segunda-feira, 10 de abril de 2023

Como aproveitar o BBB para criar conexões com seu público

 Escrito por Daniella Terreros


O BBB divide opiniões. Enquanto muitos criticam o formato do programa, outros exaltam o entretenimento gerado pela competição.

Seja amando, seja lançando hate, o engajamento do Big Brother Brasil é indiscutível. Os olhos dos brasileiros se voltam ao reality pelos mais diversos motivos: cenas engraçadas, debates sobre temas relevantes, participantes icônicos e por aí vai. Até mesmo as ações de marketing promovidas pelos anunciantes viram assunto nas rodas de conversa.

Fato é que o BBB segue, há mais de 20 anos, uma fórmula de sucesso. Até mesmo as edições mais flopadas são um sucesso de público. O programa é um dos mais rentáveis da maior emissora de televisão do Brasil.

Você pode aproveitar os primeiros meses do ano e aumentar sua receita, investindo no marketing sazonal proporcionado pelo BBB. Continue a leitura e saiba como.

Em síntese, o marketing sazonal é o trabalho realizado para vender produtos ou serviços e divulgar a marca durante uma época específica do ano. São exemplos:

  • dia dos namorados — ótimo para floriculturas celebrarem o amor com condições especiais para compra de flores e comunicação visual romântica;
  • natal — temas natalinos dividem as vitrines com parcelamentos estendidos para que as pessoas comprem os presentes de final de ano;
  • verão — saldões incríveis de roupas para as pessoas investirem o 13º salário.

Para você isso não é uma surpresa. Mas já parou para pensar que o marketing sazonal não precisa se restringir a estações do ano e datas comemorativas? A estratégia também pode envolver períodos específicos do ano em que eventos se tornam o assunto do momento por alguns dias, semanas ou meses. É o caso do BBB.

Aproveitar o Big Brother Brasil como gatilho para marketing, promoções e vendas trará todos os benefícios do marketing sazonal traduzidos em uma campanha moderna e criativa. 

Vantagens do marketing sazonal

Seja com o BBB, seja com outra data comemorativa, sempre vale a pena reforçar os principais benefícios de se investir em um planejamento estratégico de marketing sazonal!

Foco nas necessidades do negócio

A marca precisa faturar mais, captar leads ou melhorar a visibilidade no mercado? Aproveite a época para realizar campanhas criativas voltadas para a necessidade atual do negócio.

Histórico de dados

As campanhas sazonais podem ser replicadas todos os anos. Manter um histórico das métricas contribui para estruturar os próximos planejamentos, de acordo com o que deu muito certo no período.

Adaptação de problemas

Da mesma forma que você tem dados para replicar os acertos, o marketing sazonal também permite que você se adapte aos problemas. É como se todo ano você tivesse uma chance de fazer mais e melhor.

Kit completo para criar uma estratégia de marketing na sazonalidade

Como saber se meus clientes acompanham BBB?

Mais importante do que estar atrelado a um feriado oficial, o marketing sazonal é uma forma de ajustar suas campanhas à realidade da persona do negócio.

Identificar datas relevantes ao longo do ano não é difícil. Você pode, por exemplo, avaliar o tráfego do último em relação a vendas e rentabilidade do negócio. Assim, conseguirá descobrir quais campanhas foram mais atraentes e para quais épocas do ano seu produto cai melhor.

Analisar os números promovidos pelo BBB na sua empresa não é tão simples se você nunca investiu nesse mote de campanha. O fato de o programa estar passando na televisão não influencia em nada nos resultados da empresa — a não ser que você seja anunciante ou um dos participantes faça uma publi espontânea sobre a marca.

Dito isso, como saber se meus clientes acompanham Big Brother Brasil e vão entender as referências de campanha?

Provavelmente, seus clientes são espectadores da competição. O BBB é um dos programas mais assistidos do Brasil. A não ser que seu público seja muito nichado, isso não vai ser um problema, já que algumas pesquisas apontam que 84% dos brasileiros dizem acompanhar o programa. Seja pela televisão, seja somente pelas redes sociais, o conteúdo é consumido em larga escala.

Dos 84%, mais da metade são mulheres. Sul, sudeste e nordeste são as regiões em que o reality é mais popular. No entanto, a maior rejeição está no sul. 

Como criar uma campanha de marketing aproveitando o BBB?

Sua empresa é única. As políticas de preços e promoções são individuais. Provavelmente, você tem uma estratégia para gerar leads. Veja algumas sugestões para alinhar o BBB a essa realidade.

Revise outras campanhas sazonais

Revise os investimentos em marketing sazonal feitos anteriormente e busque pelas campanhas bem-sucedidas. Veja onde foi seu grande acerto na linguagem, na geração de leads, na finalização das vendas e em outras etapas da jornada do cliente.

A intenção é repetir os passos de sucesso, adaptando a campanha ao BBB. Identidade visual, bordões, sons — como o do Big Fone ou o “Brasil”, de Gil do Vigor — fazem parte dos elementos que podem ser aplicados.

Além da jornada, repita o que deu certo. Se você realiza um formato de promoção frequente, aproveite para repetir. Os consumidores começam a esperar por essas promoções sazonais e serão positivamente surpreendidos com uma campanha fora de época.

Inclua todos os canais na sua estratégia

O que você posta nas mídias sociais é crucial para um plano de marketing sazonal bem-sucedido. Tratando-se de BBB, não há dúvidas disso, já que os memes e pequenos vídeos de reprodução são formatos muito apreciados pelos usuários que consomem os conteúdos do programa.

Ainda assim, não se esqueça de conectar todos os canais em sua estratégia. O que quer que você promova em seu site, lista de e-mail, blog e outros canais deve refletir a mesma abordagem em suas mídias sociais.

Incentive o conteúdo gerado pelo usuário

O conteúdo gerado pelos seus seguidores nas redes sociais é uma ferramenta de marketing valiosa. Por meio de enquetes, perguntas e respostas, você pode incentivar seus seguidores a criar conteúdo sazonal para você.

Pode, ainda, oferecer incentivos para a criação de postagens que apresentem sua marca positivamente. Por exemplo, você pode dar brindes para quem recomendar um determinado produto como se estivesse oferecendo a imunidade concedida pelo anjo.

Sugira que eles usem hashtags específicas e também marquem o perfil. Além de você controlar os participantes, outras pessoas ficarão sabendo da promoção.

Promoções únicas

Ainda falando sobre conceder brindes para aqueles que produzirem postagens, você também pode realizar promoções únicas, como fornecer um determinado produto às primeiras pessoas que responderem a uma enquete acertando o resultado do paredão.

Essa foi uma estratégia de marketing sazonal bastante utilizada durante a Copa do Mundo. Comentários acertando o placar eram premiados com PIX e outras vantagens. Não há nada que impeça de reproduzir essa estratégia no BBB, gerando engajamento.

Como o BBB ajuda a criar conexão com os clientes?

Não dá para pensar na clientela só na hora de realizar uma venda. Fidelizar significa estabelecer um relacionamento, mantendo o público próximo da sua marca.

Cada vez que você posta um meme, uma imagem, um vídeo sobre o BBB, você se aproxima dessas pessoas, mostrando que, de certa forma, vocês se identificam para além das relações comerciais.

Sua estratégia de marketing sazonal não deve se reduzir a promoções, brindes e vendas. Pense que você está realizando um movimento de aproximação, abrindo mercado para que outras pessoas conheçam seus produtos e serviços por meio de um conteúdo que elas adoram consumir como lazer.

Como saber mais sobre o BBB?

Para que a sua marca fale sobre o BBB e aproveite os benefícios listados ao longo deste artigo, os responsáveis pelo planejamento de conteúdo e postagens devem entender sobre o reality e acompanhar o jogo. Com o pay per view 24 horas por dia no ar, há conteúdo em potencial o tempo todo.

Mas você não precisa se dedicar ao programa integralmente: o Twitter pode dar uma mãozinha. A rede social ferve durante os meses em que o programa está no ar. São centenas de posts por minuto, com frases, fotos, imagens e opiniões sobre tudo o que está acontecendo na casa. Além disso, muitas pessoas resgatam fatos de outras edições, o que ajuda a entender mais sobre o programa.

O Twitter é uma ótima ferramenta para apoiar a sua estratégia, ajudando a não errar no timing e no discurso. Observar a opinião das pessoas é crucial para não cometer deslizes, por exemplo, exaltando certos participantes e validando comportamentos mal vistos pelo público.

Há pessoas fascinadas por acompanhar a vida alheia no Big Brother Brasil. Muitos vão parar de rodar o feed e os stories ao ver qualquer menção ao reality show. Entre amantes e haters, utilizar o BBB como estratégia de marketing sazonal é uma forma de se conectar ao público.

Goste ou não, o reality é um grande vencedor de audiência. Uma campanha bem planejada baseada no programa tem sim o poder de aumentar o tráfego em seu site, gerar leads, promover maior envolvimento com os clientes e reconhecimento da marca. Foque nas referências, acompanhe os assuntos em alta e invista no BBB!

quarta-feira, 5 de abril de 2023

Escrita para Instagram: aprenda o que é ideal para a rede social

 


Você sabia que o tipo de escrita para Instagram que você usa influencia no aumento da audiência e no engajamento dos usuários? Assim como outras redes sociais, o Instagram tornou-se uma importante ferramenta para alcançar o público-alvo e manter uma relação mais próxima com ele.

Mas você precisa saber se comunicar com a audiência, postando conteúdos com legendas que ajudem a alcançar os objetivos da empresa. Desenvolver um estilo de escrita e técnicas específicas são fundamentais nesse objetivo.

Entenda como deve ser a copywriting para Instagram e conheça um conjunto de técnicas para destacar seu negócio nessa rede social.

Caso ultrapasse os 125 caracteres, as chances de leitura completa da publicação podem diminuir. Isso acontece porque será preciso clicar em “mais” para seguir com a visualização do texto, o que leva uma parcela das pessoas a desistirem dessa ação.

Como escrever conteúdos para Instagram

O uso de determinadas técnicas pode fazer toda a diferença para garantir o crescimento do perfil do seu negócio. Confira as dicas de escrita para Instagram a seguir.

Tom de voz

O tom de voz define a maneira como sua empresa comunica valores, missão e posicionamento no mercado. Por meio das palavras, torna-se possível expressar o estilo da marca e se aproximar mais do público.

De acordo com a estratégia de marketing digital no Instagram, a empresa pode adotar um tom de voz formal ou informal. Também é preciso identificar se a fala adotada com o público será na primeira pessoa do plural (“Nós da empresa..”) ou do singular (“Eu, fundador da empresa...”) etc.

Personalidade

A escrita para Instagram também deve deixar transparecer a personalidade do negócio. É importante que o estilo que você escolher para textos e hashtags ajudem a atrair os clientes em potencial. Demonstre como a solução oferecida pela empresa pode contribuir para solucionar suas dores.

A personalidade presente na produção dos conteúdos deve ser única para criar uma conexão com esse público. Alguns exemplos de traços para definir e personalizar a escrita são:

  • sério;
  • divertido;
  • prático;
  • motivacional;
  • criativo;
  • feliz;
  • caloroso.
  • passional;
  • energético;
  • acadêmico.

Vocabulário

Em relação ao vocabulário, a forma escrita também expressa o que a marca representa. Nesse sentido, é preciso definir o uso ou não de abreviações, gírias, nível de formalidade. O copywriting deve considerar até mesmo os termos proibidos nos conteúdos postados no Instagram.

Textos com vocabulário mais informal contêm termos e expressões que trazem mais proximidade com os clientes, como:

  • Opa!
  • Fala, camarada!
  • Beleza?
  • Aeeee!
  • Wow!
  • Combinado?
  • Valeu!

Já numa proposta formal, em que o intuito é ser mais direto, evitando o uso de palavras coloquiais nas postagens, podemos ter expressões como:

  • “Apresentamos o nosso lançamento...”
  • “Temos o prazer de anunciar...”
  • “Atenciosamente.”

Linha editorial

Definido o padrão da escrita, é hora de planejar a linha editorial para crescer no Instagram. Trata-se dos temas para os conteúdos a serem publicados no perfil da empresa em determinado período.

As etapas da linha editorial devem ser pensadas de forma cronológica, levando a audiência a percorrer uma jornada até o destino final. Também incluem abordagens usadas em datas especiais, como Dia das Mães, Black FridayNatal e datas relacionadas ao segmento da marca.

Confira nosso ebook sobre Copywriting e aprenda a escrever textos que vendem

Temas

As postagens no Instagram precisam abordar temas alinhados a assuntos do interesse da audiência. Esses temas surgem a partir da identificação da linha editorial a ser seguida. Você pode escrever, por exemplo, textos sobre:

  • produtos e serviços oferecidos pela empresa;
  • medos e desejos da audiência;
  • bastidores da marca;
  • hobbies relacionados ao público-alvo;
  • enquetes, quizzes e perguntas.

Escrever sobre temas relevantes permite construir aos poucos a confiança dos seguidores. Conforme seguem os conteúdos postados, eles cada vez mais se convencem de que a sua empresa é a melhor opção.

Objetivo

Quais são os objetivos da empresa ao postar no Instagram? Entender o propósito das postagens é fundamental antes de postar no Instagram, pois é isso o que vai direcionar a escrita dos conteúdos. Entre os objetivos mais comuns, estão:

  • aumentar o tráfego ou a visibilidade da marca;
  • gerar leads;
  • ampliar as vendas;
  • entreter;
  • engajar;
  • informar.

É bom lembrar que você pode revisar esses objetivos na frequência que desejar (mensal, trimestral, anual). Procure sempre acompanhar as métricas para avaliar os resultados das estratégias.

Escaneabilidade

O Instagram é um aplicativo usado sobretudo no celular, o que exige dinamismo. A escrita precisa atrair a atenção do leitor para que ele acompanhe o texto até o final. Uma leitura truncada, com parágrafos longos, por exemplo, pode levar o texto a ser abandonado no meio do caminho.

A escaneabilidade funciona justamente para evitar que isso aconteça. A técnica consiste em otimizar os conteúdos para facilitar a leitura e torná-la mais fluída. Utilização de negrito, parágrafos curtos e frases objetivas são recursos usados para uma leitura mais dinâmica e prazerosa.

Uso de emojis

Os emojis são mais conhecidos pelas carinhas amarelas que expressam emoções como alegria, tristeza e raiva. Eles funcionam muito bem para interagir de maneira humorada com o cliente, o que vai depender do posicionamento e da estratégia adotada pela marca.

Mas existem mais opções que podem ser usadas na escrita para Instagram da empresa, seja qual for a personalidade da marca. Além dos emojis faciais, existem os que representam objetos, lugares, setas, check e alertas.

Esses recursos do Instagram não afetam a formalidade ou a credibilidade do conteúdo. Eles são indicados para destacar informações, dar uma quebra no texto e trazer mais fluidez à leitura. Mas evite exageros, pois isso pode prejudicar a leitura e causar poluição visual.

Caracteres especiais

Os caracteres especiais — símbolos gráficos, sinais de acentuação e pontuação, entre outros — também são usados nas redes sociais no lugar dos emojis para demonstrar sentimentos, emoções etc.

O problema é que nem todo mundo conhece e entende o significado dos caracteres. Se você postar, por exemplo, os símbolos :) para representar um sorriso, há usuários que vão ler como “dois pontos e parênteses”. Por essa razão, o ideal é utilizar o próprio emoji correspondente.

A forma de escrita para Instagram deve ser baseada no perfil da sua audiência. Esse cuidado é fundamental para que seja possível alcançar os melhores resultados nas suas postagens. Analise com frequência aquilo que está funcionando e aquilo que pode ser melhorado.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite e baixe o Relatório de engajamento no Instagram e confira tendências, dados do mercado mundial e estratégias para alcançar o sucesso nessa importante rede social!

10 aplicações do ChatGPT para o Marketing

 


Ferramenta da OpenAI listou algumas das formas como pode ser aplicado às rotinas das operações de MarketingPor Ian Cândido - 03/04/2023

Ame ou odeie, o ChatGPT chegou para ficar e trouxe consigo um panorama dialético. De um lado, estão os que temem os potenciais impactos negativos que podem ser causados pela ferramenta da OpenAI, sobretudo no tocante às relações de trabalho. Do outro lado, estão as pessoas que buscam entender o recurso a fim de extrair soluções para melhorias pessoais, acadêmicas e profissionais. 

Partindo do lado da busca por soluções, pedimos ao ChatGPT que elencasse dez de suas aplicações para o campo do Marketing. A ferramenta não decepcionou, e listou utilidades práticas que vão do Marketing Conversacional ao Marketing de Influência. Naturalmente, vale ressaltar que, embora ofereça recursos relevantes para a prática do Marketing atual, o robô da OpenAI está longe de conseguir reproduzir o feeling dos profissionais que batem o martelo quanto às decisões na área. 

Por isso, se você ainda tem as suas ressalvas quanto à aliança homem-máquina em prol de ações de Marketing mais assertivas, veja as competências oferecidas pelo ChatGPT ao mundo do Marketing, conforme descritas pelo próprio robô:

1 – Chatbots: O ChatGPT pode ser usado como a base para a construção de chatbots para atendimento ao cliente. Esses chatbots podem ser treinados para responder a perguntas frequentes e solucionar problemas simples, proporcionando um atendimento mais eficiente.

2 – Geração de conteúdo: O ChatGPT pode ser utilizado para gerar conteúdo em grande escala. Os profissionais de marketing podem alimentar o modelo com informações sobre o público-alvo e sobre o que gostariam de comunicar, e o ChatGPT pode gerar conteúdo relevante e personalizado.

3 – Respostas a comentários em redes sociais: O ChatGPT pode ser treinado para reconhecer comentários nas redes sociais e gerar respostas apropriadas. Isso pode ajudar a automatizar o processo de responder a comentários, economizando tempo e recursos.

4 – Geração de ideias para campanhas: Os profissionais de marketing podem usar o ChatGPT para gerar ideias para campanhas de marketing. O modelo pode ser alimentado com informações sobre a empresa, seu público-alvo e seus objetivos de marketing, e gerar ideias criativas e inovadoras.

5 – Análise de sentimentos: O ChatGPT pode ser usado para analisar o sentimento do público em relação a uma marca ou produto. Ele pode ser treinado para identificar palavras e frases que indiquem sentimentos positivos ou negativos, permitindo que as empresas ajustem suas estratégias de acordo.

6 – Personalização de anúncios: O ChatGPT pode ser utilizado para personalizar anúncios com base em informações sobre o público-alvo. Os profissionais de marketing podem alimentar o modelo com informações sobre o usuário, como sua localização geográfica, histórico de compras e comportamento de navegação, permitindo que os anúncios sejam personalizados de acordo.

7 – Identificação de tópicos em alta: O ChatGPT pode ser treinado para identificar tópicos em alta nas redes sociais e em outros canais online. Isso pode ajudar os profissionais de marketing a manter-se atualizados sobre as tendências e eventos relevantes, permitindo que eles ajustem suas estratégias de acordo.

8 – Geração de descrições de produtos: O ChatGPT pode ser utilizado para gerar descrições de produtos. Isso pode ajudar a economizar tempo e recursos, já que os profissionais de marketing não precisam escrever as descrições manualmente.

9 – Identificação de influenciadores: O ChatGPT pode ser treinado para identificar influenciadores relevantes nas redes sociais e em outros canais online. Isso pode ajudar os profissionais de marketing a encontrar pessoas que tenham um grande alcance e uma audiência engajada, permitindo que eles desenvolvam parcerias e campanhas com influenciadores.

10 – Desenvolvimento de estratégias de SEO: O ChatGPT pode ser usado para desenvolver estratégias de SEO (Search Engine Optimization). Os profissionais de marketing podem alimentar o modelo com informações sobre as palavras-chave relevantes para sua empresa e seu público-alvo, permitindo que eles desenvolvam uma estratégia de SEO mais eficiente.

Como a Inteligência Artificial gera oportunidades para o Marketing Conversacional

 


Adepta à adoção do Chat GPT nos bots conversacionais, Take Blip celebra a evolução dos Contatos InteligentesPor Ian Cândido - 28/03/2023

O casamento entre Inteligência Artificial e Marketing Conversacional ganhou um componente importante no ano passado. Queridinho entre os novos agentes de IA, o Chat GPT conquista cada vez mais espaço desde o seu lançamento, em novembro, e contribui para a expansão de um cenário de descobertas e possibilidades para o Marketing.

De olho no potencial da nova tecnologia, a Take Blip está agregando a ferramenta da OpenAI às soluções conversacionais. Associando a novidade aos já tradicionais recursos de mensageria, como o WhatsApp e os assistentes desenvolvidos para sites na internet, a empresa observa bons resultados coletados, principalmente, pela larga evolução dos contatos inteligentes.

Isso significa que o Marketing Conversacional dispõe de contatos cada vez mais capazes de entender genuinamente a necessidade do consumidor e, a partir disso, criar interações relevantes para a solução de um problema ou pesquisa. “Temos visto essa evolução com muito bons olhos. Combinamos o GPT com vários modelos dentro da tecnologia de large language models (LLM) e conectamos com os outros serviços cognitivos à nossa disposição para criar aplicações robustas de entendimento e capacidade de conversação com o consumidor”, declara Milton Stiilpen, Diretor de Pesquisa & Inovação da Take Blip, em conversa com o Clube Mundo do Marketing.

O passo a passo

Sendo uma novidade, a implementação do Chat GPT exige o cumprimento de uma curva de aprendizado para funcionar de forma plena. No entanto, a simplicidade da ferramenta contribui para a praticidade do processo. “Ainda estamos no processo de adoção, mas as coisas estão acontecendo mais rápido do que a gente imaginava. E, quando a gente pensa que já obtivemos, nessa fase, coisas e possibilidades novas, cria-se um cenário duplo, de descobertas e possibilidades”, destaca Bruna Parma, Head de Growth da Take Blip.

Enquanto muitas empresas ainda assimilam o Marketing Conversacional em sua essência, o avanço dos aparatos conversacionais oferecidos pela ferramenta da Open AI faz crescer a expectativa de popularização do uso dos chats interativos, tanto para marcas quanto para clientes. “Temos notado uma democratização. Acho que todo mundo já teve experiências ruins com contatos no online, resolvendo as coisas através da mensageria. Portanto, acreditamos muito na evolução dos contatos inteligentes”, complementa Stiilpen. 

Quando assimilados e postos em prática, os recursos mais avançados do GPT dotam a conversa de um potencial ainda maior de personalização, engajamento e fluidez. “A partir de um fluxo comunicacional bem desenhado, a experiência síncrona torna-se mais rápida e fluida. Além disso, vemos todo o processo acontecendo de forma muito natural. No final das contas, é isso que os clientes desejam”, completa Bruna.

O que as empresas têm a ganhar com o GPT?

Capaz de apoiar toda a jornada no Contato Inteligente, os recursos do Chat GPT proporcionam experiências fluidas em etapas cruciais, como os atendimentos de pós-venda,  automatização de processos e FAQ’s mais humanizadas. O lado humano também ganha destaque no processo de obtenção de informações. Programada para atender às necessidades dos clientes de forma personalizada, a experiência conversacional busca oferecer uma experiência que se assemelha a uma conversa com um vendedor em uma loja física.

A ferramenta também desempenha funções importantes durante o processo de compra. Inserido em uma interface convencional, que dialoga com o cliente através de menus conversacionais, o GPT auxilia na segurança do processo, oferecendo confirmações e checkpoints estratégicos para a confirmação e conclusão de uma compra.

Finalmente, a ferramenta se destaca por seu notável nível de maturidade, que facilita a interação com os clientes e previne possíveis desvios quanto ao assunto tratado pelo consumidor. “O grande diferencial do chat com o GPT é a possibilidade da combinação de diferentes perguntas, mesmo com alto grau de complexidade. Dessa forma, o consumidor consegue obter detalhes específicos do produto que deseja adquirir em uma só pergunta. O robô coleta as informações a partir do banco de dados fornecido pela loja que o utiliza. Assim, há a garantia que a tecnologia se atenha à necessidade do cliente”, finaliza o Diretor.

Durante o bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, Milton Stiilpen e Bruna Parma explicam, em detalhes técnicos, o funcionamento da ferramenta GPT e exemplificam a força da Inteligência Artificial no case Áudios Mágicos, desenvolvido pela Take Blip em parceria com a Coca-Cola. Clique aqui para acessar:

4 livros para criar narrativas atrativas nas redes sociais

 


Uso do neuromarketing e do storytelling preparam para mudanças repentinas e criam poder atração que evita perdas

Criar conteúdo nas redes sociais está cada vez mais desafiador: além de criar artes atrativas, conteúdos que engajem e que façam sentido para a audiência, é preciso estar sempre atualizado quanto às mudanças do algoritmo que fazem com que o alcance diminua da noite para o dia. A boa notícia é que quem está preparado para as mudanças, colhe os melhores resultados. 

O uso do neuromarketing e do storytelling são duas estratégias que vem dando certo, já que mesmo com as constantes mudanças das plataformas, eles criam um poder de atração grande que faz com que as perdas sejam irrisórias.

Quatro lançamentos de livros recentes falam sobre isso:

Em Storytelling – A arte das narrativas milionárias, os autores best-sellers Gustavo Ferreira e Paulo Macedo apresentam um “livro-curso” com lições práticas que podem ser aplicadas na rotina de produção de conteúdo com narrativas engajadoras, para ganhar influ~encia, diferenciar-se no mercado e, claro, vender mais.

Já os fundadores da Sales Brain, Christophe Morin e Patrick Renvoise, assinam o livro O Código da Persuasão. A obra mostra um conjunto de conhecimentos disruptivos, provocantes, profundos e, ao mesmo tempo, práticos, que mesclam as descobertas da neurociência com a disciplina de Marketing.

Além disso, a especialista em Storytelling para negócios e mestre em Gestão e Liderança, Gabriela Dolan, propõe uma jornada crescente rumo à implementação do “Brand Storytelling” ou “Storytelling de Marca”, usado para definir e diferenciar pessoas e corporações. No livro Histórias Magnéticas, ela apresenta cases bem-sucedidos em diversas partes do mundo. 

Já o livro Uma Nova Vida, de Lourival Junior, impactará o leitor no primeiro contato: a lombada invertida, posicionada à direita, promove uma leitura “contrária”, da última página à primeira; uma técnica de gamificação que desafia o leitor a se manter atento e mais consciente para absorver o conteúdo. O recurso exercita a neuroplasticidade – capacidade de o cérebro se adaptar a novos padrões de experiência –, grande aliada das mudanças de comportamento propostas no livro. 

Fonte: Mundo do Marketing