sexta-feira, 4 de março de 2022

Storytelling Estratégico: o que é e como aplicar nos negócios?

 O storytelling é gerar significado para um cenário, além de provocar sentimentos como de alegria e  tristeza por exemplo. Dessa forma, é possível cativar a sua audiência com histórias e quando bem construída nos ajuda em nossos objetivos.

Para se aprofundar no assunto, entenda como comunicar sua ideia e desenvolver narrativas que podem funcionar tão bem para prender nossa atenção em qualquer formato.

 

Jornada do Herói de Campbell

A jornada do herói é um arquétipo narrativo comum ou modelo de história que envolve um herói em uma aventura, aprendendo uma lição, vencendo com novos conhecimentos e depois se transformando.

Em O Herói de Mil Faces (1949), Joseph Campbell, professor de literatura no Sarah Lawrence College, propôs a teoria de que todas as narrativas mitológicas têm a mesma estrutura básica. A jornada do herói de Campbell resume o conceito da seguinte forma:

“Um herói escapa do mundo comum para uma região de maravilhas sobrenaturais. Forças extraordinárias são encontradas, e uma vitória decisiva é conquistada: o herói volta dessa misteriosa aventura com o poder de conceder bênçãos a seu semelhante”.

Joseph Campbell

 

Como se tornar um bom storyteller?

O conceito apresenta uma narrativa em looping em que o protagonista supera vários desafios para se tornar um herói, capaz de engajar leitores e espectadores. Assim, esta fórmula narrativa é dividida em 12 passos para reunir todos os elementos que nos chamam a atenção:

  1. Homem cotidiano: o herói começa a jornada em seu mundo comum.
  2. Chamado à aventura: recebe um chamado para se aventurar pelo desconhecido.
  3. Recusa do chamado: inicialmente, recusa o chamado por insegurança ou obrigações que o mantém preso ao seu mundo.
  4. Encontro com o mentor: ao se comprometer com a missão, o herói se encontra com um mentor ou recebe ajuda externa.
  5. Travessia do problema menor: marca o momento em que o herói cruza uma fronteira para entrar de fato em um novo universo.
  6. Testes, amigos e aliados: enfrenta desafios para alcançar seu objetivo e é cada vez mais forçado a se transformar, testado e desafiado.
  7. O casulo: questiona a sua aventura e a sua necessidade de ter saído lá do seu universo comum.
  8.  Provação suprema: momento muito difícil causado pelos questionamentos que ele teve no passo anterior.
  9.  Recompensa: venceu aquela provação do passo anterior e agora está muito mais seguro a sua transformação.
  10. Retorno: precisa sair do mundo extraordinário que promoveu sua transformação e voltar para o primeiro passo.
  11. Ressurreição: passa por um grande desafio que consegue solucionar na sua jornada.
  12. Liberdade: depois de ter aprendido com todas a lições deixa de ser o herói para seguir com sua vida.

 

Storytelling com Dados: alcance objetivos com dados e boas histórias

 

Como usar a Jornada do Herói nos negócios?

Além do sucesso absoluto na produção audiovisual, a Jornada do Herói também é muito útil para os negócios.

Ao utilizar técnicas de storytelling, você deve enxergar o cliente como protagonista da história, conforme mostra o modelo abaixo:

  • Homem cotidiano: Este é o mundo atual do cliente ou público-alvo onde há um problema que precisa ser resolvido.
  • Chamado à aventura: é a busca para identificar problemas e encontrar soluções.
  • Recusa do chamado: o cliente inicialmente resiste e você precisa superar essas objeções.
  • Encontre-se com o mentor: neste caso, o mentor é você e sua marca, e transmite a confiança necessária no processo de compra.
  • Travessia do problema menor:  quando os clientes conseguem ter uma nova perspectiva sobre a solução.
  • Testes, amigos e aliados: neste caso, o pequeno desafio é superar as crenças e medos limitantes do cliente.
  • O casulo: é o momento antes da decisão, em que você deve revisar as dores do cliente e apresentar seus benefícios.
  • Aprovação suprema: é a batalha final pelo “sim” do cliente.
  • Recompensa: é a merecida conversão de um lead para cliente.
  • Retorno: é no pós-venda quando o cliente retorna com uma solução valiosa para transformar sua vida.
Fonte: https://blog.aaainovacao.com.br/storytelling-estrategico-negocios/?amp%3Bamp%3Bamp%3Butm_campaign=equipe-aaa&%3Bamp%3Bamp%3Butm_source=email-insight&utm_campaign=_a_semana_aaa_181&utm_medium=social&utm_source=RD+Station

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Como anunciar no YouTube: um guia para você aprender a usar o YouTube Ads

Escrito por Rakky Curvelo 


A era dos vídeos atingiu em cheio o mercado. Se antes o marketing utilizava os recursos audiovisuais das TVs como principal maneira de divulgação das marcas, hoje, os vídeos na internet se destacam, como mostra a pesquisa Digital 2021 da We Are Social em parceria com a Hootsuite.


Isso acontece não só pela democratização que as redes sociais trouxeram para as empresas. Qualquer negócio hoje pode investir em campanhas pagas, mesmo sem ter muitos recursos, como é o caso do marketing digital no Instagram. O fato é que a opção por esses canais oferece a possibilidade de anunciar para um público mais direcionado, medir os resultados e ter melhores resultados nas vendas.

Mas, afinal, como anunciar no YouTube? A resposta está no guia completo que preparamos para você. Continue a leitura!

Com a ajuda de mecanismos de segmentação, você consegue fazer com que a sua marca alcance pessoas com potencial de se tornarem os seus clientes. O diferencial está na dinamicidade de formatos de anúncios que podem ser veiculados na rede social.

Como foi explicado, o YouTube Ads é parte do Google, logo, todo o planejamento de campanhas, segmentação, ajuste do orçamento, bem como o acompanhamento de métricas é realizado na plataforma do buscador.

Por que anunciar nessa plataforma?

Para explicar o porquê você deve anunciar na plataforma, vamos, primeiramente, mostrar algumas estatísticas sobre o poder dos vídeos:

  • o YouTube conta com mais de 2 bilhões de usuários no mundo;
  • cerca de 42,9% de todos os usuários globais da Internet acessam a plataforma de vídeos todo mês;
  • mais de 1 bilhão de horas de conteúdo são consumidas diariamente na plataforma;
  • o YouTube é o segundo site com maior tráfego da internet, perdendo apenas para o Google, que não por acaso é a sua empresa-mãe;
  • o tempo médio de uso do YouTube por usuário é de 16 minutos e 44 segundos diariamente.

Só por aí dá para ter uma ideia de quanto o YouTube está presente na vida das pessoas que acessam a internet e da sua importância. As empresas que apostam na plataforma têm mais chances de alcançar ao menos uma parte do seu público, dada a popularidade dos vídeos no dia a dia. Agora, vamos entender um pouco mais sobre a importância de investir na ferramenta!

Aumento do tráfego no site

Uma ótima razão para começar a investir no YouTube é o poder que a plataforma tem de direcionar mais tráfego para o seu site. Você pode utilizar CTAs ou mesmo veicular o seu e-commerce ou blog na descrição dos vídeos, ou nos próprios vídeos, dependendo dos botões clicáveis. Isso ajuda a criar um incentivo para os usuários acessarem o link.

Outra opção é estabelecer um direcionamento para redes sociais do negócio ou ainda induzi-los a baixar um material rico criado. Tudo isso é interessante para poder conquistar leads e adicioná-los a sua rede de contatos. Gerar tráfego está entre as principais métricas do marketing digital e o YouTube pode ser um grande aliado no alcance dela.

Crescimento das vendas

Aproveitar a maior audiência da maior plataforma de vídeos do mundo também tem reflexo direto nas suas vendas. Ao criar anúncios no YouTube Ads, além de atingir o público com o seu conteúdo, há também a possibilidade de conversão em vendas.

Dependendo do tipo de anúncio veiculado, e também da proposta, você pode comercializar os seus produtos ou serviços. Inclusive, você pode ter um canal próprio para sua empresa e monetizar o conteúdo. Ou seja, são várias as possibilidades de ter ganhos com a plataforma.

Quantidade de usuários

Os milhões de usuários no YouTube no Brasil são outra boa razão para anunciar na plataforma. Hoje, muitas pessoas acessam os vídeos para checar informações, assistir tutoriais, ouvir música e outros.

O próprio Google tem priorizado os vídeos ao apresentar seus resultados de busca. Isso significa uma aderência do público aos conteúdos audiovisuais. Fora a oportunidade de atingir um público de milhões de pessoas.

Otimização no uso de recursos

O YouTube oferece diferentes opções de segmentação do público. Isso por si só permite um planejamento mais certeiro das campanhas. Afinal, como o foco no público que tem perfil para se tornar cliente é maior, consequentemente, as chances de fechar mais vendas também são maiores.

A plataforma tem foco total nos interesses da audiência. Sabendo qual tipo de conteúdo o público-alvo consome, você consegue aproveitar os dados do YouTube para atingir as pessoas certas. Em suma, você consegue otimizar o uso de recursos, evitando desperdícios.

Popularidade no mobile

O Brasil tem quase 250 milhões de celulares e um dos aplicativos mais populares e presentes neles é justamente o Mobile. Só para se ter uma ideia, atualmente, mais da metade das visualizações na plataforma vêm dos dispositivos móveis.

Isso dá às marcas uma grande oportunidade de impactar o público durante o dia, enquanto elas estão usando o celular. Não é preciso que elas acessem um computador para poder começar a impactá-la. Essa flexibilidade faz toda a diferença.

Quais são os tipos de anúncios?

Se você quer saber como anunciar no YouTube, deve conhecer os tipos de anúncios que a plataforma oferece. Engana-se quem pensa que apenas os anúncios no início dos vídeos são a única opção disponível. Conheça a seguir mais detalhes sobre cada uma das opções oferecidas.

Anúncios in-stream

Os anúncios in-stream são classificados como aqueles que têm uma maior duração. Eles podem aparecer tanto antes do vídeo a ser exibido quanto durante a sua execução. Há a opção também entre os ignoráveis ou não-ignoráveis, ou seja, o usuário pode escolher pular após 5 segundos de anúncio ou ele não pode ser pulado.

A cobrança por ele tem como base o cost per view (CPV) ou custo por visualização. No caso, o anunciante paga pelo conteúdo apenas se ele for exibido por pelos menos 30 segundos ou menos, isso em caso de anúncios que têm uma menor duração. Existe também o pagamento por CPM, que é feito com base nas impressões.

Para saber como anunciar no YouTube utilizando esse recurso é importante entender quando usar cada uma das opções:

  • in-stream pulável: geralmente é a opção para os negócios que desejam promover um conteúdo antes, durante ou depois de um vídeo no YouTube, ou mesmo em sites e aplicativos de parceiros do Google;
  • in-stream não-pulável: segue a mesma lógica do pulável, a diferença aqui está no intuito de que os usuários vejam a mensagem toda sem pular o vídeo. Nesse caso, o anúncio tem duração de 15 segundos ou menos.

Geralmente, os objetivos de campanhas dessas duas opções também costumam ser diferentes. O pulável tem como premissa vendas, leads, tráfego no site, reconhecimento da marca, consideração do produto. Já o não-pulável é usado para alcance e reconhecimento da marca em sua maioria.

Anúncio breve (bumper)

Os anúncios breve ou bumper ads são aqueles anúncios curtos que aparecem no início dos vídeos e impossíveis de ser ignorados. Eles são voltados para aumentar o alcance da marca, bem como a identificação dela.

Eles têm seis segundos ou menos de duração e são exibidos antes, durante ou depois do vídeo, não havendo a opção de o usuário pular o anúncio. A cobrança tem como base 1 mil visualizações.

Essa opção é uma das mais recentes da plataforma e foi colocada em atividade em 2016. Apesar disso, ele tem se tornado um dos formatos mais apreciados pelas grandes marcas e também pelos times de marketing, devido ao alto número de visualizações que traz para os anúncios. Porém, vale a pena ter cuidado, pois esse modelo é mais útil quando a campanha tem uma sequência de vídeos.

A dica é que os anúncios sejam bastante visuais e consigam prender a atenção do usuário já no início devido à curta duração. Para quem deseja alcançar usuários de forma ampla com uma mensagem curta e impactante, essa é a opção perfeita.

Anúncio de vídeo discovery

Outra dica de como anunciar no YouTube Ads é por meio do anúncio de vídeo discovery. Eles são utilizados em locais de descoberta, geralmente, na lista de vídeos relacionados do YouTube.

Comumente, aparecem com uma imagem em miniatura do vídeo, que vem acompanhada de um texto que convida o usuário para assisti-lo. Esse tipo de anúncio também pode aparecer na página inicial da plataforma em smartphones, assim como nas recomendações de vídeos relacionados.

A cobrança acontece quando os usuários clicam e assistem ao vídeo. Em seguida, o material é reproduzido na página inicial do canal ou de exibição do YouTube. Geralmente, essa opção é feita para negócios que querem consideração de marca ou produtos.

Anúncios de masthead

Masthead é a parte superior da página inicial do YouTube. Portanto, os anúncios veiculados nessa parte são conhecidos pelo mesmo nome. No entanto, diferentemente das outras opções, para poder veicular um anúncio nesse espaço é preciso passar pela avaliação de um representante de vendas do Google. Tal processo pode demorar até 2 dias.

O uso do formato é uma opção para aqueles negócios que querem gerar reconhecimento de um produto ou serviço novo ou ainda alcançar um público maior em um curto espaço de tempo.

Um vídeo de destaque desse tipo é reproduzido de maneira automática e com o som desativado por até 30 segundos, no caso de computadores. Depois dessa reprodução automática, o vídeo vai para o formato miniatura, caso as pessoas decidam clicar no conteúdo, elas serão direcionadas para a página de exibição do YouTube. No caso da exibição em dispositivos móveis, o vídeo é reproduzido em sua totalidade, sendo essa a principal diferença.

A cobrança também é feita por CPM, ou seja, a cada mil impressões. Um fato interessante é que nessa opção é possível atuar conjuntamente da equipe de publicidade do Google, a fim de receber as estimativas e metas da campanha.

Anúncios de vídeo action

Os anúncios de vídeo action entraram em ação em 2020, sendo uma das últimas opções de como anunciar no YouTube. A criação do modelo foi motivada pelo impacto que a pandemia do coronavírus trouxe para o mercado.

Muitos negócios precisaram migrar ou mesmo aumentar a sua atuação no mundo digital, logo, esse tipo de anúncio veio para ser uma opção de divulgação mais direta para as marcas divulgarem seus produtos ou serviços na plataforma.

Outro ponto interessante da opção é que ela permite criar um acesso para um catálogo de produtos e ainda adicionar um CTA, para qual o usuário é direcionado para uma página específica de compras.

Se você está pensando em como anunciar no YouTube em 2022, vale a pena considerar as opções descritas, aliás, mais de uma delas. A própria plataforma oferece orientações para as campanhas dependendo do objetivo dela, que pode variar entre vendas, tráfego de site, promoção de aplicações, entre outras.

Quais são os tipos de segmentação?

Uma das premissas básicas de como anunciar no YouTube é fazer a segmentação do seu público na plataforma. Ela é essencial para que a sua campanha alcance um nicho específico de público.

Além de ajudar a chegar às pessoas certas, com que a marca de fato quer conversar, a segmentação aumenta as chances de encontrar leads qualificados, gerando mais vendas. Confira a seguir como é feita essa divisão!

Localização

Na segmentação por localização é considerada a região em que os usuários estão localizados. É possível determinar qual localidade é interessante para o seu negócio, assim, o anúncio só será exibido para os usuários que estiverem nela. Você escolhe países, regiões dentro do país, raio em torno de um lugar, entre outros. Há uma série de opções disponibilizadas para o anunciante.

Lembrando que ela se baseia em diferentes indicadores, como configurações, dispositivos e também comportamento do usuário na plataforma. Considerar a localização é a melhor maneira de veicular anúncios, até mesmo para poder direcionar as vendas.

Rede de pesquisa ou vídeos

Nesse modelo, os anúncios serão exibidos na pesquisa feita por meio do buscador do próprio YouTube. Eles aparecerão conforme as palavras-chaves pesquisadas pelo usuário.

Além de aparecer no YouTube, os vídeos podem ser encontrados no resultado de pesquisa do Google e em sites parceiros. Como já dissemos, o buscador tem priorizado os vídeos nas pesquisas, então, conteúdos de qualidade e otimizados conseguem ser bem ranqueados.

Dispositivos

Quando a escolha é a segmentação por dispositivos, você garante que o formato dos anúncios fique de acordo com a tela em que ele será exibido e também como o sistema operacional do aparelho usado.

Quando os anúncios são feitos no mobile, existe a opção de adaptar as campanhas para os navegadores, mas também de projetar a ação para dentro do próprio aplicativo. O mais importante é otimizar e focar a usabilidade, porque os dispositivos móveis exibem os vídeos de forma diferente de notebooks e até mesmo televisões.


Como colocar um anúncio no YouTube?

Quer aprender como colocar anúncio no YouTube? Siga as dicas a seguir para ter resultados mais satisfatórios!

Tenha uma conta no Gmail para criar um canal no YouTube

O primeiro passo é ter uma conta no Gmail. Depois de fazer o seu login, é hora de criar um canal no YouTube. O canal deve ter uma descrição detalhada da marca e os temas dos conteúdos serão publicados.

Faça o cadastro no Google Ads

Para criar uma conta do Google Ads, é necessário ter um endereço de e-mail (Gmail) e um site. Mesmo sem o site é possível anunciar no Google, para isso devem ser usadas campanhas inteligentes, que é a opção para novas anunciantes.

Depois disso, é hora de veicular a conta do YouTube. É preciso fazer o login no canal do YouTube, clicar em "configurações", depois em "canal", "avançado" e por último "vincular conta". Cabe lembrar que é preciso selecionar as permissões que serão concedidas e depois clicar em "concluir".

Faça o upload do vídeo

Em seguida, é preciso fazer o upload do vídeo que será usado como campanha. O processo é realizado na própria tela inicial do YouTube, mas, para isso, a sua conta precisa estar ativa. Depois, é só clicar no ícone da câmera que fica no canto superior direito e, por último, "enviar vídeo".

Crie uma campanha no Google Ads

Quer saber como anunciar no Google Ads o seu vídeo? Primeiro, acesse a sua conta no Google Ads e a aba "campanhas". Na sequência, é preciso definir qual é o tipo de campanha a ser criada, escolhendo a opção "vídeo". Informar o objetivo da campanha também é importante, mas é possível avançar nas etapas mesmo sem essa informação.

Configure a campanha

Depois desses passos, chega o momento de configurar a campanha. Nesse caso, serão solicitados dados como o nome da campanha, o orçamento a ser investido e também a data de início e fim da ação.

Se você fica em dúvida em como anunciar no YouTube, a própria plataforma conta com uma central de ajuda completa. No mais, durante a configuração não se esqueça de segmentar o público o qual deseja atingir, que já ensinamos. Não se esqueça de inserir palavras-chaves e escolher o destino do anúncio, que pode ser um site, material rico ou outro.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

O que é omnichannel e como colocar a estratégia em prática

 Vamos falar sobre o que é omnichannel? Se você está inserido no universo do e-commerce, possivelmente já viu esse termo em algum lugar.

O modelo de atendimento e vendas é tendência em diversos países e também chegou com força no cenário do varejo brasileiro.

Embora o tema esteja em alta e seja cada vez mais discutido, ainda existem muitas dúvidas sobre a sua aplicação no dia a dia. Por isso, é fundamental entender como a estratégia realmente funciona na prática para aproveitar os seus benefícios.

Neste artigo vamos falar sobre o conceito de omnichannel, mas também queremos explicar como acontece a jornada de compra nesse sistema. Queremos descomplicar o conceito e ajudar você a levar essa tendência para a realidade do seu negócio.

Apesar de as marcas ainda estarem se adaptando, o cliente já é omnichannel e atender essa demanda é urgente para quem deseja crescer no mercado.

Confira o que você precisa para colocar em prática a estratégia que tem a experiência do usuário no centro da operação.

Entenda o que é omnichannel, na prática

pessoa fazendo compras online com o que é omnichannel

É importante entender o que é omnichannel para usar a estratégia sem equívocos

O termo omnichannel é cada vez mais usado no ambiente do varejo brasileiro e a sua popularização não acontece por acaso. A estratégia que explora a convergência de vários canais é tendência em outros países e chegou com força no Brasil.

Entretanto, o assunto ainda é confundido com outros conceitos e gera dúvidas. Por isso, talvez pareça algo muito complexo, mas fique tranquilo, o modelo pode ser mais simples do que parece.

Primeiro você precisa entender o que não é e o que é omnichannel para usar a estratégia corretamente e evitar equívocos na sua aplicação.

Algumas pessoas pensam que omnicanalidade é oferecer diferentes canais de contato com o cliente. Ou, ainda, simplesmente replicar o layout e a identidade da marca em todos os pontos de vendas online e offline.

Porém, o atendimento omnichannel é algo muito maior. É uma estratégia de convergência e integração de vários canais, focada 100% na experiência do usuário.

O que não é uma experiência omnichannel

Como um conceito relativamente novo, é comum que o omnichannel seja confundido com outras práticas conhecidas no mercado. Neste caso, a confusão costuma acontecer, principalmente, com os conceitos de crosschannel e multichannel.

Por isso, pode ser interessante conhecer os conceitos dessas duas estratégias para compreende o que não é atendimento omnichannel.

Começamos explicando o modelo multichannel, o mais simples e comum. Desde que uma empresa começa a atender por mais de um canal, já pode ser considerada multicanais.

Por outro lado, no crosschannel há uma evolução do conceito anterior. Quando uma empresa utiliza crosschannel, o cliente conta com diferentes plataformas e pode migrar entre elas durante a jornada de compra.

Integração, convergência e experiência do cliente

Por fim, a estratégia omnichannel deve incluir todos os pontos de contato com o cliente, em qualquer canal. O atendimento deve ser totalmente unificado desde a loja física, incluindo telefone, rede social e canais de e-commerce.

omnichannel é ter dispositivos de todos os tipos unificados

A estratégia omni deve incluir todos os pontos de contato com o cliente

Na experiência omnichannel, os processos são otimizados de forma que o cliente perceba a marca como um todo.

Não importa se ele descobriu a empresa pelo Instagram, depois pesquisou no site e retirou o produto em uma loja física. Os dados estarão integrados e todo o processo de busca e compra será 100% convergente.

Conceitualmente pode parecer sutil a diferença entre os modelos. Porém, na prática, para o cliente o resultado é totalmente diferente. Vamos entender melhor o porquê.

O cliente no centro da estratégia

Não foi por acaso que o atendimento omnichannel virou tendência entre grandes players do varejo brasileiro. A convergência dos canais de atendimento é um caminho sem volta e uma demanda urgente do consumidor.

A necessidade de falar sobre essa estratégia surgiu em meio a um contexto muito específico. Esse contexto é marcado pela grande expansão do e-commerce no país e a urgência de colocar foco na experiência do usuário.

O mundo online não tem fronteiras e o modelo omnichannel chegou para impor essa característica ao universo do e-commerce.

O consumidor da era digital não quer encontrar limites no contato com uma empresa. Ele transita entre diferentes canais antes de comprar e quer fazer isso livremente, sem barreiras, independente do canal.

Uma pesquisa sobre tendências digitais do varejo global, realizada em 2019 pela empresa americana Riverbed, revelou os seguintes dados:

  • Para 89% dos consumidores entrevistados, uma experiência digital positiva é tão importante na jornada de compra quanto o preço do produto ou serviço;
  • 79% acredita que mesmo marcas tradicionais do varejo não poderão manter a competitividade no mercado se não investirem em uma experiência digital positiva;
  • 68% dos clientes escolheria comprar em uma loja específica se a marca investisse na experiência de compra, tanto no ambiente digital quanto físico.

O resultado desse estudo é apenas um recorte em números do cenário atual de compras. Nesse cenário, a jornada precisa acontecer de forma dinâmica, assertiva e fluída, sem impedimentos e burocracia.

Para isso, o cliente deve encontrar integração e convergência em todos os canais. E isso é possível através da experiência omnichannel.

Através desse modelo de atendimento, o cliente percebe que é valorizado, que o seu desejo é atendido. Essa percepção gera identificação, engajamento e, consequentemente, melhores resultados em vendas.

Marcas brasileiras aplicam a estratégia omnichannel

Falamos sobre o que é omnichannel e sobre porque a estratégia pode ser importante para o seu negócio. Agora queremos citar como exemplo algumas grandes marcas do varejo brasileiro que estão usando a convergência de canais para potencializar as vendas.

Magazine Luiza é um case de sucesso

O Magazine Luiza é, sem dúvidas, uma das grandes referências em estratégia omnichannel no Brasil.

Quando começou a implementar o modelo, há mais de 15 anos, era a única empresa com operação deste tipo no varejo nacional.

Entre 2015 e 2018 a marca afirmou ter registrado um grande crescimento através do modelo de atendimento. O aumento das vendas foi de 241% no e-commerce e 51% nas lojas físicas.

Para colocar em prática a sua estratégia, a Magalu utiliza diversos canais de venda com uma infraestrutura unificada. Alguns dos recursos utilizados pela empresa são o aplicativo móvel e a tecnologia facilitadora nas lojas.

O cliente do Magazine também pode comprar no app ou no site, e retirar em qualquer loja. Todo o processo acontece de forma cadenciada, com dados e comunicação convergente.

Ou seja, a jornada de compra na Magalu é feita de forma dinâmica conforme a preferência do consumidor. Site, app, lojas físicas e canais de comunicação funcionam como uma coisa só.

Outras marcas que usam estratégia omnichannel no Brasil:

  • Centauro
  • Natura
  • O Boticário
  • Riachuelo

Como desenvolver uma estratégia omnichannel no seu negócio

Antes de mais nada, a estratégia omnichannel requer integração. A sinergia entre todas as áreas do negócio é vital para o modelo. Para que a experiência do usuário seja realmente omni, todo o ecossistema da empresa precisa ser omni.

Isso significa que não basta realizar essa integração somente nos pontos de contato direto com o cliente. É preciso operar com um sistema único que gera convergência inclusive com setores como estoque, contabilidade e administrativo geral da empresa.

Operação centralizada e automatizada

Para obter a uniformidade dos processos é fundamental passar pela consolidação de sistemas tecnológicos eficientes. A automatização dos processos operativos é vital para a aplicação do modelo que requer agilidade, estabilidade e segurança.

Na estratégia omnichannel é necessário ter plataformas que centralizem as operações. Através dessa centralização é possível unificar a gestão controlada e eficiente de todos os canais de venda e atendimento.

Aqui vale a pena investir em plataformas de gestão financeira, de logística, de e-commerce, entre outras.

Para quem vende em marketplaces, também pode ser fundamental ter um hub de integração que centralize a informação, garantindo a eficiência da estratégia.

Marketing focado na convergência

Outro ponto importante na aplicação do atendimento omnichannel é ter um planejamento de marketing focado na convergência.

Comunicar de forma padronizada em todos os canais para que os momentos do processo de compra se conectem. Desde o primeiro contato com a marca até o pós-venda devem ser percebidos como uma única experiência pelo cliente.

A convergência de uma empresa que aplica a estratégia deve resultar em ofertas mais atrativas e personalizadas. Além de proporcionar uma experiência de compra assistida em que todas as etapas do processo se conectam de forma natural.


fonte:https://marketplace.anymarket.com.br/e-commerce/o-que-e-omnichannel/?utm_campaign=newsletter_semanal_-_23_-_12_-_2021&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

8 tendências do marketing digital para 2022



A expansão do marketing digital é uma realidade contínua sem previsão de fim. A tendência é que cada vez mais novos empreendedores se aventurem nesse novo universo de
prosperidade.
Não importa o que seja feito, deve ser realizado de maneira séria, por isso, mesmo que exista um ambiente agradável é necessário ter conhecimento do assunto. É necessário estudar e se preparar para as tendências do mercado digital, só assim será possível obter o sucesso nos negócios.
O marketing digital é composto por diversas estratégias que movimentam os consumidores de uma determinada forma. O perfil de cada pessoa é diferente, por isso, quanto mais estratégias você conhecer, maiores serão as chances de gerar ou aumentar seus lucros.
Os anos de 2020 e 2021 foram proveitosos para quem investiu em marketing digital, mas como já foi dito, existe uma movimentação positiva para que esse mercado permaneça em crescimento para o ano de 2022.
Se você é um empreendedor ou conhece alguém que deseja adentrar neste mundo, considere compartilhar essas dicas para que mais pessoas tenham sucesso.
Confira as 8 principais tendências do Marketing Digital para o ano de 2022
1- Relacionamento via bots
Os consumidores estão cada vez com menos tempo e, por isso, desejam lojas que tenham um atendimento acelerado capaz de resolver os problemas de forma eficaz e objetiva.
Desse modo, muitos bots conseguem trazer essa celeridade. Toda grande loja já utiliza esse meio e ele passou a ser implementado em e pequenas e médias empresas.
Os pagamentos também estão cada vez mais rápidos e o registro de cartões para as transações farão o negócio chamar a atenção de maneira positiva perante os consumidores que aderem às novas tecnologias. É importante tomar cuidado para que os dados dos clientes sejam preservados conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados.
2- Social selling
Social Selling é um método de vendas que pode ser traduzido para o português como venda social. A ideia é desenvolver um relacionamento com o consumidor por meio de estratégias e técnicas capazes de convertê-lo ao negócio. Em geral, esse relacionamento é
construído nas redes sociais mais utilizadas de acordo com o segmento em questão.
● Facebook;
● Linkedin;
● Twitter;
● Instagram
A ideia é colocar vendedores próximos às pessoas que eles procuram. Em geral, nessas redes as pessoas costumam publicar suas necessidades e anseios. Assim é feito todo um trabalho para obter informações dos clientes e oferecer justamente aquilo que eles procuram. É juntar o útil ao agradável.
3- Influenciadores e UGC
UGC (User-Generated Content) pode ser traduzido para “Conteúdo Gerado pelo Usuário”, é um tipo de estratégia que consiste em utilizar as redes sociais de marcas ou influenciadores. A empresa usa o espaço dessas pessoas para a divulgação. O parceiro
promove nas redes sociais os produtos da marca, dando um feedback. Aqui o importante é fazer o serviço ou produto ser visto.
4- Compras e pesquisas por voz
As compras e pesquisas por voz são úteis para quem não sabe pronunciar o nome dos produtos ou prefere utilizar a voz em vez de digitar. É possível divulgar produtos para serem reconhecidos por pesquisas de voz, basta investir nos grandes buscadores como o Google. É um método que está sendo considerado como uma nova fronteira do meio digital.
5- Holistic Health
Existe um movimento inspirado em diminuir cada vez mais o uso de tratamentos laboratoriais e investir em uma medicina mais biológica, por meio de métodos alternativos e menos agressivos ao ambiente. Para quem está buscando um produto em crescimento, pode ser uma boa escolha.
6- Inteligência Artificial
A inteligência artificial é e continuará sendo uma grande aliada do marketing digital. Está em todo lugar e cada vez mais aprimorada. São muitos os dados em que a inteligência artificial pode ser usada no marketing digital, seja para analisar, entender ou categorizar dados e informações.  Logo, possui um papel fundamental em todo o processo. E a inteligência artificial usa diversos fatores que permitem “aprender” e replicar modelos efetivos. Isso pode, como exemplo, potencializar entregas de comunicação em massa para público realmente interessado, segmentar grupos específicos, enfim um leque oportunidades.
7- Marketing Interativo
Continuará sendo muito importante nas ações de 2022. O marketing interativo permite experiencias dos usuários dos mais diversos tipos como enquetes, podcasts, jogos, vídeos, ebooks, infográficos e muito mais. A intenção é engajar e ampliar a interação dos usuários com a marca, o produto ou serviço.
8- TikTok 
A plataforma já tirou o protagonismo de uma das principais redes de Mark Zuckerberg. Cresce cada vez mais e confirma ser tendência global: mais de 112 bilhões de dólares com receita global em 2020. Dentre os fatores que fazem do TikTok um sucesso estão a liberdade criativa e a facilidade de interação com vasto número de memes, efeitos, maquiagens que permitem diversão e entrosamento.
Essas são as oito principais tendências para o marketing digital em 2022. Esteja preparado para o que vier e potencialize suas ações e resultados.