terça-feira, 29 de junho de 2021

COMO O SEO PODE TRAZER RESULTADOS ORGÂNICOS PARA O SEU NEGÓCIO?

 


Hoje em dia, eu acho que nem preciso perguntar se você conhece ou utiliza o Google, certo? É capaz até que você tenha chegado até esse artigo através dele, ou de algum outro buscador como o Bing. 

Diariamente, bilhões de pessoas utilizam esses sites de busca, os chamados Search Engine Results Pages (SERP),  para encontrar informações, desde receitas, inspirações, dicas de como realizar determinadas tarefas, notícias, até coisas como “porque estamos aqui” ou “pinguins têm joelhos?”. 

A mais recente versão do relatório do Global Data Report, publicada em fevereiro deste ano, mostra que 98% dos mais de 4,6 bilhões de usuários ativos hoje na internet utilizam esses buscadores ao menos uma vez ao mês. Além disso, 46,4% dos internautas afirmam utilizar a internet para pesquisar informações sobre marcas e produtos. 

Ou seja, cada vez mais as pessoas se utilizam da internet para conseguir informações na hora de comprar um produto ou contratar um serviço. Mas com milhares de páginas sendo criadas a todo instante, como exatamente esses buscadores sabem quais páginas mostrar primeiro ao usuário? Quais são mais relevantes e devem ocupar o topo das páginas de resultados? Bem, é exatamente aí que entra o SEO

O que é SEO e como funciona?

SEO (Search Engine Optimization)  é a sigla empregada para se referir a um conjunto de técnicas para a otimização de sites, de forma que eles se mostrem mais relevantes aos olhos (ou algoritmos, melhor dizendo) dos grandes buscadores e possam ocupar os primeiros lugares entre os resultados obtidos. Tudo isso de forma orgânica, ou seja, sem a necessidade de criar anúncios e de pagar por isso. 

Isso é extremamente importante, uma vez que, segundo dados do Backlinko, 30% dos usuários clicam já nos primeiros 3 links orgânicos que aparecem nas páginas de resultados. Enquanto isso, apenas 0,78 clicam em um link que esteja ranqueado na segunda página.

Existe até um ditado em marketing digital que diz que “o melhor lugar para esconder alguma coisa é na segunda página de resultados do Google”, uma vez que quase ninguém chega até ela. 

Como funcionam os buscadores?

O funcionamento de sites de busca como Google e Bing pode parecer simples à primeira vista; você digita uma pergunta e em um milésimo de segundos recebe uma lista de páginas que respondem satisfatoriamente ao que foi perguntado. Mas por trás disso existe um processo extremamente complexo e que pode ser dividido em três grandes etapas: 

  1. Rastreamento: Inicialmente, os robôs ou spiders do buscador fazem um rastreamento de todas as páginas presentes no ambiente virtual. No caso do Google, eles são chamados de Googlebots. Eles também rastreiam links em busca de novas páginas e atualizações. 
  2. Indexação: Em seguida as páginas que foram rastreadas são indexadas junto ao indíce do buscador. Esse índice funciona como uma gigantesca biblioteca de conteúdos em que as páginas são organizadas de acordo com as principais palavras-chaves do conteúdo, além do tempo de carregamento de cada uma. 
  3. Rankeamento: É aqui que é determinada a ordem em que as páginas irão aparecer na lista de resultados. A maioria dos buscadores mantém sigilo sobre os critérios utilizados para esse ranqueamento. Mas, através de comunicados e diretrizes, muitas vezes empresas como o Google acabam dando pistas de como esses ranking funcionam. 

 

O que faz o SEO? 

O trabalho do SEO é entender esses critérios de rankeamento e otimizar as páginas para que elas sejam consideradas relevantes o bastante para ocuparem os primeiros lugares no ranking dos buscadores. De maneira geral, o trabalho em SEO acontece em duas frentes: 

1 – SEO on page: São as otimizações realizadas nas próprias páginas, como por exemplo: 

  • Ajustes no teor e na organização do conteúdo;
  • Definição de título e Meta descrição;
  • Heading tags;
  • Imagens;
  • URLs;
  • Rich snippets (uma espécie de resumo de que se trata a página). 

 

2 – SEO off page: Os fatores off page são fatores externos à página que mostram o nível de autoridade daquele site e se ele pode ser considerado como referência para aquele tipo de conteúdo. 

São fatores off page: 

  • Quantidade de backlinks;
  • Diversidade de backlinks;
  • Contexto dos backlinks;
  • Menções à marca;
  • Sinais sociais;
  • Buscas diretas.

 

Qual a importância do SEO no marketing digital?

O SEO está integrado ao chamado Search Engine Marketing (SEM) que engloba todo tipo de estratégias voltadas aos mecanismos de busca, incluindo a criação de anúncios pagos e links patrocinados, e é uma das estratégias fundamentais do Marketing Digital. 

Isso porque ele permite o crescimento do seu negócio de forma sustentável, garantindo um fluxo constante de usuários dentro do seu site. Uma vez que é muito difícil que uma pessoa chegue até a segunda página de resultados do buscador, páginas que se encontram nessa posição costumam ter um tráfego muito menor.

Essas técnicas ainda melhoram a percepção que o público tem sobre a sua empresa ou marca e confere um senso de autoridade ao seu negócio. 

O SEO também é uma parte integrante e indissociável das estratégias de  Marketing de Conteúdo, e vice-versa.

O mais interessante de se investir em uma boa estratégia de SEO é que os frutos desse investimento podem ser colhidos ao longo de anos, sendo uma excelente estratégia para o futuro do seu negócio no longo prazo. 

Agora que você já sabe como funciona o SEO, que tal começar a otimizar seu site e suas páginas na internet? Entre em contato com a Linka, conheça mais sobre esse serviço e solicite uma avaliação. Vamos adorar poder ajudá-lo! 

Fonte: https://www.linka.com.br/seo/como-o-seo-pode-trazer-resultados-organicos-para-o-seu-negocio?utm_campaign=lk_html_newsletter_-_junho_2021&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

8 PRINCIPAIS ATUALIZAÇÕES DO INSTAGRAM EM 2021

 


Quarta rede social em quantidade de usuários, no ano passado, o Instagram chegou a incrível marca de 1,2 bilhões de contas ativas.

Mas para quem pensa que a plataforma está conformada com o sucesso, está muito enganado. 2020 foi um ano de grandes mudanças no mercado digital, seja por conta da pandemia, das polêmicas envolvendo captação de dados de usuários ou da explosão de plataformas concorrentes como o TikTok, e isso, é, claro, tem impactado nas estratégias da plataforma do grupo de Zuckerberg. 

Tanto que, nos últimos meses, o Instagram tem recebido atualizações quase mensais, com mudanças de recursos e funcionalidades, o que pode confundir marcas ou produtores de conteúdo que usam a plataforma como ferramenta de trabalho. 

Pensando nisso, a Hootsuite tem feito um mapeamento de tudo que surge de novo na rede social e nós aqui da Linka, listamos as 8 mudanças mais impactantes para quem trabalha com social media e marketing digital. Confira: 

 

1 – Mudanças nos algoritmos de classificação de “home” e “explore”

Ainda em dezembro passado, a rede social atualizou o algoritmo responsável pelo ranqueamento de conteúdo nas páginas de “home” e “explore”. A nova lógica por trás disso, chamada de “sistema restrito de exploração”, pretende criar experiências inteiras que pareçam familiares, com base no conteúdo das contas seguidas pelo usuário e levando em conta fatores como envolvimento, relevância e atualização. 

 

2 – Tags de produto e marcas disponíveis no “Reels” 

Depois de adicionar um aba do Reels no centro do seu perfil de usuário, agora o Instagram também possibilita a inserção de tags de produtos nos vídeos produzidos na ferramenta. Essa funcionalidade, que já estava disponível para publicações e stories, permite criar vídeos comerciais com o reels, assim como a criação de anúncios nesse formato. 

Também estão disponíveis tags relacionadas a marcas, o que permite uma maior transparência em relação a conteúdos patrocinados. 

 

3 – Pasta de conteúdos deletados recentemente 

Para aqueles que mudaram de ideia ao deletar algum conteúdo postado na plataforma, ou até mesmo tiveram alguma postagem apagada por hackers, essa é uma ótima notícia!

conteúdos deletados do Instagram

Imagem: Instagram

 

Agora a plataforma dispõe de uma pasta onde esses conteúdos ficam armazenados, sejam posts, vídeos, reels ou stories, podendo ser restaurados. Para acessar essa opção basta ir ao menu configurações > conta > excluídos recentemente. 

 

4 – Remoção da opção de compartilhar posts nos stories. 

A plataforma está testando remover a opção de compartilhamento de posts através dos stories. Segundo comunicado, a ação vem em resposta a pedidos de usuários de certos mercados que reclamam da quantidade de posts visualizados nos stories. 

“Vimos por meio de pesquisas que as pessoas preferem ver fotos e vídeos originais nas histórias das pessoas de quem gostam. O objetivo do nosso teste é entender melhor como as pessoas se sentem sobre esse tipo de conteúdo e, por fim, melhorar a experiência do Stories”, traz o comunicado enviado a usuários. 

Enquanto isso, eles trabalham em uma função que deverá permitir o compartilhamento de postagens do Twitter nos Stories. 

 

5 – Painel profissional para empresas e produtores de conteúdo 

A partir de fevereiro, empresas e produtores de conteúdo passaram a ter acesso a um painel profissional com informações de público, performance das postagens, entre outros. 

Essas informações já eram disponibilizadas pela plataforma, mas agora se tornam visíveis de forma organizada, acessível e todas em um único lugar. O novo painel conta ainda com ferramentas de analytics e insights

painel profissional Instagram

Imagem: Instagram

 

6 – Alteração nas políticas de nudes para permitir conteúdos relacionados à saúde. 

Com base em uma decisão do Conselho de Supervisão do Facebook, que voltou atrás no banimento de uma publicação em formato de carrossel com sete imagens sobre o autoexame de câncer de mama, o site revisou sua política de nudez. 

A publicação de mamilos femininos expostos sempre foi um tabu dentro da plataforma, mas as novas regras trazem uma maior flexibilidade, permitindo conteúdos relacionados a saúde (como a própria prevenção do câncer de mama ou masectomias, em caso de pessoas transgêneros), assim como fotos no contexto de pós-parto, amamentação e atos de protesto.

Em 2016, uma ONG chegou a ironizar a censura aos mamilos femininos, lançando uma campanha de autoexame com um modelo masculino. 

 

7 – Lançamento do Rooms 

Quase um ano depois da explosão de sucesso do Instagram Live, a plataforma lança uma nova solução para transmissão de conteúdo ao vivo, o Instagram Rooms, onde até 4 pessoas podem participar de uma transmissão de forma simultânea. O novo formato continuará suportando recompensas, compras e arrecadações. 

“Este foi talvez o pedido de recurso número um quando a pandemia atingiu a primavera passada”, disse Adam Mosseri durante uma das primeiras sessões do Instagram Room, com Lonnie Marts IIV, Ling.KT e Young Ezee.

 

8 – Instagram Remix 

Em mais uma tentativa de rivalizar com a concorrência, o Instagram lançou agora em Abril, o Instagram Remix. Através do recurso, é possível gravar um vídeo de forma sincronizada com outro já existente, assim como já era feito no modo Duetos do TikTok. 

Remix Instagram

Imagem: Instagram

 

A ferramenta está sendo liberada aos poucos no Brasil, portanto, nem todos os usuários já possuem acesso. 

Confira aqui o mapeamento de todas as atualizações realizado pela Hootsuite.

Se você gostou desse artigo, não deixe de conferir o nosso e-book Instagram para negócios.

Precisando de ajuda para suas estratégias de Mídias Sociais? Fale com a Linka!  Desenvolvemos uma linha editorial pensada de acordo com seus objetivos, adaptando o conteúdo ao melhor formato para cada rede. Conheça mais sobre esse serviço.

Fonte: https://www.linka.com.br/midias-sociais/8-principais-atualizacoes-do-instagram-em-2021?utm_campaign=lk_html_newsletter_-_junho_2021&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

POR QUE É O MOMENTO PERFEITO PARA SE INVESTIR EM TRABALHOS DE SEO?

 Em declaração ao Reddit, no último mês, John Muller, líder da equipe de relações de pesquisa do Google, afirmou que esse é o momento ideal para os profissionais de SEO “subirem o nível e receberem bem por isso”. 

A declaração vem dentro do contexto da nova atualização do algoritmo de busca do Google que passará a considerar uma série de fatores relacionados à experiência dos usuários nas páginas, o que eles chamaram de Core Web Vitals.

Antes prevista para passar a valer agora em maio, a atualização foi postergada para junho, dando um mês extra para empresas e profissionais se prepararem. Milhares de empresas ao redor do mundo terão que aperfeiçoar suas páginas para poderem se enquadrar às novas exigências de forma a não comprometerem o seu ranqueamento nos resultados orgânicos de pesquisa da plataforma. 

Para Muller, o lançamento da atualização de experiência do usuário irá beneficiar profissionais de SEO que consigam aprimorar suas habilidades para conseguirem atender às novas exigências, auxiliando páginas a se adequarem aos novos parâmetros. 

Ele reforçou ainda a necessidade de se contar com profissionais capacitados para realizarem esforços paralelos no sentido de já deixarem os sites preparados para a nova atualização: “Em relação ao movimento paralelo: as melhorias de velocidade com uma mentalidade de SEO podem ser muito difíceis se você nunca fez isso antes. Um bom consultor que ajuda um site a entrar no verde pode valer muito dinheiro”, concluiu. 

 O que exatamente muda com a atualização do algoritmo? 

A nova atualização do Google passará a considerar fatores relativos à qualidade da experiência do usuário na hora de definir o ranqueamento das páginas no retorno de pesquisas. Ou seja, quanto melhor a experiência oferecida por uma determinada página, maior a chance de que ela figure entre as primeiras posições dos resultados orgânicos de buscas. 

Entre os fatores que passaram a ser analisados pelo empresa estão:

  • Tempo de carregamento da página: 
  • Mobile Friendly / responsividade 
  • Interatividade 
  • Segurança na navegação 
  • Estabilidade do Layout
  • Ausência de distrações (como pop-ups e outros recursos que dificultem a navegação) 
  • HTTPS (protocolo que indica a segurança no tráfego dos dados)

O próprio Google já lançou uma grande variedade de ferramentas para auxiliar editores de sites e profissionais de SEO a adequarem a experiência do usuário em suas páginas aos novos parâmetros definidos pelo buscador. As novas ferramentas podem ser conferidas aqui

A principal recomendação é que seja realizada uma auditoria completa nesses sites para que se possa verificar possíveis melhorias, utilizando o Search Console para Core Web Vitals. 

Tendo tudo isso em mente, parece o momento certo para se perguntar: como está a experiência de usuários nas páginas da sua empresa?


Caso precise de ajuda para identificar pontos que possam ser otimizados, entre em contato com a Linka e conheça o nosso serviço de SEO

Contamos com profissionais especializados e capacitados para auxiliar no processo de otimização das suas páginas, gerando tráfego e garantindo um melhor ranqueamento nos mecanismos de busca. 

Fonte: https://www.linka.com.br/seo/por-que-e-o-momento-perfeito-para-se-investir-em-trabalhos-de-seo?utm_campaign=lk_html_newsletter_-_junho_2021&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

quinta-feira, 24 de junho de 2021

Redes de supermercados investem em avatares digitais para engajar o consumidor

 


Personagem ajuda a solucionar problemas, além de humanizar os pontos de contato com o cliente.

Os assistentes virtuais inteligentes (AVIs) estão ganhando cada vez mais espaço, muitos deles a partir do sucesso da Lu, do Magazine Luiza. Prova disso são personagens como a Bia, do Bradesco; Nat, da Natura; o Pinguim do Ponto Frio, agora “Ponto” e até a Renata, “influenciadora completamente digital” da Renner. Já no setor de supermercados, o Carrefour deu um primeiro passo com a Carina, lançada em 2019 em uma ação que contou com participação do público para escolher qual a figura que representaria esta parte do relacionamento digital com o cliente.

Outro exemplo mais recente vem do estado da Bahia, do grupo RedeMix de Supermercados, empresa que aposta na digitalização do negócio para se manter competitiva no varejo. A rede lançou a “Rê”, persona da marca que auxilia os consumidores em tarefas digitais em frentes como SAC, chatbot, delivery, além de interagir com os consumidores nas redes sociais da marca, incluindo até o canal corporativo no LinkedIn.

Mais do que um conjunto de animações, a rede quer contar uma história com este personagem para gerar identificação com o público. Além de todo o aparato técnico para trazer a personagem à vida, a rede de supermercados se preocupou em criar junto uma narrativa, humanizando a personagem, que “tem 35 anos, dois filhos e é formada em publicidade”, segundo informações da empresa. 

A assistente virtual faz parte de um investimento da empresa em digitalização, que incluiu ainda o lançamento de uma loja conceito inaugurada há um mês, no Corredor Vitória, em Salvador. Além do mix tradicional de supermercados, a RedeMix investiu em experiência e oferece cerca de 500 produtos internacionais para compor o projeto chamado “gôndolas que dão a volta ao mundo” e proporcionam produtos diferenciados ao cliente. 

No paralelo, a empresa adotou as etiquetas eletrônicas, uma solução que vem se tornando cada vez mais comum e permite maior controle da agilidade na precificação dos produtos, além de mais riquezas de dados para a análise de oportunidade e geração de insights. As etiquetas informam não só os preços como também a quantidade do produto em estoque e auxiliam as lojas a evitar a ruptura.