Escrito por Rakky Curvelo @rakkycurvelo
Podemos definir o Inbound Marketing como uma tática focada em atrair, converter e cativar clientes. No geral, existem alguns pilares importantes que sustentam o marketing de atração, como marketing de conteúdo, SEO e estratégias de redes sociais.
Entenda como tornar mais eficiente as suas estratégias de tráfego pago e orgânico
Esse formato de marketing tem diversas vantagens, que envolvem desde a melhoria no ranqueamento da empresa nos mecanismos de busca até a otimização dos gastos com comunicação. Por essa razão, é válido conhecer alguns exemplos de Inbound Marketing.
Então, acompanhe este artigo para saber mais sobre o assunto!
Quais são as vantagens do Inbound Marketing?
Antes de mostrar exemplos de Inbound Marketing, saiba que essa estratégia contribui para que empresas tenham resultados satisfatórios ao investir em marketing digital. Por isso, conheça as duas maiores vantagens de implementar essa tática.
Melhoria no ranqueamento
Apostar no marketing de conteúdo e no ranqueamento do seu site no Google pode elevar o crescimento do seu negócio. O marketing digital engloba diferentes estratégias, e as otimizações de SEO são imprescindíveis para que os usuários cheguem até a sua marca.
Colocar em prática as técnicas de SEO pode ajudar seu site ou blog a ganhar posição na primeira página do Google e, assim, receber mais acessos orgânicos. Consequentemente, fica mais fácil atrair visitantes que passarão pelas etapas do funil de vendas da empresa.
Otimização de gastos com comunicação
A diferença entre o Inbound e o Outbound Marketing é bastante perceptível na redução dos recursos financeiros. Afinal, usar redes sociais, criar conteúdo de valor, entre outras ações demandam menos custos. Também ajudam a atrair visitantes que têm mais chances de seguir até o momento da compra. Isso de maneira orgânica, garantindo o retorno esperado.
E mais: além de ter menor custo, o Inbound apresenta bons resultados para os negócios em relação ao engajamento e relacionamento com o público. Isso porque a base do conceito é atrair e manter contato com os consumidores, por meio de conteúdos de identificação, dicas, interação, SAC 2.0 e solução de problemas.
Quais estratégias de empresas são vistas como exemplos de Inbound Marketing?
- Magazine Luiza
- Coca-Cola
- Dell
- Nubank
- Colgate
Nada mais inspirador do que ver empresas que alavancaram no mercado, não é mesmo? Sobretudo, saber quais exemplos de Inbound Marketing fizeram com que elas chegassem a tal destaque.
Muitas marcas utilizam estratégias de proximidade e identificação para atrair seus clientes. Essas organizações oferecem conteúdos que se alinham às necessidades e vivências de suas personas, de modo que conquistam o público por meio de táticas focadas em sua audiência.
1. Magazine Luiza
O Magazine Luiza utiliza diversas estratégias de atração para conquistar e converter o seu público-alvo, que é bem extenso. A brand persona "Lu", que representa a marca, tornou-se uma influenciadora digital e conquistou milhões de seguidores no YouTube e no Instagram, onde ela mesma apresenta os produtos.
Essa é uma tática bem interessante para engajar a audiência e aumentar as conversões. Assim, ela consegue atrair o consumidor e o encaminha para o funil de vendas. A criação da "Lu" é um exemplo claro de ação de marketing que promove um conteúdo atrativo, envolvente e com bastante storytelling para atrair o público. Não é apenas ofertar produtos; há sempre uma história que gera empatia com o usuário.
2. Coca-Cola
A Coca-Cola está entre as empresas de maior sucesso e índice de vendas no mercado. A marca é uma referência e um grande case de sucesso de branding e Inbound, apostando em ações sociais, investindo em personalização e criando conteúdos com alto poder viral em suas redes.
Toda a estratégia de comunicação e atração da multinacional reforça seus ideais, como compromisso com o consumidor, a sustentabilidade e o meio ambiente. Estes são temas abordados e defendidos no Coca-Cola Journey, o portal mantido pela marca. Ou seja, ela usa a conexão humana e cria conteúdos que envolvem seus clientes que seguem os mesmos valores.
3. Dell
A Dell é uma das mais conceituadas empresas voltadas para a área tecnológica e de computadores. A técnica que ela utiliza para se manter em evidência é o investimento em Inbound Marketing por meio do seu blog, com conteúdos que motivam os clientes a se engajarem cada vez mais com a marca. Isso incentiva os consumidores a estarem sempre bem informados sobre todos os avanços do mundo tecnológico.
A página do Facebook da Dell é atrativa ao público, pois é possível acompanhar os conteúdos do seu blog com frequência. Nesse canal, a empresa motiva a interação dos usuários com a marca ao fazer perguntas, reviews e vídeos sobre lançamentos, produtos e serviços.
4. Nubank
O Nubank aborda os interesses dos usuários de forma muito estratégica e convincente para conquistar mais clientes e deixá-los satisfeitos com os serviços oferecidos.
No blog da empresa, os conteúdos sobre mercado financeiro são bastantes didáticos. Além disso, os artigos apresentam uma linguagem acessível, o que promove um bom nível de engajamento nas redes sociais e, assim, a marca se consolida de maneira contínua.
Inclusive, um dos cases de sucesso do Nubank tem relação com um cachorro de um cliente! Certo dia, um usuário ligou para o banco informando um caso inusitado: seu cachorro havia comido o seu cartão. Um funcionário resolveu a situação ao enviar um novo cartão ao cliente, mas a história não parou por aí.
O cartão seguiu acompanhado de um brinquedo para o cachorro e uma carta escrita à mão. Essa ação da empresa agradou os seguidores, mais de 2 milhões de pessoas foram alcançadas na página do Facebook e a empresa ainda lançou um produto exclusivo para cachorros, o NuDog. A partir de então, o Nubank conquistou novos clientes, a admiração do público e um usuário satisfeito com o carinho da empresa. Um dos belos exemplos de Inbound Marketing, não acha?
5. Colgate
A Colgate é uma das marcas mais procuradas no mercado. A divulgação dos seus produtos é lançada em seu canal online, em formatos de vídeos, guias interativos e conteúdos que tratam da saúde bucal de forma bem abrangente.
Por meio das suas estratégias de difusão, sobretudo as ações de Inbound Marketing, ela mantém o público atualizado sobre o assunto. Além disso, estimula sempre alguma forma de interação, como deixar comentários e curtir a página.
Agora que você já conheceu alguns exemplos de Inbound Marketing, vale ressaltar a importância de ter uma ferramenta de automação com todas as funcionalidades essenciais para implementar esse método de forma estratégica.
A HubSpot tem softwares voltados para a gestão de relacionamentos com o cliente e ferramentas de automação que tornam os processos mais ágeis. Desse modo, é possível alcançar melhores resultados para expandir ainda mais suas ações de marketing.
Percebeu como é importante estar bem informado sobre esse assunto? Então, convidamos você a ler mais a respeito do que é Inbound Marketing e ter novos insights para a sua estratégia!
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