domingo, 30 de agosto de 2020

10 Livros que todo Consultor deveria ler

 


O mercado passa por uma crise intelectual: muitos sabem fazer alguma coisa, mas poucos sabem, de fato, exatamente o que estão fazendo. Aqui estão alguns livros que vão ampliar seus conhecimentos e refinar o seu olhar para o mercado de Consultoria e Marketing.

 

Há mais de 20 anos inserido no mercado, posso afirmar que o que menos falta na Consultoria e no Marketing são as fórmulas rápidas e mágicas – mas raramente fundamentadas- de sucesso. 

Estamos numa sociedade cada vez mais imediatista e com um rápido fluxo de informações. O mercado é cada vez mais dinâmico, instável, imprevisível.

Portanto, é natural nos sentirmos pressionados para alcançar grandes resultados de maneira incrivelmente rápida – o que, infelizmente, coloca a “paciência” para os estudos em um patamar menos urgente.

O problema é justamente esse: o estudo e o aprimoramento deveriam estar entre as prioridades de qualquer profissional; certamente os de Consultoria ou de Marketing, mas muitas vezes perde-se espaço para as literaturas esotéricas ou de autoajuda.

Pensando nisso, resolvi listar para você os mesmos livros que costumo indicar para os meus alunos da Formação de Consultores.

Cada uma das 10 recomendações contém explicações, histórias  e dicas valiosas para quem deseja ser um Consultor de sucesso. Vamos aos livros:

1 – Criar Modelos de Negócio

criar-modelos-de-negocioDe autoria de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur, trata do Modelo de Negócios Canvas. Independente da área que for atuar, muito provavelmente, o Consultor terá que auxiliar na criação do modelo de negócios de seu cliente. É importante ter como solução o Canvas, principalmente como ferramenta a ser aplicada em companhias de menor porte ou em startups. 

 

2 – Planos de Marketing

planos-de-marketingFalando em Planejamento Estratégico, e aí especificamente focado em Marketing, temos o livro “Planos de Marketing”, de Malcolm Mcdonald – considerado o pai do Planejamento de Marketing modernoAqui, o leitor encontra muita teoria e metodologia, realmente um livro bastante completo.

 

 

3 – Strategic Marketing Planning

strategic-marketing-planningNa mesma linha da obra anterior, indico esse livro de Gilligan e Wilson. Para os Consultores focados em Planejamento Estratégico de Marketing, é uma leitura essencial e certamente foi por esse livro que me desenvolvi e me apaixonei pelo tema. Esta é uma das minhas referências para a criação do PEMD, a metodologia que vendo e aplico em quase 100% de meus próprios clientes.

 

4 – O Essencial

o-essencialEsse livro é o primeiro, de quinze livros, da coleção Harvard Business Review e é dedicado à gestão em geral. Para quem deseja atuar como um Consultor empresarial, coloque-o na sua lista. São artigos que fizeram sucesso e marcaram a história das publicações da Harvard Business Review.

 

 

5 – Não me faça pensar

nao-me-faca-pensarDe Steve Krug e, talvez, o mais técnico da lista dos 10 livros que todo Consultor deveria ler. Apesar de tratar mais a respeito da internet, a obra mostra como as pessoas pensam, interagem e se comportam no meio digital. Além disso, aborda quais são os mínimos caminhos a serem seguidos para conseguir se relacionar e se comunicar com os diversos públicos, clientes ou prospects que estão no ambiente online.

 

6 – Simply Marketing Communications

Todo Consultor irá precisar de competências em Comunicação, e aqui está uma excelente fonte. , britânico, assina esse livro, que me serviu de base quando fiz minha Pós em Strategic Marketing no Chartered Institute of Marketing, No Reino Unido. É uma obra que oferece uma visão geral e traz conceitos mais estruturais da Comunicação de Marketing.

 

7 – Reposicionamento

reposicionamentoJack Trout, um ícone do Marketing, aborda o tema reposicionamento e tudo o que envolve concorrência, mercado saturado e estratégia. Recomendo que, ainda que seu foco não seja em reposicionar a sua marca ou a do seu cliente, leia o livro e pode até começar pelo “Posicionamento”, livro do mesmo autor. 

 

 

8 – Fundamentos do Comportamento Organizacional

fundamentos-do-comportamento-organizacionalEsse livro eu considero extremamente importante, independente da sua área de atuação, pois mostra como as pessoas “funcionam” dentro da organização, nos seus comportamentos como indivíduos ou em grupo. Fala, também, um pouco da dinâmica das organizações. O autor chama-se Stephen Robbins.

 

 

9 – Marketing de Serviços: a empresa com foco no cliente

Esse livro, de , já foi mencionado por mim como diversas vezes. O considero um dos principais livros direcionados aos Consultores, pois irá ajudá-lo, justamente, a gerenciar as suas tarefas e seus serviços de consultoria – da concepção à entrega e gestão do projeto.

 

 

10 – Marketing Theory

Trata-se de um livro mais avançado de Marketing. O , um dos autores, é um renomado teórico moderno da área. A obra vai além das abordagens comuns e te posiciona em um patamar mais elevado em Marketing.
A obra traz abordagens históricas importantíssimas, críticas diversas a, por exemplo, o Marketing de produtos, à escola americana de Marketing, ao Mix de Marketing (4Ps). Para quem busca uma visão mais profunda e gosta de Marketing, vai se deliciar com esse livro!  

 

Gostou das indicações? Espero que este artigo e vídeo tenham te ajudado a nortear seus estudos e te inspire a procurar cada vez mais pelo conhecimento de qualidade.

Caso queira compartilhar sua opinião sobre os livros indicados ou falar sobre outros assuntos, não hesite em entrar em contato comigo pelos meus perfis nas redes sociais (LinkedinFacebook e Instagram), ou pelo meu formulário de contato no Blog.

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Marketing de relacionamento: tudo o que você precisa saber de fato

 


por Otávio Augusto Reis Bicudo | ago 12, 2020 | Relacionamento com cliente

 

Em um cenário competitivo e com tantas informações como o atual, apenas vender não é mais a única preocupação das empresas. É preciso mais do que isso, encantar os clientes passou a ser uma necessidade e, por isso, o marketing de relacionamento vem ganhando tanta importância.

Muito mais do que obter novos consumidores, é importante construir bem a marca e fidelizá-los, de forma que eles passem a disseminar seus produtos e benefícios.

Com isso, a marca ganha espaço, autoridade e está sempre um passo à frente da concorrência, o que é o sonho de todo empreendedor, não é mesmo?

Você realmente sabe o que é marketing de relacionamento e como ele pode ser implementado em seu negócio? Confira nosso artigo e fique ainda mais por dentro do tema!

 

O que é marketing de relacionamento?

O tão falado marketing de relacionamento é o conjunto de técnicas e estratégias para construção, disseminação, prospecção e fidelização de marca. O grande objetivo é deixar o cliente em primeiro plano, tendo uma estratégia centrada nele, de forma que ele se torne fiel, defensor e divulgador da sua marca.

Oferecer boas experiências aos usuários faz com que a empresa se torne referência, afinal, os consumidores não buscam mais apenas por produtos, eles querem ser tratados de forma diferenciada e uma boa jornada de consumo.

Dessa forma, o marketing de relacionamento nada mais é do que todas as ações tomadas por uma empresa como forma de criar e manter um relacionamento positivo com os clientes.

É preciso saber que essa relação é uma via de mão dupla. Os clientes não se tornarão fãs por nada, é preciso oferecer vantagens e diferenciações para que isso aconteça.

 

marketing de relacionamento é uma tarefa contínua e progressiva. Não adianta criar ações e logo se esquecer delas. É preciso manter essas ações e se relacionar com os clientes.

 

Como implantar o marketing de relacionamento?

Muitas são as ações que podem ser tomadas nas de relacionamento, e, para todas, é de extrema importância conhecer bem seu público e ter bons canais de comunicação.

Separamos algumas dicas importantes. Dê uma olhada!

 

Conheça seus clientes

Conhecer e entender seu público é essencial para traçar estratégias e tomar ações de marketing de relacionamento. Manter o banco de dados atualizado e completo é muito importante para se relacionar e saber qual a necessidade e a abordagem do momento.

Use as interações para extrair informações e conte com um CRM para mapear os dados e as referências importantes de seus usuários.

Também é interessante criar pesquisas de opinião com os clientes e saber o que eles pensam sobre sua marca e seu atendimento. Isso possibilita ainda conhecer mais sobre eles. Pode ser válido oferecer algum benefício para que mais respostas sejam coletadas.

Ao saber mais do seu público, crie personas, aquelas representações dos clientes ideais da empresa. Assim, será mais fácil direcionar ações e focar o relacionamento com os mais variados perfis.

 

Utilize várias ferramentas

Deve-se utilizar várias ferramentas em uma estratégia de marketing de relacionamento. É preciso entender a empresa e saber o que tem mais a ver com o momento e a necessidade atual.

Uma forma muito interessante de alcançar o público é através do e-mail marketing. O e-mail é extremamente personalizável e, com boas estratégias, podem ser oferecidas novas soluções no momento correto.

Além disso, o e-mail cria relação de proximidade, faz o cliente se sentir especial, por exemplo, ao enviar felicitações e vantagens em datas especiais, como aniversário. Além de dar a chance de se oferecer conteúdos relevantes, fazem parte fortemente do pós-venda.

É bacana também utilizar e oferecer conteúdos e soluções relevantes para o seu consumidor, dando novas visões para os antigos e se aproximando dos novos e futuros.

Outro ponto que não pode ser esquecido são as redes sociais, importantes para manter a proximidade com os clientes. Por lá, é possível divulgar conteúdos de acordo com suas personas, gerar ofertas diferenciadas e fazer pesquisas.

Lembre-se de que cada rede pede uma estratégia diferente. É preciso saber bem em qual vai atuar e criar estratégias e conteúdos diferenciados para cada uma delas e seus públicos.

 

Crie programas de fidelidade

Criar sistemas de pontuação ou fidelidade é muito comum no marketing de relacionamento. A estratégia garante benefícios para aqueles que consomem sempre o seu produto, estimulando, então, a fidelidade.

As vantagens podem ser muitas, como descontos, parcelas do serviço, hospedagens, refeições, milhas, tudo depende do seu tipo de negócio.

Mais uma vez, é importante conhecer os clientes, afinal, para oferecer vantagens, é preciso saber o que é atrativo e surpreendente para eles.

 

Ofereça canais de comunicação e tenha uma área de Customer Success

Ter canais variados para que clientes se comuniquem com a empresa é essencial, porém é preciso cuidar para que todos eles realmente funcionem e não sejam um “tiro no pé”.

O consumidor precisa ser respondido e ter o máximo de sua necessidade atendida em qualquer canal pelo qual decidir entrar em contato, sem ser redirecionado para diversos outros.

Para que essa atenção ao cliente seja total, é importante contar com uma área de Customer Success, aquele time que tem foco no cliente e no sucesso de sua experiência.

A partir desse setor, será mais fácil entender o cliente e saber quais conteúdos e formatos podem ser adotados e mudados.

 

Fique de olho nas métricas

Não adianta implantar estratégias e não saber se elas têm funcionado, certo? Por isso, é importante contar com algumas métricas sobre o marketing de relacionamento.

É essencial mensurar o número de vendas, afinal, esse é o principal objetivo do negócio, número de clientes que entram em programas de fidelidade, taxa de retenção de clientes, NPSchurn rate e qualquer outra estratégia que faça sentido para sua empresa.

 

Conclusão

Alguns empreendedores se perguntam se é realmente necessário investir em marketing de relacionamento, e a resposta é, sem dúvida, sim.

É preciso cada vez mais estar perto de seu público e oferecer boas experiências para que os clientes não se tornem detratores da marca e atinjam um grande número de pessoas, coisa muito fácil de acontecer atualmente.

Os clientes atuais buscam mais do que produtos ou serviços, e é a empresa que definirá quão longo será o relacionamento com o cliente a partir de suas decisões estratégicas.

Investir em marketing de relacionamento é ter aquele algo a mais tão importante e diferencial do mercado.Como você tem tratado esse tema em sua empresa? Aproveite que agora sabe um pouco mais sobre marketing de relacionamento, implante algumas ações e conte com nossas soluções para auxiliar você.

Omnichannel: 4 motivos para integrar seus canais de vendas

 

 

por Otávio Augusto Reis Bicudo | ago 14, 2020 | Relacionamento com cliente

 

Diversas vezes, termos e estratégias ficam em alta no mercado e causam dúvidas nas pessoas, não é mesmo? O omnichannel é um desses.

O termo omnichannel vem sendo muito comentado há algum tempo, mas nem todos sabem exatamente do que se trata.

Essa estratégia centrada no cliente pode ser muito útil para integrar suas ações de comunicação e vendas, tornando a experiência de compra ainda mais positiva.

Você sabe o que é omnichannel e como ele pode ser implantado em sua empresa? Saiba mais sobre o tema e coloque em prática agora mesmo!

 

O que é omnichannel?

Mais do que uma grande inovação, o omnichannel é uma resposta às demandas atuais do cliente na busca por uma experiência de compra melhor, mais completa e com menos barreiras entre on-line e off-line.

O omnichannel é uma tendência do varejo que se baseia na junção de todos os canais que a empresa utiliza. É sobre unificar o mundo on-line e off-line para os clientes.

A estratégia omnichannel busca integrar loja física, virtual, vendedores e consumidores. Por meio dessa integração, o consumidor satisfaz mais suas necessidades onde, quando e como desejar.

E, como tantas outras estratégias, o foco do omnichannel é o cliente. O consumidor é o centro desse plano de ação e tudo é pensado para a experiência e facilidade do público.

 

Quais os principais benefícios do omnichannel?

Quando bem implementadas, é evidente que ter estratégias centradas no consumidor faz bem para as empresas.

Adotar o omnichannel pode ser vantajoso para a sua organização, por isso, separamos alguns benefícios dessa estratégia para você.

Confira a seguir!

 

Captação de novos clientes

Ao integrar os canais de interação da marca, facilita-se a captação de novos clientes.

Quando o consumidor experimenta a mesma sensação em todos os ambientes que utiliza, o que é possibilitado pelo omnichannel, menor fica a distância entre seus canaismelhorando sua jornada com a empresa.

 

Também vale ressaltar que, ao disponibilizar várias opções de interação, maiores são suas chances de atrair públicos diferentes e mais amplos.

Aumento da coleta de dados

Ter dados dos clientes é de extrema relevância para planejar conteúdo e implantar novas estratégias, e o omnichannel aumenta essa coleta.

Esse tipo de estratégia aumenta os locais em que os dados podem ser coletados.

Ao ter, por exemplo, uma tela interativa nas lojas físicas, é possível coletar informações de forma rápida e voluntária.

Captar informações dos leads é importante para a comunicação, dando chances de produzir conteúdos relevantes e trabalhar o cliente em uma jornada de compra.

 

Aumento na taxa de conversão

Quantas vezes um cliente não deixa de comprar algum objeto na internet por ter medo de não gostar e não conseguir trocar? Ou então, deixa de ir em uma loja por diversos motivos e não realiza a conversão em sua loja?

Ao implementar o omnichannel e ter vários canais de contato, o cliente se sentirá mais seguro e com mais vontade de consumir sua marca.

Dar clareza para os consumidores no momento em que eles buscam por novos produtos ou serviços garante pontos positivos.

Melhorar a experiência dele o torna mais do que um cliente, pode transformá-lo em um fã no futuro.

 

Aumento da satisfação do cliente

Esse é, sem dúvida, um dos maiores benefícios de utilizar o omnichannel, afinal, a satisfação do cliente está sempre em jogo e precisa ser tratada da melhor forma possível.

 

Ao implantar a estratégia omnichannel, como explicamos, diversos serão os contatos do público com a empresa.

Ao ter suas solicitações resolvidas em qualquer ambiente, receber bom atendimento e não ter grandes diferenças entre diversos canais, certamente a satisfação do cliente sobe de forma significativa.

Satisfação gera fidelizaçãoleva o cliente a fazer negócios mais de uma vez e gera marketing espontâneo, fazendo com que outros públicos conheçam sua marca.

 

Como transformar o seu negócio em omnichannel?

Agora que você sabe um pouco mais sobre o que é e as vantagens do omnichannel, deve estar se perguntando como fazer essa estratégia virar realidade no seu empreendimento, certo?

O primeiro passo para que o omnichannel possa ser utilizado dentro da empresa é ter conhecimento sobre o seu público, afinal, é disso que se trata essa estratégia.

Conheça a fundo seus consumidores, sua jornada e hábitos de compra, suas demandas, expectativas e necessidades. É a partir daí que qualquer boa estratégia poderá ser traçada.

O próximo passo para o omnichannel é entender e integrar os canais da empresa. Analise com o que a sua organização já atua, para onde é possível estender a comunicação e o que será preciso implementar.

Faça com que os canais tenham os dados interligados, que o atendimento on-line seja o mais próximo possível do cliente, como seria no off-line, preze pelo design, pelas cores e pela ambientação e faça com que os ambientes sejam próximos de verdade.

Tornar-se omnichannel não significa apenas comprar no site e retirar na loja, por exemplo.

É preciso um trabalho muito maior para que a integração seja real e o cliente não sinta bruscamente a mudança de ambiente.

Além disso, como em qualquer estratégia, o omnichannel também pede que a empresa ouça os clientes, colete feedback e utilize-os para melhorar suas experiências e trajetórias de compra.

Não existe ninguém melhor para dar opinião sobre o seu negócio do que aqueles que o utilizam de fato, não é mesmo?

 

Conclusão

O omnichannel é hoje mais do que uma tática operacional das empresa, passando a ser de fato uma estratégia incorporada e importante.

É claro que, para estar sempre competitivo no mercado e oferecer diferenciais para os clientes, ações como essa fazem a diferença.

Porém é preciso que a empresa esteja pronta, alinhada e preparada para ser omnichannel de verdade.

Entregar uma completa experiência para o cliente pode parecer complexo, mas, sem dúvida, é recompensador e gera diversos resultados positivos para as empresas.

E para o omnichannel funcionar plenamente, é preciso mais do que estratégias e ações práticas, mas também uma mudança de mindset, treinamento para os colaboradores e cultura empresarial centrada no cliente.

 Fonte: https://harmo.me/blog/omnichannel/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=harmo&_h=14540.b50ff119-a227-442d-8a28-8e59cb984d58.vqsplv.368d64