quinta-feira, 19 de maio de 2022

Propósito de marca: o que é e como implementá-lo em seu marketing


Coca-Cola, Apple, McDonalds e até a Tesla têm algo em comum que vai além do sucesso e longevidade. São empresas com um propósito de marca bem definido e tão estruturado, que ele está em tudo que fazem — e, mesmo que não pareça claro, faz parte da sua essência.


Mas isso quer dizer que um dos pilares para o sucesso é ter um propósito de marca? Ele pode não ser o responsável unânime, mas auxilia bastante para que a empresa tenha um direcionamento, além de ajudar no engajamento e no planejamento estratégico de marketing.

Sabemos que, hoje, isso é fundamental. Então, quer saber como implementar o seu? Por aqui, vamos mostrar o que é o propósito de marca e como colocá-lo em prática. Confira!

O que é propósito de marca?

Confundido quase sempre com missão, o propósito da marca diz por que a empresa existe. Isto é, sua essência, o motivo por que foi criada e o que ela quer que o mundo experimente quando utilizados seus produtos ou serviços. Por isso, é muito importante que ele esteja claro pra que os clientes o percebam, sendo um dos primeiros fundamentos pra guiar as ações do negócio.

Qual é a importância de ter um?

Um número considerável de pessoas é mais guiado pelos ideais da marca do que exatamente pelo preço. Essa não é uma afirmação vaga: de acordo com Ana Couto Branding, 70% preferem consumir de empresas que têm a mesma compatibilidade de aspirações que as suas.

E qual é a melhor maneira de apresentar os seus ideais? É claro que é pelo propósito da marca. Afinal, é nele que estão os objetivos da empresa, além de ser a maneira mais evidente de mostrar no que a marca acredita.

Quais são os benefícios do propósito de marca?

Só por deixar claro qual é o objetivo da existência da empresa, já é possível entender um dos seus principais benefícios para um negócio.

Saber por que sua marca existe é uma das melhores ferramentas para tomar decisões mais alinhadas, além de ser fundamental para uma estratégia de marketing bem-sucedida. Porém, os benefícios vão além. Vamos apresentar quais são os principais a seguir!

1 - Aumento das vendas

Um pensamento importante sobre vendas, especialmente quando se trata do online, é a importância da identificação. Existem milhares de pessoas na internet e, mesmo que seu produto seja o melhor, você nunca conseguirá atrair todo mundo. Não só porque seu marketing pode ser ineficiente, mas também porque nem todos se identificam com o que seu negócio representa, com o storytelling que está contando.

Ter um propósito de marca bem definido auxilia nessa questão. Não porque você comercializa seus produtos e serviços pra todos, mas porque existe uma identificação verdadeira do cliente com a sua marca — portanto, as chances de fechar uma compra são maiores.

2 - Mais engajamento

Antes da internet, o consumidor era bem passivo, tinha poucos canais pra reclamar e ser visto, seja pela empresa ou por outros compradores. Agora, a internet é um grande canal para que ele possa mostrar a sua insatisfação, como também para acompanhar a marca com muito mais proximidade.

Isso trouxe uma nova responsabilidade às empresas, pois elas precisam desenvolver uma relação com o cliente e necessita de gerar engajamento. Porém, para isso, a identificação é fundamental. E aí entra o propósito da marca!

Quando o cliente vê que seus ideais estão relacionados com a marca, ele se sente parte dela. Isso o torna mais engajado em não só comprar seus produtos, mas também divulgá-los espontaneamente, por exemplo.

3 - Bom desempenho da equipe

O propósito da marca tem uma influência externa e interna para a empresa. Isso porque, quanto mais claro ele for, maiores são as chances de a equipe se motivar a torná-lo realidade.

Fazer mais vendas pode ter uma grande influência para que os funcionários realizem suas funções no negócio, entretanto, as pessoas sempre procuram algo mais pra agir. Sobretudo hoje, em que a ideia de trabalho é bem mais desprendida — a geração Y ou millennials, por exemplo, acredita que é necessário ter um propósito pra trabalhar.

4 - Relevância

A variedade de produtos e serviços que oferecem os mesmos resultados é abundante. Nesse meio, para não entrar no discurso clichê, mas verdadeiro sobre a competitividade do mercado, é preciso se destacar.

É necessário ser mais que uma empresa que vende, é preciso causar um impacto que faça o consumidor escolher a sua marca, apenas porque ela é o que é. Nesse sentido, é preciso que o comprador enxergue o propósito da empresa, vê-la como um ponto diferente das outras.

O propósito da marca, junto a outras iniciativas, como valores e ações pra sociedade, é fundamental para dar esse destaque. O propósito de marca auxilia a criar esse senso de individualidade, dando ênfase ao negócio em sua essência e mostrando que ele não é superficial.

Como criar um propósito de marca e implementá-lo?

Agora que você entendeu como o propósito de marca é muito importante para que a empresa desenvolva uma percepção mais profunda da sua função na sociedade, além de funcionar como um guia para as suas condutas e gestão de marketing, vamos mostrar como implementá-lo. Confira!

Planeje a estratégia

O primeiro passo para qualquer iniciativa é o planejamento. Mesmo que o propósito de marca seja um conceito, ele deve ser representado pelas atitudes do negócio. Por isso, é fundamental que, a partir dele, você pense em iniciativas relacionadas. Basicamente, entra aqui uma definição das tarefas e das ações, assim como o período para execução.

Por exemplo, para uma marca cujo propósito é promover a sustentabilidade, ela pode realizar iniciativas de marketing sustentável, investindo em ações recicláveis, reflorestamento de áreas, conscientização de seus consumidores etc.

Divulgue o propósito da marca

Apesar de o propósito da marca ser, inicialmente, um conceito definido para guiar a empresa, é importante que todos os envolvidos no negócio tenham conhecimento sobre ele. Isso inclui gestores, colaboradores e clientes.

Essa é uma etapa importante, porque ajuda a destacar a sua empresa das outras, mostrando seus diferenciais. Nesse sentido, o ideal é que, em diferentes canais, o propósito de marca seja comunicado e, sempre que possível, esteja implícito nas ações do negócio.

Saiba como o propósito se expressa em cada setor

A divulgação do propósito de marca na empresa será um passo importante para torná-lo cada vez mais real, mas, um dos principais motivos por que todos devem conhecê-lo é que ele cria uma relação de proximidade com os colaboradores.

Assim como falamos lá nos benefícios, um propósito de marca bem estabelecido cria o engajamento dos clientes. E esse não é um resultado muito diferente com os colaboradores, afinal, é preciso que quem trabalha com você se conecte com a marca tanto quanto o dono.

Por isso, entender como é possível que cada setor tenha como base o propósito é muito importante pra uma implementação de sucesso.

Mensure os resultados

Para ter certeza de que sua empresa está sendo bem-sucedida na implementação do propósito, é muito importante o monitoramento dos resultados. É necessário ter uma forma de mensurar, seja utilizando indicadores, seja comparando resultados desde que o propósito de marca foi estabelecido e divulgado.

Não se esqueça de que esse processo também envolve analisar os colaboradores. Verifique o quanto eles o conhecem e de que forma entendem o que a empresa implementa. Isso é crucial pra compreender até que ponto a marca realmente está impactando o mercado e também se o seu propósito está bem consolidado para os outros.

Há bons exemplos de marcas com propósito?

Pra colocar em prática e poder ter seu negócio bem estabelecido, nada melhor do que mostrar o propósito de marca em exemplos reais. Selecionamos algumas das grandes marcas do mercado que têm propósitos bastante definidos e que são implementados com sabedoria. Veja só!

Apple

Steve Jobs tinha o hábito de impulsionar os funcionários da Apple a pensarem além da média. Ele estimulava a ideia de que era importante encontrar soluções diferentes, e isso também se refletiu no propósito de sua empresa.

A Apple não precisa de apresentações. Como uma das grandes corporações de tecnologia, é responsável por produtos que unem alta qualidade e um bom design. Boa parte dessa característica vem da visão de Jobs pra marca, mas, também, de ter um marketing de propósito bem estabelecido.

O propósito da marca Apple são três palavras que traduzem bem seus produtos: inovação, design e criatividade.

Coca-Cola

A Coca-Cola é um bom exemplo de longevidade e sucesso. É uma das marcas que conquistaram não só um alcance mundial, mas também um nível de engajamento altíssimo. Não é raro conhecer alguém que considera esse o melhor refrigerante e, inclusive, que só consome a marca.

Com mais de 125 anos de existência, seu propósito de marca pode ser resumido com a frase: refrescar o mundo e inspirar momentos de otimismo e felicidade. É interessante observar como a empresa tenta implementá-lo, especialmente em seu marketing.

Suas campanhas são repletas de representações de momentos de união com familiares, cônjuges e amigos. A marca deixa claro que o refrigerante está sempre presente nos melhores momentos da vida de seus consumidores.

Disney

A Disney, assim como a Apple, já faz parte da vida de boa parte das pessoas. É um dos grandes sucessos do entretenimento, não só criando o seu próprio mundo, mas com personagens que estão no imaginário de várias pessoas.

Hoje, a companhia expandiu sua atuação e produz filmes e séries para todos os públicos. No entanto, com a compra de poderosas marcas, como Marvel e Star Wars, ela conseguiu ir além em termos de produções audiovisuais. Além disso, tem seu próprio streaming, em que disponibiliza várias de suas produções.

Quando Walt Disney fundou a empresa, na década de 1920, ele tinha uma ideia bem clara: levar magia para a vida das pessoas. Desde então, a marca tem desenvolvido suas obras focando em emocionar e trazer reflexões aos seus espectadores.

Evernote

Para quem está acostumado a fazer anotações no dia a dia, o Evernote é um velho conhecido. Sua principal solução é um software baseado em nuvem em que o usuário cria notas, organizando-as por meio de etiquetas e cadernos.

Mesmo que pareça bem simples o que a empresa oferece, a sua função está relacionada ao seu propósito: auxiliar as pessoas a encontrar o foco no agora, avançando naquilo que é mais importante.

Sendo assim, a empresa torna o seu propósito real para o seus clientes, não só possibilitando a criação de notas — pra que os usuários possam fazer suas anotações, registrar coisas interessantes etc. —, como também investindo continuamente em melhorias.

Google

Outra marca muito bem-sucedida do setor de tecnologia oferece um serviço totalmente gratuito, que é o seu portal de buscas. A Alphabet, dona do Google, conseguiu o feito de se tornar uma das primeiras preferências quando alguém procura algo na internet, seja um conteúdo, seja um produto ou serviço.

Curiosamente, a empresa fundada entre 1998 e 2004 conseguiu expandir seus negócios e ditar como todos que querem aparecer na sua primeira página devem se comportar na internet. O seu propósito de marca tem tudo a ver com o seu principal serviço: organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil.

como ter certeza que a minha marca é inclusiva

Qual é a diferença entre propósito e missão?

É muito comum que, ao procurar por propósito de marca, a gente encontre a missão como sinônimo — porém, são conceitos completamente diferentes. Como explicamos anteriormente, e também mostramos nos propósitos de marcas famosas, ele é o motivo de sua marca existir, é a razão de sua criação.

Já a missão está relacionada com o que a sua empresa pretende fazer pra alcançar os seus objetivos, de forma que, a partir dela, sejam definidas estratégias para alcançá-la.

Assim como outras iniciativas relacionadas ao posicionamento da marca no mercado, como o agile marketing, o propósito de marca é uma etapa muito importante para a construção do negócio. Isso, em especial, para auxiliá-lo a ter uma direção sobre suas ações e a torná-lo um diferencial no mercado.

Gostou de ficar por dentro do que é propósito de marca? Então, continue por aqui e, agora, saiba mais sobre marketing sustentável!

terça-feira, 17 de maio de 2022

Veja alguns exemplos de Inbound Marketing que podem ajudar você a melhorar sua estratégia

 Escrito por Rakky Curvelo 

Podemos definir o Inbound Marketing como uma tática focada em atrair, converter e cativar clientes. No geral, existem alguns pilares importantes que sustentam o marketing de atração, como marketing de conteúdo, SEO e estratégias de redes sociais.

Entenda como tornar mais eficiente as suas estratégias de tráfego pago e orgânico

Esse formato de marketing tem diversas vantagens, que envolvem desde a melhoria no ranqueamento da empresa nos mecanismos de busca até a otimização dos gastos com comunicação. Por essa razão, é válido conhecer alguns exemplos de Inbound Marketing.

Então, acompanhe este artigo para saber mais sobre o assunto!

Quais são as vantagens do Inbound Marketing?

Antes de mostrar exemplos de Inbound Marketing, saiba que essa estratégia contribui para que empresas tenham resultados satisfatórios ao investir em marketing digital. Por isso, conheça as duas maiores vantagens de implementar essa tática.

Melhoria no ranqueamento

Apostar no marketing de conteúdo e no ranqueamento do seu site no Google pode elevar o crescimento do seu negócio. O marketing digital engloba diferentes estratégias, e as otimizações de SEO são imprescindíveis para que os usuários cheguem até a sua marca.

Colocar em prática as técnicas de SEO pode ajudar seu site ou blog a ganhar posição na primeira página do Google e, assim, receber mais acessos orgânicos. Consequentemente, fica mais fácil atrair visitantes que passarão pelas etapas do funil de vendas da empresa.

Otimização de gastos com comunicação

A diferença entre o Inbound e o Outbound Marketing é bastante perceptível na redução dos recursos financeiros. Afinal, usar redes sociais, criar conteúdo de valor, entre outras ações demandam menos custos. Também ajudam a atrair visitantes que têm mais chances de seguir até o momento da compra. Isso de maneira orgânica, garantindo o retorno esperado.

E mais: além de ter menor custo, o Inbound apresenta bons resultados para os negócios em relação ao engajamento e relacionamento com o público. Isso porque a base do conceito é atrair e manter contato com os consumidores, por meio de conteúdos de identificação, dicas, interação, SAC 2.0 e solução de problemas.

Nada mais inspirador do que ver empresas que alavancaram no mercado, não é mesmo? Sobretudo, saber quais exemplos de Inbound Marketing fizeram com que elas chegassem a tal destaque.

Muitas marcas utilizam estratégias de proximidade e identificação para atrair seus clientes. Essas organizações oferecem conteúdos que se alinham às necessidades e vivências de suas personas, de modo que conquistam o público por meio de táticas focadas em sua audiência.

1. Magazine Luiza

O Magazine Luiza utiliza diversas estratégias de atração para conquistar e converter o seu público-alvo, que é bem extenso. A brand persona "Lu", que representa a marca, tornou-se uma influenciadora digital e conquistou milhões de seguidores no YouTube e no Instagram, onde ela mesma apresenta os produtos.

Essa é uma tática bem interessante para engajar a audiência e aumentar as conversões. Assim, ela consegue atrair o consumidor e o encaminha para o funil de vendas. A criação da "Lu" é um exemplo claro de ação de marketing que promove um conteúdo atrativo, envolvente e com bastante storytelling para atrair o público. Não é apenas ofertar produtos; há sempre uma história que gera empatia com o usuário.

2. Coca-Cola

A Coca-Cola está entre as empresas de maior sucesso e índice de vendas no mercado. A marca é uma referência e um grande case de sucesso de branding e Inbound, apostando em ações sociais, investindo em personalização e criando conteúdos com alto poder viral em suas redes.

Toda a estratégia de comunicação e atração da multinacional reforça seus ideais, como compromisso com o consumidor, a sustentabilidade e o meio ambiente. Estes são temas abordados e defendidos no Coca-Cola Journey, o portal mantido pela marca. Ou seja, ela usa a conexão humana e cria conteúdos que envolvem seus clientes que seguem os mesmos valores.

3. Dell

A Dell é uma das mais conceituadas empresas voltadas para a área tecnológica e de computadores. A técnica que ela utiliza para se manter em evidência é o investimento em Inbound Marketing por meio do seu blog, com conteúdos que motivam os clientes a se engajarem cada vez mais com a marca. Isso incentiva os consumidores a estarem sempre bem informados sobre todos os avanços do mundo tecnológico.

A página do Facebook da Dell é atrativa ao público, pois é possível acompanhar os conteúdos do seu blog com frequência. Nesse canal, a empresa motiva a interação dos usuários com a marca ao fazer perguntas, reviews e vídeos sobre lançamentos, produtos e serviços.

4. Nubank

O Nubank aborda os interesses dos usuários de forma muito estratégica e convincente para conquistar mais clientes e deixá-los satisfeitos com os serviços oferecidos.

No blog da empresa, os conteúdos sobre mercado financeiro são bastantes didáticos. Além disso, os artigos apresentam uma linguagem acessível, o que promove um bom nível de engajamento nas redes sociais e, assim, a marca se consolida de maneira contínua.

Inclusive, um dos cases de sucesso do Nubank tem relação com um cachorro de um cliente! Certo dia, um usuário ligou para o banco informando um caso inusitado: seu cachorro havia comido o seu cartão. Um funcionário resolveu a situação ao enviar um novo cartão ao cliente, mas a história não parou por aí.

O cartão seguiu acompanhado de um brinquedo para o cachorro e uma carta escrita à mão. Essa ação da empresa agradou os seguidores, mais de 2 milhões de pessoas foram alcançadas na página do Facebook e a empresa ainda lançou um produto exclusivo para cachorros, o NuDog. A partir de então, o Nubank conquistou novos clientes, a admiração do público e um usuário satisfeito com o carinho da empresa. Um dos belos exemplos de Inbound Marketing, não acha?

5. Colgate

A Colgate é uma das marcas mais procuradas no mercado. A divulgação dos seus produtos é lançada em seu canal online, em formatos de vídeos, guias interativos e conteúdos que tratam da saúde bucal de forma bem abrangente.

Por meio das suas estratégias de difusão, sobretudo as ações de Inbound Marketing, ela mantém o público atualizado sobre o assunto. Além disso, estimula sempre alguma forma de interação, como deixar comentários e curtir a página.

Agora que você já conheceu alguns exemplos de Inbound Marketing, vale ressaltar a importância de ter uma ferramenta de automação com todas as funcionalidades essenciais para implementar esse método de forma estratégica.

HubSpot tem softwares voltados para a gestão de relacionamentos com o cliente e ferramentas de automação que tornam os processos mais ágeis. Desse modo, é possível alcançar melhores resultados para expandir ainda mais suas ações de marketing.

Percebeu como é importante estar bem informado sobre esse assunto? Então, convidamos você a ler mais a respeito do que é Inbound Marketing e ter novos insights para a sua estratégia!

Guia de produção: veja os tamanhos para imagens nas redes sociais

 


Não é segredo para ninguém que as redes sociais se tornaram uma excelente forma de comunicação entre as marcas e seus respectivos públicos. Então, para postar conteúdos mais atrativos, você precisa saber qual é o tamanho adequado das imagens.

Baixe nosso e-book aprenda mais sobre as principais métricas de Marketing Digital

Cada uma das redes sociais tem suas próprias diretrizes em relação ao tamanho das imagens utilizadas nas publicações. Seja nas fotos de perfil, capa, postagens ou até nos anúncios, você precisa definir bem as dimensões.

Esse cuidado vai deixar o seu feed mais organizado. Assim, a qualidade da imagem estará sempre de acordo com as necessidades de cada mídia social, permitindo uma melhor comunicação com seu público, além de favorecer a boa experiência dos leitores.

A seguir, você confere qual é o tamanho ideal de cada tipo de imagem nas principais redes sociais!

tamanho das redes sociais

Você precisa produzir conteúdos únicos nas redes sociais, que sejam valiosos para o seu público. Contudo, cada canal precisa de uma estratégia bem trabalhada, para conversar com sua audiência e melhorar a autoridade da sua marca.

Dessa maneira, o tamanho das imagens nas redes sociais é importante para uma estratégia de marketing digital bem-feita. Ao entregar conteúdos relevantes, sem fotos distorcidas, muito pixeladas ou de difícil visualização, você garante aos seguidores uma ótima experiência e mostra que sua marca tem um diferencial.

Para ajudar outras pessoas, compartilhe este conteúdo com as dicas para publicar as imagens com o tamanho certo nas redes sociais!

quinta-feira, 12 de maio de 2022

Marketing: a melhor profissão do mundo

 


Bruno Mello analisa como a área muda realidades e impacta a vida das pessoas

Por Bruno Mello - 06/05/2022

Aqui fala um jornalista apaixonado pela profissão que escolheu e exerceu exclusivamente nos seis primeiros anos de carreira até juntá-la ao Marketing nos últimos 16 e, hoje, chegar ao ponto de se considerar mais Marketeiro do que jornalista. 

Infelizmente, a nossa área sofre com um preconceito que começa pela falta de entendimento da importância e da relevância do Marketing para o mundo e, principalmente, para as pessoas. 

Vou confessar aqui para você uma coisa: na faculdade de jornalismo, fui um dos alunos que reclamava por estar estudando Marketing e, pior, reivindicava a exclusão do livro Administração de Marketing, de Philip Kotler, da bibliografia da disciplina, pois aquilo era o que de pior o capitalismo poderia promover. Afinal, “jornalismo presta serviço e Marketing promove vendas, incentiva as pessoas a comprar o que não precisam”, pensava. 

Mas é justamente ao contrário. Marketing é o que de melhor o capitalismo pode promover. Acompanhe o raciocínio. O Marketing é, entre muitas coisas, responsável por conhecer o comportamento das pessoas, ajudar ou mesmo criar produtos e serviços, promovê-los e vender cada vez mais, certo? Logo, se uma empresa vende mais, ela precisa contratar mais pessoas para dar conta deste crescimento. 

O Marketing bem feito gira a economia, gera empregos, faz com que pessoas que poderiam estar na miséria terem o seu pão de cada dia porque estão fazendo um atendimento ou vendendo algo que foi pensado e promovido pela área. 

E gira muito mais, porque se a pessoa pega um ônibus para trabalhar, coloca gasolina no tanque, compra uma comida na hora do almoço, ela está girando outras rodas da economia. Marketing cria marcas em que as pessoas se sentem felizes em trabalhar. Estamos falando de bem-estar, qualidade de vida e até mesmo da dignidade de quem tem um trabalho. É, também, uma função social. 

Marketing cria produtos para atender as necessidades das pessoas, resolve um problema, entretém, faz com que você possa ter mais tempo com a sua família, cria e promove experiências incríveis que marcam as nossas vidas. Nós vemos Marketing em tudo, assim como um cardiologista vê o coração em tudo e o ortopedista os ossos. Mas até eles precisam de Marketing para atender e promover uma boa experiência em seus consultórios. 

O Marketing muda realidades. Transforma o simples em diferente, o ordinário em extraordinário, como diz o mestre Carlos Ferreirinha. Não estou falando simplesmente de coisas materiais, mas de sentimentos que podemos experimentar ao desenvolver o nosso trabalho e ver o impacto que ele gera na vida das pessoas. 
O Marketing transforma a vida das pessoas. Mudou a minha vida, da minha família e tenho certeza que a sua também. Parabéns para a gente neste 8 de maio, dia do profissional de Marketing, a melhor profissão do mundo. 

Ampliação de ocasião e PDV: como Delícia aumentou penetração nos lares brasileiros

 


Marca foi eleita na 10ª edição do Brand Footprint 2022 pelos bons resultados

Por Redação - 11/05/2022

Atualmente a empresa está realizando uma ação de compre e ganhe, em que o consumidor ganha uma margarineira colecionável com quatro opções de estampa, que ajuda a alavancar as vendas e ampliar a experimentação. Para Michele Srour, diretora de marketing de margarinas da JBS, o lançamento de Delícia com Creme de Leite trouxe um novo diferencial para a categoria, o que foi ainda mais benéfico para que a marca tivesse crescimento.

“Delícia é uma marca democrática e atende a diferentes públicos em todo o Brasil. No ano passado, lançamos a Delícia com Creme de Leite, a única margarina do Brasil com esse diferencial e reforçamos a sua versatilidade na cozinha ao comunicar a margarina como ingrediente chave para o preparo de receitas doces e salgadas. Essa ampliação das ocasiões de consumo se refletiu em maior aderência nos lares brasileiros, e nossa expectativa é que esse aumento continue em 2022”, afirma Michele.

O PDV, apesar de parte importante das ações, está inserido em uma série de estratégias. Em 2021, Delícia ganhou uma série de investimentos em marketing, incluindo inserções em TV aberta, mídia digital e OOH. Em 2022, o produto foi apresentado como ingrediente chave na cozinha. “Nossa estratégia é trabalhar a comunicação 360 graus para gerar conversas em todos os pontos de contato com os consumidores. O objetivo é reforçar o posicionamento de que Delícia é uma margarina versátil e tem múltiplas funções considerando o seu uso culinário de receitas doces e salgadas”, aponta Michele.

Para seguir tendo bons resultados, a JBS pretende investir ainda mais nos tripés que vem trabalhando. “A nossa estratégia tem o objetivo de reforçar o diferencial da Delícia com Creme de Leite. Para tanto, estamos planejando ações em diferentes frentes que serão apresentadas em breve”, conlui a diretora de marketing. 

quarta-feira, 27 de abril de 2022

10 piores profissionais de Marketing no Brasil

 


Saiba o que faz uma pessoa nunca figurar na lista dos melhores da área

Por Bruno Mello - 12/04/2022

Eles não aparecem porque não entregam o resultado esperado, suas marcas, produtos e serviços não obtêm o resultado esperado. Então vamos listar aqui os piores profissionais de Marketing do Brasil. Calma! A ideia não é ofender ninguém. O título e o ranking são para chamar atenção para 10 mindsets que, se o profissional de Marketing não tiver, ele corre o sério risco de nunca figurar entre os melhores do mercado. 

 1. O profissional que não souber e não exercer o seu papel nas organizações não terá sucesso. Qual é esse papel? É um papel de liderança, de direcionamento e de entrega de resultados. A sobrevivência do profissional de Marketing depende desses três pilares: entregar resultados de curto, médio e longo prazo, direcionar e liderar estratégias também no hoje e para amanhã. 
 
 2. Dentro desse entendimento, é preciso ter uma visão estratégica, do todo, da organização, do mercado e do cliente. Você precisa ser o guardião da visão, dos valores e da cultura para poder impulsioná-la. Não é fácil, mas precisa transitar por toda a organização e todos os pontos de contato com o cliente. 

 3. Para ter sucesso nestes dois primeiros pontos, o profissional precisa entender de números. Não estou falando em matemática financeira, mas sim em mapear todos os indicadores de desempenho de marketing e do negócio. A frase do Peter Drucker "Se você não pode medir, não pode gerenciar", datada do século passado, nunca foi tão atual. 

 4. Quem trabalha sozinho, isolado, achando que vai ter uma grande ideia matadora ou acredita que pode suprir todas as demandas complexas do Marketing da atualidade sem a colaboração de outros colegas de diferentes especialidades também estará fadado ao fracasso. 

5. E se continuar no mesmo modelo de trabalho do ano 2000 ou até de 1990 também ficará para trás. Mais do que nunca, hoje é necessário aderir a modelos de gestão ágil. Os profissionais de Marketing estão entre os mais adeptos à mudanças dentro das organizações. Faça valer a sua fama de diferentão.  

6. Demorou muito para falar de Digital, né? Estava demorando… pois é. Estamos em 2022 e isso não deveria mais ser pauta!  Porém, tenho visto poucos diretores de Marketing com mais de 40 anos que não se adaptaram, pelo menos, à linguagem do digital. E cada vez mais vejo profissionais com uma bagagem extraordinária ficando para trás porque não mergulharam no universo digital. 

7. Voltando a falar de números para você ver a sua importância: para ser orientado por dados, é necessário ter uma nova alfabetização do Marketing. Não dá para não saber e trabalhar sendo orientado por CPL, MQL, CAC, CPV, LTV, ROI, Churn… a rentabilidade do que você está vendendo depende dessa sopa de letrinhas. E o seu salário no final do mês depende da rentabilidade da empresa, certo?

8. Não dá também para fechar os olhos para a tecnologia no Marketing. Em 2012, existiam 350 plataformas de Marketing no mundo. Hoje, 10 anos depois, chegamos a oito mil ferramentas nas áreas de publicidade, promoção, conteúdo, experiência do cliente, social media, dados e análises, e-commerce e vendas, gestão e automação de Marketing. Simplesmente não se consegue trabalhar com Marketing hoje sem tecnologia. 

9. Caso você não fique ligado nas tendências de consumo e do Marketing também ficará para trás. Acompanhar e se aproveitar delas chega a ser algo básico hoje, embora saiba que muitos ainda têm dificuldade nesta área por conta da cultura da empresa ou do próprio Marketing. O cenário ideal é você criar a tendência. 

10. A lista é grande, não é? Pois é… por isso, para ter sucesso, você precisa ter uma ótima capacidade de gestão de projetos, definir muito bem as prioridades e tomar decisões rápidas, de preferência baseada em insights a partir dos dados, e em menor escala, até mesmo dos seus cabelos branco. Aqui, você vai precisar de mais uma habilidade: tomar riscos. 

Está fácil, não é? rs Não diria que está fácil ou difícil: está complexo. Logo, dá para fazer. A grande questão é que, sendo bem franco, ou a gente dança conforme a música, ou muda de área. Então, bom trabalho para a gente! Vamos buscar estar no topo da lista dos melhores.