segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Infográfico – Tudo o que você precisa saber sobre Endomarketing

    Infográfico – Tudo o que você precisa saber sobre Endomarketing

    Endomarketing  busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, o normalmente utilizado pelas empresas para abordagens ao mercado, para uso no ambiente interno das corporações.
    Quem nunca ouviu falar que antes de vender um produto para seus clientes, as empresas precisam convencer seus funcionários a comprá-lo? O Endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto e o funcionário.

    Nesse infográfico, irei compartilhar:

    • O que é Endomarketing e sua finalidade;
    • História e Estratégias;
    • 26 ferramentas do Endomarketing.
    Pensando na importância do assunto, preparamos um  infográfico com absolutamente tudo sobre Endomarketing.
    INFOGRÁFICO_endomarketing

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    Aplicativo do KAYAK ganha novas funcionalidades para ajudar viajantes de última hora


    Segundo levantamento da empresa, metade das reservas de hotéis são feitas horas antes do turista seguir para o destino.

    Chegou a sexta-feira, malas prontas para aquela viagem de fim de semana e é aí que a pessoa se dá conta de que ainda não reservou um HOTÉIS. Segundo análise feita pelo KAYAK, empresa de tecnologia voltada a criar ferramentas inteligentes para simplificar o processo de pesquisas de viagens online, cerca de 50% das reservas feitas pelo aplicativo no mundo inteiro acontecem em menos de 48 horas antes da partida.
    Foi pensando em todos os tipos de viajantes — os sonhadores, os planejados e os espontâneos -, e para ajudá-los a viajar de forma mais inteligente, que a empresa desenvolveu novas ferramentas móveis: HOTEL para hoje à noite’ e ‘Explore’.
    “O ‘Hotel para hoje à noite’ é perfeito para os viajantes de última hora. A nova funcionalidade conta apenas com hotéis com ótimas avaliações e pelo menos três estrelas, localizados perto de onde o usuário está”, detalha o diretor do KAYAK para a América Latina, Nicolas Scafuro. A ferramenta também permite ver fotos, preços, comodidades e a localização do hotel em uma só página, além de possibilitar a reserva diretamente pelo aplicativo.
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    Já para quem busca inspiração para a próxima viagem, o ‘Explore’ possibilita uma visão geral dos voos mais baratos para destinos em todo o planeta, mostrados em um prático mapa-mundi. Nele é possível usar os filtros para limitar ou expandir os resultados de acordo com os critérios que desejar: preço máximo, temperatura média, atividade favorita.
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    O aplicativo do KAYAK (http://www.kayak.com.br/mobile) é gratuito. As novas funcionalidades do app estão disponíveis para o sistema operacional Android. Os usuários de dispositivos móveis com sistema iOS conhecerão as novidades ainda em fevereiro.

    sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

    Não confunda Estratégias de Marketing com Táticas de Comunicação


    O primeiro conceito que deverá ser absorvido é não confundir estratégias de marketing com táticas de comunicação.
    • Marketing está relacionado ao posicionamento da empresa, que materializa-se na memória do cliente através dos produtos e serviços que atendem suas demandas.
    • Comunicação é o passo seguinte. Após estudar e compreender o comportamento de compra do cliente, agrupa-se um conjunto de ferramentas e mídias formando um plano de comunicação que tem como objetivo propagar as mensagens para seu(s) público(s), através de um conceito criativo eficiente, ou seja, que facilite a compreensão da mensagem.

    CRIANDO ESTRATÉGIAS DE MARKETING PASSO A PASSO - “GO-TO-MARKET”

    ANÁLISE DA OPORTUNIDADE. RELACIONE SEUS PONTOS FORTES, DOCUMENTE OS FRACOS.

    Um programa, ou campanha de marketing e comunicação, deverá reforçar o posicionamento da empresa. Na prática, significa abordar os pontos - “silver bullets” - que diferenciam seus produtos e serviços de seus concorrentes. Nunca utilize táticas de paridade, que são aquelas que igualam seus produtos aos dos concorrentes. O desafio é selecionar os pontos fortes que melhor se relacionam com a oportunidade que a empresa deseja explorar e empreender.
    As relação das fraquezas e ameaças servem como parâmetro para que a campanha não se atreva a atravessar para um campo perigoso, propondo uma promessa enganosa, ou que não poderá ser cumprida.
    Essa relação também servirá para aferir se a campanha possui real chance de sucesso. Uma fraqueza associada a uma ameaça normalmente exige uma estratégia de sobrevivência, e não uma estratégia agressiva.

    O PÚBLICO ALVO

    Sempre promova a marca com coerência e consistência. Se suas mensagens não atingem a "dor do cliente", suas campanhas não terão nenhum efeito.
    O(s) público(s) alvo são bem conhecido(s), assim como suas respectivas mensagens. No entanto, para um “go-to-market” específico como uma campanha sazonal, por exemplo, vale testar se a chamada ou “call-to-action” da campanha efetivamente mobiliza o público.
    Dedique especial atenção quando escolher a oferta e a frase que representará a campanha. Não utilize atributos vagos como “venha conferir a qualidade de nossos produtos”. A melhor tática é provocar o público relatando porque devem comprar, por exemplo: “Não compre carro amanhã. Nesse fim de semana carros com preço de fabrica”. Ou ofertas do tipo” de R$ 1.000,00 por R$ 800,00 estoque limitado.

    AS CINCO ESTRATÉGIAS SÃO :

    1. Conquistar novos clientes - gerenciar o desempenho da carteira de clientes do vendedor exige renovação.
    2. Reter clientes existentes - “manter marketshare” - Manter o cliente ativo significa gerar venda recorrente ou “backlog”.
    3. Aumentar participação no mercado - “aumentar market share”. Seu cliente não compra 100% do que necessita exclusivamente da sua empresa. Seu concorrente leva parte do dinheiro - “share of wallet”.
    4. Conquistar novos mercados.
    5. Criar novos canais de vendas direta - “sell to” - e também parcerias estratégicas - “sell through”.

    MONITORE O RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO EM MARKETING

    Existem três características de campanha que tem objetivos distintos, mas podem ser utilizar da mesma fórmula para calcular o retorno sobre investimento:
    1. Construção de marca - Construir marcas que vendem é o principal desafio da empresa.
    2. Geração de demanda - Campanhas de marketing e vendas devem ser integradas e gerar vendas.
    3. Desenvolvimento de canais de vendas - Construir e gerenciar canais de vendas garante que seu produto esteja presente no ponto de venda.

    ESTABELEÇA METAS E MÉTRICAS

    1. Cobertura - número de impactos gerados no público alvo. Por exemplo, some os impactos de cada uma das mídias selecionadas no plano de comunicação.
    2. Impacto efetivo - considere, por exemplo, que o cliente só registra seu chamado depois do terceiro impacto. Ou seja, o impacto efetivo será de 1/3 da cobertura.
    3. Qualificação - considerando o 1/3 de impactos efetivos, quantos clientes irão atender o chamado. Estime por exemplo que 10% dos clientes atenderão o chamado.
    4. Ticket médio - é o valor médio do produto ou serviço que está sendo oferecido.
    5. Conversão - finalmente estime um percentual dos clientes qualificados que efetivamente comprarão seus produtos e serviços.
    Na prática:

    segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

    União de marcas proporciona experiências inéditas ao consumidor


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    A união de marcas para ações conjuntas é uma grande tendência. A partir de hoje, 28 de janeiro de 2015, três grandes marcas estão unidas em uma ação de marketing, tendo o Twitter como a plataforma. A ação tem como prêmio final a distribuição gratuita de um milhão de copos com 500 ml de Coca-Cola nos restaurantes MC Donald’s de todo o país.
    Siga a midiaria.com no Instagram, no Pinterest, no Google+, no Linkedin, no Twitter e no Facebook!
    Para participar, o interessado deverá enviar um tweet incluindo o perfil @CocaNoMC e o perfil de um amigo para quem gostaria de oferecer uma Coca-Cola. O contemplado receberá uma mensagem do Twitter com o link para um cupom promocional que deverá ser exibido (através da impressão de algum aparelho móvel) em um dos restaurantes da rede MCDonald’s.
    cocanoMc
    Segundo o diretor do Twitter Brasil, Cadu Aun, essa é a primeira vez no Brasil que uma ação como essa é realizada no Twitter. A @CocanoMC une a criatividade e a inovação destas duas grandes empresas com o melhor do Twitter para surpreender o consumidor.
    twitte
    Unir esforços pode fazer com que marcas, em conjunto, proporcionem experiências inéditas para seus públicos. É o futuro.
    Fonte: Meio & Mensagem
    Imagens: Divulgação

    terça-feira, 27 de janeiro de 2015

    Desafios da carreira de Marketing começam na escolha da graduação


    Sem muitas opções de bacharelado específicas para a área, estudantes optam por cursos de graduação em administração, publicidade e propaganda e até design, além de tecnólogo

    Por Priscilla Oliveira e Renata Leite | 26/01/2015

    pauta@mundodomarketing.com.br

    Além de canalizar esforços para vender produtos e serviços, o papel do profissional de Marketing nas companhias é, mais do que nunca, o de satisfazer, engajar e encantar o consumidor. E, para isso, as pessoas que atuam nesta área contam com ferramentas de precificação, comunicação, distribuição, criação e desenvolvimento de ofertas. As habilidades requisitadas daqueles que escolheram a carreira remetem a diversas áreas de conhecimento, o que acaba por multiplicar os caminhos possíveis de serem percorridos para se conquistar uma vaga no departamento de uma empresa.
    Existem poucas opções de cursos de bacharelado em Marketing, como os oferecidos pela USP, em São Paulo, pela Unifacs, em Salvador, pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), em Petrópolis (RJ) e pela Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro. O mercado opta por mesclar profissionais oriundos de diferentes campos para atuarem em uma atividade que exige competências variadas. A maioria das pessoas que se interessam pela área conclui a graduação em administração, em publicidade e propaganda, ou mesmo se forma como tecnólogo em Marketing. A escolha deve ser feita tendo como base o objetivo do aluno a médio e longo prazo.
    Cada um dos percursos abrirá mais facilmente determinadas portas. “Quem deseja trabalhar em agência precisa ter um perfil muito forte de criação e optar pelo bacharelado em comunicação com ênfase em publicidade e propaganda. Outra possibilidade é entrar em um curso de administração, que abre um campo amplo e a oportunidade para uma especialização em Marketing. Esse aluno tenderá a se tornar um gestor na área, trabalhando com o desenvolvimento do produto ou serviço, do preço e da distribuição no ponto de venda”, afirma Marcelo Guedes, Chefe do Departamento de Marketing da ESPM-Rio, em entrevista ao Mundo do Marketing.
    Design em alta
    O mercado vem absorvendo também alguns profissionais formados em Design, quando há uma especialização na área de desenvolvimento de produto. São valorizadas suas habilidades criativas e sua sensibilidade para tendências no mercado e mudanças no comportamento do consumidor. Eles costumam perceber esses movimentos com mais facilidade por estarem sempre atentos ao mundo das artes.
    Aqueles que desejam se formar mais rapidamente e acelerar a conquista da remuneração podem buscar o ensino superior em tecnologia de Marketing, que garante o título de tecnólogo na área. Há diversas opções de universidades oferecendo o curso, que já conta com avaliação do Inep por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A instituição mais bem pontuada na área, hoje, é a Faculdade de Tecnologia Professor Luiz Rosa, localizada em Jundiaí, São Paulo (veja as 20 melhores abaixo).
    A Anhanguera já ofereceu em sua grade um curso que formava bacharéis em propaganda e Marketing, mas optou por dividir as áreas. Hoje, há a possibilidade de acompanhar a graduação em publicidade e propaganda ou conquistar o diploma de tecnólogo em Marketing. Neste segundo caso, a formação ocorre em um período de dois a três anos. A estrutura de disciplinas passou a ser direcionada para o que as empresas vivenciam em suas rotinas, como técnicas de negociação, comportamento do consumidor, logística empresarial, gestão de projetos, estatística, custos e orçamentos, entre outros.
    Busca por especialização
    A redução de carga horária e a inserção de exercícios práticos foi uma resposta natural à procura tantos dos estudantes, quanto das companhias. “Os jovens de hoje querem ter o diploma mais rápido e com disciplinas que realmente os preparem para o que é feito dentro das empresas. Em outro lado estão as empregadoras que também têm pressa de resultados e buscam alguém especializado no trabalho”, conta Valéria Chaves, Professora e Coordenadora do curso de Marketing da Anhanguera de Niterói, em entrevista ao Mundo do Marketing.
    Desde 2011, a Anhanguera não abre mais turmas de bacharelado de Marketing. “O objetivo do tecnólogo é criar gestores em Marketing, com foco em vendas, promoções, estratégias de preço e profissionais analíticos que possam até trabalhar como gerente de Marketing, desde que não envolvido em propaganda, como era no bacharelado. Alguns desses alunos, quando se formam, passam a buscar uma especialização em logística ou comércio exterior. É o que mais tenho visto”, conta Valéria Chaves.
    Pelo grande número de faculdades que oferecem o curso de tecnólogo, é possível se concluir que esta é uma escolha frequente hoje entre os jovens que deixam o Ensino Médio. “Antigamente o bacharelado era priorizado no mercado, mas hoje não. O título de tecnólogo está equivalente a um curso de graduação em muitas áreas. Uma delas é a de gestão de logística. Após a conclusão do curso, é importante investir em uma especialização oferecida por uma faculdade de primeira linha”, recomenda Antonia Falvino, Consultora de Recrutamento e Seleção da Thomas Case & Associados, em entrevista ao Mundo do Marketing.
    Mesmo com uma carga horária menor, os tecnólogos são considerados cursos de ensino superior, portanto, são aceitos em concursos públicos e reconhecidos pelo Ministério da Educação. Mesmo tendo vantagens, como a rapidez de formação, esse tipo de curso deve ser buscado por aqueles que já tem certeza de qual trabalho desejam exercer dentro da área. Para quem ainda não sabe se quer gestão, criação, vendas ou digital, o ideal é completar a formação tradicional de quatro anos. Isso porque os cursos tecnológicos apresentam uma abordagem mais focada.
    Conheça as 20 faculdades cujos cursos de tecnólogo em Marketing são melhor conceituados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade):
    1. Faculdade de Tecnologia Prof. Luiz Rosa (SP)
    2. Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu (MG)
    3. Faculdade de Tecnologia Tecbrasil - Unidade Novo Hamburgo (RS)
    4. Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente (SP)
    5. Centro Universitário Curitiba (PR)
    6. Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos - Feob (SP)
    7. Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (SP)
    8. Universidade de Caxias do Sul (RS)
    9. Faculdades Integradas Ipiranga (PA)
    10. Universidade do Contestado (SC)
    11. Faculdade de Tecnologia Faesa (ES)
    12. Faculdade Politécnica de Uberlândia (MG)
    13. Faculdade Educacional de Colombo (PR)
    14. Faculdade do Vale do Ipojuca (PE)
    15. Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná (PR)
    16. Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará (CE)
    17. Instituto Pernambucano de Ensino Superior (PE)
    18. Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara (SP)
    19. Centro Universitário de Lins (SP)
    20. Faculdade Pitágoras de Londrina (PR)

    Conheça os principais cursos de pós-graduação em Marketing


    Listagem do Mundo do Marketing reúne oportunidades nas universidades, assim como preços e duração das aulas. Dinamismo na área faz com que especializações sejam diferenciais

    Por Priscilla Oliveira e Renata Leite | 27/01/2015

    pauta@mundodomarketing.com.br

    O Marketing está em constante mudança, com novas áreas e ferramentas surgindo e ganhando evidência com considerável dinamismo. Neste cenário, a realização de cursos de pós-graduação ganha ainda mais relevância para promoções e contratações, por ser um sinal de que o profissional está atualizado com o que há de novo no setor no qual atua. O mercado tem valorizado especializações em áreas como digital e tecnologia, especialmente, já que são duas atividades dentro do Marketing que vêm se transformando de forma bem rápida.
    Para o investimento ter um peso no currículo, é importante realizar o curso em uma faculdade de primeira linha, reconhecida pelos executivos das companhias. O nome da instituição ganha relevância diante da falta de uma avaliação oficial das pós-graduações, com notas como a do Enade, para a graduação, e do Enem, para as escolas. Entre as faculdades apontadas por especialistas em recrutamento e seleção estão USP, ESPM, FGV, FAAP e FIA, além de outras (veja uma listagem de cursos, compilada pelo Mundo do Marketing, abaixo).
    A segunda língua costuma ser um atributo ainda mais valorizado do que a especialização e o MBA, em muitas vagas, o que torna cursos que agregam uma melhora na fluência do idioma ainda mais estratégicos. “Instituições de ensino que têm parceria com universidades no exterior saem na frente, ao oferecerem essa oportunidade de vivência de estudo em outro país. Isso é algo que notamos que o mercado está valorizando muito”, analisa Antonia Falvino, Consultora de Recrutamento e Seleção da Thomas Case & Associados, em entrevista ao Mundo do Marketing.
    Idioma ainda é prioridade
    Se o idioma aparece em primeiro lugar na triagem do currículo, a realização de uma especialização vem logo em seguida. Para quem atua especialmente na área de comunicação, as pós-graduações em Marketing Digital são as mais requeridas hoje. “Mesmo quem continua trabalhando no mundo off tem se voltado para os conhecimentos do online, por ele estar ganhando espaço. Há ainda a incerteza quanto ao real tamanho que esse mundo virtual vai ganhar nos próximos anos, até onde ele vai crescer. Isso faz com que parte dos profissionais busque a área por precaução e outra por interesse mesmo”, comenta Juliana Alvarez, Gerente da Área de Marketing da Page Personnel, em entrevista ao Mundo do Marketing.
    Estão em alta os cursos relacionados ao mercado de consumo, que ajudem a tornar o Marketing cada vez mais centrado no consumidor, em vez de no produto, como foi no passado. Os profissionais com conhecimento em precificação também estão sendo demandados pelas companhias contratantes, segundo a Page Personnel. Durante os cursos, os alunos têm a oportunidade de não só agregarem conhecimentos como também pessoas a seu network.
    Já se o objetivo é alcançar cargos de alta gestão, o caminho pode ser outro. “A pós-graduação é interessante especialmente para quem já trabalha em uma área e quer saber mais para ser reconhecido como especialista. Ela é mais direcionada para cargos de analista e coordenação. O MBA é valorizado para posições de liderança, como gerência e diretoria. Nestes casos, quanto maior o título, melhor”, garante Juliana, da Page Personnel.
    Transição na carreira
    Ambos os caminhos de aprendizado podem também ser interessantes para profissionais de outras áreas que queiram ingressar no departamento de Marketing. Embora os estudos não substituam ou superem a experiência do dia a dia corporativo, o ingresso em um curso mostra que a pessoa não está passiva. Pelo contrário, ela está atuando proativamente na mudança e já chegará na nova carreira com instrumentos básicos.
    Ainda assim, esse reposicionamento não é simples. “Enxergamos mais movimentações de transição de área entre pessoas que encontram a oportunidade de migrar dentro da própria empresa na qual já trabalham. Para isso acontecer, é preciso justificar muito bem o motivo do interesse e no que o profissional poderá agregar ao novo departamento. Temos visto isso acontecer, por exemplo, com profissionais da área de Recursos Humanos, que se aproximam do Marketing a partir da Comunicação Interna”, ressalta Juliana.
    Leia a lista de cursos abaixo e mais detalhes após a tabela:
    CursosInstituiçãoCarga HoráriaValor
    MBA em MarketingCoppead/UFRJ360 horasR$ 38.836 à vista ou em até 10 parcelas de R$ 4.188,87
    Master em Marketing e Gestão de Negócios – GESCOESIC - Business & Marketing School500 horas26 parcelas de R$ 602,49
    Master em MarketingESPM-SP540 horasMatrícula de R$ 1.400,00 e parcelas: 24X R$ 2.054,91 ou 30X R$ 1.687,26
    MBA em Gestão de MercadosESPM-SP420 horasMatrícula de R$ 1.300 e 19 parcelas de R$ 1.993,76
    MBA em Marketing DigitalESPM-SP420 horasMatrícula: 1X R$ 1.300,00 e Parcela: 19X R$ 1.993,76 ou 23X R$ 1.676,10
    MBA em Marketing DigitalESPM-Sul420 horasR$ 27.640,00 à vista, com possibilidade de parcelamento
    Marketing EstratégicoESPM-Sul420 horasR$ 27.640,00 à vista, com possibilidade de parcelamento
    Branding: Construção e Gestão de MarcasESPM-Sul420 horasR$ 27.640,00 à vista, com possibilidade de parcelamento
    MBA de Marketing EstratégicoESPM-Rio435 horasEntrada de R$ 1.487,00 e 11 X 2.030,00 ou 17 X R$ 1.401,00 ou 23 X R$ 1.112,00
    Gestão Empresarial e MarketingESPM-Rio360 horasEntrada de R$ 965,00 e 11 X R$ 1.566,00 ou 17 X R$ 1.081,00 ou 23 X R$ 858,00
    Marketing de ModaESPM-Rio360 horasEntrada de R$ 965,00 e 11 X R$ 1.566,00 ou 17 X R$ 1.081,00 ou 23 X R$ 858,00
    Marketing e Design DigitalESPM-Rio360 horasEntrada de R$ 965,00 e 11 X R$ 1.566,00 ou 17 X R$ 1.081,00 ou 23 X R$ 858,00
    Gestão de MarketingFAAP(RP)408 horasR$ 23.850,00 à vista, podendo ser parcelado
    Gestão estratégica da inovaçãoFAAP(SP)408 horasR$ 23.850,00 à vista, podendo ser parcelado
    Gestão de Marketing de serviçosFAAP(SP)408 horasR$ 23.850,00 à vista, podendo ser parcelado
    MBA em Gestão do LuxoFAAP(SP)468 horas20 X R$ 2.727,95
    Gestão Estratégica De Marketing DigitalFacha400 horasR$ 15.500,00 à vista ou 20 X de R$ 775,00
    Especialização em Análise de Big DataFIA - Fundação Instituto de Administração460 horasR$ 28.000,00 à vista ou R$ 2.000,00 na matrícula e 17 parcelas de R$ 1.703,00
    Análise de Dados e Data MiningFIA - Fundação Instituto de Administração460 horasR$ 24.500,00 à vista ou R$ 1.643,00 na matrícula e 17 parcelas de R$ 1.497,00
    Engenharia de MarketingFIA - Fundação Instituto de Administração520 horasR$ 21.800,00 à vista ou R$ 1.242,00 na matrícula e 18 parcelas de R$ 1.242,00
    Controladoria de MarketingFIA - Fundação Instituto de Administração500 horasR$ 21.800,00 à vista ou R$ 1.242,00 na matrícula e 18 parcelas de R$ 1.242,00
    Gestão de Serviços: Processos e MarketingFIA - Fundação Instituto de Administração460 horasR$ 22.000,00 à vista ou R$1.100,00 na matrícula e 18 parcelas de R$ 1.300,00
    Gestão Estratégicas de MarcaFIA - Fundação Instituto de Administração480 horas480 horasR$ 28.900,00 à vista ou R$ 2.100,00 matricula e 21 de R$ 1.405,00
    Inteligência de MercadoFIA - Fundação Instituto de Administração480 horas480 horasR$ 28.900,00 à vista ou R$ 2.100,00 de matricula e 21 parcelas de R$ 1.405,00
    MBA em MarketingFundação Getúlio Vargas432 horasR$ 28.650,00 à vista com possibilidade de parcelamento em até 25 vezes
    MBA em Marketing com ênfase em Ambiente DigitalFundação Getúlio Vargas432 horasR$ 23.000,00 à vista ou 24 parcelas de R$ 1.190,00
    MBA em Marketing DigitalFundação Getúlio Vargas432 horasR$ 28.650,00 à vista ou parcelamento em até 25 vezes
    MBA em MarketingIBMEC – Belo Horizonte432 horasR$ 17.880,00 à vista ou parcelamento em até 25 vezes
    Marketing e VarejoIBMEC-Brasília432 horasR$ 20.235,38 à vista ou em 24 parcelas de R$ 984,75
    Marketing EstratégicoIBMEC-RJ393 horasR$ 18.074,00 à vista, podendo parcelar em 27 vezes sem juros
    MBA em MarketingUniversidade da Amazônia390 horas18 parcelas de R$ 384,00
    Master em Gestão de Marcas e BrandingUniversidade Anhembi Morumbi362 horasEntrada de R$ 933,84 e 21 parcelas de R$ 933,84
    Master em Marketing e Gestão ComercialUniversidade Anhembi Morumbi362 horasEntrada de R$ 933,84 e 21 parcelas de R$ 933,84
    MBA em Marketing e VendasUniversidade Anhembi Morumbi408 horasVariável conforme unidade, podendo ser até R$ 740,17 + 26 parcelas de R$ 740,17
    MBA em Marketing e Gestão de ModaUniversidade Católica de Petrópolis360 horas19 parcelas de R$ 496,80
    MBA em MarketingUniversidade Católica de Salvador405 horas18 parcelas de R$ 490,00
    MBA em Marketing Digital e Gestão de Mídias SociaisUniversidade de Fortaleza375 horasR$ 535,00 de entrada e 18 parcelas de R$ 535,00
    MBA em Gestão Estratégica de MarcaUniversidade de Fortaleza375 horasR$ 535,00 de entrada e 18 parcelas de R$ 535,00
    MAIS INFORMAÇÕES:
    - Coppead/UFRJ
    MBA em Marketing
    Coordenação: Professora Paula Chimenti
    A quem se destina: Empresários, executivos que ocupam posições de comando, executivos de empresas comerciais, indústrias e prestadoras de serviços, que estejam exercendo função de relevo na área de marketing de suas organizações, consultores que desejam aprofundar o seu conhecimento em Marketing e profissionais do setor de comunicação.
    Processo seletivo: O processo de admissão ao curso inclui o preenchimento do formulário de inscrição, uma entrevista pessoal com o Coordenador do curso e análise curricular.
    Principais disciplinas: Inovação em Produtos e Serviços, Comunicação Integrada, Estratégia de Precificação, Gestão de Marcas, Métricas em Marketing,  Start-ups, Gestão de Varejo, Plano de Negócios.
    Local: Rio de Janeiro (RJ)
    Inscrições e informações: http://sga.coppead.ufrj.br/sga/inscricao/login.xhtml?cursoEscolhido=MKT

    - ESIC - Business & Marketing School

    Master em Marketing e Gestão de Negócios – GESCO

    Coordenação: Karin Schneider
    A quem se destina: Profissionais da área de Marketing e Gestão Comercial que desejam renovar conhecimentos, profissionais de outras áreas que encontram no Marketing um complemento para sua formação e desenvolvimento, consultores e assessores que buscam adquirir a atualização e revisão sistemática e rigorosa dos conhecimentos e aplicações do Marketing e Gestão Comercial e todos os universitários que buscam adquirir uma formação sólida nas áreas de Marketing e Gestão Comercial para seu desenvolvimento profissional e diretivo.
    Processo seletivo: Inscrição pelo site, análise de currículo e entrevista.
    Principais disciplinas: Marketing Internacional e Comércio Exterior, Gestão de Vendas, Planejamento e Controle de Marketing, Planejamento Estratégico e Inteligência Competitiva.
    Local: Curitiba  (PR)
    Inscrições e informações: http://www.esic.br/processo-seletivo-pos-graduacao/

    - ESPM-SP

    Master em Marketing

    Coordenação: Daniela Motta Romeiro Khauaja
    A quem se destina: Dirigido a executivos com mais de três anos de experiência profissional, das mais diversas áreas de formação, os quais se preocupam com sua empregabilidade e sabem que o conhecimento é o único caminho para garanti-la.
    Processo seletivo: Preenchimento de cadastro, envio de documentos e elaboração de uma redação.
    Principais disciplinas: Marketing Estratégico, Consumer Insights, Branding, Design Thinking para Inovação em Produtos, Canais de Marketing, Métricas de Marketing e Simulador de Negócios.
    Local: São Paulo (SP)
    Inscrições e informações: http://www2.espm.br/master-em-marketing-0
    MBA em Gestão de Mercados
    Coordenação: Charles John Szulcsewski
    A quem se destina: Direcionado a executivos e empreendedores que atuam ou que pretendam atuar na área de gestão de mercados. O curso também é indicado a profissionais de outras áreas que tenham interesse em adquirir maior conhecimento sobre gestão de mercados, como complementação de sua formação.
    Processo seletivo: Preenchimento de dados, elaboração de redação, envio de currículo e possível entrevista.
    Principais disciplinas: Fundamentos de Marketing, Básico de Finanças, Gestão de Marketing, Gestão Financeira, Liderança de Equipes, Gestão de Operações.
    Local: São Paulo (SP)
    Inscrições e informações: http://www2.espm.br/cursos/mba-em-gestao-de-mercados
    MBA em Marketing Digital
    Coordenação: Júlio Figueiredo
    A quem se destina: Dirigido a gestores e profissionais de Marketing, comunicação e tecnologia da informação, que desejam aprofundar seus conhecimentos no universo da gestão e do Marketing digital, para melhor compreenderem as novas possibilidades dos negócios digitais.
    Processo seletivo: Preenchimento de dados, elaboração de redação, envio de currículo e possível entrevista.
    Principais disciplinas:  Gestão de Marketing, Gestão de Operações, Redes Sociais, Comportamento do Consumidor Digital, Marketing de Relacionamento (CRM), Mobile Marketing e Search Marketing.
    Local: São Paulo (SP)
    Inscrições e informações: http://www2.espm.br/mba-em-marketing-digital
    - ESPM-Sul

    MBA em Marketing Digital

    Coordenação: Artur Paiva de Vasconcellos
    A quem se destina: Executivos e profissionais de Marketing, Comunicação e Tecnologia da Informação que desejam aprofundar seus conhecimentos no universo do Marketing e da Comunicação Digital. Processo seletivo: Preenchimento de inscrição, entrevista e envio de documentos.
    Principais disciplinas: Marketing Digital, Mídias Sociais, Inovação e Empreendedorismo Digital, Cross Media, Inovação e Empreendedorismo Digital, Design, Interface e Usabilidade, Métricas de Comunicação Digital e Planejamento de Mídia Digital.
    Local: Porto Alegre (RS)
    Inscrições e informações: http://www2.espm.br/cursos/marketing-digital
    Marketing Estratégico
    Coordenação: Artur Paiva de Vasconcellos
    A quem se destina: Profissionais de marketing e comunicação que desejam reciclar, ampliar e aprimorar seus conhecimentos. Profissionais e empreendedores de diversas áreas que desejem ampliar e aprofundar seus conhecimentos em marketing e comunicação.
    Processo seletivo: Preenchimento de inscrição, entrevista e envio de documentos.
    Principais disciplinas: Análise do Ambiente de Negócios, Liderança e Gestão de Equipes, Pesquisa de Marketing, Gestão de Produtos e Marcas. Gestão de Canais de Distribuição, Endomarketing, Business Game – Markstrat e Comunicação Digital.
    Local: Porto Alegre (RS)
    Inscrições e informações: http://www2.espm.br/cursos/espm-sul/marketing-estrategico
    Branding: Construção e Gestão de Marcas
    Coordenação: Genaro Viana Galli
    A quem se destina: Gestores de empresas, empresários, profissionais das áreas de Marketing, Design e Comunicação e, ainda, a estudantes, e demais profissionais interessados em especializar-se em branding.
    Processo seletivo: Preenchimento de inscrição, entrevista e envio de documentos.
    Principais disciplinas: Gestão de Marcas, Identidade Visual, Transmedia e Storytelling, Marketing Experiencial e Sensorial, Design Estratégico e Estratégias de Arquitetura da Marca.
    Local: Porto Alegre (RS)
    Inscrições e informações: http://www2.espm.br/cursos/espm-sul/branding-construcao-e-gestao-de-marcas
    - ESPM-Rio

    MBA de Marketing Estratégico

    Coordenação: Marcelo Rosa Boschi
    A quem se destina: É indicado para profissionais com experiência profissional mínima de três anos, com formação universitária em qualquer área e que demandem desenvolver competências gerenciais focadas em marketing e em sua influência no processo decisório empresarial.
    Processo seletivo: Análise curricular e entrevista com o coordenador da área.
    Principais disciplinas: Ambiente de Negócios, Gestão de Projetos, Sistema e Informação de Marketing, Gestão de Produtos e Marcas, Gestão de Preços, Trade Marketing, Inovação e Design Thinking e Jogos de Negócios.
    Local: Rio de Janeiro (RJ)
    Inscrições e informações: http://www2.espm.br/cursos/mba-em-marketing-estrategico
    Gestão Empresarial e Marketing
    Coordenação: Marcelo Rosa Boschi
    A quem se destina: Indicado para recém-formados e jovens profissionais.
    Processo seletivo: Análise curricular e entrevista com o coordenador da área.
    Principais disciplinas: Gerência de Marketing, Gestão Estratégica de Negócios, Gestão de Pessoas, Branding, Marketing de Serviços, Gestão de Lojística e Inovação e Criatividade.
    Local: Rio de Janeiro (RJ)
    Inscrições e informações: http://www2.espm.br/cursos/primeira-gerencia e http://www2.espm.br/cursos/espm-rio/gestao-empresarial-e-marketing-sabado
    Marketing de Moda
    Coordenação: Luciano Tardin Pinheiro
    A quem se destina: Indicado para profissionais com formação em Moda, Design, Marketing, Comunicação, Arquitetura, dentre outros, e que atuem ou desejem atuar na área de Moda, Bem como gestores e empreendedores que estejam buscando novas formas de gestão orientadas para a inovação.
    Processo seletivo: Análise curricular e entrevista com o coordenador da área.
    Principais disciplinas: Marketing, Branding, Comportamento do Consumidor, Pesquisa de Tendências, Gestão de Varejo, Gestão da Comunicação e Mechandising no PDV.
    Endereço: Rio de Janeiro (RJ)
    Inscrições e informações: http://www2.espm.br/cursos/marketing-moda_rj
    Marketing e Design Digital
    Coordenação: Luciano Tardin Pinheiro
    A quem se destina: Indicado para profissionais de Marketing, Comunicação e Design, bem como empreendedores de diferentes áreas que lidam, ou desejam lidar com Tecnologia da Informação, meios e produtos digitais.
    Processo seletivo: Análise curricular e entrevista com o coordenador da área.
    Principais disciplinas: Marketing, E-business, E-commerce, Branding, Mídias Digitais, Finanças, Design de Interação.
    Endereço: Rio de Janeiro (RJ)
    Inscrições e informações: http://www2.espm.br/cursos/marketing-e-design-digital
    - FAAP (RP)

    Gestão de Marketing

    Coordenação: Paula Bulamah Spinelli
    A quem se destina: Profissionais em cargos de direção, gerência e assessoria em marketing; empreendedores e graduados em quaisquer áreas de conhecimento que atuem ou estejam interessados em atuar na área e pretendam ascender profissionalmente.
    Processo seletivo: Análise curricular, entrevista e o envio de documentos.
    Principais disciplinas: Canais de Distribuição, Comportamento do Consumidor, Comunicação Empresarial, Criatividade e Inovação, Empreendedorismo, Finanças, Marketing Business to Business e Marketing de Relacionamento.
    Local: Ribeirão Preto (SP)
    Inscrições e informações: http://pos.faap.br/descricao-cursos.asp?curso=207
    - FAAP (SP)

    Gestão estratégica da inovação

    Coordenação: Marcos Alberto de Oliveira
    A quem se destina: O curso é direcionado para profissionais com nível superior em qualquer área de formação acadêmica que já exerça ou tenha potencial interesse em exercer a função de gestor de projetos.
    Processo seletivo: Análise curricular, entrevista, quando necessário, e o envio de documentos.
    Principais disciplinas: Aspectos Legais aplicados aos Projetos de Inovação e Propriedade Intelectual, Cenários Econômicos e Economia Criativa, Criatividade, Empreendedorismo e Gestão da Inovação em Marketing.
    Local: São Paulo (SP)
    Inscrições e informações: http://pos.faap.br/descricao-cursos.asp?curso=154
    Gestão de Marketing de serviços
    Coordenação: Richard Vinic
    A quem se destina: Profissionais das diversas áreas do conhecimento que reconheçam a importância de uma estratégia de serviços, que tenham interesse em desenvolver conhecimentos específicos em gestão de marketing de serviços e queiram atualizar conhecimentos em relação às modernas práticas de gestão em empresas prestadoras de serviços.
    Processo seletivo: Análise curricular, entrevista, quando necessário, e o envio de documentos.
    Principais disciplinas: Branding, Comportamento do Consumidor de Serviços, Estratégia de Marketing nas Redes Sociais, Fundamentos de Marketing e Serviços, Gestão Estratégica de Serviços, Inteligência de Mercado, Marketing de Relacionamento.
    Local: São Paulo (SP)
    Inscrições e informações: http://pos.faap.br/descricao-cursos.asp?curso=43
    MBA em Gestão do Luxo
    Coordenação: Silvio Passarelli
    A quem se destina: Profissionais egressos das áreas de Design, Moda, Administração, Economia, dentre outras, que atuam no segmento do luxo, ocupando posições gerenciais ou similares, bem como aqueles que trabalham em outras áreas e querem se apropriar das técnicas de gestão utilizadas no setor do luxo.
    Processo seletivo: Preenchimento de ficha de cadastro, entrevista e avaliação da fluência em inglês.
    Principais disciplinas: Cenários econômicos, cultura do luxo, estratégia de marcas, formação de preços, gestão de design, gestão de desenvolvimento de produtos e história da arte.
    Local: São Paulo (SP)
    Inscrições e informações: http://www.faap.br/mba/
    - Facha

    Gestão Estratégica De Marketing Digital

    Coordenação: Rodrigo Goecks
    A quem se destina: Profissionais de Marketing, Gestão e Comunicação que desejam se desenvolver no mundo online.
    Processo seletivo: Envio de formulário
    Principais disciplinas: Conversão 3.0, Marketing de Serviços, Gestão de Tecnologias Internet, E-Branding, Direito Eletrônico e Propriedade Intelectual, Marketing de Busca, Comércio Eletrônico.
    Local: Rio de Janeiro (RJ)
    Inscrições: http://www.igec.com.br/pos-turma/1/143/gestao-estrategica-de-marketing-digital
    - FIA - Fundação Instituto de Administração

    Especialização em Análise de Big Data

    Coordenação: Adolpho Walther Pimazoni Canton
    A quem se destina: Profissionais das áreas de: computação, TI, analytics, estatísticos, analistas de mídia social, publicitários, gestores de marketing e CRM, profissionais de e-commerce, profissionais do mercado que manipulam e precisam tomar rápidas decisões por meio de grandes bases de dados.
    Processo seletivo: Preenchimento de ficha e análise curricular
    Principais disciplinas: Conceitos de Business Intelligence - BI e Visual Analytics – VA, Introdução ao Big Data, Programação em Big Data, Tecnologias para Big Data, Estatística Aplicada.
    Local: São Paulo (SP)
    Inscrições: https://www.fundacaofia.com.br/CadastroFia/Default.aspx?idCurso=1523&idTurma=4047
    Análise de Dados e Data Mining
    Coordenação: Prof. Dr. Fernando Carvalho de Almeida
    A quem se destina: O curso é voltado a executivos das áreas de Administração, Economia, Engenharia e Tecnologia da Informação que busquem o desenvolvimento de suas competências no processo de análise quantitativa de dados e que queiram conduzir a implantação desta prática em suas empresas.
    Processo seletivo: Preenchimento de ficha e análise curricular
    Principais disciplinas: Estatística Aplicada, Tópicos Especiais de Data Mining
    Local: São Paulo (SP)
    Inscrições: https://www.fundacaofia.com.br/CadastroFia/Default.aspx?idCurso=673&idTurma=4131
    Engenharia de Marketing
    Coordenação: Fábio Lotti Oliva
    A quem se destina: A curso é voltado a consultores, empresários, gerentes, engenheiros, administradores, graduados e pós-graduados em Humanidades, Ciências e Artes e a profissionais da área de Marketing.
    Processo seletivo: Preenchimento de ficha e análise curricular
    Principais disciplinas: Gestão Estratégica de Projetos de Marketing, Análise da Performance de Marketing, Métodos Quantitativos, Informática e Marketing - Inteligência de Mercado, Simulação em Marketing, Análise de Mercados.
    Local: São Paulo (SP)
    Inscrições: https://www.fundacaofia.com.br/CadastroFia/Default.aspx?idCurso=673&idTurma=4131
    Controladoria de Marketing
    Coordenação: Fábio Lotti Oliva
    A quem se destina: O curso é voltado a profissionais de Marketing que desejam desenvolver seus conhecimentos em Finanças, profissionais de Finanças que desejem desenvolver seus conhecimentos em Marketing ou para graduados em outras áreas do conhecimento e que desejem ampliar seus conhecimentos nas duas áreas.
    Processo seletivo: Preenchimento de ficha e análise curricular
    Principais disciplinas: Marketing Estratégico, Finanças, Finanças e Contabilidade, Gestão de Projetos, Auditoria em Marketing, Gestão Estratégica em Marketing, Integração em Marketing, Finanças e Projetos
    Local: São Paulo (SP)
    Inscrições: https://www.fundacaofia.com.br/CadastroFia/Default.aspx?idCurso=673&idTurma=4131
    Gestão de Serviços: Processos e Marketing
    Coordenação: Andres Rodriguez Veloso
    A quem se destina: O curso é voltado para profissionais que trabalham em empresas de serviços ou possuem interesse específico neste setor, com formação superior concluída e ocupem ou almejam cargos potenciais de decisão nas organizações.
    Processo seletivo: Preenchimento de ficha e análise curricular
    Principais disciplinas: Gestão de Processos e Operações em Serviços, Gestão de Tecnologia da Informação em Serviços, Gestão de Pessoas e Habilidades Comportamentais em Serviços, Gestão de Marketing de Serviços, Integração em Marketing, Finanças e Projetos.
    Local: São Paulo (SP)
    Inscrições: https://www.fundacaofia.com.br/CadastroFia/Default.aspx?idCurso=673&idTurma=4131
    Gestão Estratégicas de Marca
    Coordenação: Claudio Felisoni de Angelo
    A quem se destina: Profissionais e executivos da área de administração, marketing, comunicação, publicidade, propaganda e relações públicas que buscam reciclagem e especialização; Empresários, consultores e profissionais que estão ingressando na área de gestão de negócios e precisam adquirir os conhecimentos necessários para o desempenho das novas funções; Consultores, executivos, empreendedores, profissionais liberais que buscam uma visão abrangente e estratégica da gestão de marcas na prática dos negócios.
    Processo seletivo: Preenchimento de ficha e análise curricular
    Principais disciplinas: Gestão Estratégica de Marcas, Marketing de Consumo, Tópicos Avançados de Marcas, Governança Corporativa e Ética Empresarial.
    Local: São Paulo (SP)
    Inscrições: https://www.fundacaofia.com.br/CadastroFia/Default.aspx?idCurso=673&idTurma=4131
    Inteligência de Mercado
    Coordenação: Claudio Felisoni de Angelo
    A quem se destina: Profissionais da área de pesquisa e inteligência de mercado que buscam reciclagem e especialização. Analistas, planejadores e estrategistas de mercado, gestores de comunicação e relacionamento com o consumidor e demais profissionais que queiram se aprofundar na área de Inteligência de Mercado. Profissionais que estão ingressando na área de pesquisa e inteligência de mercado, e precisam adquirir os conhecimentos necessários para o desempenho das novas funções.
    Processo seletivo: Preenchimento de ficha e análise curricular
    Principais disciplinas: Pesquisa de Mercado, Geomarketing, Inteligência Financeira, Análise de Investimentos, Gestão do Conhecimento, Gestão dos Relacionamentos, Inovação e Geração de Ideias, Gestão de Clientes e Prática Consultiva.
    Local: São Paulo (SP)
    Inscrições: https://www.fundacaofia.com.br/CadastroFia/Default.aspx?idCurso=673&idTurma=4131

    - Fundação Getúlio Vargas

    Curso: MBA em Marketing

    Coordenação: Professor Luis Carlos Sá
    A quem se destina: Este curso destina-se a profissionais graduados nas mais diversas áreas de atuação que necessitam adquirir ou aprofundar conhecimento das técnicas de Marketing para assumir posições de comando em suas empresas.
    Processo seletivo: Envio de formulário, análise curricular e entrevista
    Principais disciplinas: Pesquisa de Mercado, A Gestão do Relacionamento com os Clientes – CRM/DBM/Call Center, Branding e Marketing na Economia Sustentável, E-commerce, Finanças para Executivos de Marketing, Implementação do Plano Estratégico de Marketing.
    Endereço: Rio de Janeiro (RJ)
    Inscrições: http://sigaiwi.fgv.br/iwi/ingresso/InteresseFicha.aspx?o=3218&op=1588
    MBA em Marketing com ênfase em Ambiente Digital
    Coordenação: Prof. Guilherme Eduardo Korndorfer
    A quem se destina: Este curso destina-se a profissionais graduados em qualquer área do conhecimento que necessitam adquirir, aprofundar ou aplicar as técnicas de Marketing para assumir posições de comando em suas empresa, com pelo menos dois anos de experiência.
    Processo seletivo: Envio de formulário, análise curricular e entrevista
    Principais disciplinas: Marketing Internacional, Negociação Comercial, Planejamento Estratégico de Marketing, Pesquisa de Mercado, Propaganda, Mídia Digital e Promoções, As Redes Sociais e a Empresa, O Marketing Interativo na Era Digital, Novos Modelos de Negócios Digitais
    Local: Brasília (DF)
    Inscrições: http://sigaiwi.fgv.br/iwi/ingresso/InteresseFicha.aspx?o=3007
    MBA em Marketing Digital
    Coordenação: Prof. Luis Carlos Seixas de Sá e Prof. Nino Carvalho
    A quem se destina: O programa de MBA em Marketing Digital é focado principalmente em profissionais de Comunicação, Marketing, Relações-Públicas e Publicidade, Design, Tecnologia da Informação e de outras áreas que queiram expandir seus conhecimentos de Comunicação e Marketing no ambiente virtual.
    Processo seletivo: Envio de formulário, análise curricular e entrevista.
    Principais disciplinas: Marketing de Busca, Monitoramento e Inteligência Competitiva na Internet, Mobile Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing Digital, Marketing na Internet, Negociação Comercial, Pesquisa de Mercado.
    Local: Rio de Janeiro (RJ)
    Inscrições: http://mgm-rio.fgv.br/cursos/mba-marketing-digital
    - IBMEC – Belo Horizonte

    MBA em Marketing
    Coordenação: Eduardo Andrade
    A quem se destina: Profissionais com formação superior variada, que buscam conhecimentos aplicados ao Marketing, profissionais que estejam se preparando para assumir posições gerenciais, e ainda, empreendedores com interesse em desenvolver técnicas gerenciais para seus próprios negócios.
    Processo seletivo: Preenchimento de formulário e entrevista
    Principais disciplinas: Gestão de Produtos e Marcas, Gestão de Preços, Trade Marketing, Comunicação Integrada de Marketing, Marketing Digital, Plano de Marketing
    Local: Belo Horizonte (MG)
    Inscrições: http://inscricao.ibmec.br/
    - IBMEC-Brasília

    Marketing e Varejo

    Coordenação: Bento Costa
    A quem se destina: Profissionais, empreendedores, especialistas e interessados na área de marketing com ênfase em estratégia no varejo físico e virtual, que já possuam formação superior básica e que estejam em busca de preparo e aprimoramento para ocupar posições de destaque no mercado de trabalho.
    Processo seletivo: Preenchimento de formulário e entrevista
    Principais disciplinas: Gestão de Preços no Varejo, Comportamento do Consumidor no Varejo, Gestão de Lojas, Gestão de Produtos e Marca, Business Game.
    Local: Brasília (DF)
    Inscrições: http://inscricao.ibmec.br/

    - IBMEC-RJ

    Marketing Estratégico

    Coordenação: Rogerio Ramalho da Silva
    A quem se destina: Profissionais com formação superior variada, que buscam conhecimentos aplicados ao Marketing, profissionais que estejam se preparando para assumir posições gerenciais, e ainda, empreendedores com interesse em desenvolver técnicas gerenciais para seus próprios negócios.
    Processo seletivo: Preenchimento de formulário e entrevista
    Principais disciplinas: Comportamento do Consumidor, Estatística Aplicada ao Marketing, Marketing de Serviços e de Relacionamento, Técnicas de Pesquisa de Marketing.
    Local: Rio de Janeiro (RJ)
    Inscrições: http://inscricao.ibmec.br/
    - Universidade da Amazônia

    MBA em Marketing
    Coordenação: Heloisa Monteiro Lima
    A quem se destina: Profissionais de nível superior, interessados em capacitar-se neste campo do conhecimento.
    Processo seletivo: preenchimento de formulário
    Principais disciplinas: Tecnologia da Informação e E-Commerce, Técnicas de Negociação, Finanças Aplicadas ao Marketing, Gerência de Preços, Gerência de Produtos e Serviços, Gerência de Promoções e Merchandising, Gerência de Distribuição e Logística.
    Local: Belém (PA)
    Inscrições: http://xingu.unama.br/PosGraduacao/Cadastrar.do?act=inicio

    - Universidade Anhembi Morumbi

    Master em Gestão de Marcas e Branding
    Coordenação: Márcia Auriani
    A quem se destina: Profissionais que atuam na área de Marketing e Branding, ou interessados em atuar na gestão de marcas de empresas de pequeno, médio e grande porte, em organizações de serviços, varejo, indústria e terceiro setor. O curso também é direcionado a empreendedores que visam a conhecer o tema como ferramenta para a tomada de decisão na gestão da marca em seus negócios.
    Processo seletivo: Envio de formulário e análise curricular
    Principais disciplinas: E-Branding, Brand Equity e Posicionamento de Marca, Gestão da Identidade e Personalidade da Marca, Arquitetura e Hierarquia de Marcas e Canais de Distribuição e Trade Marketing.
    Local: São Paulo (SP)
    Inscrições: http://portal.anhembi.br/estude-aqui/pos-graduacao/inscreva-se/
    Master em Marketing e Gestão Comercial
    Coordenação: Márcia Auriani
    A quem se destina: Profissionais que atuam ou desejam atuar na área de marketing ou comercial e buscam especialização nos temas. A todos que querem adquirir conhecimentos e aprimorar técnicas de marketing, bem como habilidades comerciais, aliadas à gestão, para assumir cargos de maior responsabilidade. O curso também é direcionado a profissionais que visam a conhecer as áreas como ferramenta para a tomada de decisão nos negócios.
    Processo seletivo: Envio de formulário e análise curricular
    Principais disciplinas: Gestão de Produtos e Serviços, Gestão Comercial, Marketing de Relacionamento, Planejamento Estratégico de Marketing.
    Local: São Paulo (SP)
    Inscrições: http://satelites.anhembi.br/php/processo_seletivo/inscricao_pos_bsp/?term=201512&ciclo=PM1S15&tipadm=NE
    MBA em Marketing e Vendas
    Coordenação: Mário da Silva Oliveira e Dennis Vincent Reade
    A quem se destina: Profissionais envolvidos na área de Marketing, Administração, Publicidade e Propaganda, Comércio Exterior, Finanças, Design, Arquitetura, Advocacia e que desejem atuar nesta área; Profissionais que objetivam assumir cargos gerenciais nas mais diversas organizações (serviços, varejo, indústria e terceiro setor); Empreendedores nos mais diversos segmentos que necessitam deste conhecimento para aplicar em seus negócios;  Gestores que desejam se aprofundar em conceitos de Marketing e Vendas; Profissionais da área de vendas que buscam evoluir na carreira comercial através de uma formação e titulação na área de vendas; Gestores que desejam se aprofundar em conceitos de gestão de vendas.
    Processo seletivo: Envio de formulário e análise curricular
    Principais disciplinas: Gestão de Marketing, Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica, Gestão Financeira, Gestão de Marcas e Comportamento de Compra e Consumo.
    Local: São Paulo, Osasco, Guarulhos, São Bernardo do Campo e Campinas (SP).
    Inscrições: http://satelites.anhembi.br/processo_seletivo/pre-ficha/?w=D3|W5
    - Universidade Católica de Petrópolis

    MBA em Marketing e Gestão de Moda
    Coordenação: Patrícia Araujo R. Della Torre
    A quem se destina: Curso é dirigido a gestores de empresas, empresários, profissionais do setor de moda que atuam em departamentos de Marketing, Vendas e Compras, estudantes e professores interessados na ampliação de seu repertório sobre o tema.
    Processo seletivo: envio de formulário
    Principais disciplinas: Moda e Estilo, Logística Internacional no Varejo de Moda, Visual Merchandising, Franquias Multimarcas e Shopping, Gestão de varejo e de pessoas, Inteligência de Marketing e E-commerce no varejo de moda.
    Local: Petrópolis (RJ) ou Rio de Janeiro (RJ)
    Inscrições: http://ipetec.com.br/formulario3.asp
    - Universidade Católica de Salvador

    MBA em Marketing
    Coordenação: Victor Mendes
    A quem se destina: Graduados em Administração, Comunicação, Marketing, Turismo, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia, Direito e demais profissionais que atuem ou desejem atuar na área de marketing.
    Processo seletivo: Principais disciplinas: Gestão Estratégica de Custos e Preços, Etnomarketing, Estratégia de Desenvolvimento de Produtos, Laboratório de Merchandising e Marketing Experimental, Marketing de Relacionamento e CRM, Business Plan, Estratégia Empresarial e Balanced Scorecard, Business Intelligence.
    Local: Salvador (BA)
    Inscrições: http://www.ucsal.br/

    - Universidade de Fortaleza

    MBA em Marketing Digital e Gestão de Mídias Sociais
    Coordenação: Nayane Monteiro de Almeida
    A quem se destina: Profissionais com curso superior, principalmente nas áreas de Comunicação, Marketing, Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas, Administração, Design e Tecnologia da Informação, que desejem ampliar o conhecimento na área de Marketing Digital e Gestão de Mídias Sociais.
    Processo seletivo: preenchimento de ficha
    Principais disciplinas: Ações Hiperlocais, Ferramentas Geolocalização, Comunicação Integrada de Marketing, E-Commerce, Games Aplicados ao Marketing Digital, Monitoria de Marca e Reputação Corporativa, Presença On-Line e Marketing De Busca.
    Local: Fortaleza (CE)
    Inscrições: http://uolp.unifor.br/oul//pages/site/inscricao/novoSite/inscricaoOnlinePL.jsp?p_nr_curso=1355&p_nr_turma=1
    MBA em Gestão Estratégica de Marca
    Coordenação: Maria do Céu Studart Matos Cruz
    A quem se destina: Profissionais, empresários, executivos e consultores com graduação em nível superior, que pretendam dar maior consistência à sua formação e ampliar suas competências, especificamente no âmbito de Gestão Estratégica de Marcas, além de organizações que queiram capacitar seus colaboradores para o desenvolvimento de uma gestão com foco em Branding.
    Processo seletivo: Preenchimento de ficha
    Principais disciplinas: Gestão de Marcas para Produtos de Luxo, Gestão de Produtos e Serviços, Identidade Verbal da Marca e Naming, Identidade Visual da Marca e Semiótica, Marketing e Branding, Pesquisa de Mercado, Plano Estratégico de Marketing.
    Local: Fortaleza (CE)
    Inscrições: http://uolp.unifor.br/oul//pages/site/inscricao/novoSite/inscricaoOnlinePL.jsp?p_nr_curso=1118&p_nr_turma=2