Um dos conteúdos que abordo no curso Marketing 3.0 para Empreendedores é a importância da Missão, Visão e Valores da empresa para as estratégias de Marketing 3.0.
Para exemplificar, utilizo a história do filme "Other People's Money" (Com o Dinheiro dos Outros). O filme mostra uma empresa que fabricava fios e cabos indo à falência por causa de fabricarem um produto que simplesmente estava ficando extremamente ultrapassado e, com isso, perdendo cada vez mais mercado.
Na produção, os donos da empresa familiar, tentam de diversas maneiras manter o empreendimento longe das mãos de um investidor/especulador voraz, que queria controlar o negócio para tirá-lo do caminho de suas investidas financeiras, que esbarravam nas ações da empresa de fios e cabos que, apesar de ultrapassada, tinha ações valorizadas - por pouco tempo. O investidor Larry Garfild, interpretado por Danny DeVito, tenta de todas as formas tirar a empresa de seu caminho.
O filme é de 1991, mas a atualidade dos assuntos abordados mostra que a voracidade do capitalismo se já era presente no início da computação, se tornou ainda mais feroz com a revolução tecnológica e digital dos últimos 20 anos. Enfim, não contarei o final do filme, mas o importante para este texto é a análise de como atualmente as empresas precisam saber exatamente que caminhos tomar para não serem "engolidas" pela evolução tecnológica que ocorre quase que diariamente.
Uma empresa de aplicativo, por exemplo, pode se tornar obsoleta da noite para o dia, com o surgimento de um app concorrente e mais funcional. Ou mesmo o celular que você compra hoje, amanhã já estará antigo. Outro aspecto, além de evolução e concorrência de mercado, é que várias empresas, principalmente as de tecnologia, programam a vida útil de seus produtos, o objetivo é que o cliente necessite trocar o dispositivo depois de determinado tempo, simplesmente por que ele ficou velho demais e não funciona mais corretamente. O objetivo, claro, é gerar novas vendas de bens 'duráveis". Esta estratégia é chamada de obsolescência programada.
- Depoimentos | Curso Marketing 3.0 para Empreendedores
Pois bem, a questão é:
Com um mercado tão concorrido e ágil, como a empresa pode se manter forte em sua área de atuação e não sofrerem com a especulação do mercado e com a obsolescência de seus próprios produtos?
Para uma empresa se manter forte no mercado, ela precisa ter muito bem definido sua Missão, sua Visão e seus Valores. Pois, com isso, a instituição encontrará novos segmentos de mercado e levará a razão de a empresa existir para um patamar que ultrapassa a qualidade e inovação dos produtos e preocupa-se em contribuir na melhoria do ambiente ou setor em que atua. Ou seja, o produto deixa de ser importante em si e o que passa a ser valorizado é o compromisso da empresa em atender as demandas dos clientes, da sociedade e, com isso, acompanhar as alterações do mercado.
MISSÃO
A missão, vai mostrar a razão da empresa existir, vai delimitar que setor, que clientes e que segmento social a empresa pretende impactar. Geralmente, a missão é a que tem mais foco no produto ou serviço oferecido pela empresa.
Enquanto a Missão é baseada no alicerce do empreendimento, quando a empresa foi fundada, a Visão tem a ver com a invenção do futuro.
VISÃO
A Visão é onde a empresa quer chegar, que objetivos quer atingir, em que setor quer ser líder ou em que negócio ela quer ser referência. De acordo com grandes líderes de empresas mundiais, como Steve Jobs, a Visão de uma empresa é mais importante do que a Missão, pois explica o que o negócio pretende ser e o que pretende realizar.
É preciso saber qual a Visão para definir não apenas as ações de comunicação e marketing, mas para entender e planejar os investimentos futuros. Abrace a Visão, sonhe alto e planeje de que maneiras chegar lá, o resultado será um crescimento consciente da empresa, ações bem planejadas e o engajamento de stakeholders.
VALORES
Os Valores podem ser considerados "padrões de comportamentos institucionais da empresa". Eles representam um conjunto de prioridades corporativas a partir do planejamento de procedimentos e objetivos sustentáveis que beneficiem uma comunidade ou sociedade na qual a empresa atua.
Os Valores ajudam o empreendimento a se tornar uma marca melhor e que faz a diferença para funcionários, clientes e sociedade.
Portanto, apesar do conselho parecer aula de administração básica: defina muito bem sua Missão, Visão e Valores. Para esclarecer para si mesmo, e para seus clientes parceiros e funcionários, qual é o real motivo de sua empresa existir e quais as variações na produção ou segmentos de mercado ela pode ter. Mas não complique, escreva os três de forma clara e objetiva. Quanto mais simples, melhor.
Para exemplificar, utilizo a história do filme "Other People's Money" (Com o Dinheiro dos Outros). O filme mostra uma empresa que fabricava fios e cabos indo à falência por causa de fabricarem um produto que simplesmente estava ficando extremamente ultrapassado e, com isso, perdendo cada vez mais mercado.
Na produção, os donos da empresa familiar, tentam de diversas maneiras manter o empreendimento longe das mãos de um investidor/especulador voraz, que queria controlar o negócio para tirá-lo do caminho de suas investidas financeiras, que esbarravam nas ações da empresa de fios e cabos que, apesar de ultrapassada, tinha ações valorizadas - por pouco tempo. O investidor Larry Garfild, interpretado por Danny DeVito, tenta de todas as formas tirar a empresa de seu caminho.
O filme é de 1991, mas a atualidade dos assuntos abordados mostra que a voracidade do capitalismo se já era presente no início da computação, se tornou ainda mais feroz com a revolução tecnológica e digital dos últimos 20 anos. Enfim, não contarei o final do filme, mas o importante para este texto é a análise de como atualmente as empresas precisam saber exatamente que caminhos tomar para não serem "engolidas" pela evolução tecnológica que ocorre quase que diariamente.
Uma empresa de aplicativo, por exemplo, pode se tornar obsoleta da noite para o dia, com o surgimento de um app concorrente e mais funcional. Ou mesmo o celular que você compra hoje, amanhã já estará antigo. Outro aspecto, além de evolução e concorrência de mercado, é que várias empresas, principalmente as de tecnologia, programam a vida útil de seus produtos, o objetivo é que o cliente necessite trocar o dispositivo depois de determinado tempo, simplesmente por que ele ficou velho demais e não funciona mais corretamente. O objetivo, claro, é gerar novas vendas de bens 'duráveis". Esta estratégia é chamada de obsolescência programada.
- Depoimentos | Curso Marketing 3.0 para Empreendedores
Pois bem, a questão é:
Com um mercado tão concorrido e ágil, como a empresa pode se manter forte em sua área de atuação e não sofrerem com a especulação do mercado e com a obsolescência de seus próprios produtos?
Para uma empresa se manter forte no mercado, ela precisa ter muito bem definido sua Missão, sua Visão e seus Valores. Pois, com isso, a instituição encontrará novos segmentos de mercado e levará a razão de a empresa existir para um patamar que ultrapassa a qualidade e inovação dos produtos e preocupa-se em contribuir na melhoria do ambiente ou setor em que atua. Ou seja, o produto deixa de ser importante em si e o que passa a ser valorizado é o compromisso da empresa em atender as demandas dos clientes, da sociedade e, com isso, acompanhar as alterações do mercado.
MISSÃO
A missão, vai mostrar a razão da empresa existir, vai delimitar que setor, que clientes e que segmento social a empresa pretende impactar. Geralmente, a missão é a que tem mais foco no produto ou serviço oferecido pela empresa.
Enquanto a Missão é baseada no alicerce do empreendimento, quando a empresa foi fundada, a Visão tem a ver com a invenção do futuro.
VISÃO
A Visão é onde a empresa quer chegar, que objetivos quer atingir, em que setor quer ser líder ou em que negócio ela quer ser referência. De acordo com grandes líderes de empresas mundiais, como Steve Jobs, a Visão de uma empresa é mais importante do que a Missão, pois explica o que o negócio pretende ser e o que pretende realizar.
É preciso saber qual a Visão para definir não apenas as ações de comunicação e marketing, mas para entender e planejar os investimentos futuros. Abrace a Visão, sonhe alto e planeje de que maneiras chegar lá, o resultado será um crescimento consciente da empresa, ações bem planejadas e o engajamento de stakeholders.
VALORES
Os Valores podem ser considerados "padrões de comportamentos institucionais da empresa". Eles representam um conjunto de prioridades corporativas a partir do planejamento de procedimentos e objetivos sustentáveis que beneficiem uma comunidade ou sociedade na qual a empresa atua.
Os Valores ajudam o empreendimento a se tornar uma marca melhor e que faz a diferença para funcionários, clientes e sociedade.
Portanto, apesar do conselho parecer aula de administração básica: defina muito bem sua Missão, Visão e Valores. Para esclarecer para si mesmo, e para seus clientes parceiros e funcionários, qual é o real motivo de sua empresa existir e quais as variações na produção ou segmentos de mercado ela pode ter. Mas não complique, escreva os três de forma clara e objetiva. Quanto mais simples, melhor.