quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O que um director de Marketing não pode ignorar sobre campanhas digitais


Publicado a 26 novembro 2012. Tema Marketing Digital
O que um director de Marketing não pode ignorar sobre campanhas digitais. Porque com a chamada "crise" o consumo está a cair a pique, as empresas têm um desafio pela frente: eliminar desperdícios e passar a justificar os investimentos feitos em marketing, nomeadamente em campanhas digitais.

Objectivos

Regra geral muito websites continuam a ser pensados com base no HiPPO (highest paid person’s opinion). Em empresas orientadas ao negócio isso não acontece. O website é pensado em função e com o objectivo de servir o negócio.
Para ilustrar vamos incluir um exemplo.
A Cofidis é uma empresa sem presença física, tem parceiros mas não possui lojas ou balcões. Os produtos têm de ser vendidos via Internet ou telefone, quanto mais vender pela Internet menores os custos com o call-center.
Esta é uma empresa para quem a optimização de umas décimas no online pode ser bastante significativa ao final do mês. O objectivo do negócio da Cofidis é claro: vender crédito.
Vamos analisar como esse objectivo se reflecte no website.
Na imagem estão assinalados os elementos:
  1. Uso do Simulador/Pedido de crédito - O simulador está numa posição de destaque com três números indicando a facilidade em fazer um pedido de crédito, passos 1, 2, 3. É extremamente fácil de usar, quanto mais fácil maior a taxa de conversão.
  2. Slideshow - Destaque com imagem de um tipo de crédito + reforço da confiança. Aqui adicionam o factor humano com uma situação específica, "crédito auto" (pai e filho) e "lar e recheio" (casal), para criar empatia e envolvimento emocional com o visitante. Procuram reforçar a confiança e idoneidade da empresa com um banner da Escolha do Consumidor. De notar que toda a área é clickável e não apenas o botão Crédito Automóvel.
  3. Vários tipos de crédito - Provavelmente os mais populares e temáticos ou sazonais.
O Objectivo do site é claro. A homepage está bem concebida e claramente orientada ao objectivo do negócio.
Objectivo: Levar os visitantes a usar o simulador e fazer o pedido de crédito online.

Estratégia Web Analytics

Os objectivos estão claramente definidos. O que medir ? Aqui pode surgir um problema, a recolha de informação para produzir relatórios com informação "não actionable".
A homepage da Cofidis está a cometer esse erro, faz tracking aos clicks em inúmeros elementos.
Porque é que a informação é irrelevante ? Até poderia não ser irrelevante não estivesse o site a usar o código do tracker antigo para os links quando já estão a usar o novo tracking code do Google Analytics, ou seja, estes clicks não estão a ser registados no Google Analytics. Isto está assim à provavelmente algum tempo.
Se a informação fosse usada já alguém tinha notado. Lição a reter: não recolher informação que não vai usar.
<a onclick="pageTracker._trackEvent('LinhaCredito', 'HP-Dest-ZonProd-LC')" href="http://www.cofidis.pt/html/produto_linha_credito_cofidis.html">
Ao clicar, o link funciona mas o evento não é registado: ReferenceError: pageTracker is not defined.
O nosso objectivo de negócio é bastante claro, gerar simulações e pedidos de crédito.

Como podemos medir e usar a informação sobre o uso do website para medir e melhorar a sua performance ?

Quais são as questões às quais queremos resposta ?
Primeiro é muito importante segmentar o tráfego em cinco perfis distintos (Clientes, Parceiros, Visitantes, Leads e Visitantes+Leads) porque cada um destes visitantes faz um uso muito diferente do website.
Se não segmentarmos o tráfego toda e qualquer análise fica comprometida.
Estes são alguns exemplos de informação "actionable" que podemos retirar de uma estratégia de Web Analytics para o perfil de Visitantes+Leads (todos os visitantes menos clientes e parceiros).
Questão 1 Quais os tipos de crédito com mais simulações/pedidos ?
Ao medir o uso do simulador/pedidos podemos adequar a oferta na homepage ou perceber quais as melhores fontes de tráfego e campanhas a gerar simulações/pedidos para determinado tipo de crédito.
Questão 2 Quanto tempo decorre e quais as fontes de tráfego envolvidas entre a primeira visita e um pedido de crédito de tipo X ?
Sabendo o tempo que decorre entre a primeira visita e uma simulação/pedido de crédito tipo X e quais as fontes de tráfego envolvidas podemos saber mais sobre o processo de decisão para cada um dos tipos de crédito e adequar a nossa estratégia.
Questão 3 Quem são os visitantes com maior valor potencial ?
Sabendo que a empresa ganha mais dinheiro quanto maior for o valor do crédito e maior prazo, vamos poder identificar os clientes de maior valor potencial.
Imaginemos que identificámos que os visitantes que simulam 10.000 € a 84 meses para crédito do tipo Lar e Recheio são provenientes da zona do Algarve.
Dado que houve um furacão recentemente podemos reforçar as campanhas online e offline no local e a nossa rede de parceiros na região.
Questão 4 Quais são as melhores fontes para gerar pedidos de crédito que se efectivam ?
Podemos identificar o site/campanha de email marketing com melhor taxa para pedidos de crédito que realmente se efectivam e assim melhorar o ROI para as campanhas digitais.
Informações específicas que vamos recolher com recurso ao Google Analytics.
  • Tipo de visitante ( cliente, parceiro, visitante, lead (quem efectuou pedido online)).
  • Utilizador do simulador ou não ( user, non-user).
  • Tipo de crédito (auto-novo, auto-usado, outros-projectos, lar-recheio, pack-ferias, credito-consolidado ) usado na simulação.
  • O montante inserido ( 5000, 10000, 20000, etc) na simulação.
  • O prazo em meses inserido (24, 30, 36, 42, 48, etc) na simulação.
  • Acção "simulaçao" e a acção "pedido de crédito".
Com a informação recolhida poderiamos criar dashboards para o Director Financeiro, Director de Marketing e para cada um dos responsáveis de cada um dos produtos de crédito com informação de acordo com as suas funções.

Campanhas Digitais

Vou abordar apenas campanhas de search pois não encontrei nenhum anúncio de display da Cofidis. Agora que temos uma estratégia de web analytics podemos analisar a performance das campanhas digitais de search marketing em cumprir os objectivos do nosso site (negócio).
Pontos fulcrais para qualquer campanha digital de search marketing.
  • Relevância entre keywords, anúncios e landing page. A página de destino (landing page) deve estar de acordo com o contexto do anúncio e da keyword que o mostrou.
  • Saber quanto está efectivamente a pagar por click.

Relevância entre keywords, anúncios e landing page

Os principais produtos da Cofidis são:
  • Crédito automóvel
  • Crédito pessoal
  • Crédito lar e recheio
  • Crédito consolidado
Ao pesquisarmos no Google por crédito automóvel obtemos um anúncio para o crédito automóvel para uma landing page dedicada ao crédito automóvel.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

#infográfico: usuários de Facebook não escolhem hora para acessar a rede

#infográfico: usuários de Facebook não escolhem hora para acessar a rede

 
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O Brasil é o segundo país do mundo em número de usuários do Facebook: 46 milhões de pessoas têm um perfil ou página na rede social, a frente da Índia (45 milhões) e só perdendo para os Estados Unidos (157 milhões). Os dados aparecem em um relatório do site Socialbakers, que monitora o tráfego na rede, publicado em maio. O Facebook tem tido um crescimento expressivo no Brasil, sendo 180% no último ano — já é um fato consolidado. Mas um outro levantamento, desta vez feito aqui no país pela empresa de monitoramento de mídias sociais Scup, mostra que o brasileiro usa o Facebook a qualquer hora do dia, todos os dias da semana, o que torna bastante difícil segmentar audiência e estabelecer prioridades.
O Infográfico abaixo mostra os horários de pico de utilização das redes sociais no Brasil. Como podemos analisar, o horário da noite é o de maior movimento. Isso nos leva a outras questões para explicar esse índice: as empresas estão liberando o acesso dos funcionários a redes sociais no ambiente corporativo? A faixa etária que domina o Facebook no Brasil é de gente muito jovem, que não trabalha? Existe impacto, como nos Estados Unidos, do número de mães que não trabalham mas usam as redes sociais?

Uma explicação para esse volume durante o dia pode ser o crescente número de pessoas que acessam a internet a partir de dispositivos móveis, especialmente smartphones. De acordo com a pesquisa TIC Domicílios, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o índice de usuários de celular que usam internet a partir do aparelho mais que triplicou entre 2010 e 2011, passando de 5% para 17%. Claro, a porcentagem é muito maior nas classes mais altas e com nível educacional superior (chega a 46% na classe A), mas é fato que mesmo as classes menos favorecidas já têm dado seus passos nessa direção. Domingo é o único dia em que as pessoas parecem deixar o Facebook um pouco de lado durante o dia, pois o volume de postagens à noite é bem diferente. Mas durante a semana, é muito parecido.
Será que conseguimos viver sem as redes sociais?

Como medir o retorno que seu site está trazendo

 

Como medir o retorno que seu site está trazendo
Talvez até mais importante do que criatividade e habilidade técnica, é fundamental medir se sua estratégia de marketing digital está trazendo retorno. Para te ajudar nisso, compartilharei as métricas que usamos no Empreendemia, baseadas no modelo AARRR – igual a um pirata ou ao tigre do Sucrilhos.

O conceito do funil de vendas

O conceito básico do marketing é: preciso fazer um número grande de pessoas me conhecer. Dessas, só algumas demonstrarão interesse. Dessas, só algumas comprarão. Ou seja, o número de pessoas em cada etapa vai diminuindo, assim como um funil.

Aquisição

A primeira análise a fazer é: quantas pessoas novas conheceram minha empresa esse mês através do site? Uma excelente forma de analisar esse número é através do Google Analytics. Tudo bem que esse número não terá a maior precisão do universo, mas acompanhar essa métrica ao longo do tempo é uma ótima forma de ver se você está conseguindo atrair pessoas para o seu funil.

Ativação

Dessas pessoas que chegaram ao seu site, quantas eram realmente clientes em potencial? Para medir a ativação, você pode analisar as visitas na página de algum produto, quantas pessoas assinaram sua newsletter, te mandaram um e-mail, etc.

Receita

Agora sim o assunto ficou interessante! Quanto seu site está trazendo de retorno financeiro? Quais são os melhores indicadores de desempenho de um e-commerce? Se você tem um e-commerce, isso é fácil de ser medido pelo Google Analytics. Se seu site serve para fazer as pessoas te ligarem ou mandarem um e-mail, vale a pena ter um ramal e e-mail específico que só é divulgado no site. Se seus clientes entraram em contato por esses meios, você sabe que seu site está trazendo resultado$.

Retenção

Infelizmente, valorizar o freguês é uma coisa extremamente importante que todo mundo sabe, mas quase ninguém faz direito. A ideia básica é: se seu produto custa 100 reais e eu compro 1 vez, você ganhou 100 reais. Se eu comprei todo os meses do ano, você ganhou 1200 reais. Quanto mais tempo eu continuar seu cliente, maior o retorno que você terá comigo. Vale a pena relembrar a dica: Transforme seus clientes em fregueses.
Fazer o máximo para fidelizar seu cliente é fundamental se você quer ter um marketing eficiente. Mais uma vez, o Google Analytics consegue te ajudar bastante a medir esse retorno.

Referência

Já falamos algumas vezes sobre um tipo de cliente que é muito especial, o entusiasta. Se você criou uma experiência memorável para o cliente, ele falará da sua empresa para seus amigos, familiares, cachorro, colegas de trabalho, papagaio, Chuck Norris, etc. Além de possibilitar o compartilhamento da sua página através das redes sociais (veja o botão do Twitter e Facebook no começo dessa página), você pode criar campanhas do tipo “Indique um amigo e ganhe X% de desconto”. Pelo Google Analytics, você também pode medir isso.

Conclusão

Além da presença marcante de Chuck Norris, que não podia faltar no artigo, você deve ter reparado uma coisa: o Google Analytics torna possível medir de perto o retorno que seu site está trazendo. Logo depois do fluxo de caixa, o Google Analytics é um dos melhores amigos do empreendedor.
Por Millor Machado no portal Empreendemia

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Cielo se integra ao Facebook para promover lojistas e relacionamento

 

Clientes poderão fazer check-ins diretamente nas máquinas da operadora, compartilhar na rede social e ter acesso a promoções cadastradas pelos lojistas

Por Leticia Muniz, do Mundo do Marketing | 28/11/2012

leticia.muniz@mundodomarketing.com.br

Cielo,Facebook,linkci,aplicativo,ferramentaA Cielo permitirá os consumidores que fazerem check-ins e recomendações de estabelecimentos comerciais em seus perfis no Facebook. O processo será realizado por meio das máquinas de pagamento eletrônico. Batizada de Cielo Linkci, a iniciativa é a primeira frente da companhia no desenvolvimento de serviços business-to-business-to-consumer e funcionará inicialmente em São Paulo e Campinas a partir do próximo mês, para depois ser ampliada para todo o país.
O projeto atuará em três diferentes frentes: a primeira delas é voltada para o estabelecimento comercial, que poderá promover a sua marca e oferecer promoções e descontos para os clientes que fizerem check-ins e recomendações por meio das máquinas da Cielo. Outra oportunidade é a da divulgação direta boca-a-boca, já que o Facebook Brasil conta com cerca de 60 milhões de usuários.
Outra frente de atuação é junto ao cliente, que recebe as bonificações no ato da recomendação e ainda pode guardá-las para utilizar posteriormente. O terceiro ponto de contato está ligado à própria Cielo, que pretende utilizar o Linkci como uma forma de aumentar sua participação no mercado nacional. Atualmente o share da empresa gira em torno dos 95%.
Marketing Boca-a-Boca
Para participar do Linkci é preciso que o dono do estabelecimento comercial faça um cadastro na página do projeto no Facebook. A habilitação do terminal móvel é feita automaticamente em até 24 horas. Na própria página é possível criar uma fan page com logomarca onde cada loja cadastrará as promoções que oferecerá aos clientes que recomendarem seus estabelecimentos por meio das máquinas da Cielo.
As promoções atuarão como uma “moeda de troca” para que o Marketing na rede social seja feito. “Essa solução é uma forma importante de Marketing boca a boca. Com o cadastro permitimos que o lojista possa promover o seu estabelecimento fazendo uma viralização”, explica o Presidente da Cielo, Rômulo de Mello Dias, em entrevista ao Mundo do Marketing.
O oferecimento de bonificações atingirá também os amigos que “curtirem” as recomendações dos clientes no Facebook, o que resultará em aumento no fluxo de clientes nos estabelecimentos comerciais participantes. ”Essa é uma oportunidade de garantir a visualização da marca e a sua disseminação na rede em ampla escala”, comenta Rômulo Dias.
Cielo,Facebook,linkci,aplicativo,ferramentaEngajamento de marcas
Do ponto de vista da rede social, a ideia é que a ferramenta possa atuar como uma nova forma de engajamento de marcas, que hoje atuam muito focadas em promover ações promocionais e concursos para atrair os consumidores. “Hoje mais de 13 milhões de empresas mantém páginas no Facebook e este é um processo que ajuda a tornar as marcas mais conhecidas. Esta ferramenta ajuda principalmente aqueles estabelecimentos menores que ainda não tinham uma relação com o meio digital”, diz o presidente do Facebook no Brasil, Alexandre Hohagen, ao Portal.
A ferramenta deve intensificar o Marketing gerado por recomendações de amigos no Facebook, ferramenta já considerada bastante efetiva. “Acreditamos que a importância da recomendação será levada a um nível ainda maior. Sabemos que 92% das recomendações no Facebook valem mais que qualquer propaganda em TV ou mídia impressa. Os consumidores confiam naquilo que os amigos recomendam”, completa, Alexandre Hohagen, em entrevista ao Mundo do Marketing.
O projeto começa a funcionar em fase piloto no dia 6 de dezembro em 30 estabelecimentos comerciais que fizeram cadastro na Grande São Paulo e em Campinas. Esta é a primeira vez que a Cielo opta por colocar um aplicativo em fase beta e a ideia é avaliar qual será a aceitação dos consumidores. “Está tudo pronto do ponto de vista tecnológico, no entanto, é fundamental avaliarmos agora como será o comportamento do consumidor e a interação com os lojistas para refinarmos as inúmeras possibilidades. O aperfeiçoamento depende do uso”, pondera o Vice-Presidente de Produtos e Negócios da Cielo, Eduardo Chedid.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Kibon surpreende consumidor pagando sorvetes

 

Câmeras foram instaladas em loja de conveniência e flagravam clientes comprando. No caixa atendente informava que produto já havia sido pago. 97% das pessoas retribuíram o gesto

Por Leticia Muniz, do Mundo do Marketing | 26/11/2012

leticia.muniz@mundodomarketing.com.br

A Kibon criou uma “Corrente da Felicidade” para levar momentos de bondade em meio à rotina estressante das pessoas. A marca instalou câmeras em uma loja de conveniência de São Paulo que flagravam clientes escolhendo o sorvete e se dirigindo ao caixa. No local, os consumidores eram informados de que o produto já havia sido pago por outra pessoa.

O resultado foi que 97% das pessoas compartilharam a sua felicidade com o próximo, mesmo sem conhecer. O projeto foi transformado em um vídeo, lançado nos perfis da Kibon no Facebook e Twitter e no canal oficial da marca no YouTube no Brasil, México, Equador e Venezuela. A ação tem a assinatura da New Content, em parceria com a Fbiz.
Kibon,picolés,dia do sorvete,corrente do bem

Quem é o novo profissional de marketing?


Sempre que se fala de propaganda, marketing, logo vem o estereótipo do profissional que quer convencer você a desejar algo que você não quer, a fazer parecer bom algo que não é de criar uma necessidade de algo que você não precisa...
Se algum dia isso foi assim, hoje não é mais, não cabe mais. Vivemos num mundo de possibilidades, num mundo globalizado, onde pessoas e empresas estão buscando oportunidades de ser sustentáveis, de manter e expandir seus negócios pensando no futuro do planeta.
O nosso quintal ficou maior, é o mundo inteiro. Pessoas de várias gerações convivem na mesma empresa, na mesma casa, com objetivos, desejos e necessidades distintas. A informação é abundante e por isso fácil e rapidamente descartável. Logo, como se relacionar num mundo onde as relações são tão plurais?
Para o profissional de marketing não cabe mais as teorias e práticas de sempre. A observação, a coautoria o co-working, o orgânico são as novas diretrizes deste mercado. A conversa, a relevância, a troca, o conteúdo são o que importa. A forma como isso é disseminado é o que encanta. Ninguém mais está disposto a acreditar porque outro alguém quer.
Todos querem ser levados em conta, todos querem ser ouvidos e todos têm algo a dizer. Não cabe mais tentar colocar todo mundo em um uniforme só ou ter grupos para cada uniforme. As pessoas não querem ser rotuladas e sim fazer parte de várias comunidades, de acordo com o papel que escolher nelas.
A cada dia vemos surgir representantes de gerações saídos da internet, por meio de seus blogs, vídeos ou outras manifestações. O que estas pessoas têm em comum? Elas se expressam na sua forma mais pura e dizem a que vieram. É este público que temos como desafio. Pessoas que questionam, expõem, se colocam e não querem ser conduzidas e sim expressar sua personalidade através de atitudes.
As marcas que aprenderam a lição já estão fazendo um trabalho incrível sem vender absolutamente nada. Estão participando da vida das pessoas e estas, deixando-as fazer parte das suas.
Recentemente vi este vídeo na internet e achei muito interessante, pois diz exatamente o que o novo consumidor quer e é para ele que o novo profissional de marketing vai trabalhar.
 

Como transformar ideias em negócios

 

Esse artigo traz dicas valiosas e um esquema infalível para avaliar suas ideias e transformá-las em oportunidades de negócio. Pense nisso, empreenda e seja feliz!


Transformar ideias em oportunidades e abrir novas possibilidades é um desafio e tanto para futuros empreendedores, o que vai exigir muito mais do que métodos e soluções comprovadas. Para colocar uma ideia em prática é necessário, antes de tudo, enxergar benefícios onde a maioria enxerga somente prejuízos.
Calma! Para ajudá-lo a trabalhar melhor as ideias não é necessário reiventar a roda. Embora você deva fugir dos padrões e usar a mente criativa para encontrar a melhor forma de colocar as ideias em prática, muitos estudiosos tiveram essa preocupação antes de você. Portanto, deixe o orgulho de lado e procure utilizar o conhecimento a seu favor. Ideias existem para ser aperfeiçoadas.
Dessa forma, tomei a liberdade de utilizar parte dos ensinamentos mencionados no quarto capítulo do fantástico livro As Vantagens da Adversidade, de Paul Stoltz e Erik Weihenmayer, cujo título é Possibilidades Pioneiras.
Como dizem os autores no início do capítulo, "quantas vezes, no transcurso da sua vida, alguém lhe disse que alguma coisa que você queria fazer era impossível? Já reparou que são geralmente os seus companheiros de trabalho, amigos e entes queridos que tentam "pôr algum juízo na sua cabeça" cada vez que você inventa "um esquema maluco" para experimentar algo novo ou assumir algum risco que eles consideram uma insensatez? Sinta-se agradecido porque essas pessoas se preocupam com você e por isso tentam dissuadi-lo. Elas pensam que lhe estão fazendo um favor e talvez até estejam. Mas, e se...?"
E se as pessoas que gostam de você estiverem erradas? E se o que você sempre sonhou fazer for realmente possível? O que você sentiria se fosse o primeiro a realizá-la? E se, ao tornar possível aquilo, quando tudo lhe parece impossível, você abrisse um mundo de oportunidades inteiramente novo, tanto para você quanto para sua empresa e para as pessoas à sua volta?
Não seria ótimo se uma voz interior profunda e confiante lhe dissesse o melhor caminho a ser tomado? Infelizmente, isso é raro, portanto, comece a pensar que, com as condições certas, as pessoas certas, os sistemas certos e as orientações certas, a ideia pode ser realizada.
Uma das incertezas mais comuns e desafiadoras é quando tentamos algo novo que ainda não foi testado. O medo do desconhecido nos apavora, pois, não estamos acostumados a escalar às cegas, mas, o desejo de ir além é grande. Isso aconteceu com a maioria dos empreendedores que conheço.
No caso dos empreendedores, dos pesquisadores e dos aventureiros em geral, esse medo existe, entretanto, não é tão grande quanto o medo daqueles que passam a vida sem tentar algo novo. É o medo de descobrir que não é tão bom quanto seus pais dizem que você é, de fazer papel de ridículo perante os amigos, de tropeçar e dar com a cara no chão.
Qualquer ideia pode ser colocada em prática. Então, vamos utilizar o Quarto pico – possibilidades pioneiras para exemplificar e fundamentar a ideia que você tem em mente. Quando a ideia sugir ou se a ideia já existe, pegue caneta e papel e comece a descrevê-la de acordo com o roteiro sugerido pelos autores, a seguir adaptado para o fim que você deseja. Vejamos:
Primeira Etapa – Escolha um Objetivo de Valor (Uma ideia de valor)
  • Motivação: por que você quer fazer isso?
  • Forças: que habilidades ou recursos são necessários para colocá-lo em prática? E quanta força de vontade?
  • Entusiasmo: qual o seu grau de empolgação com isso?
Segunda Etapa – Projete Sistemas Personalizados utilizando os critérios PROPS
  • Portátil ou Portável – pode ser levado para qualquer lugar.
  • Reaplicável ou Reproduzível – pode ser recriado, reproduzido ou ambos.
  • Original – nunca foi feito antes (exatamente desse jeito).
  • Pessoal – adequado a você e seu estilo de vida (agradável).
  • Simples – não é fácil, tampouco apresenta complexidades desnecessárias.
Terceira Etapa – Pratique até alcançar a perfeição
  • Quais são os critérios para uma solução eficaz?
  • Onde e como você vai praticar a nova ideia (ou sistema)?
  • O que você vai tentar primeiro?
  • Como refinar sua solução?
  • Onde ou como você pode experimentar?
  • Quem pode lhe dar feedback útil?
  • Quando poderá começar?
  • De quanto tempo ou dinheiro precisa para desenvolvê-lo?
Quarta Etapa - Escreva sua história pioneira
  • Que Objetivo de Valor – Desafio Máximo – você vai enfrentar a despeito das opiniões negativas até atingir a objetivo?
  • Qual será o legado do seu avanço, depois de inaugurar essas possibilidades?
  • Quem se beneficiará com sua ideia ou realização?
Será que o esquema funciona? Tente, afinal, o que você tem a perder com isso? Com a prática, pode tornar-se um grande alquimista capaz de converter ideias simples em grandes oportunidades, mas, lembre-se: nada vem de graça.
Tirar uma ideia do papel e colocá-la em prática é tarefa para pessoas determinadas a vencer na vida, não importa o tamanho do sacrifício. Se estiver pensando em como deixar a sua marca no mundo, comece a praticar tudo o que aprendeu até agora, caso contrário, vai ficar apenas querendo.
Quando se trata de empreender, ideias somente não bastam. O mundo está cheio de boas ideias que vagam sem destino e são desperdiçadas porque ninguém acredita nelas e os autores desistem ao primeiro não. Mais do que obter uma ideia, você precisa de iniciativa, esforço, otimismo e, na maioria dos casos, persistência para conseguir alguém que acredite no que está dizendo.
Assim, quando as ideias surgirem do nada, seja disciplinado. Faça de cada ideia uma possibilidade. Se não for hora de aproveitá-las, guarde-as com carinho. Um dia você vai precisar delas.
Pense nisso, empreenda e seja feliz!