Escrito por Daniella Terreros
O BBB divide opiniões. Enquanto muitos criticam o formato do programa, outros exaltam o entretenimento gerado pela competição.
Seja amando, seja lançando hate, o engajamento do Big Brother Brasil é indiscutível. Os olhos dos brasileiros se voltam ao reality pelos mais diversos motivos: cenas engraçadas, debates sobre temas relevantes, participantes icônicos e por aí vai. Até mesmo as ações de marketing promovidas pelos anunciantes viram assunto nas rodas de conversa.
Fato é que o BBB segue, há mais de 20 anos, uma fórmula de sucesso. Até mesmo as edições mais flopadas são um sucesso de público. O programa é um dos mais rentáveis da maior emissora de televisão do Brasil.
Você pode aproveitar os primeiros meses do ano e aumentar sua receita, investindo no marketing sazonal proporcionado pelo BBB. Continue a leitura e saiba como.
Por que aproveitar o BBB para fazer marketing?
A rentabilidade de uma empresa é flutuante. Esse é um dos motivos pelos quais o departamento comercial e de marketing se dedica a campanhas sazonais.
Em síntese, o marketing sazonal é o trabalho realizado para vender produtos ou serviços e divulgar a marca durante uma época específica do ano. São exemplos:
- dia dos namorados — ótimo para floriculturas celebrarem o amor com condições especiais para compra de flores e comunicação visual romântica;
- natal — temas natalinos dividem as vitrines com parcelamentos estendidos para que as pessoas comprem os presentes de final de ano;
- verão — saldões incríveis de roupas para as pessoas investirem o 13º salário.
Para você isso não é uma surpresa. Mas já parou para pensar que o marketing sazonal não precisa se restringir a estações do ano e datas comemorativas? A estratégia também pode envolver períodos específicos do ano em que eventos se tornam o assunto do momento por alguns dias, semanas ou meses. É o caso do BBB.
Aproveitar o Big Brother Brasil como gatilho para marketing, promoções e vendas trará todos os benefícios do marketing sazonal traduzidos em uma campanha moderna e criativa.
Vantagens do marketing sazonal
Seja com o BBB, seja com outra data comemorativa, sempre vale a pena reforçar os principais benefícios de se investir em um planejamento estratégico de marketing sazonal!
Foco nas necessidades do negócio
A marca precisa faturar mais, captar leads ou melhorar a visibilidade no mercado? Aproveite a época para realizar campanhas criativas voltadas para a necessidade atual do negócio.
Histórico de dados
As campanhas sazonais podem ser replicadas todos os anos. Manter um histórico das métricas contribui para estruturar os próximos planejamentos, de acordo com o que deu muito certo no período.
Adaptação de problemas
Da mesma forma que você tem dados para replicar os acertos, o marketing sazonal também permite que você se adapte aos problemas. É como se todo ano você tivesse uma chance de fazer mais e melhor.
Kit completo para criar uma estratégia de marketing na sazonalidade
Como saber se meus clientes acompanham BBB?
Mais importante do que estar atrelado a um feriado oficial, o marketing sazonal é uma forma de ajustar suas campanhas à realidade da persona do negócio.
Identificar datas relevantes ao longo do ano não é difícil. Você pode, por exemplo, avaliar o tráfego do último em relação a vendas e rentabilidade do negócio. Assim, conseguirá descobrir quais campanhas foram mais atraentes e para quais épocas do ano seu produto cai melhor.
Analisar os números promovidos pelo BBB na sua empresa não é tão simples se você nunca investiu nesse mote de campanha. O fato de o programa estar passando na televisão não influencia em nada nos resultados da empresa — a não ser que você seja anunciante ou um dos participantes faça uma publi espontânea sobre a marca.
Dito isso, como saber se meus clientes acompanham Big Brother Brasil e vão entender as referências de campanha?
Provavelmente, seus clientes são espectadores da competição. O BBB é um dos programas mais assistidos do Brasil. A não ser que seu público seja muito nichado, isso não vai ser um problema, já que algumas pesquisas apontam que 84% dos brasileiros dizem acompanhar o programa. Seja pela televisão, seja somente pelas redes sociais, o conteúdo é consumido em larga escala.
Dos 84%, mais da metade são mulheres. Sul, sudeste e nordeste são as regiões em que o reality é mais popular. No entanto, a maior rejeição está no sul.
Como criar uma campanha de marketing aproveitando o BBB?
Sua empresa é única. As políticas de preços e promoções são individuais. Provavelmente, você tem uma estratégia para gerar leads. Veja algumas sugestões para alinhar o BBB a essa realidade.
Revise outras campanhas sazonais
Revise os investimentos em marketing sazonal feitos anteriormente e busque pelas campanhas bem-sucedidas. Veja onde foi seu grande acerto na linguagem, na geração de leads, na finalização das vendas e em outras etapas da jornada do cliente.
A intenção é repetir os passos de sucesso, adaptando a campanha ao BBB. Identidade visual, bordões, sons — como o do Big Fone ou o “Brasil”, de Gil do Vigor — fazem parte dos elementos que podem ser aplicados.
Além da jornada, repita o que deu certo. Se você realiza um formato de promoção frequente, aproveite para repetir. Os consumidores começam a esperar por essas promoções sazonais e serão positivamente surpreendidos com uma campanha fora de época.
Inclua todos os canais na sua estratégia
O que você posta nas mídias sociais é crucial para um plano de marketing sazonal bem-sucedido. Tratando-se de BBB, não há dúvidas disso, já que os memes e pequenos vídeos de reprodução são formatos muito apreciados pelos usuários que consomem os conteúdos do programa.
Ainda assim, não se esqueça de conectar todos os canais em sua estratégia. O que quer que você promova em seu site, lista de e-mail, blog e outros canais deve refletir a mesma abordagem em suas mídias sociais.
Incentive o conteúdo gerado pelo usuário
O conteúdo gerado pelos seus seguidores nas redes sociais é uma ferramenta de marketing valiosa. Por meio de enquetes, perguntas e respostas, você pode incentivar seus seguidores a criar conteúdo sazonal para você.
Pode, ainda, oferecer incentivos para a criação de postagens que apresentem sua marca positivamente. Por exemplo, você pode dar brindes para quem recomendar um determinado produto como se estivesse oferecendo a imunidade concedida pelo anjo.
Sugira que eles usem hashtags específicas e também marquem o perfil. Além de você controlar os participantes, outras pessoas ficarão sabendo da promoção.
Promoções únicas
Ainda falando sobre conceder brindes para aqueles que produzirem postagens, você também pode realizar promoções únicas, como fornecer um determinado produto às primeiras pessoas que responderem a uma enquete acertando o resultado do paredão.
Essa foi uma estratégia de marketing sazonal bastante utilizada durante a Copa do Mundo. Comentários acertando o placar eram premiados com PIX e outras vantagens. Não há nada que impeça de reproduzir essa estratégia no BBB, gerando engajamento.
Como o BBB ajuda a criar conexão com os clientes?
Não dá para pensar na clientela só na hora de realizar uma venda. Fidelizar significa estabelecer um relacionamento, mantendo o público próximo da sua marca.
Cada vez que você posta um meme, uma imagem, um vídeo sobre o BBB, você se aproxima dessas pessoas, mostrando que, de certa forma, vocês se identificam para além das relações comerciais.
Sua estratégia de marketing sazonal não deve se reduzir a promoções, brindes e vendas. Pense que você está realizando um movimento de aproximação, abrindo mercado para que outras pessoas conheçam seus produtos e serviços por meio de um conteúdo que elas adoram consumir como lazer.
Como saber mais sobre o BBB?
Para que a sua marca fale sobre o BBB e aproveite os benefícios listados ao longo deste artigo, os responsáveis pelo planejamento de conteúdo e postagens devem entender sobre o reality e acompanhar o jogo. Com o pay per view 24 horas por dia no ar, há conteúdo em potencial o tempo todo.
Mas você não precisa se dedicar ao programa integralmente: o Twitter pode dar uma mãozinha. A rede social ferve durante os meses em que o programa está no ar. São centenas de posts por minuto, com frases, fotos, imagens e opiniões sobre tudo o que está acontecendo na casa. Além disso, muitas pessoas resgatam fatos de outras edições, o que ajuda a entender mais sobre o programa.
O Twitter é uma ótima ferramenta para apoiar a sua estratégia, ajudando a não errar no timing e no discurso. Observar a opinião das pessoas é crucial para não cometer deslizes, por exemplo, exaltando certos participantes e validando comportamentos mal vistos pelo público.
Há pessoas fascinadas por acompanhar a vida alheia no Big Brother Brasil. Muitos vão parar de rodar o feed e os stories ao ver qualquer menção ao reality show. Entre amantes e haters, utilizar o BBB como estratégia de marketing sazonal é uma forma de se conectar ao público.
Goste ou não, o reality é um grande vencedor de audiência. Uma campanha bem planejada baseada no programa tem sim o poder de aumentar o tráfego em seu site, gerar leads, promover maior envolvimento com os clientes e reconhecimento da marca. Foque nas referências, acompanhe os assuntos em alta e invista no BBB!