Bruno Mello analisa como a área muda realidades e impacta a vida das pessoas
Aqui fala um jornalista apaixonado pela profissão que escolheu e exerceu exclusivamente nos seis primeiros anos de carreira até juntá-la ao Marketing nos últimos 16 e, hoje, chegar ao ponto de se considerar mais Marketeiro do que jornalista.
Infelizmente, a nossa área sofre com um preconceito que começa pela falta de entendimento da importância e da relevância do Marketing para o mundo e, principalmente, para as pessoas.
Vou confessar aqui para você uma coisa: na faculdade de jornalismo, fui um dos alunos que reclamava por estar estudando Marketing e, pior, reivindicava a exclusão do livro Administração de Marketing, de Philip Kotler, da bibliografia da disciplina, pois aquilo era o que de pior o capitalismo poderia promover. Afinal, “jornalismo presta serviço e Marketing promove vendas, incentiva as pessoas a comprar o que não precisam”, pensava.
Mas é justamente ao contrário. Marketing é o que de melhor o capitalismo pode promover. Acompanhe o raciocínio. O Marketing é, entre muitas coisas, responsável por conhecer o comportamento das pessoas, ajudar ou mesmo criar produtos e serviços, promovê-los e vender cada vez mais, certo? Logo, se uma empresa vende mais, ela precisa contratar mais pessoas para dar conta deste crescimento.
O Marketing bem feito gira a economia, gera empregos, faz com que pessoas que poderiam estar na miséria terem o seu pão de cada dia porque estão fazendo um atendimento ou vendendo algo que foi pensado e promovido pela área.
E gira muito mais, porque se a pessoa pega um ônibus para trabalhar, coloca gasolina no tanque, compra uma comida na hora do almoço, ela está girando outras rodas da economia. Marketing cria marcas em que as pessoas se sentem felizes em trabalhar. Estamos falando de bem-estar, qualidade de vida e até mesmo da dignidade de quem tem um trabalho. É, também, uma função social.
Marketing cria produtos para atender as necessidades das pessoas, resolve um problema, entretém, faz com que você possa ter mais tempo com a sua família, cria e promove experiências incríveis que marcam as nossas vidas. Nós vemos Marketing em tudo, assim como um cardiologista vê o coração em tudo e o ortopedista os ossos. Mas até eles precisam de Marketing para atender e promover uma boa experiência em seus consultórios.
O Marketing muda realidades. Transforma o simples em diferente, o ordinário em extraordinário, como diz o mestre Carlos Ferreirinha. Não estou falando simplesmente de coisas materiais, mas de sentimentos que podemos experimentar ao desenvolver o nosso trabalho e ver o impacto que ele gera na vida das pessoas.
O Marketing transforma a vida das pessoas. Mudou a minha vida, da minha família e tenho certeza que a sua também. Parabéns para a gente neste 8 de maio, dia do profissional de Marketing, a melhor profissão do mundo.
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