sexta-feira, 22 de outubro de 2021

8 livros sobre vendas que você precisa conhecer

 

Escrito por Jose David Areiza

Muitas pessoas encontraram a liberdade financeira por meio das vendas, mostrando que esse trabalho pode transformar a vida de qualquer um que esteja disposto a aprender. Alguns autores começam seus livros sobre vendas explicando que não é necessário contar com nenhuma habilidade específica para negociação, diferentemente do que grande parte das pessoas acredita.

Isso significa que para ter sucesso nessa carreira, basta ter resiliência na busca por clientes e boas estratégias de vendas. E para esse que esse caminho fique mais rápido, separamos alguns livros que trazem vários insights importantes. Continue a leitura e confira como eles podem mudar sua carreira!

1. Armas da Persuasão 

Se você quer saber como usar gatilhos mentais, Robert Cialdini organiza nesse livro as 6 principais armas da persuasão que podem ser usadas desde as negociações mais simples até a criação de grandes projetos de marketing. São elas:

  • reciprocidade;
  • compromisso;
  • aprovação social;
  • afeição;
  • autoridade;
  • escassez. 

O livro explica como cada gatilho mental pode ser utilizado para conduzir os clientes em negociações, além de como se proteger deles. A ideia é guiar o consumidor em sua jornada, mas sem criar um caráter impositivo ou manipulador. Assim, você deve ajudar o cliente em suas escolhas.

2. A Bíblia do Varejo

Apesar desse conteúdo parecer exclusivo para quem atua no varejo, o livro contém vários insights que podem ser aplicados em qualquer mercado. Constant Berkhout demonstra domínio técnico, utiliza dados científicos em relação ao comportamento dos consumidores e apresenta casos reais.

Se você está em busca de um desafio e quer aprender mais sobre os mecanismos que afetam o modo como as pessoas pensam, essa obra oferece várias táticas testadas e validadas em diversos negócios, esclarecendo como colocá-las em prática. 

3. Vendas não ocorrem por acaso

Você sabe quais fatores contribuem para ter sucesso em vendas? Para responder a essa pergunta, Thiago Concer evidencia que o bom desempenho de vendas não é fruto do acaso. Nesse trabalho, o autor mostra que a alta performance está associada a vários fatores: planejamento, foco, ambiente propício, técnicas adequadas e diversos outros elementos.

Além disso, o livro oferece orientações para recrutar, treinar e desenvolver uma equipe de vendas de alto desempenho. A grande experiência prática do autor permite que o conteúdo seja focado em soluções diretas e adequadas às necessidades do dia a dia de um vendedor.

4. Spin Selling

Entre os melhores materiais sobre esse assunto, Spin Selling utiliza exemplos cotidianos práticos para apresentar a metodologia de vendas que leva o mesmo nome que o livro. Com isso, Neil Rackham ensina como coletar informações que ajudem a conduzir uma negociação para obter sucesso em cada etapa da jornada do cliente.

Assim, o livro é indicado para vendedores modernos e cria um padrão de perguntas que podem ajudar a aumentar as chances de concluir uma negociação complexa. Esse é um dos textos mais lidos sobre vendas, que deve figurar na sua lista.

5. Vendas 3.0

Escrito por Sandro Magaldi, que tem mais de 25 anos de experiência na área, Vendas 3.0 pode ajudar a criar uma visão estratégica de como gerenciar uma equipe e obter sucesso com essa atividade.

Como o mercado atual exige sofisticação e apresenta diversos desafios, o time comercial de uma empresa deve contar com uma liderança menos tática e com perfil mais estratégico. O autor utiliza esse argumento para comunicar a importância de saber tudo sobre vendas.

6. Receita Previsível

Receita Previsível é escrito por Aaron Ross, o mesmo autor da frase “Um processo ruim é melhor que nenhum processo, porque você pode melhorar algo que existe, mas não o que não existe”. A obra está entre os melhores livros sobre vendas para quem quer ter um guia para o assunto. 

O material apresenta como melhorar a previsibilidade das vendas, de forma a ajustar o planejamento do negócio e desenvolver uma receita previsível. Além disso, é possível obter diversas ideias de como gerar leads de forma recorrente e aumentar o número de negociações de sucesso.

Nesse material, Ross apresenta como é possível gerar receita sem ter que contratar mais pessoas ou investir mais dinheiro. Para ele, quanto maior a geração de leads, melhor são as suas previsões e resultados. Desse modo, o livro é uma excelente alternativa para quem comanda grupos de vendas ou departamentos comerciais. 

7. Prospecção Fanática

Caso você procure um livro para te ajudar a abrir conversas sobre vendas por meio de redes sociais, e-mails e ligações frias, Prospecção Fanática é uma boa pedida. Para ser capaz de fechar as vendas, ter leads de qualidade é de extrema importância.

Além disso, fazer uma prospecção ativa é uma boa forma de conseguir leads qualificados. No livro, o autor define a palavra fanático como "motivado ou caracterizado por um entusiasmo extremo e sem críticas".

Então, se você quer manter o entusiasmo para vender mais e trabalha no comando de uma equipe, esse material é fundamental para aprender a motivar o time e alcançar resultados ainda mais expressivos.

8. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

Esse livro vai além de metodologias tradicionais e mostra como se relacionar é uma habilidade valiosa para um vendedor. Dale Carnegie apresenta quais técnicas ajudam a enxergar a situação com os olhos de seus clientes, permitindo prever e se preparar para as objeções.

Ele traz dicas práticas para exercitar a empatia e conseguir a confiança das pessoas. O processo de vendas está cada vez mais humanizado, fazendo desse livro um recurso imprescindível para construir bons relacionamentos com sua audiência. 

Viu como é importante conhecer os melhores livros sobre vendas? Além de ampliar seus conhecimentos sobre as técnicas, eles também abordam relacionamento, psicologia do consumidor e diversos assuntos que contribuem para melhorar seu desempenho e vender mais. Cada obra apresenta uma visão única, e juntas elas permitem que você consiga vender qualquer coisa e para qualquer público. 

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