Quem trabalha ou investe em marketing digital sabe que as coisas mudam de uma hora para outra: algoritmos, tendências novas redes sociais… Mas o fato é que nunca um cenário mudou tão rapidamente como nestas últimas semanas, desde que a COVID-19 se tornou uma pandemia.
À medida que as relações se tornam mais virtuais do que nunca, as escolas se fecham e os governos reagem, a maioria das pessoas se vê presa em suas casas para evitar e impedir a propagação do novo coronavírus.
Muitas pequenas e médias empresas reagiram reduzindo ou suspendendo as operações e já estão sentindo os efeitos dessa questão – especialmente aquelas que deixaram a transformação digital de lado e agora precisam acelerar o processo em meio à pandemia causada pela COVID-19.
Com a mudança de comportamento do consumidor, é preciso que as empresas se adaptem e revejam sua forma de fazer negócios e de se relacionar com seu público.
A grande prova disso é que a COVID-19 afetou os resultados do Google Ads para diferentes setores – e os resultados são sem precedentes. Algumas indústrias estavam bem preparadas para a mudança do mercado, mas muitas não.
Se a sua empresa faz parte do time que ainda não adotou a transformação digital e ainda faz pouco ou nenhum investimento em marketing digital, a hora de reverter esse quadro é agora.
Por isso siga na leitura e descubra como fazer isso.
Marketing Digital: essencial
Embora seja imprescindível oferecer uma excelente experiência de atendimento ao cliente e opções para comércio eletrônico, o alinhamento das equipes de vendas e marketing para executar com sucesso eventos virtuais e atrair mais engajamento fará a diferença na manutenção das operações de sua empresa.
É preciso fortalecer (ou implementar) sua presença digital o quanto antes, de forma a atingir este público que está em home office – mas com uma rotina ativa dentro de suas atribuições na empresa onde atuam.
Muitas organizações estão se esforçando ao máximo para garantir o funcionamento de suas operações da melhor maneira possível – e se a área de atuação de sua empresa mantém sua demanda, é preciso estar ativo neste momento. Se a demanda está em stand by, é preciso fazer a manutenção do relacionamento, afim de retomar o ciclo quando esta onda passar (e acredite: ela vai passar). Como fazer isso? Veja no próximo tópico.
Como o marketing digital pode ajudar a alcançar seu público-alvo mais relevante?
O momento pede urgência: é hora de analisar seus ativos digitais e ajustá-los para oferecer as melhores opções e oportunidades – tanto para seus clientes quanto para a sua empresa.
- Conteúdo do site: verifique se ele está corretamente atualizado, de modo a oferecer valor para sua indústria e para aqueles que se encaixam em seu perfil de cliente ideal;
- Otimização para mecanismos de busca (SEO): analise as classificações de busca orgânica do seu site atual. Faça uma correlação com seus concorrentes. Otimize para os mecanismos de pesquisa para melhorar a qualidade e a quantidade do seu tráfego na web o quanto antes;
- Marketing de conteúdo: gere ideias para novas postagens no blog, explore formatos como vídeos e Instagram Stories e comece a escrever o próximo boletim para disparar via e-mail para seus clientes. Crie ações de marketing digital que possam fazer parte de conversas sociais e sejam facilmente compartilháveis;
- Comunicados à imprensa e artigos: crie tópicos sobre os quais sua empresa tem autoridade no tema, de modo a informar a mídia e seus clientes – por exemplo, medidas em vigor para combater a situação atual dentro do seu segmento, o que sua empresa e outras do setor estão fazendo no combate à COVID-19, entre outros;
- Engajamento nas mídias sociais: explore os canais sociais e de pesquisa, como Facebook, Instagram, Google Adwords, LinkedIn e criando estratégias para melhorar o engajamento.
Qual é o orçamento certo para investir agora em marketing digital?
Se você pretende começar por conta própria, a dica é começar pouco a pouco. Experimente muito, otimize, analise e planeje seu próximo passo. Qualquer que seja o seu orçamento, você sempre deve poder extrair valor dele.
Neste momento, não se pode perder tempo – muito menos dinheiro. Por isso, contar com o suporte de uma agência de marketing digital pode ser a maneira mais economicamente eficiente de obter resultados efetivos sem desperdício.
Especialistas em marketing digital fazem a diferença em momentos de crise?
A sobrevivência importa mais do que dominar o mercado neste momento. Por isso, seus esforços devem estar concentrados em seus negócios: garantir a manutenção das operações com o menor impacto possível, focando em decisões estratégicas que garantam o bom funcionamento não só de sua empresa, mas de todo o segmento, apoiar outras empresas da melhor maneira possível e tomar todas as medidas necessárias para sair dessa crise mais forte do que nunca.
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