quinta-feira, 2 de março de 2023

Dove realiza ação sobre beleza real no Big Brother Brasil e gera buzz

 


Ativação da marca foi para os trending topics após discussão acalorada dos confinadosPor Redação - 28/02/2023

Após estrear entre os anunciantes do Big Brother Brasil, a Dove protagonizou uma ação premium no reality show, com seu portfólio de sabonetes. A iniciativa teve como objetivo dar continuidade ao trabalho de fomentar debates e reflexões sobre padrões de beleza, tendo a pele como importante símbolo de expressão da identidade. 

Levando mensagens importantes aos participantes do reality e ao público brasileiro, o ponto de partida trouxe uma estatística alarmante. Segundo pesquisa realizada pela empresa, 84% das meninas de 13 anos já retocaram o rosto ou o corpo em aplicativos de celular, para mudar sua imagem.

Para incentivar a reflexão sobre este tema, a Dove convidou os participantes do reality para lavarem o rosto com o sabonete em barra da marca, composto por creme hidratante. Estando de cara limpa, os participantes foram estimulados a postarem uma selfie no feed BBB, mostrando a beleza real de suas peles: sem medo, sem make e sem filtro. Uma forma de inspirar os moradores da casa mais vigiada do Brasil e os telespectadores a desenvolverem um relacionamento mais positivo com sua aparência e libertarem sua beleza. 

O que a marca não esperava é que durante a ação dois brothers entrariam em conflito. Bruna Griphao e Ricardo Camargo(Alface) trocaram ofensas, fazendo o clima pesar e em seguida, teve uma confusão generalizada, com acusação de agressão. A ativação acabou sendo interrompida, foi parar nos trending topics do Twitter e ainda viralizou nas outras redes sociais. 

A frase “a Dove não merece isso”, dita pela participante Domitila ajudou ainda mais a viralizar o nome da marca e o que era apenas para ser uma ação de luxo, virou debate nas redes tendo a marca como cenário. A ativação que começou na tarde de segunda (27), seguiu sendo comentada até de madrugada, após o jogo da discórdia, em que os participantes tiveram que se sujar. “Limpamos uma vez, limparemos de novo. Deixa com a gente”, postou a marca aproveitando ainda o buzz.

Ação tinha propósito de falar da relação com a pele

A ativação no Big Brother Brasil foi potencializada com outras iniciativas digitais da marca, que reverberarão os principais benefícios do produto como ferramentas para ajudar as pessoas a libertarem suas peles e inspirá-las a se sentirem cada vez mais empoderadas e felizes com a sua aparência.

Antes da ativação, a Diretora de Marketing da Unilever, Andreza Graner, contou a expectativa para a ação. “Durante toda a participação no programa, iremos utilizar a relevância, audiência e credibilidade do programa para mostrar que a beleza real é algo a ser valorizado e celebrado, além de estabelecer a marca como aliada para a quebra dos estereótipos que possam existir com relação à pele. Nessa ação, levamos à tona o conceito ‘Liberte sua Pele. Cuide com Dove’, ao incentivar os participantes a realizarem o teste mais desafiador que um sabonete pode ter: lavar o rosto”, contou.

Muito além do teste na pele, a marca passou pelo teste de viralizar espontaneamente e participar das conversas em tempo real, entrando no clima de entretenimento do programa e alavancando ainda mais o nome Dove.

Fonte: Mundo do Marketing

quarta-feira, 1 de março de 2023

Account-Based Marketing (ABM): o que é e como colocar em prática


No ABM, fazemos a seleção de contas de possíveis clientes antes de iniciar uma campanha de marketing para impactar somente eles

ABM ou Account-Based Marketing é uma estratégia de marketing focada em contas já pré-definidas. Isto é, selecionar primeiro quem são os potenciais clientes para então fazer campanhas para atrair e se relacionar com eles. A ABM diminui o risco de mostrar sua campanha para quem não é qualificado.


Você já teve problemas ao gerar Leads desqualificados ou dificuldade de fazer avançá-los na jornada de compra?

Se você já teve essas dores, não está sozinho. Neste post, vou explicar passo a passo como fazer uma estratégia focada no ICP (Ideal Customer Profile ou perfil de cliente ideal) em um processo para acompanhar cada etapa da jornada.

Para isso, é preciso colocar em prática o conceito de ABM ou Account-Based Marketing.

Afinal, o que é Account-Based Marketing ou ABM?

Pode parecer mais um termo da moda, mas a tradução é focar suas estratégias em contas pré-definidas, selecionando quem são seus potenciais clientes e depois fazendo campanhas para atrair e se relacionar com eles.

Em resumo, seria pegar uma lista de prospecção de perfil de ideal de clientes e trabalhá-la paralelamente a sua estratégia de Inbound Marketing.

A diferença entre Account-Based Marketing e Inbound Marketing

Vamos supor que estou indo pescar e levo meu anzol para conseguir meus peixes. Para eu identificar os consumidores (peixes) que possam se interessar pela minha empresa, eu jogo a isca e aguardo. No caso do Inbound, essa isca é uma oferta de geração de Leads.

Depois que os Leads forem gerados, eles serão qualificados para avançarem para o meio e fundo de funil. Provavelmente, acabam entrando muitos Leads que ainda não são qualificados e não descem no funil. Pode ser, por exemplo, uma bota que enganchou no anzol. :)

Agora, no ABM, a analogia seria pescar com um arpão, escolhendo diretamente o peixe, e ser mais preciso na hora em vez de chamar vários interessados com um anzol.

No ABM, fazemos a seleção de contas de possíveis clientes antes de iniciar uma campanha de marketing para impactar somente eles. Dessa forma, diminui o risco de mostrar sua campanha para quem não é qualificado. O grande benefício que já foi feito um filtro e selecionado todos os pretendentes a ser clientes.

Como colocar o ABM em prática em 5 passos

  1. Identificar e definir contas
  2. Gerar lista de contas
  3. Criar ofertas e conteúdos personalizados
  4. Criar uma campanha
  5. Mensurar os resultados

1. Identificar e definir contas

Antes de montar sua estrutura, você precisa identificar quem é o seu ICP (Ideal Customer Profile).

Faça uma análise dentro da sua base para saber quem são os seus melhores clientes, aqueles que têm o melhor engajamento, que conhecem bem as funcionalidades do seu serviço ou produto e que indicariam sua empresa para seus amigos e parceiros com base em uma nota de NPS (Net Promoter Score).

NPS é uma métrica para medir a satisfação dos clientes, perguntando “de 0 a 10, o quanto você indicaria nossa empresa aos amigos?”. Para saber mais leia o post Net Promoter Score: o que é e como implementar na sua empresa.

Com base nas experiências do seu negócio, pense: que tipo de empresa ou de pessoa seria o seu cliente dos sonhos? Quem seria o melhor cliente para você vender?

O exercício de criação do cliente ideal pode ser aplicado tanto para negócios B2B (empresas que vendem para outras empresas) como B2C (empresas que vendem para o cliente final).

Quando falamos de criar o ICP para B2B, pensamos em dados de empresas e firmográficos (segmentações de acordo as características de uma companhia), como mostramos abaixo:

  • Segmento de atuação, Indústria ou Setor;
  • Tamanho da empresa ideal (número de funcionários);
  • Localização da empresa ideal;
  • Estrutura de equipe;
  • Maturidade;
  • Ciclo de vendas;
  • Ticket médio;
  • Receita;
  • Cargos;
  • Plataformas/Softwares usados;

Abaixo, um exemplo de uma empresa que vende maquinário industrial para cozinhas profissionais e criou o perfil do cliente dos sonhos (restaurantes e lancherias) baseado em seu histórico de dados dos clientes que já compraram.

Exemplo de cliente ideal

Empresas do setor alimentício (restaurantes e lancherias), com mais de 50 funcionários, localizadas na Região Sul do país, com funcionário dedicado a área de compras que percebe o valor na aquisição de maquinário importado, com ciclo de vendas médio de 2 meses e ticket médio de R$ 5000.

Bom, agora que você identificou quem são seus clientes ideais, vamos selecionar as contas para atrair e fazer essa prospecção. Sua lista de criação deve ser baseada no ICP para garantir que serão feitas as campanhas corretas e mais Lead qualificados serão atraídos.

2. Como gerar uma lista de contas para ABM

A estratégia para criar sua lista de contas vem por uma segmentação pré-definida. Você pode extrair uma lista, mas é sempre bom fazer uma verificação se está de acordo com seu ICP, se já não é cliente, está já em negociação etc.

Algumas dicas para selecionar contas antes de iniciar a campanhas:

  • Use a lista de contas do seu time de vendas tanto online como offline;
  • Algumas indústrias ou segmentos-chave para a comunicação direta;
  • A lista de Lost ou descarte de Leads para ser reativada depois de um certo período;
  • Empresas que utilizam o serviço ou produto do seus principais concorrentes;
  • Extraindo listas de empresas por atividade econômica pelo CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas);
  • Listas através de empresas que fornecem enriquecimentos de dados

O importante é ter um alinhamento (SLA) entre os times de marketing e vendas para definir as principais contas. Com base nos dados, gere uma lista de acordo o alinhamento feito e depois crie um filtro para seleção das contas. Alguns direcionamentos para sua lista:

  • Low-hanging fruit! Comece com a sua lista/base!
    • Selecione as contas/empresas da sua base para iniciar um teste de ABM
    • Veja com seu time de vendas quais contas eles mais abordam
  • Defina apenas um segmento de teste
    • Fica mais fácil de mensurar
    • É manual? Sim, para testar antes de escalar
  • Comece pequeno!
    • Não tem número mágico! Entre 50 a 500 contas fica mais fácil de mensurar do que 1000
    • Envolva uma pessoa de vendas para acompanhar com você esse teste

Outra dica é calcular o tamanho do seu mercado e comparar ele com as listas que você está trabalhando para saber quantas empresas poderiam ser alcançadas.

3. Conteúdo e ofertas personalizadas

Após validar a lista para iniciar as campanhas, o próximo passo é definir qual será a estratégia de conteúdo ou ofertas para essas campanhas.

Para criar um relacionamento com esses prospects, é importante fazer web personalization, ou seja, criar o conteúdo personalizado para cada visitante de cada indústria/setor, tamanho, momento e comportamento que visite o seu site ou direcionar para uma oferta que seja customizada.

Exemplo: sua lista de contas são restaurantes e lancherias. Suas ofertas de campanhas podem ser direcionar a eles um relatório das máquinas mais utilizadas nesta indústria, como elas podem ter mais eficiência dos funcionários na cozinha, por que as máquinas X vão trazer benefícios para sua empresa etc.

A personalização é a chave para garantir que você está falando a mesma língua do seu futuro cliente. A Amazon, por exemplo, aumentou 60% das conversões ao fazer recomendações personalizadas.

4. Como criar uma campanha de ABM

Com a lista de contas validada e as ofertas de conteúdo produzidas, você já pode iniciar um teste de campanhas de ABM.

As campanhas podem ser feitas de várias maneiras:

  • Importar a lista no Facebook Ads como audiência personalizada;
  • Importar sua lista no LinkedIn Ads como uma lista de emails (Contact Lists) ou nome das empresas (Account Lists);
  • Importar a lista no Google Ads para fazer retargeting somente para essa lista;
  • Convidar a lista de contas para um evento exclusivo ou patrocinar eventos dessas empresas;
  • Subir a lista em uma DMP (Data Management Platforms) para veicular anúncios em mídia programática;
  • Utilizar o ClearBit Reveal para dizer quem são as empresas que visitam seu site. A ferramenta cria filtros e classifica no Google Analytics as indústrias, cargos, tecnologias usadas e tamanho da empresa. Pode também criar um retargeting somente para essa segmentação no Google Ads;
  • Usar o Maestro ABM para criar anúncios personalizados pelo tamanho de empresa, setor ou, melhor ainda, pelo nome (nesse software também é possível fazer as outras ações desta lista);
  • Ações diretas com lista, como marcar uma visita, telefone, email, envio de brindes pelo correio e eventos que as empresas participam.

5. Como mensurar o impacto do ABM

Com a campanha no ar, agora é hora de verificar e analisar os resultados. Lembrando que o processo desde o começo é acompanhar desde a coleta da lista até a chegada do Lead em vendas, por isso reforço o comprometimento dessa ação de ABM ser feita em conjunto e com feedback do time de vendas.

Mensurar o desempenho do funil por contas:

  • Quantas oportunidades de vendas geradas no total da campanha;
  • Quantas empresas avançaram no processo de vendas (pipeline);
  • Taxa de fechamento das empresas da campanha (close rates);
  • Velocidade do funil, que indica se as taxas de qualificação/aproveitamento estão indo mais rápido com essa campanha de ABM;
  • Quantas empresas impactadas pelo total de empresas de acordo o tamanho da lista;
  • Se a campanha for para retenção e upsell, ver quantas empresas na campanha deram resultado;

Não confie em métricas secundárias como visitantes únicos e taxas de cliques. Avalie seu desempenho de marketing com métricas diretamente relacionadas ao impacto nos negócios.

Otimizando a campanha de acordo as perguntas do diagrama abaixo

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Imagem: https://www.demandbase.com

Tem visitas no seu site?

  • Caso não: faça anúncios
  • Caso sim: tem alto engajamento?
  • Caso não: otimize o conteúdo do seu site
  • Caso sim: está alta a conversão do seu site?
  • Caso não: otimize as conversões
  • Caso sim: o time de vendas está habilitado para vender a eles?
  • Caso não: faça um alinhamento com vendas
  • Caso sim: está tudo certo; escale seu teste de ABM.

Checklist de avaliação e consideração do projeto ABM para escalar ou continuar

  • Você teve resultados positivos?
  • Você consegue replicar esse mesmo processo?
  • Sua empresa viu valor/comprou nessa ação?
  • Você sabe onde escalar?

Prepare seu time para utilizar ABM

  • Conduza o time de marketing a ter todas as habilidades do ABM
  • Incentive o time a olhar as métricas do funil completo
  • Crie dashboards para acompanhar e gerenciar os processos
  • Lidere as responsabilidades de todo programa, contas, processo e contatos
  • Feedback e comunicação constante com time de vendas nesse programa

Conclusões sobre ABM

Para iniciar seu experimento em ABM, foque no processo colaborativo em várias áreas como vendas, marketing e produto.

  1. Defina o seu ICP e depois construa uma lista inicial das contas e empresas que serão alcançadas com suas ações de marketing e vendas;
  2. Desenvolva conteúdo personalizado para essa segmentação de contas;
  3. Coordene os lançamentos das campanhas focadas nessas listas e por quais canais serão inseridas as campanhas;
  4. Mensure os resultados de acordo desempenho do funil e otimize suas campanhas ;
  5. Coloque os aprendizados, reúna seu time para uma sessão de feedback para os próximos passos e no desenvolvimento de novas listas para escalar o ABM.

Lembrando que é importante, verificar e assegurar que a lista está de acordo com os time marketing e vendas sobre o perfil ideal de cliente.

Para pôr em prática uma estratégia eficiente de ABM você vai precisar de alguns conhecimentos em mídia paga. Por isso, recomendo um material completo sobre o tema: o eBook + Checklist: Guia da Mídia Paga para Inbound Marketing.


Fonte: https://resultadosdigitais.com.br/marketing/account-based-marketing/

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

O futuro do Marketing de influenciadores: nano perfil segue em alta

 


Estudo da Influencity aponta mudança no relacionamento entre criadores de conteúdo e seus patrocinadoresPor Redação - 23/02/2023

A publicidade digital na América Latina cresceu aproximadamente quatro vezes entre 2020 e 2022, passando de 7,92 bilhões para 34,7 bilhões, segundo dados do estudo The Largest Influencer Study in Latin America in 2023 – Influencity. O investimento total é pouco mais de um terço do que foi investido na Europa (89,4 bilhões) e oito vezes menor do que foi investido nos Estados Unidos (283 bilhões). 

Esse crescimento está relacionado ao Marketing de Influência. À medida que as lojas se movem online, os consumidores estão recorrendo a outros meios para obter uma ideia da aparência de um produto que estão prestes a comprar. Os influenciadores podem ajudar a colocar produtos e serviços em contexto, e os usuários do Instagram com seguidores leais podem ter visto uma oportunidade de entrar na economia do criador. 

Em 2020, os nanoinfluenciadores compunham a grande maioria de todos os perfis LATAM, com 95,6% enquadrados nessa categoria, segundo o estudo. Em segundo lugar ficaram os microinfluenciadores, representando 3,7% do bolo. Isso não é surpreendente, considerando os muitos benefícios de trabalhar com nano-influenciadores, especialmente em mercados emergentes. 

Em 2023, no entanto, começamos a ver uma ligeira mudança nessa tendência, com os perfis nano caindo para 94,2% e os microinfluenciadores ganhando força (5,4%). Tal como acontece com o estudo europeu, isso pode ser devido não a uma queda na popularidade desses perfis, mas sim ao seu sucesso. À medida que o mercado de influenciadores LATAM cresce, os nanoinfluenciadores se tornam mais procurados e são lentamente promovidos ao status de microinfluenciadores.

Novos comportamentos

O Marketing de influenciadores na América Latina mostra claramente uma tendência ascendente. Embora o crescimento em toda a região nem sempre seja uniforme, o número de perfis do Instagram que atendem aos critérios de influenciadores estabelecidos neste estudo aumentou em todos os países pesquisados. Como tal, é expectável que os profissionais de Marketing procurem potenciar o seu potencial, colaborando com criadores de conteúdos que possam aproximar os seus produtos e serviços dos seus públicos-alvo. 

Em 2020, a América Latina foi a região com maior percentual de nanoinfluenciadores (95,6%) das três regiões estudadas. No entanto, os resultados de 2023 mostraram uma ligeira diminuição nesses nanoperfis e um aumento no segundo nível, microinfluenciadores. Essa redistribuição é um indicador de um mercado de influenciadores saudável e crescente, já que muitos desses microperfis já foram nanoinfluenciadores cujos seguidores leais logo cresceram no território do microperfil. Se extrapolarmos essa tendência para um mercado maior, podemos prever que os perfis de todas as categorias continuarão crescendo e buscando formas de profissionalizar suas ofertas.

Essa mudança para colaborações profissionais provavelmente será vista no modelo de preços, bem como no relacionamento entre criadores de conteúdo e seus patrocinadores. Por exemplo, como as compras no aplicativo rapidamente se tornam a norma, os influenciadores se tornam responsáveis ​​por todo o funil de marketing, garantindo uma redução em suas vendas, bem como em suas taxas típicas de patrocínio. 

Quanto ao relacionamento com os profissionais de marketing, espera-se que os influenciadores tenham mais voz nas campanhas, pois as marcas contam com eles para produzir não apenas publicações, mas toda uma comunidade em torno de sua marca.  

domingo, 26 de fevereiro de 2023

ChatGPT: tudo o que você precisa saber!

 

Lançado no final de novembro de 2022, o ChatGPT é uma aplicação que usa inteligência artificial para simular conversas humanas e que atingiu a marca de 100 milhões de usuários ativos após 2 meses de disponibilidade ao público.

Por se tratar de uma máquina que simula conversas humanas, diversas questões relativas à integração e ao impacto da inteligência artificial no nosso cotidiano voltaram a ser levantadas. A maneira como a aplicação interage admite que a máquina se desculpe pelos seus erros, avalie perguntas como inapropriadas e entenda o contexto da conversa.

Dada a inovação que esse conceito — e diversos outros, como a Web 3.0 — representa para o mercado, falaremos a seguir sobre o que exatamente é essa ferramenta, como se dá o seu funcionamento e uso, quais são as possibilidades, pontos de atenção e muito mais. Quer conferir tudo isso? Então, vem com a gente!

Testado por milhões de usuários em poucas semanas desde o seu lançamento, o ChatGPT consegue conversar em diversos idiomas sobre inúmeros temas e até mesmo criar conteúdo com base em tópicos relacionados disponíveis na internet.

Desde a sua fase de testes, o usuário já pode, por exemplo, pedir para que a inteligência artificial responda a questões sobre eventos históricos, explique a definição de objetos e conceitos, gere textos a respeito de diversos temas, explique o funcionamento de tecnologias, entre outras tarefas resolvidas por meio de diálogo. Tudo isso em uma janela de chat com respostas digitadas em tempo real.

Como funciona o ChatGPT?

O ChatGPT faz parte de uma nova geração de sistemas baseados em inteligência artificial que consegue ter diálogos baseados em informações obtidas em bancos de dados, publicações na internet e outras fontes do mundo digital. Além de conseguir manter diálogos, a aplicação é capaz de produzir imagens e vídeos a partir dessas mesmas fontes de informação.

O destaque vai para o fato de que esse software conta com uma interface em forma de chat que é mais amigável para o usuário e está disponível gratuitamente na internet — diferentemente de sistemas como o GPT-3, lançado em 2020 também pela OpenAI.

Além de sanar curiosidades e resolver problemas apresentados pelos usuários, a máquina consegue utilizar essas interações para melhorar a base do seu algoritmo para, com o passar do tempo, gerar respostas mais precisas e menos propensas a erros.

Quais são as principais inovações do ChatGPT?

Anos atrás, um problema dos sistemas de chat virtuais era a extrema limitação no vocabulário e a falta de capacidade de guardar o contexto da conversa. Por conta dessas características, os chatbots eram mais limitados e com maior tendência a contradições.

Com o ChatGPT, essa realidade se torna diferente, já que um aspecto considerado inovador é o menor número de contradições geradas durante as conversas — característica que também ajuda a tornar a ferramenta mais amigável aos olhos dos usuários.

Uma tecnologia de inteligência artificial com esse nível de sofisticação é capaz de impressionar muitas pessoas e ser realmente útil para ajudar em tarefas cotidianas, mas a alta capacidade de ter conversas similares às de um ser humano levanta questões sobre quão fácil seria enganar outras pessoas por meio da propagação de informações incorretas ou até mesmo fraudulentas.

Quais são os pontos de atenção?

O ChatGPT é uma aplicação que consegue realizar suas tarefas de forma bastante criativa. Há outras soluções baseadas em inteligência artificial que executam um trabalho interessante, mas são restritas a tarefas mais específicas — o DALL-E, por exemplo, é um bot que cria imagens a partir de descrições dadas pelos usuários.

No caso do ChatGPT, entretanto, o leque de soluções é ampliado e o software consegue entregar redações, trabalhos acadêmicos, estratégias de vendas, explicar conceitos, resolver problemas lógicos, recomendar técnicas para a solução de equações e executar diversas outras atividades.

Capacidade de análise

Um bom exemplo de aplicação dessa capacidade de análise e processamento está na própria página da OpenAI: um trecho de uma conversa com o ChatGPT no qual um usuário pergunta por que o código apresentado não está funcionando e a ferramenta pede mais informações sobre o contexto para que tente identificar o problema.

Assim como acontece com outros sistemas baseados em machine learning, o uso da ferramenta ajuda a melhorar a precisão dos resultados apresentados e a ideia é que, com o tempo, essas melhorias elevem a qualidade das respostas a um nível de produtividade e acurácia de informações muito maior do que o que já conhecemos.

Reprodução de comportamentos humanos

Assim como qualquer outra tecnologia, o ChatGPT foi desenvolvido por humanos e, além disso, é alimentado com conteúdo também criado por humanos. Isso significa que o sistema pode tender a replicar comportamentos humanos — e não apenas comportamentos baseados em respeito e empatia, mas também comportamentos negativos, como racismo, xenofobia e homofobia, por exemplo.

Nível de confiabilidade dos dados

Felizmente, hoje a OpenAI entrega um software que destaca a possibilidade de apresentar dados incorretos, além de reconhecer as próprias limitações quanto à capacidade de análise e formação de opinião.

Entende-se, portanto, que o ChatGPT deve ser utilizado com a consciência de que as respostas dadas não devem ser consideradas como verdade absoluta, e a plataforma não deve ser utilizada como fonte de informação confiável. A ideia é que o próprio usuário tenha meios de identificar se a resposta está de acordo com a realidade ou não.

Outro aspecto destacado é o fato de que o ChatGPT tem conhecimento limitado a respeito de acontecimentos após 2021, visto que foi treinado com um modelo que não abrange os eventos dessa época.

Privacidade

Por se tratar de um serviço conectado à internet, o ChatGPT se torna vulnerável a ataques cibernéticos, o que gera preocupação a respeito da privacidade dos usuários e da possibilidade de disseminação de conteúdo malicioso.

Além disso, também é considerado o risco de que criminosos utilizem a plataforma para manipular os usuários, fazendo com que divulguem dados pessoais e caiam em golpes de phishing.

A dica, nesse caso, é redobrar o cuidado com extensões de navegador ou qualquer ferramenta que prometa facilitar o uso do serviço.

Atualmente, o serviço conta com uma visualização semelhante a uma tela de chat, onde o usuário pode inserir o que deseja comunicar ou perguntar ao bot. Nesse processo de conversa gratuito, a empresa coletará dados referentes à experiência de uso para melhorar a qualidade dos resultados.

O uso consiste basicamente nos passos mostrados acima, incluindo a necessidade de fazer login na plataforma — ou realizar um cadastro simples, caso seja o primeiro acesso.

Após isso, basta escrever o que desejar na caixa do bate-papo. Além disso, caso queira conversar sobre dois ou mais assuntos sem misturar os contextos, basta utilizar o botão no canto superior esquerdo para criar um novo chat.

Quais são as possibilidades de uso do ChatGPT para empresas?

O atendimento ao cliente é uma área fundamental para a geração de negócios, e contar com sistemas de chatbot inteligentes o bastante para oferecer respostas úteis ao consumidor ajuda diretamente na melhoria da automação de tarefas, resultando em um processo de atendimento mais ágil — o que, consequentemente, melhora a satisfação do cliente.

A ideia de manter uma conversa com um sistema que gere respostas de linguagem natural dá ao ChatGPT um potencial de utilidade muito maior no meio comercial, visto que o atendimento ao cliente é tão importante para o sucesso da empresa.

Entre as principais aplicações dessa tecnologia estão a elaboração de conteúdo de marketing digital, códigos simples para as mais variadas linguagens, instruções personalizadas, serviços de pós-atendimento, traduções de texto, automatização em processos de venda e gestão e diversas outras atividades.

De forma geral, o ChatGPT é útil para qualquer situação que necessite de texto gerado dinamicamente e que se pareça com uma conversa humana.

Isso aponta para a necessidade de refletir sobre qual tem sido o papel das ferramentas digitais nos fluxos de trabalho do negócio e sobre como o atendimento ao cliente pode se tornar mais eficiente, já que isso aumenta a probabilidade de fidelização e melhora a experiência de compra e atendimento.

Resumidamente, a inteligência artificial pode melhorar de forma significativa a maneira como as atividades em uma empresa são feitas ao permitir a automação de marketing e de tarefas repetitivas.

No geral, é possível utilizar ferramentas de chatbot para melhorar a eficiência tanto de processos internos quanto da parte relacionada à interação com clientes. Tudo isso implica na redução de custos no treinamento de colaboradores e para a área de atendimento do negócio como um todo, o que pode aumentar a margem de lucro e a competitividade da empresa no mercado.

Entendeu o que é o ChatGPT e como a inteligência artificial pode melhorar a rotina das empresas? Então, confira agora mesmo o que é automação de marketing e como esse conceito pode ajudar no alcance de bons resultados!