sexta-feira, 4 de março de 2022

Storytelling Estratégico: o que é e como aplicar nos negócios?

 O storytelling é gerar significado para um cenário, além de provocar sentimentos como de alegria e  tristeza por exemplo. Dessa forma, é possível cativar a sua audiência com histórias e quando bem construída nos ajuda em nossos objetivos.

Para se aprofundar no assunto, entenda como comunicar sua ideia e desenvolver narrativas que podem funcionar tão bem para prender nossa atenção em qualquer formato.

 

Jornada do Herói de Campbell

A jornada do herói é um arquétipo narrativo comum ou modelo de história que envolve um herói em uma aventura, aprendendo uma lição, vencendo com novos conhecimentos e depois se transformando.

Em O Herói de Mil Faces (1949), Joseph Campbell, professor de literatura no Sarah Lawrence College, propôs a teoria de que todas as narrativas mitológicas têm a mesma estrutura básica. A jornada do herói de Campbell resume o conceito da seguinte forma:

“Um herói escapa do mundo comum para uma região de maravilhas sobrenaturais. Forças extraordinárias são encontradas, e uma vitória decisiva é conquistada: o herói volta dessa misteriosa aventura com o poder de conceder bênçãos a seu semelhante”.

Joseph Campbell

 

Como se tornar um bom storyteller?

O conceito apresenta uma narrativa em looping em que o protagonista supera vários desafios para se tornar um herói, capaz de engajar leitores e espectadores. Assim, esta fórmula narrativa é dividida em 12 passos para reunir todos os elementos que nos chamam a atenção:

  1. Homem cotidiano: o herói começa a jornada em seu mundo comum.
  2. Chamado à aventura: recebe um chamado para se aventurar pelo desconhecido.
  3. Recusa do chamado: inicialmente, recusa o chamado por insegurança ou obrigações que o mantém preso ao seu mundo.
  4. Encontro com o mentor: ao se comprometer com a missão, o herói se encontra com um mentor ou recebe ajuda externa.
  5. Travessia do problema menor: marca o momento em que o herói cruza uma fronteira para entrar de fato em um novo universo.
  6. Testes, amigos e aliados: enfrenta desafios para alcançar seu objetivo e é cada vez mais forçado a se transformar, testado e desafiado.
  7. O casulo: questiona a sua aventura e a sua necessidade de ter saído lá do seu universo comum.
  8.  Provação suprema: momento muito difícil causado pelos questionamentos que ele teve no passo anterior.
  9.  Recompensa: venceu aquela provação do passo anterior e agora está muito mais seguro a sua transformação.
  10. Retorno: precisa sair do mundo extraordinário que promoveu sua transformação e voltar para o primeiro passo.
  11. Ressurreição: passa por um grande desafio que consegue solucionar na sua jornada.
  12. Liberdade: depois de ter aprendido com todas a lições deixa de ser o herói para seguir com sua vida.

 

Storytelling com Dados: alcance objetivos com dados e boas histórias

 

Como usar a Jornada do Herói nos negócios?

Além do sucesso absoluto na produção audiovisual, a Jornada do Herói também é muito útil para os negócios.

Ao utilizar técnicas de storytelling, você deve enxergar o cliente como protagonista da história, conforme mostra o modelo abaixo:

  • Homem cotidiano: Este é o mundo atual do cliente ou público-alvo onde há um problema que precisa ser resolvido.
  • Chamado à aventura: é a busca para identificar problemas e encontrar soluções.
  • Recusa do chamado: o cliente inicialmente resiste e você precisa superar essas objeções.
  • Encontre-se com o mentor: neste caso, o mentor é você e sua marca, e transmite a confiança necessária no processo de compra.
  • Travessia do problema menor:  quando os clientes conseguem ter uma nova perspectiva sobre a solução.
  • Testes, amigos e aliados: neste caso, o pequeno desafio é superar as crenças e medos limitantes do cliente.
  • O casulo: é o momento antes da decisão, em que você deve revisar as dores do cliente e apresentar seus benefícios.
  • Aprovação suprema: é a batalha final pelo “sim” do cliente.
  • Recompensa: é a merecida conversão de um lead para cliente.
  • Retorno: é no pós-venda quando o cliente retorna com uma solução valiosa para transformar sua vida.
Fonte: https://blog.aaainovacao.com.br/storytelling-estrategico-negocios/?amp%3Bamp%3Bamp%3Butm_campaign=equipe-aaa&%3Bamp%3Bamp%3Butm_source=email-insight&utm_campaign=_a_semana_aaa_181&utm_medium=social&utm_source=RD+Station

Um comentário:

  1. Uauuuuu super prática e fácil de aplicar. Agora com a repetição vem a proficiência. 👍🏻

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