segunda-feira, 11 de outubro de 2021

NPS e CSAT: quando devo utilizar o NPS ao invés do CSAT?

 


Por Tomás Duarte em 2 de março 2021
CSAT

Tempo de leitura: 5 minutos

Entender o que é NPS e CSAT é a chave do sucesso para ter clientes satisfeitos e leais. 

Essas são duas metodologias com finalidades parecidas e características distintas em sua concepção, que te ajudam a saber como anda a experiência do cliente com a sua marca.

Neste artigo, você entenderá o que diferencia ambas, o melhor momento para aplicar cada uma e o quanto elas são fundamentais para o crescimento da sua empresa. Continue acompanhando!

O QUE É NPS?

NPS E CSAT O QUE É NPS

Antes de mais nada é importante entender o que são essas métricas.

O Net Promoter Score, carinhosamente chamado de NPS, é hoje uma das principais formas de mensurar a satisfação do cliente com a marca. 

Foi criado por Fred Reichheld nos EUA e apresentado  em um artigo da Harvard Business Review em 2003, e visa medir a satisfação de um cliente com a empresa de modo geral ou específico (pontos de contato), em longo prazo e de forma contínua

Nela, englobam-se todos os pontos de contato entre marca e cliente, como atendimento, negociação, preços, prazo de entrega, sucesso com o serviço etc. A base de avaliação é por meio da seguinte pergunta feita aos clientes:

“Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria a nossa empresa para um amigo?”

O resultado é calculado da seguinte maneira: % clientes promotores – % clientes detratores = %NPS.

Além desta pergunta, usa-se uma pergunta aberta para entender o motivo da nota dada anteriormente.

Por este motivo, o NPS é extremamente importante para análise gerencial e tomada de decisão, pois consegue transmitir em uma nota e comentário os detalhes mais importantes da experiência do consumidor.

Quer saber tudo sobre NPS? Confira nosso artigo!

O QUE SIGNIFICA CSAT?

O QUE É CSAT

A sigla CSAT se refere ao Customer Satisfaction Score, uma metodologia que também é usada para entender como anda a satisfação do cliente com a sua marca, produto ou serviço.

Ela serve para mensurar, em curto prazo, a satisfação dos clientes que consomem suas ofertas frequentemente.

Essa metodologia também é baseada em pesquisas e, diferentemente do NPS, são feitas várias perguntas com foco em objetivos menos abrangentes, como a avaliação do consumidor sobre um atendimento, sobre o tempo de entrega de um produto, sobre as condições de pagamento, etc.

As perguntas podem ser feitas da seguinte maneira:

“Qual o seu nível de satisfação com o atendimento prestado pelo nosso suporte?”

Você já deve ter ouvido essa pergunta quando precisou de uma ajudinha dos atendentes da sua operadora de celular, não é mesmo? Isso mostra que o CSAT é mais usado do que pensamos.

Você pode definir as respostas em uma escala de 1 a 5, notas de 0 a 10 ou opiniões variando de muito satisfeito a muito insatisfeito.

É importante lembrar que o CSAT poderá ser usado de forma empírica, da maneira que melhor atender cada empresa.

Quer saber um pouco mais sobre o CSAT? Então, fique de olho neste texto!

QUANDO CADA METODOLOGIA DEVE SER USADA?

Que as duas metodologias são usadas para medir a satisfação do cliente você já sabe, não é mesmo? Mas, cada uma pode ser aplicada de maneira diferente. Veja:

O NPS é aplicado quando um consumidor está ainda na jornada do cliente (NPS Bottom Up ou Transacional), ou ao final de sua jornada, quando encerra por completo o ciclo de compra e uso de um produto ou serviço (NPS Top Down).

O objetivo de ambas as aplicações é mapear toda jornada e posteriormente a experiência completa com um cliente.

Já o CSAT normalmente é veiculado logo após uma interação, como um atendimento ao cliente ou uma confirmação de compra, por exemplo.

A ideia é trazer um panorama mais momentâneo e voltado para um serviço da empresa. Suas informações são extremamente pontuais e de difícil uso gerencial, a não ser para melhoria do atendimento em si.

NPS e CSAT: posso usar as duas métricas juntas?

Sim! Ao contrário do que muitos pensam, as duas métricas não são rivais e podem sim se complementar.

Enquanto o NPS traz uma visão mais geral do negócio, o CSAT complementa mostrando como anda a satisfação do seu cliente em pontos específicos da jornada.

O ideal é traçar uma estratégia adequada para disparar as pesquisas sem gerar uma fadiga no seu público.

QUAL A IMPORTÂNCIA DESSAS METODOLOGIAS?

As duas são relevantes para oferecer diagnósticos práticos sobre a percepção do público com a empresa.

Elas podem ser usadas juntas e/ou separadas, e são um grande auxílio para entender melhor como anda a experiência que você está entregando para o seu público, os pontos fracos e fortes da sua marca, e como você pode melhorar a relação empresa-consumidor.

Ah, é importante lembrar que entender como anda a satisfação do seu público ajuda na retenção, e reter um cliente pode ser até 5x mais barato do que conquistar um novo.

QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE NPS E CSAT?

DIFERENÇA ENTRE CSAT E NPS

Além das diferenças já citadas neste artigo, há outros pontos que podemos ressaltar.

O NPS fornece informações mais importantes sobre níveis de fidelidade e o quanto a imagem da marca está sólida com sua base de clientes, além de ser uma forte ferramenta para decisão gerencial.

O CSAT, por sua vez, ajuda a resolver problemas mais pontuais e a entender se determinados serviços foram entregues de acordo com as expectativas dos consumidores.

Para o setor de vendas, por exemplo, a segunda opção pode ser mais interessante para otimizar os processos em tempo real.

Note que são duas metodologias que se complementam: a lacuna deixada por uma é preenchida pela outra, especialmente na questão do timing e do objeto de medição. 

Enquanto o CSAT é eficiente para entender a satisfação do consumidor em curto prazo e voltado para pontos específicos de contato entre empresa e o público, o NPS deve ser utilizado quando a intenção for mensurar a satisfação durante a jornada do consumidor e a satisfação global dos clientes, entendendo o quanto eles são leais ao seu negócio.

MEÇA O NPS E  CSAT COM A PLATAFORMA MULTIMÉTRICAS DA TRACK

TRACK TEM NPS E CSAT

Agora que você já sabe mais sobre o NPS e CSAT chegou a hora de aplicar no seu negócio. Com a nova plataforma da Track ficou ainda mais fácil!

Isto porque ela é multimétricas, ou seja, agora é possível utilizar diferentes metodologias para entender como anda a relação do cliente com a sua empresa.

E aí, conseguiu entender as diferenças entre o NPS e o CSAT?  Conta para a gente aí nos comentários.

Ah, se você gostou do nosso conteúdo, que tal navegar no nosso blog e ler outros artigos? Você também pode nos acompanhar nas redes sociais (InstagramLinkedIn Facebook).

Ainda não conhece a Track.co? Então acesse o nosso site. Te convidamos a saber mais sobre a nova plataforma e as nossas novidades.

Sobre o autor:

Este texto foi escrito por Tomás Duarte e atualizado por Diandra Guedes, produtora de conteúdo da Track.

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

O que é e como utilizar o Linktree nas estratégias de marketing?

 Escrito por Jose David Areiza


Com apenas um link, que pode ser alterado com o nome do seu negócio, é possível levar o público-alvo para uma loja virtual, um formulário de inscrição ou uma promoção, por exemplo. Bom, não é mesmo?

Quais são os benefícios de usar o Linktree?

Agora que entendeu o que é o Linktree, falaremos mais sobre os benefícios em utilizar a plataforma. Confira a seguir!

Vários links em um só local

Como dissemos, a possibilidade de reunir vários links e informações importantes de uma empresa em um único local é um dos principais benefícios do Linktree. Com a presença online da sua marca compilada em uma única página, fica mais fácil encurtar o caminho do público-alvo e ajudá-lo a encontrar informações com facilidade.

Em suma, isso quer dizer que a plataforma pode ajudar a aumentar o tráfego e a taxa de conversões de páginas variadas, pois ela direciona o público-alvo para onde você desejar. E com o Linktree você ganha tempo, afinal, não precisa se preocupar em divulgar links importantes separadamente.

Personalização

A segunda vantagem do Linktree é a personalização. A plataforma apresenta um layout descomplicado e simples, mas que pode ser modificado de acordo com a identidade visual da sua empresa.

Além de definir um domínio com o nome do seu negócio, é possível alterar estilos e cores de botões, mudar o plano de fundo, adicionar uma imagem diferente para cada link gerado, entre outros.

Estatísticas de tráfego

Mas, de que adianta divulgar todos esses links e não acompanhar o desempenho de cada um? Saiba que o Linktree mostra as estatísticas de tráfego das URLs geradas. Dentre várias informações, é possível visualizar na plataforma a taxa de cliques de cada link, descobrir qual a rede social mais popular da sua marca e fazer o download dessas informações em um arquivo CSV.

O Linktree é pago?

O Linktree disponibiliza uma versão grátis e outra Pro. Sem pagar nada, o usuário pode incluir links ilimitados, usar QR Codes para redirecionar o público-alvo e personalizar sua página com temas integrados. Outra vantagem é que, mesmo gratuitamente, a plataforma oferece suporte por e-mail ou pela central de ajuda.

Já a versão paga custa R$ 16 por mês e é indicada para quem busca recursos completos e mais possibilidades de personalização. Confira, a seguir, algumas vantagens de assinar o Linktree Pro:

  • suporte prioritário 24h com chat ao vivo;
  • criação de vários usuários para uma única conta;
  • acesso a mais temas personalizados e exclusivos;
  • reprodução de vídeos diretamente no Linktree;
  • integração com o Google Sheets, Google Analytics, Mailchimp, entre outros;
  • possibilidade de mensurar o desempenho de cada link diariamente e mensalmente.

Como fazer um Linktree?

Criar uma conta no Linktree é muito fácil. Acompanhe o passo a passo abaixo:

  1. acesse o site oficial da plataforma e clique em “Get Started for Free”;
  2. preencha o formulário com o seu e-mail, nome de usuário e uma senha. Para seguir, é preciso aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade;
  3. o próximo passo é incluir o nome completo da empresa ou do usuário e selecionar três categorias que mais tenham a ver com o seu perfil;
  4. por fim, escolha o seu plano, que pode ser gratuito ou pago.

Viu como é simples? Depois de seguir esse passo a passo, a tela do administrador aparece e aí é possível começar a incluir os links que você deseja, além de fazer as personalizações necessárias.

Uma coisa legal de destacar é que dentro do administrador, especificamente em “Settings”, você encontrará uma seção intitulada “Social Links”. Por lá, você pode incluir as URLs das suas redes sociais, e os links se transformam automaticamente em ícones. Isso facilita a visualização e organização das suas informações na página do Linktree.

Onde usar o Linktree?

No começo, o Linktree era utilizado apenas no link da bio do Instagram. Mas isso mudou, e a plataforma agora se mostra bastante útil em outros lugares. Dá uma olhada!

Cartão de visitas

O Linktree pode ser usado em cartões de visita não só de empresas, mas de pessoas físicas. Afinal, você pode compilar várias informações pessoais, como e-mail, portfólio e LinkedIn, em uma única página.

E-mail

Vai criar uma nova estratégia de e-mail marketing? Então, inclua a sua URL personalizada nos disparos. Uma dica é colocar o seu Linktree no final de cada mensagem como uma CTA.

Blog

Vale a pena colocar a URL também em blogs. Além de incluir na sua bio, você pode usar a página como uma CTA em seus artigos. O que acha?

Redes sociais

Além da biografia no Instagram, é possível integrar o Linktree a mais redes sociais. Veja como a seguir:

  • na biografia de todas as suas redes sociais, como Facebook, Twitter, Pinterest ou Tumblr;
  • na descrição dos seus vídeos no YouTube;
  • nos chats do Facebook Messenger;
  • no perfil da sua empresa no LinkedIn;
  • nas lives do Instagram, Twitch ou Facebook.

Viu como é fácil utilizar o Linktree? Agora que sabe mais sobre o assunto, pode incluir a plataforma nas suas estratégias de marketing no Instagram, nas demais redes sociais e onde mais desejar. Para aproveitar ao máximo a sua página, no entanto, lembre-se de mantê-la atualizada, usar títulos objetivos e personalizá-la de acordo com a identidade visual do seu negócio.

Depois de saber mais sobre o assunto, aproveite para descobrir como adicionar links nos stories do seu Instagram e turbinar ainda mais suas postagens!

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Como a Geração Z se relaciona digitalmente com as marcas?

 


Estudo mostra que ter a Internet sempre à disposição impacta a forma como esse público se relaciona, consome e usa a mídia

Por Redação - 22/09/2021

A conectividade, no entanto, não é só “estar online”. Os gen Zs se destacam, também, pela intensidade do uso da tecnologia: acessam à Internet de mais devices e por mais tempo. Enquanto a população geral navega, em média, cerca de 5h26 por dia, os gen Zs passam 6h45 na web, como mostrou detalhadamente o relatório “O desafio Z: Comunicação para a geração hiperconectada”.

O dispositivo mais comum para realizar essa “missão” é o smartphone: 98% acessam a internet por meio dele. Computador ou notebook (37%), Smart TV (25%) e videogame (5%) são as outras plataformas de consumo escolhidas. Entre os conteúdos mais acessados, por sua vez, as redes sociais têm grande impacto para esta geração.

É válido destacar que eles preferem comunicações rápidas, o que faz com que foquem mais em stories (publicações curtas e temporárias) e menos na linha do tempo (posts longos e permanentes). Apesar de o Facebook ser o mais consumido entre todas as faixas etárias, ganham destaque redes sociais como Instagram, Tik Tok e Twitter, com o uso muito acima do que a média da população.

Relacionamento com as marcas

Por serem altamente conectados, os integrantes da Geração Z são expostos a uma grande quantidade de informação diariamente. Segundo o relatório da Kantar IBOPE Media, as marcas que querem se destacar nesse mar de conteúdo precisam agir justamente como esse público. Ou seja, marcar presença em múltiplos canais. 

Quando o assunto é relacionamento, 60% dos gen Zs costumam seguir marcas nas redes sociais. O número está muito acima da população geral: 36%. Ainda vale ressaltar que 62% conversam com muitas pessoas sobre produtos e serviços.

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

BLACK FRIDAY: GUIA MOSTRA TENDÊNCIAS PARA ANTES, DURANTE E DEPOIS DA DATA

 


Com a aproximação da Black Friday, a preparação dos e-commerces para o evento se intensifica. A sexta-feira de promoções acontece, neste ano, no dia 26 de novembro e promete movimentar lojas e consumidores para transformar o gigantesco potencial de vendas da data em lucro não só na sexta-feira, mas também em todo o mês de novembro.

Segundo dados da Ebit|Nielsen, em 2020 o e-commerce brasileiro totalizou R$ 4,02 bilhões de vendas, um crescimento de 25,1% em relação a 2019. Foram 6 milhões de pedidos gerados (15,5% superior a 2019). E para este ano, a tendência de crescimento continua.

E para ajudar os sellers a aumentarem suas vendas com sustentabilidade e sem complicação nesta Black Friday, ANYMARKET, KONCILI e Predize, empresas do Grupo DB1, com contribuições da Nação Digital, prepararam um guia com as principais estratégias de sucesso e tendências para o lojista se preparar para o antes, o durante e o depois de uma das maiores datas para o comércio eletrônico no Brasil.

Tendências para a Black Friday 2021

Black Friday é sobre preços baixos: é isso que os consumidores esperam e buscam nesta data. Para se destacar, é preciso pensar em como conseguir um preço competitivo para chamar a atenção. Vale ressaltar que as ofertas trarão o consumidor para perto e, depois disso, a forma como as empresas se comunicam com eles ditará como o relacionamento prosseguirá.

Uma estratégia forte no ano passado e que tem de tudo para ter destaque novamente neste ano é o Esquenta Black Friday. Estratégias que exploram o mês de novembro e as compras por gatilho de urgência também são uma grande aposta para 2021.

Os consumidores chegam com pressa para comprar na Black Friday. Simplificar a compra dos produtos com um checkout transparente e com cadastros que exijam apenas as informações essenciais pode fazer toda a diferença.

A Black Friday no e-commerce há tempos deixou de ser restrita a uma única sexta-feira de novembro. Hoje, os clientes esperam ofertas logo no começo do mês, e o seller deve saber se posicionar sobre a duração da campanha, que pode ser:

  • Black November: mês inteiro de promoções no site
  • Black Week: campanha ativa somente na semana da Black Friday, de domingo a sábado
  • Black Friday: descontos exclusivos na sexta-feira
  • Black Weekend: promoções na sexta e estendidas para o fim de semana
90% das pessoas que compram online são influenciadas pelas avaliações dos produtos (Foto: Pixabay)

 

Dependendo de como o e-commerce vai embarcar nas ações, é preciso pensar em previews para o começo de novembro para que não haja queda muito grande das vendas nas primeiras semanas do mês.

Para grandes e médias operações, contar com um plantão 24 horas é essencial para manter a operação com saúde. Pedidos são emitidos ao longo de todo o dia 26 de novembro e, portanto, a equipe precisa estar atenta e engajada.

Considerado o hub dos grandes players, o ANYMARKET é uma solução que conecta empresas a mais de 50 marketplaces como Amazon, Mercado Livre, Netshoes, Dafiti, Via Varejo, B2W, Magazine Luiza e Carrefour, entre outros. A plataforma atende empresas com venda on-line e que precisam de uma operação simples, ágil e centralizada.

No ano passado, o ANYMARKET contou com uma equipe de 150 pessoas, com 98% de clientes satisfeitos com o suporte e zero erros na Black Friday 2020. Para este ano, a empresa ampliou sua equipe de atendimento para mais de 200 pessoas e promete 100% de disponibilidade durante toda a Black 2021.

O uso de ferramentas que trabalham estratégia de reativação para carrinhos abandonados também está em alta este ano. Pesquisar sobre elas e configurá-las antecipadamente é importante para aumentar as chances de conversão. Uma dica é inserir, no e-mail encaminhado ao usuário que abandonou os produtos, um cupom de desconto, o que o instigará a voltar à loja para fechar a compra.

Outra grande tendência para a Black Friday 2021 é a realização de live de vendas, o que preza pela aproximação entre o consumidor e a equipe de atendimento de vendas. Em períodos de isolamento social, é uma maneira de sanar dúvidas dos clientes virtuais e estimular a relação entre eles e sua loja. Oferecer benefícios diferenciados para quem assistir a live pode fazer com que as pessoas te assistam por mais tempo.

Black Friday
Apps de pagamento com cashback e recebimento via PIX devem ser destaque (Foto: Divulgação)

 

No ano passado a Cyber Monday foi uma das grandes tendências exploradas pelos lojistas virtuais brasileiros, fato que se mantém para 2021. A data representa uma oportunidade para disponibilizar ofertas ainda mais competitivas, portanto na hora de desenhar a estratégia é importante preparar o estoque, e os descontos, para a segunda-feira após a sexta de promoções.

A diversificação dos meios de pagamentos também é uma forte tendência. Além dos meios de pagamento tradicionais, aplicativos de pagamento com cashback e recebimento via PIX, poderão ser um grande diferencial na Black Friday 2021, mas é importante que o seller ofereça apenas o que estiver pronto para atender.

Preparando a reputação

Para vender na Black Friday, é preciso uma grande preocupação com a reputação. Além de um fator de decisão de compra, a reputação define a longevidade do negócio. Afinal, se uma loja possui muitas reclamações não resolvidas, não é de se surpreender que as vendas desacelerem até um ponto crítico.

Em uma pesquisa da Dimensional Researh, ficou claro que 90% das pessoas que compram online são influenciadas pelas avaliações dos produtos.

O atendimento de pré-evento, o pré-vendas, é o momento em que os consumidores estão buscando entender mais sobre os produtos que irão comprar com preços diferenciados no dia do evento. Esse é um momento muito importante para passar segurança ao consumidor, tanto do produto quanto da empresa. Além disso, cumprir o SLA reflete no quanto aparecerá no dia da Black Friday.

É preciso trazer funcionalidades de atendimento que auxiliem no alto volume de dúvidas e reclamações de pedidos. Hoje no mercado já existem ferramentas que auxiliam a integrar o chat de marketplaces como o Mercado Livre! O Predize pode ser a solução, pois possui Inteligência Artificial, além do selo de certificação que garante uma integração de chat segura e estável para altos volumes.

O Predize é uma plataforma inteligente que centraliza o atendimento ao cliente (SAC), especializado em vendas em marketplaces. Desenvolvido pela DB1 Group, visa atender ao universo e-commerce.

O objetivo do Predize é oferecer uma experiência positiva aos consumidores junto aos marketplaces e aumentar a capacidade de atendimento. Para os sellers, o valor é inegável, já que o Predize possibilita centralizar o atendimento ao consumidor em um só painel, independentemente do número de marketplaces nos quais vende, de maneira ágil. Conta com um módulo de Inteligência Artificial para agilizar as respostas e controle de cumprimento de SLA. Com isso, reduz drasticamente o tempo investido pelas equipes de atendimento em múltiplos canais de contato e auxilia na melhora da reputação.

Como resolver os desafios da conciliação de repasses?

Os repasses vão muito além do comissionamento padrão. Será que vale a pena participar de uma campanha específica? O quanto aquilo vai impactar na sua operação? Será que sua logística está preparada para isso? Não se trata só do valor financeiro: dados de performance financeira serão ouro na hora da sua tomada de decisão.

A conciliação é essencial para enxergar o lucro das suas vendas na Black Friday e para contribuir na precificação de seus produtos, para organizar seu fluxo de caixa e garantir que possíveis divergências possam ser contestadas junto aos canais.

Hoje, no mercado, já existem softwares que fazem a conciliação de repasses dos marketplaces de forma automatizada, evitando horas de mão de obra especializada para conseguir ver o real lucro da sua operação nos marketplaces.

Essas plataformas, em poucos minutos, fazem a análise venda a venda, observando as regras e detalhes dos repasses de cada marketplace e entregando relatórios que possibilitem enxergar a rentabilidade das conversões. Em posse desses indicadores, é possível planejar e estruturar novas ações de vendas e, com isso, garantir sempre os melhores resultados.

Para ler o guia completo, acesse https://bit.ly/guia-black-friday.