terça-feira, 3 de junho de 2014

Qual o impacto do seu estilo de vida em seu bolso?

 

Não sei dizer se é causa ou consequência, mas somos bombardeados a cada minuto com novas informações, propagandas, produtos novos, produtos indispensáveis, produtos encantadores, produtos...

Felipe Araujo,


Estamos vivendo a era da informação, da agilidade, da prontidão. Se algo demorar dois minutos a mais do que o normal, já entramos em estado de estresse, nervosismo, temos tremedeiras e outros sintomas cada vez mais comuns nas grandes cidades. Estamos sem paciência. O imediatismo já toma conta de muitas pessoas e isso não é bom para um pilar de nossas vidas muito importante: as finanças pessoais.
Não sei dizer se é causa ou consequência, mas somos bombardeados a cada minuto com novas informações, propagandas, produtos novos, produtos indispensáveis, produtos encantadores, produtos... Espere um momento. E lá vem a primeira pergunta em minha cabeça: Será que eu tenho mesmo que comprar esse produto? E logo vem a segunda: Ele é tão indispensável que eu não possa viver sem ele? E a terceira: Mesmo que isso seja útil, eu preciso dele agora?
Aproveite, respire fundo... Mais uma vez. Essas perguntas vieram em um momento de paciência. E irei mostrar como esses momentos podem salvar os nossos hábitos financeiros.

Um passeio pelo shopping

Ao se levar pelo impulso das informações que temos em todos os lugares, acabamos fazendo o que não queremos. Um exemplo muito comum: um passeio no shopping. Normalmente, ele se torna algo maior, uma tarde de compras. Uma pessoa resolve sair um pouco, mudar de ambiente e decide ir ao shopping para passear, um programa que distrai e não gasta dinheiro.
Ao chegar ao shopping, cartazes, outdoors e propagandas gigantes atacam sua visão e pode ser que uma delas atraia a atenção dessa pessoa. Ela olha, acha legal, visualiza-se usando um daqueles itens da loja até que se convence de que não pode deixar passar. Qual é o problema? Ela pode parcelar, Só que para usar aquele item, vai precisar complementar com aquele outro. Então, vai naquela loja X, porque na semana passada ela viu exatamente o produto que vai combinar com o primeiro. Mas agora deve parar, não está sobrando tanto para gastar assim no shopping.

Previsto x real

Em educação financeira, é muito comum comparar o previsto com o realizado, para saber se o que foi planejado está sendo cumprido. Vamos refletir sobre o exemplo acima:

Previsão 1: PASSEAR NO SHOPPING
Realizado 1: COMPRAS FEITAS NO SHOPPING
Previsão 2: NÃO GASTAR
Realizado 2: GASTOS
Previsão 3: TER CONTROLE SOBRE O IMPULSO DE COMPRAR
Realizado 3: CONTROLADO PELO IMPULSO DE COMPRAR
Resultado: Você faz o que não quer, compra o que não precisa com o dinheiro que não tem.
Armadilhas do atual estilo de vida
O exemplo acima mostra que existem algumas armadilhas que nos atraem e que se não tivermos o controle sobre as nossas vontades, facilmente seremos capturados por elas.
ARMADILHA 1 – AS MARCAS VÃO PROVAR QUE VOCÊ TEM QUE TER O PRODUTO DELES
As marcas irão provar que você precisa do produto que elas estão oferecendo e vão provar que é melhor do que o do concorrente. Isso é ótimo, pois estimula a concorrência a fabricar produtos cada vez melhores e mais competitivos para a sociedade. O problema está em quando você não precisa do produto, mas mesmo assim compra.
ARMADILHA 2 – AS FACILIDADES APRESENTADAS PELAS LOJAS
Hoje é possível comprar um produto de diversas formas. E com certeza uma delas estará disponível quando você encontrar algo de que goste. Cartões, cheques, limites especiais, descontos e muitas outras. É preciso ter cuidado nessa hora, principalmente com limites de cheque especial e cartões de crédito. É comum as pessoas pensarem que aquele dinheiro está disponível, porém o que acontece é que você acaba pegando emprestado esse dinheiro do banco por uma taxa de juros absurda. E claro que o banco adora que você faça isso. Em alguns casos você paga até 2 vezes mais do que o produto vale. Isso com certeza não é uma boa compra.
ARMADILHA 3 – PADRÕES IDEAIS DA SOCIEDADE
Tudo o que é apresentado no mercado gera uma tendência que favoreça o consumo de certo produto, serviço ou até mesmo uma imagem. E é comum encontrar pessoas que tentam se parecer com outras usando o mesmo tipo de roupa, os mesmo acessórios, o mesmo corte de cabelo. Mas em alguns casos isso pode levar ao exagero e você acaba entrando em um estilo de vida que não pode sustentar. Liberte-se, crie o seu próprio estilo, seja você mesmo e, com o que tem, você será mais autêntico e isso não tem preço.
O resultado no bolso
Todas essas armadilhas impactam um único lugar, seu bolso. E seu bolso impacta muitos aspectos de sua vida. Portanto, essas armadilhas podem prejudicar muitos aspectos de sua vida. Entende a importância de ter o controle sobre os gastos impulsivos e sem planejamento? Dica: antes de cair nas armadilhas, entre no estado de paciência e pergunte-se: Eu preciso mesmo desse produto? Ele é realmente indispensável, como o vendedor está me dizendo?
A partir do treinamento desse hábito, você muda o estilo de vida e o resultado disso é grande e sólido, diferente do estilo atual que estamos vendo todos os dias, superficial e imediato.

Um comentário: