quinta-feira, 9 de julho de 2020

WHATSAPP MARKETING: ENTENDA POR QUE NÃO USAMOS O WHATSAPP NAS NOSSAS ESTRATÉGIAS

Por Jean Vidal em 3 de julho de 202

Sim, você não leu errado, nós evitamos ao máximo usar o WhatsApp em nossas estratégias, principalmente de Marketing.

Mas, calma! Isso não significa que nunca usamos. Só que evitamos o uso desenfreado, como algumas empresas fazem.

Por isso, no artigo de hoje, queremos falar sobre quando usamos ou não o WhatsApp em nossas estratégias de marketing e explicar os motivos por trás dessas decisões.

A intenção nem é convencer você de fazer igual, mas ampliar o debate e evitar o uso apenas “porque todos estão utilizando”. Confira!

1 – Vendendo pelo WhatsApp (sim, para os contatos certos)

Não tem como negar, o WhatsApp hoje é uma ferramenta essencial para o time comercial. (Para o nosso também).

Contudo, precisamos usá-lo com cautela.

 

Já testamos colocar o botão do Whatsapp em todas as páginas do nosso site para pedido de orçamento. E isso realmente aumentou a quantidade de atendimentos, mas não a quantidade de Leads Oportunidades no final do mês.

Ou seja, éramos obrigados a despender um tempo significativo do nosso time de vendas para falar com Leads que dificilmente se tornariam oportunidades reais.

Depois desse experimento, optamos por disponibilizar o canal de contato via WhatsApp apenas para os Leads que já solicitaram orçamento, já na Thank You Page do pedido de orçamento.

É importante ressaltar aqui que essa é a nossa estratégia. Então aqui você pode bater o pé e dizer: “Mas para a minha loja faz total sentido deixar sempre aberto esse canal”. Realmente pode fazer muito sentido, especialmente para vendas B2C ou vendas simples.

Só que o estamos defendo é a importância de tomar cuidado ao liberar o WhatsApp (ou chat) no site todo. Na nossa experiência, colocar apenas após o pedido de orçamento, ou apenas para os Leads que já receberam uma proposta do time comercial pode resultar em um ROI maior.

2 – Uso do WhatsApp no Marketing (não, evitamos mesmo)

Antes de falar sobre a utilização ou não do WhatsApp no Marketing, vale relembrar que o app é, em essência, um aplicativo de mensagens instantâneas de uso pessoal.

Ou seja, mais do que um canal para fazer broadcast das suas ofertas, antes de usar o WhatsApp como uma ferramenta de Marketing é importante avaliar se você terá tempo de responder às solicitações que chegarem por este canal.

Se sua resposta for não, aconselhamos que você não abra esse canal no Marketing. Afinal, a falta de resposta pode criar uma experiência negativa para os seus Leads e tenho certeza que você não quer isso.

Agora, se sua resposta for sim, precisamos falar da maior motivação que leva as empresas a adotarem o WhatsApp como ferramenta do Marketing: enviar ofertas para seus clientes onde eles estão.

Tratar o WhatsApp dessa forma vai contra os princípios do Inbound Marketing, uma vez que – se não for bem segmentada e direcionada – sua oferta será enviada para uma base de contatos que podem não estar no momento de compra.

Mais uma vez, é importante pensar em com quem você está falando e qual a melhor forma de trabalhar essa estratégia.

Nas nossas estratégias, oferecemos o contato por WhatsApp em algumas situações:

Canal de Levantadas de Mão

Alguns dos nossos clientes têm uma equipe de vendas grande e que já está bem estruturada para atender via WhatsApp.

Neste caso, adequamos a estratégia junto ao cliente e oferecemos a Levantada de Mão pelo WhatsApp tanto através do botão no site como em outros canais de comunicação.

Entretanto, é importante ressaltar, o WhatsApp neste caso é uma ferramenta usada apenas por Vendas.

Nutrições ou E-mails para MQLs

Apesar de raros, em alguns momentos que queremos estimular um pedido de atendimento ou orçamento, podemos tentar um direcionamento para o WhatsApp.

Entretanto, buscamos primeiro levar o Lead à uma Levantada de Mão através da Landing Page de Orçamento e partimos para a oferta do WhatsApp apenas quando temos uma resposta abaixo do esperado.

Trecho da Landing Page de Orçamento da Conexorama

Testes em Anúncios

Um uso um pouco mais frequente por aqui é em Ads.

Criar anúncios que enviam o Lead direto para o WhatsApp é uma forma bem rápida de validar um público para o qual estou anunciando.

Nesse caso, fazemos testes rápidos, enquanto estamos aguardando a criação ou reestruturação de uma Landing Page.

E sim, as Landing Pages criam um atrito. E damos preferência para as Landing Pages justamente por isso. Este atrito é importante para fazer uma “filtragem” dos Leads e garantir que o comercial receba apenas Leads Qualificados.

Perceba que nos três casos citados, o WhatsApp é uma oferta de marketing, mas ainda segue sendo uma ferramenta exclusiva do time de vendas.

3 – Uso do WhatsApp no atendimento (muito cuidado aqui!)

Nós, Conexorama, não utilizamos o WhatsApp no atendimento dos nossos clientes. Entretanto, entendemos que para alguns segmentos ou empresas, esse contato faz mais sentido.

Temos dois fatores principais que nos levaram à essa decisão e listo-os abaixo para que você possa avaliar o uso na sua empresa:

  • Temos uma equipe grande, com diversos integrantes tendo contato com nossos Clientes, o que dificulta a gestão em um único número de WhatsApp – e é inviável, hoje, ter apenas uma pessoa responsável pelo contato;
  • E a expectativa de uma resposta imediata, e por vezes até mesmo fora do horário comercial.

Então pra gente, mesmo que um cliente peça, e mesmo que tenha mantido contato via WhatsApp durante o processo de vendas, mantemos nosso atendimento principal por e-mails, e fazendo reuniões no caso de discussões que precisem de um dinamismo maior.

Essa foi a equação que deu certo pra gente. É claro que podemos rever no futuro, até mesmo pelo surgimento de novas funcionalidades que viabilizem uma abordagem diferente.

Contudo, como toda estratégia de Marketing, é fundamental fazer um teste controlado, avaliar o ROI e, caso faça sentido, partir para uma implementação gradual. E, se não fizer sentido, faz parte do jogo dizer não.

 

Entenda como calcular o seu Lifetime Value e confira dicas de como melhorar os índices de LTV da sua empresa e gerar ainda mais lucro


Por Liz Campbell em 1 de julho de 2020


Manter um bom relacionamento com o seu cliente e mantê-lo engajado na compra dos produtos ou serviços da sua empresa pelo maior tempo possível, é mais barato e lucrativo do que adquirir novos clientes do zero, iniciando um novo relacionamento.
Para metrificar e entender melhor o lucro que o cliente gera para a empresa, calculamos o Lifetime Value, mais conhecido na sopa de letrinhas do marketing como LTV.
Por isso, é cada vez mais importante manter altos índices de Lifetime Value, assim é possível calcular a taxa de lucro gerado pelos seus clientes dentro de um período de tempo pré-determinado.
Ficou curioso(a) para conhecer mais sobre essa métrica, calcular e mapear sua taxa de LTV, e descobrir se seus esforços – de vendas e atendimento – para manter o cliente saudável estão sendo eficientes?
Então confira este artigo, onde vou explicar para que serve e como calcular o seu Lifetime Value, além de dar dicas de como melhorar os índices de LTV da sua empresa.
O que você vai encontrar nesse artigo:
·         Por onde começar?
Afinal, o que é Lifetime Value (LTV)?
Se você chegou até aqui, já sabe da importância de metrificar a satisfação dos seus clientes, sempre procurando entender se suas estratégias de marketing e vendas estão sendo eficientes para gerar lucros à sua empresa.
No mercado Saas (Software as a Service), o LTV se tornou um critério valioso para mapear o engajamento do cliente com o serviço, visto que a aquisição já prevê um tempo mínimo de parceria entre o cliente e o produto adquirido.
Portanto, o Lifetime Value se tornou uma métrica essencial para descobrir quanto seu cliente gera de custos e ganhos para a sua empresa e para mapear o valor de vida útil do cliente.
Em outras palavras, calcular quanto cada cliente trouxe de lucro para o seu negócio durante o tempo de parceria.
Vale lembrar que Lifetime Value é apenas um dos KPIs de Marketing e, apesar de muito importante, é essencial olhar também para outras métricas, como o Custo de Aquisição de Clientes (CAC).
Além disso, quando relacionamos o Lifetime Value ao CAC, procuramos ter um LTV maior que o Custo de Aquisição do Cliente. Dessa forma sabemos que o cliente trouxe ganhos maiores do que o custo que exigiu para ser conquistado.
Relação entre Lifetime Value e CAC

Quanto maiores os índices de LTV, mais efetividade e valor você tem gerado para o cliente, mantendo-o saudável e trazendo lucros ao seu negócio. 
Por onde começar?
Antes de calcular o LTV precisamos levantar alguns pontos importantes:
  • Qual é o tempo médio de duração do relacionamento que você possui com seus clientes? (Um ano, seis meses, três meses)
  • Qual é o valor médio das vendas que você faz neste período?
  • Quantas transações seu cliente costuma realizar dentro deste período? (Mensalidade, Upsell, Cross-sell)
Ter uma base de dados sobre esses valores é o primeiro passo para calcular o valor de vida útil do cliente. Se sua empresa possui os dados mapeados por um período maior de tempo, seu índice de LTV será mais preciso. 
É necessário entender aqui o período de tempo que você precisa que seu cliente se mantenha ativo e comprando seu produto ou serviço, para que ele supere o seu custo de aquisição (CAC) e gere lucros ao seu negócio.
Qualquer tipo de negócio pode ter o cálculo do LTV?
A resposta é sim, porém o cálculo varia para cada tipo de negócio, devendo ser pensado no período de tempo que seu cliente costuma se manter ativo nas compras de sua empresa.
Por exemplo, se você possui uma padaria, o período de tempo a ser calculado para o LTV será menor, visto que o cliente deste segmento tem um relacionamento mais rápido, em um curto período de tempo, o que gera um valor mais baixo no LTV.
Já para o segmento de serviços, como um SaaS (Software as a Service), o relacionamento com o cliente costuma ser mais duradouro, e com um tempo mínimo de parceria definido, tornando assim, mais alto o índice de lucro (valor) que ele gerou para o seu negócio.
Mas isso não quer dizer, que não possa ser calculado para qualquer tipo de empresa.
Pelo contrário, ainda que o seu tempo médio de relacionamento com o cliente seja menor, comparar os índices de lucratividade com o custo de aquisição, é essencial para saber se suas estratégias estão sendo eficientes.
Afinal, o Lifetime Value pode ser recalculado sempre que suas estratégias de marketing e vendas, sofrerem alterações. Assim, você pode estar sempre mapeando seus índices de lucro com os seus clientes.
Como calcular o Lifetime Value?
Você já sabe até aqui que manter o cliente satisfeito dentro da sua empresa garante menores custos do que a aquisição de um novo, e que medir o valor (lucro) gerado por ele é essencial dentro das suas estratégias de marketing.
Mas afinal, qual é a fórmula do lifetime value que devo usar  para descobrir o lucro  que cada cliente gera aos negócios, em determinado período de tempo?
Valor do ticket médio 
(no período analisado)
x
Média de compras por cliente 
(dentro do período analisado)
Média de tempo do relacionamento entre cliente e empresa 
(no período analisado)

Para ficar mais simples de entender, vou colocar aqui uma aplicação na prática da fórmula do Lifetime Value:
Vamos supor que você decidiu calcular o LTV geral da sua empresa dentro do período de um ano.
O valor gasto todo mês pelo seu cliente, é de R$600,00
(Ticket médio)
Como seu gasto é recorrente por mês, ele realiza uma média de 12 compras durante o ano contabilizado, sendo uma por mês.
(Média de compras por cliente)
O tempo de relacionamento médio que vocês possuem (cliente x empresa) até o cancelamento do contrato é de 2 anos.
(Média de tempo no relacionamento)
Aplicando esses números na fórmula chegaríamos a esse valor:
LTV = R$600 (ticket médio) x 12 (média de compras) x 2 (tempo médio de relacionamento)
LTV = R$600 x 12 x 2
LTV = R$14.400 mil
Com esse exemplo, o lifetime dos seus clientes seria de R$14.400 mil.
Ou seja, esse seria o valor gasto em média por cada cliente na sua empresa dentro do período de dois anos.
Como adaptar o cálculo para o período médio de relacionamento com o meu cliente?
Em geral, calculamos o LTV dentro do período de um ano, mas você pode adaptar esse tempo de acordo com o com a sua empresa (ex: seis meses, três meses, etc.).
Ou seja, você pode avaliar em um período específico em que você trabalhou com novas estratégias ou ações de marketing e vendas, ou até mesmo durante o tempo médio que o seu negócio propõe de relacionamento com o cliente.
Suponhamos que você venda um clube de assinaturas trimestral, e que faça mais sentido para você calcular o Lifetime Value dentro deste período.
Para isto, basta colocar na fórmula a média de ticket multiplicado pela média de compras, multiplicado novamente pela média de tempo no relacionamento que você teve com seus clientes dentro dos três meses.
Neste exemplo, dentro do período de três meses seu cliente gastou por mês R$600,00 (ticket médio); teve uma média de 3 compras dentro deste período (média de compras);  a média de relacionamento foi de 3 meses (média de tempo do relacionamento).
Aplicando na fórmula, teremos os seguintes valores:
LTV = R$600 (ticket médio) x 3 (média de compras) x 3 (tempo médio de relacionamento)
LTV= R$600 x 3 x 3
LTV= R$5.400
Neste período em específico, o LTV seria de R$5.400 por cliente.
Por isso, para ter uma maior precisão no índice sempre pense no período que deseja calcular. A partir disso, colete os dados relacionados a este espaço de tempo e aplique os números na fórmula.
E se depois de calcular você encontrar métricas baixas do LTV? Ou queira melhorar os índices que você possui?
4 dicas para aumentar o Lifetime Value de seus clientes:
1. Cuide do relacionamento com o seu cliente
Já falamos muito até aqui sobre a importância de definirmos o período de tempo para adicionarmos à fórmula, não é mesmo?
Então, você já sabe que um dos dados que mais pode pesar dentro desta balança é o tempo de relacionamento que você mantém com o seu cliente.
Ainda que seu serviço seja um relacionamento temporário, como no exemplo do clube de assinatura trimestral, você quer ter um cliente fidelizado, que faça novas compras, e seja um defensor da marca, não é mesmo?
Para isso é necessário cuidar (e muito) do relacionamento com o seu cliente.
Afinal, não adianta fazer um enorme esforço e prometer milhares de coisas com a sua solução, se seu cliente não for amparado em casos de dúvidas, insatisfações ou sugestões de melhorias.
Não pense apenas nos pontos negativos que possam vir a aparecer ao longo do relacionamento, mas na implementação do seu serviço – principalmente se você precisa ensinar ao cliente como explorar o máximo potencial do produto que ele está adquirindo.
Por isso, esteja sempre dando o seu melhor dentro do relacionamento com o cliente. Ouça críticas, e saiba como trabalhar em cima desses problemas para trazer novas soluções ao seu cliente.
Quanto maior o tempo de duração do relacionamento entre cliente e empresa, maiores serão seus índices de LTV e, consequentemente, maiores serão seus lucros.
2. Seja empático e gerencie momentos de crise
Se você possui uma área de Customer Success dentro da sua empresa, essa deve ser uma atividade diária: ser empático.
É importante entender que nem sempre o cliente está passando por um bom momento. É por isso que empresas ou parceiros que demonstram preocupação e cuidado com seus clientes se destacam, conseguindo fidelizar clientes com sucesso.
Gerencie momentos de crise, buscando de maneira empática as melhores formas de solucionar os problemas. Coloque-se no lugar de cliente, e pense: Como eu me sentiria passando por essa situação? Como posso resolver?
Desta forma, você conseguirá ter um relacionamento duradouro e saudável com os seus clientes.
3. Entregue valor
Quanto mais suporte você puder oferecer ao seu cliente, maiores serão as chances de aumentar a duração da sua parceria, gerando cada vez mais confiança e entrega de valor.
Mostrar relatórios com números positivos, fazer treinamentos para implementar uma nova funcionalidade do seu serviço ou ter um time de suporte disponível para sanar dúvidas, são ótimas formas de mostrar a real importância que este cliente tem para a sua empresa.
Além disso, superar as metas de resultados também é uma forma de mostrar o valor de seu produto, ajudando com que seu cliente entenda que um upsell ou cross-sell pode trazer ainda mais resultados.
É necessário que ele saiba o verdadeiro valor da parceria com a sua empresa para que, a partir disso, você consiga aumentar seu ticket médio, despertando assim o sentimento de desejar pagar mais para obter mais vantagens ou melhorias no uso do produto que você está ofertando.
4. Eduque seu cliente
Umas das melhores formas de fazer seu cliente entender as como usar o máximo potencial que seu serviço tem a oferecê-lo é educando com conteúdos úteis e atrativos.
Uma estratégia bem planejada de conteúdos, envolvendo artigos, materiais ricos e até mesmo redes sociais e e-mail, é uma ótima maneira de conseguir novos clientes e educar aqueles que já estão na sua carteira.
É importante ressaltar que não existem fórmulas mágicas para alavancar seu Lifetime Value, mas com paciência e dedicação é possível manter um relacionamento saudável com o seu cliente.
Acompanhar suas métricas e ajustar a novas estratégias é essencial para estar sempre melhorando seus índices de LTV.
Está pronto para colocar em prática tudo o que conversamos por aqui?
Se ficar com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários!


terça-feira, 7 de julho de 2020

Instagram funciona? 7 razões para sua empresa apostar agora


Uma das grandes mudanças causadas pela pandemia da COVID-19 foi a súbita corrida das empresas na busca pela maturidade digital. Na busca por canais eficazes para manter o relacionamento com seus clientes, muitos se perguntaram: o Instagram funciona para empresas B2B?
A resposta é: depende de qual é o seu objetivo com ele. Com mais de 25 milhões de contas comerciais e investimentos de mais de US$ 7 bilhões em publicidade, o Instagram tem se mostrado uma excelente opção para fazer vendas, reforço de marca e relacionamento com clientes.
Seja você uma empresa B2C moderna ou uma empresa B2B tradicional, certamente o Instagram funciona – basta apostar no objetivo certo e em um planejamento estratégico.
Mas se você ainda está cético a respeito, listamos aqui sete bons motivos para mostrar que o Instagram funciona para a sua empresa – confira!

1) Seus clientes estão lá – e esperam por você

As pessoas estão cada vez mais visuais – vídeos ao invés dos textos, imagens que explicam muito em menos tempo. O Instagram é justamente a síntese disso.
Certamente seus clientes buscam por sua marca na plataforma, seja especificamente pelo nome ou por hashtags relacionadas à sua empresa ou local.
De qualquer forma, não encontrar sua empresa não é uma coisa positiva para sua presença digital.
Mesmo se você não planeje ser incrivelmente ativo no Instagram, a melhor prática é criar uma conta que, no mínimo, tenha o nome da sua empresa, informações de contato e algumas postagens para mostrar seus produtos e um pouco do seu core. Dessa forma, sua conta no Instagram funciona como mais um canal de relacionamento com o cliente. Sem isso, o risco é que ele busque pela concorrência – e a encontre.

Leia também: Instagram funciona para empresas B2B:
dicas para transformar seu feed

2) Seus concorrentes certamente estão no Instagram

Outro bom motivo para apostar no Instagram como estratégia de marketing digital é justamente garantir que seus concorrentes não tenham a vantagem competitiva de ter acesso ao seu cliente ou lead onde você não está – leads, aliás, que  são essenciais ao seu negócio.
Além disso, a plataforma também é uma excelente forma de acompanhar a evolução dos seus concorrentes e do setor em geral: acompanhe as novidades, lançamentos de novos produtos e serviços, prêmios e certificações, entre outros.

3) É uma forma de obter provas sociais

O Instagram funciona muito bem para obter bons testemunhos sobre a qualidade de seus produtos e serviços.
Veja um exemplo: sua empresa ofereceu um serviço excepcional a um cliente, mandou um presente ou mensagem especial no seu aniversário ou ajudou a superar um problema difícil no projeto atual.
É altamente provável que ele use o Instagram para compartilhar a história – e esta resenha positiva pode valer ouro para a sua empresa.
Esse tipo de iniciativa ajuda a atrair novos clientes potenciais, ampliar o conhecimento sobre a sua marca e muito mais.

4) É mais um sinal de confiança

Ter uma conta no Instagram é mais um sinal de que sua empresa é respeitável, atualizada, real e transparente.
Neste momento, em de mudança de hábitos de consumo, quando a quase totalidade dos negócios tem sido feita online, ter este canal onde seus clientes podem conhecer e se relacionar com a sua empresa é altamente valioso.

5) Você pode criar uma vitrine e vender seus produtos

Se sua empresa vende produtos e serviços, o Instagram funciona como um canal de vendas: com a chegada do serviço Instagram para Empresas, a capacidade de compartilhar fotos e vídeos do Instagram vinculados diretamente a esses produtos em seu site ou e-commerce é um excelente recurso de vendas!
Para aproveitar esse recurso, é preciso criar um catálogo de produtos a partir da sua página do Facebook (é de onde o Instagram extrai as informações do produto). Sua agência de marketing digital pode cuidar disso facilmente para você.

Leia também: Você precisa de uma agência de marketing digital integrado?

6) Gere tráfego para seu site

Não são apenas seus produtos e serviços que podem ser exibidos em suas postagens: o Instagram funciona também para divulgar os materiais ricos produzidos por sua empresa:
  • Catálogos de produtos;
  • Tabelas de Preços;
  • White papers;
  • Infográficos;
  • Artigos de blog e qualquer outro conteúdo publicado no seu site.

7) Gerencie a reputação da sua marca

Quando se trata de gerenciamento de reputação online e otimização de mecanismos de pesquisa para a sua marca, o Instagram funciona como uma poderosa fonte de dados.
Sua reputação online é fundamental para os seus negócios – por isso você precisa estar atento sobre o tipo de resultados que aparecem quando leads pesquisam o nome da sua empresa ou marca.
Além do seu site, seus canais sociais geralmente também aparecem na primeira página dos resultados do mecanismo de pesquisa.
Por esse motivo, é uma prática recomendada criar contas comerciais em todas as redes sociais (incluindo o Instagram) com a sua marca, mesmo que você não planeje usá-las com frequência.
A ideia aqui é controlar o máximo possível a página de resultados do mecanismo de pesquisa, criando perfis e conteúdos que apontam para sua marca.
Como você pode ver, o Instagram funciona bem para garantir resultados expressivos para sua empresa – o segredo é encontrar o tom certo para suas postagens na rede. Se você precisar de ajuda com isso, conte com a gente!

Estratégia de redes sociais: 5 dicas úteis



Como a maior parte do Brasil ainda segue praticando isolamento social, o acesso à internet cresce a cada dia – fazendo com que muitas empresas adotem uma estratégia de redes sociais pensada para este período.
Sabemos que muitos empresários ficaram tentados a colocar seu planejamento de marketing digital em stand-by, por uma série de motivos. No entanto, mais do que nunca, as empresas precisam permanecer engajadas e ágeis em responder ao cenário em mudança – tanto do aumento de tráfego no meio digital, como das novas necessidades dos consumidores.
Se você não fizer isso, seus concorrentes conectarão com satisfação seu (antigo) público-alvo com suas marcas, produtos e serviços.
Acredite: há inúmeras maneiras de sua organização se conectar com leads e clientes, criar lealdade à marca e, dependendo do seu setor, até aumentar as vendas online. Entenda melhor como tudo isso funciona com a leitura a seguir.

Por que uma estratégia de redes sociais é importante (também) em momentos de incerteza

Momentos como este demandam muito de uma empresa – e saber usar o marketing digital a seu favor pode ser decisivo. Listamos alguns pontos que podem ajudar a esclarecer a questão – veja abaixo:
  • De acordo com uma pesquisa recente, o Facebook registrou um aumento de 70% no uso de todos os seus aplicativos no mês de março. As pessoas estão recorrendo às redes sociais para manterem-se entretidas, conectadas às pessoas e informadas enquanto estão em casa;
  • Muitas empresas reformularam seus orçamentos de marketing digital neste período, focando nas redes sociais e no e-mail marketing para continuar a construir uma marca e envolver os clientes;
  • As pessoas estão recorrendo a diferentes canais para acessar novos conteúdos, como o TikTok, quem vem sendo cada vez mais explorado por celebridades e influenciadores brasileiros.
Esses são apenas alguns dados que deixam claro que agora é um momento decisivo para sua marca explorar uma estratégia de redes sociais mais eficaz e focada nos hábitos do seu cliente ideal e assim construir relacionamentos com clientes novos e existentes.

Quais são os canais e redes sociais mais indicados para sua empresa neste período?

Um dos principais desafios que as marcas enfrentam durante uma crise global é saber quando e como ajustar as estratégias de marketing digital. É por isso que é mais importante do que nunca ouvir seu público durante esse período incerto.
escuta social é um ótimo ponto de partida: através dela é possível obter uma visão mais profunda das discussões em torno da sua marca, bem como do setor e da comunidade em geral.
Ao manter um dedo no pulso da conversa e aplicar esses aprendizados à abordagem final, sua estratégia de redes sociais pode posicionar sua marca como um participante atencioso, orgânico e valioso para a conversa.
Mas existem alguns outros cuidados para obter bons resultados em seus perfis sociais – saiba mais no próximo tópico!

5 dicas para ajustar sua estratégia de redes sociais já

Obter bons resultados em meio a este momento tão dinâmico requer esforço, paciência e muita atenção ao cenário. Comece observando estas questões:

1) Comunique como suas operações estão funcionando

Atualize as informações da sua empresa sobre as medidas tomadas para manter seus funcionários e consumidores seguros e bem atendidos:
  • Alterações no horário de funcionamento;
  • Novos canais de atendimento;
  • Formatos de entrega de seus produtos e serviços, entre outros.
Lembre-se que o Facebook permite à sua empresa fixar qualquer uma dessas alterações na parte superior da sua página.

2) Ofereça valor aos clientes e leads

Disponibilize um conteúdo relevante e pensado para oferecer caminhos e soluções neste momento. Utilize as perguntas frequentes como ponto de partida e destaque artigos em seu blog corporativo que fornecem informações dentro da sua área de especialização.
Entre as ações de sua estratégia de redes sociais, considere dar espaço para discussões ao vivo ou em vídeo, palestras e seminários on-line através dos recursos disponíveis em cada plataforma.

3) Explore suas provas sociais

Escritórios fechados e linhas de produção operando em um novo ritmo podem tornar a pauta para novos conteúdos mais desafiadora.
Um caminho é utilizar as provas sociais recebidas durante este período para criar novas ofertas de conteúdo: elogios de clientes podem virar cases, artigos de blog, vídeos e tudo que possa ajudar a envolver os usuários com a sua marca, interagir com sua empresa e fornecer mais conteúdo para postagem – ou repostagem.

4) Faça mais vídeos

O público nunca esteve tão familiarizado com vídeos como agora: teleconferências para reuniões de trabalho e entre amigos, aulas à distância e até em consultas médicas, lives de artistas da música nacional e internacional – há um novo mundo se abrindo.
Busque entre a sua equipe alguns especialistas que possam ajudar a trazer valor e relacionamento com seu público através de vídeos distribuídos com base em sua estratégia de redes sociais.

5) Crie uma conversa bidirecional

Como falamos no tópico anterior, a escuta social pode ser essencial neste momento – e abrir canais de diálogo vão facilitar esse processo.
Por isso aposte em uma comunicação de mão dupla: poste perguntas simples ou use funcionalidades do Instagram Stories, como as enquetes, testes, entre outros.
Apenas esteja preparado para se envolver e responder de maneira oportuna (e rápida), de forma a fortalecer o engajamento.
Explore suas oportunidades com uma estratégia de redes sociais durante esse período. Manter comunicações, experimentar coisas novas e criar engajamento agora ajudará a preparar o cenário para garantir mais lealdade e engajamento agora e no futuro.