quinta-feira, 30 de julho de 2015

Você sabia que esses logos têm mensagens subliminares?


Através dos logos, as empresas transmitem sua missão e sua história de uma maneira direta e universal

Redação, www.administradores.com, 
Reprodução/Editoria de Arte Administradores.com
Um logotipo é algo essencial para a construção da imagem de uma empresa. Além de transmitir uma breve ideia do que é a marca, o logo auxilia o consumidor a fixar a empresa na memória. Esse fato é valorizado principalmente pelas multinacionais, que exportam seus produtos para diversos países e continentes, onde o significado dos símbolos varia.
Por mais simples que aparentem ser, a realidade é que os mais famosos logos do mundo resultam de trabalhos complexos de designers. Além da boa aparência estética, o logotipo deve ter um significado próprio, como também uma mensagem a ser transmitida aos consumidores. Tudo isso é pensado através de cores, formas e mínimos detalhes que podem ser compreendidos pelo cérebro humano.
A Apple, por exemplo, é reconhecida mundialmente pela maçã mordida. Para os cristãos, ela poderia ser uma referência à história de Adão e Eva; ou ser para os cientistas uma homenagem a Isaac Newton. No entanto, o designer encerrou o mistério ao explicar que a mordida tem uma função pragmática: dar escala ao desenho. Sem ela, o símbolo poderia parecer uma cereja quando fosse utilizado em menor escala.
Mas a Amazon é uma das empresas que esconde um porque atrás de seu logo aparentemente simples. A seta que liga as letras A e Z da palavra estão ali por um motivo: representar a variedade de produtos que a empresa têm a oferecer. Algo parecido foi feito pela Unilever, que reuniu em seu logo vários desenhos que representam suas áreas de atuação.
- PUBLICIDADE -
Outras empresas, como a Pinterest e a Beats , transformaram objetos do cotidiano em suas logos - isso, é claro, de uma maneira disfarçada e minimalista. O “P” do Pinterest tem a forma de um “pin” - tipos de alfinetes que servem para fixar papéis num quadro; e o “B” do logo da Beats na verdade é a imagem lateral de uma cabeça usando fones de ouvido.
Já a Vaio, da Sony, e a BMW, transmitem um pouco de suas histórias através dos logos. A grafia da Vaio simboliza a evolução do analógico, com as ondas das duas primeiras letras, para o digital, com as letras I e O formando o 1 e o zero do código binário. Enquanto isso, a BMW honra sua origem na aviação. O círculo dividido em 4 partes representa uma hélice girando - sendo os espaços azuis o céu, e os brancos as hélices.

Um comentário: