domingo, 21 de novembro de 2021

Sales Intelligence e CRM: entenda as diferenças entre as duas ferramentas

 

Sales Intelligence e CRM: entenda as diferenças entre as duas ferramentas

Saiba como ambas podem ajudar a sua empresa a melhorar as operações comerciais


















Sales Intelligence e CRM são soluções tecnológicas bastante diferentes, ainda que possam se unir nas operações comerciais das empresas B2B.

Muitos profissionais de vendas acreditam que são dois termos para se referir ao mesmo tipo de sistema, o que não é verdade. E isso acontece porque o Sales Intelligence ainda é uma novidade a se explorar. 

Se você ainda tem dúvidas ou quer confirmar o que já sabe, chegou ao lugar certo. Neste artigo, você vai ver um esclarecimento bem prático sobre a diferença entre as duas ferramentas. 

Vamos lá?

Sales Intelligence: que é e como funciona

Sales Intelligence é o termo dado à gama de soluções tecnológicas que fornecem dados para vendedores e profissionais de Marketing em negócios B2B. São aplicações que ajudam os profissionais a descobrir, analisar, apresentar e fazer uso de grandes conjuntos de informações (Big Data).

Uma plataforma de Sales Intelligence funciona rastreando continuamente milhões de sites disponíveis publicamente, reunindo dados relevantes e combinando-os com as bases internas. Em paralelo, acontece também a higienização e o enriquecimento dessas informações — atualização, remoção de duplicidade, acréscimos etc.

Além disso, é interessante saber que uma boa solução de Sales Intelligence geralmente está sob o guarda-chuva da Inteligência Artificial. Portanto, dotada de capacidade de aprendizado de máquina, entre outros recursos de ponta.  

Na prática, esse tipo de aplicação inteligente faz de maneira automatizada o trabalho que precisaria ser executado continuamente por grandes equipes de cientistas de dados. Isso porque é humanamente impossível manter volumes exponenciais de registros em texto, imagem, áudio e vídeo ordenados e atualizados. 

Logo, estamos falando de um recurso tecnológico fundamental para organizações B2B que querem conhecer seu perfil de cliente ideal (ICP) em profundidade. Também para aquelas que já entenderam a importância da inteligência de dados para gerar leads, prospectá-los e levá-los à decisão de compra com agilidade e eficiência.  

Recursos e benefícios do Sales Intelligence

Vale a pena olhar detalhadamente os principais recursos do Sales Intelligence e entender quais vantagens eles oferecem. Confira, a seguir!

Geração de leads

Com base em seus critérios predefinidos, o sistema mostra exatamente as empresas e pessoas que provavelmente se tornarão clientes de uma empresa.

Para isso, o sistema rastreia diversos bancos de dados para processar e apresentar informações como: 

  • detalhes jurídicos e financeiros;
  • endereço;
  • nome e contato dos decisores de compras. 

Dessa forma, com apenas alguns cliques, gestor e vendedores agem melhor informados em suas táticas de prospecção e vendas.

Além disso, o sistema pode apresentar alertas sempre que surgirem novidades sobre as contas-alvo, entre outros recursos que tornam a geração de leads mais inteligente e motivadora para todos os envolvidos.

Qualificação e rastreamento de leads

O Sales Intelligence também ajuda os vendedores a descobrir quais leads devem ser direcionados e quais são inadequados. E isso é feito de maneira automatizada, seguindo a parametrização estabelecida no sistema. 

Esse recurso evita que os profissionais percam tempo pesquisando contatos de compradores que claramente não estão preparados para fechar negócio — ou não se encaixam no perfil de cliente ideal.

Previsibilidade de venda

Além disso, a plataforma amplia a capacidade do Comercial fazer análises preditivas. Ou seja, é possível acompanhar o desempenho da equipe e entender melhor quais processos e estratégias podem ser aprimorados. 

Em outras palavras, a análise preditiva de vendas ajuda o gestor a melhorar de forma sustentável o desempenho e os processos de vendas, bem como a prever os próximos negócios.


Enriquecimento e manutenção de dados

Como já vimos, Sales Intelligence também é excelente para enriquecer e completar os registros de prospects, clientes e até da concorrência. E faz isso continuamente, pois as informações mudam ao longo do tempo. 

No entanto, a grande vantagem desse recurso é que ele fornece contexto para os contatos de vendas e, muitas vezes, um ponto de partida adequado para uma conversa. 

Além disso, ele apoia sua pontuação de leads, a maneira de avaliá-los ou nutri-los. Em termos ainda mais práticos, acontece o desenvolvimento contínuo de relacionamentos com as contas já conquistadas e aquelas por conquistar. Isso porque o time só trabalha com dados livres de erros e de alta qualidade, não perde tempo fazendo pesquisas pouco precisas.

Capacitação da força de vendas

O Sales Intelligence também promove uma melhor comunicação na equipe de Vendas e dela com outros departamentos. Ou seja, munidos de maior capacidade analítica, os profissionais trocam informações e podem colaborar com áreas como o Marketing, entre outras.  

Além disso, com dados precisos e sempre atualizados em mãos, os vendedores trabalham de uma maneira mais direcionada e com economia de tempo. 

Melhoria na experiência dos compradores

Por fim, a aplicação capacita os vendedores para entender melhor seus prospects. E como os compradores têm maior probabilidade de aceitar uma oferta se se sentirem compreendidos e cuidados durante todo o processo de compra, uma jornada do cliente com mais interação e informações valiosas é fundamental.

CRM: o que é e como funciona

As várias plataformas de Sales Intelligence disponíveis no mercado funcionam de maneiras diferentes, mas as melhores têm uma característica em comum: integram-se a outros sistemas, tais como Business Intelligence, ERP e CRM. Dessas aplicações eles extraem os dados produzidos pela empresa para combiná-los com informações trazidas de bases externas. 

Por falar em CRM, é fundamental não confundi-lo com Sales Intelligence, pois, apesar de serem ferramentas complementares, cada uma tem sua função. 

Relembremos, então, o que é e para que serve um CRM!

Acrônimo de Customer Relationship Management, o CRM é um sistema usado para gerir o relacionamento com clientes. Nele, os vendedores registram informações sobre os compradores que atendem e também sobre aqueles que querem atender (suspects e prospects).

Além disso, uma solução de CRM também ajuda a organizar a agenda dos vendedores e guarda registro do andamento dos contatos e das negociações. 

Quanto aos benefícios de um bom CRM, os principais são:

  • centralização das informações referentes às negociações;
  • organização do cotidiano dos vendedores e seus assistentes;
  • padronização das abordagens de prospecção e vendas por meio de scripts pré-definidos;
  • registros históricos de negociação e atendimento ao cliente etc. 

Em suma, o CRM é uma plataforma que torna a operação de vendas organizada e de fácil mensuração, ainda que haja limites ao se contar apenas com ela.  

Sales Intelligence e CRM: 7 diferenças palpáveis 

Vamos agora a um detalhamento das mais destacadas diferenças entre Sales Intelligence e CRM!

1. Sales Intelligence é tempo real, CRM é histórico

O Sales Intelligence fornece informações atualizadas e confiáveis em tempo real, enquanto o CRM tem mais a ver com guardar registros históricos. Isso mostra que essas duas ferramentas não são exatamente rivais, elas podem se complementar em muitos fluxos de trabalho.  

2. Sales Intelligence é mais abrangente que o CRM

O Sales Intelligence oferece a capacidade não apenas de usar os dados internos da empresa, mas também, e o mais importante, aprimorá-los com fontes externas para que sejam mais relevantes para suas ações. 

É por isso que a inteligência de vendas é o complemento perfeito para as ferramentas de CRM.

3. Sales Intelligence amplia a inteligência de dados

O CRM é um início de aprimoramento analítico, mas o Sales Intelligence é um salto de potencialidade quando se pensa em inteligência de dados. 

Na prática, essa solução de inteligência comercial ajuda as equipes de Marketing e Vendas a definir a melhor estratégia para cada um dos clientes em potencial. Isso porque facilita o manejo e a interpretação de volumes exponenciais de dados (Big Data), permitindo um mergulho mais profundo no mercado e na realidade de cada prospect.

4. Sales Intelligence revela o mercado a ser explorado

O CRM ajuda a organizar os processos de prospecção e vendas, mas ele não tem o poder de dar uma visão panorâmica do mercado que se deve explorar. 

O Sales Intelligence revela o que está abaixo da ponta do iceberg, favorecendo o descobrimento de oportunidades que muitas vezes passam despercebidas.   

5. Sales Intelligence mostra o momento certo da abordagem

Saber com precisão qual é o momento certo para abordar um potencial comprador também é um grande trunfo do Sales Intelligence, que o CRM não oferece.  

E mais: pelo conhecimento aprofundado das informações da conta-alvo, os vendedores têm mais possibilidade de contornar objeções, impressionar e fornecer a melhor experiência de negociação. 

6. Sales Intelligence ajuda a monitorar a concorrência

O Sales Intelligence também se diferencia do CRM por fornecer um conhecimento mais profundo dos concorrentes.   

A plataforma agiliza a detecção de quem, de fato, são os concorrentes, suas informações financeiras (entre outras), seus pontos fortes e fracos. Ela, definitivamente, tira o time de Vendas da escuridão de não saber com quem se está competindo.

7. Sales Intelligence libera os vendedores para o que mais importa

Em vez de passar horas pesquisando e inserindo informações no CRM, os vendedores que contam com o Sales Intelligence dedicam-se a fazer negócios. Eles podem, com poucos cliques, obter os dados que necessitam sempre atualizados e confiáveis.

Resumindo

Enquanto o CRM mostra dados do time de vendas e funciona como uma ferramenta de automação e relacionamento com clientes, as ferramentas de Sales Intelligence são mais robustas. Elas lidam com o Big Data e são dotadas de Inteligência Artificial para conectar volumes exponenciais de informações externas com os registros do CRM e de outros sistemas internos.

Em resumo, Sales Intelligence é uma solução tecnológica para times de Vendas que querem dar um passo além. Para equipes que além de rotinas e fluxos de trabalho organizados também precisam potencializar suas capacidades analíticas e, assim, ser mais competitivas e obter resultados superiores. 

A partir de agora, você não vai mais confundir Sales Intelligence e CRM, pois as diferenças entre esses dois tipos de soluções tecnológicas ficaram bem claras. Certo?

TikTok inicia operação do TikTok World, a plataforma para profissionais de Marketing


Lançamento traz soluções criativas, de comércio e branding, que aprimorarão a experiência com as marcas na rede social

Por Redação - 06/10/2021

O TikTok iniciou a operação da sua plataforma TikTok World, projetada para auxiliar profissionais de Marketing e marcas a se conectarem com a comunidade de criadores de uma maneira diferenciada. O lançamento traz soluções criativas, de comércio e branding, que aprimorarão a experiência com as marcas na rede social – isso envolve como o público se conecta e como elas são descobertas pelo usuário.

Uma pesquisa recente feita pelo TikTok mostrou que 61% dos usuários dizem que os vídeos no TikTok são mais exclusivos do que em qualquer outra plataforma e 7 em cada 10 dizem que os anúncios do TikTok são agradáveis.

Dentre as novidades estão: 

- TikTok Creator Marketplace: um portal de autoatendimento que torna mais fácil para as marcas encontrarem uma grande variedade de criadores que melhor se alinham com seus interesses.

- API TikTok Creator Marketplace: uma API que permite o acesso aos dados de mercado primários para especialistas em Marketing de criadores, incluindo Captiv8, Influential e Whalar, para fornecer às marcas serviços de luvas brancas para ajudar a gerenciar todo o processo de ponta a ponta do Marketing de criadores em TikTok.

- Campanhas de inscrição aberta: permite às marcas poderem postar resumos de campanha para criadores no TikTok Creator Marketplace para que eles possam se inscrever e participar.

- Alternância de conteúdo de marca: uma ferramenta permite que os criadores marquem vídeos e divulguem conteúdo comercial sem interromper seu fluxo criativo.

- Página instantânea personalizada: permite às marcas poderem criar páginas de destino que carregam em segundos – 11 vezes mais rápido do que as páginas para celular padrão – para permitir que os usuários mergulhem mais fundo na mensagem de uma marca assistindo a vídeos ou passando por diferentes conteúdos.

Novas ferramentas

O TikTok anunciou ainda que quer tornar o mais simples possível para as marcas prosperarem na plataforma. Dessa forma, criaram ferramentas para ajuda-las a comprar anúncios com facilidade, medir o sucesso de suas campanhas e monitorar o desempenho.

-  Alcance e frequência: as marcas podem executar campanhas eficazes, preditivas e transparentes no TikTok.

- Ferramentas de segurança e adequação da marca: o Integral Ad Science (IAS), OpenSlate e Zefr, garante que as campanhas das marcas sejam executadas ao lado do conteúdo adequado para a marca.

- Filtro de inventário da TikTok: a plataforma está permitindo que os anunciantes tenham mais controle sobre onde gostariam que seus anúncios fossem exibidos ao lado e se sentissem mais confiantes em nossa plataforma.

- Estudo de Brand Lift da TikTok: esta abordagem baseada em pesquisa mede como os usuários se sentem sobre os anúncios que veem no TikTok e, além disso, nos associamos à Kantar e à Nielsen para estudos de Brand Lift – para que os parceiros possam ter certeza de que atende aos padrões da indústria para eficácia e confiabilidade.

- Visibilidade do anúncio: com DoubleVerify e MOAT, a plataforma fornecer aos parceiros as informações de que precisam sobre tráfego inválido e visibilidade no TikTok.

Diferenças entre comportamentos e perfis das gerações X, Y e Z

 


Report aponta que houve um aumento de 127% no interesse pela Geração Z e que o valor movimentado pela “economia prateada” já alcança o patamar de R$1,8 trilhão

Por Redação - 05/11/2021

De acordo com o levantamento realizado pela Brandtech, as conversas envolvendo a Geração X não possuem foco apenas nela e são direcionadas principalmente à comparação dela com as outras gerações em diferentes aspectos. Apesar de enfrentarem preconceito etário e representarem um menor consumo no digital, essa é a geração que tem grande potencial de movimentar a chamada “Economia Prateada”, mas ainda é, em partes, ignorada pelas marcas.

Já quando se fala nos Millennials, um dos principais temas abordados nas conversas sobre eles, geralmente em comparação com a Geração Z, são as mudanças que a pandemia trouxe para suas vidas em diferentes vertentes: home office, mobilidade, higiene, compras, viagens, namoro, entre outros. 

Entre a Geração Z, as conversas sobre a pandemia e a vacinação também se destacaram, em razão da disponibilização da primeira dose da vacina ter chegado para eles. A apresentadora Maisa Silva viralizou por ter divulgado esse momento. Os picos das menções à Gen Z também ocorreram em razão da thread sobre o que eles consideravam cringe nos Millennials, porém, em quantidades mais expressivas. 

Resiliência e transformação de comportamentos

Durante o estudo foi possível observar diferenças entre as Gerações Z e Y que foram evidenciadas principalmente dentro do contexto de pandemia. Exemplo disso está na questão financeira desses jovens. O levantamento aponta que essas gerações passam por índices recorde de desemprego e inflação, diminuindo seu poder de compra, e abalando sua preocupação e felicidade. Há ainda uma grande dedicação dessas gerações para criar uma sociedade mais diversa, igualitária e flexível, além de novas culturas organizacionais que prezem por um forte propósito.  

Apesar de estarem passando por situações de desafio, ambas as gerações acreditam que as empresas e governos têm mostrado respostas positivas frente à pandemia, e acreditam em novas oportunidades. Seu papel dentro dessas transformações não é de esperar, mas sim de fazer acontecer. Com base nos dados é possível afirmar que o mundo pós-pandêmico pode ser melhor e eles não irão hesitar em transformá-lo.

Confira as principais diferenças entre as gerações.




quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Endomarketing: tudo que você precisa saber antes de criar sua estratégia

 Escrito por Jose David Areiza

Quando se trata de campanhas de marketing é natural pensar que a comunicação é destinada ao público externo, não é mesmo? Mas é importante olhar para dentro também. Por isso, você precisa entender mais sobre o que é endomarketing e como essa estratégia pode ser fundamental para o sucesso da sua companhia no curto, médio e longo prazos.

O que acha de saber mais sobre a importância dessa estratégia para a sua empresa e como colocar o conceito em prática? Para ajudar você a ter melhores resultados com esse planejamento, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto. Continue a leitura e confira!

O que é endomarketing?

Endomarketing é uma estratégia de comunicação voltada para se comunicar internamente. Em vez de direcionar campanhas e as suas ações para uma audiência externa, a ideia é conversar com quem faz parte da sua empresa. Por isso, é natural que esse conceito também seja conhecido como marketing interno.

Essa estratégia pode ser muito importante para entender mais sobre a satisfação dos profissionais ou reduzir problemas como a rotatividade. E a notícia boa é que são muitos os caminhos possíveis com esse marketing institucional.

Como fazer uma estratégia de endomarketing?

Mas, na prática, como planejar e executar uma estratégia de endomarketing para a sua empresa? Confira algumas dicas!

Melhore a comunicação

Não existe planejamento de marketing institucional sem uma comunicação eficiente na empresa. É preciso que os gestores e líderes da companhia saibam da importância da transparência com os seus colaboradores. E não há melhor maneira de fazer isso do que investindo em uma troca de informações mais honesta e direta, garantindo que todos possam falar e ser ouvidos.

Logo, não basta criar um canal de diálogo em mão única. Todos precisam ter voz na empresa, desde os gestores até os estagiários. Toda a companhia deve estar integrada na troca de detalhes relevantes para o sucesso do negócio como um todo. Seja para melhorar um processo interno, seja para esclarecer dúvidas que surjam no dia a dia, a comunicação deve ser direta e eficiente.

Faça pesquisas de satisfação

Além de criar canais de comunicação práticos e eficientes, é muito importante investir em pesquisas de satisfação. Sim, criar um clima favorável ao compartilhamento e à troca de informações constantes é interessante para uma estratégia de endomarketing, mas essas pesquisas podem ajudar a direcionar ainda mais os pontos que podem ser melhorados na empresa.

O objetivo é ter respostas diretas e práticas sobre o que pode ser aprimorado, o que funciona, quais são os pontos positivos e, até mesmo, os seus desafios em suas funções. Assim, com uma série de respostas valiosas, é possível criar estratégias e ações mais eficientes para construir um clima organizacional favorável para todos os colaboradores.

Estabeleça planos de carreiras

Investir em endomarketing também se trata de pensar na satisfação e felicidade dos seus funcionários. Afinal, quanto mais contentes com as suas posições na empresa, maiores são as chances de que eles atinjam níveis mais altos de produtividade. E uma forma de fazer isso é estabelecendo um plano de carreira para que todos tenham a possibilidade de crescer na companhia.

Mais do que salários competitivos e benefícios atrativos, os profissionais querem saber quais são as perspectivas de crescimento na empresa. Como eles podem evoluir profissional e economicamente para continuarem evoluindo na organização? Ajudar a construir um planejamento para o futuro da sua equipe é uma tarefa desafiadora, mas essencial para manter um ambiente satisfatório.

Ofereça treinamentos

Além de cobrar resultados e desempenho dos profissionais de uma empresa, é muito importante oferecer recursos para eles poderem melhorar. E isso passa pela oferta de treinamentos e capacitações. A ideia é que todos os colaboradores possam aprimorar os seus conhecimentos para que rendam em um ritmo cada vez melhor dentro das suas funções.

Quem trabalha com Inbound Marketing, por exemplo, pode realizar treinamentos referentes aos recursos e ferramentas que ajudariam a melhorar o seu desempenho no trabalho. Por que não se aprofundar em uma estratégia de e-mail marketing? Como fazer posts de blog de maior relevância? Ou como utilizar melhor as redes sociais e as funcionalidades para garantir melhores resultados das ações e campanhas da companhia?

Dê feedbacks

Lembra que já falamos sobre a importância da comunicação e saber o que os colaboradores estão pensando? Além disso, eles precisam ter a resposta para as suas dores e demandas. Por isso, invista também em uma cultura de feedbacks. Todos devem saber ouvir avaliações sobre o que estão fazendo em suas funções no ambiente de trabalho.

Mas isso não significa apenas criticar um funcionário, ok? E sim apresentar uma análise sobre o seu trabalho, destacando pontos que precisam ser melhorados e o que está funcionando. A proposta do feedback é criar uma relação de confiança com os profissionais, para que eles se sintam valorizados, entendam que as suas funções são acompanhadas de perto e a empresa está disposta a ajudá-los.

Qual é o impacto do marketing institucional nas empresas?

Uma das principais vantagens de implementar ações de endomarketing na sua empresa é o aumento da produtividade. Quando estão motivados, é natural que os seus colaboradores trabalhem melhor, com mais eficiência em suas respectivas funções na busca pelos objetivos traçados.

Desse modo, os profissionais se sentem mais confortáveis no ambiente de trabalho e dispostos a continuarem trabalhando na empresa. Por isso, a rotatividade também é reduzida de maneira considerável.

O endomarketing é uma estratégia essencial para qualquer empresa que quer se destacar no mercado. Sem analisar e melhorar o que está sendo feito internamente, a tendência é que os bons resultados com a comunicação externa não apareçam. Por isso, não deixe de investir em ações que ajudem a construir um clima organizacional cada vez melhor.

Agora que você já sabe o que é endomarketing e como essa estratégia pode ser importante para o futuro da sua empresa, a dica é aprimorar ainda mais as suas ações e táticas de comunicação em geral. Continue em nosso blog para saber tudo sobre marketing com guias, conceitos e estratégias!

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Instagram libera publicação de link para todos os usuários da plataforma

 


Recurso começa a chegar hoje, dia 27, por meio de atualização e permitirá aumentar tráfego gerado a partir da rede social

Por Redação - 27/10/2021

Após muita especulação sobre a liberação ou não dos adesivos de link para contas com menos de 10 mil seguidores, o Instagram decidiu dar acesso ao recurso a todos os internautas na plataforma. 

A medida populariza o acesso a distribuição de links e tráfego para pequenos negócios e empreendedores que muitas vezes dependiam de outras estratégias, como agregadores de links na biografia do perfil para levar o público a outras páginas. O recurso substituiu o já conhecido movimento de “arraste para cima” para acessar páginas externas a partir dos stories. 

Restrições

Embora pareça ser uma medida liberal, a rede também planeja vigiar e punir usuários que violarem com frequência os termos da plataforma - o que inclui a prática de spam ou propagação de notícias falsas. A novidade deve chegar por meio de atualizações nos aplicativos dos usuários aos poucos, a partir de hoje, dia 27. 

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

8 livros sobre vendas que você precisa conhecer

 

Escrito por Jose David Areiza

Muitas pessoas encontraram a liberdade financeira por meio das vendas, mostrando que esse trabalho pode transformar a vida de qualquer um que esteja disposto a aprender. Alguns autores começam seus livros sobre vendas explicando que não é necessário contar com nenhuma habilidade específica para negociação, diferentemente do que grande parte das pessoas acredita.

Isso significa que para ter sucesso nessa carreira, basta ter resiliência na busca por clientes e boas estratégias de vendas. E para esse que esse caminho fique mais rápido, separamos alguns livros que trazem vários insights importantes. Continue a leitura e confira como eles podem mudar sua carreira!

1. Armas da Persuasão 

Se você quer saber como usar gatilhos mentais, Robert Cialdini organiza nesse livro as 6 principais armas da persuasão que podem ser usadas desde as negociações mais simples até a criação de grandes projetos de marketing. São elas:

  • reciprocidade;
  • compromisso;
  • aprovação social;
  • afeição;
  • autoridade;
  • escassez. 

O livro explica como cada gatilho mental pode ser utilizado para conduzir os clientes em negociações, além de como se proteger deles. A ideia é guiar o consumidor em sua jornada, mas sem criar um caráter impositivo ou manipulador. Assim, você deve ajudar o cliente em suas escolhas.

2. A Bíblia do Varejo

Apesar desse conteúdo parecer exclusivo para quem atua no varejo, o livro contém vários insights que podem ser aplicados em qualquer mercado. Constant Berkhout demonstra domínio técnico, utiliza dados científicos em relação ao comportamento dos consumidores e apresenta casos reais.

Se você está em busca de um desafio e quer aprender mais sobre os mecanismos que afetam o modo como as pessoas pensam, essa obra oferece várias táticas testadas e validadas em diversos negócios, esclarecendo como colocá-las em prática. 

3. Vendas não ocorrem por acaso

Você sabe quais fatores contribuem para ter sucesso em vendas? Para responder a essa pergunta, Thiago Concer evidencia que o bom desempenho de vendas não é fruto do acaso. Nesse trabalho, o autor mostra que a alta performance está associada a vários fatores: planejamento, foco, ambiente propício, técnicas adequadas e diversos outros elementos.

Além disso, o livro oferece orientações para recrutar, treinar e desenvolver uma equipe de vendas de alto desempenho. A grande experiência prática do autor permite que o conteúdo seja focado em soluções diretas e adequadas às necessidades do dia a dia de um vendedor.

4. Spin Selling

Entre os melhores materiais sobre esse assunto, Spin Selling utiliza exemplos cotidianos práticos para apresentar a metodologia de vendas que leva o mesmo nome que o livro. Com isso, Neil Rackham ensina como coletar informações que ajudem a conduzir uma negociação para obter sucesso em cada etapa da jornada do cliente.

Assim, o livro é indicado para vendedores modernos e cria um padrão de perguntas que podem ajudar a aumentar as chances de concluir uma negociação complexa. Esse é um dos textos mais lidos sobre vendas, que deve figurar na sua lista.

5. Vendas 3.0

Escrito por Sandro Magaldi, que tem mais de 25 anos de experiência na área, Vendas 3.0 pode ajudar a criar uma visão estratégica de como gerenciar uma equipe e obter sucesso com essa atividade.

Como o mercado atual exige sofisticação e apresenta diversos desafios, o time comercial de uma empresa deve contar com uma liderança menos tática e com perfil mais estratégico. O autor utiliza esse argumento para comunicar a importância de saber tudo sobre vendas.

6. Receita Previsível

Receita Previsível é escrito por Aaron Ross, o mesmo autor da frase “Um processo ruim é melhor que nenhum processo, porque você pode melhorar algo que existe, mas não o que não existe”. A obra está entre os melhores livros sobre vendas para quem quer ter um guia para o assunto. 

O material apresenta como melhorar a previsibilidade das vendas, de forma a ajustar o planejamento do negócio e desenvolver uma receita previsível. Além disso, é possível obter diversas ideias de como gerar leads de forma recorrente e aumentar o número de negociações de sucesso.

Nesse material, Ross apresenta como é possível gerar receita sem ter que contratar mais pessoas ou investir mais dinheiro. Para ele, quanto maior a geração de leads, melhor são as suas previsões e resultados. Desse modo, o livro é uma excelente alternativa para quem comanda grupos de vendas ou departamentos comerciais. 

7. Prospecção Fanática

Caso você procure um livro para te ajudar a abrir conversas sobre vendas por meio de redes sociais, e-mails e ligações frias, Prospecção Fanática é uma boa pedida. Para ser capaz de fechar as vendas, ter leads de qualidade é de extrema importância.

Além disso, fazer uma prospecção ativa é uma boa forma de conseguir leads qualificados. No livro, o autor define a palavra fanático como "motivado ou caracterizado por um entusiasmo extremo e sem críticas".

Então, se você quer manter o entusiasmo para vender mais e trabalha no comando de uma equipe, esse material é fundamental para aprender a motivar o time e alcançar resultados ainda mais expressivos.

8. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

Esse livro vai além de metodologias tradicionais e mostra como se relacionar é uma habilidade valiosa para um vendedor. Dale Carnegie apresenta quais técnicas ajudam a enxergar a situação com os olhos de seus clientes, permitindo prever e se preparar para as objeções.

Ele traz dicas práticas para exercitar a empatia e conseguir a confiança das pessoas. O processo de vendas está cada vez mais humanizado, fazendo desse livro um recurso imprescindível para construir bons relacionamentos com sua audiência. 

Viu como é importante conhecer os melhores livros sobre vendas? Além de ampliar seus conhecimentos sobre as técnicas, eles também abordam relacionamento, psicologia do consumidor e diversos assuntos que contribuem para melhorar seu desempenho e vender mais. Cada obra apresenta uma visão única, e juntas elas permitem que você consiga vender qualquer coisa e para qualquer público.