segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

RP de A a Z: o dicionário de termos do bom comunicador


PalavrasPor Michele Boin
E hoje damos continuidade à série do VRP que fala sobre os jargões do mundo da Comunicação. No último textomostramos os termos de A a E, hoje seguimos com os que vão da letra F à K. E aí, já está ficando craque? Acompanhe a série e impressione os coleguinhas RPs com, acima de tudo, conhecimento de causa!
Feedback: Simplesmente é o retorno, o efeito retroativo de algo, uma reação que se dá correspondendo a uma ação. Em comunicação é muito usado para dar retorno à equipe ou funcionário sobre seu desenvolvimento e explicar os resultados de uma ação, ou seja, qual foi o efeito dela.
Fee: É o montante (dinheiro/verba) que um cliente paga para a execução de um job ou para que uma agência ou profissional desenvolva continuamente um trabalho para ela, seja em assessoria de imprensa, social media, comunicação interna, entre outros. Esse valor é firmado em contrato com tempo determinado com cláusulas específicas firmadas entre as partes, que delimitam horas dedicas à conta, número de profissionais envolvidos no projeto, principais serviços que estão no pacote etc.
Follow-up: É uma expressão que significa acompanhar ou supervisionar algo. Em comunicação é muito usada principalmente em assessoria de imprensa, quando você envia uma sugestão de pauta ou release ao repórter e entra em contato diretamente com ele por telefone para ter um retorno disso e ir acompanhando até que a pauta seja declinada ou publicada. Basicamente, quem faz follow-up, carinhosamente apelidado de FUP por muitos, faz a “venda” de uma pauta.
Fanpage: É a página do Facebook para divulgação de um profissional, celebridade, serviço, empresa, área, comunidade, ação, ideias etc. Quando você atua profissionalmente nesta mídia social, o ideal é que você não tenha um perfil, como uma pessoa física teria, e sim uma fanpage como pessoa jurídica ou como uma pessoa física que divulga seus trabalhos profissionais. Além disso, ela serve para divulgar projetos, ações, ideias e todo o tipo de coisas possíveis, desde que, nestes casos, represente uma “tribo”. Uma fanpage não deve ser usada para divulgar informações pessoais e pensamentos particulares, a não ser que isso faça parte do trabalho daquela pessoa, de forma estratégica e condizente com o perfil de atuação. RPs que atuam emsocial media trabalham, dentre outras coisas, com fanpages.
Gap: É uma lacuna, um vão. Em comunicação é quando você encontra uma falha.
Insight: Quando a sua mente clareia e de repente você visualiza as coisas de forma mais clara e objetiva, conseguindo realizar o que precisa. É como se fosse um estalo, uma ideia, uma solução. É como um highlight.
Invite: Convite para um evento, uma reunião ou uma ação.
Guest list: Lista de convidados para um evento ou uma ação. Muito usado na área de Eventos.
Highlight: Em tradução literal é luz alta ou ponto de luz. É quando a sua mente clareia e de repente você tem uma ótima ideia, uma solução. É como um insight.
House organ: Não é mais tão usual hoje em dia, mas há alguns anos atrás as empresas usavam muito para se comunicar com seus funcionários. É um instrumento de Comunicação Interna, como se fosse um informe semanal de poucas páginas. Hoje foi substituído pela revista corporativa, que pode ter uma maior periodicidade e tamanho, sendo assim mais vantajosa para a empresa e minimizado custos.
Inboud PR: É uma técnica recente voltada à gestão de um negócio, em que se atua com os métodos e não necessariamente com os processos dos mesmos. O modo como eles estão interligados afeta automaticamente o trabalho do comunicador. O profissional que atua com Inbound PR (lembrando que também existe o Inbound Marketing, com conceito similar), deve aplicar o método para fazer a conexão criativa entre estratégia e resultado. Essa técnica une a melhor maneira de se relacionar, pensando na expertisede cada cliente – tanto da empresa e negócio como um todo quanto do profissional -, a atração de pessoas interessadas na companhia e seu portfólio. “Processos orientam ações, métodos orientam resultados”.
Interface: Nada mais do que o contato do comunicador para com uma empresa, um fornecedor, uma agência. A sua interface é a pessoa que tem contato com você e faz a ligação entre você e o outro lado, como um intermediador de um serviço. É muito usado no ambiente de agências para se referir ao contato principal com o cliente ou outro fornecedor do mesmo, independente da área de atuação.
Intranet: Uma ferramenta de Comunicação Interna online, disponível em um ambiente digital onde só os colaboradores daquela empresa têm acesso. Normalmente seu acesso se dá pelo computador ou site da organização, utilizando um login e senha para tal. Nesse ambiente são disponibilizados comunicados internos, informativos de eventos a serem realizados, espaço para agendar reuniões, informações da empresa e seus produtos e serviços, ponto para marcar horário de entrada e saída, e-mailchat, entre outros. O conteúdo, formato e possibilidades varia de acordo com o que cada empresa necessita e planeja para o relacionamento com seu público interno. Ninguém de “fora” da empresa acessa ou pode acessar esse espaço.
Job: É simplesmente um trabalho a ser realizado. Termo muito usado por agências, independente de área, para definir o trabalho para um cliente que não é fixo, ou seja, que está realizando em parceria com a agência apenas um trabalho mais pontual. Também pode ser considerado como o conjunto de atividades que o profissional tem no seu escopo de trabalho.
KPIs: Sigla em inglês para Key Performance Indicator, que significa, em tradução literal, Indicador-chave de Desempenho. É uma ferramenta de gestão para analisar o desempenho e nível de uma organização em uma determinada ação ou processo, focando no “como” e quão bem esses processos estão, também auxiliando para a obtenção dos objetivos da mesma.
Por hoje é só. Até o próximo post! :*
Fontes de hoje: Wikipedia e blog Versátil RP.

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