O WhatsApp escolheu o Brasil para lançar sua primeira campanha de marca no mundo. O primeiro filme da campanha “Fica só entre vocês” relata a história de uma comunidade que se une por meio do WhatsApp para ajudar uma escola de samba que perde todas as alegorias em um incêndio às vésperas do Carnaval. Por meio do aplicativo, membros de uma escola rival se organizam para arrecadar doações e ajudar na reconstrução do barracão. A campanha é assinada pela agência AlmapBBDO.
O filme se baseia nas muitas histórias, reais e similares, ocorridas ao longo dos anos, incluindo a da Independente Tricolor, escola de samba de São Paulo que passou por uma situação parecida em 2019 e contou com a ajuda de escolas rivais para se reerguer com doações, abrigo e espaço em seus barracões para que o time da escola pudesse trabalhar e viver.
A produção cinematográfica envolveu uma equipe de 200 pessoas em um galpão, sob um calor de mais de 40 graus, e contou com a participação da comunidade para transmitir com realismo a conexão emocional e a solidariedade das pessoas que se mobilizam e se comunicam diariamente por meio do WhatsApp.
“O Brasil é um dos principais mercados para a companhia em todo o mundo, por isso decidimos lançar a campanha aqui e homenagear solidariedade dos brasileiros inspirada em uma das tradições mais queridas do país.”, afirma Taciana Lopes, líder de Consumer Marketing do Facebook Brasil.
A campanha também reforça o posicionamento da companhia: mais que um app de mensagens, o WhatsApp permite aos usuários estabelecer conexões verdadeiras por meio da comunicação privada e empoderar suas comunidades.
Ao longo deste ano, a campanha global de WhatsApp vai lançar criações locais em diferentes países. Ao exemplo do filme de estreia, voltado ao Carnaval no Brasil, as produções vão significar a tagline “Fica só entre vocês” dentro da cultura desses lugares, mostrando o quanto e como WhatsApp participa da vida íntima das pessoas e das experiências coletivas, de acordo com as particularidades de uma região. Algumas das criações serão co-produções entre países. Além da AlmapBBDO, estão envolvidas as agências BBDO México, BBDO Berlin, BBDO India e BBDO San Francisco.
O filme, com duração de 1”, foi lançado nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, no Facebook e Instagram além de canais de TV aberta e a cabo.
Como uma campanha multiplataforma, algumas versões menores serão exibidas em canais digitais. O filme também será exibido em salas de cinema ao redor do país como parte de um plano de campanha 360.
O filme se baseia nas muitas histórias, reais e similares, ocorridas ao longo dos anos, incluindo a da Independente Tricolor, escola de samba de São Paulo que passou por uma situação parecida em 2019 e contou com a ajuda de escolas rivais para se reerguer com doações, abrigo e espaço em seus barracões para que o time da escola pudesse trabalhar e viver.
A produção cinematográfica envolveu uma equipe de 200 pessoas em um galpão, sob um calor de mais de 40 graus, e contou com a participação da comunidade para transmitir com realismo a conexão emocional e a solidariedade das pessoas que se mobilizam e se comunicam diariamente por meio do WhatsApp.
“O Brasil é um dos principais mercados para a companhia em todo o mundo, por isso decidimos lançar a campanha aqui e homenagear solidariedade dos brasileiros inspirada em uma das tradições mais queridas do país.”, afirma Taciana Lopes, líder de Consumer Marketing do Facebook Brasil.
A campanha também reforça o posicionamento da companhia: mais que um app de mensagens, o WhatsApp permite aos usuários estabelecer conexões verdadeiras por meio da comunicação privada e empoderar suas comunidades.
Ao longo deste ano, a campanha global de WhatsApp vai lançar criações locais em diferentes países. Ao exemplo do filme de estreia, voltado ao Carnaval no Brasil, as produções vão significar a tagline “Fica só entre vocês” dentro da cultura desses lugares, mostrando o quanto e como WhatsApp participa da vida íntima das pessoas e das experiências coletivas, de acordo com as particularidades de uma região. Algumas das criações serão co-produções entre países. Além da AlmapBBDO, estão envolvidas as agências BBDO México, BBDO Berlin, BBDO India e BBDO San Francisco.
O filme, com duração de 1”, foi lançado nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, no Facebook e Instagram além de canais de TV aberta e a cabo.
Como uma campanha multiplataforma, algumas versões menores serão exibidas em canais digitais. O filme também será exibido em salas de cinema ao redor do país como parte de um plano de campanha 360.
Créditos
Anunciante: WhatsApp
Título: Carnaval
Produtos: WhatsApp
Agência: AlmapBBDO
Diretor Geral de Criação: Luiz Sanches
Diretor de Criacao: Pedro Corbett
Criação: Pedro Corbett, Firulo, Erick Mendonça, Juliana Utsch
RTV: Vera Jacinto, Diego Villas Bôas, Aline Silva
Produtora: ICONOCLAST
Diretor: Ian Ruschel
Diretor de Fotografia: Pierre de Kerchove
Diretor Segunda Unidade: Gui Bohn
Diretor de Fotografia Segunda Unidade: Mauricio Padilha
Assistentes de Direção: Juliana Cretella, Elis Manukian, Kenia Anjo e Ana Rios
Produtor Executivo: Francesco Civita, Gregory Bogossian, Alonso Sperb, Elisa Mello e Mariela Costa
Assistente de Produção Executiva: Matheus Monteiro
Coordenação de Produção: Andre Bauer
Assistente de Coordenação de Produção: Carolina Loureiro
Diretor de Produção: Reinaldo Faria
Produtora: Yasmin Hulme
Assistentes de Produção: Ronder William, Patricia Nagaoka, Maristela Almeida, Shana Salazar e Carol Padilha
Diretor de Arte: Marcelo Reginato
Coordenadora de Arte: Monica Rochlin
Produtor de Arte: Emerson Dominice
Assistente de Arte: Lalá Mendes
Produtora de Objetos: Luiza Hakme
Figurinista: Giovanna Moretto
Assistente de Figurino: Roberta Pupo
Produtor de Locação: Daniel Fontoura
Preparador de Elenco: Luiz Mario Vicente
Assistente Preparador de Elenco: José de Campos
Coordenação de Pós-Produção: Priscilla Paudano e Tutu Mesquita
Assistente de Coordenação de Pós-Produção: Everson Martins
Montador: Felipe Thomé
Assistente de Montagem: Samuel Chuengue
Finalizador: Daniel Amaro e LuanLuiz
Color Grading: Marla Colour Grading
Pós-Produção/VFX: NASH
Produtora de som: Punch Áudio
Produção Musical: Cris Pinheiro
Compositor: Cris Pinheiro
Mixagem e Finalização: Mateus Polati e Gustavo Guanaes
Atendimento: Lili D. Aragoni e Gabi Takan
Coordenação: Letícia Nunes
Atendimento: Fernanda Tedde, Tatiana Vidonscky, Mariana Nanes e Marcelo Porto
Planejamento: Sergio Katz, Beatriz Scheuer e Luciana Shinoda
Mídia: Heloisa Lima; Teresa Urbano; Fabio Nkouhomi; Daiane Ferreira e Gabriella Leopoldino.
Aprovação: Maz Sharafi, Eshan Ponnadurai, Taciana Lopes, Bosco Zubiaga-Delclaux, Rodrigo Moran, Renata de Carvalho Costa, Fatima Saliu