terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Maximize o seu tráfego com ChatGPT: 15 prompts estratégicos para usar hoje!

 

Melhore seus resultados nas pesquisas pagas sem comprometer estratégia, autenticidade e criatividade, aprendendo a utilizar o ChatGPT

ChatGPT

Os profissionais de tráfego pago não são alheios à Inteligência Artificial (IA), todos os dias fazem uso de plataformas que utilizam IA, como mecanismos de anúncios, ferramentas de gerenciamento etc.

No entanto, entrou um novo bot na cidade e está dando o que falar, até mesmo nós, aqui do Pixeld, já te explicamos direitinho quem é o novo condômino: o ChatGPT.

E dentre as tantas maravilhas que podem ser feitas com essa ferramenta, uma delas é maximizar suas estratégias de marketing sem sacrificar a autenticidade e a criatividade.

E para te ajudar nessa missão, trouxemos 15 prompts estratégicos para melhorar os seus resultados, que podem ser conferidos logo abaixo!

 

Ainda não entrou no ChatGPT?

Se você é profissional de marketing digital e ainda não entrou no ChatGPT, está passando da hora!

Mesmo que você seja uma pessoa muito ocupada e já tenha lido coisas que lhe pareceram exagero, ainda assim é bom entrar no jogo para conhecer por você mesmo as regras.

A ferramenta é capaz de te ajudar em muitas áreas, então não vale a pena deixar passar!

Para começar, crie sua conta em chat.openai.com. É totalmente gratuito — e, mesmo agora com uma assinatura premium, ainda permanecerá gratuito —, aproveita!

Depois de fazer login, você verá uma caixa de estilo de pesquisa, em que poderá inserir algum texto, e isso é exatamente o que você fará a seguir.

 


Como funcionam as solicitações do ChatGPT?

Você provavelmente sabe que o ChatGPT pode criar livros completos, milhares de manchetes ou um ano inteiro de postagens em redes sociais.

Você também sabe que a IA tende a produzir alguns resultados bastante idiotas.

Mas é possível controlar a qualidade de suas respostas (saídas) apenas alterando a qualidade de seus prompts (entradas).

  • Prompt ruim: “Escreva um anúncio do Google para minha empresa.”
  • Dica melhor: “Escreva um anúncio do Google para minha empresa que venda produtos orgânicos para a pele para mulheres que procuram alternativas naturais.”
  • Ótima sugestão: “Escreva um anúncio do Google para minha empresa que venda produtos orgânicos para a pele para mulheres que procuram alternativas naturais, enfatizando os benefícios de nossos ingredientes totalmente naturais e a garantia de satisfação para clientes iniciantes.”

O primeiro prompt é genérico e carece de qualquer substância para o uso do ChatGPT. Esta é a personificação do “lixo que entra, lixo que sai”.

O último exemplo fornece informações como:

  • Detalhes do produto.
  • Proposta de valor e principais benefícios.
  • Elemento de reversão de risco.
  • Mercado alvo.

O prompt é claro, explícito, específico e criará um anúncio muito melhor.

 

15 prompts estratégicos para melhorar seus resultados

 

Produzir um teste A/B viável para anúncios responsivos de pesquisa (RSAs)

O que acontece quando não solicitamos apenas variantes de anúncios, mas solicitamos a metodologia subjacente?

Prompt 1: Crie dois anúncios do Google em um formato RSA (usando vários títulos e descrições) para um teste A/B para “Sra. HVACs da Hvac. Explique por que os anúncios seriam um bom teste”.

Aqui, o ChatGPT fez um ótimo trabalho explicando os méritos do teste:

  • O anúncio 1 está focado em fornecer manutenção e reparo para os ares-condicionados.
  • O anúncio 2 está focado no poder de refrigeração deles, ou seja, na satisfação do cliente com o produto.

 

Obtenha conceitos criativos para anúncios gráficos responsivos (RDAs)

Prompt 2: Preciso criar alguns anúncios gráficos responsivos para uma campanha do Google Ads. Por favor, sugira imagens, manchetes e descrições para uma torta de carne sem carne com o porta-voz Paul McCartney. Trocadilhos líricos são aceitáveis.

O ChatGPT não apenas recomendou ideias atraentes para fotos de produtos e textos de anúncios, mas também criou esta título: “Viva uma vida sem carne com a torta de carne sem carne de Paul McCartney”.

Bravo, ChatGPT. Bravo.

 

Otimize suas Landing Pages

Você pode utilizar os prompts para identificar recomendações inteligentes de LP e compartilhá-las com confiança.

Prompt 3: O que uma pessoa pode fazer nesta página e por que ela gostaria de fazer isso? [URL da LP]

Essa é uma maneira rápida e direta de avaliar se o conteúdo da página e o CTA são apropriados para seus clientes em potencial.

Prompt 4: No momento, estou direcionando o tráfego de pesquisa paga para esta página de destino [URL do LP]. Como você sugeriria melhorá-lo para obtermos uma melhor taxa de conversão?

Este prompt pode fornecer conselhos gerais de LP em vez de revisar sua URL real, mas vale a pena seguir o conselho geral.

Prompt 5: Reescreva um título para [URL do LP] que explique [proposta de valor exclusiva] e inclua a frase [frase de palavra-chave].

Muitos títulos de páginas de destino ainda são cativantes em vez de claros. Use este prompt para criar uma sequência de correspondência de mensagem melhor e um conteúdo acima da dobra mais forte.

 

Crie uma análise SWOT para sua empresa

Obtenha uma visão geral objetiva dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças da sua empresa com este simples prompt:

Prompt 6: Por favor, escreva uma análise SWOT para produtos de energia EGO.

Com as respostas dadas pelo ChatGPT, que já vêm formatadas corretamente, você pode colar em um modelo pronto no Canva e, em menos de 5 minutos, você tem o produto finalizado.

 

Crie um plano de mídia de exibição

Prompt 7: Se eu fosse veicular anúncios da Impossible Foods na Rede de Display do Google, quais tipos de sites e canais devo segmentar?

É claro que nem todas as ideias podem fazer sentido, mas é mais fácil reduzir uma lista com 5 ideias sólidas do que começar a criar uma do zero.

 

Faça pesquisas de concorrentes

Prompt 8: Crie uma lista de concorrentes para [minha empresa] e seus gastos mensais estimados com pesquisa paga.

Fala sério, é impressionante! Mesmo sem dados financeiros específicos, você pode usar o ChatGPT para detalhar os detalhes de sua concorrência.

Prompt 9: Por favor, crie uma lista de concorrentes para pixeld.com. Liste o nome da empresa, a localização de sua sede, o porte da empresa (pequena, média ou grande) e se é concorrente direto ou indireto. Por favor, compile os resultados em um formato de tabela.

 

Investigue mudança de desempenho

Quando o desempenho muda drasticamente, as pessoas querem saber o porquê. Obtenha alguma ajuda investigativa do ChatGPT.

Prompt 10: Minhas conversões de tráfego pago caíram 20% mês a mês. Quais métricas e dimensões devo observar para encontrar a causa?

 

Gere um resumo do experimento

Traduzir os resultados do teste em forma de parágrafo pode ser uma tarefa árdua. Este prompt pode criar um resumo de experimento para você.

Prompt 11: Você está documentando um experimento de canal em que testou a hipótese de que [testar X] alcançará [resultado desejado]. Estes foram os resultados [Insira os resultados do teste]. Escreva-me um resumo do experimento respondendo à pergunta: Quais são as principais conclusões deste experimento?

 

Teste suas suposições

Não seja vítima do pensamento preguiçoso! Se você se esforça para tirar conclusões dos dados, use o ChatGPT para ajudá-lo a pensar sobre as coisas antes de apresentar suas descobertas às partes interessadas.

Prompt 12: Vou dizer ao meu cliente que o desempenho da pesquisa paga cai mês a mês devido à sazonalidade. Como eles poderiam responder que desafiariam minha conclusão?

Na próxima vez que você estiver lutando para encontrar a história por trás de seus dados, consulte o ChatGPT para obter novas ideias sobre como abordar sua análise.

 

Crie um e-mail de solicitação de orçamento

Prompt 13: Escreva um breve e-mail para um cliente solicitando um orçamento adicional de US$ 15.000, pois há uma oportunidade de aumentar o volume de leads abaixo do CPA desejado.

 

Personalize a comunicação para um tipo de personalidade

Estes prompts são baseados no exemplo anterior, mas complementam com perfis de personalidade.

Prompt 14: Usando o perfil DiSC, escreva um e-mail para a personalidade Dominante.

Prompt 15: Usando o perfil DiSC, escreva um e-mail para a personalidade Steady.

Perceba que, para a personalidade Dominante, o e-mail é concluído com uma linguagem bem decisiva: “Eu gostaria de manter a reunião tão breve quanto possível, mas ainda incluir todas as informações importantes”.

Já a personalidade Steady recebe uma chamada à ação de construção de relacionamento: “Por favor, me avise qual é a melhor data e horário para a reunião. Estou disposto a me ajustar ao seu cronograma.

Reforce suas habilidades de comunicação e torne mais fácil para as partes interessadas entender e concordar com suas recomendações com alguma ajuda da IA.

 

Obtenha o máximo do ChatGPT

O ChatGPT está sendo objeto de muitos debates, mas, claramente, não é apenas sensacionalismo, nem mesmo está 100% pronto para o combate.

Se você tratar o ChatGPT como um estagiário em fase de treinamento, ou seja, passando um tempo revisando e esperando erros, mas sem subestimar o seu potencial, com certeza recolherá bons frutos.

Este é apenas o começo.


Fonte: https://pixeld.news/

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Uma nova era na pesquisa global: Google lança multipesquisa IA que combina texto e imagens

 


Se você já achava a pesquisa do Google inteligente, vai ficar de queixo caído com a Pesquisa Múltipla da plataforma. 


Através do Google Lens é possível combinar textos e imagens para realizar uma busca mais ampla e refinada. 


O sistema é alimentado pela Multitask Unified Model (MUM).


Esta tecnologia de inteligência artificial é capaz de compreender informações em diferentes formatos, como textos, fotos e vídeos.


Depois, ela extrai conhecimentos e relações entre conceitos e ideias. Esperta, não é? 


🤝 Como o recurso pode te ajudar?

Na prática, um usuário pode exibir a foto de uma camisa de que gostou na Pesquisa do Google e perguntar ao Lens onde poderia encontrar a mesma estampa, mas em um tipo de roupa diferente, como uma saia ou meias.


Outra situação: foi passear de bicicleta e deu de cara com uma peça estragada?


É só apontar o telefone para o local e digitar “como consertar”. 

Vai aparecer tudinho. 


E aqui pode entrar outro serviço o Multipesquisa perto de mim.


Para arrumar a sua bike hipotética é só acrescentar “perto de mim” com a foto para encontrar uma um local que tenha a peça de reposição que você precisa.


Fonte: Pixel Diário

YouTube lança nova ferramenta de anúncios: o novo masthead de custo por hora

 

timing perfeito pode ser a diferença entre uma campanha decolar ou ir por água abaixo.


Pensando nisso, o YouTube lançou um masthead com segmentação de tempo para momentos estratégicos. 


Só para tirar a dúvida: masthead é um tipo de anúncio não pulável, que aparece em destaque no feed inicial da plataforma.


Voltando…


Agora, as marcas podem mostrar seus produtos antes, durante ou depois de eventos importantes. 


O recurso tem como base a lógica de que as pessoas são atraídas por ocasiões que podem vivenciar juntas, como o lançamento de um filme, um grande jogo, um feriado e assim por diante. 


🆙 Quem já se deu bem usando o masthead?


Um case para você se inspirar é do McDonald’s Brasil.


Durante a Copa do Mundo de 2022, a jogada foi contatar qualquer pessoa no país que estivesse assistindo ao YouTube, uma hora antes da partida entre Brasil e Camarões. 


A intenção era lembrar a galera de pegar os lanches da empresa antes do evento começar. 


A ação cronometrada gerou dezenas de milhões de impressões no período em que os torcedores estavam se preparando para a disputa.

Boa sacada!


Fonte: Pixel Diário

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

4 ações de trade marketing com experiências do BBB

 


trade marketing bbb

A primeira edição do BBB (Big Brother Brasil) foi exibida em 2002. Na edição deste ano, o programa completará 20 anos. Após várias edições de altos e baixos as últimas edições foram bem relevantes no mercado de marketing e essas ações podem servir como inspirações criativas para a sua empresa. 

Primeiramente, trade marketing tem o objetivo de aumentar as vendas e otimizar a atuação dos canais de distribuição.

Talvez você possa não assistir o BBB, mas precisamos concordar que é um programa relevante quando falamos de consumo. Neste post, trazemos 4 insights de ações de trade e estratégias que grandes marcas estão utilizando no programa e você pode se inspirar e reproduzir no seu varejo. 

  1. Crie uma experiência sensorial para o cliente;
  2. Tenha cotar dinâmicas e inteligência de consumo;
  3. Crie storytelling para criar uma mensagem clara;
  4. Tenha um planejamento de médio e longo prazo.

1. Crie uma experiência sensorial para o cliente 

Uma experiência sensorial começa quando conseguimos aguçar, ao menos um dos 5 sentidos (paladar, olfato, audição, tato e olfato) no nosso cliente. 

Um efeito construtivo essencial: poder criar, reforçar ou enfraquecer sinapses e circuitos nervosos que estruturam as nossas escolhas e gostos.

Foi exatamente isso que a Downy, marca líder em amaciantes no Brasil, conseguiu fazer, ao criar um ambiente incrível no almoço do líder. 

Uma ação que a Heineken implementou, criando essa experiência, é a Beer Cave. E uma câmara refrigerada, com  temperatura interna por volta dos 3°C, onde os clientes podem entrar e escolher as cervejas que desejam comprar.

2. Tenha cotas dinâmicas e inteligência de consumo  

Assim como no varejo temos espaços disponíveis para ações de trade, no BBB é chamado de cotas. A maior é a cota big, adquirida pelas Americanas, PicPay e Avon. Essa cota a marca aparece em todos os pontos de contato do programa, ele estará presente em toda a jornada, independente do canal ou plataforma, incluindo chamadas e vinhetas na TV, entre outros benefícios. 

A cota dinâmica vai comercializar espaços como Mercado, Pagamento, Almoço do Líder, a, Almoço do Anjo e Cinema. Você pode usar esse modelo de cota para categorizar espaços da gôndola da sua loja, entender quais produtos vendem mais expostos em determinados espaços. 

Utilizar da inteligência de consumo do cliente. A Smarket, pode te auxiliar nesse processo!

Saiba como rentabilizar as áreas da sua loja através do E-book Ninja do Trade Marketing.

3. Crie storytelling para criar uma mensagem clara 

Já pensou em como você conta uma história para o seu cliente? 

Um dos insight mais valiosos que podemos aprender com o BBB é que o público consome histórias, é dessa maneira que um participante pode ou não ganhar o reality. 

O storytelling é a prática de desenvolver uma narrativa em torno de um produto na intenção de agregar mais valor a ele e à marca. Você pode aplicar a prática da seguinte maneira:

  • Um personagem: o seu consumidor; 
  • Ter um problema: consumidores compram soluções para problemas internos; 
  • Encontra o guia: o consumidor busca um guia de como chegar na solução do seu problema.  

Um bom exemplo é a 99 app, a primeira empresa de mobilidade a investir no programa. Segundo Juliana Biasi, diretora de marketing da 99, a empresa tem um “olhar para a jornada e cria conexão em todos os pontos de contato.” E com a ação do almoço do anjo eles conseguem atingir claramente este objetivo.  

Como funciona a prova do anjo? O participante que ganha a prova, ganha o poder de anjo e tem a possibilidade de ver os seus familiares via um vídeo em um almoço super agradável, proporcionado pela marca anunciante. 

Na ação deste ano a 99 app leva um motorista parceiro para dar a notícia da surpresa do anjo – que no caso é o vídeo dos familiares – e assim reforça seu posicionamento de cuidado. 

4. Tenha um planejamento de médio e longo prazo

O anunciante PicPay, conhecido por sua política de cashbackanunciou no ano de 2021 no programa e teve um retorno de 30% a mais de usuários na plataforma comparado ao ano anterior. 

De acordo com a empresa esse crescimento foi devido ao programa no Big Brother Brasil. Eles entenderam que quanto mais visibilidade, maior às oportunidades na mídia massiva que aproxima a marca das pessoas.

Este ano a empresa investiu novamente no programa e de forma estratégica, em vários momentos. O principal método de pagamento e  forma de transferência de “estalecas” – a moeda dentro da casa –  é feita pelo aplicativo, mostrando como é simples e rápido. Eles também estão presentes na prova do líder e na escolha de alguns elementos da festa do líder. 

O planejamento é importante para que a empresa consiga de forma estratégica, seguir às práticas de storytelling, prever o crescimento, se posicionar e aproveitar o grande potencial e visibilidade que o BBB pode trazer. 

Como aplicar trade marketing no seu varejo

Ao longo do programa o BBB 22 vai trazer 95 episódios. Conforme as ações de trade forem acontecendo, e, vamos trazer mais insight para que você possa aplicar no seu varejo. 

Enquanto isso, você pode ler mais no nosso blog como elaborar estratégias de trade marketing no varejo e quais são os fatores críticos de sucesso do trade marketing. Esses conteúdos podem te ajudar a entender mais sobre como ter ainda mais sucesso em suas ações de trade.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e aplique as ideias propostas aqui. Nos conte nos comentários se você aplicou alguma dessas ideias ou assiste ao BBB?


Fonte: https://smarket.com.br/acoes-de-trade-marketing-do-bbb-experiencias/?utm_campaign=nova_news_-_fevereiro_1&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

5 tendências da NRF 2023 para aplicar no seu negócio

 


NRF

Neste mês (janeiro) aconteceu a edição anual da NRF – Retail’s Big Show em New York, o maior evento de varejo do mundo, que reúne os melhores e maiores players do mercado e define os próximos passos do varejo mundial. O objetivo do encontro é apresentar e discutir sobre as maiores tendências, novidades e gestão do setor. Confira abaixo 5 tendência e destaques que encontramos nesta edição no NRF e que podem ajudar o seu varejo a decolar e sair na frente dos concorrentes: 

Novos modelos de negócios baseados no ESG 

É possível fazer mais pelo nosso planeta! É com esse pensamento que se falou sobre ESG na NRF 2023, uma estratégia para tornar os negócios mais sustentáveis – e também bem vistos pelos clientes. Numa realidade pós pandêmica, o tema sustentabilidade foi inserido diretamente no DNA das empresas, que estão cada vez mais repensando os modelos de negócio e de olho em descentralizar o supply chain. 

Andrea Bell, VP de consumer insights da WGSN, enfatizou o tema: “A natureza torna-se parte efetiva do board das empresas. Não dá mais para não pensar em sustentabilidade e isso tem que ser parte vital da estratégia dos negócios”.

Garantia de execução omnichannel no varejo

O omnichannel é um assunto já recorrente na NRF e uma realidade para a maioria dos varejistas, mas mesmo o assunto se repetindo nos últimos anos de evento, o foco muda: neste ano, o objetivo era garantir a plena execução da estratégia. Antes, pensava-se no enfraquecimento da loja física diante do e-commerce, hoje se vê a loja física como uma aliada de todos os canais, servindo como um ponto de encantamento e de contato com o cliente, quase como a ideia de um show room. 

“Menos tráfego e mais transações omnicanal são reflexos da pandemia que obrigou as redes varejistas a otimizar seu portfólio de lojas. Com mais vendas digitais, a loja que permanece aberta precisa oferecer uma experiência superior para justificar o espaço”, comenta Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail.

Adaptação das lojas ao metaverso

O assunto mais bombado da NRF 2022 com certeza foi o metaverso e ainda rendeu muito assunto na edição de 2023!

A grande novidade deste ano em relação ao ano passado foram os expositores de metaverso e em como as lojas podem se adaptar para este modelo totalmente imersivo. As principais empresas que estiveram no evento foram ByondXR, Rooom, BigThinx e ReadySet. A ByondXR, por exemplo, é uma companhia de retail-tech que desenvolveu uma plataforma de e-commerce imersiva. O objetivo da empresa é auxiliar marcas, varejistas e atacadistas a criarem lojas virtuais e showrooms no metaverso.

Já a ReadySet foi a primeira a ter um software de realidade virtual 3D imersivo projetado para varejistas e pesquisadores.

O ambiente virtual, como o dos games, gera uma identidade digital com os consumidores e deve continuar a ser desenvolvido e discutido no universo do varejo.

Geração Z preza por sustentabilidade

O mundo mudou e, com ele, o perfil dos consumidores também. Precisamos estar atentos à geração que é rápida, sofisticada, exigente e preocupada com sustentabilidade, meio ambiente e causas sociais! Essa é a Gen Z, composta por quem nasceu entre 1996 e 2010, e considerada a “primeira tribo de nativos digitais”, segundo a agência de publicidade Sparks & Honey

Um dos pontos discutidos no painel da Gen Z foi de que temos uma geração repleta de contradições. Esse é um ponto-chave para compreender a dinâmica e o comportamento fluido dessa geração que busca tecnologia constantemente. Um dado interessante mostrado pela AdWeek mostrou em pesquisa que 50% dos jovens da Geração Z declararam que pensam em fazer suas próprias roupas, enquanto mais de 25% declararam serem muito parcimoniosos com o consumo de moda. Tentam conciliar a auto expressão com o repúdio ao descarte e ao altamente perecível. Podemos visualizar uma ponta de sustentabilidade e consciência no consumo, certo? 

Personalização na jornada do cliente

Cada vez mais os consumidores querem se sentir especiais e valorizados pelas marcas. Se trata de conectar-se com seu cliente e atender suas necessidades mesmo que elas mudem com o passar do tempo. E tudo isso precisa estar ligado à jornada do cliente! 

Independente do mercado, as empresas precisam entregar mais do que “apenas” um produto. Os consumidores querem experiências inesquecíveis para que se sintam fidelizados a uma marca. Paige Thomas, da Saks, falou sobre tirar, cada vez mais, os pontos de fricção de uma jornada de compra para que o processo seja multicanal e voltado à experiência. Ela estima que tenha investido cerca de US$ 200 milhões nestes processos. E tudo para favorecer a jornada do cliente. Atualmente, parece algo extremamente complexo “só” vender. E é inegável que poucas pessoas ainda queiram “só” comprar. A valorização da experiência, da personalização, do encantamento precisa fazer parte.

Já Jeff Gennette, CEO da Macy’s, outra loja de luxo e presente em pontos relevantes da cidade de New York,  trouxe alguns conceitos conhecidos por aqui como o demand forecasting, que é, basicamente, o entendimento que o cliente quer mais do que o produto. Quer o transformacional. A Nike, por exemplo, está oferecendo este “algo a mais” em uma loja da 5ª Avenida, onde oferece uma quadra de basquete totalmente interativa para os seus consumidores testarem os tênis. 

Agora que você está por dentro das últimas novidades e insights do melhor do varejo mundial, que tal pensar internamente na sua empresa e otimizar os seus processos? 

Aqui na Smarket nós otimizamos todo processo promocional, dando ao varejista maior agilidade e segurança nos processos, diminuindo erros e refações, facilitando e automatizando o dia a dia do varejo. Permitimos uma clara visualização dos resultados alcançados e o acompanhamento do ROI das ações promocionais em tempo real. Com esses dados, é possível avaliar o desempenho das campanhas e promocionar de forma mais inteligente!


Fonte: https://smarket.com.br/5-tendencias-da-nrf-2023-para-aplicar-no-seu-negocio/?utm_campaign=nova_news_-_fevereiro_1&utm_medium=email&utm_source=RD+Station