quinta-feira, 11 de junho de 2015

As 10 melhores ações de SAC 2.0 de 2014 que você não pode deixar de ver




Você verá agora, uma lista das 10 melhores e mais comentadas ações de SAC 2.0 de 2014 no Brasil,  que foram pré-selecionadas pelo Digaí e avaliadas pelos colunistas do blog e por profissionais que atuam direta ou indiretamente com marketing digital.

 
1º LUGAR: QUEM É O MELHOR SOCIAL MEDIA?

O diálogo entre Netflix, Itaú, Ponto Frio, Mc Donald’s e Coca-Cola  promovido por um internauta que questionou qual das empresas tem o melhor social media, foi considerada a melhor ação de SAC 2.0 de 2014.

Um belo exemplo para todos os profissionais, uma vez que as marcas poderiam seguir pelo caminho da disputa umas com as outras, mas fizeram justamente o contrário, quando trataram-se como marcas parceiras.




2º LUGAR: OPPA

Um consumer 2.0 tem problemas com uma compra online, relata o ocorrido à empresa, espera 30 dias e o problema não é resolvido, então faz um desabafo contra a empresa e posta nas redes sociais.

Até aí tudo bem, “procedimento padrão” não só pra os consumidores 2.0, mas pra os consumidores em geral, é só dar uma lida nos ” 5 comportamentos de um consumidor insatisfeito” – proposto por Hawkins e Mothersbaugh – e saberá do que falo.
 
Porém, o que não foi nada “padrão”, foi a repercussão do desabafo de uma cliente que comprou objetos decorativos na loja online da Oppa e não recebeu os produtos. A internauta fez uma apresentação de slides reclamando e postou no SlideShare.

A repercussão do caso levou o CEO da Oppa a fazer uma visitinha à casa da cliente para pedir desculpas pelo ocorrido e – é claro – entregar a encomenda. Tudo pra reconquistar a cliente insatisfeita!




3º LUGAR: “XUÉPS”

Um internauta “não sabia” pronunciar Schweppes, então questionou se poderia chamar a marca de “Wanderson”

A resposta da marca, bem-humorada, conquistou com mérito o terceiro lugar entre as melhores ações de SAC 2.0 de 2014.




4º LUGAR: IDEIA DE GÊNIO!

Um grupo de estudantes resolveu fazer o TCC sobre a Habib’s e deixou um comentário na Fanpage pedindo uma “ideia de gênio” para terminar o trabalho.

A empresa ficou muito feliz em ser tema do trabalho de conclusão de curso e mandou a forcinha que eles precisavam pra acabar com essa sofrência que é o TCC.




5º LUGAR: TINHA QUE SER O CHAVES MESMO!

Isso, isso, isso! 

Um internauta assumiu o papel do memorável personagem Chaves durante umchat com atendentes da Netshoes e a profissional soube com destreza, continuar o atendimento com seriedade e ao mesmo tempo, entrar na brincadeira.




6º LUGAR: INTERNET LENTA

Um internauta estava #chateado com a baixa qualidade da banda larga da Oi. Não dava nem pra ouvir as músicas de Lady Gaga :O

Mas a marca interagiu com o cliente e não sei se o problema foi solucionado, mas o “Litter Monster” saiu bastante satisfeito com a atenção da marca.




7º LUGAR: RICARDO ELETRO

Essa ação gerou bastante discussão entre profissionais da área.

Uns acharam genial (e garantiram 8ª colocação dentre as melhores ações de SAC 2.0 de 2014), outros criticaram a postura da marca, por considerarexcessiva.

Bom, tirem vocês mesmos as conclusões.




8º LUGAR: PRODUTOS PARA CABELO

Uma consumidora comentou que deveria ser paga pra utilizar produtos capilares, por trocar muito de marca.

Então, Garnier, Dove, Seda e TRESemmé travaram uma pequena disputa pra reter a cliente.

No fim, a internauta ficou DES-MAI-A-DA com o kit que a Garnier enviou pra ela.





9º LUGAR: BANCO DO BRASIL

Um fã de Harry Potter decidiu fazer uma charada ao Banco do Brasil, prometendo se tornar cliente do banco caso a empresa acertasse a resposta. 

O social media acertou e o resultado você confere abaixo.




10º LUGAR: CENTAURO E NETSHOES

Esse case nos já mencionamos aqui no blog. 

Um espertinho encontrou um tênis com o mesmo preço na Centauro e naNetshoes e lançou um desafio para as marcas: quem oferecesse o melhordesconto, levaria o cliente.

O resultado foi sensacional para nós que somos fascinados pelo universo do marketing digital e espetacular pra o internauta, que levou um desconto de 25% na compra do produto.





humanização do diálogo com os clientes no ambiente digital, nem sempre vai resultar na solução dos problemas do cliente, mas é importante que o mesmo saia satisfeito com o atendimento.

Para isso é importante que as marcas deixem as respostas padrão um pouco de lado, focando na humanização do atendimento, mostrando afinidade entre a marca e o cliente, além de interesse em solucionar o problema, mesmo que isso não ocorra ao fim do atendimento.


Fonte: Digaí

terça-feira, 2 de junho de 2015

Como trabalhar nosso mix de marketing?


É visto que toda empresa possui seus respectivos produtos e serviços, onde podemos identificar, em cada um deles, os 4 Ps do mix de marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção. Mas esses elementos existem em nós, administradores? Como podemos mudá-los?



Amanda Konzen


Conforme se descobre em vários livros de marketing, é preciso que cada produto tenha seus compostos mercadológicos aprimorados e evidenciados pela organização. Sendo assim, como gestores, devemos identificar e mudar os nossos “elementos de produto”, analisando a própria interação com a sociedade. Como seres sociais, e influenciadores de pessoas, os gestores, mais do que qualquer outros profissionais, precisam deixar bem claros os seus 4 Ps para o mundo.
Assim, qual o produto oferecido pelo gestor? Diversão? Entretenimento? Disciplina? A verdade é que cada pessoa oferece um produto diferente, sendo que alguns possuem uma abordagem mais calma e compreensiva, enquanto outros apresentam uma personalidade mais séria e rígida. Nesse contexto, qual produto é melhor? A resposta é variável, como sempre, pois vai depender do ambiente no qual o gestor está inserido. Lidando com empresas que precisam de criatividade, como as desenvolvedoras de software, por exemplo, o gestor amigável que anima a equipe é mais aceito pelos colaboradores. Já na gerência de uma obra civil, é necessário apresentar maior rigidez, pois alguns trabalhadores necessitam de uma figura de respeito para lidar com as variáveis do ambiente. Então, nesse imenso parágrafo, fica definido que o melhor produto do gestor é o conhecimento e adaptação, para que consiga liderar sob qualquer perspectiva.
O preço de uma pessoa é eticamente incalculável, assim como seu valor, mas se você possui um bom produto, ou seja, conhecimento e adaptação, quanto pretende cobrar por isso? Sendo assim, o preço do produto depende de sua visão sobre o empreendimento, considerando que vai estudá-lo profundamente, avaliar o seu segmento, mercado de trabalho e demais variáveis importantes para a organização. Assim, quanto valem essas horas, dias, e até anos, dedicados na elaboração de seu produto? O ideal é sempre trabalhar com resultados, e cobrar sobre isso. Ser bom, provar que é bom, e ganhar um valor justo sobre isso. Lembrando sempre que preço é o que você paga pelo produto, e valor é o que você recebe dele.
A promoção é como você vai chamar atenção para seu produto, a definição da forma como irá se expor ao mundo. Pode ser através de redes sociais, de grupos de amigos, de rodadas de cerveja, de grupos de estudo, de reuniões com colegas e outras formas. Assim, você utiliza ferramentas que outras pessoas utilizam para conhecer amigos, colegas, colaboradores, e mostra seu valor através de conversas simples, mas que evidenciem seu produto. Meu produto é conhecimento, mas como posso transmitir essa mensagem? A resposta pode ser simples, pois o segredo em uma conversa certa (que é a praça que eu defendo como mais eficiente) é fazer as perguntas certas. Deixar a pessoa interessada em seu produto, ou seja, em você. As perguntas certas podem ser mais importantes que as respostas certas.A praça é a forma como seu produto chegará ao consumidor, então, tratando-se de uma pessoa, como isso pode acontecer? A resposta pode não ser tão complexa como gostaríamos, mas ainda considero a melhor praça como sendo o relacionamento boca a boca. Quando se tem um perfil no Facebook, ou um telefone para contato, ou até uma mensagem no WhatsApp, a pessoa pode esconder sua essência, passar uma imagem que não condiz com seu real valor, e que faz uma propaganda enganosa sobre seu produto. Dessa forma, com o bom e velho cara a cara, a pessoa pode demonstrar suas qualidades, e sentir-se mais segura quanto ao próprio valor. Por mais que eu não tenha um escritório, uma placa com meu nome, ou uma universidade para chamar de minha, posso usar meu produto para encontrar o ambiente ideal e mostrar minha capacidade. Portanto, a praça mais difícil, todavia mais eficiente, é a própria exposição ao mundo (como estou fazendo nessa página).

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Engenharia tecnológica, marketing e logística cada vez mais procurados em Portugal


Estas serão as competências mais procuradas no nosso país nos próximos anos, revela um estudo junto de 47 empresas: conheça as profissões com mais saídas profissionais.
26-05-2015
SoftwareEngineer427Entre 2017 e 2020, o mercado português vai precisar de recursos humanos com competências em engenharia tecnológica, nomeadamente técnicos de redes, programadores e analistas de sistemas. Estas competências figuram na lista dos saberes mais procurados pelas empresas nos próximos anos, de acordo com o levantamento feito pelo Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável junto de 47 empresas. 

É também na vertente comercial, de marketing e de comunicação que as empresas esperam vir a precisar de profissionais na reta final desta década. Técnicos de CRM / marketing relacional e especialistas em e-commerce são alguns dos profissionais mais desejados nesta área, dizem as empresas que participaram no estudo do BCSD Portugal.

Ainda para um futuro a médio prazo tendem a ser cada vez mais necessárias competências na área das ciências económicas, como os gestores de risco os controllers de gestão. Serão ainda necessários especialistas em operações e logística e em automação.

Já para 2016, as empresas consultadas pelo BCSD Portugal acreditam que as maiores necessidades de recrutamento se inclinem para a engenharia informática. Aliás, o estudo avança mesmo com a possibilidade de virem a ser contratados 1.200 profissionais nesta área já no próximo ano. A confirmar-se, este recrutamento corresponde a um terço das contratações previstas por estas 47 empresas para todo o ano 2016.

Indústria precisa de 265 mil profissionais de engenharia, tecnologia e matemática...

Muitos dos postos de trabalho que Portugal deverá criar na próxima década no setor industrial precisarão de absorver profissionais com qualificações de nível superior nas áreas das ciências, tecnologia, engenharia e matemática. A conclusão vem expressa num estudo prospetivo - Novos Mercados de Trabalho e Novas Profissões -, produzido pela investigadora Ana Cláudia Valente, da Universidade Católica Portuguesa (UCP), para o Consorcio Maior Empregabilidade.

Pelo menos 11% das oportunidades de emprego que Portugal deverá criar na próxima década dizem respeito ao setor da Indústria. De acordo com o estudo, apesar do emprego no setor industrial ter caído 16% entre 2008 e 2013, é expectável a criação de 265 mil novas oportunidades de trabalho nesta área até 2025.

... e Outsourcing vai gerar meio milhão de empregos na próxima décida

O mesmo estudo refere que o Outsourcing vai gerar meio milhão de empregos em 10 anos. A empregabilidade do setor da prestação de serviços a empresas deverá crescer 14% até 2025, o que significa que 20% das oportunidades de emprego estimadas para Portugal sejam para profissões ligadas aos serviços prestados a empresas em regime de outsourcing. No total, o estudo prevê que sejam criadas em Portugal mais de 500 mil novas oportunidades de emprego nesta área. 

Esta é uma área onde as novas tecnologias desempenham um papel preponderante e são precisamente competências técnicas a esse nível que muitas empresas procuram nos seus prestadores de serviços. Mas não só. As empresas querem profissionais com competências comerciais e um perfil claramente empreendedor. Apreciam a capacidade de trabalhar em equipa, a orientação para o cliente e a aptidão para gerir processos. O domínio das línguas é um requisito praticamente obrigatório.

fonte: https://pt.santanderadvance.com/detalhe-noticia/procura-engenharia-tecnologias-marketing-logistica-portugal.html

8 DICAS PARA NÃO PAGAR A ANUIDADE DO SEU CARTÃO DE CRÉDITO


8 dicas para não pagar a anuidade do seu cartão de crédito
O cartão de crédito é hoje uma das ferramentas de consumo mais importantes do brasileiro. Existem muitas pessoas que optam por concentrar suas despesas cotidianas em um único cartão, já que dessa forma o controle financeiro fica mais fácil, com a ajuda do descritivo destes gastos na fatura mensal. Além disso, quanto maior o consumo em um único cartão, maiores as vantagens que ele lhe oferece, principalmente no que diz respeito à negociação da anuidade e outros benefícios, tais como o Programa de Milhagem. Para os bancos, clientes com concentração de gastos em um único cartão são valiosos, em especial aqueles com menor probabilidade de inadimplir. Perder um cliente assim é mau negócio para qualquer instituição financeira, já que custa dinheiro trazer novos clientes com este perfil. Pensando nisso, o consumidor deve estar disposto a negociar a anuidade que o banco lhe cobra por possuir e utilizar seu cartão de crédito. Esta negociação é simples, mas depende do interesse do cliente em fazê-la. Para facilitar, seguem algumas dicas simples, mas muito valiosas que vão lhe render uma boa economia: 1 - Todos os bancos e empresas de cartão de crédito têm áreas específicas pra fazer esta negociação. Não fique inibido, pois os bancos querem negociar; 2 - Nesta negociação, obviamente o atendente descreverá os benefícios do cartão, e você insistirá na anuidade zero ou em um bom desconto; 3 - Argumente que concentra todos os seus gastos neste cartão; 4 - Nunca menospreze seu consumo mensal. Não importa se é alto ou baixo. Para o banco, seu gasto mensal é importante; 5 - Fale sobre o tempo em que você já é cliente, além do histórico positivo de pagamentos. Como existem vários cartões com anuidade gratuita no mercado, é muito forte o argumento de que você deseja este mesmo benefício no banco em que você já é cliente; 6 - Dizer que você quer cancelar o cartão devido ao alto preço da anuidade é sempre uma saída, mas esteja certo, apenas pelo fato de ligar e pedir o desconto, você já terá direito a um grande desconto ; 7 - Os bancos sabem que vários clientes não percebem o lançamento da anuidade na fatura do cartão, e entre aqueles que percebem, muitos não se interessam em ligar para negociar. Entretanto, clientes que querem negociar podem de fato cancelar, e isso pode não ser um bom negócio para as empresas. Assim a estratégia das administradoras de cartão é cobrar o ?valor cheio? da anuidade para todos os clientes. Aqueles que ligam e ameaçam cancelar são os mais negociadores e, portanto, merecem vantagens; 8 - A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços oferece um comparador de taxas de tarifas de cartão de crédito. Neste website as anuidades e taxas de juros cheios são apresentadas, mas ainda existe muito espaço pra negociação. Não deixe de negociar com seu banco.
fonte: http://www.negociecomseubanco.com.br/negocie/8-dicas-para-nao-pagar-anuidade-do-seu-cartao-de-credito

sexta-feira, 29 de maio de 2015

6 dicas para melhorar sua gestão de RH


por: 
27/05/2015 - 13:47

6 dicas para melhorar sua gestão de RHA procura por bons profissionais é um dos grandes problemas enfrentados pelas empresas, sejam elas grandes ou pequenas. Por isso, reter os melhores funcionários tornou-se uma obrigação das organizações. E para que isso seja possível, é preciso investir em uma gestão de RH consciente, que valorize os profissionais e aposte nas qualidades de cada um.
Neste post, vamos mostrar algumas dicas para que a sua empresa, independente do tamanho, possa aprimorar a gestão de RH e valorizar ainda mais o trabalho dos funcionários que a mantêm ativa.

Defina funções claramente

Manter claras as funções que serão desempenhadas por cada empregado é um item que parece simples, mas é de fundamental importância. Desta forma, ele tem mais clareza de quais ações deve priorizar e dilui mais facilmente o estresse do trabalho, além de tornar mais simples a definição de metas.
Neste ponto, vale um lembrete: ao definir as metas, seja realista e não proponha nada que seja inalcançável ou com prazo impossível de ser cumprido.

Invista em treinamentos

Quando um funcionário está atualizado sobre o trabalho que desempenha, o dia a dia fica mais produtivo. Assim, ganha a empresa, que direciona o tempo do trabalhador para aquilo que mais importa, e ganha o empregado, que tem a possibilidade de crescer pessoal e profissionalmente.
Se a sua empresa for de pequeno ou médio porte, ter um funcionário bem treinado pode representar ainda mais um benefício: com um atendimento bem-feito por alguém atualizado, sua marca pode se destacar no mercado e conquistar mais presença.

Crie um sistema de gestão

Ter um sistema de avaliação definido, pelo qual seja possível saber quem contribuiu mais e quem se desenvolveu mais, por exemplo, é essencial, principalmente na hora de dar algum benefício. Essa, inclusive, pode ser uma forma de estimular ainda mais a produtividade dos funcionários.
Não é obrigatório que você dê um aumento para aquele que mais produziu. Conceder algum tipo de vantagem, como uma folga extra ou trabalhar de casa, são possibilidades viáveis para qualquer empresa e que você pode pôr em funcionamento facilmente.

Utilize o feedback constantemente

Juntamente com o sistema de gestão, uma rotina de feedback constante é outra atitude que permite ao funcionário saber quais são os pontos em que a empresa espera que ele se desenvolva mais e quais ele já atende.
É importante destacar que o empregado também deve estar livre para fazer comentários sobre o que ele sente em relação à empresa. Só assim a relação entre as partes fica mais próxima e possíveis conflitos podem ser sanados.

Tenha comunicação interna

Mais do que um simples mural com algumas notícias, a comunicação interna é muito importante para evitar que a famosa “rádio corredor” divulgue informações inexistentes. Por isso, não esconda informações dos seus funcionários. Se sua empresa não tem como apostar em uma grande ferramenta de comunicação interna, um e-mail com as atualizações mais importantes ou uma reunião podem ser uma boa saída.

Mantenha um bom clima

Ter um bom clima no escritório ou ambiente de trabalho não é utopia. Essa deve ser uma realidade para que seus funcionários tenham prazer em trabalhar. Assim, é importante que você tenha sempre em mente que o ambiente entre os colegas deve ser saudável e que equipamentos, como computadores, ventiladores etc., devem estar funcionando bem para que tudo saia como o esperado.
Para a maior parte desses pontos, é possível encontrar alguma solução para a sua empresa, seja buscando ajuda de um profissional ou de uma empresa especializada. Ficou com alguma dúvida ou sabe de outra prática que ajuda a melhorar a gestão de RH? Então compartilhe com a gente!

Marketing ágil: Um novo jeito de pensar marketing


publicado por Aline Roque
O mundo mudou. Ninguém tem dúvidas quanto a isso. E a tecnologia tem sido, ao longo dos anos, a propulsora de todas as grandes quebras de paradigmas que vêm ocorrendo. Diariamente, as pessoas são bombardeadas por uma avalanche de informações de todos os lados, ao ponto de não saber mais no que acreditar. Na dúvida, palavras não significam tanto. O que vale mais é a experiência. E a experiência de um pode ser compartilhada de forma exponencial em segundos, graças as redes sociais.
Nesse contexto, fica evidente que o marketing não pode mais ser o mesmo. Utilizar novas ferramentas para se comunicar com o público é essencial e por isso o marketing digital é uma área que cresce tanto. Mas o mundo carece de mais. Precisamos de um novo olhar sobre o marketing. Os profissionais de marketing, formados para enxergar as empresas de forma holística, têm a obrigação de ver além, identificando as possíveis relações entre os negócios realizados e o mundo em que o segmento de clientes está inserido. Só assim será possível gerar experiências novas, que realmente agreguem valor à vida das pessoas.
O marketing é muito mais do que promover algo, comunicar, fortalecer o argumento de venda. Precisamos enxergar essa área como principal agente para gerar inovação nos negócios, quebra de paradigmas.
Todos os dias vemos o surgimento de alguma startup que estoura simplesmente por sair da caixa e pensar em formas diferentes de fazer aquilo que já era consolidado. E geralmente, elas são encabeçadas por profissionais de tecnologia que sequer ouviram falar nos famosos 4p’s (produto, preço, praça e promoção), a base do marketing.
Tem uma máxima que diz “Não sabendo que era impossível, foi lá e fez!”. Desconheço o autor, mas ela ilustra muito bem o que o pessoal da tecnologia está fazendo. E isso acontece porque eles não estão presos em amarras quanto ao que é certo e errado na hora de pensar suas estratégias de marketing e montar seu planejamento. Não digo que devemos esquecer tudo que aprendemos na faculdade. Não é isso! Apenas temos a obrigação de ampliar nosso foco para unir todo o nosso conhecimento com essa visão despretensiosa que gera tanto resultado.
O novo marketing, não pode simplesmente executar o que já vinha fazendo, pois assim, estará fadado às demissões em massa em épocas de crise. Precisamos ir além. E é aí que entra o Marketing Ágil.
Muitos já ouviram falar nas metodologias ágeis de desenvolvimento de software. A base do uso dessas metodologias, é o Manifesto Ágil, um conjunto de valores e princípios que devem nortear a criação de soluções, focando no ser humano. No fim das contas, o objetivo é construir algo que realmente gere valor a quem vai utilizar, evitando desperdícios por meros formalismos.
Existem diversas metodologias e ferramentas para se trabalhar com o ágil e, felizmente, muitas delas podem ser adaptadas ao marketing também. Ora, se o produto vai ser construído aos poucos e readequado para se ajustar às experiências dos clientes, o marketing não pode andar na contramão e nem tampouco ser visto apenas como um simples promotor. Temos que nos atentar que o P de produto é a chave de tudo e a grande riqueza que está sendo gerada lá, nas equipes de desenvolvimento, que buscam a interação com os clientes.
Para deixar o marketing da sua empresa ágil não é necessário revolucionar tudo da noite para o dia. Comece aos poucos, busque a interação com os demais times da empresa até o ponto em que estará formada uma equipe multidisciplinar e o marketing, passará a fazer parte da concepção do produto de forma estratégica. Pensar em preço, praça e na promoção a partir disso será muito mais fácil. Basta compreender que o grande objetivo é criar algo, testar, medir e aprender sobre como seu cliente utiliza sua solução (ou se não utiliza compreender as razões). O mesmo vale para as campanhas. Ao invés de comprometer toda a sua verba de comunicação ainda na fase do MVP (Minimum Viable Product), teste campanhas em pequenas doses e identifique a resposta do seu público, para escalar apenas as que geraram mais resultados. E para introduzir o pensamento ágil na sua equipe de marketing, comece com a adoção de um quadro de Kanban, por exemplo.
Um passo de cada vez e logo as diferentes áreas da sua empresa estarão todas falando a mesma língua e gerando muito mais resultados para os negócios. E então, vamos deixar o marketing mais ágil?

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Hotel paranaense é case de sucesso em sustentabilidade


Fabiane Michaito, administradora operacional do Hotel Joaçaba.
FLORIANÓPOLIS - O Hotel Joaçaba, localizado no munícipio de mesmo nome, no Destino Turístico Vale do Contestado, foi apresentado no Simpósio de Governança e Manutenção Hoteleira, que acontece durante o 29º Encatho & Exprotel, como um case de sucesso em práticas sustentáveis na hotelaria. A administradora operacional do empreendimento, Fabiane Michaito, falou sobre algumas ações simples que tornaram o local um exemplo de sustentabilidade.
O Joaçaba promove algumas campanhas, entre elas, a de uso consciente da água voltada para hóspedes e funcionários e a campanha de lavagem de enxovais, onde o hotel expõe nas suítes informações sobre as práticas de economia de água e oferece ao cliente a possibilidade de participar, escolhendo se quer ou não que as suas toalhas e roupa de cama sejam trocadas.
Como as lavagens de enxovais são realizadas no próprio hotel, a redução de cerca de 15 maquinadas ao dia para 8, atualmente, resultou em uma economia de 300 litros de água por maquinada, na redução de 20% de produtos de limpeza, redução com dos custos com energia elétrica e na vida útil do enxoval prolongada.
Todo o valor economizado com a conta de água é revertido para o caixa dos funcionários e utilizado em confraternizações.
Outra ação praticada pelo hotel é a reciclagem de sabonetes já utilizados. As barras são recolhidas nos quartos, esterilizadas e transformadas em sabonete liquido, para uso na lavagem de calçadas, pisos, manutenção e rampas. Com isso, o hotel registrou uma economia de 34% na compra de material de limpeza.
Reaproveitamento é outro pilar da sustentabilidade amplamente trabalhado no Joaçaba. Os panos de limpeza descartados do A&B são reaproveitados na governança para limpeza de sapatos, vidros e outros. As esponjas, também do A&B, são reutilizadas na governança para limpeza geral e os seus resíduos e embalagens são devolvidos aos fabricantes para reutilização.
Lenços umedecidos para limpar maquiagem são oferecidos nas suítes para evitar as manchas difíceis nas toalhas.
Toalhas descartadas são transformadas em protetores de travesseiro pelos próprios colaboradores, o que proporciona mais qualidade, conforto e ainda a redução de custo na compra de protetores de travesseiros.
Essas são apenas algumas das atitudes tomadas pela administração do Hotel Joaçaba pensando no futuro do planeta e ao mesmo tempo na economia para o estabelecimento. Tomando como base os três Rs da sustentabilidade, reduzir, reciclar e reutilizar, o hotel se tornou um exemplo para o setor.