sexta-feira, 21 de maio de 2021

JULIETTE: COMO UMA BOA ESTRATÉGIA DE SOCIAL MEDIA DEFINIU A VITÓRIA NO BBB21


Na última terça-feira, 04/05, Juliette Freire, advogada e maquiadora de 31 anos, levou para casa o prêmio de R$ 1,5 milhão e consagrou-se como a 21ª vencedora do Big Brother Brasil, com uma votação invejável de 90,15% votos.

O resultado apresentado é uma vitória para a pernambucana que, em poucos meses, conquistou o coração dos brasileiros, mas também uma vitória da sua equipe de mídias sociais, encabeçada por Huayana Tejo e Maria Tereza Falcão, cuja estratégia 360º criada para as contas da brother alavancou o nome Juliette entre os trending topics do Twitter e entrou para a história do programa (e do marketing digital como um todo). 

 

OS NÚMEROS DE JULIETTE

Se você entrar no perfil do instagram da BBB, verá a marca acima de 25 milhões de usuários, mas, antes da estreia do programa, esse número não passava dos 3 mil. Sendo assim, a equipe responsável pelas contas de Juliette conseguiu em 100 dias o que muitas marcas ainda lutam para conseguir, um número de seguidores e índices de engajamento invejáveis. 

Isso porque o perfil da pernambucana possui índices de engajamento de deixar celebridades como Beyonce e Anitta no chinelo. Segundo relatório da mLabs, o perfil da nova queridinha do Brasil conquistou mais de 17 milhões de interações e uma taxa de engajamento, em março, de 7,6% (só para fins de comparação, Anitta possui 1,7% e Beyoncé, 1,2%). 

buscas pelo nome JulietteAumento no número de buscas pelo nome de Juliette durante os meses de confinamento. (Fonte: Google

 

PREDECESSORES 

Até pouco tempo, toda a estratégia de Social Media dos participantes do BBB era realizada de forma passiva, tendo como base apenas o material que ia ao ar pela emissora. A grande virada aconteceu na edição passada quando Manu Gavassi preparou uma série de materiais de storytelling antes de entrar para o confinamento, com vídeos sendo postados quase diariamente. 

Além da periodicidade, o material de divulgação mostrava uma Manu com atitudes e falas coerentes com aquelas mostradas no programa, o que ajudou com que a candidata caísse nas graças do público.

Com Juliette foi a mesma coisa. Enquanto candidatos como Karol Conká eram massacrados aqui fora por apresentarem atitudes dissonantes da imagem que era vendida para os fãs, a Juliette que era vista na tela tinha posturas e comportamentos condizentes com o material divulgado aqui fora. 

Mas a equipe da candidata levou as estratégias de Manu a um novo patamar, apelando também para a história de vida da participante, regionalidade e visão de jogo. 

Juliette Post Ultimas Horas de votacao

 

CASE JULIETTE: 10 PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS. 

 

1 – FREQUÊNCIA 

Um dos principais fatores para o crescimento de um perfil no Instagram é, sem dúvida, a frequência de publicações. Sabendo disso, a equipe de Juliette pesou a mão na quantidade de posts, tanto no próprio Insta como em outras redes, criando uma estratégia multiplataforma. 

 

2 – DINAMISMO

A diversificação no formato das postagens (fotos, carrosséis, IGTV, enquetes, stories, etc…) também foi um fator positivo na estratégia da sister, impactando o público de maneiras diversas e diferentes formatos de conteúdo

 

3- INFORMAÇÃO

Outra estratégia utilizada no Insta da sister foi a criação de um “dicionário” do Juliettês, explicando as expressões utilizadas pela paraibana, gerando identificação com as pessoas de sua região e educando pessoas de todo o país sobre esses regionalismos. 

 

4 – MEMES

Todo mundo sabe que o BBB é uma verdadeira máquina de memes, e os administradores se aproveitaram desse potencial, replicando os memes criados pela candidata durante o programa e criando alguns novos. 

Juliette humor meme

 

5 – TBT´S

Para a estratégia de Juliette, os tbt’s serviram como uma forma de fazer com que o público a conhecesse melhor com a postagem de lembranças e momentos marcantes do passado da participante. 

 

6 – CRIAÇÃO DE UMA COMUNIDADE

O senso de comunidade é um dos grandes fatores de engajamento nas redes sociais. Sabendo disso, foi criada uma verdadeira comunidade de apoiadores de Juliette, que ganharam até mesmo um nome: “cactos”. 

 

7 – IDENTIDADE VISUAL E BRANDING

Uma estratégia vital para qualquer marca é fazer com que seus produtos e sua comunicação sejam facilmente reconhecidos pelo público. Isso se dá através do branding e da criação de uma identidade visual bem definida. O mesmo conceito foi aplicado ao perfil de Juliette, com cores e elementos gráficos que se repetem em diversos momentos.

 

 

8 – POSICIONAMENTO

Em uma edição tão polêmica quanto essa, mais do que nunca foi necessário um posicionamento forte por parte dos participantes em relação a tudo o que estava acontecendo dentro da casa. No caso de Juliette, esse posicionamento era visto tanto dentro do programa quanto em suas redes, gerando identificação com pessoas que pensam de forma parecida. 

juliette posicionamento

 

9 – ANTECIPAÇÃO

Ao longo dos meses de duração do BBB, diversos familiares de Juliette participaram de programas de TV. Nesses casos, os perfis da maquiadora alertavam os fãs para essas participações e outras novidades, aumentando a presença da comunidade nesses “eventos”. 

 

10 – HUMANIZAÇÃO 

Juliette possui uma personalidade que gera uma fácil identificação com a audiência, e esse fator foi muito bem explorado pela sua estratégia virtual, sem medo de humanizar a candidata e mostrar suas vulnerabilidades.

 

CONCLUSÃO

A estratégia de marketing desenvolvida pela equipe de Juliette é de dar inveja até mesmo em grandes agências de marketing digital e conteúdo e traz uma série de lições para marcas e outros negócios, entre elas, a necessidade de criar identificação e uma aproximação com o seu público e estar antenado ao que acontece nas redes sociais. 

Se você ainda não leva a sério o potencial desse tipo de plataforma, talvez seja hora de rever a sua estratégia, porque, mesmo que sua marca não esteja engajada nas redes sociais, pode ter certeza de que seu público está. 

Se você gostou desse artigo, não deixe de conferir o nosso e-book Instagram para negócios.

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Fonte: www.linka.com.br/

Entenda as diferenças entre os marketplaces para ter mais sucesso em suas vendas

Artigo Atualizado em: 12/05/2021

Estar presente nos marketplaces é hoje essencial para qualquer e-commerce. Além de serem portas de entrada para lojas virtuais, esses grandes shoppings online carregam um grande nome e por isso podem ser a melhor solução para conseguir aumentar as vendas online.

Para decidir em qual marketplace entrar é preciso ter claro quais as especificidades de cada um deles e também quais são as regras que precisam ser seguidas, assim como responsabilidades e direitos.

O ANYMARKET possui integrações com diversos marketplaces como Via Varejo, B2W, Amazon, Carrefour, Magazine Luiza, Walmart, Web Continental, Buscapé, Cissa Magazine, MadeiraMadeira,Walmart, Mercado Livre, Netshoes, Dafiti, Kanui e Tricae.

Não existem regras únicas adotas por todos eles. Cada marketplace ou grupo de marketplaces adota seu próprio modelo, porém a maioria possui regras próximas como tempo mínimo de operação, avaliação em empresas como E-bit e Reclame Aqui, além do registro formal que envolve inscrições estaduais e CNPJ.

O Marketplace ideal para sua loja

Os marketplaces como Dafiti, Kanui e Tricae tem um nicho claramente voltado para moda e confecções, já o lojista que pretende vender artigos esportivos deve estar presente na Netshoes, já os outros marketplaces são ótimos para vender os mais variados produtos, desde móveis até eletrônicos. A seguir iremos discorrer em nosso artigo os principais marketplaces e suas particularidades ou se preferir, você poderá fazer o download do nosso ebook que possui informações mais detalhadas.


É muito importante que o lojista saiba aonde vender seu produto, conheça seu público para alcançá-lo da melhor maneira possível. O Submarino é um marketplace conhecido mais pelos produtos eletrônicos, já a Casas Bahia é mais voltada para móveis. Estar presente nos marketplaces é importante porém é mais importante saber aonde seus produtos terão mais destaque.

Pessoas pesquisando na internet, busca por marketplace para vender, como escolher marketplace

Parte de ser bem-sucedido nos marketplaces é entendê-los, para que seja possível otimizar anúncios a aparecer no Buybox, local onde aparecem anúncios em destaque.

Então, vamos conhecer mais sobre cada marketplace!

Amazon

Amazon

A Amazon é um marketplace considerado recente no Brasil. É possível anunciar na Amazon desde 2017! Essa é uma oportunidade para ser um dos primeiros a anunciar determinados produtos.

A empresa americana é reconhecida pela preocupação constante com as experiências de seus consumidores, sempre trabalhando para exceder às expectativas. É preciso preparar o seu negócio e deixá-lo mais competitivo, oferecendo melhores experiências aos consumidores. 

O que vender na Amazon: O Marketplace da AMAZON atua no segmento geral com o comércio de produtos como Livros, Celulares e Telefonia, Eletrônicos, TV e Áudio, Informática e Acessórios, Games e Consoles, Casa e Cozinha, Ferramentas e Construção, Papelaria e Escritório.  

Mercado Livre

Mercado Livre

No caso do Mercado Livre é importante ter anúncios com títulos que facilitem a busca, descrição detalhada,  qualificações de venda feitas pelos compradores, rápido atendimento, entre outras.

É o maior marketplace da América Latina e reúne milhões de vendedores e compradores num cenário de mais de 60 milhões de ofertas de produtos, automóveis e serviços.

Com 52 milhões de visitantes únicos por mês, o Mercado Livre é o 6º site mais visitado da Internet. Possui diversas soluções como Mercado Pago (solução de pagamento), Mercado Envios (tecnologia de gestão de logística), Mercado Livre Publicidade (responsável pela comercialização de publicidade dentro da plataforma) e Mercado Shops (plataforma para criação de loja online).

O que vender no Mercado Livre: Esse marketplace é bastante abrangente e comporta todas as categorias de produtos.

 

Via Varejo

Via Varejo (Cnova)

Na Via Varejo é preciso focar na qualidade dos anúncios, assim como nas imagens de qualidade, preços e frete competitivos, tratamento de reclamações, entregas no prazo e um bom atendimento.

Esse marketplace posiciona-se como um dos maiores varejistas de eletroeletrônicos do mundo. A Via Varejo administra importantes marcas como o Ponto Frio, Casas Bahia e Extra, já integrados ao ANYMARKET.

Premiada 11 vezes como Top of Mind, possui mais de 59 milhões de visitas em sua páginas, 1,4 milhões de itens vendidos, 100 milhões de buscas e 1 milhão de pedidos.  

O que vender na Via Varejo: O destaque aqui é para Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Móveis, mas as marcas do grupo Via Varejo abrangem todos os tipos de categorias.

B2W

B2W

Assim como os outros marketplaces a B2W também preza por descrições detalhadas, imagens de qualidade, preço competitivo, bom frete e avaliações positivas de clientes.

O B2W Marketplace é um grupo líder no ranking de alcance do e-commerce B2C, atinge 22% do varejo na web e 70% dos heavy users (consumidores potenciais). 

Dentre as marcas que fazem parte do Grupo B2W o ANYMARKET  está integrado com Shoptime, Americanas.com e Submarino.

O que vender na B2W: As marcas se destacam em Eletroeletrônicos, Smartphones, Livros e Eletrodomésticos, mas você pode anunciar diversas categorias.

Magazine Luiza

Magazine Luiza

A Magazine Luiza foi o primeiro comércio eletrônico do mundo! Com grande visão tecnológica a Magazine Luiza implementou em 1981 um sistema de computação nas lojas e em 1986 inagurou o 1º Centro de Distribuição (CD) em Ribeirão Preto-SP, totalmente automatizado. Esse avanço propociou que em 1992 nascesse com a Magazine Luiza o primeiro modelo de comercio eletrônico do mundo. As “Lojas Eletrônicas” (Lojas Virtuaissão resultado de um projeto inovador onde vendiam produtos por meio de terminais multimidia sem necessitar de produtos em exposição ou no estoque

Possui mais de 7 milhões de seguidores nas redes sociais, 35 milhões de acessos em media em sua pagina e possui as melhores comissões do mercado.  

O que vender na Magazine Luiza: Móveis e Eletroeletrônicos são destaques, mas a Magazine Luiza anuncia de tudo! Uma novidade é a categoria Mercado, que comporta produtos de limpeza, pet shop, perfumaria e entre outros.

Netshoes

Zattini

Netshoes e Zattini

A Netshoes é um grupo presente em 3 países (Brasil, Argentina e México), com mais de 22 milhões de clientes. É o maior marketplace de lifestyle esportivo na America Latina, e uma das 100 marcas de maior prestígio no Brasil!

O Grupo Netshoes possui também a Zattini. Dessa forma, atua em 3 segumentos: Esporte (Netshoes), Moda e Beleza (Zattini).

Dentre as características necessárias para firmar parceria com o grupo Netshoes, consta: Originação e originalidade do produto, gestão do canal adequado com headcount dedicado, idoneidade da empresa, catálogo aderente ao posicionamento da marca, emitir Nota Fiscal Eletrônica, Picking e Packing capaz de atender o volume do canal.

O que vender na Netshoes: As marcas presentes na Netshoes são Mizuno, New Era, Optimum Nutrition, Mormaii, Penalty e Fut Fanatics. Anuncia-se calçados, roupas, suplementos, acessórios e artigos esportivos.

O que vender na Zattini: Na Zattini, as marcas em destaque são Osklen, Sunglass Hut, Foxtou, Cantão, Enjoy, Malwee e Levi’s. Além de produtos do segmento de Moda, também é possível anunciar artigos para bebês, produtos de beleza e itens para casa (como móveis, iluminação e cama, mesa e banho).

Grupo GFG (Dafiti, Kanui e Tricae)

O Global Fashion Group (Grupo GFG) atua com mais de 3000 marcas nacionais e internacionais.

Sua atuação compreende cinco plataformas de marca em 24 países com mais de 9000 colaboradorares e é lider no mercado de moda online em cinco regiões diferentes do mundo.  

Dafiti

Dafiti

A Dafiti é um marketplace que possui mais de 10 milhões de visitantes únicos por mês. É o maior marketplace de moda do Brasil, e uma das empresas que compõe o Grupo GFG.

Todos os marketplaces de moda como Dafiti, Kanui e Tricae prezam muito pela qualidade das imagens e também pela variedade de produtos.

O que vender na Dafiti: Roupas, calçados, acessórios, produtos de beleza e utilidades para casa são categorias presentes neste marketplace.

Kanui

Kanui

Último marketplace de Moda da nossa lista, a Kanui é líder nos segmentos de Surf, Skate e Lifestyle. Se esses são os interesses do seu público, aposte na Kanui para reforçar sua presença online!

O que vender na Kanui: Todos os itens de vestuário, e também artigos esportivos como skates, bicicletas, patins e etc.

Tricae

Tricae

Maior vitrine infantil do Brasil, a Tricae foi criada em 2011 com foco em produtos para crianças de 0 a 12 anos.

O que vender na Tricae: Roupas e calçados infantis, brinquedos, móveis e decoração, artigos para gestantes e artigos escolares.

Carrefour

Carrefour

O Carrefour é conhecido como uma rede internacional de hipermercados. Como marketplace não é diferente: boa parte das categorias de produtos encontradas no hipermercado são anunciadas.

O que vender no Carrefour: Casa e decoração, tecnologia e eletrônicos, infanto-juvenil, saúde e bem-estar, auto e ferramentas.

MaderiaMadeira

MadeiraMadeira

Este marketplace foi lançado em 2009 e é um pioneiro na venda online de materiais de construção, acabamento e decoração. Com mais de 50 mil produtos e 2.500 entregas por dia, a MadeiraMadeira conta com mais de um milhão de clientes satisfeitos.

O que vender na MadeiraMadeira: Móveis; Pisos e Revestimentos; Portas e Janelas; Iluminação; Banheiro; Cozinha; Eletrodomésticos; Eletroportáteis; Ar e Ventilação; Decoração; Cama, Mesa e Banho; Utilidades Domésticas; Jardim e Lazer; Ferramentas; Alimentação; Áudio e Vídio; Automotivo; Brinquedos; Ferragens; Fitness.

WebContinental

WebContinental

Pertencente ao Grupo Infoar, a WebContinental possui 3 Centros de Distribuição pelo Brasil e é considerada a loja preferida do Sul do Brasil. Anuncia mais de 15 mil produtos e cresce 3x mais que o mercado em seus 10 anos de e-commerce.

O que vender na WebContinental: Ótimo canal para anunciar produtos de Ar e Ventilação. Outras categorias são EletrodomésticosEletroportáteisMóveis e DecoraçãoTecnologiaCultura e LazerEstilo e Bem-Estar; Itens para Crianças e BebêsAutomotivoComercial e Industrial; Ferramentas e Peças. 

Logo da Saraiva no ANYMARKET

Saraiva

Trabalhar com o marketplace Saraiva é uma ótima oportunidade para comerciantes de produtos do ramo de educação, cultura e entretenimento. O site recebe mais de 220 milhões de visitas por ano e está entre os maiores e-commerces do Brasil

O que vender na Saraiva: Livros – E-books – Aparelhos telefônicos – Consoles e games – Informática – Papelaria -Acessórios (fones, caixas de som, cartões de memória)

 

Logo da Centauro no ANYMARKET

Centauro

O marketplace da Centauro é voltado para produtos do segmento esportivo. Fundada em 1981 com o objetivo de democratizar o esporte no país, a empresa foi pioneira no conceito de megastore e hoje é considerada a maior varejista de artigos esportivos da América Latina. Além disso, a companhia conta com mais de 180 lojas físicas espalhadas por todo o Brasil.

O que vender na Centauro: Esportes, Roupas, Calçados, Acessórios (relógios, óculos, mochilas etc.), Equipamentos (bicicletas, pranchas, piscinas)

 Logo da Ricardo Eletro no ANYMARKET

Ricardo Eletro

A Ricardo Eletro foi fundada em 1989 no interior de Minas Gerais e hoje é uma das maiores varejistas brasileiras no segmento de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Atualmente é a terceira maior empresa no segmento e possui mais de 700 lojas no país.

O que vender na Ricardo Eletro: Ar e ventilação, Casa e ferramentas, Celulares e telefones, Eletrodomésticos, eletroportáteis, Informática, Móveis e decoração, Utilidades domésticas

Logo da ZOOM no ANYMARKET

Zoom

Criado em 2001 Zoom é um comparador de preços que surgiu com o objetivo de ser uma alternativa ao Buscapé. A empresa permite que os clientes comparem, em uma mesma interface, os preços de produtos de diferentes marcas – se o consumidor clicar em uma oferta, ele é redirecionado ao site específico da loja.

O que vender na Zoom: Celulares e telefones, Informática, TV e eletrônicos, Eletrodomésticos, Eletroportáteis, Moda e acessórios, Móveis e decoração, Esporte e lazer, Games

Camicado

A Camicado é rede de lojas especializada em casa e decoração. Possui grande variedade de produtos.

O que vender na Camicado: Artigos de decoração, utensílios de cozinha, mesa posta, eletroportáteis, cutelaria, cama, mesa e banho e organização.

Agora que você já conheceu os principais marketplaces, saiba mais informações e diferenciais e escolha qual o marketplace ideal para o seu negócio. Baixe agora nosso ebook no banner abaixo:


A média de comissão nos marketplaces

A comissão em cada marketplace pode variar de acordo com o tipo de anúncio ou categoria de produtos, porém os números médios são:

  • Mercado Livre:
    • Comissão premium – 16% (cliente pode parcelar em 12x sem juros, maior relevância e outras vantagens)
    • Comissão padrão – 11%
  • B2W: 16% para todos os parceiros independente de categoria
  • Via Varejo: de 14% a 18%
  • Cobasi: em torno de 20%
  • Walmart: 16%
  • Netshoes: de 20% a 30%
  • Dafiti: de 25% a 30%
  • Wish: 15%
  • Camicado: em média 25%
  • GFG: de 25% a 30%
  • Amazon – em média 11%
  • Magazine Luiza – em média 12%
  • Dia Group – Comissão por categoria, mínimo 13%
  • Carrefour: por categoria
    • Auto e Ferramentas – 13%
    • Casa e Decoração – 14%
    • Eletrodomésticos – 12%
    • Eletroportáteis – 13%
    • CD e DVD – 10%
    • Instrumentos Musicais – 14%
    • Livros – 10%
    • Papelaria – 10%
    • Estilo e Beleza – 14%
    • Infantil – 13%
    • Tecnologia – 12%
    • PET – 13%
    • Saúde e Bem Estar – 13%

O maior comissionamento é o dos marketplaces de nicho (Netshoes, Dafiti e Cobasi). Isso acontece pois o objetivo não é o volume de lojas e sim a qualidade do produto e a performance do seller. Por isso,  na Netshoes, por exemplo, todos os sellers têm um analista de performance.

Os valores de comissão estão sujeitos a alterações/atualizações pelos marketplaces.

Mesmo sendo diferentes, percebe-se que muitos marketplaces têm algumas regras em comum, por isso o mais importante para os lojistas é entender de fato o que cada um deles pode ou não proporcionar de melhoria nas vendas. Vale lembrar que cada marketplace possui sua própria comissão, isso é muito importante para que os lojistas saibam quanto de fato vão receber por cada venda.  


Fonte: https://marketplace.anymarket.com.br/marketplaces/entenda-as-diferencas-entre-os-marketplaces/?utm_campaign=newsletter_semanal_-_20-05-21&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

quarta-feira, 19 de maio de 2021

Soda Limonada apresenta nova identidade visual

 


Com o conceito “#QueSejaSoda”, a marca se propõe a revelar a verdade nua e crua que essa fase da vida traz. As neuras e indecisões serão retratadas nos filmes da marca, que irão circular no universo digital, expondo dilemas e tentando quebrar expectativas.

   

Tem muita gente por aí que passou a infância e a adolescência inteirinha idealizando a vida adulta. Mas quando chegou lá, percebeu que existe uma grande diferença entre expectativa e realidade. Pensando naqueles que já sacaram que ser adulto não é encantador ou glamuroso, Soda Limonada entra em cena para apresentar sua nova campanha e, com toda sua acidez, ironizar o mito da vida adulta. E tem mais, tudo isso, revelando sua nova identidade visual.

A campanha tem assinatura da agência Circus/MediaMonks.

Com o conceito “#QueSejaSoda”, a marca se propõe a revelar a verdade nua e crua que essa fase da vida traz. As neuras e indecisões serão retratadas nos filmes da marca, que irão circular no universo digital, expondo dilemas e tentando quebrar expectativas.

“Para criar essa campanha, a gente buscou uma tensão verdadeira da vida das pessoas. Em cima disso, decidimos mostrar, de forma divertida e descontraída, as dores e as delícias que acompanham a vida adulta de hoje em dia”, explica Zeca Borghi, gerente de marketing de Soda Limonada. “Nosso último esforço de comunicação foi feito na década de 80 e, de lá para cá, muita coisa mudou, especialmente, no contexto cultural”, conclui.

“Entramos nas conversas, nas verdades humanas. Queremos que as pessoas se identifiquem com os dilemas de Soda, que vejam que tudo pode ficar mais divertido com um toque de acidez”, destaca Luciana Haguiara, diretora executiva de criação da Circus/MediaMonks.

segunda-feira, 17 de maio de 2021

Ambev testa delivery com drone

 


Além de explorar formas inovadoras e mais eficientes para a distribuição de produtos, empresa acredita que o projeto poderá contribuir com a mobilidade urbana e o meio ambiente

Por Redação - 10/05/2021

Além de explorar formas inovadoras e mais eficientes para a distribuição de produtos, a Ambev acredita que o projeto poderá contribuir com a mobilidade urbana e o meio ambiente, já que deve ajudar a diminuir o número de veículos nas ruas e, consequentemente, a emissão de poluentes. A próxima fase de testes contará com um novo drone, capaz de voar por até 20 quilômetros levando uma carga de 8Kg. 

O mercado de Delivery vem investindo em inovação como forma de oferecer uma melhor experiência ao cliente e também ampliar suas oportunidades de venda. As ferramentas para delivery ajudam restaurantes a vencer a crise, por exemplo, e são imprescindíveis para a obtenção de resultados que garantam a sobrevivência do negócio.