborado por Marcos Gouvêa de Souza, que analisa o comportamento do consumidor digital com base em sua relação com o varejo.
O conceito de neoconsumidor surgiu através das mudanças nos hábitos de consumo e das formas de relacionamento entre o varejo e os consumidores motivados pela adoção de tecnologias digitais, como internet e celulares.
Segundo pesquisa realizada por Gouvêa, os neoconsumidores respondem hoje por algo entre 3% e 7% das vendas do varejo brasileiro, percentual que terá forte expansão nos próximos anos, uma vez que 88% das pessoas entrevistas nesse estudo afirmam já comparar preços e características de produtos na internet antes de realizar uma compra.
A pesquisa realizada em 11 países apresenta muitos outros dados que poderão ser acessados aqui.
Complementando a pesquisa disponibilizo o infográfico abaixo, que apresenta um perfil geral do neoconsumidor e seu comportamento de compra:
Nenhum comentário:
Postar um comentário