sexta-feira, 22 de outubro de 2021

8 livros sobre vendas que você precisa conhecer

 

Escrito por Jose David Areiza

Muitas pessoas encontraram a liberdade financeira por meio das vendas, mostrando que esse trabalho pode transformar a vida de qualquer um que esteja disposto a aprender. Alguns autores começam seus livros sobre vendas explicando que não é necessário contar com nenhuma habilidade específica para negociação, diferentemente do que grande parte das pessoas acredita.

Isso significa que para ter sucesso nessa carreira, basta ter resiliência na busca por clientes e boas estratégias de vendas. E para esse que esse caminho fique mais rápido, separamos alguns livros que trazem vários insights importantes. Continue a leitura e confira como eles podem mudar sua carreira!

1. Armas da Persuasão 

Se você quer saber como usar gatilhos mentais, Robert Cialdini organiza nesse livro as 6 principais armas da persuasão que podem ser usadas desde as negociações mais simples até a criação de grandes projetos de marketing. São elas:

  • reciprocidade;
  • compromisso;
  • aprovação social;
  • afeição;
  • autoridade;
  • escassez. 

O livro explica como cada gatilho mental pode ser utilizado para conduzir os clientes em negociações, além de como se proteger deles. A ideia é guiar o consumidor em sua jornada, mas sem criar um caráter impositivo ou manipulador. Assim, você deve ajudar o cliente em suas escolhas.

2. A Bíblia do Varejo

Apesar desse conteúdo parecer exclusivo para quem atua no varejo, o livro contém vários insights que podem ser aplicados em qualquer mercado. Constant Berkhout demonstra domínio técnico, utiliza dados científicos em relação ao comportamento dos consumidores e apresenta casos reais.

Se você está em busca de um desafio e quer aprender mais sobre os mecanismos que afetam o modo como as pessoas pensam, essa obra oferece várias táticas testadas e validadas em diversos negócios, esclarecendo como colocá-las em prática. 

3. Vendas não ocorrem por acaso

Você sabe quais fatores contribuem para ter sucesso em vendas? Para responder a essa pergunta, Thiago Concer evidencia que o bom desempenho de vendas não é fruto do acaso. Nesse trabalho, o autor mostra que a alta performance está associada a vários fatores: planejamento, foco, ambiente propício, técnicas adequadas e diversos outros elementos.

Além disso, o livro oferece orientações para recrutar, treinar e desenvolver uma equipe de vendas de alto desempenho. A grande experiência prática do autor permite que o conteúdo seja focado em soluções diretas e adequadas às necessidades do dia a dia de um vendedor.

4. Spin Selling

Entre os melhores materiais sobre esse assunto, Spin Selling utiliza exemplos cotidianos práticos para apresentar a metodologia de vendas que leva o mesmo nome que o livro. Com isso, Neil Rackham ensina como coletar informações que ajudem a conduzir uma negociação para obter sucesso em cada etapa da jornada do cliente.

Assim, o livro é indicado para vendedores modernos e cria um padrão de perguntas que podem ajudar a aumentar as chances de concluir uma negociação complexa. Esse é um dos textos mais lidos sobre vendas, que deve figurar na sua lista.

5. Vendas 3.0

Escrito por Sandro Magaldi, que tem mais de 25 anos de experiência na área, Vendas 3.0 pode ajudar a criar uma visão estratégica de como gerenciar uma equipe e obter sucesso com essa atividade.

Como o mercado atual exige sofisticação e apresenta diversos desafios, o time comercial de uma empresa deve contar com uma liderança menos tática e com perfil mais estratégico. O autor utiliza esse argumento para comunicar a importância de saber tudo sobre vendas.

6. Receita Previsível

Receita Previsível é escrito por Aaron Ross, o mesmo autor da frase “Um processo ruim é melhor que nenhum processo, porque você pode melhorar algo que existe, mas não o que não existe”. A obra está entre os melhores livros sobre vendas para quem quer ter um guia para o assunto. 

O material apresenta como melhorar a previsibilidade das vendas, de forma a ajustar o planejamento do negócio e desenvolver uma receita previsível. Além disso, é possível obter diversas ideias de como gerar leads de forma recorrente e aumentar o número de negociações de sucesso.

Nesse material, Ross apresenta como é possível gerar receita sem ter que contratar mais pessoas ou investir mais dinheiro. Para ele, quanto maior a geração de leads, melhor são as suas previsões e resultados. Desse modo, o livro é uma excelente alternativa para quem comanda grupos de vendas ou departamentos comerciais. 

7. Prospecção Fanática

Caso você procure um livro para te ajudar a abrir conversas sobre vendas por meio de redes sociais, e-mails e ligações frias, Prospecção Fanática é uma boa pedida. Para ser capaz de fechar as vendas, ter leads de qualidade é de extrema importância.

Além disso, fazer uma prospecção ativa é uma boa forma de conseguir leads qualificados. No livro, o autor define a palavra fanático como "motivado ou caracterizado por um entusiasmo extremo e sem críticas".

Então, se você quer manter o entusiasmo para vender mais e trabalha no comando de uma equipe, esse material é fundamental para aprender a motivar o time e alcançar resultados ainda mais expressivos.

8. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

Esse livro vai além de metodologias tradicionais e mostra como se relacionar é uma habilidade valiosa para um vendedor. Dale Carnegie apresenta quais técnicas ajudam a enxergar a situação com os olhos de seus clientes, permitindo prever e se preparar para as objeções.

Ele traz dicas práticas para exercitar a empatia e conseguir a confiança das pessoas. O processo de vendas está cada vez mais humanizado, fazendo desse livro um recurso imprescindível para construir bons relacionamentos com sua audiência. 

Viu como é importante conhecer os melhores livros sobre vendas? Além de ampliar seus conhecimentos sobre as técnicas, eles também abordam relacionamento, psicologia do consumidor e diversos assuntos que contribuem para melhorar seu desempenho e vender mais. Cada obra apresenta uma visão única, e juntas elas permitem que você consiga vender qualquer coisa e para qualquer público. 

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

5 coisas que o social media precisa saber sobre a nova atualização do Instagram

 


Praticamente todos os dias há mudanças no Instagram, com entrada de novas ferramentas e funcionalidades, mas a grande maioria delas passa despercebida

Por Rejane Toigo - 20/09/2021

O objetivo é procurar melhorar a experiência do usuário, ao mesmo tempo que cria novas funcionalidades de olho na concorrência. E estar atento a essas mudanças é fundamental, principalmente para quem atua como social media.

Afinal de contas, o Instagram costuma “premiar” com mais engajamento quem usa suas ferramentas e funcionalidades nativas. O melhor exemplo que podemos dar são os Reels, que estão com um alcance fantástico organicamente.

Mas teve outras atualizações apresentadas recentemente pelo Instagram, que apresento abaixo!

#1. A atualização é constante
A primeira coisa que o social media tem que saber é que houve de fato uma atualização maior no Instagram recentemente. Mas ela não é isolada: as mudanças acontecem constantemente.

Praticamente todos os dias há mudanças no Instagram, com entrada de novas ferramentas e funcionalidades, mas a grande maioria delas passa despercebida. Porém, outras chamam bastante atenção.

Em geral, essas atualizações acontecem quando o aplicativo avalia os comportamentos dos usuários. Ao mesmo tempo, nós também “ensinamos” o Instagram a como se tornar melhor por meio do nosso comportamento.

Todas essas informações são então recebidas pelo algoritmo, que é uma inteligência artificial, e ele se atualiza conforme essas novas informações da forma com o aplicativo é usado. 

E estar atento às novidades é sempre importante para o social media. Afinal de contas, como no exemplo do Reels que citei acima, o Instagram costuma entregar mais conteúdo organicamente quando as novas ferramentas são usadas.

#2. Mudança no link dos stories
Chega de falar “arrasta pra cima” nos stories! Agora, entram em cena os chamados Links Stickers, onde o link estará em uma figurinha clicável que devemos adicionar ao stories.

A mudança tem como objetivo facilitar a vida das pessoas, já que o “arrasta pra cima” era meio confuso e nem todo mundo conseguia executar a ação, não dando tanto engajamento. Em contrapartida, as figurinhas já são bastante populares e tornam a experiência muito mais fácil, tanto para quem cria, quanto para quem clica.

E aí entra a importância do social media: colocar esse link de forma atrativa e visível no stories, para que sua audiência tenha vontade de clicar nessa figurinha.

#3. Link no stories para todos
A terceira grande mudança é a democratização dos links nos stories. Até então, apenas contas com mais de 10 mil seguidores tinham a possibilidade de adicionar links nos stories e, com a nova atualização do Instagram, isso passará a ser permitido para todos.

E isso é uma excelente notícia para os microinfluenciadores, que poderão usar esse recurso nos seus stories. Nesse sentido, o social media também deverá se adaptar e criar histórias e artifícios para que os microinfluenciadores possam levar seus seguidores para outras páginas também.

Essa mudança deve ser vista com bons olhos para o social media. Afinal de contas, haverá maior demanda de trabalho através dos pequenos empreendedores, que vão precisar de ajuda e planejamento para otimizar essas funções do Instagram para levar seus clientes para seu site.

#4. Fim do IGTV
O Instagram acabou com o IGTV com as novas atualizações. Até então o IGTV tinha um feed paralelo, onde ficavam os vídeos postados, e que agora deixou de existir: todos eles vão diretamente para o feed principal.

Com essa mudança, agora há apenas a possibilidade de postar vídeos, seja no tamanho inteiro da tela, ou então no formato padrão do feed do Instagram. Além disso, todos os vídeos postados agora ficarão em uma aba única para esse tipo de material.

Agora nos perfis há a aba do Feed, a aba do Reels, e a aba dos Vídeos, onde podem ser encontrados todos os vídeos postados, indiferente de qual tamanho e duração ele tenha.

#5. Fim dos compartilhamentos
A quinta mudança já anunciada, mas que ainda não foi efetivada em todos os perfis, é o fim do compartilhamento dos posts. Até então, podíamos clicar no aviãozinho e compartilhar os posts em nossos stories. Com a nova atualização, essa função vai deixar de existir.

Ainda não há uma explicação muito clara por parte do Instagram sobre essa mudança, mas o que dá para entender é que eles querem que postagens de feed, fiquem no feed, e os stories fiquem apenas como stories.

Resta saber como será a reação dos usuários frente a essa modificação. Afinal de contas, o compartilhamento era uma forma de conhecermos novos conteúdos e contas que nossos amigos compartilhavam.

Uma ferramenta dinâmica
Importante dizer que essas atualizações ainda estão sendo implementadas, e nem todas as contas já contam com essas novas funcionalidades. Mas algo que precisa ficar claro é que o Instagram é a plataforma que mais se modifica. Está constantemente em atualização, seguindo tendências e criando novas experiências para os usuários.

E isso impacta também no social media, que deve se reinventar a todo instante, estudar e aproveitar as novas oportunidades que surgem — como a possibilidade de passar a atender pequenas contas graças à democratização dos links nos stories.

Na minha opinião, essas atualizações são sempre necessárias, e eles a fazem para melhorar a experiência do usuário. E se o intuito deles é esse, o nosso como social media também deve ser. 

Portanto, devemos estudar constantemente essas atualizações, acompanhar as tendências dos usuários e com isso, atender também melhor os clientes, oferecendo novas possibilidades e maximizando seu engajamento nas redes sociais. 

Por: Rejane Toigo

Rejane Toigo atualmente é Mestranda em Neuromarketing na Florida Christian University, palestrante em eventos e convenções na área de marketing e produtora de cursos e treinamentos de marketing digital.

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

NPS e CSAT: quando devo utilizar o NPS ao invés do CSAT?

 


Por Tomás Duarte em 2 de março 2021
CSAT

Tempo de leitura: 5 minutos

Entender o que é NPS e CSAT é a chave do sucesso para ter clientes satisfeitos e leais. 

Essas são duas metodologias com finalidades parecidas e características distintas em sua concepção, que te ajudam a saber como anda a experiência do cliente com a sua marca.

Neste artigo, você entenderá o que diferencia ambas, o melhor momento para aplicar cada uma e o quanto elas são fundamentais para o crescimento da sua empresa. Continue acompanhando!

O QUE É NPS?

NPS E CSAT O QUE É NPS

Antes de mais nada é importante entender o que são essas métricas.

O Net Promoter Score, carinhosamente chamado de NPS, é hoje uma das principais formas de mensurar a satisfação do cliente com a marca. 

Foi criado por Fred Reichheld nos EUA e apresentado  em um artigo da Harvard Business Review em 2003, e visa medir a satisfação de um cliente com a empresa de modo geral ou específico (pontos de contato), em longo prazo e de forma contínua

Nela, englobam-se todos os pontos de contato entre marca e cliente, como atendimento, negociação, preços, prazo de entrega, sucesso com o serviço etc. A base de avaliação é por meio da seguinte pergunta feita aos clientes:

“Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria a nossa empresa para um amigo?”

O resultado é calculado da seguinte maneira: % clientes promotores – % clientes detratores = %NPS.

Além desta pergunta, usa-se uma pergunta aberta para entender o motivo da nota dada anteriormente.

Por este motivo, o NPS é extremamente importante para análise gerencial e tomada de decisão, pois consegue transmitir em uma nota e comentário os detalhes mais importantes da experiência do consumidor.

Quer saber tudo sobre NPS? Confira nosso artigo!

O QUE SIGNIFICA CSAT?

O QUE É CSAT

A sigla CSAT se refere ao Customer Satisfaction Score, uma metodologia que também é usada para entender como anda a satisfação do cliente com a sua marca, produto ou serviço.

Ela serve para mensurar, em curto prazo, a satisfação dos clientes que consomem suas ofertas frequentemente.

Essa metodologia também é baseada em pesquisas e, diferentemente do NPS, são feitas várias perguntas com foco em objetivos menos abrangentes, como a avaliação do consumidor sobre um atendimento, sobre o tempo de entrega de um produto, sobre as condições de pagamento, etc.

As perguntas podem ser feitas da seguinte maneira:

“Qual o seu nível de satisfação com o atendimento prestado pelo nosso suporte?”

Você já deve ter ouvido essa pergunta quando precisou de uma ajudinha dos atendentes da sua operadora de celular, não é mesmo? Isso mostra que o CSAT é mais usado do que pensamos.

Você pode definir as respostas em uma escala de 1 a 5, notas de 0 a 10 ou opiniões variando de muito satisfeito a muito insatisfeito.

É importante lembrar que o CSAT poderá ser usado de forma empírica, da maneira que melhor atender cada empresa.

Quer saber um pouco mais sobre o CSAT? Então, fique de olho neste texto!

QUANDO CADA METODOLOGIA DEVE SER USADA?

Que as duas metodologias são usadas para medir a satisfação do cliente você já sabe, não é mesmo? Mas, cada uma pode ser aplicada de maneira diferente. Veja:

O NPS é aplicado quando um consumidor está ainda na jornada do cliente (NPS Bottom Up ou Transacional), ou ao final de sua jornada, quando encerra por completo o ciclo de compra e uso de um produto ou serviço (NPS Top Down).

O objetivo de ambas as aplicações é mapear toda jornada e posteriormente a experiência completa com um cliente.

Já o CSAT normalmente é veiculado logo após uma interação, como um atendimento ao cliente ou uma confirmação de compra, por exemplo.

A ideia é trazer um panorama mais momentâneo e voltado para um serviço da empresa. Suas informações são extremamente pontuais e de difícil uso gerencial, a não ser para melhoria do atendimento em si.

NPS e CSAT: posso usar as duas métricas juntas?

Sim! Ao contrário do que muitos pensam, as duas métricas não são rivais e podem sim se complementar.

Enquanto o NPS traz uma visão mais geral do negócio, o CSAT complementa mostrando como anda a satisfação do seu cliente em pontos específicos da jornada.

O ideal é traçar uma estratégia adequada para disparar as pesquisas sem gerar uma fadiga no seu público.

QUAL A IMPORTÂNCIA DESSAS METODOLOGIAS?

As duas são relevantes para oferecer diagnósticos práticos sobre a percepção do público com a empresa.

Elas podem ser usadas juntas e/ou separadas, e são um grande auxílio para entender melhor como anda a experiência que você está entregando para o seu público, os pontos fracos e fortes da sua marca, e como você pode melhorar a relação empresa-consumidor.

Ah, é importante lembrar que entender como anda a satisfação do seu público ajuda na retenção, e reter um cliente pode ser até 5x mais barato do que conquistar um novo.

QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE NPS E CSAT?

DIFERENÇA ENTRE CSAT E NPS

Além das diferenças já citadas neste artigo, há outros pontos que podemos ressaltar.

O NPS fornece informações mais importantes sobre níveis de fidelidade e o quanto a imagem da marca está sólida com sua base de clientes, além de ser uma forte ferramenta para decisão gerencial.

O CSAT, por sua vez, ajuda a resolver problemas mais pontuais e a entender se determinados serviços foram entregues de acordo com as expectativas dos consumidores.

Para o setor de vendas, por exemplo, a segunda opção pode ser mais interessante para otimizar os processos em tempo real.

Note que são duas metodologias que se complementam: a lacuna deixada por uma é preenchida pela outra, especialmente na questão do timing e do objeto de medição. 

Enquanto o CSAT é eficiente para entender a satisfação do consumidor em curto prazo e voltado para pontos específicos de contato entre empresa e o público, o NPS deve ser utilizado quando a intenção for mensurar a satisfação durante a jornada do consumidor e a satisfação global dos clientes, entendendo o quanto eles são leais ao seu negócio.

MEÇA O NPS E  CSAT COM A PLATAFORMA MULTIMÉTRICAS DA TRACK

TRACK TEM NPS E CSAT

Agora que você já sabe mais sobre o NPS e CSAT chegou a hora de aplicar no seu negócio. Com a nova plataforma da Track ficou ainda mais fácil!

Isto porque ela é multimétricas, ou seja, agora é possível utilizar diferentes metodologias para entender como anda a relação do cliente com a sua empresa.

E aí, conseguiu entender as diferenças entre o NPS e o CSAT?  Conta para a gente aí nos comentários.

Ah, se você gostou do nosso conteúdo, que tal navegar no nosso blog e ler outros artigos? Você também pode nos acompanhar nas redes sociais (InstagramLinkedIn Facebook).

Ainda não conhece a Track.co? Então acesse o nosso site. Te convidamos a saber mais sobre a nova plataforma e as nossas novidades.

Sobre o autor:

Este texto foi escrito por Tomás Duarte e atualizado por Diandra Guedes, produtora de conteúdo da Track.

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

O que é e como utilizar o Linktree nas estratégias de marketing?

 Escrito por Jose David Areiza


Com apenas um link, que pode ser alterado com o nome do seu negócio, é possível levar o público-alvo para uma loja virtual, um formulário de inscrição ou uma promoção, por exemplo. Bom, não é mesmo?

Quais são os benefícios de usar o Linktree?

Agora que entendeu o que é o Linktree, falaremos mais sobre os benefícios em utilizar a plataforma. Confira a seguir!

Vários links em um só local

Como dissemos, a possibilidade de reunir vários links e informações importantes de uma empresa em um único local é um dos principais benefícios do Linktree. Com a presença online da sua marca compilada em uma única página, fica mais fácil encurtar o caminho do público-alvo e ajudá-lo a encontrar informações com facilidade.

Em suma, isso quer dizer que a plataforma pode ajudar a aumentar o tráfego e a taxa de conversões de páginas variadas, pois ela direciona o público-alvo para onde você desejar. E com o Linktree você ganha tempo, afinal, não precisa se preocupar em divulgar links importantes separadamente.

Personalização

A segunda vantagem do Linktree é a personalização. A plataforma apresenta um layout descomplicado e simples, mas que pode ser modificado de acordo com a identidade visual da sua empresa.

Além de definir um domínio com o nome do seu negócio, é possível alterar estilos e cores de botões, mudar o plano de fundo, adicionar uma imagem diferente para cada link gerado, entre outros.

Estatísticas de tráfego

Mas, de que adianta divulgar todos esses links e não acompanhar o desempenho de cada um? Saiba que o Linktree mostra as estatísticas de tráfego das URLs geradas. Dentre várias informações, é possível visualizar na plataforma a taxa de cliques de cada link, descobrir qual a rede social mais popular da sua marca e fazer o download dessas informações em um arquivo CSV.

O Linktree é pago?

O Linktree disponibiliza uma versão grátis e outra Pro. Sem pagar nada, o usuário pode incluir links ilimitados, usar QR Codes para redirecionar o público-alvo e personalizar sua página com temas integrados. Outra vantagem é que, mesmo gratuitamente, a plataforma oferece suporte por e-mail ou pela central de ajuda.

Já a versão paga custa R$ 16 por mês e é indicada para quem busca recursos completos e mais possibilidades de personalização. Confira, a seguir, algumas vantagens de assinar o Linktree Pro:

  • suporte prioritário 24h com chat ao vivo;
  • criação de vários usuários para uma única conta;
  • acesso a mais temas personalizados e exclusivos;
  • reprodução de vídeos diretamente no Linktree;
  • integração com o Google Sheets, Google Analytics, Mailchimp, entre outros;
  • possibilidade de mensurar o desempenho de cada link diariamente e mensalmente.

Como fazer um Linktree?

Criar uma conta no Linktree é muito fácil. Acompanhe o passo a passo abaixo:

  1. acesse o site oficial da plataforma e clique em “Get Started for Free”;
  2. preencha o formulário com o seu e-mail, nome de usuário e uma senha. Para seguir, é preciso aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade;
  3. o próximo passo é incluir o nome completo da empresa ou do usuário e selecionar três categorias que mais tenham a ver com o seu perfil;
  4. por fim, escolha o seu plano, que pode ser gratuito ou pago.

Viu como é simples? Depois de seguir esse passo a passo, a tela do administrador aparece e aí é possível começar a incluir os links que você deseja, além de fazer as personalizações necessárias.

Uma coisa legal de destacar é que dentro do administrador, especificamente em “Settings”, você encontrará uma seção intitulada “Social Links”. Por lá, você pode incluir as URLs das suas redes sociais, e os links se transformam automaticamente em ícones. Isso facilita a visualização e organização das suas informações na página do Linktree.

Onde usar o Linktree?

No começo, o Linktree era utilizado apenas no link da bio do Instagram. Mas isso mudou, e a plataforma agora se mostra bastante útil em outros lugares. Dá uma olhada!

Cartão de visitas

O Linktree pode ser usado em cartões de visita não só de empresas, mas de pessoas físicas. Afinal, você pode compilar várias informações pessoais, como e-mail, portfólio e LinkedIn, em uma única página.

E-mail

Vai criar uma nova estratégia de e-mail marketing? Então, inclua a sua URL personalizada nos disparos. Uma dica é colocar o seu Linktree no final de cada mensagem como uma CTA.

Blog

Vale a pena colocar a URL também em blogs. Além de incluir na sua bio, você pode usar a página como uma CTA em seus artigos. O que acha?

Redes sociais

Além da biografia no Instagram, é possível integrar o Linktree a mais redes sociais. Veja como a seguir:

  • na biografia de todas as suas redes sociais, como Facebook, Twitter, Pinterest ou Tumblr;
  • na descrição dos seus vídeos no YouTube;
  • nos chats do Facebook Messenger;
  • no perfil da sua empresa no LinkedIn;
  • nas lives do Instagram, Twitch ou Facebook.

Viu como é fácil utilizar o Linktree? Agora que sabe mais sobre o assunto, pode incluir a plataforma nas suas estratégias de marketing no Instagram, nas demais redes sociais e onde mais desejar. Para aproveitar ao máximo a sua página, no entanto, lembre-se de mantê-la atualizada, usar títulos objetivos e personalizá-la de acordo com a identidade visual do seu negócio.

Depois de saber mais sobre o assunto, aproveite para descobrir como adicionar links nos stories do seu Instagram e turbinar ainda mais suas postagens!