terça-feira, 29 de junho de 2021

8 PRINCIPAIS ATUALIZAÇÕES DO INSTAGRAM EM 2021

 


Quarta rede social em quantidade de usuários, no ano passado, o Instagram chegou a incrível marca de 1,2 bilhões de contas ativas.

Mas para quem pensa que a plataforma está conformada com o sucesso, está muito enganado. 2020 foi um ano de grandes mudanças no mercado digital, seja por conta da pandemia, das polêmicas envolvendo captação de dados de usuários ou da explosão de plataformas concorrentes como o TikTok, e isso, é, claro, tem impactado nas estratégias da plataforma do grupo de Zuckerberg. 

Tanto que, nos últimos meses, o Instagram tem recebido atualizações quase mensais, com mudanças de recursos e funcionalidades, o que pode confundir marcas ou produtores de conteúdo que usam a plataforma como ferramenta de trabalho. 

Pensando nisso, a Hootsuite tem feito um mapeamento de tudo que surge de novo na rede social e nós aqui da Linka, listamos as 8 mudanças mais impactantes para quem trabalha com social media e marketing digital. Confira: 

 

1 – Mudanças nos algoritmos de classificação de “home” e “explore”

Ainda em dezembro passado, a rede social atualizou o algoritmo responsável pelo ranqueamento de conteúdo nas páginas de “home” e “explore”. A nova lógica por trás disso, chamada de “sistema restrito de exploração”, pretende criar experiências inteiras que pareçam familiares, com base no conteúdo das contas seguidas pelo usuário e levando em conta fatores como envolvimento, relevância e atualização. 

 

2 – Tags de produto e marcas disponíveis no “Reels” 

Depois de adicionar um aba do Reels no centro do seu perfil de usuário, agora o Instagram também possibilita a inserção de tags de produtos nos vídeos produzidos na ferramenta. Essa funcionalidade, que já estava disponível para publicações e stories, permite criar vídeos comerciais com o reels, assim como a criação de anúncios nesse formato. 

Também estão disponíveis tags relacionadas a marcas, o que permite uma maior transparência em relação a conteúdos patrocinados. 

 

3 – Pasta de conteúdos deletados recentemente 

Para aqueles que mudaram de ideia ao deletar algum conteúdo postado na plataforma, ou até mesmo tiveram alguma postagem apagada por hackers, essa é uma ótima notícia!

conteúdos deletados do Instagram

Imagem: Instagram

 

Agora a plataforma dispõe de uma pasta onde esses conteúdos ficam armazenados, sejam posts, vídeos, reels ou stories, podendo ser restaurados. Para acessar essa opção basta ir ao menu configurações > conta > excluídos recentemente. 

 

4 – Remoção da opção de compartilhar posts nos stories. 

A plataforma está testando remover a opção de compartilhamento de posts através dos stories. Segundo comunicado, a ação vem em resposta a pedidos de usuários de certos mercados que reclamam da quantidade de posts visualizados nos stories. 

“Vimos por meio de pesquisas que as pessoas preferem ver fotos e vídeos originais nas histórias das pessoas de quem gostam. O objetivo do nosso teste é entender melhor como as pessoas se sentem sobre esse tipo de conteúdo e, por fim, melhorar a experiência do Stories”, traz o comunicado enviado a usuários. 

Enquanto isso, eles trabalham em uma função que deverá permitir o compartilhamento de postagens do Twitter nos Stories. 

 

5 – Painel profissional para empresas e produtores de conteúdo 

A partir de fevereiro, empresas e produtores de conteúdo passaram a ter acesso a um painel profissional com informações de público, performance das postagens, entre outros. 

Essas informações já eram disponibilizadas pela plataforma, mas agora se tornam visíveis de forma organizada, acessível e todas em um único lugar. O novo painel conta ainda com ferramentas de analytics e insights

painel profissional Instagram

Imagem: Instagram

 

6 – Alteração nas políticas de nudes para permitir conteúdos relacionados à saúde. 

Com base em uma decisão do Conselho de Supervisão do Facebook, que voltou atrás no banimento de uma publicação em formato de carrossel com sete imagens sobre o autoexame de câncer de mama, o site revisou sua política de nudez. 

A publicação de mamilos femininos expostos sempre foi um tabu dentro da plataforma, mas as novas regras trazem uma maior flexibilidade, permitindo conteúdos relacionados a saúde (como a própria prevenção do câncer de mama ou masectomias, em caso de pessoas transgêneros), assim como fotos no contexto de pós-parto, amamentação e atos de protesto.

Em 2016, uma ONG chegou a ironizar a censura aos mamilos femininos, lançando uma campanha de autoexame com um modelo masculino. 

 

7 – Lançamento do Rooms 

Quase um ano depois da explosão de sucesso do Instagram Live, a plataforma lança uma nova solução para transmissão de conteúdo ao vivo, o Instagram Rooms, onde até 4 pessoas podem participar de uma transmissão de forma simultânea. O novo formato continuará suportando recompensas, compras e arrecadações. 

“Este foi talvez o pedido de recurso número um quando a pandemia atingiu a primavera passada”, disse Adam Mosseri durante uma das primeiras sessões do Instagram Room, com Lonnie Marts IIV, Ling.KT e Young Ezee.

 

8 – Instagram Remix 

Em mais uma tentativa de rivalizar com a concorrência, o Instagram lançou agora em Abril, o Instagram Remix. Através do recurso, é possível gravar um vídeo de forma sincronizada com outro já existente, assim como já era feito no modo Duetos do TikTok. 

Remix Instagram

Imagem: Instagram

 

A ferramenta está sendo liberada aos poucos no Brasil, portanto, nem todos os usuários já possuem acesso. 

Confira aqui o mapeamento de todas as atualizações realizado pela Hootsuite.

Se você gostou desse artigo, não deixe de conferir o nosso e-book Instagram para negócios.

Precisando de ajuda para suas estratégias de Mídias Sociais? Fale com a Linka!  Desenvolvemos uma linha editorial pensada de acordo com seus objetivos, adaptando o conteúdo ao melhor formato para cada rede. Conheça mais sobre esse serviço.

Fonte: https://www.linka.com.br/midias-sociais/8-principais-atualizacoes-do-instagram-em-2021?utm_campaign=lk_html_newsletter_-_junho_2021&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

POR QUE É O MOMENTO PERFEITO PARA SE INVESTIR EM TRABALHOS DE SEO?

 Em declaração ao Reddit, no último mês, John Muller, líder da equipe de relações de pesquisa do Google, afirmou que esse é o momento ideal para os profissionais de SEO “subirem o nível e receberem bem por isso”. 

A declaração vem dentro do contexto da nova atualização do algoritmo de busca do Google que passará a considerar uma série de fatores relacionados à experiência dos usuários nas páginas, o que eles chamaram de Core Web Vitals.

Antes prevista para passar a valer agora em maio, a atualização foi postergada para junho, dando um mês extra para empresas e profissionais se prepararem. Milhares de empresas ao redor do mundo terão que aperfeiçoar suas páginas para poderem se enquadrar às novas exigências de forma a não comprometerem o seu ranqueamento nos resultados orgânicos de pesquisa da plataforma. 

Para Muller, o lançamento da atualização de experiência do usuário irá beneficiar profissionais de SEO que consigam aprimorar suas habilidades para conseguirem atender às novas exigências, auxiliando páginas a se adequarem aos novos parâmetros. 

Ele reforçou ainda a necessidade de se contar com profissionais capacitados para realizarem esforços paralelos no sentido de já deixarem os sites preparados para a nova atualização: “Em relação ao movimento paralelo: as melhorias de velocidade com uma mentalidade de SEO podem ser muito difíceis se você nunca fez isso antes. Um bom consultor que ajuda um site a entrar no verde pode valer muito dinheiro”, concluiu. 

 O que exatamente muda com a atualização do algoritmo? 

A nova atualização do Google passará a considerar fatores relativos à qualidade da experiência do usuário na hora de definir o ranqueamento das páginas no retorno de pesquisas. Ou seja, quanto melhor a experiência oferecida por uma determinada página, maior a chance de que ela figure entre as primeiras posições dos resultados orgânicos de buscas. 

Entre os fatores que passaram a ser analisados pelo empresa estão:

  • Tempo de carregamento da página: 
  • Mobile Friendly / responsividade 
  • Interatividade 
  • Segurança na navegação 
  • Estabilidade do Layout
  • Ausência de distrações (como pop-ups e outros recursos que dificultem a navegação) 
  • HTTPS (protocolo que indica a segurança no tráfego dos dados)

O próprio Google já lançou uma grande variedade de ferramentas para auxiliar editores de sites e profissionais de SEO a adequarem a experiência do usuário em suas páginas aos novos parâmetros definidos pelo buscador. As novas ferramentas podem ser conferidas aqui

A principal recomendação é que seja realizada uma auditoria completa nesses sites para que se possa verificar possíveis melhorias, utilizando o Search Console para Core Web Vitals. 

Tendo tudo isso em mente, parece o momento certo para se perguntar: como está a experiência de usuários nas páginas da sua empresa?


Caso precise de ajuda para identificar pontos que possam ser otimizados, entre em contato com a Linka e conheça o nosso serviço de SEO

Contamos com profissionais especializados e capacitados para auxiliar no processo de otimização das suas páginas, gerando tráfego e garantindo um melhor ranqueamento nos mecanismos de busca. 

Fonte: https://www.linka.com.br/seo/por-que-e-o-momento-perfeito-para-se-investir-em-trabalhos-de-seo?utm_campaign=lk_html_newsletter_-_junho_2021&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

quinta-feira, 24 de junho de 2021

Redes de supermercados investem em avatares digitais para engajar o consumidor

 


Personagem ajuda a solucionar problemas, além de humanizar os pontos de contato com o cliente.

Os assistentes virtuais inteligentes (AVIs) estão ganhando cada vez mais espaço, muitos deles a partir do sucesso da Lu, do Magazine Luiza. Prova disso são personagens como a Bia, do Bradesco; Nat, da Natura; o Pinguim do Ponto Frio, agora “Ponto” e até a Renata, “influenciadora completamente digital” da Renner. Já no setor de supermercados, o Carrefour deu um primeiro passo com a Carina, lançada em 2019 em uma ação que contou com participação do público para escolher qual a figura que representaria esta parte do relacionamento digital com o cliente.

Outro exemplo mais recente vem do estado da Bahia, do grupo RedeMix de Supermercados, empresa que aposta na digitalização do negócio para se manter competitiva no varejo. A rede lançou a “Rê”, persona da marca que auxilia os consumidores em tarefas digitais em frentes como SAC, chatbot, delivery, além de interagir com os consumidores nas redes sociais da marca, incluindo até o canal corporativo no LinkedIn.

Mais do que um conjunto de animações, a rede quer contar uma história com este personagem para gerar identificação com o público. Além de todo o aparato técnico para trazer a personagem à vida, a rede de supermercados se preocupou em criar junto uma narrativa, humanizando a personagem, que “tem 35 anos, dois filhos e é formada em publicidade”, segundo informações da empresa. 

A assistente virtual faz parte de um investimento da empresa em digitalização, que incluiu ainda o lançamento de uma loja conceito inaugurada há um mês, no Corredor Vitória, em Salvador. Além do mix tradicional de supermercados, a RedeMix investiu em experiência e oferece cerca de 500 produtos internacionais para compor o projeto chamado “gôndolas que dão a volta ao mundo” e proporcionam produtos diferenciados ao cliente. 

No paralelo, a empresa adotou as etiquetas eletrônicas, uma solução que vem se tornando cada vez mais comum e permite maior controle da agilidade na precificação dos produtos, além de mais riquezas de dados para a análise de oportunidade e geração de insights. As etiquetas informam não só os preços como também a quantidade do produto em estoque e auxiliam as lojas a evitar a ruptura.

segunda-feira, 14 de junho de 2021

Gatilhos mentais para você usar no seu supermercado

 


Conheça os principais gatilhos e saiba quais resultados você pode esperar das promoções utilizando esse recurso do comportamento humano.

O estudo do comportamento humano permitiu que, a partir desse conhecimento, os negócios se tornassem mais estratégicos e com abordagens assertivas. Um desses métodos que vem ganhando destaque, embora já seja usado com alguma frequência nos supermercados, são os conhecidos gatilhos mentais. A partir da compreensão desses gatilhos, podemos ter ações promocionais com resultados que vão além do cartaz na loja – você pode usar inclusive em seus canais digitais!

O que são os gatilhos mentais?

Gatilhos mentais são estímulos que afetam o cérebro humano e provocam uma reação esperada, em um modelo próximo ao “causa-efeito”. Eles são empregados principalmente nos discursos de vendas para incentivar uma decisão do comprador ou que ele tome uma atitude perante o cenário (propostas) que foi apresentado a ele. 

O mero uso dessa tática não quer dizer que o consumidor irá responder da maneira como você deseja – comprando o produto de fato. As decisões são processadas levando em conta emoções e sentimentos em conjunto com a razão, e é com base nesse tripé que o consumidor faz suas escolhas. Contudo, não quer dizer que você não possa empregar esse recurso para tornar suas promoções mais efetivas.

Como usar gatilhos mentais em supermercados?

Apesar de existirem outros gatilhos mentais, como autoridade, antecipação, razão, entre outros, separamos aqui os que encontram mais utilidade para ajudar a alavancar as vendas do seu supermercado e como você pode também levá-los para o ambiente digital: 

Escassez – Um dos gatilhos mais explorados pelo varejo é o da escassez. Mesmo o setor de supermercado já trabalhando este tipo de gatilho com bastante frequência para incentivar as compras. 

Trata-se de lembrar ao consumidor que se ele não adquirir aquele produto ele irá se esgotar por estar nas últimas unidades ou por conta de um preço vantajoso. Além de usar nos informativos sonoros da loja, esse gatilho pode ser usado em mensagens de e-mail e WhatsApp para incentivar a compra de um determinado produto.

Urgência – Funciona de maneira semelhante ao da escassez, com a diferença é que há um delimitador de tempo muito claro – promoções com tempo para acabar, ou com prazo determinado por exemplo. No e-commerce do seu supermercado, por exemplo, você pode adicionar um contador de tempo nas ofertas dos produtos para que o consumidor não deixe para a última hora e garanta que aquele item ofereça alguma vantagem como: frete grátis, brinde ou mecânica de preços.

Prova Social – Um dos gatilhos mais poderosos é o da prova social e ele se baseia na seguinte proposta: nós também aprendemos por meio da experiência dos outros. E uma vez que um determinado item (produto) passou pelo crivo de um volume de pessoas (quantitativo) ou por um determinado grupo específico (qualitativo), a ansiedade do consumidor em relação àquela compra diminui. 

Um bom exemplo de como os supermercados podem colocar esses gatilhos em prática são os depoimentos de opiniões dos clientes e avaliações de produtos. Outro exemplo são parcerias com influenciadores que podem ser reconhecidos como autoridades pelo seu público e podem ajudar os clientes a experimentar um lançamento ou produto novo.

Reciprocidade – Outro gatilho largamente utilizado em supermercados e feiras-livres também. Certamente, antes do momento da pandemia, era comum ver nos supermercados promotores de venda disponibilizando provas de produtos como sucos e biscoitos.

É neste pequeno momento que reside o gatilho da reciprocidade. A partir de uma ação generosa, nos sentimos “em débito” com o que nos proporcionou o brinde, o que incentiva a compra. Embora neste momento não seja adequada a utilização deste gatilho, para evitar o contágio e retirada de máscaras, você pode conversar com seu fornecedor para criar kits embalados de amostras que o consumidor possa levar para casa e testar ou provar os produtos e avaliar depois os resultados de vendas desta ação.

Ancoragem – Este é bastante empregado na precificação dos produtos. Ele funciona da seguinte maneira: é a criação de um preço “justo” para um produto a partir da perspectiva de outro. Nosso cérebro coloca na balança esta avaliação e escolhe se opta pelo preço mais caro ou barato.  A jogada aqui é que você pode definir o preço âncora para um determinado produto e a partir dele, os outros produtos da mesma categoria serão percebidos como “caros” ou “baratos”.

Você pode colocar no seu encarte produtos de uma mesma categoria, cada um com seus respectivos preços e a partir dali, o consumidor escolherá aquele que julgar caber na cesta de compras dele. Cabe ao gestor do supermercado encontrar quais produtos podem servir como âncora nessa estratégia e definir o preço-base ao qual os consumidores farão sua escolha entre ele e o concorrente. É uma estratégia bastante interessante para incentivar a venda de um produto que pode estar estagnado ou precisa de um destaque.