Marcas brasileiras já começam a usar rede social para se comunicar com os clientes. Conheça as principais estratégias adotadas
No início do ano, a Nestlé fez o primeiro recrutamento da marca dentro da plataforma, no Brasil. O processo foi realizado internamente e o candidato ao posto de gerente de marketing da Nescau deveria criar um vídeo de até 60 segundos com uma música que o representasse, uma breve descrição pessoal, por que queria concorrer àquele cargo e o que poderia agregar à empresa.
A atuação corporativa no TikTok é completamente diferente de outras redes sociais, na visão do especialista em marketing do Grupo MD Denis Santini. Ele menciona o caso da Starbucks norte-americana, que foi apresentado na última edição da Convenção da International Franchise Association (IFA), em fevereiro. “A empresa não está no TikTok, porém uma atendente da marca já tem milhões de views ensinando a fazer receitas do local. Isso está cada vez mais comum entre as companhias.” Santini afirma que, dessa forma, a marca incentiva que a comunicação seja feita de “gente para gente”, como é a mecânica do TikTok.
A conta mencionada é de Maya, que já tem 1,5 milhão de seguidores. Ela posta vídeos sobre o dia a dia de trabalho na rede de cafeterias e também conteúdo pessoal, com desafios e músicas, como é usual na plataforma. Assim, a conta não passa a impressão de ser corporativa - mesmo que o nome de usuário dela seja @starbucksrecipeswithm e na bio conste um contato para parcerias.
O especialista explica que o terreno das mídias sociais está em constante evolução, logo essa estratégia pode funcionar agora, mas ficar obsoleta amanhã. “Eu costumo dizer que ninguém consegue ser especialista em mídias sociais, dada a rapidez com que elas evoluem. Mas você precisa ser estudioso e procurar entender como é a movimentação das marcas com esse tipo de novidade”, diz.
Fast-food conseguiu engajamento durante o SuperBowl
A rede de restaurantes Chipotle Mexican Food tem sido apontada como um case de engajamento dentro da plataforma. No ano passado, lançou o desafio #GuacDanceChallenge, em que os consumidores tinham de dançar uma música que mencionava o abacate, um ingrediente importante na culinária mexicana.
A rede de restaurantes Chipotle Mexican Food tem sido apontada como um case de engajamento dentro da plataforma. No ano passado, lançou o desafio #GuacDanceChallenge, em que os consumidores tinham de dançar uma música que mencionava o abacate, um ingrediente importante na culinária mexicana.
A empresa recebeu mais de 250 mil vídeos com a hashtag em seis dias e vendeu 800 mil porções de guacamole no Dia Nacional do Abacate, durante a campanha.
No Super Bowl 2020, a marca fez uma parceria com o cantor Justin Bieber para divulgar a música nova dele, Yummy. A ideia era estimular os usuários a criar seus próprios anúncios tendo como pano de fundo a composição. O desafio chamado de TikTok Timeout impactou 95 milhões de pessoas, de acordo com a empresa.
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