quarta-feira, 5 de maio de 2021

Como grandes marcas já estão utilizando estratégias de CX em 2021

 


Tamires Tribst

Por Tamires Tribst em 24 de fevereiro 2021

Tempo de leitura: 5 minutos

No post de hoje falaremos como grandes marcas já estão utilizando estratégias de CX em 2021.

Implementar estratégias de Experiência do Cliente em 2021 será fundamental para empresas que desejam acompanhar as novas tendências de consumo aceleradas durante a pandemia e saber como gerar experiências mais encantadoras mesmo em tempos de crise.

Se você deseja entender mais sobre Estratégias de Experiência do Cliente, acesse nosso conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre Customer Experience.

Apesar do ano ainda estar no começo muitas marcas já estão investindo em novidades e tendências em estratégias de CX para o primeiro semestre.  

MAGALU: 

Em janeiro a Magazine Luiza anunciou a criação de um canal de atendimento exclusivo em libras e uniu acessibilidade e Experiência do Cliente em uma única estratégia. Através da ferramenta o consumidor poderá acessar o atendimento pós-venda por videoconferência com uma equipe formada por pessoas surdas treinadas para realizarem atendimento em libras. 

O canal já está disponível no site da Magalu e pode ser acessado de segunda à sexta-feira das 9h às 18h. Basta clicar em “Atendimento”, selecionar “Libras” e o cliente será direcionado a um agente especializado. 

Segundo o IBGE, o Brasil tem mais de 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva. Com essa medida a empresa ampliou as possibilidades de atendimentos para pessoas da comunidade surda, além de dar mais um passo rumo a uma das principais estratégias da varejista: excelência no atendimento. 

AZUL

A companhia de linhas aéreas Azul viu uma grande oportunidade de encantamento quando uma criança esqueceu seu brinquedo, um coelhinho Sansão, na brinquedoteca do aeroporto de Florianópolis. 

A Azul não só encontrou o Coelhinho e o devolveu para sua dona de 4 anos, como elaborou uma verdadeira jornada. A empresa produziu imagens mostrando Sansão de mochila andando pelo aeroporto e embarcando com destino a Cuiabá, cidade onde a criança morava. 

A iniciativa deu fruto a um vídeo publicitário, além de uma parceria com a marca Maurício de Souza para que a própria Mônica entregasse o Coelhinho pessoalmente para a menina. 

O resultado foi uma família inteira feliz e clientes satisfeitos, além da oportunidade de promover a marca Azul mostrando como a companhia se importa e cuida dos clientes. 

Esquecer um objeto importante em um aeroporto pode ser uma situação de muito atrito e frustração. A empresa transformou em final feliz um episódio que poderia ter sido motivo de tristeza e estresse para toda a família de passageiros.

RENAULT

Seguindo a tendência de serviços por assinatura, a Renault anunciou em janeiro seu próprio canal de assinaturas de veículos no Brasil. A estratégia, que já é adotada por outras montadoras como Toyota, Audi, Volkswagen, Fiat e Jeep, possibilita que o cliente escolha um veículo em apenas 10 minutos sem burocracia e de forma online. 

O canal é chamado de Renault On Demand e visa facilitar o aluguel de carros e facilitar o processo para pessoas que não pretendem investir em um veículo próprio ou em um modelo novo. 

O Renault On Demand oferece assistência 24h como reboque, chaveiro e serviços emergenciais e possibilita a contratação de planos personalizados incluindo adicionais de acordo com a necessidade do cliente. 

O diferencial do canal é a promessa de atender em todo o território nacional, enquanto que esse tipo de serviço de outras montadoras estão disponíveis apenas em algumas cidades. 

Serviços por assinaturas transformam processos que demandam alto investimento e burocracia em simples tarefas fáceis de serem executadas. Comprar e manter um carro pode ser custoso e estressante, mas com a nova tendência a experiência de ter e dirigir um carro se tornou mais acessível e prazerosa.

NUBANK

A Nubank tem como missão a excelência em atendimento, além de facilitar a vida financeira das pessoas. Para isso, a empresa anunciou que a partir de fevereiro os clientes poderão realizar pagamentos por meio do Google Pay.

Assim, os clientes poderão utilizar o próprio celular para realizar compras na função débito e crédito em estabelecimentos que aceitam pagamento por aproximação, em sites e aplicativos.

O Google Pay é uma carteira digital que permite fazer pagamentos com apenas um clique, tudo o que o usuário precisa fazer é confirmar a transação utilizando o celular.

Pagamentos digitais por aproximação otimizam tempo em filas e em transações. Ter mais agilidade na hora de pagar garante que o momento de compra seja mais agradável e que a experiência promova mais felicidade e satisfação no cliente. 

HERMES PARDINI

O Grupo Pardini tem realizado testes de transportes de amostras biológicas por drones. O objetivo da iniciativa é reduzir o tempo de atendimento de emergência dos pacientes.

Uma rota aérea dura em média 6 minutos, enquanto que o transporte terrestre leva cerca de 30 minutos para ser realizado. 

O Grupo mostra através dessa estratégia como utilizar a tecnologia em favor da Experiência do Cliente, uma vez que otimiza processos, garante um atendimento mais rápido e agilidade na realização de exames e entrega de resultados. 

Esperar por resultados de exames é um momento delicado e muitas vezes o tempo é crucial para o tratamento do paciente. 

Agilidade e rapidez nesse momento é fundamental para que médicos possam atuar de maneira mais assertiva, além de ajudar os pacientes a terem um pouco mais de tranquilidade para que a experiência hospitalar não seja traumática. 

INTER

Na busca por oferecer um super aplicativo, o Banco Inter anunciou que a função delivery estará disponível no início de março. Com a estratégia a empresa visa estar presente em todo o ciclo de vida dos consumidores, além do cenário financeiro. 

A ideia é que o cliente Inter possa ter em único aplicativo o maior número de funções, garantindo comodidade e praticidade nas compras. 

Lembrando que o app do banco já oferece um marketplace de varejo que oferece descontos exclusivos com marcas parceiras e ainda utiliza um sistema de cashback. 

Ter todas as necessidades atendidas em uma única ferramenta, sem dúvida, facilita a vida do cliente. Realizar compras, transações, pagamentos, pedir comida e muitas outras funções através de um único aplicativo é a tendência que muitos consumidores estão buscando. 

Mais uma vez o digital se mostra como um grande facilitador de processos que antes eram demorados, complicados e inseguros. 

Com os cases citados acima podemos perceber que encantar clientes e desenvolver estratégias de CX tem sido uma prática pautada principalmente em um uso inteligente dos meios digitais e saber aproveitar as oportunidades certas. 

A tecnologia é uma forte aliada na busca por facilitar processos de compra, gerar satisfação e otimizar o tempo dos clientes. Por isso, os super aplicativos estão entre as principais tendências de estratégias de CX em 2021.

Continue acompanhando nosso blog para acompanhar ao longo do ano como as empresas irão utilizar estratégias de CX. Você também pode nos acompanhar nas redes sociais (InstagramLinkedIn Facebook). 

Ainda não conhece a Track.co? Então acesse o nosso site. Te convidamos a saber mais sobre a nossa nova plataforma, a mais completa e atualizada em termos de métricas de Experiência do Cliente.


Webinar – O que é? Como produzir? Como divulgar?

 


Por 

webinar como produzir e divulgar

Webinar é uma das iscas virtuais mais utilizadas no marketing digital para a captção de leads e geração de engajamento com a marca.

É através de palestras online, normalmente gratuitas e com temas estrategicamente definidos de acordo com interesse do público-alvo que os webinars são criados e divulgados. E por utilizarem um formato de conteúdo em alta na internet, podem facilitar a geração de leads e a fidelização daqueles que já acompanham sua marca.

O grande engajamento do Webinar transmitido ao vivo está ligado à facilidade de acesso para o público. Por se tratar de um conteúdo rico, que muitas vezes, se tornaria caro ou geograficamente de difícil acesso para muitas pessoas, ele é mais acessível que uma palestra presencial e até mais atrativo do que a leitura de um artigo, por exemplo.

Neste artigo você irá aprender os seguintes conteúdos:

  • Como definir o tema e criação do conteúdo;
  • Escolha da ferramenta para transmitir o webinar;
  • Criando Landing Page de divulgação;
  • Disparando emails automáticos de lembrete e pós-webinar;
  • Apresentando o Webinar;
  • Avaliando os resultados do Webinar.

Acompanhe este artigo para aprender a colocar, passo-a-passo, o seu webinar ao vivo no ar e divulgá-lo utilizando a plataforma de marketing digital da Dinamize, o Dinamize Automation.


webinar como produzirO que é webinar?

O webinar é um evento realizado através de uma transmissão ao vivo, online e interativa, que tem como objetivo sobretudo proporcionar uma experiência mais dinâmica e atrativa para os convidados sobre um tema específico.

O grande engajamento do webinar está ligado à facilidade de acesso para o público. Por se tratar de um conteúdo rico, que muitas vezes, se tornaria caro ou geograficamente de difícil acesso para muitas pessoas, ele é mais acessível que uma palestra presencial e até mais atrativo do que a leitura de um artigo, por exemplo.

Os tipos mais comuns de webinars são: apresentação/palestra ou entrevista. O webinar de de apresentação é uma demonstração de algum tipo de conceito ou produto, com base em slides e informações dispostas na tela. No caso de entrevistas, você pode utilizar o espaço para falar com algum especialista no assunto que irá abordar.


webinar como fazer um webinar

Como fazer um webinar

A ideia do webinar é realmente simular uma palestra ao vivo de maneira online. Por essa razão, todos os elementos que normalmente compõem uma palestra, como uma apresentação de slides, um palestrante, podendo haver até um apresentador âncora e alguns convidados e claro, o público para consumir esse conteúdo.

Para trazer uma experiência tão dinâmica quanto um evento presencial, o webinar precisa disponibilizar uma interação com o público que está assistindo ao seminário online. Essa interação irá depender da plataforma utilizada para transmitir o webinar. Porém, as ferramentas mais comuns, já disponibilizam de recursos de bate-papo, tornando essa comunicação entre apresentadores e público possível.

Para criar o seu webinar é necessário seguir os seguintes passos:


webinar como produzir1 – Escolher o tema que será apresentado no webinar

Tópicos que podem ser relevantes para produzir a sua apresentação:

  • Escolha um conteúdo relevante para o seu público;
  • Identifique o melhor momento para a transmissão, consultando seus seguidores. Outra opção é testar diferentes dias e horários
  • Crie um roteiro da apresentação. Seguindo os tópicos criados, você não corre o risco de se atrapalhar durante a fala;
  • Crie uma apresentação dinâmica, que mantenha seu público interessado. Evite utilizar slides com muito conteúdo em texto. Trabalhe apenas com frases objetivas, que expressem o que você deseja apresentar;
  • Defina a plataforma que você irá utilizar para apresentar seu Webinar (YouTubeGoToWebinar);
  • Escolha um local silencioso para realizar sua apresentação, para não ser atrapalhado e para que o som seja bem compreendido pelo público;
  • Teste os dispositivos que irá utilizar, para verificar se estão em perfeito funcionamento.

Como criar a apresentação do Webinar2 – Como criar a apresentação do Webinar

Webinar precisa ser interativo. Por mais que você esteja falando em tempo real e respondendo questões, se o evento durar 60 minutos, será uma hora com o seu rosto na tela. Cansativo para quem assiste, concorda?

Então, preveja a inserção de materiais explicativos na tela. Além dos slides, vale adicionar fotos, por exemplo. Foque em tudo aquilo que agrega ao Webinar.

 


Escolhendo a plataforma para apresentação do Webinar3 – Escolhendo a plataforma para apresentação do Webinar

Esta é uma etapa muito importante. Existem atualmente diversas plataformas utilizadas para a realização de webinars, algumas gratuitas e outras pagas.

Para essa decisão, considere a sua necessidade e como a ferramenta que pretende utilizar atende ao que precisa.

Vamos a algumas ferramentas de webinar:

Confira lista de ferramentas para webinar que possuem versões gratuitas, com os pontos positivos e negativos de cada uma:

Além das plataformas gratuitas, existem diversas ferramentas de webinar pagas, onde são disponibilizados recursos de acordo com o plano escolhido.

A seguir, listamos algumas das principais ferramentas para transmissão de webinar pagas:

  • GoToWebinar;
  • WebinarJam;
  • Zoom;
  • ClickMeeting;
  • Livestorm;
  • WebinarNinja;
  • Join.me.

A escolha da ferramenta ideal para seu webinar depende do seu nível de habilidade com as diferentes funcionalidades de cada plataforma e de sua necessidade em relação aos recursos oferecidos.


Escolha a data e crie o evento na plataforma de webinar4 – Escolha a data e crie o evento na plataforma de webinar

Tenha atenção na hora de escolher a data de seu webinar, pois marcar seu webinar para uma véspera de feriado ou para uma sexta-feira, por exemplo, quase sempre é uma má escolha. Além disso, verifique se não há outros eventos que seu público-alvo possa participar no mesmo dia e horário (Exemplo: evento no concorrente).

Você também precisa considerar os interesses do seu público para garantir que ele esteja online no momento da transmissão. Quanto menos o seu evento concorrer com outros que possam afetar sua audiência direta ou indiretamente, melhor.


 5 – Como Criar uma Landing Page para divulgação do seu Webinar

Agora que você já tem o tema, data, horário e local onde acontecerá o webinar, vamos trabalhar na criação da página de captura dos participantes. Com um visual limpo e sem distrações, ela funciona como um convite para o webinar. Ela deve trazer um breve formulário, que é onde o lead registra seu nome e seu e-mail.

A landing page do seu webinar precisa ainda de um título chamativo, recursos visuais cuidadosamente explorados, clareza na oferta e vantagens que o evento oferece, além de um CTA, geralmente com um botão de inscrição e uma frase curta e convidativa.

Uma vez que o usuário preencheu sua landing page demonstrando o interesse em participar do webinar é importante deixar registrado que você recebeu corretamente a inscrição, além de também poder enviar o link onde ocorrerá o webinar.

Veja como é fácil criar uma landing page para divulgação do webinário na ferramenta da Dinamize:

Email de confirmação após a conversão na landing page

Portanto, crie um fluxo de automação para que imediatamente após a conversão na landing page, o lead receberá um email com a confirmação da inscrição com o link de acesso ao webinar. Lembre-o também da data e horário do webinar neste email.

Algo importante também que pode ser inserido neste email é o link para inclusão do evento no seu calendário. Para isso, crie um evento no calendário e clique em publicar evento, irá gerar uma URL personalizada para que você possa colocar em seu email.


Como divulgar um Webinar6 – Como divulgar um Webinar

Tendo a landing page e link do seu webinar prontos, o próximo passo é divulgar ao seu público-alvo o seu evento. Para isso, explore estratégias de marketing digital. Dentre elas você pode utilizar diversos canais, como: Email marketing, Mídias Sociais, Pop-up no site/blog, etc.

Divulgar através do Email marketing

Essa tática é muito útil se você tem uma boa base de e-mails cadastrados. Conhecer detalhes do seu público é a chave para acertar na linguagem e na proposta da oferta a ele. Se estiver na dúvida de que assunto pode chamar mais atenção, vale um email de teste A/B com algumas variações de assunto anunciando o webinar. Conhecer detalhes do seu público é a chave para acertar na linguagem e na proposta da oferta a ele.

Publicação nas redes sociais

As redes sociais também são uma ótima forma para divulgar seu webinar. Para redes sociais como Instagram que não permitem a inclusão de links sugerimos a utilizar o link na bio e mencionar isso na publicação, ou então usar ferramentas gratuitas para gestão dos links, como o Linktree.

Caso queira investir também em campanhas pagas, o Facebook possui um recurso que é Geração de cadastros (ou Facebook Lead ADS), onde permite que a pessoa impactada pelo anúncio, efetue um cadastro rápido já com os seus dados disponíveis no Facebook, facilitando o cadastro. A partir disso, também é possível integrar diretamente a conversão com a plataforma para o lead inscrito receber o email de confirmação do cadastro.

Incluir pop-up no site

Outra ação que pode ser feito é o convite aos visitantes do seu site ou blog. Pode ser feito em páginas de conteúdos similares ou em todas as páginas.

Não esqueça de linkar para a landing page, é claro.

Envie um email de lembrete do webinar 1 dia antes e também 10 minutos antes

Algo que ocorre muito é lead inscrito esquecer do evento, principalmente se tiver se cadastrado há muitos dias atrás. Por isso o email de lembrete é fundamental para que os participantes recordem do seu webinar e se programem. Por isso, agende um lembrete 1 dia antes e também 10 minutos antes de iniciar o webinar, isso aumentará o engajamento dos usuários com seu webinar.

Email Marketing pós-webinar

Após finalizar seu Webinar, disponibilize a versão gravada e materiais complementares. Todo o trabalho que você teve não merece ser utilizado apenas pelo tempo em que o webinar estiver no ar.

Além disso, disponibilizar seu conteúdo em plataformas como o YouTube ajuda a reforçar a sua autoridade e a atrair a atenção da audiência para a sua marca ou empresa, gerando tráfego para seu site ou blog.

Outra opção é anunciar no FacebookInstagram e Google Ads. No Facebook, você pode impulsionar a sua postagem para aumentar o alcance da sua mensagem.

Facebook Leads – Criando anúncios para captação de contatos.

 

webinar como produzir7 – No dia da Apresentação de seu Webinar

Ao menos 1 hora antes do Webinar teste a internet (se possível tenha uma internet alternativa). Outro ponto importante, ainda que apresente sozinho o Webinar, tenha uma “retaguarda” para controlar os comentários, por exemplo. Se houver problemas na transmissão ao vivo, essa pessoa também cumpre o papel de avisá-lo.

Lembre-se de ser claro e didático, explicando o assunto e retomando pontos que exigem atenção. Não esqueça de agradecer ao público ao iniciar e ao encerrar o Webinar.

O Webinar também é um momento que pode ser usado para estreitar a relação com seus leads, adicionar materiais complementares, ebooks, etc.

Mantenha seu público interessado

Entonação e vocabulário são fundamentais para manter seus ouvintes interessados no seu conteúdo. Falar lentamente pode cansar seu público, mas falar rápido demais o deixará confuso.

Cuide sua entonação. Falar baixo pode deixar os participantes sem interesse na sua apresentação e falar alto demais poderá irritá-los, além de prejudicar o áudio. É indicado testar o áudio antes do início da transmissão, para identificar o tom ideal para você e para os participantes.

O uso de gírias em sua apresentação pode não ser a melhor forma de se comunicar com seus contatos. Evite uma linguagem tão informal, para que seu público não crie conceitos desnecessários sobre você e sobre o conteúdo.


Gerando certificado de participação do Webinar8 – Gerando certificado de participação do Webinar

Um recurso muito importante para criar maior engajamento no Webinar é a geração de certificado de participação. Com as informações de Nome completo e Email, você poderá gerar um certificado de envio automático através da Automação.

Por exemplo: cliente clicou no botão receber certificado, imediatamente envia email do certificado com os campos personalizados e nome do webinar.

certificado webinar


webinar como produzir10 – Analisando os resultados do Webinar

Algo muito importante é gravar o webinar para que possa realizar outras ações com o conteúdo apresentado. Após finalizado, realize a edição do vídeo da versão gravada, removendo falhas, cortes e se possível incluindo legendas e vinhetas.

Com o vídeo editado, faça upload dele no canal do Youtube de sua empresa, utilizando palavras-chave relacionadas. Isso aumentará o alcance do seu conteúdo, mesmo após a transmissão ao vivo.

Com a inclusão do webinar gravado no Youtube, o conteúdo também será encontrado de forma orgânica, melhorando o SEO e posicionamento da sua marca. Mas você também poderá gerar leads pelo Youtube através da criação de uma landing page e a disponibilização dela na descrição de seu vídeo, para incentivar a conversão, ofereça algum material rico, como o download dos slides utilizados, uma planilha complementar, ou até uma demonstração gratuita do serviço que sua empresa presta relacionado ao conteúdo do webinar.

Outra ação muito importante é um disparo de email marketing com um link do vídeo gerado pelo Youtube para que os participantes e para quem não conseguiu participar terem acesso ao seu conteúdo. Caso seja um curso, você pode disponibilizar um certificado de participação com o dia, horário, tempo de duração e o nome de seu curso.

É interessante ainda promover uma pesquisa junto àqueles que assistiram ao evento online – o que pode ser realizado por e-mail. Por isso, você pode realizar uma pesquisa de NPS para enviar após a participação do Webinar.

Para você ter sucesso na sua transmissão, prepare-se com antecedência, divulgando, preparando o conteúdo, o ambiente e analisando a confirmação de seus participantes. Ao terminar a apresentação, solicite uma avaliação dos participantes sobre o Webinar.

E aí, pronto para produzir seus Webinars?

Referências:

Descubra O que Eu Faço para Aumentar a Participação no Webinar
How to Create and Host a Successful Webinar | GoToWebinar


sexta-feira, 30 de abril de 2021

 

Wi-fi gratuito nos supermercados: por que apostar nesta estratégia?

Celulares se tornaram os equipamentos mais utilizados para os brasileiros acessarem a internet. Agora, a oportunidade está nas mãos dos supermercados para explorarem o potencial das conexões em tempo real nas lojas

Não é nenhuma novidade para todos nós que vivemos em um mundo hiperconectado. E essa necessidade de conexão pode se mostrar uma vantagem quando utilizada estrategicamente, por exemplo, ao disponibilizar o sinal de wi-fi gratuito nos supermercados.  

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil passou a ter em 2020, 122 milhões de usuários de internet. Neste cenário, os celulares despontam como a principal ferramenta para acesso à web, no último ano. 

Veja mais dados sobre a evolução da telefonia móvel no Brasil, no ano de 2020, período em que o crescimento do setor foi impulsionado principalmente pela pandemia da Covid-19.



                                                                                                          Fonte: Anatel

 

Diante deste cenário, disponibilizar conexão wi-fi nas lojas representa uma série de facilidades para fidelizar o cliente e aumentar as vendas. Separamos algumas vantagens para você colocar em prática essa oportunidade que está, literalmente, nas mãos do consumidor.

1- Experiência de compra – A disponibilidade do wi-fi enriquece a experiência de compra pois permite que o consumidor possa se conectar com mais qualidade em um ambiente completamente controlado. O cliente pode realizar pesquisas de preço e informações, enquanto os supermercados podem disponibilizar QR Codes que, quando acessados nos smartphones, fornecem mais informações aos consumidores para ajudar no convencimento de compra para alguns produtos.

2 – Maior estabilidade na conexão – Embora as redes móveis (2G, 3G e 4G) se encontrem distribuídas pelo Brasil, algumas localidades sofrem com pouca cobertura ou baixa qualidade do sinal, que fica refém de empecilhos como distância de antenas e outras intempéries. Ao oferecer o sinal de wi-fi da própria loja, o supermercado garante uma conexão com mais estabilidade e velocidade, o que pode alavancar a experiência do cliente na loja.

3 – Ativação para programas de fidelidade – Disponibilizar acesso à internet gratuita nas lojas incentiva e ajuda o consumidor a utilizar as plataformas de fidelidade, como apps e programas online, permitindo o acesso a promoções exclusivas e personalizadas, de acordo com o perfil e comportamento do usuário. 

A comunicação em tempo real e com qualidade de conexão pode colaborar para colocar itens a mais na cesta de compra do consumidor e aumentar o ticket médio ou faturamento em um determinado período. Os supermercados do GPA, como Pão de Açúcar e Extra, vêm apostando nessa estratégia para aumentar o volume de inscritos nos apps das bandeiras pertencentes ao grupo (Pão de Açúcar Mais e Clube Extra).

4 – Monitoramento do comportamento – Uma vez conectado à sua plataforma, o supermercado pode coletar dados sobre o comportamento dos usuários, suas cestas de compras e produtos, e marcas recorrentes, permitindo criar um banco de dados que pode ser explorado para fidelizar esse cliente. Essa captura das informações deve ser feita respeitando o que prevê a Lei Geral de Proteção de Dados, que entrou em vigor no ano passado.

Leia também: Cartilha – Lei de Proteção Geral de Dados (LGPD) e Supermercados

As análises do comportamento podem se estender também para a movimentação do cliente dentro loja e o tempo de permanência em determinadas áreas como gôndolas, peixaria, padaria, açougue, possibilitando a criação de um verdadeiro mapa de calor do estabelecimento.

5 – Medir a satisfação do consumidor em tempo real – Mensurar a experiência do consumidor, no momento em que ele vivencia diferentes situações, traz feedbacks muito mais ricos e espontâneos do que em um questionário frio, respondido durante pesquisas de satisfação. Além de poder capturar a emoção do consumidor em uma janela de tempo mais curta, permite contornar experiências desagradáveis, vividas pelo cliente, e convertê-lo de um possível detrator do supermercado para um consumidor mais engajado e até defensor da marca.

Fonte: http://apasshow.com.br/blog/index.php/2021/04/28/wi-fi-gratuito-nos-supermercados-por-que-apostar-nesta-estrategia/?utm_campaign=newsletter_29_abr_2021&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Media training: como transformar líderes em porta-vozes

 

Confira esse passo a passo para um media training na era dos dados

O media training é uma prática muito usual na Comunicação Corporativa. Apenas para contextualizar, essa prática das Relações Públicas consiste em uma preparação prévia dos porta-vozes para representarem a empresa em entrevistas e outros tipos de contato com a mídia e seu público-alvo.

Porém, a ascensão das redes sociais e do mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) mudaram a forma de realizar o media training. Devido ao novo cenário, o treinamento ganhou caráter ainda mais estratégico para a gestão da reputação de uma empresa.

Afinal, a todo momento usuários da internet falam sobre as marcas com as quais se relacionam. Essa prática aumenta as chances de se iniciar uma crise de imagem, já que os internautas usam as redes sociais tanto para expor uma insatisfação como para tecer comentários positivos sobre as empresas. 

Independente do caso, é necessário um posicionamento oficial por parte da organização. Por isso, os líderes precisaram desenvolver as habilidades necessárias para se comunicar com a imprensa e o público do jeito mais rápido, claro e empático possível. 

Mas como fazer isso? O uso de dados no media training pode ajudar. Isso porque com os insights gerados por eles é possível entender temas que devem ser evitados em um pronunciamento oficial, por exemplo. Da mesma forma, a inteligência aplicada à Comunicação também trará respostas sobre a aceitação das mensagens difundidas pelo representante da companhia

Para que você entenda de forma prática como deve ser feito um media training na era de dados, preparamos este infográfico. Confira!