terça-feira, 11 de abril de 2023

As métricas de redes sociais que você precisa acompanhar

 


Sem métricas para medir o sucesso das suas estratégias nas redes sociais, é uma missão impossível saber se elas estão dando certo ou não; se trazem resultados ou apenas gastos. Em outros casos, você até pode ter métricas, mas olhar para os números errados — ou, talvez, deixar passar outros números mais significativos para o seu objetivo.


As métricas que você precisa acompanhar dependem dos porquês do investimento nas redes sociais e, claro, da rede em si. Afinal, cada uma tem a sua lógica. Parece complicado, mas depois de conferir este artigo, você vai dominar o assunto. Siga com a gente que explicamos essa história!

Qual é a importância das métricas de redes sociais?

Nenhuma estratégia de marketing digital pode ser baseada no achismo. Antes de colocar uma ação em prática, é preciso que haja um planejamento para que todos os esforços tragam o melhor retorno possível.

As métricas de redes sociais são grandes aliadas para fazermos uma análise mais precisa do desempenho das ações adotadas. Elas trazem uma visão precisa do retorno obtido e mostram se os objetivos estão sendo alcançados.

Existem vários tipos de métricas que podemos monitorar nas redes sociais, e cada uma permite obter informações para auxiliar nas tomadas de decisão posteriores. Além de toda essa questão estratégica, as métricas de redes sociais permitem verificar o impacto que cada ação gera nos leads e definir o conteúdo ideal que deve ser produzido.

São as métricas que dão um norte aos planejamentos, possibilitando adotar as melhores estratégias conforme os resultados que pretendemos alcançar. Assim, as novas campanhas surtem um efeito cada vez melhor.

Qual é a diferença entre métricas de vaidade e métricas reais?

Já ouviu falar em métricas de vaidade? Eis aí uma das grandes polêmicas quando o assunto são as métricas de redes sociais. A ironia é que muito comumente a métrica principal usada para avaliar o sucesso de uma estratégia é justamente uma métrica vaidosa. E esse tipo de métrica é traiçoeiro, porque acaba sendo uma escolha que parece óbvia.

Muitos acreditam que podemos medir o sucesso de uma página de Instagram pelo número de seguidores, mas nem sempre é assim — aliás, quase nunca! Esse número pode e deve ser acompanhado, mas tê-lo como indicador principal gera vários problemas:

  • são raras as redes sociais que não praticam o estrangulamento de audiência, que é quando o seu conteúdo é entregue apenas para uma parte dos seus seguidores;
  • as redes sociais são um meio, e não um fim por si mesmas. Ou seja, geralmente, são utilizadas para vender mais e gerar leads, não para acumular seguidores;
  • mesmo que seu objetivo com uma rede social seja gerar brand awareness, você tem números mais interessantes para analisar;
  • as métricas de vaidade não dizem nada sobre o ROI da estratégia.

Outros exemplos clássicos de métricas de vaidade são as curtidas na página do Facebook, seguidores no LinkedIn ou, até mesmo, o volume de tráfego no seu site. Imagine que você tem um e-commerce e o objetivo principal da sua página no Facebook é levar pessoas para o seu site e vender por lá.

A métrica mais real, nesse caso, é o número de acessos que você gerou para o seu site ou e-commerce por meio dos links na rede social e, principalmente, quantos desses acessos foram convertidos em compras. O número de likes, reações ou comentários, nesse caso, é uma questão menor para os seus objetivos.

Isso não significa que você deve ignorar quantas curtidas a sua página tem. O ponto aqui é que existem vários aspectos mais relevantes para monitorar em suas redes sociais.

Existem várias métricas de redes sociais que você pode acompanhar, mas algumas são fundamentais. Por isso, as listamos a seguir!

1. Tráfego

Apresenta a quantidade de acessos que o site, blog ou uma determinada página está recebendo, proveniente das publicações nas redes sociais. No Google Analytics, essa métrica é analisada no relatório de aquisição.

2. Alcance

Essa métrica mostra até onde as postagens estão chegando, a maneira como seu conteúdo é distribuído e quantas pessoas foram atingidas. É interessante analisar essa métrica em conjunto com o engajamento para saber se os resultados de fato são positivos.

3. Engajamento

Mostra a quantidade de reações que uma determinada postagem obteve, considerando o número de comentários, likes, compartilhamentos, entre outros. Você pode analisar o desempenho geral do perfil ou verificar cada postagem de maneira individual.

4. Taxa de conversão

Essa métrica pode apresentar diferentes informações, como a quantidade de visitantes que se tornaram leads ou efetuaram uma compra. Ela mostra quantas pessoas realizaram uma determinada ação, ampliando o relacionamento com a sua empresa.

Para calcular a taxa de conversão, basta dividir a quantidade de conversões pelo número de visitas ou visualizações. Multiplique o resultado por 100 para obter um percentual.

5. Volume de menções

Basicamente, essa métrica indica se o seu negócio é ou não notícia. Ela mostra se as pessoas estão falando sobre a sua marca, ou seja, as discussões e conversas relacionadas a ela. É interessante analisar o teor das menções e conversas para conferir quais tópicos estão sendo debatidos e ver o que desperta o interesse do público.

6. ROI

Para finalizar, temos o ROI, ou retorno sobre investimento. Essa é uma das principais métricas de redes sociais e uma velha conhecida do marketing digital. O ROI mostra quantos Reais você gerou para cada Real investido nas redes sociais.

Além de acompanhar as suas taxas de conversão, é importante colocar na conta as métricas de mídia paga, caso você invista em Facebook Ads e afins. Para calcular o ROI, utilizamos a seguinte fórmula:

ROI = lucro do investimento – custo do investimento ÷ custo do investimento

O resultado é multiplicado por 100 para obtermos um percentual.

No entanto, vale a pena saber que considerar apenas o ROI não é suficiente se o seu objetivo principal é gerar visibilidade de marca, e não vendas.

Como definir métricas de redes sociais?

As métricas de redes sociais funcionam da mesma maneira que as unidades de medida que utilizamos no dia a dia. Não usamos litros para calcular o tamanho de um tecido, nem quilos para fazer o cálculo de volume de um líquido. Cada unidade tem a sua aplicação, assim como as métricas.

Na hora de definir aquelas que você vai acompanhar, é preciso considerar os resultados que deseja alcançar com as suas estratégias nas redes. Então, é preciso responder a algumas perguntas.

  • Qual é o seu objetivo ao investir tempo e recursos em uma determinada rede?
  • A ideia é gerar leads qualificados para contato futuro do seu comercial?
  • Você deseja aumentar o volume de vendas diretas?
  • Espera alcançar mais reconhecimento para sua marca?
  • Quer gerar mais tráfego para o site ou blog?

Encontrar essas respostas é um ótimo ponto de partida para saber onde procurar as suas métricas reais, aquelas que dizem respeito à própria rede social (como o alcance das suas publicações) e ao seu site (taxa de conversão, por exemplo).

Agora, vamos para a parte mais prática de tudo isso. Nos próximos tópicos, explicamos como você pode entender e acompanhar as métricas das principais redes sociais para monitorar o desempenho das suas estratégias de campanha. Continue lendo!

Como entender as métricas do Facebook?

Para analisar as métricas do Facebook, você vai utilizar a ferramenta Facebook Insights, disponível dentro da própria plataforma. Ali, basta clicar em informações e você já vai visualizar as principais métricas disponíveis.

No link visão geral é disponibilizado um resumo da sua página, apresentando métricas como alcance, curtidas, visualizações na página, envolvimento, vídeos e mensagens. É interessante acessar cada métrica de forma individual para aprofundar a sua análise.

Comece deixando um pouco de lado o número de curtidas na página. Você pode focar métricas como o índice de engajamento, um número que divide o alcance de uma publicação (outra métrica importante) pela quantidade de interações (curtidas, reações, comentários, compartilhamentos etc.). Ou seja, é uma forma de olhar como cada publicação causou alguma reação da sua audiência.

Ainda para publicações individuais, você pode levantar números como aderência (quantos dos comentários realmente são sobre o assunto da publicação) e dividir os comentários entre positivos, negativos e neutros.

Se você tem como objetivo gerar vendas diretas ou captar leads, a taxa de conversão é outro indicador que deve observar, mas lá no Google Analytics. Postou uma promoção de um produto no Facebook? Quantas pessoas clicaram? Das que clicaram, quantas passaram por outras páginas do seu site? Quantas efetivamente compraram? Essas são suas taxas de conversão!

Como entender as métricas do Instagram?

As métricas de redes sociais do Instagram estão disponíveis na ferramenta Instagram Analytics. Para ter acesso, basta estar no perfil business e clicar no menu direito superior, escolhendo a aba informações. O aplicativo vai encaminhar para a página inicial, que mostra o painel, em que é possível conferir o conteúdo, a atividade e o público.

No Analytics do Instagram, você pode acompanhar boa parte das métricas do Facebook também, e a lógica é bastante parecida. O que pode mudar bastante no seu marketing para Instagram é o seu público nessa rede.

Das métricas do Instagram, é interessante olhar mais para alcance e engajamento do que números de seguidores ou visualizações nos Stories. Por sinal, para metrificar o sucesso dos seus Stories, você pode olhar para o número de saídas, ou seja, quantas pessoas pularam sem terminar de ver a publicação, e a quantidade de respostas. Também vale a pena analisar a taxa de conversão referente aos acessos ao seu site pela página do Instagram.

Como entender as métricas do LinkedIn?

LinkedIn também disponibiliza uma página de análises, chamada LinkedIn Analytics. Para usá-la, é preciso se conectar no perfil e acessar a página da empresa como administrador ou analista.

Você terá acesso a um painel com informações resumidas sobre as principais métricas disponíveis nessa rede social, por exemplo: visitantes, impressões de publicações, seguidores e cliques no botão personalizado.

Essa ferramenta é valiosa porque oferece insights interessantes, como a análise da demografia dos seguidores. Como o LinkedIn tem uma proposta diferente do Facebook, Instagram e TikTok, traz outras possibilidades, principalmente para negócios do setor B2B.

Se a sua empresa vende para outras empresas, o LinkedIn se torna um canal de aquisição ainda mais relevante. Nesse caso, além das taxas de conversão, vale acompanhar a demografia. Isso porque, se a sua persona é um gerente ou diretor, mas você está atingindo apenas profissionais com menor nível de senioridade, por exemplo, pode ser preciso repensar a estratégia.

Por outro lado, se estivermos falando de um negócio B2C, o objetivo principal do seu LinkedIn pode ser estabelecer a autoridade da sua marca no setor e criar diálogos. Nesse caso, é provável que seu KPI se volte para o engajamento e alcance de suas publicações.

Como entender as métricas do TikTok?

TikTok também disponibiliza um painel analítico para você acompanhar as métricas dessa rede social. Basta entrar no seu perfil e clicar nos três pontos localizados no canto superior direito da tela. Vai se abrir um menu contendo, entre outras opções, o Analytics.

Você pode analisar métricas como a evolução de número de seguidores, inclusive acompanhando os padrões de crescimento a curto e longo prazo. Também dá para fazer a análise de tráfego e visualizações de vídeos, para descobrir quais são as postagens mais populares.

Analisando conteúdos de forma individual, é possível verificar comentários, compartilhamentos, curtidas, origem de tráfego, tempo de reprodução, entre outras informações.

Ao conferir os vídeos mais populares, você descobre quais são os temas ou formatos que despertam mais a atenção do seu público. O tempo de visualização também traz uma informação importante para descobrir quanto tempo a sua audiência está disposta a gastar visualizando cada vídeo.

Como saber se o engajamento é bom?

O objetivo de investir nas redes sociais é se aproximar ainda mais do público, certo? Queremos gerar interações com essas pessoas, o que leva à necessidade de considerar a métrica de engajamento em suas estratégias. Ela é importante principalmente para quem foca a distribuição de conteúdo e a construção da imagem.

Para saber se o engajamento está em um nível adequado, são consideradas variáveis como:

  • compartilhamentos;
  • comentários;
  • número de likes;
  • menções;
  • cliques;
  • postagens salvas, e qualquer outra interação.

É importante analisar essa métrica porque ela mostra se o conteúdo que você está criando atende às expectativas do seu público e desperta o seu interesse. Você sabe que o engajamento é alto quando a quantidade de interações é satisfatória em relação ao número de visitas.

Podemos calcular a taxa de engajamento para ter uma visão mais precisa desse cenário. Para fazer esse cálculo, dividimos a soma de todas as interações em uma postagem pelo alcance dela.

Vamos a um exemplo: digamos que um post tenha recebido 284 interações e que o alcance tenha sido de 8.770 pessoas. O resultado da divisão é 0,0323, então multiplicamos por 100 para obter um percentual, o que dá 3,23%. Quanto maio o percentual, maior o engajamento.

Como acompanhar as métricas de redes sociais?

Pode parecer difícil acompanhar todas as métricas de redes sociais, em especial quando a empresa está presente em diferentes plataformas. Mas, mesmo nessas situações, é possível simplificar o processo.

Existem ferramentas que facilitam o monitoramento, centralizando os dados e gerando relatórios. Você também pode aproveitar todos os recursos do software de gestão de redes sociais, integrado ao Marketing Hub da HubSpot. Com ele, você consegue centralizar suas contas nas principais redes sociais em uma única plataforma de gerenciamento, contando com um conjunto de métricas para monitorar suas ações.

Desenvolver uma estratégia de marketing robusta é um trabalho em que a criatividade e os números devem andar lado a lado. Encontrar as métricas de redes sociais certas para o seu negócio e os seus objetivos é o primeiro passo para explorar o máximo do potencial das redes. Monitorar e analisar esses números é fundamental para seu planejamento e tomada de decisão.

Quer dar o próximo passo? Confira aqui todas as funcionalidades da ferramenta da HubSpot para gerenciar suas redes sociais com mais eficiência.

Audience Insights do TikTok: veja como usar para ter ideias de conteúdo

 


TikTok é uma ferramenta dinâmica e intensa. Se você não está produzindo conteúdo de maneira constante, pode cair no esquecimento. Porém, algumas vezes parece ser impossível ter ideias para postar tanto. É aí que o Audience Insights do TikTok entra como a principal ferramenta para movimentar, inclusive, o seu TikTok Ads.

Quer saber mais sobre esse recurso, como ele funciona e como extrair o máximo de proveito dele? Então, está na hora de saber mais sobre a ferramenta capaz de gerar ideias de conteúdos irresistíveis. Continue lendo e aproveite todas as informações!

Inclusive, você pode entender melhor como o seu público-alvo predefinido consome conteúdos dentro do aplicativo, especificamente. E é lógico que isso é valioso para quem quer ter um contato mais intenso com esses usuários, viralizando nas redes sociais.

Então, suponha que você já tem um público-alvo bem definido e que quer começar a se relacionar com ele no TikTok. O primeiro passo é entender quais são os conteúdos que estão “fazendo a cabeça” desse pessoal lá dentro.

Você terá acesso a uma relação mais generalista dos temas que despertam interesse nessas pessoas, mas poderá também se aprofundar neles. Para ter uma ideia, é possível até saber a faixa de preço do dispositivo que o usuário está usando na rede; tudo com a intenção de direcionar melhor a segmentação das suas campanhas.

Veja como usar o TikTok em sua estratégia de Marketing nas Redes Sociais

Você pode usar os dados gerados pelo Audience Insights da forma como a sua imaginação permitir. Mas é claro que existem algumas aplicações que são amplamente difundidas no mercado e dão super certo. Então, o ideal é ficar de olho nelas e experimentar. Olha só!

 

1. Use os insights no planejamento de campanhas

A primeira maneira de fazer um bom uso do Audience Insights do TikTok é aproveitando todos os insights de audiência gerados para elaborar campanhas mais alinhadas com a preferência do seu público.

Isso significa explorar melhor as suas hashtags de interesse, direcionar seus conteúdos para quem interage com os vídeos e até mesmo trabalhar com públicos personalizados que engajaram com um conteúdo específico.

2. Aprenda mais sobre o seu público

Além de validar as informações que você já tem sobre o seu público-alvo, você também pode aprofundar o seu conhecimento sobre ele, adquirindo novos dados relevantes sobre o seu perfil, demografia ou comportamento na rede.

Isso permite que a sua empresa consiga estabelecer uma comunicação direto ao ponto, engajando os usuários logo no início dos conteúdos e prendendo a sua atenção.

3. Crie estratégias mais segmentadas

Talvez sua empresa não consiga engajar todos os públicos com um único tipo de conteúdo. Mas, com o Audience Insights do TikTok, é possível criar conteúdos distintos, segmentados e atrativos, para públicos diferentes.

Mesclando os seus conteúdos e abordagens, é completamente viável captar a atenção mesmo de grupos diferentes de consumidores nos quais sua marca tem interesse.

4. Planeje seu conteúdo com base nos interesses

E, falando em interesses, você pode descobrir uma fonte praticamente inesgotável de insights ao planejar seus conteúdos sempre com base nos assuntos mais buscados e assistidos pela sua audiência.

Assim, seu perfil na rede social vai se moldando conforme o comportamento do seu público-alvo, o que o mantém sempre atento às suas postagens.

Quais são as vantagens de usar o TikTok?

E se você ainda está se perguntando sobre o porquê de usar a rede social, aqui vão algumas razões pelas quais você deveria começar a apostar no TikTok para negócios como um recurso estratégico. Confere aí!

Conta com um alto índice de crescimento

Pode não parecer, mas o TikTok estourou na popularidade entre os usuários, deixando a concorrência surpresa com a sua participação como mídia social, mesmo com gigantes já inseridos e consolidados nesse mercado.

Apesar de ser uma rede social que deu os seus primeiros passos no uso pessoal, não demorou até que as empresas percebessem que poderiam aproveitar o recurso a seu favor.

Por isso, se você quer ter acesso a uma larga escala de usuários, seja para divulgar sua marca ou mesmo aprender mais sobre o seu público, essa é uma ótima alternativa. Por isso, o TikTok pode ser um ótimo local para você testar interações com os seus consumidores.

Grande número de usuários ativos

Os usuários ativos são aqueles que estão sempre presentes de alguma maneira na rede social, ou seja, que a acessam todos os dias. Por isso, tudo o que você posta pode ser rapidamente visualizado por um número bastante expressivo de pessoas.

A melhor parte é que, além de ser um público que “está sempre ali”, ele também interage de forma ativa com as publicações. Curtidas, comentários e compartilhamentos são muito mais comuns no TikTok do que em outras redes sociais. E é assim que você consegue entender com mais precisão o que funciona ou não para a sua audiência.

Jovens no centro da atenção

Se você tem um negócio nichado para o público jovem, suas chances de sucesso com o TikTok são ainda maiores. A maioria dos usuários tem entre 12 e 30 anos, o que costuma ser bastante favorável se a sua intenção for tornar a marca popular.

É claro que, apesar do estereótipo do jovem brasileiro, é preciso ir mais a fundo para entender o comportamento desses usuários online. Por isso, o Audience Insights do TiktTok também é relevante nesse sentido.

Já é popular entre grandes empresas

E se você está com um pé atrás em manter sua conta ativa no TikTok porque pode “pegar mal”, não se preocupe. A rede social já foi aderida por grandes companhias e já é encarada pelo mercado como uma ferramenta organizacional também.

Existe uma máxima no marketing de que você deve estar onde o seu cliente está. Por isso, se você precisar ir para o TikTok para consolidar boas memórias relacionadas à sua empresa, tudo bem. No fim, quem vai dar o tom às publicações e definir quando postar no TikTok é você.

Usar o Audience Insights do TikTok é uma ótima maneira de aumentar a participação da sua marca em ambientes digitais, além de ser uma estratégia e tanto para descobrir do que o seu público gostae conhecer melhor o seu comportamento. Então, aproveite a seu favor!

segunda-feira, 10 de abril de 2023

Como aproveitar o BBB para criar conexões com seu público

 Escrito por Daniella Terreros


O BBB divide opiniões. Enquanto muitos criticam o formato do programa, outros exaltam o entretenimento gerado pela competição.

Seja amando, seja lançando hate, o engajamento do Big Brother Brasil é indiscutível. Os olhos dos brasileiros se voltam ao reality pelos mais diversos motivos: cenas engraçadas, debates sobre temas relevantes, participantes icônicos e por aí vai. Até mesmo as ações de marketing promovidas pelos anunciantes viram assunto nas rodas de conversa.

Fato é que o BBB segue, há mais de 20 anos, uma fórmula de sucesso. Até mesmo as edições mais flopadas são um sucesso de público. O programa é um dos mais rentáveis da maior emissora de televisão do Brasil.

Você pode aproveitar os primeiros meses do ano e aumentar sua receita, investindo no marketing sazonal proporcionado pelo BBB. Continue a leitura e saiba como.

Em síntese, o marketing sazonal é o trabalho realizado para vender produtos ou serviços e divulgar a marca durante uma época específica do ano. São exemplos:

  • dia dos namorados — ótimo para floriculturas celebrarem o amor com condições especiais para compra de flores e comunicação visual romântica;
  • natal — temas natalinos dividem as vitrines com parcelamentos estendidos para que as pessoas comprem os presentes de final de ano;
  • verão — saldões incríveis de roupas para as pessoas investirem o 13º salário.

Para você isso não é uma surpresa. Mas já parou para pensar que o marketing sazonal não precisa se restringir a estações do ano e datas comemorativas? A estratégia também pode envolver períodos específicos do ano em que eventos se tornam o assunto do momento por alguns dias, semanas ou meses. É o caso do BBB.

Aproveitar o Big Brother Brasil como gatilho para marketing, promoções e vendas trará todos os benefícios do marketing sazonal traduzidos em uma campanha moderna e criativa. 

Vantagens do marketing sazonal

Seja com o BBB, seja com outra data comemorativa, sempre vale a pena reforçar os principais benefícios de se investir em um planejamento estratégico de marketing sazonal!

Foco nas necessidades do negócio

A marca precisa faturar mais, captar leads ou melhorar a visibilidade no mercado? Aproveite a época para realizar campanhas criativas voltadas para a necessidade atual do negócio.

Histórico de dados

As campanhas sazonais podem ser replicadas todos os anos. Manter um histórico das métricas contribui para estruturar os próximos planejamentos, de acordo com o que deu muito certo no período.

Adaptação de problemas

Da mesma forma que você tem dados para replicar os acertos, o marketing sazonal também permite que você se adapte aos problemas. É como se todo ano você tivesse uma chance de fazer mais e melhor.

Kit completo para criar uma estratégia de marketing na sazonalidade

Como saber se meus clientes acompanham BBB?

Mais importante do que estar atrelado a um feriado oficial, o marketing sazonal é uma forma de ajustar suas campanhas à realidade da persona do negócio.

Identificar datas relevantes ao longo do ano não é difícil. Você pode, por exemplo, avaliar o tráfego do último em relação a vendas e rentabilidade do negócio. Assim, conseguirá descobrir quais campanhas foram mais atraentes e para quais épocas do ano seu produto cai melhor.

Analisar os números promovidos pelo BBB na sua empresa não é tão simples se você nunca investiu nesse mote de campanha. O fato de o programa estar passando na televisão não influencia em nada nos resultados da empresa — a não ser que você seja anunciante ou um dos participantes faça uma publi espontânea sobre a marca.

Dito isso, como saber se meus clientes acompanham Big Brother Brasil e vão entender as referências de campanha?

Provavelmente, seus clientes são espectadores da competição. O BBB é um dos programas mais assistidos do Brasil. A não ser que seu público seja muito nichado, isso não vai ser um problema, já que algumas pesquisas apontam que 84% dos brasileiros dizem acompanhar o programa. Seja pela televisão, seja somente pelas redes sociais, o conteúdo é consumido em larga escala.

Dos 84%, mais da metade são mulheres. Sul, sudeste e nordeste são as regiões em que o reality é mais popular. No entanto, a maior rejeição está no sul. 

Como criar uma campanha de marketing aproveitando o BBB?

Sua empresa é única. As políticas de preços e promoções são individuais. Provavelmente, você tem uma estratégia para gerar leads. Veja algumas sugestões para alinhar o BBB a essa realidade.

Revise outras campanhas sazonais

Revise os investimentos em marketing sazonal feitos anteriormente e busque pelas campanhas bem-sucedidas. Veja onde foi seu grande acerto na linguagem, na geração de leads, na finalização das vendas e em outras etapas da jornada do cliente.

A intenção é repetir os passos de sucesso, adaptando a campanha ao BBB. Identidade visual, bordões, sons — como o do Big Fone ou o “Brasil”, de Gil do Vigor — fazem parte dos elementos que podem ser aplicados.

Além da jornada, repita o que deu certo. Se você realiza um formato de promoção frequente, aproveite para repetir. Os consumidores começam a esperar por essas promoções sazonais e serão positivamente surpreendidos com uma campanha fora de época.

Inclua todos os canais na sua estratégia

O que você posta nas mídias sociais é crucial para um plano de marketing sazonal bem-sucedido. Tratando-se de BBB, não há dúvidas disso, já que os memes e pequenos vídeos de reprodução são formatos muito apreciados pelos usuários que consomem os conteúdos do programa.

Ainda assim, não se esqueça de conectar todos os canais em sua estratégia. O que quer que você promova em seu site, lista de e-mail, blog e outros canais deve refletir a mesma abordagem em suas mídias sociais.

Incentive o conteúdo gerado pelo usuário

O conteúdo gerado pelos seus seguidores nas redes sociais é uma ferramenta de marketing valiosa. Por meio de enquetes, perguntas e respostas, você pode incentivar seus seguidores a criar conteúdo sazonal para você.

Pode, ainda, oferecer incentivos para a criação de postagens que apresentem sua marca positivamente. Por exemplo, você pode dar brindes para quem recomendar um determinado produto como se estivesse oferecendo a imunidade concedida pelo anjo.

Sugira que eles usem hashtags específicas e também marquem o perfil. Além de você controlar os participantes, outras pessoas ficarão sabendo da promoção.

Promoções únicas

Ainda falando sobre conceder brindes para aqueles que produzirem postagens, você também pode realizar promoções únicas, como fornecer um determinado produto às primeiras pessoas que responderem a uma enquete acertando o resultado do paredão.

Essa foi uma estratégia de marketing sazonal bastante utilizada durante a Copa do Mundo. Comentários acertando o placar eram premiados com PIX e outras vantagens. Não há nada que impeça de reproduzir essa estratégia no BBB, gerando engajamento.

Como o BBB ajuda a criar conexão com os clientes?

Não dá para pensar na clientela só na hora de realizar uma venda. Fidelizar significa estabelecer um relacionamento, mantendo o público próximo da sua marca.

Cada vez que você posta um meme, uma imagem, um vídeo sobre o BBB, você se aproxima dessas pessoas, mostrando que, de certa forma, vocês se identificam para além das relações comerciais.

Sua estratégia de marketing sazonal não deve se reduzir a promoções, brindes e vendas. Pense que você está realizando um movimento de aproximação, abrindo mercado para que outras pessoas conheçam seus produtos e serviços por meio de um conteúdo que elas adoram consumir como lazer.

Como saber mais sobre o BBB?

Para que a sua marca fale sobre o BBB e aproveite os benefícios listados ao longo deste artigo, os responsáveis pelo planejamento de conteúdo e postagens devem entender sobre o reality e acompanhar o jogo. Com o pay per view 24 horas por dia no ar, há conteúdo em potencial o tempo todo.

Mas você não precisa se dedicar ao programa integralmente: o Twitter pode dar uma mãozinha. A rede social ferve durante os meses em que o programa está no ar. São centenas de posts por minuto, com frases, fotos, imagens e opiniões sobre tudo o que está acontecendo na casa. Além disso, muitas pessoas resgatam fatos de outras edições, o que ajuda a entender mais sobre o programa.

O Twitter é uma ótima ferramenta para apoiar a sua estratégia, ajudando a não errar no timing e no discurso. Observar a opinião das pessoas é crucial para não cometer deslizes, por exemplo, exaltando certos participantes e validando comportamentos mal vistos pelo público.

Há pessoas fascinadas por acompanhar a vida alheia no Big Brother Brasil. Muitos vão parar de rodar o feed e os stories ao ver qualquer menção ao reality show. Entre amantes e haters, utilizar o BBB como estratégia de marketing sazonal é uma forma de se conectar ao público.

Goste ou não, o reality é um grande vencedor de audiência. Uma campanha bem planejada baseada no programa tem sim o poder de aumentar o tráfego em seu site, gerar leads, promover maior envolvimento com os clientes e reconhecimento da marca. Foque nas referências, acompanhe os assuntos em alta e invista no BBB!