terça-feira, 29 de junho de 2021

POR QUE É O MOMENTO PERFEITO PARA SE INVESTIR EM TRABALHOS DE SEO?

 Em declaração ao Reddit, no último mês, John Muller, líder da equipe de relações de pesquisa do Google, afirmou que esse é o momento ideal para os profissionais de SEO “subirem o nível e receberem bem por isso”. 

A declaração vem dentro do contexto da nova atualização do algoritmo de busca do Google que passará a considerar uma série de fatores relacionados à experiência dos usuários nas páginas, o que eles chamaram de Core Web Vitals.

Antes prevista para passar a valer agora em maio, a atualização foi postergada para junho, dando um mês extra para empresas e profissionais se prepararem. Milhares de empresas ao redor do mundo terão que aperfeiçoar suas páginas para poderem se enquadrar às novas exigências de forma a não comprometerem o seu ranqueamento nos resultados orgânicos de pesquisa da plataforma. 

Para Muller, o lançamento da atualização de experiência do usuário irá beneficiar profissionais de SEO que consigam aprimorar suas habilidades para conseguirem atender às novas exigências, auxiliando páginas a se adequarem aos novos parâmetros. 

Ele reforçou ainda a necessidade de se contar com profissionais capacitados para realizarem esforços paralelos no sentido de já deixarem os sites preparados para a nova atualização: “Em relação ao movimento paralelo: as melhorias de velocidade com uma mentalidade de SEO podem ser muito difíceis se você nunca fez isso antes. Um bom consultor que ajuda um site a entrar no verde pode valer muito dinheiro”, concluiu. 

 O que exatamente muda com a atualização do algoritmo? 

A nova atualização do Google passará a considerar fatores relativos à qualidade da experiência do usuário na hora de definir o ranqueamento das páginas no retorno de pesquisas. Ou seja, quanto melhor a experiência oferecida por uma determinada página, maior a chance de que ela figure entre as primeiras posições dos resultados orgânicos de buscas. 

Entre os fatores que passaram a ser analisados pelo empresa estão:

  • Tempo de carregamento da página: 
  • Mobile Friendly / responsividade 
  • Interatividade 
  • Segurança na navegação 
  • Estabilidade do Layout
  • Ausência de distrações (como pop-ups e outros recursos que dificultem a navegação) 
  • HTTPS (protocolo que indica a segurança no tráfego dos dados)

O próprio Google já lançou uma grande variedade de ferramentas para auxiliar editores de sites e profissionais de SEO a adequarem a experiência do usuário em suas páginas aos novos parâmetros definidos pelo buscador. As novas ferramentas podem ser conferidas aqui

A principal recomendação é que seja realizada uma auditoria completa nesses sites para que se possa verificar possíveis melhorias, utilizando o Search Console para Core Web Vitals. 

Tendo tudo isso em mente, parece o momento certo para se perguntar: como está a experiência de usuários nas páginas da sua empresa?


Caso precise de ajuda para identificar pontos que possam ser otimizados, entre em contato com a Linka e conheça o nosso serviço de SEO

Contamos com profissionais especializados e capacitados para auxiliar no processo de otimização das suas páginas, gerando tráfego e garantindo um melhor ranqueamento nos mecanismos de busca. 

Fonte: https://www.linka.com.br/seo/por-que-e-o-momento-perfeito-para-se-investir-em-trabalhos-de-seo?utm_campaign=lk_html_newsletter_-_junho_2021&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

quinta-feira, 24 de junho de 2021

Redes de supermercados investem em avatares digitais para engajar o consumidor

 


Personagem ajuda a solucionar problemas, além de humanizar os pontos de contato com o cliente.

Os assistentes virtuais inteligentes (AVIs) estão ganhando cada vez mais espaço, muitos deles a partir do sucesso da Lu, do Magazine Luiza. Prova disso são personagens como a Bia, do Bradesco; Nat, da Natura; o Pinguim do Ponto Frio, agora “Ponto” e até a Renata, “influenciadora completamente digital” da Renner. Já no setor de supermercados, o Carrefour deu um primeiro passo com a Carina, lançada em 2019 em uma ação que contou com participação do público para escolher qual a figura que representaria esta parte do relacionamento digital com o cliente.

Outro exemplo mais recente vem do estado da Bahia, do grupo RedeMix de Supermercados, empresa que aposta na digitalização do negócio para se manter competitiva no varejo. A rede lançou a “Rê”, persona da marca que auxilia os consumidores em tarefas digitais em frentes como SAC, chatbot, delivery, além de interagir com os consumidores nas redes sociais da marca, incluindo até o canal corporativo no LinkedIn.

Mais do que um conjunto de animações, a rede quer contar uma história com este personagem para gerar identificação com o público. Além de todo o aparato técnico para trazer a personagem à vida, a rede de supermercados se preocupou em criar junto uma narrativa, humanizando a personagem, que “tem 35 anos, dois filhos e é formada em publicidade”, segundo informações da empresa. 

A assistente virtual faz parte de um investimento da empresa em digitalização, que incluiu ainda o lançamento de uma loja conceito inaugurada há um mês, no Corredor Vitória, em Salvador. Além do mix tradicional de supermercados, a RedeMix investiu em experiência e oferece cerca de 500 produtos internacionais para compor o projeto chamado “gôndolas que dão a volta ao mundo” e proporcionam produtos diferenciados ao cliente. 

No paralelo, a empresa adotou as etiquetas eletrônicas, uma solução que vem se tornando cada vez mais comum e permite maior controle da agilidade na precificação dos produtos, além de mais riquezas de dados para a análise de oportunidade e geração de insights. As etiquetas informam não só os preços como também a quantidade do produto em estoque e auxiliam as lojas a evitar a ruptura.

segunda-feira, 14 de junho de 2021

Gatilhos mentais para você usar no seu supermercado

 


Conheça os principais gatilhos e saiba quais resultados você pode esperar das promoções utilizando esse recurso do comportamento humano.

O estudo do comportamento humano permitiu que, a partir desse conhecimento, os negócios se tornassem mais estratégicos e com abordagens assertivas. Um desses métodos que vem ganhando destaque, embora já seja usado com alguma frequência nos supermercados, são os conhecidos gatilhos mentais. A partir da compreensão desses gatilhos, podemos ter ações promocionais com resultados que vão além do cartaz na loja – você pode usar inclusive em seus canais digitais!

O que são os gatilhos mentais?

Gatilhos mentais são estímulos que afetam o cérebro humano e provocam uma reação esperada, em um modelo próximo ao “causa-efeito”. Eles são empregados principalmente nos discursos de vendas para incentivar uma decisão do comprador ou que ele tome uma atitude perante o cenário (propostas) que foi apresentado a ele. 

O mero uso dessa tática não quer dizer que o consumidor irá responder da maneira como você deseja – comprando o produto de fato. As decisões são processadas levando em conta emoções e sentimentos em conjunto com a razão, e é com base nesse tripé que o consumidor faz suas escolhas. Contudo, não quer dizer que você não possa empregar esse recurso para tornar suas promoções mais efetivas.

Como usar gatilhos mentais em supermercados?

Apesar de existirem outros gatilhos mentais, como autoridade, antecipação, razão, entre outros, separamos aqui os que encontram mais utilidade para ajudar a alavancar as vendas do seu supermercado e como você pode também levá-los para o ambiente digital: 

Escassez – Um dos gatilhos mais explorados pelo varejo é o da escassez. Mesmo o setor de supermercado já trabalhando este tipo de gatilho com bastante frequência para incentivar as compras. 

Trata-se de lembrar ao consumidor que se ele não adquirir aquele produto ele irá se esgotar por estar nas últimas unidades ou por conta de um preço vantajoso. Além de usar nos informativos sonoros da loja, esse gatilho pode ser usado em mensagens de e-mail e WhatsApp para incentivar a compra de um determinado produto.

Urgência – Funciona de maneira semelhante ao da escassez, com a diferença é que há um delimitador de tempo muito claro – promoções com tempo para acabar, ou com prazo determinado por exemplo. No e-commerce do seu supermercado, por exemplo, você pode adicionar um contador de tempo nas ofertas dos produtos para que o consumidor não deixe para a última hora e garanta que aquele item ofereça alguma vantagem como: frete grátis, brinde ou mecânica de preços.

Prova Social – Um dos gatilhos mais poderosos é o da prova social e ele se baseia na seguinte proposta: nós também aprendemos por meio da experiência dos outros. E uma vez que um determinado item (produto) passou pelo crivo de um volume de pessoas (quantitativo) ou por um determinado grupo específico (qualitativo), a ansiedade do consumidor em relação àquela compra diminui. 

Um bom exemplo de como os supermercados podem colocar esses gatilhos em prática são os depoimentos de opiniões dos clientes e avaliações de produtos. Outro exemplo são parcerias com influenciadores que podem ser reconhecidos como autoridades pelo seu público e podem ajudar os clientes a experimentar um lançamento ou produto novo.

Reciprocidade – Outro gatilho largamente utilizado em supermercados e feiras-livres também. Certamente, antes do momento da pandemia, era comum ver nos supermercados promotores de venda disponibilizando provas de produtos como sucos e biscoitos.

É neste pequeno momento que reside o gatilho da reciprocidade. A partir de uma ação generosa, nos sentimos “em débito” com o que nos proporcionou o brinde, o que incentiva a compra. Embora neste momento não seja adequada a utilização deste gatilho, para evitar o contágio e retirada de máscaras, você pode conversar com seu fornecedor para criar kits embalados de amostras que o consumidor possa levar para casa e testar ou provar os produtos e avaliar depois os resultados de vendas desta ação.

Ancoragem – Este é bastante empregado na precificação dos produtos. Ele funciona da seguinte maneira: é a criação de um preço “justo” para um produto a partir da perspectiva de outro. Nosso cérebro coloca na balança esta avaliação e escolhe se opta pelo preço mais caro ou barato.  A jogada aqui é que você pode definir o preço âncora para um determinado produto e a partir dele, os outros produtos da mesma categoria serão percebidos como “caros” ou “baratos”.

Você pode colocar no seu encarte produtos de uma mesma categoria, cada um com seus respectivos preços e a partir dali, o consumidor escolherá aquele que julgar caber na cesta de compras dele. Cabe ao gestor do supermercado encontrar quais produtos podem servir como âncora nessa estratégia e definir o preço-base ao qual os consumidores farão sua escolha entre ele e o concorrente. É uma estratégia bastante interessante para incentivar a venda de um produto que pode estar estagnado ou precisa de um destaque.

Conheça a maior loja autônoma do mundo (e não é a Amazon Go)

 


Unidade inteligente inaugurada em Xangai ocupa espaço de quase 400 metros quadrados para um sortimento de mais de 6 mil produtos 

Após o lançamento da Amazon GO, o conceito de loja autônoma parece estar conquistando cada vez mais adeptos do mercado de tecnologia. Enquanto a empresa norte-americana levou sua loja sem checkouts para o Reino Unido em março; na China, em fevereiro, a AiFi Inc. abriu as portas da, até então, maior loja autônoma do mundo em termos de espaço – 371 metros quadrados. 

Instalada em Xangai, a unidade permite que o cliente entre, realize as compras, pague tudo pelo telefone (com emissão de nota fiscal) e vá embora. O acesso é liberado pelo cartão da AiFi ou pelo app instalado no smartphone, e todo o comportamento dos clientes é monitorado por câmeras de alta definição que acompanham os movimentos do consumidor e geram insights a respeito de sua jornada na loja.  

Mais do que definição, as câmeras são dotadas de uma tecnologia chamada visão computacional. Este avanço tecnológico permite ações como reconstrução de cena, detecção de eventos, reconhecimento de objetos, aprendizagem de máquina e restauração de imagens a partir de estudos sobre a visão humana e animal. 

São estas câmeras as responsáveis por realizar a adição dos produtos nos carrinhos digitais do cliente, buscando proporcionar uma experiência mais fluida de compras. Segundo informações da própria empresa, estes equipamentos têm a capacidade de rastrear mais de 6 mil produtos e ajudaram a reduzir os custos da instalação em 60%, se aproveitando da economia de não precisar de sensores de prateleiras.  Veja o tour virtual da loja no vídeo abaixo

 

Tecnologia pode ser comprada por terceiros

Diferente da Amazon Go, que se mantém proprietária da própria tecnologia, a AiFi tem planos de comercializar este serviço, que faz parte da sua divisão de automação de varejo. Isso significa que redes de supermercado podem adquirir o sistema, entre outras soluções focadas neste nicho de atuação. Entre os clientes da empresa, estão redes como o Carrefour, Wundermart, Loop, Choice e Zabka. A empresa foi fundada pelos ex-colaboradores do Google e Apple Steve Gu e Ying Zheng.

sexta-feira, 11 de junho de 2021

Marketing de Performance: Conheça os Benefícios Para Sua Empresa

 


marketing de performance

Caso você ainda não conheça o Marketing de Performance e os benefícios que ele pode trazer para seu negócio, nós lhe mostraremos de forma breve o que ele é, como aplicá-lo e quais as suas vantagens. Você perceberá que é mais simples e acessível do que imagina.


O QUE É O MARKETING DE PERFORMANCE?


Uma das vertentes do Marketing Digital, o Marketing de Performance consiste em pagar para obter desempenho. O foco aqui é utilizar as mídias digitais para ter retorno 100% mensurável sob o seu investimento, aliás, retorno sobre o investimento (ROI) é o termo chave quando você fala de Marketing de Performance.


Aqui, você realiza um planejamento focado na busca de resultados, através da análise estratégica dos dados gerados pelos seus anúncios. É preciso analisar se o investimento nas mídias digitais está dando resultados realmente significativos e de que forma.



COMO APLICAR O MARKETING DE PERFORMANCE?


Analisar dados é a palavra-chave para o marketing de performance, e para isso, índices importantes devem ser levados em consideração: os KPI, ou indicadores de desempenho. Para definir qual indicador analisar, devemos considerar o objetivo da campanha inicialmente: gerar leads? Converter em vendas? Levar tráfego a um site?

Definido, podemos escolher como KPIs: as impressões geradas, os cliques, a quantidade de leads etc. Dessa forma, você analisa aquele indicador em específico e identifica quais acertos devem ser mantidos e quais erros devem ser corrigidos rapidamente.


Impressões 


Esse índice define quantas vezes o seu anúncio foi visto. Lembrando que esse é o número total de VISITAS, não de visitantes. Um mesmo indivíduo pode acessar seu conteúdo mais de uma vez. 


Para essa análise, é necessário separar os canais de divulgação a fim de ter uma melhor ideia de como cada uma está funcionando para o seu anúncio.


Cliques


O número de vezes em que os usuários interagiram com seu anúncio na forma de clique, ou seja, eles viram e consideraram seu conteúdo relevante o suficiente para clicar. 


Caso a taxa de cliques esteja aquém do esperado, o indicado é realizar testes A/B, que comparam as variáveis de marketing, alterando o que for necessário para que o alcance seja maior.


Quando falamos de CPC (custo por clique) estamos analisando quanto o clique desse usuário custou para nossa campanha. Já quando falamos de CTR, é o número de cliques recebidos pelo seu anúncio dividido pelo número de vezes que ele foi exibido: cliques ÷ impressões.


Leads


Caso você ainda não conheça o termo, lead é um potencial cliente. Ele ainda não consome o seu serviço, mas quer consumir.


O lead é gerado quando o visitante deixa seus dados com a empresa de alguma forma. Ele pode entrar em contato para receber um orçamento, assinar sua newsletter para manter-se constantemente informado dos seus serviços, fazer o download de um e-book etc.


É importante analisar a quantidade de leads para saber qual o real número de interessados no serviço, o perfil desse público e suas reais necessidades. Só assim você saberá o que e como oferecer seu produto ao cliente e, dessa forma, aumentar suas vendas. Aqui você observa também se o CPL (custo por lead) está dentro do esperado considerando o ticket médio do seu produto ou serviço.


PRINCIPAIS MÍDIAS DO MARKETING DE PERFORMANCE


Para veicular seus anúncios, é necessário definir as mídias certas. Para isso, é importante levar em consideração o perfil da pessoa para saber em quais canais de comunicação focar e de que forma.


Google Ads


A plataforma de busca mais utilizada possui vários formatos em que você pode anunciar. A principal delas é na forma dos anúncios patrocinados na rede de pesquisa do
 
Google, mas você também pode anunciar no Google Shopping por exemplo, com banners em sites parceiros, no formato de vídeos, etc.


Facebook Ads


Quem não usa facebook ou instagram hoje em dia? A chance de encontrar seu público nessas redes é bem alta e os anúncios são feitos pela plataforma
 
Facebook Business, com diversos objetivos: alcance, reconhecimento e conversão.


Linkedin Ads


Quando o assunto é B2B, o
 
Linkedin Ads se torna uma ferramenta poderosa para o Marketing de Performance. Os anúncios podem ser direcionados para donos de empresa, gerentes, etc, segmentando por nichos de mercado diferentes. Entretanto, essa segmentação avançada tem um custo alto para nós brasileiros, uma vez que a plataforma cobra em dólar.



COMO O MARKETING DE PERFORMANCE BENEFICIA SUA EMPRESA


O principal benefício do Marketing de Performance é que ele é 100% mensurável, ou seja, proporciona uma visão direcionada do seu investimento e aponta os acertos e falhas da sua abordagem a tempo de fazer mudanças para deixar aquele anúncio com o melhor desempenho possível. Quanto mais rápido você corrige suas falhas, mais você lucra e garante retorno do tempo e dinheiro que investiu.


Lembre-se: jamais esqueça de registrar os dados e as alterações feitas em todo o processo. Cada detalhe é importante! 


Para potencializar o desempenho no Marketing de Performance, contratar uma agência certificada facilita o processo e traz os resultados esperados. A Digimax Brasil é parceira premier do Google Ads e Facebook Ads e ajuda a transformar cada segundo do seu tempo em lucro. 


E aí, já começou a traçar as estratégias para aumentar a sua visibilidade e relevância no mercado? Conte pra gente o que achou e
 
entre em contato com um consultor caso ainda tenha dúvidas!


Fonte: https://www.digimaxbrasil.com.br/marketing-de-perfomance-beneficios-para-sua-empresa?utm_campaign=fluxo_leads_congelados_e-mail_1&utm_medium=email&utm_source=RD+Station