terça-feira, 17 de maio de 2022

Veja alguns exemplos de Inbound Marketing que podem ajudar você a melhorar sua estratégia

 Escrito por Rakky Curvelo 

Podemos definir o Inbound Marketing como uma tática focada em atrair, converter e cativar clientes. No geral, existem alguns pilares importantes que sustentam o marketing de atração, como marketing de conteúdo, SEO e estratégias de redes sociais.

Entenda como tornar mais eficiente as suas estratégias de tráfego pago e orgânico

Esse formato de marketing tem diversas vantagens, que envolvem desde a melhoria no ranqueamento da empresa nos mecanismos de busca até a otimização dos gastos com comunicação. Por essa razão, é válido conhecer alguns exemplos de Inbound Marketing.

Então, acompanhe este artigo para saber mais sobre o assunto!

Quais são as vantagens do Inbound Marketing?

Antes de mostrar exemplos de Inbound Marketing, saiba que essa estratégia contribui para que empresas tenham resultados satisfatórios ao investir em marketing digital. Por isso, conheça as duas maiores vantagens de implementar essa tática.

Melhoria no ranqueamento

Apostar no marketing de conteúdo e no ranqueamento do seu site no Google pode elevar o crescimento do seu negócio. O marketing digital engloba diferentes estratégias, e as otimizações de SEO são imprescindíveis para que os usuários cheguem até a sua marca.

Colocar em prática as técnicas de SEO pode ajudar seu site ou blog a ganhar posição na primeira página do Google e, assim, receber mais acessos orgânicos. Consequentemente, fica mais fácil atrair visitantes que passarão pelas etapas do funil de vendas da empresa.

Otimização de gastos com comunicação

A diferença entre o Inbound e o Outbound Marketing é bastante perceptível na redução dos recursos financeiros. Afinal, usar redes sociais, criar conteúdo de valor, entre outras ações demandam menos custos. Também ajudam a atrair visitantes que têm mais chances de seguir até o momento da compra. Isso de maneira orgânica, garantindo o retorno esperado.

E mais: além de ter menor custo, o Inbound apresenta bons resultados para os negócios em relação ao engajamento e relacionamento com o público. Isso porque a base do conceito é atrair e manter contato com os consumidores, por meio de conteúdos de identificação, dicas, interação, SAC 2.0 e solução de problemas.

Nada mais inspirador do que ver empresas que alavancaram no mercado, não é mesmo? Sobretudo, saber quais exemplos de Inbound Marketing fizeram com que elas chegassem a tal destaque.

Muitas marcas utilizam estratégias de proximidade e identificação para atrair seus clientes. Essas organizações oferecem conteúdos que se alinham às necessidades e vivências de suas personas, de modo que conquistam o público por meio de táticas focadas em sua audiência.

1. Magazine Luiza

O Magazine Luiza utiliza diversas estratégias de atração para conquistar e converter o seu público-alvo, que é bem extenso. A brand persona "Lu", que representa a marca, tornou-se uma influenciadora digital e conquistou milhões de seguidores no YouTube e no Instagram, onde ela mesma apresenta os produtos.

Essa é uma tática bem interessante para engajar a audiência e aumentar as conversões. Assim, ela consegue atrair o consumidor e o encaminha para o funil de vendas. A criação da "Lu" é um exemplo claro de ação de marketing que promove um conteúdo atrativo, envolvente e com bastante storytelling para atrair o público. Não é apenas ofertar produtos; há sempre uma história que gera empatia com o usuário.

2. Coca-Cola

A Coca-Cola está entre as empresas de maior sucesso e índice de vendas no mercado. A marca é uma referência e um grande case de sucesso de branding e Inbound, apostando em ações sociais, investindo em personalização e criando conteúdos com alto poder viral em suas redes.

Toda a estratégia de comunicação e atração da multinacional reforça seus ideais, como compromisso com o consumidor, a sustentabilidade e o meio ambiente. Estes são temas abordados e defendidos no Coca-Cola Journey, o portal mantido pela marca. Ou seja, ela usa a conexão humana e cria conteúdos que envolvem seus clientes que seguem os mesmos valores.

3. Dell

A Dell é uma das mais conceituadas empresas voltadas para a área tecnológica e de computadores. A técnica que ela utiliza para se manter em evidência é o investimento em Inbound Marketing por meio do seu blog, com conteúdos que motivam os clientes a se engajarem cada vez mais com a marca. Isso incentiva os consumidores a estarem sempre bem informados sobre todos os avanços do mundo tecnológico.

A página do Facebook da Dell é atrativa ao público, pois é possível acompanhar os conteúdos do seu blog com frequência. Nesse canal, a empresa motiva a interação dos usuários com a marca ao fazer perguntas, reviews e vídeos sobre lançamentos, produtos e serviços.

4. Nubank

O Nubank aborda os interesses dos usuários de forma muito estratégica e convincente para conquistar mais clientes e deixá-los satisfeitos com os serviços oferecidos.

No blog da empresa, os conteúdos sobre mercado financeiro são bastantes didáticos. Além disso, os artigos apresentam uma linguagem acessível, o que promove um bom nível de engajamento nas redes sociais e, assim, a marca se consolida de maneira contínua.

Inclusive, um dos cases de sucesso do Nubank tem relação com um cachorro de um cliente! Certo dia, um usuário ligou para o banco informando um caso inusitado: seu cachorro havia comido o seu cartão. Um funcionário resolveu a situação ao enviar um novo cartão ao cliente, mas a história não parou por aí.

O cartão seguiu acompanhado de um brinquedo para o cachorro e uma carta escrita à mão. Essa ação da empresa agradou os seguidores, mais de 2 milhões de pessoas foram alcançadas na página do Facebook e a empresa ainda lançou um produto exclusivo para cachorros, o NuDog. A partir de então, o Nubank conquistou novos clientes, a admiração do público e um usuário satisfeito com o carinho da empresa. Um dos belos exemplos de Inbound Marketing, não acha?

5. Colgate

A Colgate é uma das marcas mais procuradas no mercado. A divulgação dos seus produtos é lançada em seu canal online, em formatos de vídeos, guias interativos e conteúdos que tratam da saúde bucal de forma bem abrangente.

Por meio das suas estratégias de difusão, sobretudo as ações de Inbound Marketing, ela mantém o público atualizado sobre o assunto. Além disso, estimula sempre alguma forma de interação, como deixar comentários e curtir a página.

Agora que você já conheceu alguns exemplos de Inbound Marketing, vale ressaltar a importância de ter uma ferramenta de automação com todas as funcionalidades essenciais para implementar esse método de forma estratégica.

HubSpot tem softwares voltados para a gestão de relacionamentos com o cliente e ferramentas de automação que tornam os processos mais ágeis. Desse modo, é possível alcançar melhores resultados para expandir ainda mais suas ações de marketing.

Percebeu como é importante estar bem informado sobre esse assunto? Então, convidamos você a ler mais a respeito do que é Inbound Marketing e ter novos insights para a sua estratégia!

Guia de produção: veja os tamanhos para imagens nas redes sociais

 


Não é segredo para ninguém que as redes sociais se tornaram uma excelente forma de comunicação entre as marcas e seus respectivos públicos. Então, para postar conteúdos mais atrativos, você precisa saber qual é o tamanho adequado das imagens.

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Cada uma das redes sociais tem suas próprias diretrizes em relação ao tamanho das imagens utilizadas nas publicações. Seja nas fotos de perfil, capa, postagens ou até nos anúncios, você precisa definir bem as dimensões.

Esse cuidado vai deixar o seu feed mais organizado. Assim, a qualidade da imagem estará sempre de acordo com as necessidades de cada mídia social, permitindo uma melhor comunicação com seu público, além de favorecer a boa experiência dos leitores.

A seguir, você confere qual é o tamanho ideal de cada tipo de imagem nas principais redes sociais!

tamanho das redes sociais

Você precisa produzir conteúdos únicos nas redes sociais, que sejam valiosos para o seu público. Contudo, cada canal precisa de uma estratégia bem trabalhada, para conversar com sua audiência e melhorar a autoridade da sua marca.

Dessa maneira, o tamanho das imagens nas redes sociais é importante para uma estratégia de marketing digital bem-feita. Ao entregar conteúdos relevantes, sem fotos distorcidas, muito pixeladas ou de difícil visualização, você garante aos seguidores uma ótima experiência e mostra que sua marca tem um diferencial.

Para ajudar outras pessoas, compartilhe este conteúdo com as dicas para publicar as imagens com o tamanho certo nas redes sociais!

quinta-feira, 12 de maio de 2022

Marketing: a melhor profissão do mundo

 


Bruno Mello analisa como a área muda realidades e impacta a vida das pessoas

Por Bruno Mello - 06/05/2022

Aqui fala um jornalista apaixonado pela profissão que escolheu e exerceu exclusivamente nos seis primeiros anos de carreira até juntá-la ao Marketing nos últimos 16 e, hoje, chegar ao ponto de se considerar mais Marketeiro do que jornalista. 

Infelizmente, a nossa área sofre com um preconceito que começa pela falta de entendimento da importância e da relevância do Marketing para o mundo e, principalmente, para as pessoas. 

Vou confessar aqui para você uma coisa: na faculdade de jornalismo, fui um dos alunos que reclamava por estar estudando Marketing e, pior, reivindicava a exclusão do livro Administração de Marketing, de Philip Kotler, da bibliografia da disciplina, pois aquilo era o que de pior o capitalismo poderia promover. Afinal, “jornalismo presta serviço e Marketing promove vendas, incentiva as pessoas a comprar o que não precisam”, pensava. 

Mas é justamente ao contrário. Marketing é o que de melhor o capitalismo pode promover. Acompanhe o raciocínio. O Marketing é, entre muitas coisas, responsável por conhecer o comportamento das pessoas, ajudar ou mesmo criar produtos e serviços, promovê-los e vender cada vez mais, certo? Logo, se uma empresa vende mais, ela precisa contratar mais pessoas para dar conta deste crescimento. 

O Marketing bem feito gira a economia, gera empregos, faz com que pessoas que poderiam estar na miséria terem o seu pão de cada dia porque estão fazendo um atendimento ou vendendo algo que foi pensado e promovido pela área. 

E gira muito mais, porque se a pessoa pega um ônibus para trabalhar, coloca gasolina no tanque, compra uma comida na hora do almoço, ela está girando outras rodas da economia. Marketing cria marcas em que as pessoas se sentem felizes em trabalhar. Estamos falando de bem-estar, qualidade de vida e até mesmo da dignidade de quem tem um trabalho. É, também, uma função social. 

Marketing cria produtos para atender as necessidades das pessoas, resolve um problema, entretém, faz com que você possa ter mais tempo com a sua família, cria e promove experiências incríveis que marcam as nossas vidas. Nós vemos Marketing em tudo, assim como um cardiologista vê o coração em tudo e o ortopedista os ossos. Mas até eles precisam de Marketing para atender e promover uma boa experiência em seus consultórios. 

O Marketing muda realidades. Transforma o simples em diferente, o ordinário em extraordinário, como diz o mestre Carlos Ferreirinha. Não estou falando simplesmente de coisas materiais, mas de sentimentos que podemos experimentar ao desenvolver o nosso trabalho e ver o impacto que ele gera na vida das pessoas. 
O Marketing transforma a vida das pessoas. Mudou a minha vida, da minha família e tenho certeza que a sua também. Parabéns para a gente neste 8 de maio, dia do profissional de Marketing, a melhor profissão do mundo. 

Ampliação de ocasião e PDV: como Delícia aumentou penetração nos lares brasileiros

 


Marca foi eleita na 10ª edição do Brand Footprint 2022 pelos bons resultados

Por Redação - 11/05/2022

Atualmente a empresa está realizando uma ação de compre e ganhe, em que o consumidor ganha uma margarineira colecionável com quatro opções de estampa, que ajuda a alavancar as vendas e ampliar a experimentação. Para Michele Srour, diretora de marketing de margarinas da JBS, o lançamento de Delícia com Creme de Leite trouxe um novo diferencial para a categoria, o que foi ainda mais benéfico para que a marca tivesse crescimento.

“Delícia é uma marca democrática e atende a diferentes públicos em todo o Brasil. No ano passado, lançamos a Delícia com Creme de Leite, a única margarina do Brasil com esse diferencial e reforçamos a sua versatilidade na cozinha ao comunicar a margarina como ingrediente chave para o preparo de receitas doces e salgadas. Essa ampliação das ocasiões de consumo se refletiu em maior aderência nos lares brasileiros, e nossa expectativa é que esse aumento continue em 2022”, afirma Michele.

O PDV, apesar de parte importante das ações, está inserido em uma série de estratégias. Em 2021, Delícia ganhou uma série de investimentos em marketing, incluindo inserções em TV aberta, mídia digital e OOH. Em 2022, o produto foi apresentado como ingrediente chave na cozinha. “Nossa estratégia é trabalhar a comunicação 360 graus para gerar conversas em todos os pontos de contato com os consumidores. O objetivo é reforçar o posicionamento de que Delícia é uma margarina versátil e tem múltiplas funções considerando o seu uso culinário de receitas doces e salgadas”, aponta Michele.

Para seguir tendo bons resultados, a JBS pretende investir ainda mais nos tripés que vem trabalhando. “A nossa estratégia tem o objetivo de reforçar o diferencial da Delícia com Creme de Leite. Para tanto, estamos planejando ações em diferentes frentes que serão apresentadas em breve”, conlui a diretora de marketing. 

quarta-feira, 27 de abril de 2022

10 piores profissionais de Marketing no Brasil

 


Saiba o que faz uma pessoa nunca figurar na lista dos melhores da área

Por Bruno Mello - 12/04/2022

Eles não aparecem porque não entregam o resultado esperado, suas marcas, produtos e serviços não obtêm o resultado esperado. Então vamos listar aqui os piores profissionais de Marketing do Brasil. Calma! A ideia não é ofender ninguém. O título e o ranking são para chamar atenção para 10 mindsets que, se o profissional de Marketing não tiver, ele corre o sério risco de nunca figurar entre os melhores do mercado. 

 1. O profissional que não souber e não exercer o seu papel nas organizações não terá sucesso. Qual é esse papel? É um papel de liderança, de direcionamento e de entrega de resultados. A sobrevivência do profissional de Marketing depende desses três pilares: entregar resultados de curto, médio e longo prazo, direcionar e liderar estratégias também no hoje e para amanhã. 
 
 2. Dentro desse entendimento, é preciso ter uma visão estratégica, do todo, da organização, do mercado e do cliente. Você precisa ser o guardião da visão, dos valores e da cultura para poder impulsioná-la. Não é fácil, mas precisa transitar por toda a organização e todos os pontos de contato com o cliente. 

 3. Para ter sucesso nestes dois primeiros pontos, o profissional precisa entender de números. Não estou falando em matemática financeira, mas sim em mapear todos os indicadores de desempenho de marketing e do negócio. A frase do Peter Drucker "Se você não pode medir, não pode gerenciar", datada do século passado, nunca foi tão atual. 

 4. Quem trabalha sozinho, isolado, achando que vai ter uma grande ideia matadora ou acredita que pode suprir todas as demandas complexas do Marketing da atualidade sem a colaboração de outros colegas de diferentes especialidades também estará fadado ao fracasso. 

5. E se continuar no mesmo modelo de trabalho do ano 2000 ou até de 1990 também ficará para trás. Mais do que nunca, hoje é necessário aderir a modelos de gestão ágil. Os profissionais de Marketing estão entre os mais adeptos à mudanças dentro das organizações. Faça valer a sua fama de diferentão.  

6. Demorou muito para falar de Digital, né? Estava demorando… pois é. Estamos em 2022 e isso não deveria mais ser pauta!  Porém, tenho visto poucos diretores de Marketing com mais de 40 anos que não se adaptaram, pelo menos, à linguagem do digital. E cada vez mais vejo profissionais com uma bagagem extraordinária ficando para trás porque não mergulharam no universo digital. 

7. Voltando a falar de números para você ver a sua importância: para ser orientado por dados, é necessário ter uma nova alfabetização do Marketing. Não dá para não saber e trabalhar sendo orientado por CPL, MQL, CAC, CPV, LTV, ROI, Churn… a rentabilidade do que você está vendendo depende dessa sopa de letrinhas. E o seu salário no final do mês depende da rentabilidade da empresa, certo?

8. Não dá também para fechar os olhos para a tecnologia no Marketing. Em 2012, existiam 350 plataformas de Marketing no mundo. Hoje, 10 anos depois, chegamos a oito mil ferramentas nas áreas de publicidade, promoção, conteúdo, experiência do cliente, social media, dados e análises, e-commerce e vendas, gestão e automação de Marketing. Simplesmente não se consegue trabalhar com Marketing hoje sem tecnologia. 

9. Caso você não fique ligado nas tendências de consumo e do Marketing também ficará para trás. Acompanhar e se aproveitar delas chega a ser algo básico hoje, embora saiba que muitos ainda têm dificuldade nesta área por conta da cultura da empresa ou do próprio Marketing. O cenário ideal é você criar a tendência. 

10. A lista é grande, não é? Pois é… por isso, para ter sucesso, você precisa ter uma ótima capacidade de gestão de projetos, definir muito bem as prioridades e tomar decisões rápidas, de preferência baseada em insights a partir dos dados, e em menor escala, até mesmo dos seus cabelos branco. Aqui, você vai precisar de mais uma habilidade: tomar riscos. 

Está fácil, não é? rs Não diria que está fácil ou difícil: está complexo. Logo, dá para fazer. A grande questão é que, sendo bem franco, ou a gente dança conforme a música, ou muda de área. Então, bom trabalho para a gente! Vamos buscar estar no topo da lista dos melhores. 

sábado, 12 de março de 2022

Landing pages: tudo o que você precisa saber para converter leads

Escrito por Rakky Curvelo 

Você sabe o que é uma Landing Page e qual é o impacto dela na sua taxa de conversão? Uma Landing Page, quando bem planejada, pode potencializar as suas vendas, aumentar o número de leads e oferecer diversos benefícios à sua campanha. Se você quer capturar mais leads qualificados, precisa criar uma Landing Page que transmita a sua mensagem de maneira convincente.

Entenda como tornar mais eficiente as suas estratégias de tráfego pago e orgânico

Uma boa taxa de conversão é fundamental para o sucesso de qualquer campanha, afinal, as empresas investem em Inbound Marketing para aumentar suas vendas e melhorar seus resultados. Uma das técnicas mais eficientes para isso é o uso de Landing Pages. 

Elaboramos este guia completo para você entender a importância dessa página, mas também para criar uma estratégia que vai gerar mais conversão no seu funil e aumentar o seu número de leads. Continue a leitura e saiba mais!

Originalmente, o termo “página de aterrissagem” definia qualquer página que um usuário acessava ao entrar em um site. Tanto que, na versão em inglês do Google Analytics, uma das dimensões de comportamento disponível é “Landing Pages”, que, na ferramenta, são entendidas como “Páginas de destino”. 

No contexto do Marketing Digital, Landing Page é uma página criada para gerar mais conversões. No geral, essas páginas são mais limpas, ou seja, contêm menos elementos do que a homepage, por exemplo. Isso é feito propositalmente, pois o único objetivo da Landing Page é fazer com que o visitante se torne um lead. 

Imagine o seguinte cenário: o seu blog está atraindo milhões de visitantes todos os meses, mas eles não estão avançando para o próximo passo do funil de vendas em direção à compra.

Na teoria, os números de visitas são ótimos, mas, na prática, esses resultados não têm um impacto positivo no seu negócio — afinal, o seu objetivo é vender, não é mesmo? 

Para melhorar a sua taxa de conversão, são criadas páginas específicas, que deixam de lado outros elementos que possam tirar a atenção do usuário (como o excesso de texto), e focam em fazer com o que o usuário realize uma ação.

Dentro de uma estratégia de Marketing, essa ação costuma ser preencher um formulário, trocando informações pessoais por um conteúdo de mais valor, como infográficos, planilhas, e-books, quizzes e outros materiais que sejam interessantes o suficiente para convencer o leitor a fornecer os dados dele.

Além disso, uma Landing Page pode fazer uma oferta especial ou indicar uma ação para a persona, por exemplo. O importante é que tal movimento faça sentido para o seu público e se alinhe à sua estratégia de Inbound Marketing.

Por que investir nessa estratégia?

Depois de entender mais sobre o que é Landing Page, chegou o momento de você conhecer alguns bons motivos para investir nessa estratégia. O fator interatividade é capaz de estimular o engajamento do usuário e facilitar o mapeamento da sua jornada, aumentando, assim, a taxa de conversão. Entenda melhor a seguir!

Aumento das conversões

Uma das principais funções de uma Landing Page (LP) é auxiliar na prospecção de novos leads. Quanto mais bem elaborada for a estratégia de marketing, maiores são as chances de atrair o seu público.

Para que você obtenha bons resultados nessa estratégia, precisa seguir algumas dicas. A primeira delas é entender os seus objetivos de campanha. Muitas LPs não têm um meta específica ou uma CTA (Call-To-Action). Quando uma mesma página tem várias ofertas, pode acabar confundindo os usuários e reduzindo as chances de conversão.

Outro ponto importante é ter um texto convincente. Nenhum potencial cliente vai se aprofundar nos detalhes da página se ele não se sentir satisfeito desde o início. É preciso saber como causar uma boa impressão.

Uma CTA é um botão usado para que a pessoa conclua uma ação. É muito importante que esse botão esteja bem visível na sua página e leve, de fato, a pessoa a ter uma sensação de que precisa realizar logo a ação. Depois que ela concluir a ação, não se esqueça de criar uma Thank You Page, que é uma página de agradecimento.

Se você pretende melhorar uma Landing Page, é interessante seguir essas dicas para que a sua estratégia escale e ofereça melhores resultados na conversão.

Crescimento do número de seguidores nas redes sociais

Se o seu objetivo é que o cliente interaja mais com a empresa e acompanhe as novidades, a Landing Page pode ajudar. É possível, por exemplo, inserir um botão de CTA que direcione para as redes sociais — como Facebook, Instagram ou até mesmo o LinkedIn.

As redes sociais são ótimos canais para a interação. Além disso, elas ajudam a aumentar a visibilidade da sua marca, o que leva ao crescimento da credibilidade diante do seu público. Isso é essencial para aquele lead que chegou e está passando pelas etapas do funil de vendas, por exemplo, pois auxilia no fechamento da compra.

Praticidade

Enquanto seu site ou blog traz informações mais detalhadas, as Landing Pages têm como principal característica serem diretas. Nessas páginas, você deve inserir os pontos mais importantes que o lead precisa saber naquele momento de tomada de decisão.

De maneira geral, isso configura uma praticidade, pois a comunicação costuma já incentivar uma ação do potencial cliente.

Contato direto com o cliente

Apesar de existirem outros meios de contato eficientes, o e-mail ainda continua sendo um dos canais mais utilizados pelas pessoas. Conseguir o endereço eletrônico de um lead é muito mais simples por meio da Landing Page.

Além do mais, essa é uma estratégia interessante para conseguir outros dados, que podem servir de insumo para que você entenda melhor qual é o seu público e o que ele demanda.

Qual é a relação entre oportunidades de negócio e Landing Page?

Se você está se perguntando por que precisa que os seus visitantes forneçam os dados deles no seu formulário, saiba que resposta é bem simples: para gerar leads. 

Leads são potenciais clientes para a sua empresa. Como dissemos, gerar visitas é muito bom, mas só elas não fazem nenhum negócio vender e crescer. Em função disso, ter informações de contato do seu prospect, como nome e e-mail, ajuda você a: 

  • iniciar um relacionamento mais próximo, aumentando a confiança na sua marca e trabalhando com empatia;
  • entender quem são as pessoas que se interessam pelos seus conteúdos e se elas se encaixam no perfil do seu cliente ideal;
  • preparar o time de vendas com oportunidades de negócio que podem ser contactadas a qualquer momento, para, finalmente, realizar uma venda.

As informações coletadas nas Landing Pages dão base para você criar estratégias que façam os seus visitantes caminharem pelo funil de vendas, chegando exatamente na etapa que você deseja: a compra. 

Qual é a relação entre Landing Page e Inbound Marketing?

Embora as Landing Pages sejam um excelente recurso para a geração de leads, esse não é o único benefício que elas agregam à sua estratégia. Elas também são responsáveis pelas seguintes ações.

Segmentar o seu lead scoring 

Lead scoring é uma forma de priorizar os leads que são mais “quentes”. Imagine que um formulário gera diversos leads, e que cada um deles está em um momento diferente do seu funil de vendas. Aqueles que estão mais próximos do fundo do funil têm mais chances de fechar uma compra. 

Se o seu visitante faz a conversão de um material de fundo de funil, isso significa que ele está mais preparado para, finalmente, tomar a decisão de compra do que aquele que ainda está descobrindo que tem um problema. O primeiro lead, portanto, deve ser priorizado pela sua equipe de vendas. 

Essa estratégia facilita todo o trabalho do seu time de vendas, pois os profissionais só entrarão em contato com as pessoas certas. Para aqueles que ainda não estão prontos para a compra, esse recurso permite a construção de um bom histórico sobre o seu lead, munindo tanto os seus vendedores quanto a equipe de marketing de boas informações.

Dividir os seus contatos

Se a sua empresa oferece mais de um produto — por isso, tem mais de uma persona — ou se você trabalha com diferentes públicos ao mesmo tempo, é possível segmentar essas pessoas por meio da conversão na Landing Page. 

Dependendo da conversão do seu visitante em determinado material ou da informação pedida, por exemplo, você consegue identificar e dividir melhor os seus contatos. 

Outra vantagem é saber quem são as pessoas que estão interagindo com os seus conteúdos. Isso é importante principalmente para organizações que não atendem somente um segmento ou não têm um porte de empresa definido. Para mercados B2B, conhecer exatamente quem é a pessoa (dentro da empresa que é cliente) que está interagindo é outra saída interessante.

Diminuir o custo de aquisição de clientes

Uma Landing Page é a opção mais barata de geração de oportunidades para o seu negócio. Compare o valor que você investe para produzir uma Landing Page a outras ferramentas de conversão, como entrevistas e ligações. Além de serem estratégias que dão muito mais trabalho, elas têm um custo bem elevado. 

Com uma boa estratégia de divulgação, uma única Landing Page pode gerar oportunidades de negócio suficientes para nutrir todo o seu time de vendas por meses.

Quais são os elementos de uma Landing Page de sucesso?

Muita gente tem receio de fazer uma Landing Page por acreditar que é algo muito trabalhoso e que precisa envolver designers e programadores. Além disso, é comum as pessoas acharem que demora muito tempo para essa página ser colocada no ar. 

Há um tempo isso até era verdade, mas já existem diversas ferramentas que auxiliam você a criar uma página profissional com poucos cliques e excelentes taxas de conversão. 

A seguir, explicamos os elementos essenciais para criar uma Landing Page de sucesso. 

Título

Um título atraente, objetivo e de fácil compreensão é fundamental. De acordo com um dado divulgado pelo Copyblogger, 8 em cada 10 pessoas só leem o cabeçalho de uma página. Isso significa que apenas 2 em cada 10 pessoas vão ler o restante da sua página. 

Pensando nesse dado, o seu título precisa ser uma mensagem clara sobre o que está sendo oferecido na página, de forma a atrair a pessoa e fazer com que ela saiba que tipo de conteúdo vai encontrar ao preencher o formulário — e não se sinta enganada. 

É muito frustrante para qualquer pessoa preencher um formulário achando que vai receber um tipo de material e, no final, receber outro que não era o que ela esperava ou não era do seu interesse. 

Imagem

Já dizia o ditado popular: uma imagem vale mais do que mil palavras. Brincadeiras à parte, essa é uma premissa válida em uma Landing Page. 

Uma boa dica para criar as melhores imagens para Landing Page é que elas devem refletir bem o valor da oferta e ajudar na conversão. Evite o generalismo ou fotos de bancos de imagens que já foram utilizadas muitas vezes, pois isso pode afetar a sua conversão. 

Se você trabalha com produtos que podem ser mostrados de alguma forma, a melhor opção é fazê-lo. Mostre telas do seu software ou use fotos dos seus produtos para transmitir mais credibilidade sobre a oferta. 

Caso você não tenha ninguém na sua equipe com experiência em edição de imagens, alguns sites como o Placeit e o Canva oferecem diversas opções de ferramentas para ajudar você a criar imagens para capas de e-books e outros materiais. 

Descrição

Uma Landing Page de sucesso deve fornecer informações valiosas sobre a oferta para convencer o usuário. Assim, é importante eliminar pontos de dúvidas e alinhar as expectativas. Algumas boas práticas para isso são: 

  • utilizar bullet points para pontuar as informações;
  • escrever frases curtas e diretas, que possam ser lidas com facilidade;
  • destacar entre 3 e 5 pontos mais importantes, evitando utilizar blocos grandes de texto;
  • destacar termos relevantes em negrito;
  • falar dos benefícios, e não das funcionalidades. 

Nos casos em que a oferta for complexa e depender de mais informações, uma boa saída é usar outros elementos, como vídeos explicativos ou uma prévia do material.

CTA

Um ponto essencial da Landing Page é a call to action (CTA). É ela que vai levar o usuário a tomar uma ação. No geral, CTAs são aqueles botões ou textos que convidam o visitante a fazer algo. As frases mais usadas são: 

  • baixe agora;
  • acesse o conteúdo completo;
  • receba o material. 

É fundamental que a CTA seja curta, objetiva, clara e que ajude o usuário a entender qual ação ele precisa tomar — fazendo, ao mesmo tempo, um convite para realizá-la.

Formulário

O formulário é onde, de fato, acontece a conversão. Na hora de montá-lo, é importante dar uma atenção especial a ele e pensar sempre que o ideal é existir um balanço entre as variáveis — o número de informações requeridas e o número de leads que se espera gerar, por exemplo. 

Não é uma regra, mas uma boa prática para otimizar o seu formulário de conversão é solicitar poucas informações. Quanto maior for o número de dados que o usuário tiver que preencher, menor é a taxa de conversão.

Solicite, nos formulários, apenas as informações de que você realmente precisa para o contato com os leads.

Como criar uma Landing Page? 

Já deu para perceber o quanto as Landing Pages podem contribuir para a sua estratégia de Inbound Marketing, certo? Elas podem melhorar os seus resultados, tanto para conhecer mais o seu público e aumentar o tráfego do seu site e de outros canais quanto para gerar mais leads. 

Agora é o momento certo para você aprender como criar Landing Pages que realmente convertem os seus visitantes — e que vão ajudar você a bombar a sua estratégia de marketing. 

Conteúdo 

Como comentamos antes, o título de uma Landing Page é muito importante. Ele deve aguçar a curiosidade do visitante e descrever, de cara, o que a pessoa vai ganhar com a conversão. Outra dica interessante é utilizar o nome de algum profissional conhecido no mercado ou de algum serviço que também seja popular entre os usuários. 

Se necessário, você ainda pode utilizar um subtítulo para dar informações extras — mas só use esse recurso quando você realmente tiver outros dados que podem ajudar a convencer o usuário a clicar na CTA. As informações mais decisivas devem estar no título. 

O texto de descrição da Landing Page deve ser o mais claro possível e explorar melhor os benefícios que a oferta proporciona ao usuário. Tente sanar as dúvidas dos leitores e preze pela sinceridade em relação ao que eles vão encontrar no seu conteúdo. Use frases curtas e escolha os pontos mais relevantes do seu material. 

Design

O modelo da Landing Page também influencia na sua conversão, por isso, é importante optar por uma versão em que o conteúdo planejado se adapte. 

Evite usar o mesmo modelo de Landing Page para todas as ofertas. É importante que o template escolhido esteja relacionado ao tamanho do texto, à quantidade de itens citados, ao tipo de imagem e à oferta. 

Outro ponto importante é usar uma imagem que tenha relação com a sua oferta. Uma dica é olhar a foto sem o título. Ao fazer isso, veja se a imagem, sozinha, tem relação com a oferta. Se a resposta for positiva, use-a. 

É importante que a Landing Page tenha uma identidade visual que combine com a identidade da sua empresa. Atenção: ter o layout mais bonito não significa ter mais conversões. Use cores contrastantes e dê destaque às CTAs. 

Defina a quantidade e os tipos de campo do formulário. Tais elementos devem variar de acordo com o tipo da oferta, o público-alvo e o estágio do funil em que o visitante se encontra.

Configurações

Algo que muitas pessoas esquecem na hora de criar uma Landing Page é utilizar a palavra-chave. Ao usar esse recurso, sua página ganha chances de ranquear bem nos mecanismos de busca. Além disso, opte por criar uma URL amigável — de preferência, utilize a palavra-chave e evite deixar o endereço muito longo. 

Para campanhas nas redes sociais, insira uma imagem de promoção no campo voltado para esse canal na hora de fazer a configuração. Ao publicar a LP nas redes, a imagem escolhida para a oferta vai aparecer na postagem automaticamente. 

Não se esqueça de criar e configurar um e-mail de agradecimento para os visitantes que baixarem o seu material ou realizarem a ação solicitada. Sugerimos, também, ter uma página de agradecimento para a sua oferta, ou seja, uma página de confirmação de que o lead vai ter acesso ao material indicado na Landing Page.

Ative as notificações para saber quando alguém converter na sua Landing Page, principalmente quando a oferta for de materiais de fundo de funil. Isso faz com que a sua equipe aborde o lead com agilidade, aumentando a eficiência do relacionamento. Nesse momento, não se esqueça de definir o seu lead scoring.

Acompanhe as taxas de conversão e faça alterações caso seja necessário. Uma boa prática é realizar testes A/B entre duas versões para saber qual vai apresentar as maiores taxas de conversão. Confira alguns exemplos de Landing Page.

Quais ferramentas permitem criar Landing Pages?

Ao utilizar um software para a criação dessas páginas, é possível colocá-las no ar quase que instantaneamente e com poucos cliques. Usar uma ferramenta que ofereça essas funcionalidades economiza muito tempo e aumenta a produtividade da equipe de marketing. 

A seguir, listamos as principais ferramentas para criar Landing Pages. Confira! 

HubSpot

HubSpot é uma ferramenta de automação de marketing. Ela é ideal para criar e acompanhar estratégias de grande porte. 

O seu grande diferencial é a possibilidade de integração com outras ferramentas. Além disso, ela faz a gestão de contatos na passagem de bastão para o time de vendas e, posteriormente, quando os leads se tornam clientes. 

A ferramenta já conta com alguns modelos de Landing Page personalizados e otimizados para todos os dispositivos. Além disso, é possível acompanhar as taxas de conversão e fazer testes A/B. 

RD Station

RD Station é uma ferramenta de automação de marketing, desenvolvida pela Resultados Digitais. A plataforma é fácil e prática de mexer, além de permitir a integração dos times de vendas e marketing — o que otimiza o trabalho e agiliza o contato com os leads. 

Assim como a HubSpot, o RD Station conta com alguns modelos personalizados de Landing Page. A ferramenta oferece sugestões de elementos que podem melhorar a conversão da sua página. 

Unbounce

Unbounce é uma das mais famosas plataformas de criação e otimização de Landing Pages. Nela, você encontra designs criativos e responsivos, mas também é possível criar os seus próprios modelos e utilizá-los de maneira simples e prática. Além disso, essa é uma excelente ferramenta de teste A/B. 

Como divulgar a Landing Page?

Depois de criar a sua Landing Page, você precisa promovê-la. Uma boa dica é tomar como base os seus canais de maior tráfego e, a partir daí, direcionar sua estratégia de divulgação para eles. Os mais importantes canais de promoção são: redes sociais, site, blog e e-mail marketing.

Redes sociais

Aproveite as redes sociais para divulgar a Landing Page e aumentar a sua taxa de conversão. Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram: todas essas plataformas contam com milhares de usuários que podem se interessar pela sua oferta.

No Facebook, por exemplo, você pode publicar a sua Landing Page em grupos de discussão que se relacionem com o seu tema, além da sua fanpage, é claro. No Instagram, é possível criar uma publicação nos Stories com um link para sua LP.

Site/blog 

Verifique quais são as páginas com maior tráfego no seu site ou blog e divulgue a sua Landing Page nelas para gerar mais leads. Você pode publicar na sua home — assim, todos os seus visitantes vão ter acesso a ela — ou no seu blog. O importante é utilizar esses canais para aumentar o acesso à sua LP. 

E-mail marketing

Se você tem uma estratégia de e-mail marketing, utilize-a para distribuir a Landing Page para a sua base de contatos e fortaleça o relacionamento da sua marca com o público. Uma dica é trabalhar com grupos segmentados e enviar um e-mail divulgando a sua oferta para cada um deles. Assim, você consegue monitorar o desempenho da sua LP, considerando perfis e interesses para realizar uma comunicação mais personalizada. 

O uso de Landing Pages dentro da estratégia de Inbound Marketing gera infinitas oportunidades para os times de vendas e marketing, por isso, elas são indispensáveis quando falamos em geração de leads.

Para que essa ferramenta realmente funcione, é fundamental que você se atente a todas as dicas para converter mais que citamos aqui. Entenda, primeiramente, as necessidades da sua persona e crie páginas que realmente convertam.