quarta-feira, 5 de abril de 2023

Escrita para Instagram: aprenda o que é ideal para a rede social

 


Você sabia que o tipo de escrita para Instagram que você usa influencia no aumento da audiência e no engajamento dos usuários? Assim como outras redes sociais, o Instagram tornou-se uma importante ferramenta para alcançar o público-alvo e manter uma relação mais próxima com ele.

Mas você precisa saber se comunicar com a audiência, postando conteúdos com legendas que ajudem a alcançar os objetivos da empresa. Desenvolver um estilo de escrita e técnicas específicas são fundamentais nesse objetivo.

Entenda como deve ser a copywriting para Instagram e conheça um conjunto de técnicas para destacar seu negócio nessa rede social.

Caso ultrapasse os 125 caracteres, as chances de leitura completa da publicação podem diminuir. Isso acontece porque será preciso clicar em “mais” para seguir com a visualização do texto, o que leva uma parcela das pessoas a desistirem dessa ação.

Como escrever conteúdos para Instagram

O uso de determinadas técnicas pode fazer toda a diferença para garantir o crescimento do perfil do seu negócio. Confira as dicas de escrita para Instagram a seguir.

Tom de voz

O tom de voz define a maneira como sua empresa comunica valores, missão e posicionamento no mercado. Por meio das palavras, torna-se possível expressar o estilo da marca e se aproximar mais do público.

De acordo com a estratégia de marketing digital no Instagram, a empresa pode adotar um tom de voz formal ou informal. Também é preciso identificar se a fala adotada com o público será na primeira pessoa do plural (“Nós da empresa..”) ou do singular (“Eu, fundador da empresa...”) etc.

Personalidade

A escrita para Instagram também deve deixar transparecer a personalidade do negócio. É importante que o estilo que você escolher para textos e hashtags ajudem a atrair os clientes em potencial. Demonstre como a solução oferecida pela empresa pode contribuir para solucionar suas dores.

A personalidade presente na produção dos conteúdos deve ser única para criar uma conexão com esse público. Alguns exemplos de traços para definir e personalizar a escrita são:

  • sério;
  • divertido;
  • prático;
  • motivacional;
  • criativo;
  • feliz;
  • caloroso.
  • passional;
  • energético;
  • acadêmico.

Vocabulário

Em relação ao vocabulário, a forma escrita também expressa o que a marca representa. Nesse sentido, é preciso definir o uso ou não de abreviações, gírias, nível de formalidade. O copywriting deve considerar até mesmo os termos proibidos nos conteúdos postados no Instagram.

Textos com vocabulário mais informal contêm termos e expressões que trazem mais proximidade com os clientes, como:

  • Opa!
  • Fala, camarada!
  • Beleza?
  • Aeeee!
  • Wow!
  • Combinado?
  • Valeu!

Já numa proposta formal, em que o intuito é ser mais direto, evitando o uso de palavras coloquiais nas postagens, podemos ter expressões como:

  • “Apresentamos o nosso lançamento...”
  • “Temos o prazer de anunciar...”
  • “Atenciosamente.”

Linha editorial

Definido o padrão da escrita, é hora de planejar a linha editorial para crescer no Instagram. Trata-se dos temas para os conteúdos a serem publicados no perfil da empresa em determinado período.

As etapas da linha editorial devem ser pensadas de forma cronológica, levando a audiência a percorrer uma jornada até o destino final. Também incluem abordagens usadas em datas especiais, como Dia das Mães, Black FridayNatal e datas relacionadas ao segmento da marca.

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Temas

As postagens no Instagram precisam abordar temas alinhados a assuntos do interesse da audiência. Esses temas surgem a partir da identificação da linha editorial a ser seguida. Você pode escrever, por exemplo, textos sobre:

  • produtos e serviços oferecidos pela empresa;
  • medos e desejos da audiência;
  • bastidores da marca;
  • hobbies relacionados ao público-alvo;
  • enquetes, quizzes e perguntas.

Escrever sobre temas relevantes permite construir aos poucos a confiança dos seguidores. Conforme seguem os conteúdos postados, eles cada vez mais se convencem de que a sua empresa é a melhor opção.

Objetivo

Quais são os objetivos da empresa ao postar no Instagram? Entender o propósito das postagens é fundamental antes de postar no Instagram, pois é isso o que vai direcionar a escrita dos conteúdos. Entre os objetivos mais comuns, estão:

  • aumentar o tráfego ou a visibilidade da marca;
  • gerar leads;
  • ampliar as vendas;
  • entreter;
  • engajar;
  • informar.

É bom lembrar que você pode revisar esses objetivos na frequência que desejar (mensal, trimestral, anual). Procure sempre acompanhar as métricas para avaliar os resultados das estratégias.

Escaneabilidade

O Instagram é um aplicativo usado sobretudo no celular, o que exige dinamismo. A escrita precisa atrair a atenção do leitor para que ele acompanhe o texto até o final. Uma leitura truncada, com parágrafos longos, por exemplo, pode levar o texto a ser abandonado no meio do caminho.

A escaneabilidade funciona justamente para evitar que isso aconteça. A técnica consiste em otimizar os conteúdos para facilitar a leitura e torná-la mais fluída. Utilização de negrito, parágrafos curtos e frases objetivas são recursos usados para uma leitura mais dinâmica e prazerosa.

Uso de emojis

Os emojis são mais conhecidos pelas carinhas amarelas que expressam emoções como alegria, tristeza e raiva. Eles funcionam muito bem para interagir de maneira humorada com o cliente, o que vai depender do posicionamento e da estratégia adotada pela marca.

Mas existem mais opções que podem ser usadas na escrita para Instagram da empresa, seja qual for a personalidade da marca. Além dos emojis faciais, existem os que representam objetos, lugares, setas, check e alertas.

Esses recursos do Instagram não afetam a formalidade ou a credibilidade do conteúdo. Eles são indicados para destacar informações, dar uma quebra no texto e trazer mais fluidez à leitura. Mas evite exageros, pois isso pode prejudicar a leitura e causar poluição visual.

Caracteres especiais

Os caracteres especiais — símbolos gráficos, sinais de acentuação e pontuação, entre outros — também são usados nas redes sociais no lugar dos emojis para demonstrar sentimentos, emoções etc.

O problema é que nem todo mundo conhece e entende o significado dos caracteres. Se você postar, por exemplo, os símbolos :) para representar um sorriso, há usuários que vão ler como “dois pontos e parênteses”. Por essa razão, o ideal é utilizar o próprio emoji correspondente.

A forma de escrita para Instagram deve ser baseada no perfil da sua audiência. Esse cuidado é fundamental para que seja possível alcançar os melhores resultados nas suas postagens. Analise com frequência aquilo que está funcionando e aquilo que pode ser melhorado.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite e baixe o Relatório de engajamento no Instagram e confira tendências, dados do mercado mundial e estratégias para alcançar o sucesso nessa importante rede social!

10 aplicações do ChatGPT para o Marketing

 


Ferramenta da OpenAI listou algumas das formas como pode ser aplicado às rotinas das operações de MarketingPor Ian Cândido - 03/04/2023

Ame ou odeie, o ChatGPT chegou para ficar e trouxe consigo um panorama dialético. De um lado, estão os que temem os potenciais impactos negativos que podem ser causados pela ferramenta da OpenAI, sobretudo no tocante às relações de trabalho. Do outro lado, estão as pessoas que buscam entender o recurso a fim de extrair soluções para melhorias pessoais, acadêmicas e profissionais. 

Partindo do lado da busca por soluções, pedimos ao ChatGPT que elencasse dez de suas aplicações para o campo do Marketing. A ferramenta não decepcionou, e listou utilidades práticas que vão do Marketing Conversacional ao Marketing de Influência. Naturalmente, vale ressaltar que, embora ofereça recursos relevantes para a prática do Marketing atual, o robô da OpenAI está longe de conseguir reproduzir o feeling dos profissionais que batem o martelo quanto às decisões na área. 

Por isso, se você ainda tem as suas ressalvas quanto à aliança homem-máquina em prol de ações de Marketing mais assertivas, veja as competências oferecidas pelo ChatGPT ao mundo do Marketing, conforme descritas pelo próprio robô:

1 – Chatbots: O ChatGPT pode ser usado como a base para a construção de chatbots para atendimento ao cliente. Esses chatbots podem ser treinados para responder a perguntas frequentes e solucionar problemas simples, proporcionando um atendimento mais eficiente.

2 – Geração de conteúdo: O ChatGPT pode ser utilizado para gerar conteúdo em grande escala. Os profissionais de marketing podem alimentar o modelo com informações sobre o público-alvo e sobre o que gostariam de comunicar, e o ChatGPT pode gerar conteúdo relevante e personalizado.

3 – Respostas a comentários em redes sociais: O ChatGPT pode ser treinado para reconhecer comentários nas redes sociais e gerar respostas apropriadas. Isso pode ajudar a automatizar o processo de responder a comentários, economizando tempo e recursos.

4 – Geração de ideias para campanhas: Os profissionais de marketing podem usar o ChatGPT para gerar ideias para campanhas de marketing. O modelo pode ser alimentado com informações sobre a empresa, seu público-alvo e seus objetivos de marketing, e gerar ideias criativas e inovadoras.

5 – Análise de sentimentos: O ChatGPT pode ser usado para analisar o sentimento do público em relação a uma marca ou produto. Ele pode ser treinado para identificar palavras e frases que indiquem sentimentos positivos ou negativos, permitindo que as empresas ajustem suas estratégias de acordo.

6 – Personalização de anúncios: O ChatGPT pode ser utilizado para personalizar anúncios com base em informações sobre o público-alvo. Os profissionais de marketing podem alimentar o modelo com informações sobre o usuário, como sua localização geográfica, histórico de compras e comportamento de navegação, permitindo que os anúncios sejam personalizados de acordo.

7 – Identificação de tópicos em alta: O ChatGPT pode ser treinado para identificar tópicos em alta nas redes sociais e em outros canais online. Isso pode ajudar os profissionais de marketing a manter-se atualizados sobre as tendências e eventos relevantes, permitindo que eles ajustem suas estratégias de acordo.

8 – Geração de descrições de produtos: O ChatGPT pode ser utilizado para gerar descrições de produtos. Isso pode ajudar a economizar tempo e recursos, já que os profissionais de marketing não precisam escrever as descrições manualmente.

9 – Identificação de influenciadores: O ChatGPT pode ser treinado para identificar influenciadores relevantes nas redes sociais e em outros canais online. Isso pode ajudar os profissionais de marketing a encontrar pessoas que tenham um grande alcance e uma audiência engajada, permitindo que eles desenvolvam parcerias e campanhas com influenciadores.

10 – Desenvolvimento de estratégias de SEO: O ChatGPT pode ser usado para desenvolver estratégias de SEO (Search Engine Optimization). Os profissionais de marketing podem alimentar o modelo com informações sobre as palavras-chave relevantes para sua empresa e seu público-alvo, permitindo que eles desenvolvam uma estratégia de SEO mais eficiente.

Como a Inteligência Artificial gera oportunidades para o Marketing Conversacional

 


Adepta à adoção do Chat GPT nos bots conversacionais, Take Blip celebra a evolução dos Contatos InteligentesPor Ian Cândido - 28/03/2023

O casamento entre Inteligência Artificial e Marketing Conversacional ganhou um componente importante no ano passado. Queridinho entre os novos agentes de IA, o Chat GPT conquista cada vez mais espaço desde o seu lançamento, em novembro, e contribui para a expansão de um cenário de descobertas e possibilidades para o Marketing.

De olho no potencial da nova tecnologia, a Take Blip está agregando a ferramenta da OpenAI às soluções conversacionais. Associando a novidade aos já tradicionais recursos de mensageria, como o WhatsApp e os assistentes desenvolvidos para sites na internet, a empresa observa bons resultados coletados, principalmente, pela larga evolução dos contatos inteligentes.

Isso significa que o Marketing Conversacional dispõe de contatos cada vez mais capazes de entender genuinamente a necessidade do consumidor e, a partir disso, criar interações relevantes para a solução de um problema ou pesquisa. “Temos visto essa evolução com muito bons olhos. Combinamos o GPT com vários modelos dentro da tecnologia de large language models (LLM) e conectamos com os outros serviços cognitivos à nossa disposição para criar aplicações robustas de entendimento e capacidade de conversação com o consumidor”, declara Milton Stiilpen, Diretor de Pesquisa & Inovação da Take Blip, em conversa com o Clube Mundo do Marketing.

O passo a passo

Sendo uma novidade, a implementação do Chat GPT exige o cumprimento de uma curva de aprendizado para funcionar de forma plena. No entanto, a simplicidade da ferramenta contribui para a praticidade do processo. “Ainda estamos no processo de adoção, mas as coisas estão acontecendo mais rápido do que a gente imaginava. E, quando a gente pensa que já obtivemos, nessa fase, coisas e possibilidades novas, cria-se um cenário duplo, de descobertas e possibilidades”, destaca Bruna Parma, Head de Growth da Take Blip.

Enquanto muitas empresas ainda assimilam o Marketing Conversacional em sua essência, o avanço dos aparatos conversacionais oferecidos pela ferramenta da Open AI faz crescer a expectativa de popularização do uso dos chats interativos, tanto para marcas quanto para clientes. “Temos notado uma democratização. Acho que todo mundo já teve experiências ruins com contatos no online, resolvendo as coisas através da mensageria. Portanto, acreditamos muito na evolução dos contatos inteligentes”, complementa Stiilpen. 

Quando assimilados e postos em prática, os recursos mais avançados do GPT dotam a conversa de um potencial ainda maior de personalização, engajamento e fluidez. “A partir de um fluxo comunicacional bem desenhado, a experiência síncrona torna-se mais rápida e fluida. Além disso, vemos todo o processo acontecendo de forma muito natural. No final das contas, é isso que os clientes desejam”, completa Bruna.

O que as empresas têm a ganhar com o GPT?

Capaz de apoiar toda a jornada no Contato Inteligente, os recursos do Chat GPT proporcionam experiências fluidas em etapas cruciais, como os atendimentos de pós-venda,  automatização de processos e FAQ’s mais humanizadas. O lado humano também ganha destaque no processo de obtenção de informações. Programada para atender às necessidades dos clientes de forma personalizada, a experiência conversacional busca oferecer uma experiência que se assemelha a uma conversa com um vendedor em uma loja física.

A ferramenta também desempenha funções importantes durante o processo de compra. Inserido em uma interface convencional, que dialoga com o cliente através de menus conversacionais, o GPT auxilia na segurança do processo, oferecendo confirmações e checkpoints estratégicos para a confirmação e conclusão de uma compra.

Finalmente, a ferramenta se destaca por seu notável nível de maturidade, que facilita a interação com os clientes e previne possíveis desvios quanto ao assunto tratado pelo consumidor. “O grande diferencial do chat com o GPT é a possibilidade da combinação de diferentes perguntas, mesmo com alto grau de complexidade. Dessa forma, o consumidor consegue obter detalhes específicos do produto que deseja adquirir em uma só pergunta. O robô coleta as informações a partir do banco de dados fornecido pela loja que o utiliza. Assim, há a garantia que a tecnologia se atenha à necessidade do cliente”, finaliza o Diretor.

Durante o bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, Milton Stiilpen e Bruna Parma explicam, em detalhes técnicos, o funcionamento da ferramenta GPT e exemplificam a força da Inteligência Artificial no case Áudios Mágicos, desenvolvido pela Take Blip em parceria com a Coca-Cola. Clique aqui para acessar:

4 livros para criar narrativas atrativas nas redes sociais

 


Uso do neuromarketing e do storytelling preparam para mudanças repentinas e criam poder atração que evita perdas

Criar conteúdo nas redes sociais está cada vez mais desafiador: além de criar artes atrativas, conteúdos que engajem e que façam sentido para a audiência, é preciso estar sempre atualizado quanto às mudanças do algoritmo que fazem com que o alcance diminua da noite para o dia. A boa notícia é que quem está preparado para as mudanças, colhe os melhores resultados. 

O uso do neuromarketing e do storytelling são duas estratégias que vem dando certo, já que mesmo com as constantes mudanças das plataformas, eles criam um poder de atração grande que faz com que as perdas sejam irrisórias.

Quatro lançamentos de livros recentes falam sobre isso:

Em Storytelling – A arte das narrativas milionárias, os autores best-sellers Gustavo Ferreira e Paulo Macedo apresentam um “livro-curso” com lições práticas que podem ser aplicadas na rotina de produção de conteúdo com narrativas engajadoras, para ganhar influ~encia, diferenciar-se no mercado e, claro, vender mais.

Já os fundadores da Sales Brain, Christophe Morin e Patrick Renvoise, assinam o livro O Código da Persuasão. A obra mostra um conjunto de conhecimentos disruptivos, provocantes, profundos e, ao mesmo tempo, práticos, que mesclam as descobertas da neurociência com a disciplina de Marketing.

Além disso, a especialista em Storytelling para negócios e mestre em Gestão e Liderança, Gabriela Dolan, propõe uma jornada crescente rumo à implementação do “Brand Storytelling” ou “Storytelling de Marca”, usado para definir e diferenciar pessoas e corporações. No livro Histórias Magnéticas, ela apresenta cases bem-sucedidos em diversas partes do mundo. 

Já o livro Uma Nova Vida, de Lourival Junior, impactará o leitor no primeiro contato: a lombada invertida, posicionada à direita, promove uma leitura “contrária”, da última página à primeira; uma técnica de gamificação que desafia o leitor a se manter atento e mais consciente para absorver o conteúdo. O recurso exercita a neuroplasticidade – capacidade de o cérebro se adaptar a novos padrões de experiência –, grande aliada das mudanças de comportamento propostas no livro. 

Fonte: Mundo do Marketing

quinta-feira, 30 de março de 2023

Show das marcas: confira as ativações que ocorrerão no Lollapalooza

 Adidas, Samsung, Coca-Cola, McDonald’s e Braskem são alguns nomes que levam experiências exclusivas ao evento

Por Priscilla Oliveira - 24/03/2023

O Lollapalooza começou nessa sexta, dia 24, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, dando início a sua décima edição. O evento tem como atrações principais Billie Eilish, Lil Nas X, Rosalía, Twenty One Pilots e Drake. Por outro lado, as marcas também darão um show de ativações, levando tecnologia, inovações e muitas experiências.

Confira abaixo o que os participantes do Lollalooza poderão conferir:

Adidas

Pela terceira vez no LollaBR, a adidas Originals apresenta um espaço aberto para que o público sinta o conforto de poder se expressar da forma que quiser. Nesse espaço está presente uma caixa gigante dos icônicos tênis adidas Originals, onde o público poderá entrar e personalizar seu look com penteados, maquiagens, adesivos para unhas e tatuagens temporárias. O stand também contará com a customização de tênis e vestuário de peças adidas em parceria com a SneakersBR com cadarços, bottons, patchs e muito mais para sair de lá com um upgrade no seu visual.

Próximo ao palco que leva o nome da marca, a marca do trefoil também preparou ambientes para o público se divertir e aproveitar para registrar o momento com espaços instagramáveis, além de ativações interativas com direito a brindes exclusivos aos membros adiClub, como um puff inflável para quem quiser acompanhar os shows de uma forma mais confortável, assim como lenços e botões que serão distribuídos ao longo dos 3 dias de festival para quem visitar o stand. Vale lembrar que o estoque de brindes é limitado.

Super Mario Bros.

O filme Super Mario Bros., novo longa da Universal Pictures, com estreia em 5 de abril nos cinemas brasileiros contando com versões acessíveis, também estará no Lollapalooza BR 2023. O pit stop, idealizado pela Media Monks, contará com inúmeras atrações inéditas aos fãs do encanador mais amado do planeta e sua turma. O estande personalizado montado no festival será 100% equipado com atrações instagramáveis, como o kart mais famoso da Rainbow Road, brindes exclusivos para os fãs e uma experiência para lá de divertida. O espaço é uma parada obrigatória para os amantes da franquia que estiverem no festival, dias antes da estreia do filme nos cinemas de todo o país.  

Tanqueray

A Tanqueray, que pertence ao portfólio da Diageo, levará ao evento o conceito #VivaoMagnífico. Com estratégia de comunicação criada pela ARC Brasil, agência de shopper experience e commerce do Grupo Publicis, a campanha traz a experiência completa do portfólio, convidando os participantes a provarem drinks exclusivos com todos os sabores Tanqueray. Além disso, a comunicação será amplificada no digital, por meio de conteúdos que conversem com esse público antes, durante e após o evento.

A marca terá um bar proprietário no Lollapalloza, trabalhando com todo o seu portfólio de bebidas no preparo de drinks autorais, com os rótulos London Dry, Sevilla, Rangpur e Royale Dark Berry, além de estar presente em todos os bares do evento com o clássico London Dry e o sofisticado Royale.

O conceito apresentado este ano é um reforço da campanha global da marca lançada em fevereiro deste ano, que inova ao trazer para a categoria uma comunicação mais focada em construir o premium do lifestyle, do que reforçar apenas atributos de produto. 

Samsung 

Para marcar a estreia de mais uma edição do Lollapalooza Brasil 2023, a Samsung disponibiliza, a partir desta sexta-feira (24), diversas opções de efeitos de realidade aumentada e stickers no Instagram, que vão acompanhar os fãs do festival de música em suas redes sociais.

Patrocinadora oficial do evento pelo quarto ano consecutivo, a Samsung convida as pessoas a utilizar as mais de dez opções disponíveis nos efeitos de de realidade aumentada e GIFs do Instagram, trazendo cores fortes e vibrantes inspiradas na identidade visual da linha Galaxy S23 5G e do Lollapalooza.

Além de usar os efeitos de realidade aumentada e stickers em todo o Autódromo de Interlagos, os visitantes poderão se divertir com esses efeitos em ativações da Samsung no LollaBR, incluindo a tradicional roda-gigante de 36 metros de altura. Além dela, a Samsung preparou outras ativações focadas na linha Galaxy S23 5G e em dispositivos do Ecossistema Galaxy, como os smartwatches Galaxy Watch5 e Watch5 Pro, e o fone de ouvido sem fio Galaxy Buds2 Pro. 

McDonald’s

Muito além dos sanduíches e das experiências que os clientes adoram, em seu segundo ano no Lollapalooza Brasil o McDonald’s também leva ao evento sua Receita do Futuro, a plataforma de atuação socioambiental da companhia. Com um mega restaurante e ativações preparadas para entreter o público do festival, a empresa reflete na operação especial os cuidados colocados em prática nas unidades McDonald’s da rede pelo Brasil. 

As semelhanças entre o restaurante construído para o Lollapalooza Brasil 2023 e as unidades convencionais vão além dos produtos e serviços tão conhecidos do público. Assim como nas cozinhas de todo o Brasil, o óleo utilizado na preparação de alimentos será 100% separado para destinação à reciclagem. Além disso, estimulando a economia circular, os resíduos consequentes da operação serão separados e reaproveitados por meio de parcerias firmadas com a T4F. Os itens recicláveis serão destinados para cooperativas, enquanto os resíduos orgânicos serão direcionados para processos de compostagem e os rejeitos para a geração de energia. 

Já a estrutura do restaurante conta com o uso de madeira OSB, um material ambientalmente mais responsável que outras alternativas da construção civil. Além disso, entre os itens mobiliários da ativação da marca estão bancos produzidos com materiais reciclados na composição, incluindo caixinhas de Big Mac. 

Transportando para o festival a importância que a companhia dá ao uso de fontes de energia renovável no abastecimento de seus restaurantes por todo o país, a Arcos Dorados, que opera a rede em 20 países da América Latina e Caribe, contará com 6 painéis fotovoltaicos para iluminar os leds de uma versão gigante de seu icônico M dentro do festival à base de energia solar. A energia limpa gerada pelos painéis solares também vai abastecer cinco totens de carregamento de celulares exclusivos do McDonald’s, ajudando quem não quer ficar sem bateria durante a maratona de shows.

Braskem

Pelo segundo ano consecutivo, a Braskem está no festival para incentivar o descarte correto do plástico com a ação Rock and Recycle by Braskem. Em 2022, cerca de 130 mil itens de plástico foram coletados no estande da Braskem durante o evento. Para esse ano, a expectativa é aumentar o volume de resíduos a serem destinados à reciclagem.

A ação é mais uma iniciativa da Braskem dentro da plataforma Wemove, criada em 2022, que tem como um dos objetivos educar a população sobre reciclagem. A gestão de resíduos do Lollapalooza Brasil 2023 será feita pela Casa Causa, uma consultoria de estratégia em sustentabilidade com foco no aterro zero. O gerenciamento contemplará, além da coleta, a capacitação de parceiros e prestadores de serviços, bem como a utilização de cooperativas de catadores , que atuarão na separação deste material. Esse processo garantirá que a operação seja sustentável do início ao fim.

A Braskem terá quatro pontos de coleta de resíduos espalhados pelo autódromo, chamados de Rock and Recycle by Braskem, e mais um estande onde os participantes do festival poderão trocar seus pontos por brindes e realizar o descarte de seus itens de plástico.

A dinâmica funcionará em um sistema de incentivo, que gera pontos àqueles que levarem seus resíduos plásticos às estações de coleta. Os pontos acumulados poderão ser trocados por brindes exclusivos. A partir de 30 pontos, o participante poderá efetuar a troca, podendo receber: pochetes, brincos, sacolas de ráfia, capas de chuva, cangas, dispositivo de assistência virtual, entre outros.

Entre as novidades da ação em 2023, estão os 15 carrinhos de coleta que se movimentarão pelo festival para facilitar a troca de brindes, sendo que dois deles estarão dentro do Lolla Lounge by Vivo. Além disso, no estande da empresa terá o “Túnel da Reciclagem”, onde os participantes podem acompanhar as três etapas do processo de reciclagem: moagem, lavagem e secagem, com experiências sensoriais.

Sadia

A Sadia leva para o Lolla a campanha “Seu Ritmo Pede Sadia”, desenvolvida pela agência Africa. A ação reforça que a marca está com o consumidor a qualquer momento, seja na correria do dia a dia ou com amigos e família. Por isso, diversas ativações e espaços instagramáveis estão sendo preparados para que o público possa aproveitar o festival da melhor maneira possível e acompanhados de uma comida saborosa e de qualidade. Sadia, inclusive, ativa sua linha Happy Meals e reforça seu mais recente lançamento Hot Bowls Sadia, com massas prontas nas versões “Carbonara”, “Molho branco, brócolis e bacon”, “Mini Almôndegas” e uma edição limitada do sabor “Hot dog”.

Botão Tudo de Bowl: por meio do Instagram, o Lek Trek, mascote da Sadia, junto aos influenciadores convidados lançarão um desafio. A marca contará com um medidor que irá encher o botão a cada desafio lançado. Quando o botão estiver carregado e alguém apertar, a pessoa ganha uma experiência “Tudo de Bowl” com mais cinco amigos dentro do Lolla. A experiência “Tudo de Bowl” contempla uma pulseira open food para todos os dias de festival e um espaço no mezanino com degustação de produtos. Já o público de casa ganha um cupom de desconto e os dez mais engajados ganham um kit de brindes, sendo os mesmos disponibilizados durante o festival.

Reels No seu Ritmo: composto por uma tela touch com frames prontos que realizam a montagem de um vídeo. Para participar, o consumidor se cadastra, seleciona os frames que mais gosta e uma filmagem começa para ela fazer uma pose. Feito isso o Reels já está montado! Após isso, um QR Code é gerado e a pessoa pode resgatar seu vídeo no seu smartphone. 

Gira Bowl: quatro amigos se juntam para entrar e girar em um bowl no ritmo deles. Uma contagem regressiva aparecerá no telão de conteúdo e ao começar a funcionar, o telão ficará piscando. Em torno do brinquedo, há uma câmera 360 graus que fará um vídeo em slow motion do momento e que poderá ser enviado para o email dos participantes por meio de um promoter que reunirá os cadastros durante a ação.

Mirante Bowl: para quem pegar a fila do Mirante Bowl, quando subir, ganhará um hot bowl Sadia para degustar. A ação acontecerá de cinco em cinco pessoas. Para descer, o público pode escolher descer pela escada ou pelo escorregabowl. O diferencial é que no escorregabowl há uma câmera que dispara quando a pessoa desce e, na sequência, ela poderá resgatar seu registro com o promotor disponível no local. Lolla Lounge: a marca ainda conta com uma estação com sampling Machine, na qual para ganhar uma ficha, o público precisará realizar um cadastro e postar uma foto com o Let Trek. Após ganhar a ficha, é só usar na máquina e esquentar no micro-ondas.

Coca-Cola

A Coca-Cola marca presença em mais uma edição do Lollapalooza Brasil e, para este ano, apresenta uma estrutura localizada no centro do festival, promovendo experiências inéditas entre o público, música e tecnologia. A ativação reforça a filosofia global da marca, A Magia Acontece, que transforma o momento de cada visitante em algo mágico e único. O festival acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de março, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e espera receber 100 mil pessoas por dia de evento. 

O espaço da marca traz o conceito do “Coke Studio”, em uma estrutura de 600m2 e promete ser o ponto de encontro disputado durante o festival. Terá capacidade para 400 pessoas e conta com diversos ambientes surpreendentes conectados com os passion points da Geração Z. 

Nos três dias de festival, a Coca-Cola busca trazer experiências imersivas para o público com muita música, cabines de foto e uma área especial para dar um up no visual. Será um espaço perfeito para produção de conteúdo e interação entre o público, a marca foca sua atuação nos jovens, que transitam entre os diversos estilos musicais. 

Coke Studio 

A marca aproveitou essa força pulsante da pista para reverberar a música de maneira visual e multissensorial em toda estrutura, inspirada na vibração do som que será seguido pelos efeitos visuais. Em formato de cápsula flutuante, com design formado pelas ondas sonoras das músicas, o Coke Studio será um grande aliado do público para dar um gás físico e mental durante os três dias de festival. A Coca-Cola vai reforçar a experiência dos visitantes com sampling de protudos, brindes e ações imersivas como: 

Cabine de fotos: local onde os visitantes poderão fazer um vídeo instantâneo e, em seguida, receber o material junto com um copo exclusivo do Coke Studio. 

Sampling: o Coke Studio terá momentos de reset visual, onde o sampling de Coca-Cola Sem Açúcar irá reenergizar a pista dando um novo gás para o público curtir o Lollapalooza Brasil. 

Música: programação completa e totalmente exclusiva com performances e duelos inusitados. 

Coke Creations: a plataforma global de inovação da marca, Coca-Cola Creations, lançou em fevereiro sua edição limitada em uma colaboração surpreendente com a potência musical Rosalía, uma das artistas mais originais e influentes de sua geração. Ela será uma das atrações principais do Lollapalooza Brasil no domingo (24/03). E, dentro do Coke Studio, o público encontrará o gostinho da transformação da nova Coca-Cola Movement criada em parceria com Rosalía. 

Transformação by Coke Creations: celebrando o poder de transformação da música de Rosalía e do produto criado exclusivamente com a artista, a marca promove no seu espaço a oportunidade aos visitantes darem um Up no seu visual. Será um salão de transformação visual para customizar cabelos e entrar no mood do lançamento de Coca-Cola Creations by Rosalía. A identidade visual do lançamento dará o tom do espaço com as cores rosa e preto, que se mesclam com grafismos únicos desenhados pela artista. Os participantes que participarem da experiência poderão experimentar o produto e ganharão um copo exclusivo. 

O produto Coca-Cola Creations by Rosalía estará disponível em todos os pontos de venda do festival para os fãs aproveitarem o novo sabor de Coca-Cola e ganharem, no momento da compra, o copo colecionável exclusivo do lançamento.   


Bradesco

Pelo quarto ano consecutivo, o Bradesco patrocina o Lollapalooza Brasil e, para 2023, preparou uma série de ativações para o público, que acontece entre os dias 24 e 26 de março, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Para promover a vibe do LollaBr antes do evento, o Bradesco estreou no início deste mês uma ampla campanha publicitária com uma linguagem gráfica que remete aos cartazes lambe-lambe característicos do festival. 

Com o mote “Cola no LollaBr com o Bradesco”, o filme (Link) reforça os benefícios para os clientes poderem curtir da melhor forma o evento. A comunicação destaca desde as condições especiais na aquisição dos ingressos, cashback para a compra do look ou para carregar a pulseira de acesso ao local, até descontos em viagens e hotéis para quem vier de fora de São Paulo.  

Já durante o percurso para o evento, o público que utilizar os acessos da CPTM como meio de transporte será impactado com uma comunicação temática nos trens que percorrem o trajeto Osasco/Grajaú. Já a estação Autódromo está toda envelopada com conteúdo alusivo ao festival, criando muitas áreas instagramáveis.  

Para esta edição, a novidade é a criação de um projeto arquitetônico e cenográfico que promete impactar a todos. O Espaço Bradesco, que ficará na Alameda de ativações, terá um conceito inovador, integrado e dinâmico, que contará com um rooftop com vista privilegiada para o evento e tobogã.  

No local, as pessoas também poderão visualizar de perto, as gravações do videocast Teatro Bradesco — projeto criado em 2022 que já entrevistou artistas como Jão, Wanessa Camargo, Melim e outros – em um glass estúdio. A apresentadora e influenciadora Foquinha comandará bate-papos descontraídos, sobre curiosidades, bastidores e depoimentos dos artistas convidados, um line-up exclusivo para este projeto. Todo conteúdo será transmitido ao vivo e exclusivamente no YT do Teatro Bradesco. 

Além disso, as famosas “Bradesco Water Station” e a pulseira “Lolla Cashless by Bradesco”, meio de pagamento oficial do evento, estão de volta neste ano. Ao todo serão quatro estações de fornecimento gratuito de água, além de dois pontos de retirada de squeezes, com a distribuição de três modelos diferentes. Já a pulseira, que substitui o ingresso físico e a utilização de dinheiro dentro do festival, evita filas e garante agilidade na compra de bebidas, comidas e qualquer outro serviço disponível dentro do autódromo. Ela pode ser carregada antes ou durante seu uso e há reembolso do valor não utilizado.

O Bradesco estará ainda com sua marca em lambe-lambes e bandeirolas espalhadas por todo o local e nos telões de todos os palcos, além do Lolla Lounge. 

Mike’s

A Mike’s, drink pronto de vodka com suco de limão é o mais novo patrocinador do festival. No setlist: um limoeiro para dar refrescância e praticidade em um espaço único e divertido para todo amante de uma boa bebida aproveitar tudo sem perder qualquer show. 

Com muitos brindes, o stand terá espaços instagramáveis com adereços de Mike ‘s, almofadas gigantes em formato de limão para o público interagir e criar muito conteúdo. Vai ter até o momento para encontrar alguns de seus influenciadores preferidos.  

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