sexta-feira, 16 de março de 2018

Entenda o marketing sensorial e como ele afeta positivamente a experiência do consumidor

Por Thiago Martins

Existem várias formas diferentes de colocar o marketing em prática, e uma delas é o Marketing Sensorial. Basicamente, ele consiste em utilizar dos cinco sentidos para alavancar as vendas, comunicar de uma forma melhor e otimizar a experiência do seu consumidor.

Fonte: Laura Petraglia
Entenda melhor como, na prática, o marketing sensorial faz diferença:

Como funciona?

Com certeza você aprendeu os cinco sentidos ainda no tempo da pré-escola, mas vale relembrar. São eles:
  • Tato;
  • Visão;
  • Olfato;
  • Paladar;
  • Audição.
A questão, então, é que toda marca automaticamente produz estímulos relacionados aos cinco sentidos e, assim, comunica valores. Com o marketing sensorial, os sentidos são explorados estrategicamente pela marca, explorando o potencial de todos os seus elementos  (sejam nos materiais de divulgação ou no ponto de venda).
A grande vantagem em utilizar essa estratégia é que pode aumentar as vendas significativamente, porque mexe diretamente com a emoção do consumidor. Além disso, o posicionamento e a identidade da marcase reforçam no mercado através dessas práticas ao longo do tempo.

Aplicando a estratégia

Agora que você já sabe como funciona o marketing sensorial, é importante conhecer algumas das estratégias que são usadas pensando em cada sentido:

Fonte: Content Tools

Na visão

O recurso visual é o mais usado nas estratégias de Marketing. Dentro desse sentido, dois principais âmbitos precisam de cuidado:
  • Identidade Visual: logotipo, símbolos e cores fazem toda a diferença no reconhecimento da marca. Lembre-se que as cores tem significado e estimula sentimento e reação específicos para quem as vê!
  • Ambientação da loja física: o ambiente dos pontos físicos precisa ser agradável! O cuidado deve vir desde a iluminação até a decoração e as cores que serão usadas no local. Isso faz toda a diferença sobre a impressão e o estímulo que vai causar no cliente, dependendo do seu objetivo!

Na audição

É fato que o som faz total diferença no nosso humor, então porque não utilizar dessa influência para o momento de compras do seu cliente? A ideia, com este sentido, é que o som auxilie na indução de certa emoção ou atitude.
Se você precisa que as pessoas sejam ágeis nas compras, por exemplo, o ideal é colocar uma música com ritmo mais acelerado. No entanto cuidado, talvez para seu target e produto, uma música tranquila e suave seja mais que o suficiente para garantir uma agradável experiência de compra para o consumidor, que gostará de passar por ela novamente.

No olfato

Os cheiros tem um poder muito grande de nos remeter sentimentos e até lembranças. E é por isso que se preocupar com esse sentido faz toda a diferença!
Para auxiliar nesse processo, a dica é desenvolver uma essência ou até mesmo utilizar um já existente, que consiga remeter ao produto que você venda. É legal ter frasquinhos com o aroma e, no ambiente físico, para que o cheiro que vem da rua não influencie no da loja, é interessante investir na climatização do local.

No tato

Muitas pesquisas mostram que quando tocamos no objeto que desejamos, a chance de comprar é bem maior. Por isso, a estratégia desse sentido é totalmente ligada com a experiência que o consumidor terá na loja física.
Para começar, a climatização com ar-condicionado já deixa o cliente mais confortável. Depois, observe também como é o tato dos objetos como poltronas, cortinas do provador, balcões e até o piso! Por último, é claro, lembre-se de deixar o produto em fácil acesso para que os clientes possam tocá-lo.

No paladar

Esse é o sentido mais específico: nem todas as marcas poderão usá-lo. Mas, se você trabalha com alimentação, ele deve ser muito explorado. A dica é ter sempre a prova de algum alimento para os clientes, pois isso dá mais credibilidade para a realização da compra.
Mas, mesmo que a sua empresa não seja do ramo alimentício, vale muito a pena disponibilizar algum tipo de lanche para os clientes. Isso deixa eles mais confortáveis no ambiente e pode dar bons resultados!
Viu só? São estratégias muito fáceis de colocar em prática e que podem trazer ótimos resultados! Vale a pena testar e experimentar o que melhor se adapta para sua marca!

10 GRANDES TENDÊNCIAS DE MARKETING PARA 2018

Por Thiago Martins

Sereias, Holografia, Robôs, Chat e muito conteúdo. Um apanhado das 10 grandes tendência de marketing para 2018.

Como já fizemos em anos anteriores (20152016 e 2017), segue a nossa pesquisa sobre as tendências de marketing para este ano que se inicia.
Todo bom profissional de marketing deve estar preparado para o ano de 2018, não só com nosso calendário de Marketing (receba o seu aqui), mas também conhecendo as tendências que influenciarão o mercado nos próximos meses.
A partir de uma pesquisa em várias referências, fiz um cruzamento de dados das 10 principais tendências citadas. Vamos acompanhar uma a uma:

1. Design: Sereias, Cactos, Holografia e muito mais

Anualmente a Shutterstock analisa e publica as tendências de design para profissionais de design e marketing. Desde animais míticos, círculos de néon e ficção científica são destaques para 2018, estes dados são levantados nas buscas e downloads de imagens feitos na plataforma no ano passado.

Houve um aumento de 297% em pesquisas pelo termo “unicórnio” e de 145% pelo “sereia” colocanco o tópico Fantasia como uma das principais tendências em planejamento criativo para 2018.
O relatório também aponta o Novo Minimalismo como uma das vertentes. Comparado com 2016, buscas por conteúdos que envolvem linhas contínuas cresceram 432%. Segundo a Shutterstock,  também houve um crescimento por temas como “energia solar” (salto de 991%).
Há outros pontos que influenciam ideias de design e marketing como Cactos, Geometria Antiga e Efeito Holográfico. E você pode conferir tudo aqui.

2. Mídia digital – Out of Home
Você viu esta ação da Coca-Cola? O primeiro outdoor robótico 3D! Parece que estamos em um filme de ficção científica:
Além de chamar a atenção do público, também há uma tendência de outras marcas se inspirarem nisso. A ascensão de outdoors digitais e painéis fez com que este formato se tornasse cada vez mais flexível e relevante.
Dependendo do painel, há a possibilidade de direcionar tráfego online. Grandes marcas já reconheceram os benefícios de vincular o seu marketing online com a publicidade out-of-home.
Entrou no supermercado e viu uma tela passando informações? Dentro do elevador também?
O OOH (Out-of-home) tornou-se acessível para as pequenas empresas já que os anúncios podem ser direcionados para correrem em locais segmentados durante o tempo que os orçamentos permitem.

3 – SEO se adaptando a novos hábitos e tecnologias

SEO já é uma preocupação do marketing há vários anos, mas em 2018 a importância é ainda maior. Saiba mais sobre  SEO – Search Engine Optimization aqui.
Adaptar estratégias às novas tecnologia e hábitos dos consumidores  não sofreram grandes mudanças, mas como fazer isso? Sites e lojas virtuais devem passar por modificações visando se adaptarem a novas formas das pessoas usarem a Internet.
Outro ponto que merece ser citado é quanto ao SEO local. Já que temos um aumento  tráfego através de dispositivos móveis (veja os dados de 2017), a pesquisa local deve ganhar ainda mais relevância.

4. Crescimento das plataformas conversasionais

Temos que falar sobre a busca por voz, que já representa 20% das buscas!
Querendo ou não, a busca por voz afeta as estratégias de SEO e exige que incorporemos comandos de voz em nossas estratégias de busca orgânica, principalmente nas que envolvem táticas de SEO local.
Com o crescimento dos assistentes virtuais (ou plataformas conversacionais), pensar em ações sobre inteligência artificial é parte fundamental da jornada de um usuário com uma marca.
Ouviu falar do Google Assistent, Siri, Cortana e Alexa? Eles podem auxiliar em levantar dados de consumo, uma boa oportunidade para o Marketing.

Os dispositivos habilitados para voz foram um sucesso entre os consumidores em 2017 e deverá apresentar um forte crescimento e deve se tornar uma das maiores tendências de marketing digital de 2018.

5. Conteúdo, conteúdo e conteúdo

O pessoal da Smart Insights fez um estudo com 850 profissionais de marketing perguntado qual a tendência de marketing que mais impactará a empresa em 2018. Olha um resumo do resultado:
Cerca de 20% apontaram o Marketing de Conteúdo como a mais importante. Em segundo lugar ficou o Big Data e em terceiro a inteligência artificial e o machine learning, ambas com 14% de adesão.
Como discuto no curso Inovação Digital, no ambiente digital a principal estratégia é o Marketing de Conteúdo, já que ela que alimenta todas as ações digitais nas redes sociais, SEO, e-mail marketing, etc.
Segundo a Content Trends 2017, 71% das empresas adotaram a estratégia de Marketing de Conteúdo e 58,3% pretendiam adotar e ou estavam em fase de implementação ainda no ano passado.

6. Aprendendo com os dados e personalizando ações

Com o aumento da utilização de automações (principalmente no e-mail marketing), muitas marcas não conseguem implementar um sistema que pense no ciclo de vida e na jornada de compra. 
Big Data pode ajudar a responder dúvidas com mais precisão para uma melhor implementação de ações de marketing. Essa estratégia inclui insights e análises de dados que estão orientando muitas campanhas de marketing digital.
Ao longo de 2017, a Inteligência Artificial e o Machine Learning foram estratégias muito mencionadas e estão começando a tomar espaço nas empresas.

7. Vídeos (quem sabe faz ao vivo)

De acordo com o Facebook, usuários gastam 3x mais tempo assistindo vídeos ao vivo que assistindo vídeos gravados. Vídeos ao vivo também são 10x mais comentados.
Fazer vídeos para se comunicar com seu público é uma estratégia já falada em anos anteriores, mas agora a ideia é fazer “ao vivo”.
Uma pesquisa da Livestream revelou:
  • 80% dos participantes disse que preferiam assistir um vídeo ao vivo a ler uma postagem de um blog.
  • 82% dos participantes estavam mais interessados em assistir um vídeo ao vivo de uma marca a ler postagens em mídias sociais.
E a Social Media Examiner afirma que aproximadamente 60% dos profissionais do marketing está investindo em vídeos agora mesmo, mas apenas cerca de 14% se comprometeram a usar vídeos ao vivo.

8. Realidade Virtual

Já se discute a utilização da Realidade Virtual há quase uma década. Há uma previsão que em 2018 ela se popularize.
Mesmo que você não tenha experiência e orçamento para isso, há o crescimento de plataformas e aplicações que te ajudarão. Seja na criação de gráficos interativos ou vídeos em VR (realidade virtual).
Para o marketing de conteúdo esta é uma nova oportunidade de engajamento do consumidor, olha esse VR app do Shopify que ajuda compradores online a personalizar camisas em um ambiente virtual.

9. Apps de Chat

Mal começou o ano e o WhatsApp lançou o WhatsApp Business, uma extensão do aplicativo com foco empresarial. O que será que ele reservará para nós em 2018?
As empresas terão muito mais facilidade para se conectarem com seus clientes, os mais de 1,3 bilhão de usuários também terão a possibilidade de contatar empresas que são interessantes. As funcionalidade incluem:
  • Perfil Empresarial: Ajude os clientes com informações úteis, como por exemplo, uma descrição comercial, e-mail, endereço físico e website.
  • Ferramentas de Mensagens: Economize tempo com ferramentas de mensagens inteligentes -respostas rápidas para as perguntas mais freqüentes, mensagens de saudação para apresentar sua empresa aos seus clientes e as mensagens de ausência para que seus clientes saibam quando você estiver ocupado.
  • Estatísticas de Mensagens: Analise de métricas simples, como por exemplo o número de mensagens que foram lidas, e fique por dentro para ver o que está funcionando para sua empresa.
  • WhatsApp Web: Envie e receba mensagens com o WhatsApp Business usando seu computador.
  • Tipo de Conta: As pessoas saberão que estão se comunicando com uma empresa, pois você será listado como uma conta comercial. Com o passar do tempo, algumas empresas terão Contas Confirmadas assim que tiver sido verificado que o número de telefone da conta corresponde ao número de telefone da empresa.
Isso tudo sem falar no grande crescimento de 2017 quanto aos chatbots. Com a integração desta tecnologia com a Inteligência Artificial vai ser possível que o robô entenda e oriente o comportamento do consumidor (conhecendo seus gostos e necessidades para orientá-lo sobre onde comer, onde viajar, ou onde fazer compras).

10 – Carreira em alta e exigindo cada vez mais capacitação

Talvez esta seja a tendência que se repetirá em todos os anos: atualização.
Com o surgimento de várias tecnologias de marketing, há também um crescimento  de grandes oportunidades e muito trabalho.
Para quem é empregador (ou precisa contratar um auxiliar) concorda quanto à falta de mão de obra qualificada.
Hoje há muitos materiais gratuitos e cursos com certificados aqui no  Marketing Sem Gravata que irão te ajudar.
Profissionais capacitados são muito disputados por agências e empresas o que continuará a pressionar a remuneração maior.

Conclusão

2018, eu mal te conheço e te considero pacas!
Podemos perceber que aprender com os dados para dar uma melhor experiência ao consumidor seria um resumo que integra a maioria das tendências.

quinta-feira, 8 de março de 2018

Comportamento do consumidor: 4 cases de sucesso

por: Afonso Bazolli

Comportamento-do-consumidor-4-cases-de-sucesso-televendas-cobranca
Algumas das empresas reconhecidas como inovadoras servem de exemplo de como os próprios consumidores ajudam um negócio a prever os passos do público se reinventar
Por: Pedro D’Angelo
Se você quer se dar bem no seu negócio, já sabe que entender o comportamento do consumidor é fundamental, certo?
Ouvir o seu cliente, entender seus hábitos e se basear nas informações coletadas para dar os próximos passos é essencial para tomar as decisões certas e seguir para o sucesso. Mas como as empresas conseguem, na prática, agir com base em informações concretas obtidas diretamente com seus clientes?
Algumas das empresas reconhecidas como inovadoras servem de exemplo de como os próprios consumidores ajudam um negócio a prever os passos do público se reinventar, explorar novas possibilidades e crescer ainda mais.
Confira então alguns cases de como a análise do comportamento do consumidor faz a diferença para as empresas.
Amazon.com
Com mais de 1,5 bilhão (sim, bilhão!) de itens disponíveis em seu catálogo, a Amazon é um verdadeiro gigante do e-commerce mundial. E como ela chegou nesse posto? Trabalhando a informação.
A Amazon é reconhecida pelo grande trabalho que faz de captação de dados dos seus clientes, que são convertidos em estratégias que preveem o que oferecer ao consumidor a seguir. Eu mesmo comprei um livro na Amazon e já estou tentando – com todas as minhas forças – resistir às novas ofertas e dicas super relevantes para mim que estão chegando no meu e-mail.
Além desse tipo de estratégia, já bastante utilizada, que sugere novos produtos e oferece promoções especiais com base nas informações que você já forneceu ao site, a Amazon ainda pretende ir além. Atualmente, a empresa já estuda formas de prever tanto o comportamento do consumidor a ponto de preparar o envio de novos produtos antes mesmo da compra ser efetuada! É, quando chegarmos lá, acho que não vou conseguir resistir mais e vou acabar comprando mais livros.
Netflix
Quando se fala em empresas inovadoras e que sabem muito bem ouvir seus clientes, a Netflix sempre está na lista – e muitas vezes, no topo dela. A força e a relevância que a Netflix tem enquanto negócio, hoje em dia, é inegável, porque ela faz o possível e o aparentemente impossível para inovar, se impor no mercado e sair na frente.
A Netflix utilizou estratégia de pesquisa para desenvolver House of Cards, identificando pelo comportamento do consumidor quem seriam os atores e diretores que os espectadores mais gostam de ver. Se isso já é brilhante, fique sabendo que o estudo dos hábitos de consumo não para por aí.
Recentemente, a Netflix divulgou um estudo sobre os hábitos dos usuários ao assistir séries, analisando 100 séries vistas em 190 países. O estudo mostra como o espectador costuma assistir cada tipo, quanto tempo dedica ao programa e, assim, é possível entender quais os fatores que levam a isso. Séries com ação e velocidade são “devoradas”, enquanto séries com tramas elaboradas e dramas intensos são “saboreadas”. Você acha que eles vão parar por aí com essa informação? Pode ter certeza que não.
Café Pilão
Se você acha que só empresas de tecnologia, que conseguem coletar dados online, podem inovar e oferecer experiências baseadas no comportamento do consumidor, saiba que está enganado. Imagine você como uma marca tradicional de café pode sair na frente da concorrência e oferecer novidades ao consumidor. Foi isso que o café Pilão fez.
Como é cada vez mais comum que o brasileiro faça todas as suas refeições e lanches fora de casa, a Pilão resolveu sair da prateleira do supermercado e criar um espaço só seu para receber seu cliente. Resultado disso é a Casa Pilão, que nasceu lá em 2010 e mudou a realidade da empresa de produto para oferecer serviços e ainda se transformar em franquia.
A ideia é simples: entendendo que o padrão do consumidor era o de se alimentar fora de casa e visando proporcionar uma nova experiência para os amantes de café, a empresa super tradicional deu um passo à frente que trouxe valor à marca, respeitando e mantendo o nome que a empresa já carregava.
Spotify
Outro queridinho quando o assunto é case de sucesso em inovação para o consumidor é o Spotify.
A plataforma de streaming de música é notícia em todo mundo, seja pelas discussões que traz para a indústria musical, pelas vantagens oferecidas aos usuários (gratuitos ou pagos) e, mais ainda, pelas novidades e invenções que traz enquanto empresa.
Assim como a Netflix, que já aposta em produções próprias de séries e até mesmo de filmes, o Spotify vem traçando estratégias com base no – enorme – volume de informações que tem dos seus mais de 75 milhões de usuários.
Bem recentemente, inclusive, o Spotify lançou um documentário sobre o cantor Gabriel o Pensador, como a primeira grande aposta de novo conteúdo da plataforma no Brasil. E o documentário “Gabriel o Pensador: Derrubando muros, expandindo horizontes” foi, basicamente, um trabalho de análise de informações.
Levando em consideração a aceitação por parte dos fãs de música no Brasil e a relevância do artista – socialmente, politicamente, etc -, Gabriel o Pensador foi escolhido, de certa forma, pelos fãs e para os fãs.
Tudo indica que essa será apenas a primeira de muitas iniciativas que a marca lançará no mercado. É só esperar para ver, ouvir, interagir e muito mais.
Deu para se inspirar nos cases para tentar fazer o mesmo na sua empresa ou com a sua ideia de negócio? Então lembre-se delas, as pesquisas de mercado. Fazendo uma pesquisa com suas Buyers Personas ou mesmo uma pesquisa de satisfação com seus clientes atuais você consegue se planejar para dar os próximos passos e ser tão inovador quanto a Netflix (ou quase isso…). Vamos lá?

segunda-feira, 5 de março de 2018



COMO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ESTÁ MUDANDO O MARKETING DIGITAL


A aplicação da inteligência artificial(AI) está se tornando cada vez mais comum no mundo do marketing e da propaganda. A AI já está presente inclusive em tecnologias que utilizamos no nosso dia-a-dia como o reconhecimento de voz e os chatbots. Diante da ascensão desse recurso, o *Digital Marketing Institute enumerou alguns dos aspectos nos quais a Inteligência artificial poderá contribuir para facilitar e otimizar as tarefas dos profissionais de marketing digital neste ano. Confira:

Machine Learning

Em um contexto de marketing, a inteligência artificial pode ser aplicada a uma série de aplicativos – segmentação de anúnciosgeração de leads e otimização de pesquisa. A tecnologia também vai começar a tomar mais decisões empresariais, deixando os profissionais da área de marketing com mais tempo para se concentrarem em elementos humanos e criativos. Um exemplo disso é a utilização das assistentes pessoais digitais.

Foco no comportamento do consumidor

A AI já está sendo usada para integrar dados de diferentes plataformas e desenvolver sistemas automatizados e perfis de clientes para os quais as empresas e marcas podem direcionar determinados produtos com maior assertividade. No futuro próximo, os computadores serão capazes de analisar o comportamento e o perfil dos consumidores de maneira ainda mais eficiente e fidedigna.
Para os clientes, o resultado do uso dessa tecnologia será a entrega cada vez mais frequente de suas decisões de compra aos robôs (embora talvez inconscientemente), visto que, as máquinas já terão um registro das ideias desse cliente, suas pesquisas anteriores e preferências.

Integração de insights

A inteligência artificial é uma ferramenta útil para reunir e integrar conjuntos de dados de diferentes tipos de software e outros sistemas de coleta. Com o passar do tempo, a AI se tornará mais eficaz na segmentação e personalização de campanhas publicitárias digitais com base nas personas de clientes e jornadas de compra.

Pesquisa Semântica

Uma outra capacidade das máquinas elencada pelo Digital Marketing Institute é o poder da compreensão do contexto das buscas de cada usuário e assim a oferta de um conjunto de resultados personalizados para cada indivíduo. Para os especialistas em SEO, essa é uma dica de que a busca precisa se tornar mais flexível e abrangente, podendo englobar mais palavras-chave secundárias e de cauda longa na pesquisa. O desafio da busca é como chegar à essência de por que uma pessoa está procurando algo, em vez de apenas mostrar o que está procurando.

Criação de conteúdo e curadoria

AI pode ser usada para a geração de leads no contexto da criação de conteúdo, como no caso do programa WordSmith. Em relação à curadoria, a inteligência artificial escolhe o conteúdo mais relevante e personalizado para cada visitante do site. Um bom exemplo desse tipo de técnica é quando um site de comércio eletrônico mostra os exemplos “semelhantes” de outros produtos que você pode gostar.

Busca e reconhecimento de voz

A tecnologia da inteligência artificial é capaz de lidar com uma variedade de tipos de pesquisas, incluindo o reconhecimento de voz. Além disso, pode integrar vários tipos de métodos de busca para personalizar os resultados. Outro fato interessante é que agora as assistentes pessoais com as quais estamos nos familiarizando cada vez mais, como Siri, Alexa e Google Home, agora podem conversar umas com as outras.

Geração de leads

Como uma recrutadora automática, a inteligência artificial pode realmente peneirar pilhas de dados para encontrar novos clientes e avaliar o potencial desses leads e, desta forma, poupar tempo e energia dos profissionais para a criação de campanhas publicitárias mais inovadoras por exemplo.

Chatbots

Os chatbots estão sendo usados por empresas de todos os tamanhos e se tornando recursos com integração mais fácil nos sites de empresas e marcas.

Para saber mais sobre a evolução dessa tecnologia leia esse texto >>Inteligência Artificial no Marketing Digital – Chatbots e Machine Learning


Automatização e personalização

Machine learning e AI estão sendo usadas pelas organizações como uma maneira de entender melhor o comportamento de compra e a tomada de decisão dos clientes e, cada vez mais, os anunciantes poderão segmentar suas estratégias de marketing em relação às preferências dos consumidores.
Uma das mais interessantes e úteis de todas as aplicações da AI no marketing digital baseia-se no fato de que ela pode usar grandes quantidades de dados para essencialmente escolher uma maneira de direcionar certas informações. Isso pode ser aplicado à segmentação de anúncios. Por isso, podemos esperar avanços na automação para ajudar na otimização em B2B e B2C.

Todo o especialista em marketing digital deveria aprender mais sobre a inteligência artificial

Se você é um profissional de marketing digital é importante entender como utilizar essa tecnologia de forma ética. As ferramentas movidas pela AI se tornarão cada vez mais comuns e extremamente úteis quando se trata de analisar e prever a jornada do consumidor.
Você não precisa ser um especialista em inteligência artificial, visto que esse é um recurso bastante complexo e baseado em matemática, mas deve ter uma compreensão sólida de como a AI será incorporada nas atividades de marketing para moldar a sua estratégia.

*As informações são do Digital Maketing Institute.