quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Geração Z no mercado de trabalho: como inspirar e motivar essa galera


Desde 2015, quando completaram 18 anos, a Geração Z está se movendo para o mercado de trabalho.  E eles estão trazendo mudanças.  Eles não apenas desafiarão a maneira como trabalhamos e criarão novas demandas na força de trabalho – que já é composta por quatro gerações – mas também colidirão com os millennials, que agora compõem mais da metade da população no mercado. Quando você ouve a palavra “millennial”, você provavelmente pensa em pessoas na faixa dos 20 anos comendo torradas de abacate e dominando as mídias sociais.  No entanto, os millennials já são adultos, com o Pew Research Center definindo a geração como alguém nascido entre 1981-1996.  Com a maioria dos millennials agora na idade adulta e se transformando em papéis de liderança, uma nova geração está assumindo a força de trabalho: geração Z.

O que é a geração Z?

A geração Z, definida como a geração nascida após 1997, é nitidamente diferente da geração do milênio de diversas maneiras.  As experiências de vida da Geração z afetam os tipos de empregos que eles procuram e o que mais for importante para eles.  Eles valorizam muito o sucesso, por exemplo, a classificação profissional e acadêmica.  A geração z é talvez ainda mais orientada para o sucesso do que qualquer outra geração, devido à mudança demográfica ao longo dos anos. 

A importância da comunidade na geração Z

Talvez mais do que qualquer outra geração, a comunidade dentro e em torno de sua empresa é significativa para a Geração Z. De acordo com um estudo da NC State University, o lema da Geração Z é “trabalhar para viver, não viver para o trabalho”.  Eles querem um local de trabalho que tenha a mentalidade da comunidade e não apenas um lugar para ganhar um salário. “Embora sejam fluentes em um mundo de mídia social, mensagens de texto e e-mail”, afirma o artigo, “eles prefeririam ter conversas e conexões genuínas com altos-escalões”. Construir um local de trabalho que é uma comunidade é crucial para atrair e reter membros da Geração Z em seu local de trabalho.

A importância do bem-estar de todo o trabalhador

Como nativos digitais, laptops, smartphones e TVs nunca estão longe da Geração Z.  Sua conectividade constante os atrai constantemente para as telas – e isso se soma a hábitos de atividade não saudáveis. Mas o bem-estar no ambiente de trabalho se estende além do espaço físico – é sobre o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.  E a Geração Z anseia por esse equilíbrio em um local de trabalho, observa um artigo da CNBC:  “(Geração Z) vai pressionar por um maior equilíbrio entre vida profissional, maior flexibilidade no local de trabalho e oportunidades de avanço mais rápido do que gerações mais antigas”.

Como motivar os funcionários da Geração Z

Uma coisa é oferecer programas de envolvimento da comunidade e bem-estar no seu local de trabalho. Mas oferecer esses programas nem sempre é suficiente – inclusive, o incentivo certo para os membros de sua equipe se envolverem com esses programas é a chave para o sucesso. O que você pode fazer?  Motive os funcionários da Geração Z com experiências personalizadas e simplifique a complexidade do programa. Aqui estão algumas sugestões para motivar a geração Z dentro da sua organização:

Dar feedback constante

Tendo tido relações próximas com seus pais e conexões constantes com amigos e familiares através da mídia social, a Geração Z espera contato frequente com seus superiores no local de trabalho.  O que pode parecer uma carência excessiva para os gerentes da Geração X, é um nível normal de socialização para os funcionários da Geração Z.  Isto significa que a falta de contato com os funcionários da geração Z, pelo menos uma vez por dia, pode levar a sentimentos de negligência e alienação.

Orientações personalizadas

Como os Millennials, a Geração Z tem sido guiada por toda a vida por seus pais, modelos e amigos de uma forma que torna o aprendizado independente estressante para eles.  Os relacionamentos íntimos e informais que eles tiveram com pais e professores também significam que eles esperam que seus gerentes sejam amigos tanto quanto superiores.  A Geração Z prospera em coaching pessoal e individual, ainda mais do que nos Millennials.

Ignore as formalidades

A formalidade é um conceito estrangeiro para a Geração Z.  A distância oficial entre gerentes e funcionários da Geração Z dificultará a integração e a sensação de conforto em um local de trabalho.  De fato, a Geração Z se sentirá aversão a hierarquias de autoridade. Em vez disso, eles prosperam em organizações simplificadas que tornam os gerentes o mais próximo possível.  Isso significa que os gerentes precisarão conhecê-los pessoalmente e ser seus amigos, assim como seus líderes.

Incorporar mídias sociais e tecnologia

Nenhuma geração integrou as mídias sociais, a Internet e as tecnologias de smartphone em suas vidas da mesma maneira que a Geração Z. Isso se torna aparente de várias maneiras.  A geração Z não vê um motivo para memorizar as informações disponíveis na ponta dos dedos com uma pesquisa do Google.  Da mesma forma, os smartphones tornaram o planejamento antecipado menos necessário, pois reuniões com amigos e familiares podem ser organizadas a qualquer momento com algumas mensagens de texto.  Eles esperam que o local de trabalho aproveite a tecnologia o máximo possível, enquanto seus pais geralmente resistem à introdução de novas tecnologias.

Forme um ambiente de trabalho divertido e criativo

A geração Z continuou a tendência de valorizar a informalidade e os relacionamentos pessoais sobre hierarquias e autoridade.  Isso ocorre porque seus pais eram amigos e treinadores pessoais, então eles vêem figuras de autoridade mais como iguais do que seus pais.  O resultado é que a Geração Z prospera em organizações simples que lhes dão a liberdade de serem criativos sem muitas restrições formais.

Encontre maneiras de ser flexível

Regras rígidas e cadeias de comando desativarão rapidamente essa geração. Eles preferem um local de trabalho que seja flexível o suficiente para acomodar suas necessidades pessoais.  Isso pode significar horas de trabalho flexíveis, a capacidade de trabalhar em casa ou tirar mais folga para enriquecimento pessoal.  Um equilíbrio entre trabalho e vida saudável é esperado pela geração Z mais do que as gerações anteriores.

Mostrar lealdade para obter lealdade

A geração espera envolvimento ativo com seus líderes e se sentirá alienada sem engajamento contínuo e feedback positivo.  Eles exigem mais interação prática dos gerentes, mas eles também são menos cínicos sobre as relações de trabalho do que as gerações mais antigas.  Se você der a eles a lealdade que eles esperam, eles o devolverão ficando totalmente a bordo com sua equipe.

Crie equipes colaborativas

Essa geração é excelente em colaboração com os membros da equipe e se sente oprimida pelo microgerenciamento de cima para baixo.  Se você puder reunir equipes com as habilidades e personalidades certas, eles podem ser produtivos e inovadores sem a necessidade de autoridade pesada.  Eles funcionam melhor quando trabalham com parceiros iguais para tornar um projeto bem-sucedido.

Olhando para o futuro

À medida que a Geração Z surge na força de trabalho em tempo integral, sua empresa precisará adaptar-se às suas preferências de carreira para atrair esse conjunto de talentos em ascensão.  Ao contrário dos Millennials, a Geração Z está focada em encontrar o emprego dos sonhos em vez de buscar apenas a estabilidade financeira, de modo que você não pode conquistá-los apenas com salário.  Para ajudar a motivar um grupo diversificado de funcionários, dê a eles o que eles querem: recompensas personalizadas no estilo de vida.  Ao explorar a economia comportamental para conduzir os comportamentos corretos e oferecer uma variedade de recompensas que sejam significativos para o indivíduo, você aumentará a motivação em toda a empresa.  


Fonte: https://blog.incentivar.io/geracao-z-no-mercado-de-trabalho-como-inspirar-e-motivar-essa-galera/?utm_campaign=post_24-10-23&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Cross Merchandising: estratégia para promover sua marca e elevar as vendas


Se sua empresa está sofrendo uma queda nas vendas, o cross merchandising pode ser a resposta para seus problemas.  Existem muitos truques que os comerciantes usam para atrair clientes para suas exibições e maximizar suas vendas, mas poucos provaram ser tão eficazes quanto o merchandising cruzado.  Mas para aqueles que não estão familiarizados com o termo, pode ser intimidador experimentá-lo. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre essa tática de marketing eficaz.

O que é Cross Merchandising?

Cross Merchandising é a exibição de mercadorias de diferentes categorias juntas. Normalmente, ele é projetado para aumentar as vendas e melhorar a experiência do cliente, facilitando a localização dos produtos.  De acordo com o merchandising cruzado:

  • Produtos não relacionados são exibidos juntos.
  • O varejista obtém lucros vinculando produtos que não estão relacionados em nenhum sentido e pertencem a diferentes categorias.
  • O Merchandising cruzado ajuda os clientes a conhecer as várias opções que complementariam seu produto.
  • O Merchandising cruzado torna as compras uma experiência agradável, pois economiza o precioso tempo do cliente.

Existem muitos exemplos clássicos de merchandising cruzado, veja alguns exemplos:

  • Capas para celular exibidas ao lado de telefones celulares.
  • Recarregar cupons com novos cartões SIM
  • Baterias com aparelhos eletrônicos
  • Gravatas ou abotoaduras exibidas com a camisa dos homens
  • Bijuterias, anéis, tornozeleiras, bolsas de mão com vestidos femininos
  • Cadarços, sapatilhas, sapateiras com sapatos
  • CDs de áudio com CD players

A ideia é simples: se os clientes estiverem procurando por um desses itens, eles também poderão precisar do outro – mesmo que não o conheçam antes de ver o produto na prateleira. Essa forma de merchandising é incrivelmente comum em supermercados, mas qualquer varejista que queira aumentar as vendas pode utilizar essa estratégia com um planejamento cuidadoso.  É importante pesquisar as preferências do cliente, levar em consideração as tendências sazonais e, principalmente, emparelhar itens que geralmente são usados ​​em conjunto para maximizar a receita.

Por que o Cross Merchandising é importante

Para fabricantes e distribuidores, o merchandising cruzado é sobre controlar o posicionamento e o posicionamento, dois dos 4 Ps de Marketing.  O posicionamento diz respeito à localização do produto: ele é colocado onde pode ser visto e exibido de forma que o cliente queira comprá-lo? Não se trata apenas do espaço físico que o item ocupa na loja, mas também se os outros itens que estão próximos são complementares.  O posicionamento, por outro lado, é mais sobre o espaço que o produto ocupa na mente do cliente: eles estão pensando no produto e o que estão pensando? Obviamente, o merchandising cruzado está intimamente relacionado a essas duas idéias. Trata-se de usar a localização do produto com referência a outros itens para ajudar um cliente a fazer conexões entre itens relacionados.  Funciona de maneira semelhante à maneira como casas bonitas em um ótimo bairro agregam valor às outras casas ao seu redor. Claro, os benefícios do merchandising cruzado incluem:

  • Atrair clientes: quando bem feito, o marketing cruzado inspira os clientes a abordar a exibição do produto e comprar o que eles acabaram de perceber que precisam.
  • Crie a lealdade do cliente: o marketing cruzado realmente bom oferece aos clientes idéias que eles não teriam. Conta uma história que agrega positivamente a experiência do cliente.
  • Aumente as vendas: o marketing cruzado torna as compras mais emocionantes para o cliente, incentivando-o a comprar mais.

Quem pode se beneficiar do Cross Merchandising? 

O merchandising cruzado é encontrado em todos os tipos de pontos de venda, sejam cosméticos, mercearias ou lojas de roupas.  A criação de exibições para os clientes por meio do merchandising cruzado fornece aos clientes o que eles buscavam, mas também oferece produtos relacionados que eles podem querer usar. Confira um exemplo prático: João foi a uma loja próxima comprar uma camisa para si mesmo. Ele pegou uma bela camisa exibida no manequim. O varejista foi inteligente o suficiente para adicionar calça, cinto e uma carteira ao manequim (Cross Merchandising). João não só comprou a camisa, mas também a calça e o cinto, pois sentiu que os produtos complementariam sua camisa. Esta é uma maneira como os gerentes de mercadorias relatam o sucesso das vendas. As vitrines devem ser limpas e atraentes.

Como o Cross Merchandising funciona on-line

O cross merchandising é geralmente considerado uma estratégia de vendas na loja.  No entanto, empresas de comércio eletrônico e on-line também usam essa estratégia de posicionamento de produtos para impulsionar as vendas.  Os sites de comércio eletrônico não têm exibições físicas de produtos para trabalhar, portanto, eles precisam usar outras ferramentas para sugerir produtos adicionais que os compradores podem querer. As táticas de comércio eletrônico cruzado incluem:

  • Criando catálogos de produtos: Assim como as lojas físicas criam displays temáticos, os varejistas on-line criam catálogos ou fotografias de estilos de vida para despertar idéias nos compradores.
  • Usando dados do carrinho de compras: as lojas online podem sugerir produtos complementares com base no que os compradores já têm em seus carrinhos.
  • Oferta de preços em pacote: as lojas on – line às vezes mostram produtos que são frequentemente comprados juntos, como um pacote de baterias com um dispositivo eletrônico, como um preço único.

Cinco dicas para o sucesso do cross-merchandising

  • Entenda seus clientes: considere a exibição do ponto de vista do cliente. Se não fizer sentido ou não apelar às suas necessidades, os itens agrupados não serão vendidos de maneira eficaz.
  • Crie a exibição do seu produto em torno de um tema central: o merchandising cruzado não deve sobrecarregar a loja ou o corredor. Sua mercadoria deve estar visível para os compradores e deve estar ligada ao restante do material promocional e de marketing da loja.
  • Os produtos devem ter um link ou conexão lógica: Para que o merchandising funcione, você deve agrupar produtos relacionados de alguma forma. Por exemplo, não exiba morangos e molho de macarrão juntos, não há um link lógico lá. Seus clientes não entenderão a intenção por trás do emparelhamento. Facilite para o comprador fazer a associação, por exemplo, morangos, creme de leite e tigelas de sobremesa atraentes seriam uma exibição muito melhor.
  • Acompanhar o desempenho: os produtos que você exibiu juntos devem ter visto uma melhoria nas vendas, mas se as vendas permanecerem iguais ou caírem, você deverá reconsiderar sua estratégia de comercialização cruzada.
  • Limite a si mesmo: para que o merchandising cruzado funcione, ele precisa estar em áreas focadas, possivelmente até sazonalmente ou com base no desempenho mencionado acima. Uma loja que emprega mercadorias cruzadas em todos os corredores pode se tornar extremamente confusa para um comprador.

O cross merchandising normalmente requer algumas tentativas e erros. Os varejistas precisam prestar muita atenção aos dados de vendas e aos padrões de compras dos clientes para efetivamente cruzar mercadorias.  O merchandising cruzado funciona melhor quando agrega valor e conveniência à experiência de compra.  Onde começar? O planejamento é a chave para uma estratégia de cross merchandising. Que tal planejar uma campanha de incentivo que conte com os resultados desse tipo de ação?

Fonte:  https://blog.incentivar.io/cross-merchandising-estrategia-para-promover-sua-marca-e-elevar-as-vendas/?utm_campaign=post_24-10-23&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Crie um manual completo sobre as Personas do seu negócio usando o ChatGPT

 


A IA pode ser uma ótima aliada em processos de marketing, aprenda como usar o ChatGPT para criar os manuais de Persona do seu negócio

buyer personas com chatgpt

As personas são representações fictícias do seu público-alvo, criadas com base em dados reais sobre as características, comportamentos e objetivos dos seus clientes.

Elas são uma ferramenta essencial para o sucesso do marketing, ajudando a entender quem são seus clientes ideais e como atingi-los da melhor forma.

No entanto, criar personas detalhadas e precisas pode ser um desafio, exigindo tempo e recursos significativos. Felizmente, a inteligência artificial (IA) pode ajudar a simplificar esse processo.

Sendo assim, vamos explorar como criar um manual completo sobre as personas do seu negócio com a ajuda do ChatGPT. Veremos como a IA pode ser utilizada para gerar perguntas, respostas e insights valiosos sobre as características e comportamentos do seu público-alvo.

Dessa forma, se você quer entender melhor o seu público-alvo e melhorar a sua estratégia de marketing, continue lendo e descubra tudo sobre como criar um manual completo sobre as personas do seu negócio utilizando o ChatGPT.


Listando todas suas possíveis personas

Neste primeiro passo, a ideia é explicar qual é seu mercado, produto e solução, e pedir à IA que descreva quem são suas personas. Nos passos seguintes, você se aprofundará em cada um das personas que escolher.

Para isso, use o seguinte prompt (comando):

Olá. Vou pedir que você me ajude a criar um documento com várias descrições de PERSONAS (público-alvos) para meu negócio. Seguem as descrições do meu [negócio/projeto/produto]:

  • O que é: *(é um curso, serviço, produto, evento, lançamento)*;
  • A quem se destina: *(descrever de forma geral o público-alvo);*
  • Como funciona: *(descrever as funcionalidade e características do projeto/produto);*
  • Como soluciona o problema do público-alvo: *(preencha).*

A partir das informações acima, liste 7 personas (público-alvo), listando-as numericamente. Use markdowns para ajudar na visualização.

Criação de personas no ChatGPT

 

Sequência de comandos para criar de maneira completa o perfil de cada persona

A partir de agora, vamos executar uma série de comandos para detalhar cada uma dessas personas listadas na primeira resposta.

Assim, você deverá substituir a tag [PERSONA] pela persona desejada, como por exemplo “Persona 2 – Profissional de Turismo”.

 

Descrevendo os DADOS DEMOGRÁFICOS da PERSONA X

Considerando que minha persona é a [PERSONA], descreva detalhadamente os dados demográficos dela (faixa etária, região onde mora, possíveis profissões, possíveis formações e nível escolar, gênero predominante e outros dados importantes). Use markdowns para ajudar na visualização.

 

Descrevendo os DESEJOS E SONHOS da PERSONA X

Quais são os principais desejos, sonhos, objetivos (pessoais e profissionais) da [PERSONA] acima? Liste em tópicos e descreva com exemplos. Use markdowns para ajudar na visualização.

 

Descrevendo os DESAFIOS E DORES da PERSONA X

Quais são os maiores desafios e problemas (pessoais e profissionais) da [PERSONA] acima? Liste em tópicos e descreva com exemplos. Use markdowns para ajudar na visualização.

 

Descrevendo o VOCABULÁRIO da PERSONA X

Liste para mim, com explicações detalhadas, quais são as principais palavras, siglas, expressões e vocabulário que a [PERSONA] usa no seu trabalho. Caso haja palavras em inglês, explique a tradução.

 

Descrevendo uma HISTÓRIA DE UM DIA NA VIDA DA PERSONA X

Com base na [PERSONA], descrita anteriormente, crie uma história contando a rotina um dia profissional dessa pessoa, o que ela faz, desafios que enfrenta, e como ela poderia usar [sua solução descrita, seu produto etc.] para ajudá-la no dia a dia. Use markdowns para ajudar na visualização.

 

Resumindo todas as informações da PERSONA X

Crie um resumo com todas as informações acima, dando dicas os profissionais de marketing (social media, copywriters, gestores de tráfegos e outros) que irão criar campanhas de marketing para a [PERSONA].

 

Use a tecnologia a seu favor!

Em resumo, aproveitar a tecnologia, como o ChatGPT, para desenvolver manuais completos de persona não apenas economiza tempo e recursos, mas também impulsiona a eficiência do processo.

Ao automatizar tarefas específicas, podemos direcionar esforços para aspectos mais estratégicos e criativos do desenvolvimento de personas.

No entanto, a revisão cuidadosa do material gerado é fundamental para garantir a autenticidade e alinhamento das personas aos objetivos desejados. Essa etapa assegura que tudo está alinhado com a visão estratégica.

Fonte: Pixel