#indico: livro para quem quer usar redes sociais para empreender
Foi um pensamente como esse que, há um ano, me fez ler “Conexões Empreendedoras“, de Renato Fonseca de Andrade, consultor e colaborador do Sebra-SP. À época, eu buscava inspiração e meios de descobrir quais aptidões poderiam ser melhor exploradas.
A obra de Andrade – profissional com mais de 16 anos de experiência em empreendedorismo -, traz questões básicas como a definição de empreendedorismo, até análises mais complexas como a que abre esse post.
A capa do livro vende bem o recheio: “entenda por que você precisa usar as redes sociais para se destacar no mercado e alcançar resultados”.
O autor alterna teoria e prática ao dividir o livro em quatro momentos: empreendedorismo, visão empreendedora, atitude empreendedora e redes sociais.
“Ser empreendedor é – antes de tudo – expressar a capacidade de articular recursos para atingir um objetivo, um propósito. E essa atitude deve ser exercida nas dimensões pessoal e profissional”, define Andrade.
Ao falar sobre redes sociais, ele ressalta o poder dessas no desenvolvimento de negócios. E dá três dicas de ouro para criar, manter e utilizá-las:
- doação ao próximo. “Laços construídos com alguém a partir de doações legítimas e bem intencionadas são mais fortes”;
- disponibilidade. “Estar disponível para as pessoas é ter a capacidade de oferecer reciprocidade”;
- rastreabilidade. É preciso atualizar sempre os dados de seus contatos para que haja possibilidade de interação.
A leitura é rápida, inspiradora e repleta de teorias facilmente aplicáveis. Principalmente para quem – como eu – é apaixonado por meios digitais. Ao rever o livro para esse post, repensei algumas aptidões e descobri novas. Espero que o mesmo aconteça com você.
Boa leitura!
Muito legal o post Prof Diego, fico muito contente em poder colaborar com algumas ideias. Grande abraço!
ResponderExcluirRenato Fonseca