terça-feira, 31 de janeiro de 2023

10 principais ferramentas para tornar seu home office mais produtivo

Escrito por Rakky Curvelo

Apesar de trabalhar em casa ter suas vantagens, como a possibilidade de organizar melhor o tempo e ter mais qualidade de vida, há alguns desafios que você precisa contornar, como a falta de foco e de horários pré-definidos. É por isso que o uso de ferramentas para home office tem se tornado indispensável nessa modalidade de trabalho.

Seja para agilizar a comunicação com a equipe e os clientes, seja para melhorar a eficiência na gestão de tarefas, o uso dessas ferramentas é cada vez mais essencial para o aumentar sua produtividade.

Neste post, você vai encontrar dicas essenciais para ser mais produtivo. Continue a leitura e confira as 10 principais ferramentas para home office para ajudar nessa missão.

Como ser mais produtivo no home office?

Interrupções, falta de foco e de objetivos claros são alguns dos fatores que prejudicam a realização das atividades no seu trabalho remoto. Confira nossas dicas para tornar o home office mais produtivo:

Tenha um local adequado

O primeiro passo para um home office eficiente é ter um espaço específico para trabalhar. Esse cuidado é fundamental para manter o foco, pois ajuda seu cérebro a entender que, quando você está naquele lugar, é momento de se concentrar no trabalho.

Se for montar um escritório em casa, crie um espaço especialmente para isso, seja em um cômodo que não está sendo usado, seja acrescentando mesa e cadeira em um cantinho do quarto.

Defina um horário

Não é porque você está trabalhando no home office que deve iniciar suas tarefas quando bem entender. Definir um horário para começar e para terminar é essencial para não comprometer a produtividade.

O ideal é também ter um horário certo para almoçar e para o lanche da tarde. Além de poder se alimentar com mais tranquilidade, evita paradas aleatórias no momento do trabalho.

Evite distrações

Trabalhar no home office traz a possibilidade de uma série de interrupções. Entrar nas redes sociais, ser interrompido por familiares ou realizar tarefas domésticas "rapidinho, só para adiantar" são algumas delas.

É preciso ter cuidado e evitar essas tentações que prejudicam a produtividade. Para lidar com a situação, procure não usar o celular fora de hora e reduza o uso de aplicativos. Sentar-se no sofá em frente à TV também não é uma boa ideia.

É importante conversar com a família para que entendam que, apesar de estar em casa, aquele é o seu horário de trabalho. Por esse motivo, você não deve ser interrompido e precisa ter a rotina respeitada por todos.

Estabeleça metas

Outra dica para se manter produtivo no home office é estabelecer metas, prazos e objetivos a serem alcançados. Dessa forma, você visualiza quais são as tarefas que devem ser cumpridas naquele dia, o que ajuda a evitar uma queda no desempenho.

 

Comunicação

Uma boa comunicação entre os membros da equipe é fundamental para a fluidez e a produtividade no home office. Veja algumas que não podem faltar.

1. Slack

Basicamente, o Slack atua como um chat em tempo real, reunindo toda a comunicação da equipe em um só lugar. Além de evitar a mistura de conversas pessoais e profissionais, como no WhatsApp, é integrado a serviços como Google Drive, Trello e Office, permitindo o envio de áudios, arquivos e links.

2. Zoom

Zoom é uma ferramenta de videoconferência para manter o fluxo de reuniões internas e o contato com clientes de forma remota. Mantém a qualidade de comunicação, mesmo comportando mais pessoas ao mesmo tempo.

3. Microsoft Teams

Um dos principais diferenciais da plataforma de reuniões virtuais Microsoft Teams é ser totalmente integrada ao pacote Office. Isso permite editar documentos com a equipe online e em tempo real. Além disso, oferece 10GB de armazenamento, separa conversas em canais abertos ou fechados e suporta até 10 mil usuários.

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4. Skype

Uma das ferramentas para home office mais usadas para videoconferências e mensagens instantâneas. Entre as vantagens do Skype, está a possibilidade de uso em diversos tipos de dispositivo, além de permitir o envio de arquivos, gravação e compartilhamento de tela.

Compartilhamento de arquivos

Compartilhar e armazenar arquivos de forma rápida e segura é outra grande necessidade no trabalho remoto. Confira as ferramentas para home office que auxiliam nessa tarefa.

5. OneDrive

OneDrive consiste em uma ferramenta de armazenamento em nuvem. Com ela, você pode integrar todos os aplicativos que fazem parte do pacote Office, mesmo com a versão gratuita, que também permite a edição de arquivos.

6. Box

Serviço gratuito de armazenamento de arquivos, o Box é indicado para quem deseja salvar e compartilhar documentos de forma rápida e com segurança. Outra vantagem é a possibilidade de usar o aplicativo para sincronizar dispositivos.

7. Dropbox

Outra forma de enviar arquivos com segurança, o Dropbox é fácil de usar e permite organizar todos os arquivos para web. Isso torna mais prática a tarefa de encontrar a última versão de um documento, favorecendo a produtividade no home office.

Gestão de tarefas

Tarefas repetitivas e entediantes precisam ser automatizadas para garantir um trabalho mais produtivo no seu home office. Por isso, não deixe de considerar as dicas a seguir.

8. Zapier

Zapier conecta seus principais aplicativos e ajuda a automatizar os processos. Além de proporcionar mais tempo para você focar em outras atividades, evita a ocorrência de erros humanos que possam prejudicar sua produtividade.

9. Confluence

Ferramenta útil para organizar arquivos digitais em único lugar, o Confluence oferece um espaço de trabalho flexível. Além disso, pode ser usado para compartilhar informações e atualizações do negócio, o que ajuda a promover uma forte cultura organizacional.

10. FlowUp

Perfeita solução para agilizar o gerenciamento de tarefas e projetos, o FlowUp permite acompanhar e coordenar diversas tarefas e projetos. A ferramenta ainda acompanha recursos como compartilhamento de arquivos, geração de relatórios e acompanhamento do tempo gasto para a realização de cada tarefa.

O trabalho a distância exige foco e muita disciplina para evitar quedas na produtividade. O uso de ferramentas para home office é essencial para facilitar a rotina, trazendo mais eficiência e agilidade nas tarefas. Por isso, não deixe de avaliar aquelas que podem facilitar o seu dia a dia.

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quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Como fazer um relatório: dicas para marketing e vendas

Escrito por Rodrigo Souto 

A criação desse documento não precisa ser um bicho de sete cabeças, não! Para superar os desafios e entregar um bom relatório, alguns pontos importantes devem ser considerados com atenção pelos times de marketing e vendas.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial para mostrar a você como fazer um relatório eficiente, com as informações certas para sua empresa. Se interessou pelo assunto? Vamos em frente, então!

Qual é a importância dos relatórios nas áreas de vendas e marketing?

Relatórios de marketing e vendas apresentam informações importantes sobre um produto ou serviço de uma empresa, contendo os números mais relevantes para os times de marketing e vendas.

É comum encontrarmos nesses relatórios informações como:

Como falamos, relatórios também auxiliam na tomada de decisões, já que você se baseará em dados concretos. Outro benefício é que as informações geradas contribuem para a otimização de estratégias e processos, bem como para o acompanhamento dos resultados de ações de marketing e vendas.

A verdade é que esses documentos são essenciais se você deseja obter resultados melhores. Relatórios são imprescindíveis para que profissionais de marketing e gestores possam identificar falhas e oportunidades, realizando os ajustes necessários, como a correta definição das cotas de vendas, para alcançar os objetivos.


Quais elementos não podem faltar em um relatório?

Agora que você conhece a importância de contar com os relatórios para fazer a análise de estratégias, tanto nas vendas quanto nas campanhas de marketing, é hora de entender o que precisa incluir no seu relatório.

Título

Pense que o relatório é um documento organizado, claro, objetivo e capaz de sintetizar diversos pontos importantes de uma determinada situação, seja ela uma análise das vendas ou a verificação dos resultados de alguma campanha.

Isso significa que todos os seus elementos devem ser pensados para esclarecer a situação para os possíveis leitores. Logo, o título tem que apresentar o assunto do relatório e incluir a data ou o período a que ele se refere.

Então, vale escolher um título que abrace os principais temas do conteúdo desse documento, apresentando de maneira clara qual é a proposta desse documento. Um bom exemplo de título é: Relatório da Campanha de Marketing (nome da campanha) de 20XX.

Introdução

Para você construir uma introdução mais objetiva, que traz as principais informações que serão distribuídas por todo o material, recomendamos que pense nela só após ter concluído boa parte do seu relatório. A introdução normalmente apresenta 3 subdivisões:

  • apresentação do tema;
  • detalhamento dos processos envolvidos;
  • resumo dos resultados.

Por meio da introdução, indivíduos que não estavam ligados diretamente ao projeto conseguem compreender as informações mais relevantes para analisar o conteúdo das páginas seguintes.

No início, vale explicar sobre o projeto da campanha ou o período de vendas em análise, por exemplo. Depois, basta citar alguns aspectos relevantes sobre os recursos utilizados, prazos e informações pontuais dos processos que envolveram cada etapa do projeto. Finalmente, vale apresentar de maneira resumida alguns resultados obtidos.

Desenvolvimento

O desenvolvimento representa a maior parte do relatório. Você tem liberdade para inserir elementos variados e escolher uma estrutura própria, que seja adequada ao tipo de projeto. Nas campanhas de marketing, por exemplo, vale a pena segmentar o desenvolvimento por cada canal de comunicação utilizado — redes sociais, e-mail, site ou mídia tradicional.

Já para o desenvolvimento de um relatório de vendas, é possível segmentá-lo por período, produto, área de venda, vendedor ou qualquer outra classificação que faça sentido para o objetivo de apresentação do relatório.

Também destacamos que o desenvolvimento deve ser detalhado, mas não muito extenso, ao ponto de atrapalhar uma leitura completa. Um bom relatório pode ser lido com apenas algumas horas de atenção. Um tempo de leitura longo demais pode dificultar a distribuição dessas informações para os outros membros da equipe.

Conclusão

Uma importante ressalva é que muitas pessoas normalmente pulam da introdução para a conclusão. Por isso, você pode incluir algum detalhamento adicional na conclusão para orientar os leitores sobre os resultados que são apresentados nessa etapa.

A fim de criar um texto mais objetivo, você pode apontar os resultados diretamente no texto e criar notas de rodapé que indiquem em que página do desenvolvimento do relatório há mais informações acerca dos dados apresentados. 

Referências

Por fim, as referências precisam ser breves e esclarecer as principais fontes que foram utilizadas para embasar os dados e registros apresentados no seu relatório.

Essa etapa normalmente recebe menos atenção, mas você precisa ter em mente que o cuidado ao organizar as referências é um bom indício do profissionalismo e da competência dos envolvidos na criação do relatório. Por isso, é importante dedicar tempo suficiente a essa etapa.

Depois de entender a importância dos relatórios para as áreas de vendas e marketing, chegou o momento de descobrir como você pode elaborar um documento objetivo e relevante para a sua empresa. Vamos lá?

1. Tenha objetivos claros

Quais respostas você deseja extrair do relatório de marketing e vendas? Nesse primeiro momento, é preciso entender o que é importante, para assim conseguir criar um documento alinhado às expectativas e necessidades da empresa. Não se esqueça de que seus objetivos devem ser claros, mensuráveis e alcançáveis. Usar as metas SMART ou a metodologia OKR é uma boa saída.

Os objetivos podem ser relacionados com o número de vendas, o faturamento, o desempenho dos times ou dos profissionais individualmente, a felicidade organizacional etc.

Avaliar os objetivos é importante para encontrar boas ideias que vão ajudar a melhorar a performance do negócio. Por meio deles, e com o uso de ferramentas adequadas, fica mais fácil pensar de modo estratégico.

2. Defina bem as métricas e informações necessárias

Nesta etapa, recomendamos que você liste aquelas informações indispensáveis no relatório de vendas e marketing. O que a diretoria espera ver? Quais dados são essenciais para avaliar e acompanhar a performance dos times? Quais números mostram a evolução das equipes?

Confira algumas métricas que são normalmente analisadas:

O uso de uma ferramenta que auxilie no acompanhamento dessas métricas é fundamental para entendê-las e usá-las adequadamente na empresa; inclusive, consultar e atualizar essas informações deve fazer parte dos seus hábitos diários. Os relatórios serão fundamentais na hora de ajustar pontos críticos.

3. Faça análises micro e macro

Você não pode esquecer as análises micro e macro no relatório de marketing e vendas, já que é importante considerar as diversas variáveis que podem afetar sua empresa, seja direta ou indiretamente.

Saiba que essas análises contribuem para a escolha de ações mais inteligentes e eficientes. Também ajudam uma marca a se adaptar e se posicionar diante de mudanças, em especial as externas.

Ainda é válido observar o mercado e avaliar fatores externos — claro, sem deixar de lado os internos. Quem sabe você não encontre tendências e inovações que possam ser úteis na hora de gerar relatórios e conseguir melhorar o desempenho e a produtividade dos times de vendas e marketing.

4. Defina um formato

Aqui, é importante pensar em um formato capaz de organizar as informações de maneira clara e objetiva. Você pode começar com uma introdução sucinta e, depois, desenvolver os conteúdos para que sejam fáceis de compreender. Na conclusão, a ideia é destacar os pontos mais relevantes do relatório.

Além de contar com a ajuda de um designer, saiba que pela internet é possível encontrar templates editáveis de relatórios de marketing e vendas. Algumas ferramentas, como Infogram e Prezi, também ajudam a criar esses documentos. Na dúvida, o PowerPoint continua sendo uma boa alternativa.

Independentemente do formato escolhido, lembre-se sempre de adotar uma linguagem padronizada para seus relatórios, tudo bem? Uma boa dica é seguir o formato que apresentamos no tópico anterior, com título, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências.

5. Preste atenção aos processos

Observe os processos das equipes de marketing e vendas. Eles são claros e objetivos? Existe padronização no dia a dia? E o mais importante: esses processos são mensuráveis? Este ponto é indispensável para acompanhar o desempenho dos times de perto e realizar as mudanças necessárias para conquistar resultados satisfatórios.

Nesse sentido, é importante fazer um diagnóstico sobre como melhorar os processos das equipes. Com ele, você consegue identificar quais são os pontos fracos e fortes, além de encontrar maneiras de tornar as atividades mais fluidas e eficientes.

Construir um mindset ágil na empresa, apostando em metodologias como o design thinking também pode ser interessante para obter melhores resultados. Lembre-se ainda de encontrar maneiras de motivar uma equipe. Esses pontos podem trazer números melhores para o seu relatório.

6. Utilize uma boa ferramenta

Essa é uma recomendação importante sobre como fazer um relatório de marketing e vendas. É comum que profissionais sintam dificuldade esse tipo de documento. Então, para tornar o processo mais fácil, o ideal é contar com boas ferramentas de visualização de dados.

Pela web, você encontra muitas opções gratuitas e pagas. O software de Gestão de Relacionamentos com o Cliente (CRM), por exemplo, se torna uma boa alternativa para quem quer automatizar a tarefa e evitar falhas humanas.

Vale contar também com exemplos de relatório para facilitar sua vida. Procure na internet ou veja se o software que você adotou disponibiliza algum modelo. Assim, basta encontrar o que mais agrada você e realizar as adequações necessárias.

Como a tecnologia pode ajudar na criação de relatórios?

A tecnologia está mudando o futuro do escritório, concorda? Então, fica evidente que, ao escolher um sistema adequado, você pode contar com diversas funcionalidades importantes para elaborar relatórios incríveis para apresentar ao alto escalão da empresa. Eles também serão muito úteis para ajudar sua equipe a compreender como melhorar ainda mais o desempenho.

Com um bom software, é possível tornar as informações mais visuais, facilitando o entendimento e deixando sua apresentação mais fluída e agradável. Um relatório bem elaborado consegue inclusive passar insights sobre soft skills e hard skills que podem ser melhoradas para que os profissionais aumentem seu desempenho.

Ainda é viável obter dados e informações relevantes para construir um conteúdo que entregue mais valor às pessoas que consultam o relatório. A ideia é que não fiquem dúvidas sobre os elementos apresentados no documento.

Como a HubSpot pode ajudar?

CRM da HubSpot é a solução ideal para criar relatórios completos e relevantes. Com a nossa ferramenta, é possível incluir todos os dados de marketing e vendas da empresa em um só lugar, com as integrações dos softwares Marketing Hub e Sales Hub. Assim, fica mais fácil fazer relatórios, não acha? Além disso, o acesso às informações é facilitado para todos os profissionais, ainda mais no caso de quem opta por trabalhar de casa.

Veja outras vantagens do software:

  • elaboração de relatórios personalizáveis do zero;
  • diversos tipos de gráficos disponíveis;
  • criação de relatórios com base em qualquer aplicativo integrado;
  • biblioteca de modelos de relatórios;
  • visualização dos dados da empresa em tempo real;
  • painéis personalizáveis para organizar metas importantes;
  • envio de relatórios para times, diretores etc.

Você já sabe como fazer um relatório eficiente! A tarefa fica mais fácil quando é automatizada, não é mesmo? Agora que você conhece mais profundamente o assunto, poderá escolher as melhores estratégias e ferramentas para gerar documentos completos e focados em melhorias.


sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Copy para vender serviços: 4 técnicas vitais para converter mais clientes

 Por GUSTAVO GOMES

Você pode produzir um texto muito bem escrito, com muitas informações ricas e relevantes para o seu público, mas se não aplicar técnicas de copywriting, provavelmente seus materiais não converterão leads. É aí que está a importância do copy pra vender serviços.

Principais aprendizados deste artigo:

  • Copywriting é uma técnica de escrita persuasiva que voltou a ganhar notoriedade pela sua significativa contribuição nas estratégias de marketing digital.
  • Uma boa copy de vendas é aquela que gera conexão, transformação e senso de urgência nos leitores. 
  • Para dar o tom de voz correto para as copys (textos), é primordial que as empresas criem uma persona. Esta ferramenta ajuda a entender os desafios e a linguagem utilizada pelo público a ser alcançado.
  • Os gatilhos mentais também são instrumentos que favorecem os bons resultados das copys. Os mais aplicados são: reciprocidade, prova social, escassez e urgência. 
  • As técnicas de copywriting podem ser utilizadas para conduzir os leads durante toda a sua jornada de compra, até a fidelização. Conhecer todo esse processo é fundamental. Para saber mais, confira o conteúdo: Sucesso na Jornada do Cliente: da pré-venda ao pós-venda

Copy é como chamamos as estratégias de copywriting. Trata-se de técnicas de escrita que persuadem os leitores e incentivam a tomada de determinadas ações, como por exemplo, baixar um conteúdo, se inscrever para um evento, ou então, comprar determinado serviço.

O copywriting pode (e deve) ser utilizado para diversas outras ações, porque seu objetivo é persuadir e converter, independentemente da etapa do funil de vendas ou marketing em que o leitor se encontra.

É por isso que uma copy ruim, ou simplesmente a ausência de técnicas de copywriting em seus conteúdos, é uma barreira para que suas conversões aumentem, e contribui para que você desperdice tempo e recursos financeiros produzindo esses materiais.

Por outro lado, uma boa copy é aquela que é capaz de elevar suas conversões e criar mais oportunidades de vendas. Para isso, ela deve promover, entre outros elementos:

  • urgência;
  • transformação;
  • conexão;
  • exclusividade.

Se você quiser saber mais sobre essa técnica e entender como criar uma copy para vender serviços que realmente traz resultados, é só continuar conosco e acompanhar a leitura deste artigo!

O que é copywriting?

Copywriting, como definimos no início, é uma técnica de escrita que tem como objetivo a persuasão e a conversão dos leitores.

Por meio de gatilhos, o copy, que refere-se a um texto, é capaz de estimular o leitor as ações que colaboram para que uma empresa alcance seu objetivo, como:

  • comprar um serviço;
  • baixar um conteúdo;
  • acionar um vendedor ou iniciar uma conversa;
  • solicitar um orçamento;
  • iniciar um teste gratuito.

Esta é uma técnica muito conhecida na publicidade, e já era utilizada desde o século XIX para escrever anúncios em jornais. Um redator publicitário, portanto, também era conhecido como um copywriter.

No entanto, a definição do que faz um copywriter mudou conforme a ascensão do marketing digital, o termo ganhou um novo conceito. 

As técnicas de copywriting são mais direcionadas para a atração e conversão rápida dos leads dentro de uma estratégia de marketing digital, enquanto a redação publicitária se concentra em campanhas publicitárias mais robustas, que podem ocorrer também nos meios tradicionais e off-line.

Perceba que, em cada uma dessas estratégias, o público tem uma experiência de compra muito diferente. Na publicidade “tradicional”, ao ver um anúncio, pode ser que o público não consiga tomar uma ação imediata, dependendo de como foi impactado.

No meio digital, ao se deparar com um anúncio, o leitor consegue tomar uma atitude naquele exato momento. O papel do copywriting dentro dessa estratégia, é incentivar essa ação.

Técnicas de copy para vender serviços

1. Persona 

persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal, desenvolvida a partir de dados verídicos. Ela representa o decisor do processo de venda, e te ajudará a mapear o seu comportamento de compra.

Ao construir sua persona, você deve sinalizar informações importantes, como idade, gênero, cargos, estado civil, hobbies, desafios, interesses etc. Tudo isso cria um tom de voz, uma linguagem específica que faz com que essa persona se identifique com o seu texto. 

Com isso, você pode escrever uma copy para vender serviços que esteja alinhada com o seu público. Este é o primeiro passo para começar a obter mais resultados com essa estratégia. 

2. Títulos atrativos

título é o primeiro elemento de uma copy que o leitor encontra, e é por essa razão que deve ser o mais atrativo possível, fato que também o torna desafiador.

Vamos a um exemplo de copy para vendas de um serviço de consultoria empresarial. Ao invés de simplesmente colocar o título de um material como “Consultoria empresarial em São Paulo”, experimente:

“Transforme o seu modelo de negócio de acordo com as novas regras do mercado”

Repare que esta copy gera urgência, por precisar acompanhar o novo comportamento do mercado, e também transformação, já que proporciona um aperfeiçoamento na empresa do leitor.

Conheça palavras poderosas que chamam a atenção dos clientes:

3. Gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são peças-chave para uma copy para vender serviços. 

gatilho mental de prova social, por exemplo, é utilizado como uma espécie de evidência para mostrar que existem outras pessoas comprando e aprovando o seu serviço. Em modelos de negócio B2B, onde as tomadas de decisão são mais racionais e os números tendem a acelerar este processo, esse gatilho é muito poderoso.

Veja a diferença:

Você pode dizer “Muitas empresas já testaram e aprovaram nossa solução”. Mas, se quiser melhorar sua copy de vendas e aumentar sua conversão, pode dizer:

“Mais de 4000 empresas iniciaram um teste grátis e aprovaram nossa solução”

4. Crie conexão com as perguntas certas

É essencial que a copy para vender serviços consiga estabelecer uma conexão com o leitor. Este é um dos fatores que incentivará uma tomada de decisão rápida para converter os leads.

As perguntas são uma ferramenta que viabilizam isso, no entanto, elas devem ser feitas de maneira estratégica. Caso contrário, ao invés de aproximar o seu lead, você correrá o risco de afastá-lo. 

Neste contexto, é preciso fazer perguntas que gerem concordância nos leitores, ou seja, perguntas que tenham “sim” como resposta. 

Vamos supor que você venda um serviço de coaching profissional, e observe as seguintes alternativas de copy:

  • “Buscando a ajuda de um coaching de carreira?”;
  • “Cansado de se sentir insatisfeito com a sua carreira?”.

Qual destas opções você acredita que gera mais conexão com o público que precisa deste serviço?

A segunda, concorda? Este é um bom exemplo de copy para vendas, porque ele foi capaz de destacar a dor do lead e criar identificação com o leitor. 

Agora que você conheceu as quatro dicas mais fundamentais para criar uma copy para vender serviços que realmente converte, lembre-se de que, dentre elas, a persona é um dos pilares para sustentar essa estratégia de forma consistente.

A persona o ajudará a alcançar seus clientes ideais, com maiores chances de fechar negócio com a sua empresa.