segunda-feira, 27 de julho de 2020

COMO VENDER CURSOS COM MARKETING DE CONTEÚDO SEM COMO VENDER CURSOS COM MARKETING DE CONTEÚDO SEM ENTREGAR O OURO?

COMO VENDER CURSOS COM MARKETING DE CONTEÚDO SEM COMO VENDER CURSOS COM MARKETING DE CONTEÚDO SEM ENTREGAR O OURO?


Por Ana Paula Agostini 

Entenda sobre a importância do conteúdo para a venda de cursos e treinamentos e confira algumas dicas que podem ajudar você a construir sua estratégia.

Leitura de 5 minutos

Produzir conteúdo de qualidade e publicá-lo de forma gratuita é uma ótima forma de construir autoridade, se tornar referência em seu segmento e vender mais. Mas e quando seu produto é justamente conteúdo?

Se engana quem pensa que fazer para vender cursos é um “tiro no pé” e eu posso te mostrar porquê.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre a importância do conteúdo para a venda de cursos e treinamentos e trazer algumas dicas e ideias que podem ajudar a construir sua estratégia.

O “boom” dos cursos online

Uma pesquisa do Global Market Insights aponta que o mercado de eLearning teria uma taxa de crescimento composta de 7% entre 2019 e 2025 – e esse crescimento pode ser ainda maior após a necessidade de adaptação da educação frente à COVID-19.

Enquanto o Ensino à Distância se populariza nas educações “tradicionais” (escolas, faculdades, pós-graduações, etc), esse formato já era muito utilizado para cursos complementares.

A verdade é que cursos online possuem um alto potencial de escalabilidade, eliminando as restrições físicas que um curso presencial tem. O formato, além de atrativo pelo produtor, também ganha o consumidor, que não precisa se deslocar, pode acompanhar as aulas no seu tempo e pode revisitar as aulas sem dificuldades.

É por essas e outras que plataformas como Hotmart, Udemy e Coursera reúnem milhares de cursos dos mais diferentes temas e segmentos.

Como usar conteúdo para vender conteúdo?

“Mas se eu estou tentando vender um curso, como vou vender se entregar meu conteúdo de graça?”

Esse questionamento faz total sentido, e essa preocupação é bastante comum para quem quer vender cursos – sejam eles presenciais ou online – ou treinamentos.

O segredo aqui é encontrar a linha tênue que vai delimitar a fronteira entre o conteúdo interessante, que vai fazer com que seu público encontre você e entenda que o seu curso é o melhor, e o conteúdo que é exclusivo para quem decide dar um passo a mais e abrir a carteira.

Para entender este limite é fundamental desenhar a Jornada de Compra das suas Personas.

Mapa da jornada digital

Lembre-se: os conteúdos gratuitos são como iscas para atrair seu público-alvo. Eles devem evidenciar os problemas e ajudá-los a entender que existe uma solução (o curso que você quer vender).

O que queremos dizer é: você não precisa entregar o conteúdo do seu curso de forma gratuita para atrair suas Personas. 

Fazendo conteúdo para o blog

Quando falamos de temos, no topo deste funil, os artigos do blog, responsáveis pela atração de visitantes.

Aqui é o momento de pensar nos maiores problemas das suas Personas e em como elas buscam mais informações sobre estes problemas. Aposte em responder perguntas comuns, aquelas que você já ouviu centenas de vezes.

Quer um exemplo prático?

RD Hacks é o nosso curso completo do RD Station. Nele explicamos todas as possibilidades do software de automação de marketing, falando também sobre como aplicar nossa metodologia de Inbound Marketing com estes recursos.

Por isso apostamos em artigos que falam sobre os , sobre recursos importantes (como segmentação de Leads) que utilizamos e apostamos até mesmo em uma página épica sobre o RD Station.

Exemplo de página épica da venda do curso de marketing da Conexorama, o RD Hacks

Mas nenhum destes conteúdos – nem todos eles juntos – entregam tanta profundidade como o RD Hacks. Eles entregam uma solução imediata, e deixam um gostinho de “quero mais” para quem quiser se aprofundar.

Materiais Ricos para vender seu curso

Avançando um pouco no funil de marketing, chegamos na conversão de visitantes em Leads. Para isso, precisamos de ofertas mais valiosas.

Estes materiais podem ser um degrau além dos conteúdos do seu blog, ou até mesmo um teaser do seu curso.

A estratégia de Product Qualified Lead é muito utilizada para os SaaS, mas também pode ser aplicada para vender cursos: um Lead que já assistiu a uma parte do seu curso, é um Lead muito mais próximo de uma compra.

A dica aqui é disponibilizar uma aula – ou um trecho – do seu curso e então fazer o follow up com estes Leads. Entenda o que eles gostaram ou não gostaram, verifique quais são as principais objeções e como contorná-las.

Aposte na experiência para vender mais

Não se engane: o questionamento sobre a venda de cursos online acontece dos dois lados. Enquanto você está se perguntando se deve fazer Marketing de Conteúdo, sua Persona está se perguntando por que ela deve pagar por um conteúdo que encontra de certo modo de forma gratuita online.

O que você precisa fazer é mostrar a ela que ela não vai encontrar o que seu curso oferece em lugar nenhum. E eu não estou falando apenas do conteúdo.

Ofertas como conteúdos e materiais exclusivos para alunos, oportunidade de discussões, descontos exclusivos para outros cursos e certificados são, além de argumentos de vendas, formas de tornar a experiência dos seus alunos única.

Aquele-que-quase-nunca-deve-ser-nomeado

Para encerrar, queremos te lembrar de um princípio básico do que pode ser esquecido quando estamos tão próximos do produto sendo vendido:

Não fale diretamente sobre o seu produto o tempo todo.

Isso tornará seu conteúdo cansativo e, sinceramente, chato. Afinal, ninguém gosta daquela pessoa que não para de falar de si mesma, né?

E agora? Está pronto para começar a produzir conteúdo para vender seu curso? Caso tenha alguma dúvida ou queira compartilhar algumas ideias sobre que outros tipos de conteúdos podem ser utilizados para vender cursos, não deixe de comentar abaixo!

 

terça-feira, 21 de julho de 2020

Prove o valor do marketing


  • Por: Carolina Sena Neves
Uma das grandes dificuldades dos departamentos de marketing das empresas é demonstrar o valor das ações de marketing e comunicação, principalmente quando falamos de empresas de pequeno e médio porte. Nelas, ao primeiro sinal de desaceleração no crescimento, começam a se cogitar cortes de gastos, iniciando pelo departamento de marketing. 
Por isso, é muito importante saber coletar e analisar métricas, sendo capaz de demonstrar à diretoria porque é importante manter investimentos em marketing, até mesmo como forma de remediar os problemas que levam às crises financeiras e ao corte de gastos.
Quando a direção da empresa decide por diminuir os gastos em campanhas de geração de leads, por exemplo, é importante que o departamento de marketing seja capaz de emitir relatórios e elaborar argumentos que comprovem como a geração de leads influência na conquista de clientes, contratos e vendas. 
O cálculo de custo por lead (CPL) é simples, apenas entende-se o valor gasto nas campanhas de marketing e quantos leads foram gerados por estas campanhas. Esse valor, entretanto, apenas demonstra que suas campanhas geraram leads, para confirmar o valor do marketing é preciso ir além, entendendo quantos destes leads se tornaram verdadeiras oportunidades de negócio para a empresa e quantas destas oportunidades foram convertidas em vendas.
Para isso é preciso acompanhar de perto os dados do departamento de vendas, ou da plataforma de vendas, da empresa. Você ainda pode ir além, entendendo o custo por aquisição de clientes

Custo por aquisição de clientes (CPA)

O CPA é uma métrica relevante para demonstrar à direção como a geração de clientes é influenciada positivamente pelo trabalho de marketing. Para calculá-lo é muito simples, é preciso apenas dividir o investimento realizado pela quantidade de vendas efetivadas.
Se o seu CAC for menor que o valor médio de cada venda, você terá um bom argumento para demonstrar que o investimento em marketing não só é viável, como também gera retorno para a empresa. Entretanto, o retorno sobre investimento é a melhor forma de demonstrar o valor do trabalho de marketing para a empresa.

Retorno sobre investimento

O return over investment (ROI), ou simplesmente retorno sobre investimento é um outro dado importante para o marketing, porque ele oferece uma percepção real de quanto foi a receita da empresa obtida por meio das estratégias de marketing.
Ou seja, se uma empresa de e-commerce investiu R$5.000 em campanhas de marketing digital e, estas campanhas e ações converteram X vendas, com uma receita gerada de R$20.000, isso significa que houve um saldo de R$15.000 de receita. Um retorno sobre investimento positivo e inegável.
Estas são algumas das métricas importantes de serem analisadas para justificar, valorizar e até expandir a atuação do departamento de marketing de uma empresa, porém para chegar a bons resultados, desde a geração de leads até o retorno sobre investimento, é preciso muita dedicação, planejamento e muito trabalho.

quinta-feira, 16 de julho de 2020

Pão de Açúcar cria mecanismo para abrir geladeiras das lojas sem usar as mãos



Batizado como ‘cotoveleira’, acessório foi projetado pela rede junto aos seus fornecedores para reforçar prevenção do contágio pelo Coronavírus
A rede Pão de Açúcar segue inovando ao adotar medidas de prevenção para que suas unidades possam proporcionar um ambiente seguro para clientes e colaboradores. Em 23 lojas da rede em São Paulo já estão disponíveis a ‘cotoveleira’, mecanismo instalado nos freezers e geladeiras para que o consumidor possa abrir as portas sem usar as mãos. 
O acessório foi projetado especialmente para que seja possível fazer o movimento de forma simples a partir de uma parceria entre a companhia e seus fornecedores. Ao todo já foram instalados mais de 5 mil itens e a previsão é o mecanismo está disponível nas 185 lojas da rede do GPA no Brasil até o final de julho deste ano.

quarta-feira, 15 de julho de 2020

Saiba mais sobre o Telegram e suas aplicações nas estratégias de Marketing Digital e Inbound Marketing


A comunicação por mensagem instantânea não é algo recente. Aliás, a própria internet surge, em 1969, como forma de enviar mensagens entre laboratórios de pesquisas militares nos EUA – à época, chamada de Arpanet.
E se você é um usuário mais antigo da web, deve se lembrar, lá por meados dos anos 90, de aplicativos como o ICQ, o grande precursor dos mensageiros instantâneos. Já no começo deste século, esses programinhas se popularizaram com a explosão do MSN, da Microsoft, que surgiu nos computadores domésticos em todo canto do mundo.
Hoje em dia, mensageiros instantâneos fazem parte da rotina de pessoas e empresas de forma tão natural que causa surpresa encontrar alguém que ainda não use algum deles.
Mais do que apenas uma forma de trocar mensagens rápidas, eles já são usados dentro das estratégias de Marketing nos negócios, especialmente o Messenger e o WhatsApp, ambos do Facebook.
No entanto, um aplicativo tem chamado a atenção das empresas mais recentemente, e é sobre ele que vamos falar neste artigo: o Telegram e suas aplicações nas estratégias de Marketing Digital e, principalmente, de .
Vamos nessa que tem bastante coisa legal pra te mostrar!
Telegram: o que é e por que usar essa ferramenta?
O Telegram é um app mensageiro criado em 2013 pelos irmãos russos Nikolai e Pavel Durov, os mesmos que desenvolveram o VK, a maior rede social da Rússia. Apesar disso, o Telegram é uma empresa independente e sem vínculo com essa rede.
aplicativo é muito rápido e seguro, e é considerado um concorrente emergente do WhatsApp. Embora ainda seja bem menos usado do que o seu “rival” americano, o Telegram tem crescido exponencialmente em número de usuários, e possui diversas vantagens em relação ao concorrente.
Apesar de não ser tão novo, apenas recentemente se tornou conhecido aqui no Brasil. Com o crescimento das estratégias de negócios focadas nos dispositivos móveis, empreendedores passaram a adotar o Telegram devido às limitações que viam no WhatsApp. E é fácil entender o motivo dessa busca por uma ferramenta mais eficaz para a comunicação via mobile.
De acordo com a Pesquisa Anual de Uso de TI nas Empresas, feita pela FGV, atualmente no Brasil há mais de 235 milhões de smartphones ativos (mais de um por habitante). Outro estudo, da Agência Telebrasil, aponta que 70% da população no País têm acesso à internet e, destes, 97% acessam por smartphones.
Com esses números, era de esperar que o mercado se movimentasse para inovar, principalmente quando falamos em processos de Marketing. Não é à toa que as empresas começaram a buscar novas formas de divulgar suas marcas e se comunicar com seus leads e clientes com foco no mobile. E o Telegram aparece como uma alternativa muito atrativa para isso.
Por que o Telegram está crescendo como instrumento de Marketing Digital?
À medida que você conhece as funcionalidades e vantagens do aplicativo, fica fácil entender a ascensão do que podemos chamar de Telegram Marketing – especialmente como ferramenta para alavancar a presença digital da sua marca.
Outra evidência do crescimento acelerado do aplicativo como forma de negócio é devida à evolução da tecnologia digital. Um exemplo bem simples são os chatbots, que otimizam serviços de atendimento ao consumidor. Você pode programar respostas automáticas para perguntas mais frequentes e otimizar tempo e recursos com essa prática.
Meme sobre o Telegram. Dois personagens aparecem divulgando o telegram na porta da casa de uma pessoa aleatória e perguntam "Com licença senhor, tem 1 minuto pra conversar sobre a palavra do Telegram?"

Fonte: Memedroid/Junior Masyer.
Mas os recursos do Telegram no Marketing Digital vão muito além das conversas com robôs. Ele serve principalmente para trazer proximidade entre marca e cliente, tão necessária nas relações comerciais da atualidade.
Antes de mostrar como você pode incluir o Telegram nas estratégias de marketing do seu negócio, é importante que você conheça os recursos e vantagens oferecidos pelo aplicativo, de forma a tirar o maior proveito dessa excelente ferramenta de comunicação. Confira!
Um tour pelo Telegram: conheça as principais funcionalidades do aplicativo
O Telegram é multidispositivo
O Telegram pode ser usado simultaneamente no seu smartphone, tablet ou PC/notebook (via web ou aplicativo), inclusive para enviar arquivos muito pesados (de até 1,5 GB).
O software é compatível com Windows, Mac OS X e Linux. E na versão mobile, pode ser instalado no Android, Apple iOS e Windows Phone.
A questão de privacidade também é levada a sério pelo aplicativo. Enquanto no Whatsapp conversar com outro usuário significa expor o seu número de celular, o Telegram permite que você esteja acessível simplesmente usando um pseudônimo ou apelido.
É bem fácil fazer isso:
  • Na interface do Telegram, acesse as configurações do aplicativo e toque em “Nome de usuário”.
  • Digite o seu nome ou escolha um pseudônimo que será usado para se identificar na rede sem usar o número do seu celular.
  • Ao pesquisar ou digitar o URL https://telegram.me/username (substituindo o “username” pelo nome escolhido), qualquer pessoa pode entrar em contato com o usuário do Telegram sem saber seu número de telefone.
Veja na imagem abaixo:
Imagem mostra as configurações de privacidade de nome e número de telefone no Telegram
Grupos e Canais para todos os gostos
O Telegram supera todas as limitações típicas do WhatsApp no quesito administração de grupos. Enquanto o aplicativo americano permite criação de grupos com, no máximo, 256 pessoas, no Telegram é permitido criação de grupos com até 200 mil membros.
Além disso, os canais do Telegram permitem que todos os assinantes sejam informados sem que possam participar da comunicação. Atente-se a essa diferença fundamental: enquanto os grupos são de fato abertos à contribuições de terceiros, os canais representam uma ferramenta de informação gerenciada pelos administradores.
Não há limites para o número de usuários que podem ser alcançados usando os canais do Telegram (no Whatsapp, a função Broadcast, ou lista de transmissão, limita igualmente os envios aos 256 contatos de um grupo).
Bots para todos os gostos
O Telegram também oferece a possibilidade de consultar os chamados bots, ferramentas de software desenvolvidas por programadores terceirizados que oferecem pequenas soluções a questões específicas.
Para interagir com um robô e receber respostas automáticas, basta digitar o nome do bot na caixa de pesquisa do Telegram (toque no ícone representando uma pequena lupa) – é importante ater-se à sintaxe fornecida por cada bot em particular.
Esta é uma das ferramentas mais legais do Telegram, já que você encontra bots para quase tudo o que imagina: horóscopo, poker, tempo, idiomas, enfim, basta pesquisar e encontrar o seu robô preferido para interagir.
Além disso, você também pode criar seus próprios bots e integrá-los em outras ferramentas de comunicação. Prometo voltar a este tópico mais à frente neste artigo, OK?
Hashtags para filtrar buscas
Dentro dos grupos é possível usar hashtags: colocando o sinal de cerquilha (#) antes de qualquer termo (exatamente como acontece no Twitter e no Instagram), você pode identificar rapidamente as mensagens que contêm a mesma palavra-chave. Basta tocar em uma hashtag para acessar instantaneamente a “função de filtro”.
A ferramenta que permite citar uma mensagem anterior, especialmente útil em conversas em grupo, é ativada no Telegram mantendo pressionado o texto que você deseja redefinir.
Criptografia de ponta a ponta com chats secretos
Quando o Telegram revelou que usava seu próprio protocolo criptográfico para proteger as mensagens trocadas entre cliente e servidor, os especialistas em criptografia ficaram desconfiados.
De fato, a empresa alega usar servidores descentralizados em vários países, sujeitos a diferentes legislações, mesmo que use um protocolo criptográfico desenvolvido de forma autônoma (cujo nome é MTProto). Ainda que essa prática não seja a mais recomendada pela comunidade internacional especializada em segurança digital.
No Telegram, portanto, para confiar na criptografia de ponta a ponta e ter a certeza de que suas informações estarão criptografadas por todo o caminho (de um usuário para outro), sem a possibilidade de que as mensagens possam “vazar”, você precisa iniciar um chat secreto. Para isso, basta selecionar a opção “Novo Chat Secreto”, conforme a imagem abaixo:
Imagem mostra as configurações de privacidade de nome e número de telefone no Telegram
As principais vantagens do chat secreto são:
  • Criptografia de ponta a ponta: isto é, toda a mensagem é criptografada desde o envio até o recebimento.
  • Sem rastros nos servidores: suas mensagens não ficam armazenadas em nenhum lugar.
  • Timer de autodestruição: você pode definir um timer para que suas mensagens sejam destruídas após esse tempo.
  • Encaminhamento desativado: não é possível encaminhar a mensagem para outra conversa.
Envio de arquivos de qualquer tipo
O Telegram permite enviar arquivos de todos os formatos para seus contatos: não há limitações quanto aos tipos de dados que podem ser compartilhados.
Portanto, você pode trocar PDFs, arquivos do Word, planilhas, imagens de todos os tipos, arquivos executáveis, vídeos, áudio/música, entre outros.
O Telegram também não impõe restrições quanto ao tamanho dos arquivos. Eles podem ter até 1,5 GB de tamanho para serem enviados a outros contatos ou compartilhados em grupos.
Ainda, acessando as configurações do aplicativo, na seção “Dados e Armazenamento”, depois em “Download automático de mídia”, é possível delimitar qual conteúdo e sob quais circunstâncias (conexão à rede WiFi, rede móvel, roaming) o app deve baixar.
Print da configuração de dados e armazenamento no Telegram
Para impedir que as fotos recebidas apareçam na Galeria do dispositivo, basta acessar as configurações do Telegram, dentro de “Configurações de Chats”, e verificar se a opção “Salvar na galeria” está desativada.
Stickers e GIFs para animar suas conversas
Para tornar as conversas mais agradáveis, o Telegram suporta figurinhas (stickers) e GIFs. Aliás, antes de você pensar que não é nenhuma novidade, saiba que o Telegram já tinha esse recurso muito tempo antes de o WhatsApp adotar o mesmo processo.
É possível baixar diversos tipos de pacotes de figurinhas diretamente do aplicativo.
Vantagens de usar o Telegram como ferramenta de Marketing Digital
Você já viu quais são as principais funcionalidades do Telegram. Agora quero mostrar, mais especificamente, um resumo das vantagens dessas funcionalidades para serem aplicadas no seu negócio.
O aplicativo tem muitas vantagens para sua marca como ferramenta de marketing. E não é à toa que cada vez mais empresas o utilizam para entrar em contato com seus clientes, negociar pedidos e oferecer seus serviços e produtos.
Veja por que usar o Telegram Marketing em sua empresa:
  • Economia de tempo e investimento graças à com bots. É possível fornecer informações aos usuários sobre consultas individuais, além de enviar vídeos, imagens, documentos, pagamentos etc.
  • Aumento da confiança do cliente. Marcas que oferecem suporte ao cliente por meio de mensagens instantâneas geram mais confiança nos usuários. Eles as consideram empresas acessíveis, portanto, com mais facilidade para contato.
  • Segmentação de público com listas de discussão. Você pode criar várias listas de discussão e, dessa forma, direcionar conteúdo relevante para os usuários de acordo com suas preferências.
  • Organização dos comentários dos clientes. Isso pode melhorar sua estratégia de atenção social para avaliar melhor o impacto de suas campanhas e a qualidade do seu conteúdo.
  • Ampliação da cobertura da marca. A capacidade de criar canais públicos que qualquer usuário pode acessar permite que você divulgue melhor seu conteúdo. Além disso, os usuários também podem compartilhá-los com outras pessoas, tornando-os virais.
  • Otimização de espaço. O Telegram é baseado em um sistema de armazenamento em nuvem. Portanto, dificilmente ocupa espaço no dispositivo.
Telegram e Marketing Digital: 9 estratégias para usar no seu negócio
Agora que você já conhece as funcionalidades do aplicativo e suas principais vantagens, vamos partir para a mais importante premissa deste artigo: como usar o Telegram em sua estratégia de Marketing Digital.
Há múltiplos tipos de conteúdo que podemos transmitir por meio do aplicativo, pela perspectiva dos negócios, incluindo:
  • Mensagens de texto;
  • Imagens;
  • Vídeo;
  • Documentos em vários formatos;
  • Ligações;
  • Arquivos de áudio.
É importante ressaltar que, por ser uma ferramenta poderosa e versátil, pode e deve ser integrada a uma estratégia de marketing personalizada e de forma interconectada a várias frentes do negócio. O interessante é que você pode adaptar essas ações inclusive para fazer .
A seguir, você vai conhecer 9 ações estratégicas para aproveitar ao máximo o uso do Telegram como um canal poderoso para o seu negócio. Acompanhe!
1. Crie um canal interno no Telegram para coordenar as atividades da equipe
Esta primeira dica não é, necessariamente, uma estratégia de marketing. Mas é importante para desenvolver os próximos passos.
É muito provável que sua empresa precise enviar comunicados úteis e compartilhar materiais com sua rede de colaboradores, especialmente para o desenvolvimento das atividades. É uma ação relativamente simples, mas que se torna trabalhosa quando a empresa possui diversas equipes exercendo funções interconectadas.
E a solução é igualmente simples: crie um canal da empresa no Telegram para que os colaboradores se inscrevam. Se for necessário, dá para criar canais distintos para cada setor ou departamento da corporação.
Nas mensagens do Telegram, é possível inserir qualquer tipo de conteúdo, e esse recurso é particularmente útil quando é necessário enviar recados ou materiais para equipes externas, como os vendedores.
Por exemplo, um vendedor está visitando um grande cliente e precisa do catálogo de produtos mais atualizado. Ele pode consultar o canal no Telegram e baixar o arquivo na hora.
Com um canal, ou vários canais no Telegram, os gestores da empresa conseguem coordenar suas equipes com muito mais facilidade.
2. Crie um canal personalizado para seus clientes e usuários
Os tempos mudaram. A informação em tempo real é mais do que um diferencial, hoje em dia é de urgência pragmática. Afinal, as informações viajam na velocidade da luz, se atualizam e ficam defasadas num piscar de olhos.
As empresas já sentem essa necessidade de se comunicar em tempo real com seus clientes, compartilhando novidades, promovendo eventos, entre outros.
Portanto, um recurso muito útil que recomendo que você explore é ter um canal exclusivo da sua marca, mas desta vez direcionado aos seus clientes e potenciais clientes. Esse canal terá uma URL personalizada para facilitar o acesso do usuário e o compartilhamento.
O canal funciona de forma parecida a uma fanpage do Facebook, porém com a interação sendo unidirecional. Isto é, somente você pode pode compartilhar conteúdo. Os usuários podem acessar livremente o canal, o qual não possui limite de usuários.
Graças ao seu canal, você pode alcançar um grande público-alvo com todo o conteúdo desejado, sem restrições. Se você criar uma boa estratégia, seu canal se tornará uma ótima fonte de informações para suas promoções, descontos e campanhas.
3. Tenha um grupo de discussão para um produto específico
Além do canal, pode ser interessante também a criação de um grupo. Neste caso, seus usuários podem interagir e conversar com outros usuários, discutir estratégias, promover ações etc. Mas aqui vale um ponto de atenção muito importante: só tenha um grupo se você tiver condições de moderá-lo, para evitar “sujar” o nome da sua marca.
Um grupo pode funcionar como um fórum de discussão, onde alguns usuários mais experientes tiram dúvidas de outros usuários mais novatos. Em outras palavras, você teria um verdadeiro serviço de atendimento ao consumidor praticamente gratuito — se seu grupo tiver um número expressivo de usuários avançados.
Além disso, podem surgir muitos insights para novos lançamentos, avaliações sobre o seu negócio, sugestões para aperfeiçoar seu produto ou aprimorar seu serviço etc.
Veja no exemplo abaixo o grupo de uma empresa que vende cursos de tecnologia. Ele é bastante movimentado e os próprios usuários costumam tirar dúvidas de outros.
Print de um grupo de discussão no Telegram
4. Distribua conteúdo gratuitamente em seus canais do Telegram
Não há como fugir das estratégias de Inbound Marketing se você pretende usufruir do que a tecnologia oferece de melhor para o mundo dos negócios. E isso inclui o marketing de conteúdo, isto é, a distribuição de materiais informativos para educar seus prospects e clientes sobre os assuntos relacionados ao seu negócio.
Independentemente da quantidade de conteúdo compartilhado ou do número de usuários inscritos nos canais, o Telegram permite que você envie essas mensagens de forma totalmente gratuita. Ou seja, ao contrário de outras redes sociais, você não precisa realizar campanhas pagas (como Facebook Ads e Google Ads) para melhorar o alcance das publicações.
Além disso, toda vez que você publicar algo, os usuários receberão uma notificação nos seus dispositivos. Dessa forma, a entrega de mensagens melhora muito.
Cada canal do Telegram é fornecido com seu próprio link público ou privado para permitir que qualquer pessoa participe do canal. Portanto, os usuários podem se manter informados sobre sua marca e suas atualizações.
Eis um exemplo de uma campanha de Telegram aplicada ao Marketing de Conteúdo. Na imagem abaixo, o canal Tudo Sobre Inbound Marketing, da Conexorama, é usado para compartilhar os novos conteúdos do blog, bem como as últimas novidades relacionadas ao Marketing Digital, principalmente estratégias de Inbound.
A Conexorama possui um grupo sobre marketing digital no Telegram, o "Tudo sobre Inbound Marketing!
5. Compartilhe conteúdo interessante criado por terceiros
Talvez você torça o nariz para esta dica, mas ela pode ser muito valiosa. Não use seu canal única e exclusivamente para compartilhar seu próprio conteúdo. Lembre-se de que o Telegram funciona como uma rede social, portanto, se você encontrar um artigo, um podcast, um vídeo ou até um meme que possa interessar a seus seguidores, não hesite em compartilhá-lo.
Esta é uma boa maneira de atrair pessoas para sua rede e aumentar seus seguidores. Isso também fortalece sua credibilidade, pois seus usuários perceberão que você está pesquisando novos conteúdos para compartilhar, e não apenas empurrando o seu próprio goela abaixo.
Outra coisa: não se esqueça de referenciar o autor do conteúdo compartilhado. Além de ser a prática correta de direitos autorais, você ainda pode dar início a uma possível parceria ou colaboração mútua. Pense nisso!
6. Evite o excesso de autopromoção
Lembra que eu disse acima que o Telegram não tem um Ads, como as outras redes sociais? Pois é, se isso é positivo por você não precisar desembolsar grana, também tem o lado do usuário nesta história: a comunidade do aplicativo não é muito chegada em publicidade.
Então, se você transformar seu canal em um meio de promover constantemente sua marca, é muito provável que os usuários acabem te abandonando.
As pessoas são atraídas pela possibilidade de criar conexões mais profundas com as marcas de que mais gostam. Seu canal de Telegram deve ser uma oportunidade de se conectar melhor com os clientes e mostrar seu lado mais humano.
Isso significa que você não vai fazer promover seus produtos e serviços? Calma, não é bem assim. Você pode sim promover, mas de uma forma mais sutil, sem exagerar. Pense primeiro em criar conexão, só depois em promoção.
Essa é a chave para tornar seus seguidores fiéis à sua marca. Mostre interesse por eles e pelo que eles apreciam ao compartilhar conteúdo relevante.
7. Crie concursos e ofereça brindes para aumentar o engajamento
Uma maneira muito eficaz e interessante de aumentar o engajamento dos seus usuários é implementar concursos dentro da sua estratégia. Proponha jogos divertidos ou promova concursos que os incentivem a interagir entre si e com sua marca.
Embora esta ação funcione melhor para alguns segmentos de negócio em relação a outros, é interessante pensar nessa possibilidade. Estude bem sua persona para entender suas motivações e ver se isso se aplica.
Essa estratégia é muito popular no Instagram, por exemplo, quando a página pede para curtir a publicação, seguir outra página e marcar 3 amigos, oferecendo algum brinde que será sorteado entre os participantes.
Você também pode criar concursos que envolvam a geração de conteúdo por usuários, ou até mesmo usar o canal para direcionar seus usuários para participar de algum concurso em outra rede social.
8. Promova as outras redes sociais onde você também está presente
Outra excelente forma de usar o Telegram como ferramenta de marketing é interconectar suas redes sociais para que seus seguidores possam encontrá-lo facilmente em outras plataformas.
Esse aspecto poupa muito esforço, pois você pode enviar mensagens em diferentes plataformas, além de poder promover suas outras redes sociais no Telegram, convidando seus usuários a te seguir no Facebook, no Instagram, no YouTube e onde mais você estiver presente.
9. Crie bots no Telegram para automatizar seu Marketing
Deixei por último o meu recurso favorito do Telegram como ferramenta de Marketing Digital. Trata-se da capacidade de criar bots. Já falei um pouquinho dessa funcionalidade lá em cima, neste artigo. Agora quero finalizar mostrando a você como é possível usar seus próprios bots na sua estratégia.
Esses robozinhos são programas particularmente úteis para automatizar mensagens. Por exemplo, eles podem responder automaticamente perguntas básicas, enviar documentos e arquivos aos seus clientes ou preparar questionários.
O Telegram também auxilia os usuários durante todo o processo de criação do bot. A partir da própria interface da API, oferece instruções detalhadas. Procure pelo @BotFather, o bot principal do Telegram, que te auxilia na criação do seu próprio robô.
Não vou entrar em detalhes técnicos sobre a criação de bots, pois não é o foco deste artigo. Mas se você possui habilidades de programação, pode ir diretamente para a página do desenvolvedor e aprofundar o processo com bots mais avançados.
Qualquer que seja a opção escolhida, é fato que ela enriquecerá seus canais com mais oportunidades para automatizar ações, receber informações dos usuários e resolver problemas. Os robôs permitem um grande número de opções:
  • Disponibilizar jogos aos usuários;
  • Pesquisar conteúdos na Internet;
  • Enviar lembretes e recados;
  • Conectar-se com outros usuários;
  • Integrar serviços diversos, entre outros.
Graças aos bots, os erros humanos podem ser significativamente reduzidos. Além de não necessitar de uma equipe dedicada 24 horas por dia para atendimento ao cliente no canal. Basta projetar o bot baseando-se nas necessidades da marca e começar a tirar proveito da funcionalidade. Incrível, não?
Como você viu, o Telegram é uma poderosa ferramenta de Marketing Digital que permite alcançar seu público em tempo real e com uma alta taxa de conversão. Ainda que o aplicativo não seja tão popular no Brasil.
Mas isso está mudando, e você pode fazer sua parte ajudando a espalhar a “Palavra do Telegram” pelos quatro cantos do planeta. Que tal começar agora compartilhando este artigo nas suas redes sociais e fazer todo mundo conhecer essa fantástica ferramenta?