Em declaração ao Reddit, no último mês, John Muller, líder da equipe de relações de pesquisa do Google, afirmou que esse é o momento ideal para os profissionais de SEO “subirem o nível e receberem bem por isso”.
A declaração vem dentro do contexto da nova atualização do algoritmo de busca do Google que passará a considerar uma série de fatores relacionados à experiência dos usuários nas páginas, o que eles chamaram de Core Web Vitals.
Antes prevista para passar a valer agora em maio, a atualização foi postergada para junho, dando um mês extra para empresas e profissionais se prepararem. Milhares de empresas ao redor do mundo terão que aperfeiçoar suas páginas para poderem se enquadrar às novas exigências de forma a não comprometerem o seu ranqueamento nos resultados orgânicos de pesquisa da plataforma.
Para Muller, o lançamento da atualização de experiência do usuário irá beneficiar profissionais de SEO que consigam aprimorar suas habilidades para conseguirem atender às novas exigências, auxiliando páginas a se adequarem aos novos parâmetros.
Ele reforçou ainda a necessidade de se contar com profissionais capacitados para realizarem esforços paralelos no sentido de já deixarem os sites preparados para a nova atualização: “Em relação ao movimento paralelo: as melhorias de velocidade com uma mentalidade de SEO podem ser muito difíceis se você nunca fez isso antes. Um bom consultor que ajuda um site a entrar no verde pode valer muito dinheiro”, concluiu.
O que exatamente muda com a atualização do algoritmo?
A nova atualização do Google passará a considerar fatores relativos à qualidade da experiência do usuário na hora de definir o ranqueamento das páginas no retorno de pesquisas. Ou seja, quanto melhor a experiência oferecida por uma determinada página, maior a chance de que ela figure entre as primeiras posições dos resultados orgânicos de buscas.
Entre os fatores que passaram a ser analisados pelo empresa estão:
- Tempo de carregamento da página:
- Mobile Friendly / responsividade
- Interatividade
- Segurança na navegação
- Estabilidade do Layout
- Ausência de distrações (como pop-ups e outros recursos que dificultem a navegação)
- HTTPS (protocolo que indica a segurança no tráfego dos dados)
O próprio Google já lançou uma grande variedade de ferramentas para auxiliar editores de sites e profissionais de SEO a adequarem a experiência do usuário em suas páginas aos novos parâmetros definidos pelo buscador. As novas ferramentas podem ser conferidas aqui.
A principal recomendação é que seja realizada uma auditoria completa nesses sites para que se possa verificar possíveis melhorias, utilizando o Search Console para Core Web Vitals.
Tendo tudo isso em mente, parece o momento certo para se perguntar: como está a experiência de usuários nas páginas da sua empresa?
Caso precise de ajuda para identificar pontos que possam ser otimizados, entre em contato com a Linka e conheça o nosso serviço de SEO.
Contamos com profissionais especializados e capacitados para auxiliar no processo de otimização das suas páginas, gerando tráfego e garantindo um melhor ranqueamento nos mecanismos de busca.
Fonte: https://www.linka.com.br/seo/por-que-e-o-momento-perfeito-para-se-investir-em-trabalhos-de-seo?utm_campaign=lk_html_newsletter_-_junho_2021&utm_medium=email&utm_source=RD+Station