Publicado por Lucas Lima
Consideradas um fenômeno consolidado no mundo, as mídias sociais vêm ganhando seu espaço nas empresas que estão se adaptando a essa nova realidade. E como identificar executivos que acreditem nesse grande projeto de negócio? Nesse processo, encontraremos os gestores que se dividem entre ansiosos, que acham que a empresa já devia ter criado seus perfis em todas as redes, e os conservadores, que acreditam que as mídias sociais são arriscadas, sem controle, e portanto preferem não participar.
Independentemente do tipo de executivo (ansioso ou conservador), quem irá decidir se a empresa estará nas mídias sociais ou não são seus consumidores, que optarão por utilizar delas para falar da empresa e de seus produtos/serviços.
O executivo que assumir a gestão da comunicação da empresa nas mídias sociais deverá ter em seu radar o acompanhamento:
- Gestão da comunicação empresarial: focada no mercado e nos stakeholders, estabelecendo a presença da empresa nas mídias sociais, com monitoramento, comunicação institucional e gerenciamento de crises;
- Gestão do marketing digital: focada no consumidor, estabelecendo o relacionamento da marca com seus consumidores, criando fãs da marca, e um atendimento pessoal e diferenciado;
- Gestão da comunicação pessoal: focada nos colaboradores, nas questões éticas e de responsabilidade no trato com suas redes sociais pessoais, treinando as pessoas para que entendam seu papel nas mídias sociais, e sua capacidade de ajudar ou prejudicar a marca;
- Gestão do conhecimento: focada na circulação das informações e do conhecimento, mudando o paradigma da comunicação interna, saindo do foco na gestão de TI e no e-mail, e abrindo caminho para novas estratégias colaborativas, mais eficientes e inovadoras, baseadas em mídias sociais corporativas internas.
- ser imerso e ter uma mentalidade digital para traçar estratégias;
- maximizar o valor das ferramentas de mídia social (Facebook, Twitter, Youtube, blogs, etc);
- desenvolver uma estratégia de marketing digital que utiliza a mídia social com a publicidade tradicional e relações públicas para aumentar receita, construir marcas e incentivar inovação;
- utilizar ferramentas para monitorar e avaliar resultados e ROI;
- identificar oportunidades para desenvolver produtos e serviços rentáveis.
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