terça-feira, 14 de julho de 2020

Como a neurociência te ajuda a construir comerciais impactantes


Quando o assunto é comunicação publicitária, nós costumamos receber algumas perguntas de maneira recorrente dos nossos clientes e público em geral. 
  • Quais estratégias e elementos mais impactam o consumidor em um comercial?
  • Existe algum  tipo de “receita de bolo” para construir um filme publicitário impactante?
Para celebrar o dia mundial da propaganda, que acontece hoje (04 de dezembro), resolvi escrever este texto, que reunirá alguns aprendizados sobre como criar uma comunicação publicitária impactante para o consumidor. Esses conhecimentos foram retirados do BRAIN, nossa base de dados com mais de 1000 comerciais avaliados por meio de metodologias neurocientíficas. Todas as ondas de pesquisa realizadas desde 2013 até hoje nos renderam muitos aprendizados e insights de comunicação, aplicados por diferentes clientes. E é constatado: não existe receita de bolo para comunicação, mas existem caminhos capazes de potencializar os resultados. Vamos falar sobre alguns deles? 
Abordarei os três diferentes índices neurais avaliados pela Forebrain através do BRAIN: a atenção, motivação e memorização. 
ATENÇÃO
A atenção tem a ver com o nível de engajamento de um consumidor ao assistir um comercial. Os insights abaixo são capazes de potencializar os seus comerciais, no sentido de os tornarem mais atrativos e chamativos para o consumidor. 
Entenda as peculiaridades do seu público.
Atente-se sempre aos detalhes. Entender as particularidades do cérebro do seu público alvo faz com que você direcione a sua propaganda da melhor maneira possível, aumentando as chances de sua marca ser notada.
Por exemplo, assim como as mulheres possuem maior facilidade para interpretar uma comunicação não-verbal (isso acontece devido às pequenas diferenças no funcionamento do cérebro de homens e mulheres), existem muitas outras peculiaridades que são capazes de potencializar o engajamento do seu consumidor e fazer toda a diferença na hora de você se comunicar!
Crie um storytelling eficiente.
Um storytelling, quando bem executado, pode ser um grande aliado para engajar seu público. Ao entrar em contato com uma narrativa, nosso cérebro deixa de agir como um mero espectador e se torna um participante da ação, vivendo a situação narrada como se fosse real.
Portanto, nunca se esqueça: uma boa história (e bem contada) é capaz de engajar seu consumidor.
Efeitos sonoros funcionam, e muito.
Quando você está em um lugar tumultuado e alguém chama seu nome, você rapidamente direciona toda a sua atenção para essa pessoa, não é? Pois então, é assim que, muitas vezes, funciona a propaganda.
Efeitos sonoros, ou triggers atencionais –  como chamam os neurocientistas – podem ser uma estratégia muito eficiente para chamar atenção de seus consumidores em meio a tantos outros estímulos que competem por ela.

MOTIVAÇÃO 
A motivação está diretamente ligada a emoção do consumidor, que pode ser positiva, gerando  um comportamento de aproximação com a marca, ou negativa, contribuindo com o comportamento oposto. Veja os insights abaixo:
Se coloque no lugar do consumidor.
A empatia é uma das bases da comunicação da nossa espécie. Se para sobreviver precisamos entender o que e como as pessoas ao nosso redor pensam, para sabermos como nos comportar (e como nos comunicar), isso também é necessário!
Podemos – e devemos –  assumir que o mesmo vale para que uma marca sobreviva, certo? Quando você entende o momento em que o consumidor está vivendo, suas necessidades e seus desejos, você é capaz de desenvolver estratégias que são quase como uma conversa íntima com o inconsciente dele. Fazendo isso, a marca ganha muito mais valor, gerando um relacionamento forte e duradouro com seu público. Em momentos como o que vivemos atualmente, em que os consumidores estão vivenciando estresses cotidianos e momentos de bornout, além do fato de estarem cada vez mais focados em consumo consciente e empresas que acompanham esse movimento, acredite: ter empatia à realidade do consumidor é também entender como se posicionar de maneira consciente no mercado atual!
Tenha um porta-voz.
Sabe o item acima, que fala sobre gerar relacionamento? Pois é, isso é muito mais fácil de ser feito quando o público possui alguém para se relacionar com. Esse alguém pode ser um garoto-propaganda ou um personagem (fictício ou não). Simplificando, o porta-voz da sua marca. É muito mais fácil se sentir representado ou se imaginar em um relacionamento com algo que personifique a marca do que com uma empresa, concorda? Muito mais simpático. O uso de personagens na propaganda é uma estratégia antiga, que quando bem-feita, é muito eficiente em fortalecer o relacionamento da marca com o consumidor.
Mais risadas, por favor.
Pode parecer óbvio, mas o humor, quando bem executado, é uma ferramenta poderosa para fazer o consumidor se envolver emocionalmente. O humor é capaz de provocar sentimentos agradáveis, positivos, que fazem a gente se sentir bem e, dessa forma, é capaz de aproximar o consumidor da sua marca! Maravilhoso, né? Mas lembre-se: nem toda brincadeira é engraçada e nem toda piada é boa. É preciso cautela e planejamento para alcançar resultados realmente positivos!

MEMORIZAÇÃO
A memorização significa o quanto o consumidor está sendo capaz de construir novas memórias. Quando potencializada, a memorização aumenta as chances de sua marca ser lembrada!
Aposte no poder do reforço
Sabe quando você assiste a um comercial e fica com o jingle preso na sua cabeça durante semanas? Isso acontece porque nossos processos de memorização se beneficiam muito do que chamamos de reforço. Apresentar uma informação repetidas vezes, exatamente como num jingle, é uma das estratégias de reforço mais eficientes.
E tem mais, os reforços não precisam necessariamente ser repetições de estímulos ou de informações. Apresentar por escrito a mesma informação que está sendo falada, por exemplo, é mais uma estratégia de reforço altamente eficaz em potencializar os processos de memorização do espectador.
A familiaridade pode ser sua aliada
Apostar em construções que tragam elementos familiares ao seu consumidor, como por exemplo, apresentar um contexto, retratando uma situação ou personagens com os quais o espectador se identifique, é outra estratégia excelente para potencializar os processos de memorização e aumentar as chances de que sua marca seja lembrada.
Da mesma maneira, construções que trazem situações muito surreais ou muito distantes da realidade do espectador, podem prejudicar os processos de memorização. atenção!
Saiba utilizar as referências
Ainda com um pé dentro do conceito de familiaridade, é muito importante saber escolher as referências apresentadas no seu comercial. Diferentes públicos e gerações possuem diferentes referências culturais. Fazer referência a um filme antigo ou a um filme novo pode parecer essencialmente a mesma coisa, mas o impacto na memorização de jovens e adultos pode se mostrar bastante diferente.
Conhecer esses três índices neurais e entender como a neurociência te ajuda na criação de campanhas que sejam capazes de contemplar cada um desses pontos pode fazer uma grande diferença para que seu comercial seja realmente impactante e passe a mensagem que você deseja. :)
Se quiser mais insights sobre o assunto, é só entrar no nosso site. Para saber um pouco mais sobre o BRAIN e nossas últimas ondas, você pode acessar este link do Meio&Mensagem! 

Vídeo de apresentação profissional: o que é e por que você deve criar um

Por Marketing
O vídeo de apresentação profissional é um formato que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo da comunicação corporativa. Afinal, em um vídeo é possível apresentar a imagem de sua empresa de maneira muito mais dinâmica e diferenciada.
Vender uma ideia ou produto, passar informações importantes ou até ensinar algo são alguns dos principais desafios que qualquer empresa enfrenta em seu processo de comunicação corporativa.
Essa preocupação é fruto do receio natural de qualquer empreendedor de não conseguir passar tudo que ele deseja de forma impactante para o seu público-alvo.
E é aí que o vídeo de apresentação profissional entra. Se você deseja apresentar sua empresa de forma diferenciada, atraindo mais clientes, investidores e/ou apoiadores, os vídeos são excelentes ferramentas. 
Neste artigo você conhecerá mais sobre os vídeos de apresentação profissional. Conheça os formatos deste tipo de conteúdo, ferramentas para criar vídeos do zero e dicas para construir um material diferenciado. Confira!

O que é um vídeo de apresentação?

O vídeo de apresentação profissional é um conteúdo audiovisual criado para apresentar os produtos, os serviços ou mesmo as ideias de uma empresa.
Diferentemente de outros tipos de vídeos, em um vídeo de apresentação profissional o enfoque é fazer com que o público conheça a empresa, a sua história, seus valores, entre outros aspectos.
Hoje em dia, muitas empresas estão substituindo as tradicionais apresentações de slides por uma apresentação mais dinâmica e atraente para o público em formato de vídeo. 
A diferença entre os vídeos e os slides é grande. Enquanto os slides apresentam, muitas vezes, as informações de forma mecânica, os vídeos permitem uma apresentação mais dinâmica. Eles prendem mais a atenção do público e tornam a experiência mais agradável. 
Além disso, os vídeos de apresentação profissional estão sendo utilizados como material auxiliar para os apresentadores, fortalecendo a oratória e a performance deles no palco.
Um vídeo de apresentação profissional é um poderoso aliado para o Conteúdo e a Performance (Pilares da Metodologia CDP), por serem extremamente didáticos. Para se ter uma ideia, um conteúdo audiovisual de 2 minutos equivale a 1,8 milhão de palavras.

Tipos de vídeos de apresentação profissional

Conheça os 3 tipos mais comuns de vídeos de apresentação profissional e saiba como escolher o ideal para os objetivos de sua empresa:

1. Apresentação de empresas

Se você é um empreendedor e está prestes a apresentar produtos, serviços ou ideias de sua empresa em uma reunião, saiba que o vídeo de apresentação profissional te ajudará a alcançar os seus objetivos
Futuros parceiros e possíveis investidores darão mais atenção ao que você tem a dizer caso utilize um vídeo para introduzir o assunto. Isso foi comprovado por pesquisas de mercado, que apontaram que preferem uma apresentação em vídeo do que uma apresentação em texto sobre o mesmo tema.
Além disso, as campanhas feitas em vídeos podem apresentar de maneira detalhada a sua empresa e impressionar quem assiste, dando confiabilidade e credibilidade à sua marca

 2. Apresentação de produtos

Os vídeos falam por si só. Por exemplo: a probabilidade de uma pessoa assistir a um vídeo de vendas é 98% maior do que a probabilidade desta mesma pessoa dar atenção a um vendedor.
Por isso, considere fortemente utilizar os vídeos para complementar o seu discurso de vendas e para enriquecer o poder de venda da sua empresa. 
Se você está lançando um novo produto, utilize o vídeo de apresentação profissional e divulgue o lançamento. Insira o seu vídeo com o seu produto na internet e aumente muito as suas vendas. Essa é uma excelente forma de mostrar credibilidade ao consumidor. 

3. Apresentação de estratégias

Também é possível colocar no seu vídeo de apresentação profissional aspectos da estratégia de sua empresa — como, por exemplo, quais são os planos do negócio para os próximos anos.
Essa pode ser uma apresentação interna, que não necessariamente será levada ao público externo. Além disso, você também pode apresentar as suas ideias de mercado, suas inovações, tudo de maneira visual e bem mais interessante.
Mesmo que o assunto a ser apresentado seja difícil de explicar, o vídeo pode te ajudar a fazer o público entender de forma clara e visível. 

4 passos para criar um vídeo de apresentação profissional

O vídeo de apresentação profissional realmente tem ajudado muitas empresas a entrar de vez no mercado digital e, com isso, elas têm conquistado mais parceiros e mais clientes. 
Todas as empresas precisam se adaptar à era digital e uma das formas de fazer isso é criando vídeos de apresentação profissional — que, atualmente, são uma ferramenta fundamental para o sucesso e o crescimento de uma empresa. 
Veja, a seguir, 4 passos para criar um vídeo profissional: 

1. Conheça a sua audiência

Para ter sucesso com o vídeo de apresentação profissional de sua empresa, é importante conhecer a sua audiência. Afinal, prender a atenção deles deve ser o principal objetivo do seu vídeo.
Portanto, pense e crie, antes de mais nada, uma persona para os materiais de apresentação de sua empresa, entre eles, o vídeo. Veja os problemas e os desejos que o seu público vivencia no momento.
Com essas informações em mãos, você poderá escolher a melhor linguagem a ser utilizada no vídeo. Seu vídeo ficará personalizado e interessante para o seu público. 

2. Sempre procure causar um impacto positivo

Sempre que começar a criar um vídeo de apresentação, procure causar um impacto positivo nas pessoas. 
Aqueles que se impressionarem com o seu vídeo certamente interagirão e, com certeza, procurarão saber mais sobre sua empresa. 
Por isso, coloque mensagens positivas e emocionantes em seu vídeo de apresentação profissional para proporcionar uma boa experiência ao seu público.

3. Utilize o Storytelling

Storytelling é uma fórmula de narrativa que cativa quem escuta. É uma técnica há muito tempo utilizada no cinema e nos livros, mas que também se encaixa muito bem nas apresentações profissionais para gerar empatia e aproximação das pessoas com as empresas. 
No seu vídeo de apresentação profissional, crie uma história e faça uma ligação de modo afetivo com o público. Isso criará um vínculo da sua empresa com os seus ouvintes e fará com que eles se tornem fiéis seguidores da sua ideia. 

 4. Não se esqueça do CTA

CTA  Call to Action, ou Chamada para ação, em português  é uma ferramenta utilizada em apresentações e palestras para mover os ouvintes a ação. Elas automaticamente são motivadas a agir em prol do objetivo dos oradores. 
No vídeo de apresentação profissional, utilize o CTA e leve o seu público a interagir com a sua empresa. Você pode inserir nos vídeos alguns cards e anúncios entre outras ferramentas e, com isso, levar as pessoas a executar alguma ação — seja ligar para a empresa ou até mesmo comprar o produto. 

3 dicas para incluir vídeos na apresentação profissional de sua empresa

Está motivado a criar vídeos de apresentação profissional para sua empresa? Ótimo! 
Para te ajudar, daremos agora 3 dicas para incluir os vídeos de apresentação na estratégia de comunicação profissional da sua empresa. Vamos lá!

1. Aposte em vídeos animados

Os vídeos animados, como o próprio nome diz, são capazes de tirar todo o peso de uma apresentação de informações densas e trazem dinamicidade e engajamento com a plateia.
As animações caíram no gosto das apresentações profissionais e isso é justificado pelo fato de que elas atingem todo tipo de público e cabem em diversos tipos de vídeos, sejam eles explicativos, vídeos institucionais ou mesmo comerciais.
Veja, abaixo, um exemplo de vídeo animado de apresentação profissional que a Smartalk desenvolveu para a Açaí Fresh:

2. Use e abuse de informações gráficas e visuais

É extremamente difícil manter um público conectado com a apresentação quando ela é totalmente estática. No entanto, se você fez seu dever de casa e conhece bem com quem está conversando, basta usar alguns recursos visuais impactantes para não deixar ninguém pegar no sono.
Sua plateia é fissurada em números e dados? Deixe-os destacados nos seus vídeos. Faça o mesmo com gráficos, tabelas e qualquer outra imagem que represente de forma icônica todo o seu discurso.

3. Fique atento ao tempo de duração do seu vídeo

Tempo vale ouro! Quando se trata de vídeos de apresentação profissionais, sabemos que conseguir usá-lo com sabedoria é fundamental. Nem sempre o vídeo poderá falar tudo por você: em muitos casos, será necessário um complemento ou algum tempo para responder perguntas, por exemplo. 
Por outro lado, se o vídeo de apresentação profissional também for muito sucinto, você poderá desperdiçar todo seu potencial e não dar o resultado esperado.
Tudo dependerá do tempo de que você dispõe, porém, em média, vídeos de apresentação profissional que duram entre 60 e 90 segundos são uma aposta mais que segura para começar.

5 ferramentas para desenvolver seu vídeo de apresentação profissional

A seguir, você conhecerá as 5 ferramentas que selecionamos para auxiliá-lo na criação de vídeos de apresentação profissional matadores para a sua empresa. Confira!

1. Prezi

Prezi é uma ferramenta online que permite que você crie slides e depois anime-os para criar um vídeo. O mais legal dessa ferramenta é a linguagem dinâmica que auxilia na construção do seu conteúdo. A ferramenta é fácil de usar, simples de entender e deixa a sua apresentação com mais vida. 
Confira um exemplo de como uma apresentação animada no Prezi pode ficar muito interessante:

2. Magisto

Magisto é uma ferramenta online que pode ser usada através do computador ou de um dispositivo móvel. Com ela você adiciona imagens, vídeos, textos e áudio de maneira fácil e simples.
Rapidamente você constrói um vídeo, trata a imagem com filtros especiais, acrescenta músicas e apresenta a sua empresa de um jeito bem criativo.

3. Editor de vídeo do seu computador

Se você tem um PC com sistema operacional Windows, você pode editar vídeos com o Movie Maker. Já para quem usa um Mac, é possível usar o iMovie
As duas ferramentas, que já vêm instaladas no sistema das respectivas plataformas, são simples de usar e muito fáceis de entender. Você adiciona imagens, textos e áudio em uma timeline e depois exporta seu conteúdo rapidamente.

4. WeVideo

WeVideo é mais uma excelente ferramenta online para ajudar você a criar a apresentação da sua empresa. Ele tem diversos recursos de edição, todos bastante simples. Por isso, é bastante indicado para quem não é especializado no assunto. 
Para quem busca funções mais avançadas, é possível adquirir um plano premium, que disponibiliza mais opções de edição e memória.

5. Youtube Editor

Youtube não é só um site de streaming de vídeos, ele também oferece a opção de edição de conteúdo audiovisual. 
Basta você logar em seu usuário no site, acessar a área editor e começar a compor a apresentação.  Ele não tem muitas opções de edição como filtros de imagem, mas tem o básico para quem deseja começar!

Conclusão

Para criar um vídeo de apresentação profissional digno de gerar resultados muito positivos, é necessário compreender com quem você falará. É importante entender como abordar o público de forma a gerar mais engajamento.
Um público entrosado com sua história resulta em um maior interesse na apresentação de sua empresa — e isso os vídeos tiram de letra. Portanto, aposte na criação de vídeos de apresentação profissional recheados de conexões entre sua empresa e seu público. 
Não deixe de usar os vídeos como um recurso capaz de surpreender e dar mais sentido a tudo isso! Quer continuar aprendendo? Baixe agora mesmo o Ebook: Como Usar Vídeos no Processo de Vendas
Com ele, você compreenderá o poder dos vídeos e saberá como usá-los de maneira eficiente em um processo de vendas para obter melhores resultados de negócio.

Storytelling: Como contar grandes histórias em suas apresentações

O uso da técnica de storytelling é uma ferramenta cada vez mais decisiva nas grandes apresentações, porém, entreter e encantar o público em uma apresentação não é das tarefas mais fáceis.
São diversas barreiras e objeções a serem vencidas, para que as pessoas prestem atenção no que você está falando.
Para se ter uma ideia, segundo o especialista em apresentações corporativas, Carmine Gallo, nesta matéria para a Forbes, após 10 minutos, é praticamente impossível manter a audiência interessada em qualquer tipo de apresentação.
O problema é que nem sempre será possível falar todo o conteúdo necessário em apenas 10 minutos e é aí que a técnica de storytelling se encaixa.
O termo storytelling (em tradução livre: “contando uma história”) refere-se a técnica de narrativa, utilizada para contar histórias relevantes, envolventes e encantadoras, por parte do storyteller, o “contador de histórias”.
Em apresentações corporativas, quando o assunto a ser tratado é muita vezes técnico e pouco envolvente, a técnica de storytelling é o que diferencia aquelas que ficarão na memória do público, daquelas que serão esquecidas poucos minutos após o seu fim.
Neste artigo, você irá conhecer a técnica de storytelling e como aplicá-la em suas apresentações, para torná-las envolventes e memoráveis, levando o nível de sua comunicação a um patamar ainda mais superior. Vamos lá?

O que é Storytelling? 

Segundo o dicionário Oxford da Língua Inglesa, storytelling consiste na “atividade de contar ou escrever histórias”.
Porém, indo além da definição pura do dicionário, o conceito de storytelling pode ser tratado como uma das principais formas de expressão e comunicação humana.
Através do storytelling, conseguimos atrair a atenção de qualquer pessoa, mesmo para assuntos maçantes e aparentemente difíceis de serem tratados em um apresentação.
A técnica é tão importante que, nos EUA, existe uma Associação Nacional de Storytelling, que ensina pessoas a aplicarem a técnicas, em suas apresentações, sejam elas corporativas, pessoais, ou com qualquer outro tipo de finalidade.
Esta Associação Norte Americana apresenta cinco tópicos, que ajudam a compreender a definição do conceito de Storytelling:

1 – O Storytelling é interativo

A técnica de Storytelling envolve uma interação de duas vias, entre o storyteller e os seus ouvintes. Desta forma, a reação e o envolvimento dos ouvintes com a história influencia diretamente o modo ao qual ela será contada.
A natureza interativa do Storytelling deriva do imediatismo e do impacto que a história incita em quem a ouve. Por isso, esta é uma técnica que emerge da interação e da cooperação, entre ouvinte e storyteller.

2 – O Storytelling faz uso direto da linguagem

A técnica de storytelling utiliza diretamente aspectos linguísticos da comunicação. Seja ela a língua falada, como o Português ou Inglês, ou mesmo a Língua Brasileira de Sinais, por exemplo.
Mas o que diferencia o Storytelling de outras formas de contar histórias é o uso direto da linguagem.

3 – O Storytelling utiliza aspectos vocais e corporais

Ao contar uma história utilizando a técnica de Storytelling, o storyteller não pode se prender apenas ao uso das palavras.
Outro dos pontos que diferencia o Storytelling, de outras formas de contar histórias, está no uso de aspectos não-verbais da comunicação, como a postura corporal e as variações no tom de voz, por exemplo.
Aspectos que são utilizados pelo storyteller para enriquecer a história que está sendo contada e como os ouvintes a percebem. 

4 – O  Storytelling apresenta uma história

O Storytelling sempre irá envolver a apresentação de uma história e uma narrativa. Existem muitas formas de apresentar uma história, porém, para ter sucesso nesta jornada, o storyteller precisa aplicar o Storytelling em sua narrativa.
Seja a partir de uma poesia, uma show de comédia stand-up ou mesmo uma apresentação corporativa, sempre que é preciso causar impacto na audiência, contando uma história, o Storytelling é o caminho a ser seguido.

5 – O Storytelling incentiva a imaginação dos ouvintes

Através da técnica de Storytelling, o storyteller consegue incentivar o ouvinte a se imaginar dentro da história.
Com o uso de uma narrativa que envolva aspectos linguísticos, vocais e corporais, o ouvinte consegue compreender e se envolver com os personagens da história.
Assim, uma conexão instantânea será criada entre a audiência e o storyteller, pois ele estará mostrando o lado humano da história e conseguirá captar muito a atenção deles, com isso.