quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Cross Merchandising: estratégia para promover sua marca e elevar as vendas


Se sua empresa está sofrendo uma queda nas vendas, o cross merchandising pode ser a resposta para seus problemas.  Existem muitos truques que os comerciantes usam para atrair clientes para suas exibições e maximizar suas vendas, mas poucos provaram ser tão eficazes quanto o merchandising cruzado.  Mas para aqueles que não estão familiarizados com o termo, pode ser intimidador experimentá-lo. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre essa tática de marketing eficaz.

O que é Cross Merchandising?

Cross Merchandising é a exibição de mercadorias de diferentes categorias juntas. Normalmente, ele é projetado para aumentar as vendas e melhorar a experiência do cliente, facilitando a localização dos produtos.  De acordo com o merchandising cruzado:

  • Produtos não relacionados são exibidos juntos.
  • O varejista obtém lucros vinculando produtos que não estão relacionados em nenhum sentido e pertencem a diferentes categorias.
  • O Merchandising cruzado ajuda os clientes a conhecer as várias opções que complementariam seu produto.
  • O Merchandising cruzado torna as compras uma experiência agradável, pois economiza o precioso tempo do cliente.

Existem muitos exemplos clássicos de merchandising cruzado, veja alguns exemplos:

  • Capas para celular exibidas ao lado de telefones celulares.
  • Recarregar cupons com novos cartões SIM
  • Baterias com aparelhos eletrônicos
  • Gravatas ou abotoaduras exibidas com a camisa dos homens
  • Bijuterias, anéis, tornozeleiras, bolsas de mão com vestidos femininos
  • Cadarços, sapatilhas, sapateiras com sapatos
  • CDs de áudio com CD players

A ideia é simples: se os clientes estiverem procurando por um desses itens, eles também poderão precisar do outro – mesmo que não o conheçam antes de ver o produto na prateleira. Essa forma de merchandising é incrivelmente comum em supermercados, mas qualquer varejista que queira aumentar as vendas pode utilizar essa estratégia com um planejamento cuidadoso.  É importante pesquisar as preferências do cliente, levar em consideração as tendências sazonais e, principalmente, emparelhar itens que geralmente são usados ​​em conjunto para maximizar a receita.

Por que o Cross Merchandising é importante

Para fabricantes e distribuidores, o merchandising cruzado é sobre controlar o posicionamento e o posicionamento, dois dos 4 Ps de Marketing.  O posicionamento diz respeito à localização do produto: ele é colocado onde pode ser visto e exibido de forma que o cliente queira comprá-lo? Não se trata apenas do espaço físico que o item ocupa na loja, mas também se os outros itens que estão próximos são complementares.  O posicionamento, por outro lado, é mais sobre o espaço que o produto ocupa na mente do cliente: eles estão pensando no produto e o que estão pensando? Obviamente, o merchandising cruzado está intimamente relacionado a essas duas idéias. Trata-se de usar a localização do produto com referência a outros itens para ajudar um cliente a fazer conexões entre itens relacionados.  Funciona de maneira semelhante à maneira como casas bonitas em um ótimo bairro agregam valor às outras casas ao seu redor. Claro, os benefícios do merchandising cruzado incluem:

  • Atrair clientes: quando bem feito, o marketing cruzado inspira os clientes a abordar a exibição do produto e comprar o que eles acabaram de perceber que precisam.
  • Crie a lealdade do cliente: o marketing cruzado realmente bom oferece aos clientes idéias que eles não teriam. Conta uma história que agrega positivamente a experiência do cliente.
  • Aumente as vendas: o marketing cruzado torna as compras mais emocionantes para o cliente, incentivando-o a comprar mais.

Quem pode se beneficiar do Cross Merchandising? 

O merchandising cruzado é encontrado em todos os tipos de pontos de venda, sejam cosméticos, mercearias ou lojas de roupas.  A criação de exibições para os clientes por meio do merchandising cruzado fornece aos clientes o que eles buscavam, mas também oferece produtos relacionados que eles podem querer usar. Confira um exemplo prático: João foi a uma loja próxima comprar uma camisa para si mesmo. Ele pegou uma bela camisa exibida no manequim. O varejista foi inteligente o suficiente para adicionar calça, cinto e uma carteira ao manequim (Cross Merchandising). João não só comprou a camisa, mas também a calça e o cinto, pois sentiu que os produtos complementariam sua camisa. Esta é uma maneira como os gerentes de mercadorias relatam o sucesso das vendas. As vitrines devem ser limpas e atraentes.

Como o Cross Merchandising funciona on-line

O cross merchandising é geralmente considerado uma estratégia de vendas na loja.  No entanto, empresas de comércio eletrônico e on-line também usam essa estratégia de posicionamento de produtos para impulsionar as vendas.  Os sites de comércio eletrônico não têm exibições físicas de produtos para trabalhar, portanto, eles precisam usar outras ferramentas para sugerir produtos adicionais que os compradores podem querer. As táticas de comércio eletrônico cruzado incluem:

  • Criando catálogos de produtos: Assim como as lojas físicas criam displays temáticos, os varejistas on-line criam catálogos ou fotografias de estilos de vida para despertar idéias nos compradores.
  • Usando dados do carrinho de compras: as lojas online podem sugerir produtos complementares com base no que os compradores já têm em seus carrinhos.
  • Oferta de preços em pacote: as lojas on – line às vezes mostram produtos que são frequentemente comprados juntos, como um pacote de baterias com um dispositivo eletrônico, como um preço único.

Cinco dicas para o sucesso do cross-merchandising

  • Entenda seus clientes: considere a exibição do ponto de vista do cliente. Se não fizer sentido ou não apelar às suas necessidades, os itens agrupados não serão vendidos de maneira eficaz.
  • Crie a exibição do seu produto em torno de um tema central: o merchandising cruzado não deve sobrecarregar a loja ou o corredor. Sua mercadoria deve estar visível para os compradores e deve estar ligada ao restante do material promocional e de marketing da loja.
  • Os produtos devem ter um link ou conexão lógica: Para que o merchandising funcione, você deve agrupar produtos relacionados de alguma forma. Por exemplo, não exiba morangos e molho de macarrão juntos, não há um link lógico lá. Seus clientes não entenderão a intenção por trás do emparelhamento. Facilite para o comprador fazer a associação, por exemplo, morangos, creme de leite e tigelas de sobremesa atraentes seriam uma exibição muito melhor.
  • Acompanhar o desempenho: os produtos que você exibiu juntos devem ter visto uma melhoria nas vendas, mas se as vendas permanecerem iguais ou caírem, você deverá reconsiderar sua estratégia de comercialização cruzada.
  • Limite a si mesmo: para que o merchandising cruzado funcione, ele precisa estar em áreas focadas, possivelmente até sazonalmente ou com base no desempenho mencionado acima. Uma loja que emprega mercadorias cruzadas em todos os corredores pode se tornar extremamente confusa para um comprador.

O cross merchandising normalmente requer algumas tentativas e erros. Os varejistas precisam prestar muita atenção aos dados de vendas e aos padrões de compras dos clientes para efetivamente cruzar mercadorias.  O merchandising cruzado funciona melhor quando agrega valor e conveniência à experiência de compra.  Onde começar? O planejamento é a chave para uma estratégia de cross merchandising. Que tal planejar uma campanha de incentivo que conte com os resultados desse tipo de ação?

Fonte:  https://blog.incentivar.io/cross-merchandising-estrategia-para-promover-sua-marca-e-elevar-as-vendas/?utm_campaign=post_24-10-23&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Crie um manual completo sobre as Personas do seu negócio usando o ChatGPT

 


A IA pode ser uma ótima aliada em processos de marketing, aprenda como usar o ChatGPT para criar os manuais de Persona do seu negócio

buyer personas com chatgpt

As personas são representações fictícias do seu público-alvo, criadas com base em dados reais sobre as características, comportamentos e objetivos dos seus clientes.

Elas são uma ferramenta essencial para o sucesso do marketing, ajudando a entender quem são seus clientes ideais e como atingi-los da melhor forma.

No entanto, criar personas detalhadas e precisas pode ser um desafio, exigindo tempo e recursos significativos. Felizmente, a inteligência artificial (IA) pode ajudar a simplificar esse processo.

Sendo assim, vamos explorar como criar um manual completo sobre as personas do seu negócio com a ajuda do ChatGPT. Veremos como a IA pode ser utilizada para gerar perguntas, respostas e insights valiosos sobre as características e comportamentos do seu público-alvo.

Dessa forma, se você quer entender melhor o seu público-alvo e melhorar a sua estratégia de marketing, continue lendo e descubra tudo sobre como criar um manual completo sobre as personas do seu negócio utilizando o ChatGPT.


Listando todas suas possíveis personas

Neste primeiro passo, a ideia é explicar qual é seu mercado, produto e solução, e pedir à IA que descreva quem são suas personas. Nos passos seguintes, você se aprofundará em cada um das personas que escolher.

Para isso, use o seguinte prompt (comando):

Olá. Vou pedir que você me ajude a criar um documento com várias descrições de PERSONAS (público-alvos) para meu negócio. Seguem as descrições do meu [negócio/projeto/produto]:

  • O que é: *(é um curso, serviço, produto, evento, lançamento)*;
  • A quem se destina: *(descrever de forma geral o público-alvo);*
  • Como funciona: *(descrever as funcionalidade e características do projeto/produto);*
  • Como soluciona o problema do público-alvo: *(preencha).*

A partir das informações acima, liste 7 personas (público-alvo), listando-as numericamente. Use markdowns para ajudar na visualização.

Criação de personas no ChatGPT

 

Sequência de comandos para criar de maneira completa o perfil de cada persona

A partir de agora, vamos executar uma série de comandos para detalhar cada uma dessas personas listadas na primeira resposta.

Assim, você deverá substituir a tag [PERSONA] pela persona desejada, como por exemplo “Persona 2 – Profissional de Turismo”.

 

Descrevendo os DADOS DEMOGRÁFICOS da PERSONA X

Considerando que minha persona é a [PERSONA], descreva detalhadamente os dados demográficos dela (faixa etária, região onde mora, possíveis profissões, possíveis formações e nível escolar, gênero predominante e outros dados importantes). Use markdowns para ajudar na visualização.

 

Descrevendo os DESEJOS E SONHOS da PERSONA X

Quais são os principais desejos, sonhos, objetivos (pessoais e profissionais) da [PERSONA] acima? Liste em tópicos e descreva com exemplos. Use markdowns para ajudar na visualização.

 

Descrevendo os DESAFIOS E DORES da PERSONA X

Quais são os maiores desafios e problemas (pessoais e profissionais) da [PERSONA] acima? Liste em tópicos e descreva com exemplos. Use markdowns para ajudar na visualização.

 

Descrevendo o VOCABULÁRIO da PERSONA X

Liste para mim, com explicações detalhadas, quais são as principais palavras, siglas, expressões e vocabulário que a [PERSONA] usa no seu trabalho. Caso haja palavras em inglês, explique a tradução.

 

Descrevendo uma HISTÓRIA DE UM DIA NA VIDA DA PERSONA X

Com base na [PERSONA], descrita anteriormente, crie uma história contando a rotina um dia profissional dessa pessoa, o que ela faz, desafios que enfrenta, e como ela poderia usar [sua solução descrita, seu produto etc.] para ajudá-la no dia a dia. Use markdowns para ajudar na visualização.

 

Resumindo todas as informações da PERSONA X

Crie um resumo com todas as informações acima, dando dicas os profissionais de marketing (social media, copywriters, gestores de tráfegos e outros) que irão criar campanhas de marketing para a [PERSONA].

 

Use a tecnologia a seu favor!

Em resumo, aproveitar a tecnologia, como o ChatGPT, para desenvolver manuais completos de persona não apenas economiza tempo e recursos, mas também impulsiona a eficiência do processo.

Ao automatizar tarefas específicas, podemos direcionar esforços para aspectos mais estratégicos e criativos do desenvolvimento de personas.

No entanto, a revisão cuidadosa do material gerado é fundamental para garantir a autenticidade e alinhamento das personas aos objetivos desejados. Essa etapa assegura que tudo está alinhado com a visão estratégica.

Fonte: Pixel

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Por que profissionais de marketing são os candidatos ideais para cargos de CEO?

 


Fatima Bana explica que aqueles que possuem experiência em unidades de negócios digitais estão aptos a qualquer cargo de gerenciamento


Por Fátima Bana 
Por que profissionais de marketing são os candidatos ideais para cargos de CEO?

Os avanços na tecnologia digital estão mudando rapidamente os ambientes de negócios em todos os setores. Nesse contexto, os profissionais de marketing com experiência na área de negócios digitais estão se mostrando candidatos ideais para cargos de CEO e gerenciamento geral.

Vamos explorar então, o porquê essa experiência pode efetivamente levar a habilidades de liderança em qualquer setor!

A compreensão profunda dos clientes modernos

Os profissionais de marketing têm uma compreensão básica do cliente moderno. Por meio de sua experiência na Unidade de Negócios Digitais, muitos acabaram liderando BU’s de novos negócios e até atuando em governança corporativa nos mais variados modelos de empresas, ou seja, eles desenvolveram uma compreensão profunda do comportamento do consumidor, das expectativas da experiência do cliente e das tendências emergentes. Essa conscientização é essencial para CEOs e gerentes gerais que desejam levar suas empresas ao sucesso no ambiente atual.

Inovação e pensamento ‘fora da caixa’

A dinâmica do marketing e das unidades de negócios digitais exige inovação contínua e capacidade de pensar fora da caixa.

Portanto, esses profissionais são treinados para desafiar o status quo e buscar soluções criativas para problemas complexos. Essa mentalidade inovadora é essencial para uma liderança eficaz, pois permite que as organizações se adaptem e cresçam em um ambiente de negócios em constante mudança.

Conhecimento de transformação digital

A experiência na Unidade de Negócios Digitais fornece aos profissionais de marketing informações valiosas sobre transformação digital e como gerenciá-la com eficácia. Esta é uma grande vitória para CEOs e gerentes gerais, pois a transformação digital é uma realidade que todas as empresas devem enfrentar, independentemente do setor.

Capacidade de aprendizado rápido

Embora possa haver lacunas de conhecimento em áreas como manufatura industrial, profissionais de marketing com experiência em negócios digitais aprendem rapidamente e se adaptam. Eles estão acostumados a encontrar seu caminho em ambientes desconhecidos e aprender novas habilidades quando necessário. Essa capacidade de aprender rápida e continuamente é inestimável para os líderes.

Em suma, os profissionais de marketing com experiência em unidades de negócios digitais têm uma combinação única de habilidades e experiências que os tornam excelentes candidatos para cargos de CEO ou gerenciamento geral.

Eles entendem os clientes modernos, são inovadores e criativos, têm experiência em lidar com a transformação digital e aprendem rápido. Todas essas são qualidades essenciais para uma liderança eficaz em qualquer setor no mundo dos negócios de hoje.

*Fatima Bana é executiva de Marketing com mais de 15 anos de experiência no Brasil, América Latina e mercado da Europa, EUA e China, nas áreas de Marketing, E-commerce, Gestão Empresarial e de Negócios Digitais no âmbito geral, desenvolveu e executando estratégias em empresas multinacionais de grande porte (como Ambev, Intel, Netshoes, Latam Airlines) nos segmentos de bens de consumo, telecom, financeiro, indústria, tech e startups.

Fatima Bana

5 passos para a sua marca atingir o Hype

 


Luan Kovarik, o ‘Jon Vlogs’, explica a diferença entre o que é viral e o que é hype, além de dar dicas de como alcançar sucesso nas campanhas digitais



5 passos para a sua marca atingir o Hype

Conquistar o público não é uma tarefa fácil na atualidade. Com a quantidade estratosférica de informações com as quais somos bombardeados o tempo inteiro, fazer parte do cotidiano do público de maneira consistente se tornou um dos maiores desafios nos planos estratégicos das marcas. Há poucos anos, os meios tradicionais de publicidade e propaganda já eram suficientes para chegar a vários lares e estar presentes nas rodas de conversa. Atualmente, quem não tem perfil nas redes sociais, praticamente não existe.

Prova disso é que o mercado de criadores de conteúdo digitais já movimenta mais de U$250 bilhões por ano. Por isso, é comum ouvirmos que hoje em dia as pessoas “fazem tudo por likes”, mas será que viralizar é sempre positivo?

Luan Kovarik, o influenciador ‘Jon Vlogs’ e fundador da Hypebud, agência de Marketing de influência, explica que há uma diferença entre o que é viral e o que é hype, apesar dos dois fenômenos serem responsáveis por alcançar um volumoso público através de alguma ação.

“Para início de conversa, é preciso apontar que viralizar é diferente de estar ‘hypado’ ou ‘no hype’, como ouvimos com frequência no universo do entretenimento. Algo que se tornou viral, não necessariamente possui conotação positiva, pode ser algo que chamou atenção por ser moralmente reprovável ou até mesmo criminoso. Já a marca, pessoa ou empresa que está ‘hypada’ ou ‘no hype’ necessariamente está no auge, desfrutando do
sucesso e obtendo várias conquistas positivas em sua trajetória”, explica Luan.

Cinco passos para a sua marca atingir o Hype

O executivo listou 5 passos que uma marca deve seguir para alcançar o tão sonhado hype:

1. Crie um conteúdo autêntico e impactante
O conteúdo com mais probabilidade de estar no hype é aquele que é autêntico, envolvente e capaz de despertar emoções nas pessoas. Conte histórias autênticas sobre a sua marca, produto ou serviço, que alcancem a sensibilidade e os valores do seu público-alvo. Vídeos emocionantes, histórias inspiradoras ou conteúdo engraçado têm grande potencial para atrair atenção e compartilhamento.

2. Conheça as tendências
Esteja ciente dos canais e das plataformas populares nas redes sociais e na internet em geral. Ao adaptar o seu conteúdo às características e aos formatos de publicação nos meios que são tendência, você aumenta as chances de atrair a atenção do público. Além disso, fique de olho em hashtags e desafios virais que podem ser incorporados ao seu conteúdo de maneira relevante.

3. Utilize elementos visuais atraentes
O conteúdo visual é altamente compartilhável e chamativo. Use imagens e vídeos de alta qualidade para transmitir sua mensagem de forma eficaz. Infográficos, memes bem humorados e vídeos curtos têm grande potencial para se espalharem rapidamente. Certifique-se de que os elementos visuais estejam alinhados com a identidade visual da sua marca.

4. Estimule a participação do público
Incentive a interação do público com o seu conteúdo. Faça perguntas, promova desafios ou peça aos usuários para compartilharem as experiências deles com a sua marca. Quando as pessoas se sentem envolvidas e participam ativamente, é mais provável que compartilhem o conteúdo em seus círculos sociais, aumentando assim o alcance da sua mensagem.

5. Aposte no poder dos influenciadores
Parcerias com influenciadores relevantes podem ampliar significativamente o alcance do seu conteúdo. Escolha influenciadores que se alinhem aos valores da sua marca e que tenham um público semelhante ao que você está tentando alcançar. Eles podem ajudar a legitimar seu conteúdo aos olhos dos seguidores deles e aumentar a probabilidade de compartilhamento.


Fonte: Mundo do Marketing

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

O que é SERP e qual é a sua importância para o SEO?

 


Quem trabalha com gestão de equipes e busca se manter sempre antenado às melhores práticas de prospecção e de fidelização de clientes não pode deixar de entender a fundo o que é SERP. De maneira bastante resumida, é nela — acrônimo para Search Engine Results Page — que estão listados os principais conteúdos que levam consumidores de todos os tipos até as empresas de forma orgânica.

Em outras palavras, muitas vezes, o público é instigado a buscar mais informações acerca de um negócio por “livre e espontânea vontade”. A questão-chave é: será que esse processo é tão livre e espontâneo assim?

 Na verdade, não. Saber trabalhar com a SERP e, inclusive, entender como ela funciona vai ajudá-lo a garantir que os conteúdos da sua marca estejam logo nas primeiras posições dos resultados de busca, aumentando as chances de que os leads cheguem até você.

E então? Quer saber como é possível aproveitar os inúmeros benefícios desse destaque e conferir a relação entre SERP do Google e SEO? Continue a leitura!


Qual é a sua importância?

A importância da SERP não pode ser subestimada, já que falamos da "porta de entrada" para a maioria dos usuários da Internet que estão em busca de quaisquer informações. Na prática, quando você pesquisa algo no Google, por exemplo, o resultado apresentado na SERP é o primeiro ponto de contato entre você e o conteúdo buscado.

Ou seja, é nessa página que os usuários decidem em qual link clicar, qual site visitar e, consequentemente, qual conteúdo consumir. Se você mantém um site institucional — ou está envolvido de alguma forma com o marketing digital —, compreender como a SERP funciona e, inclusive, como otimizá-la é indispensável para alcançar o seu público-alvo e direcionar o tráfego para o seu URL.

Qual é a relação entre SERP e SEO?

A relação entre SERP e SEO (Search Engine Optimization) é intrínseca. Afinal, o SEO é o conjunto de estratégias e de práticas que os criadores de conteúdos e os proprietários de sites — corporativos ou não — utilizam para melhorar a sua visibilidade nos mecanismos de busca. Pode-se dizer que o objetivo final do SEO é aparecer nas primeiras posições da SERP, uma vez que os primeiros resultados têm uma probabilidade muito maior de receber cliques dos usuários, concorda?!

Em outras palavras, podemos entender a SERP como o "palco" onde as estratégias de SEO são testadas e aplicadas. Ao otimizar a sua página para as palavras-chave certas e aprimorar a qualidade dos conteúdos publicados, você trabalhará diretamente para melhorar o seu desempenho na SERP. Portanto, a relação entre SERP e SEO é de simbiose: o SEO busca melhorar a classificação na SERP, e a SERP é "onde" o sucesso do SEO é medido.

Como é a estrutura da SERP?

A estrutura de uma SERP pode variar, a depender do mecanismo de busca e do tipo de consulta realizado. Alguns exemplos de SERP features que podem ser encontrados incluem: imagens, notícias, caixas de perguntas, vídeos, painel de conhecimento etc.

Então, que tal entender um pouco mais a fundo esses e outros elementos comuns? Vamos lá!

Resultados orgânicos

Os resultados orgânicos são os links não pagos que correspondem às páginas mais relevantes para a consulta. Normalmente, a classificação é feita com base em algoritmos dos mecanismos de busca.

Inclusive, é aqui que entra o SEO: usando boas práticas, você aumentará as chances de o seu conteúdo ser adequadamente posicionado. Uma boa pedida é recorrer a uma check-list para verificar se todos os pontos necessários para um bom posicionamento foram respeitados — e esta da HubSpot pode ser extremamente útil!

Anúncios pagos

Muitas vezes, no topo da SERP e no final da página, você encontrará anúncios pagos que são marcados como tal. Estamos falando dos resultados de campanhas de publicidade, como o Google Ads ou o Facebook Ads. Na prática, funciona assim: a cada clique, quem anuncia paga um valor ao Google, até que o investimento se esgote e seja renovado ou direcionado a uma nova campanha.

Caixas de resposta rápida

Você provavelmente já viu uma lista de perguntas frequentes na SERP dentro de caixas, não?! Essas "caixas" exibem informações diretas na SERP e, muitas vezes, retiradas de sites de alta autoridade e que usam boas práticas de SEO. Percebe como fica cada vez mais clara a relação entre SERP e SEO?!

Imagens e vídeos

Dependendo da consulta, a SERP pode incluir carrosséis de imagens e vídeos relacionados. Para isso, esses conteúdos também precisam ser otimizados adequadamente. Basicamente, quanto mais relevantes forem um vídeo e uma imagem em relação à intenção de busca do usuário, maiores serão as chances de eles aparecerem na SERP como resposta à consulta.

Painel de conhecimento

Às vezes, informações de alta relevância são exibidas em um painel de conhecimento no lado direito da SERP. Nesse espaço, é possível que haja fatos sobre personalidades públicas, datas históricas, informações sobre determinados locais e muito mais.

Resultados de notícias

As consultas que estão relacionadas a eventos atuais ou a notícias também podem exibir uma seção de "resultados de notícias" na SERP. Nesse caso, geralmente, surge uma espécie de "bloco" que traz as matérias jornalísticas mais relevantes em relação à temática pesquisada.

1 - Otimize os conteúdos

Certifique-se de que o seu conteúdo seja valioso, informativo e adequadamente escrito. Além disso, utilize palavras-chave relevantes de forma natural e crie um material de alta qualidade, que atenda às necessidades do seu público.

Foque também a criação de topic clusters para as suas pilar pages, garantindo que o usuário terá tudo de que precisa dentro do seu blog ou do site institucional. Ao fazer isso, você melhorará a experiência dele na sua página e, claro, aumentará as chances de conseguir levá-lo pelo funil até a conversão.

2 - Seja estratégico ao escolher as suas palavras-chave

Faça uma pesquisa detalhada de palavras-chave para identificar aquelas que são mais relevantes para o seu nicho. Se possível, escolha palavras-chave de cauda longa, pois elas geralmente têm menos concorrência e podem gerar um tráfego mais direcionado, combinado?!

3 - Observe a concorrência

Também analise o que os seus concorrentes estão fazendo. Identifique as suas estratégias de SEO e veja o que você pode fazer melhor do que eles. A medida pode envolver a criação de conteúdos mais detalhados, o aprimoramento do design ou a otimização técnica do site.

4 - Melhore a experiência do usuário

Sites com um rápido carregamento e fáceis de usar são mais propensos a alcançar uma boa classificação na SERP. Portanto, certifique-se de que a sua página seja responsiva, tenha um tempo de carregamento rápido e seja de fácil navegação.

5 - Crie backlinks de qualidade

Esse é um tema bem relevante para quem deseja entender o que é SERP. Basicamente, os backlinks são links de outros sites que levam ao seu.

No entanto, é preciso que eles venham de páginas respeitáveis e relacionadas ao seu nicho, aumentando a sua autoridade aos olhos dos mecanismos de busca. Evite esquemas de link building duvidosos, como trocas de links "a esmo", porque esse tipo de prática tem o potencial de prejudicar o seu ranking.

6 - Use técnicas de SEO on-page

Otimize a meta descrição, os títulos, as tags de cabeçalho e os URLs das suas páginas (como um URL canônico) para incluir palavras-chave relevantes. Nesse momento, também é superimportante otimizar imagens e usar tags alt apropriadas, viu?!

7 - Acompanhe e meça os resultados

Utilize ferramentas de análise de dados, como o Google Analytics, para acompanhar o desempenho do seu site e ajustar as suas estratégias de SEO quando for necessário. Além disso, para se manter atualizado acerca das melhores práticas de Search Engine Optimization e das mudanças nos algoritmos dos mecanismos de busca, é recomendável se inscrever em newsletters de blogs confiáveis que abordem esses tópicos.

Inclusive, a HubSpot é uma ótima pedida! Inscreva-se já na nossa newsletter e acompanhe as nossas publicações! É rapidinho e gratuito!

Por fim — mas não menos relevante —, você pode (e deve) conhecer e acompanhar as principais KPIs de SEO para melhorar as suas páginas e potencializar os seus resultados. Adotando esse tipo de iniciativa, torna-se mais fácil avaliar no que você vem acertando e quais aspectos ainda precisam receber mais atenção.

Como analisar os resultados da SERP?

A análise dos resultados da SERP é indispensável para medir o sucesso das suas estratégias de SEO e, claro, para fazer ajustes quando necessário. Quer uma forcinha nesse processo?! A seguir, nós elencamos uma espécie de passo a passo para auxiliá-lo nessa empreitada!

Acompanhe a classificação

Use ferramentas de monitoramento de classificação para acompanhar a posição do seu site nas SERPs para palavras-chave específicas. A ação permitirá que você saiba se a sua página está subindo ou caindo no ranking ao longo do tempo.

Avalie o tráfego orgânico

Analise o tráfego orgânico do seu site proveniente das SERPs. Para tanto, veja quais páginas estão recebendo mais visitas e como os usuários interagem com o seu conteúdo.

Examine a taxas de cliques (CTR)

taxa de cliques (CTR) equivale à porcentagem de pessoas que clicam no seu link em relação ao número total de pessoas que visualizam o seu link na SERP, sabia? Portanto, uma CTR baixa pode indicar que a meta descrição utilizada ou os títulos trabalhados precisam ser mais atrativos.

Acompanhe as mudanças nos algoritmos

Outra medida essencial é estar sempre ciente de qualquer atualização nos algoritmos dos mecanismos de busca que possam afetar o seu ranking na SERP. Afinal, caso ocorram alterações significativas, provavelmente, será necessário fazer ajustes na sua estratégia de SEO.

Como vimos, entender o que é SERP, qual é a sua importância e como ela se relaciona com o SEO é essencial para quem está envolvido em ações de marketing digital e/ou à frente do gerenciamento de um site. A estrutura da SERP é complexa e está em constante evolução, mas conquistar as primeiras posições e analisar os resultados é um dos passos cruciais para garantir o sucesso. 

Então, agora que você sabe o que é SERP, lembre-se de se manter atualizado quanto às melhores práticas de Search Engine Optimization. Comece, por exemplo, otimizando os seus conteúdos e parta para a otimização da sua página como um todo, garantindo o alinhamento com as demandas de SEO on-page, de SEO técnico e de SEO off-page, solicitadas pelos mecanismos de busca, como o Google.