quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Como Snapchat está trazendo diversão de volta as mídias sociais.


 

Trabalho como social media desde 2013 e acompanhei a transformação e amadurecimento das mídias sociais e da rede mundial de computadores, vulgo: Internet. Sou da geração do orkut, msn e fotolog e a razão que nos levava a usar a internet na época, além de comunicação e informação quase sem barreiras, era porque era divertido.
Durante esse ~amadurecimento~ onde as mídias sociais transformavam-se em business, passamos a ter uma obsessão por números e isso parece ter impactado na comunicação, a busca pelo título perfeitamente indexável e nunca desobedecer os 20% limite de texto, fez com que perdêssemos de vista o que mais importa que é AS PESSOAS, sem elas nada faz sentido.
ROI, alcance, likes, cliques, engajamento e etc são super importantes, mas eles criam padrões e os padrões limitam. Quanto mais humana for a sua comunicação, mais chances das pessoas interagirem e lembrarem de você mais tarde. Esse processo é muito sutil e exige planejamento e dedicação, não da para criar do dia para a noite.
Trabalhar em sincronia sem dúvida é a melhor opção; usar os dados para melhorar o relacionamento, usar o monitoramento para cocriar conteúdo e resolver problemas reais, usar as informações dos usuários para melhorar a comunicação, são algumas ideias que podemos aplicar.
Quando falamos de mídias sociais falamos de relacionamento humano, muito mais que a relação entre marca e consumidor, vivemos na era do relacionamento entre pessoas que fazem as marcas e pessoas que consomem as marcas.

O que as mídias sociais nos proporcionam, e com o Snapchat se torna ainda mais claro é o poder de fortalecer a relação humana.

Evan declarou uma vez algo que para mim, resume toda essa discussão:
“Somewhere along the way, when we were building social media products, we forgot the reason we like to communicate with our friends is because it’s fun.”
Não pode ser chato.

A razão principal do Snapchat estar dando tão certo é porque é divertido.

Snapchat é espontâneo e o conteúdo efêmero faz você perder a vergonha, diferente de outras redes que eternizam o momento, nosso fantasminha faz você valorizar o AGORA e a melhor forma de fazer isso é: se divertindo.
Se eu te contar que você não precisa levar tudo sempre a sério e que você pode (deve) fazer umas piadinhas uma vez ou outra e que isso pode ajudar nas suas vendas? É tipo levar a brincadeira a sério, mas sem ser sério sacou?
Se você possui uma marca, nesse momento você tem as seguintes opções:
  1. Continuar fazendo mais do mesmo porque isso parece ser o certo e além do mais, todo mundo está fazendo.
  2. Fingir que as mídias sociais não são importantes e que você ainda está planejando se vai contratar uma equipe ou terceirizar com uma agência.
  3. Começar AGORA!
Se você é esse cara esperto que eu creio que você é, você vai começar AGORA! (talvez não literalmente) mas fica de olho nas datas e cidades das próximas edições do curso de “Marketing de Conteúdo & Snapchat — Estratégias em mídias sociais & nude” ;)
Se você chegou até aqui, acredito que possa gostar do texto que escrevi sobre:
Esse texto foi publicado originalmente no meu blog snapworld.com.br
Beijos e até a próxima ❤

A construção de Projetos Estratégicos e seu impacto no resultado da sua empresa


Uma vez que a empresa, por meio de seus líderes, entende que executar de acordo com as estratégias é a forma mais segura para empreender recursos humanos e financeiros, é chegada a hora de escolher os projetos estratégicos e colocar a mão na massa. Os projetos estratégicos são construídos para incorporar novas competências que foram identificadas como essenciais para atender integralmente sua visão e missão.
Arquitetar o projeto e liderar sua execução exige do líder resistência e resiliência na tarefa de criar sinergia entre grupos multifuncionais e controlar agendas e ambições individuais. Cada passo deverá ser bem comunicado e ratificado para que não haja ambiguidades que geram surpresas indesejadas. Executar com foco e disciplina não é para qualquer um. Dá trabalho, é chato e repetitivo !
Nessa fase, o planejamento e a priorização das estratégias já estão definidos e portanto, os objetivos, as estratégias, o BSC - Balanced Scorecard e os KPIs - “Key Performance Indicators” - já apontaram o caminho da execução e sobretudo estão devidamente cascateados e comunicados pela organização.
Os projetos estratégicos devem impactar o resultado da empresa de duas formas. Tem impacto positivo quando constroem novas competências associadas às vantagens competitivas, criando valor para a Marca. Tem impacto negativo quando deixam de ser executados de forma diligente, ou pior, serem tratados como despesas sem a visão de ROI - Retorno sobre Investimento.
Para garantir a manutenção da sua continuidade e do seu financiamento, os projetos estratégicos não devem estar submetidos ao desempenho mensal de vendas da empresa. Esses projetos devem ser previstos no orçamento anual e tratados como um investimento que será financiado pelo resultado ( lucro ) do ano anterior. 

 

STEP #1 : CONCEITUAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DOS PROJETOS ESTRATÉGICOS

O conceito do projeto deverá, obrigatoriamente, mostrar uma fotografia geral porém compreensível sobre a solução que será recomendada.
Nessa fase de conceituarão, a insegurança e desconfiança geram uma resistência que é natural. Portanto, é  importante escolher bem a ferramenta e principalmente a metodologia que será utilizada no processo. O desafio, além de esclarecer, é conquistar a confiança dos diferentes tomadores de decisão - “stakeholders” - e finalmente ganhar consenso.
Nunca subestime a audiência que normalmente é formada por diretores seniores, incluindo gestores financeiros que sabem fazer a conta de retorno sobre investimento - ROI - de cabeça. Também sabem estimar com boa precisão quanto o projeto deverá impactar no resultado - EBITDA - após sua conclusão.
EXEMPLO #1  -  IMPLEMENTAÇÃO DE IMPLEMENTAÇÃO DE C.R.M. PARA EQUIPE DE VENDAS.
 O sucesso do projeto depende de um conceito bem arquitetado. Se conceituado errado, certamente comprometerá o resultado ao longo da sua fase de execução que, na maioria das vezes, acaba sendo inviabilizado desperdiçando o tempo, o investimento e principalmente o futuro da empresa. 
Normalmente, o projeto estratégico com foco em novas competências exige uma consultoria especializada para auxiliar na conceituarão e sistematização. Não economize nessa fase.
Uma boa tática para engajar e esclarecer os diversos públicos envolvidos no processo de tomada de decisão é desenhar um fluxo que ilustre, de forma compreensível e detalhada, como o projeto solucionará o problema em questão, inclusive relacionando as diversas áreas que serão beneficiadas pelo projeto.
Para a escolha do time que irá executar, evite a qualquer custo os "voluntários". Sempre tem alguém na empresa que diz - “Não precisamos de consultoria para isso, eu mesmo faço” - Normalmente esse é o gestor preguiçoso que já deveria ter proposto o projeto mas, como está acomodado faz de tudo para garantir seu emprego sabotando qualquer iniciativa. 
Os projetos estratégicos extrapolam as expectativas do dia a dia da empresa, o que faz de você que foi capacitado e eleito como líder, um colaborador extraordinário, ousado, inovador, empreendedor, tomador de risco. Na prática, um exemplo ou modelo – “role model” – para outros colaboradores. O líder tem a função de representar e espalhar os valores da empresa pela organização.
Segue abaixo um exemplo de implementação de projeto de marketing digital com foco em conteúdo.
EXEMPLO #2 - ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL COM FOCO EM CONTEÚDO OU CONTENT MARKETING
Para não envelhecer de forma acelerada, a empresa deverá contar com líderes bem treinados e capacitados que executarão os projetos estratégicos criando novas competências essenciais para o futuro e perpetuação da empresa. 

 

STEP #2 : ELEJA O LÍDER

Existe uma tendência, um cacoete, da diretoria de qualquer empresa sobre perguntar quanto custa versus qual o impacto na organização. O primeiro desafio do líder é esclarecer o impacto e conquistar seu apoio integral. A diretoria de qualquer empresa é um organismo multidisciplinar que exige uma liderança comprovadamente madura e eficaz antes de delegar poderes - “empowerment”.
Durante a fase de conceituação, com o apoio da diretoria senior da empresa, o líder deve montar seu time de especialistas e iniciar o processo de execução combinando tarefas e expectativas. 

 

STEP #3 : IDENTIFIQUE TODOS OS "PONTOS DE CONTROLE"

Nessa fase muitos dos temas listados ainda não tem respostas precisas ou possuem várias possibilidades e alternativas que exigem um estudo aprofundado conduzido exclusivamente pela área que tem a competência específica.
Um estudo diligente e detalhado conduzido por um especialista deverá apontar recomendações listando pontos fortes e fracos seguidos por orçamentos detalhados. É importante entender quais são os “pontos de controle” - “milestones” - que devem ser observados e cadenciados conforme suas interdependências para evitar atropelos ao longo do processo de execução. 
Invariavelmente qualquer solução contempla a aplicação de técnicas e tecnologias conhecidas portanto disponíveis no mercado. Ainda na fase de planejamento, é fundamental pesquisar e analisar a aderência do projeto a técnicas e tecnologias antes de montar um cronograma que imponha uma marcha de execução. 
Se ainda houver dúvidas, faça uma prova de conceito - “Prove of Concept  POC” - que auxilia durante a fase natural de aprendizado sem correr riscos. 
Outro benefício dessa fase é identificar os potenciais obstáculos intransponíveis - “showstoppers” - que às vezes acontecem por negligência, outras por acidente. Em ambos os casos o líder será o único responsável por removê-las, mudar de curso ou abandonar o projeto antes que cause maiores prejuízos.
O líder é um arquiteto, não um pedreiro. Ele deve ter a sensibilidade de apertar os botões corretos na hora certa. Executar um projeto é uma tarefa multidisciplinar que exige um alto grau de sedução para envolver cada dono - “owner” -  de cada tarefa. O owner deverá, obrigatoriamente, contribuir detalhando, educando e recomendando como se fosse um consultor e expert no tema específico. Como líder cultive e cobre essa atitude de cada participante do projeto. 
O líder também deverá aniquilar os chutadores e os sabotadores que certamente aparecerão ao longo do caminho. Para gerenciar o voluntarismo dos chutadores, peça que apresente suas credenciais. Se não apresentarem, agradeça e ignore seus palpites. Já os sabotadores, “pinte-os com tinta invisível” e avance sem tomar conhecimento do negativismo que caracteriza sua existência.

 

STEP #4 : NEGOCIE RECURSOS HUMANOS E FINANCEIROS.

Qualquer projeto deverá estar contemplado no orçamento anual e financiados com verba específica. Vale relembrar que a verba destinada para um projeto estratégico poderia ter ido para o bolso do sócio como dividendos. No entanto, por entender que investir em novas competências é prioridade, resolveu abrir mão do dinheiro - “hard Dollars”.
Vale ressaltar que os sócios estarão de olho no desenvolvimento do projeto com atenção especial para verificar se o dinheiro está sendo bem empregado e quando o retorno sobre esse investimento se materializará impactando Ebitda da empresa. 
A verba destinada exclusivamente ao projeto não deverá ser utilizada para nenhum outro fim. Muitas empresas não tem controle sobre fluxo de caixa e acabam utilizando qualquer saldo em caixa para pagara qualquer despesas. A verba destinada para projetos estratégicos não deverá estar submetida ao fluxo de caixa da operação nem ao desempenho mensal das vendas.  

 

STEP #5: CRONOGRAMA

Essa é a fase mais fácil do projeto. Uma vez que os pontos de controle - “milestones”, os “owners” e o “budget”  foram identificados, é só pintar a planilha com as tradicionais cores verde, amarelo e vermelho. Mantenha a simplicidade e não invente ferramentas extravagantes com efeitos pirotécnicos.
Enquanto não forem determinadas, detalhadamente, as etapas do projeto e suas relações de dependência, datas, pontos de controle e orçamento respectivos, o projeto não criará uma marcha de execução.  
O cuidado com os detalhes nessa fase é fundamental para o sucesso. A negligência gera conflito e caos que, como consequência, neutraliza qualquer possibilidade do projeto se materializar. Outra dica importante: um projeto estratégico nunca deve ser tratado como uma emergência. Respeite o tempo especificado por cada membro do time para execução de suas tarefas. 

 

STEP #6 : FOLLOW UP - FAÇA PERFEITO PARA QUE NÃO SEJA REFEITO

Cria um sistemática para controle e evolução tem como objetivo garantir a boa execução e principalmente remover barreiras - “roadblocks” - que naturalmente aparecem e desaparecem no trajeto. 
Para garantir a sinergia, uma recomendação é criar uma reunião semanal onde o time trabalha junto, na mesma mesa, por um determinado período de tempo. São vários os benefícios: a) mantém foco, b) remove barreiras, c) eliminar desculpismos, d) cria sinergia, e) eliminar agendas pessoais, f) aumenta o acervo de piadas porque…. tem que ser divertido e, finalmente, executar com foco e disciplina. Execute e lidere com perfeição. Desafie, remunere, celebre! 
Durante as reuniões de sinergia no “mesão”, ratifique com o grupo suas decisões mesmo que você tenha total autonomia. O estilo de liderança que privilegia o  consenso é sempre muito mais agradável e eficaz comparativamente a liderança pela capatazia. 
Cada etapa deve ser executada dentro do prazo combinado. Monitorar a execução é obrigatório. Na maioria das vezes, qualquer projeto, sofre duas ameaças naturais e típicas do ser humano. 
  1. Adaptabilidade. A maioria das empresas não consegue se adaptar ao novo, ao inovador porque significa mudança na velha rotina. Combata a insolência!  
  2. Resiliência. Um projeto novo precisa de insistência e principalmente resiliência para que tenha a oportunidade de alçar o sucesso na sua plenitude. Observe a curva de aprendizado. 
Infelizmente os maus colaboradores, derrotistas, frustrados e cansados acabam por minar as pessoas e projetos logo nas primeiras semanas. 
Se você é um líder isso vai acontecer com você mais cedo ou mais tarde. No entanto, persista e mantenha agenda positiva com atitude progressista. Nunca entre em conflito, contorne e progrida!
O presidente deve deixar claro para a organização quem são seus líderes. Nem que para isso eles, os líderes, tenham que usar um tênis vermelho para serem diferenciados. Eles são modelos, propagam os valores da empresa e servem de exemplo para os novatos bem intencionados. Privilegie o líder ousado, empreendedor e tomador de risco.
Certifique-se que seu time está sempre na mesma página - sinergia - conforme progride na execução. O processo de engajamento passa por momentos clássicos de encontros, desencontros, debates, embates e algumas vezes sacanagens. 
A expectativa é que para esses momentos, mais ou menos “acalorados”, o construtivismo prevaleça. Uma boa dose de bom senso é também fundamental para que as discussões sejam focadas no conceito do problema em evidência e não, nunca, sejam pessoais. 

Como vender serviços de alto valor com o inbound marketing

  

Como vender serviços de alto valor com o inbound marketing
  1. Muitos clientes pagando pouco
  2. Poucos clientes pagando muito
Colocando nesta perspectiva, talvez você tenha percebido que a opção “2” é mais fácil e rentável, já que gerar melhores resultados para menos pessoas é muito mais possível do que para uma grande quantidade de clientes.
Nesse caso, estamos falando de serviços com alto valor agregado. E para que seu serviço mereça um valor maior, você precisa se certificar primeiro de que os resultados gerados para o cliente são maiores que o preço que você está cobrando. Depois que você garantir isso, certamente vai querer saber como vender serviços de alto valor. Neste artigo, ensinaremos como é possível empresas venderem todos os dias serviços de alto valor agregado.

Como vender serviços de alto valor com Inbound Marketing

Quando sua empresa cria na mente dos consumidores uma percepção de segurança e confiança na jornada em busca dos resultados esperados, a percepção de valor aumenta automaticamente. Isso significa que, se o risco de comprar seu serviço for maior que a possibilidade (percepção) de ganho, dificilmente sua empresa conseguirá vender.
A ideia de gerar um ambiente de confiança e segurança está intrínseca ao Inbound Marketing. Também chamado de Marketing de Atração, a tática de marketing dá ênfase à criação de conteúdo de qualidade para atrair novos clientes para si ao invés de ir atrás deles.
Como isso acontece? Bom, o Inbound Marketing utiliza diversas ferramentas online, como blogs, vídeos, e-Books, newsletters, podcasts, whitepapers, SEO, etc. Todas com o propósito de fazer um lead passar pelos seguintes estágios: awareness (conhecimento), consideration (consideração) e decision (decisão). Este processo é chamado de Jornada de Compra.
Uma empresa que queira investir no inbound como ferramenta para vender serviços de alto valor agregado precisa saber que terá 5 desafios pela frente:
  1. Atrair clientes
  2. Converter visitantes em leads
  3. Converter leads em vendas
  4. Fidelizar clientes
  5. Aumentar suas margens e melhorar continuamente
Isso significa que você precisa atrair visitantes para seu site, tornar sua empresa referência em uma determinada área de atuação, fomentar ações de relacionamento com leads e prepará-los para o momento da venda — tudo por meio de conteúdo relevante e de qualidade. E para isso, é preciso que você conheça muito bem todas as etapas que um lead passa até se tornar um cliente, ou seja, a chamada jornada de compra.
Depois que souber o que cada lead espera em cada estágio de compra, desenvolva os conteúdos. Veja a seguir uma explicação sobre que tipo de conteúdo deve constar em cada etapa da jornada de compras:

Conteúdo certo para cada etapa

#01 Aprendizado e descoberta – O lead ainda não sabe muito bem que tem um problema ou mesmo uma oportunidade de negócio. Por isso, você precisa despertar o interesse dele por algum assunto e fazer com que ele perceba o problema.
#02 Reconhecimento do problema – Agora, o usuário sabe que tem um problema ou oportunidade e começa a buscar sobre o problema e as soluções disponíveis.
#03 Consideração da solução – O prospect identificou algumas soluções e passa a avaliar as melhores alternativas. Isso significa que seu conteúdo deve criar um senso de urgência para que ele não postergue a resolução do problema.
#04 Decisão de compra – Enfim, o consumidor está comparando as opções e buscando a mais adequada para o seu negócio. É hora de ressaltar os diferenciais competitivos do seu serviço.

Inside Sales

Como você viu acima, é preciso educar antes de vender. Depois dessa preparação do cliente, para a etapa de decisão de compra, o time de Inside Sales entra em campo. Embora grande parte das empresas se restrinjam a atrair cada vez mais Leads, o segredo é criar novas campanhas e oportunidades para transformar o “não” de alguns Leads em um “sim”. Lembre-se: a diferença entre um “não” e um “ainda não” é bem grande, e é de suma importância identificá-la no Inside Sales.
Inside Sales (ou venda remota), utiliza como suporte web, sites, mídias sociais, programas de webconferência e outras ferramentas para atender os seus clientes e apresentar seus produtos online. Isso evita o gasto de tempo e dinheiro além do deslocamento dos vendedores, permitindo um contato com clientes de regiões mais distantes geograficamente. É só começar a pensar em quanto sua empresa gasta para manter uma equipe de vendas nas ruas e no prejuízo quando um cliente cancela uma reunião em cima da hora.
Mais do que em telefonemas, o método é baseado em uma estratégia de conteúdo. Nela, a empresa gera material relevante, preza pela gestão de sites e mídias sociais e faz campanhas online. Esse método de vendas é bastante recomendado para vender serviços de alto valor, justamente porque permite que o cliente conheça bem o produto, assista a vídeos e seja educado pela empresa. A relação de confiança já começa a ser estabelecida antes do contato telefônico, o que aumenta ainda mais as chances de conversão de um Lead em venda.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

O papel do RH na cultura organizacional


Por Mônica Hauck

Diante de um mercado tão competitivo, é fundamental que as empresas criem e fortaleçam identidades próprias, de forma a personificar o negócio, reforçar valores e princípios, diferenciar suas iniciativas, além de constituir características marcantes. Neste processo, a cultura organizacional se torna a base para a criação desta identidade, sendo responsável também pela atração e retenção de talentos e de clientes, que compartilham os mesmos ideais.
Por meio da cultura organizacional, é possível definir aspectos importantes da gestão, envolvendo as políticas internas, processos, normas e procedimentos, além de estabelecer padrões de trabalho e objetivos coletivos. Paralelamente, a cultura organizacional determina regras para as relações profissionais, entre os próprios colaboradores, fornecedores, parceiros e consumidores, considerando preceitos de conduta e questões éticas.
Neste contexto, o RH tem papel importante junto ao planejamento estratégico da empresa, desde a criação até a disseminação dos conceitos entre as equipes de trabalho. Confira agora como o RH pode colaborar para o fortalecimento da cultura organizacional:
Criação e formalização da cultura organizacional
Cabe ao RH atuar ativamente na criação e na formalização da cultura organizacional, adicionando os elementos humanos, como a priorização do indivíduo e de suas potencialidades, além da preocupação com o capital intelectual, com a diversidade, com a inclusão e com as questões sociais e ambientais. Independentemente da área de atuação ou da natureza do negócio, o RH deve nortear as discussões para que pontos importantes relativos principalmente à gestão de pessoas não sejam negligenciados.
Definição das políticas de RH
As políticas de RH devem representar a cultura organizacional, contemplando diversos processos importantes, como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, saúde e segurança,cargos e salários, remuneração e benefícios, plano de carreira e ainda, as relações trabalhistas envolvendo colaboradores e sindicatos. Desta forma, é preciso lembrar que a transparência, o respeito e a meritocracia são componentes básicos a uma cultura organizacional contemporânea e em sintonia com os valores e prioridades da atual sociedade.
Disseminação e comunicação
A qualidade da informação é fundamental para estimular uma conduta comum a todos os colaboradores. Por isso, os pilares da cultura organizacional devem ser compartilhados através de todos os canais internos de comunicação, atentando para a linguagem e para o conteúdo, de modo que todos possam compreender a mensagem. Campanhas educativas também são bem-vindas, além de programas especiais e eventos planejados para confirmar a preocupação da empresa com determinados temas.
Construção de equipes de alta performance
A formação de equipes de alta performance depende do alinhamento entre o perfil dos profissionais e a cultura da empresa. Portanto, a cultura organizacional se faz presente durante os processos seletivos, onde o recrutador deve identificar os talentos com maior aderência às características da empresa. Esse cuidado facilita o desempenho e a produtividade, além de reduzir drasticamente os prejuízos com a rotatividade e como o absenteísmo dos colaboradores.
Desenvolvimento e capacitação
Uma cultura organizacional contemporânea e assertiva estimula seus colaboradores a novos aprendizados, proporciona abertura para a inovação e a criatividade, encoraja a participação e o engajamento. Através de investimentos em planos de desenvolvimento individualizados, direcionados às demandas da empresa, é possível maximizar talentos e competências, além de minimizar deficiências e fraquezas. Essas iniciativas estimulam o senso de pertencimento, o comprometimento e a motivação, fatores essenciais a uma gestão eficiente, com foco em pessoas e em resultados.
E na sua empresa, qual o papel de RH na cultura organizacional? Compartilhe conosco suas impressões e comentários!


segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Empreendedorismo é Administração. Deal with it



Quer aprender a empreender de verdade? Comece deixando o papo furado de lado



Leandro Vieira, 
Divulgação/Editoria de Arte Administradores.com

Empreender está na moda. E já era sem tempo. Depois de muito levarem na cabeça perseguindo ilusões como estabilidade e segurança, muitas pessoas estão acordando para o fato de que, para terem uma vida plena e realizada, devem assumir riscos e apostarem em suas ideias. Essas pessoas estão não apenas construindo novas rotas para suas vidas, mas estão ajudando a mudar toda uma cultura secular que ainda reina em nosso país que é, justamente, contrária à inovação e ao empreendedorismo.
A moda de empreender criou inclusive oportunidades para diversos empreendedores. Tem muita gente ganhando dinheiro "ensinando" pessoas a empreender. A fórmula é bastante simples: você aprende uma série de jargões bonitos sobre como vencer na vida e, se não der certo aplicar isso num negócio de verdade, você pode abrir um curso de como empreender ensinando esses mesmos jargões para outras pessoas, num loop infinito.
Eric Ries abre o primeiro capítulo de seu célebre livro A startup enxuta com a seguinte frase: "desenvolver uma startup é um exercício de desenvolver uma instituição, portanto, envolve necessariamente administração". Ries é enfático: empreender é administrar. Sempre nutri essa mesma visão, que desafia totalmente o meio acadêmico e seu eterno vício em criar conceitos, muitas vezes sem entender a própria essência daquilo que se pretende conceituar.
Os candidatos a empreendedores costumam torcer o nariz para a Administração. Administrar, segundo eles, é a parte chata, a parte que deve ser delegada a alguém menos talentoso, alguém que não conte com a sua visão privilegiada e sua postura mental vencedora. Parece que o mais importante é ter uma ideia revolucionária, acreditar no seu potencial e compartilhar frases bonitinhas no Facebook. Para essa turma, o sucesso não é uma questão de esforço inteligente (e bem administrado), mas de destino. Se empreender é algo que se aprende com os erros, esse certamente é o primeiro.
Lembra do filme Karate Kid (o dos anos 80, por favor)? Daniel Larusso, mais conhecido como Daniel San, o franzino protagonista que queria aprender caratê para não apanhar mais na escola, foi ter aulas com o lendário Senhor Miyagi. As primeiras lições pareciam não ter nada a ver com a arte marcial e, inclusive, deixaram Daniel San muito frustrado: ele passava os dias a pintar a cerca, polir o carro e a lixar o assoalho de Miyagi. Entretanto, lá pelas tantas, Daniel San se viu repetindo naturalmente os movimentos dessas atividades aparentemente nonsense no meio das diversas lutas que veio a travar ao longo do filme, o que foi essencial para que ele desenvolvesse a maestria no caratê.
Empreender tem muito de executar movimentos básicos também. Peter Drucker (sempre ele) evidenciou exatamente isso em Inovação e Espírito Empreendedor, quando disse que empreender "requer, sobretudo, a aplicação de conceitos básicos, a techné básica, da Administração para problemas novos e oportunidades novas". Drucker, inclusive, credita à Administração o sucesso dos Estados Unidos como uma nação empreendedora.
Empreender vai muito além de pensamento positivo. Se você quer realmente empreender com maestria, comece agora mesmo a pintar a sua cerca. Dedique seu tempo a aprender a administrar. Será a sua habilidade como administrador que determinará o seu sucesso como empreendedor. Empreendedorismo é Administração. Deal with it.