quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Como medir o retorno que seu site está trazendo

 

Como medir o retorno que seu site está trazendo
Talvez até mais importante do que criatividade e habilidade técnica, é fundamental medir se sua estratégia de marketing digital está trazendo retorno. Para te ajudar nisso, compartilharei as métricas que usamos no Empreendemia, baseadas no modelo AARRR – igual a um pirata ou ao tigre do Sucrilhos.

O conceito do funil de vendas

O conceito básico do marketing é: preciso fazer um número grande de pessoas me conhecer. Dessas, só algumas demonstrarão interesse. Dessas, só algumas comprarão. Ou seja, o número de pessoas em cada etapa vai diminuindo, assim como um funil.

Aquisição

A primeira análise a fazer é: quantas pessoas novas conheceram minha empresa esse mês através do site? Uma excelente forma de analisar esse número é através do Google Analytics. Tudo bem que esse número não terá a maior precisão do universo, mas acompanhar essa métrica ao longo do tempo é uma ótima forma de ver se você está conseguindo atrair pessoas para o seu funil.

Ativação

Dessas pessoas que chegaram ao seu site, quantas eram realmente clientes em potencial? Para medir a ativação, você pode analisar as visitas na página de algum produto, quantas pessoas assinaram sua newsletter, te mandaram um e-mail, etc.

Receita

Agora sim o assunto ficou interessante! Quanto seu site está trazendo de retorno financeiro? Quais são os melhores indicadores de desempenho de um e-commerce? Se você tem um e-commerce, isso é fácil de ser medido pelo Google Analytics. Se seu site serve para fazer as pessoas te ligarem ou mandarem um e-mail, vale a pena ter um ramal e e-mail específico que só é divulgado no site. Se seus clientes entraram em contato por esses meios, você sabe que seu site está trazendo resultado$.

Retenção

Infelizmente, valorizar o freguês é uma coisa extremamente importante que todo mundo sabe, mas quase ninguém faz direito. A ideia básica é: se seu produto custa 100 reais e eu compro 1 vez, você ganhou 100 reais. Se eu comprei todo os meses do ano, você ganhou 1200 reais. Quanto mais tempo eu continuar seu cliente, maior o retorno que você terá comigo. Vale a pena relembrar a dica: Transforme seus clientes em fregueses.
Fazer o máximo para fidelizar seu cliente é fundamental se você quer ter um marketing eficiente. Mais uma vez, o Google Analytics consegue te ajudar bastante a medir esse retorno.

Referência

Já falamos algumas vezes sobre um tipo de cliente que é muito especial, o entusiasta. Se você criou uma experiência memorável para o cliente, ele falará da sua empresa para seus amigos, familiares, cachorro, colegas de trabalho, papagaio, Chuck Norris, etc. Além de possibilitar o compartilhamento da sua página através das redes sociais (veja o botão do Twitter e Facebook no começo dessa página), você pode criar campanhas do tipo “Indique um amigo e ganhe X% de desconto”. Pelo Google Analytics, você também pode medir isso.

Conclusão

Além da presença marcante de Chuck Norris, que não podia faltar no artigo, você deve ter reparado uma coisa: o Google Analytics torna possível medir de perto o retorno que seu site está trazendo. Logo depois do fluxo de caixa, o Google Analytics é um dos melhores amigos do empreendedor.
Por Millor Machado no portal Empreendemia

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Cielo se integra ao Facebook para promover lojistas e relacionamento

 

Clientes poderão fazer check-ins diretamente nas máquinas da operadora, compartilhar na rede social e ter acesso a promoções cadastradas pelos lojistas

Por Leticia Muniz, do Mundo do Marketing | 28/11/2012

leticia.muniz@mundodomarketing.com.br

Cielo,Facebook,linkci,aplicativo,ferramentaA Cielo permitirá os consumidores que fazerem check-ins e recomendações de estabelecimentos comerciais em seus perfis no Facebook. O processo será realizado por meio das máquinas de pagamento eletrônico. Batizada de Cielo Linkci, a iniciativa é a primeira frente da companhia no desenvolvimento de serviços business-to-business-to-consumer e funcionará inicialmente em São Paulo e Campinas a partir do próximo mês, para depois ser ampliada para todo o país.
O projeto atuará em três diferentes frentes: a primeira delas é voltada para o estabelecimento comercial, que poderá promover a sua marca e oferecer promoções e descontos para os clientes que fizerem check-ins e recomendações por meio das máquinas da Cielo. Outra oportunidade é a da divulgação direta boca-a-boca, já que o Facebook Brasil conta com cerca de 60 milhões de usuários.
Outra frente de atuação é junto ao cliente, que recebe as bonificações no ato da recomendação e ainda pode guardá-las para utilizar posteriormente. O terceiro ponto de contato está ligado à própria Cielo, que pretende utilizar o Linkci como uma forma de aumentar sua participação no mercado nacional. Atualmente o share da empresa gira em torno dos 95%.
Marketing Boca-a-Boca
Para participar do Linkci é preciso que o dono do estabelecimento comercial faça um cadastro na página do projeto no Facebook. A habilitação do terminal móvel é feita automaticamente em até 24 horas. Na própria página é possível criar uma fan page com logomarca onde cada loja cadastrará as promoções que oferecerá aos clientes que recomendarem seus estabelecimentos por meio das máquinas da Cielo.
As promoções atuarão como uma “moeda de troca” para que o Marketing na rede social seja feito. “Essa solução é uma forma importante de Marketing boca a boca. Com o cadastro permitimos que o lojista possa promover o seu estabelecimento fazendo uma viralização”, explica o Presidente da Cielo, Rômulo de Mello Dias, em entrevista ao Mundo do Marketing.
O oferecimento de bonificações atingirá também os amigos que “curtirem” as recomendações dos clientes no Facebook, o que resultará em aumento no fluxo de clientes nos estabelecimentos comerciais participantes. ”Essa é uma oportunidade de garantir a visualização da marca e a sua disseminação na rede em ampla escala”, comenta Rômulo Dias.
Cielo,Facebook,linkci,aplicativo,ferramentaEngajamento de marcas
Do ponto de vista da rede social, a ideia é que a ferramenta possa atuar como uma nova forma de engajamento de marcas, que hoje atuam muito focadas em promover ações promocionais e concursos para atrair os consumidores. “Hoje mais de 13 milhões de empresas mantém páginas no Facebook e este é um processo que ajuda a tornar as marcas mais conhecidas. Esta ferramenta ajuda principalmente aqueles estabelecimentos menores que ainda não tinham uma relação com o meio digital”, diz o presidente do Facebook no Brasil, Alexandre Hohagen, ao Portal.
A ferramenta deve intensificar o Marketing gerado por recomendações de amigos no Facebook, ferramenta já considerada bastante efetiva. “Acreditamos que a importância da recomendação será levada a um nível ainda maior. Sabemos que 92% das recomendações no Facebook valem mais que qualquer propaganda em TV ou mídia impressa. Os consumidores confiam naquilo que os amigos recomendam”, completa, Alexandre Hohagen, em entrevista ao Mundo do Marketing.
O projeto começa a funcionar em fase piloto no dia 6 de dezembro em 30 estabelecimentos comerciais que fizeram cadastro na Grande São Paulo e em Campinas. Esta é a primeira vez que a Cielo opta por colocar um aplicativo em fase beta e a ideia é avaliar qual será a aceitação dos consumidores. “Está tudo pronto do ponto de vista tecnológico, no entanto, é fundamental avaliarmos agora como será o comportamento do consumidor e a interação com os lojistas para refinarmos as inúmeras possibilidades. O aperfeiçoamento depende do uso”, pondera o Vice-Presidente de Produtos e Negócios da Cielo, Eduardo Chedid.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Kibon surpreende consumidor pagando sorvetes

 

Câmeras foram instaladas em loja de conveniência e flagravam clientes comprando. No caixa atendente informava que produto já havia sido pago. 97% das pessoas retribuíram o gesto

Por Leticia Muniz, do Mundo do Marketing | 26/11/2012

leticia.muniz@mundodomarketing.com.br

A Kibon criou uma “Corrente da Felicidade” para levar momentos de bondade em meio à rotina estressante das pessoas. A marca instalou câmeras em uma loja de conveniência de São Paulo que flagravam clientes escolhendo o sorvete e se dirigindo ao caixa. No local, os consumidores eram informados de que o produto já havia sido pago por outra pessoa.

O resultado foi que 97% das pessoas compartilharam a sua felicidade com o próximo, mesmo sem conhecer. O projeto foi transformado em um vídeo, lançado nos perfis da Kibon no Facebook e Twitter e no canal oficial da marca no YouTube no Brasil, México, Equador e Venezuela. A ação tem a assinatura da New Content, em parceria com a Fbiz.
Kibon,picolés,dia do sorvete,corrente do bem

Quem é o novo profissional de marketing?


Sempre que se fala de propaganda, marketing, logo vem o estereótipo do profissional que quer convencer você a desejar algo que você não quer, a fazer parecer bom algo que não é de criar uma necessidade de algo que você não precisa...
Se algum dia isso foi assim, hoje não é mais, não cabe mais. Vivemos num mundo de possibilidades, num mundo globalizado, onde pessoas e empresas estão buscando oportunidades de ser sustentáveis, de manter e expandir seus negócios pensando no futuro do planeta.
O nosso quintal ficou maior, é o mundo inteiro. Pessoas de várias gerações convivem na mesma empresa, na mesma casa, com objetivos, desejos e necessidades distintas. A informação é abundante e por isso fácil e rapidamente descartável. Logo, como se relacionar num mundo onde as relações são tão plurais?
Para o profissional de marketing não cabe mais as teorias e práticas de sempre. A observação, a coautoria o co-working, o orgânico são as novas diretrizes deste mercado. A conversa, a relevância, a troca, o conteúdo são o que importa. A forma como isso é disseminado é o que encanta. Ninguém mais está disposto a acreditar porque outro alguém quer.
Todos querem ser levados em conta, todos querem ser ouvidos e todos têm algo a dizer. Não cabe mais tentar colocar todo mundo em um uniforme só ou ter grupos para cada uniforme. As pessoas não querem ser rotuladas e sim fazer parte de várias comunidades, de acordo com o papel que escolher nelas.
A cada dia vemos surgir representantes de gerações saídos da internet, por meio de seus blogs, vídeos ou outras manifestações. O que estas pessoas têm em comum? Elas se expressam na sua forma mais pura e dizem a que vieram. É este público que temos como desafio. Pessoas que questionam, expõem, se colocam e não querem ser conduzidas e sim expressar sua personalidade através de atitudes.
As marcas que aprenderam a lição já estão fazendo um trabalho incrível sem vender absolutamente nada. Estão participando da vida das pessoas e estas, deixando-as fazer parte das suas.
Recentemente vi este vídeo na internet e achei muito interessante, pois diz exatamente o que o novo consumidor quer e é para ele que o novo profissional de marketing vai trabalhar.
 

Como transformar ideias em negócios

 

Esse artigo traz dicas valiosas e um esquema infalível para avaliar suas ideias e transformá-las em oportunidades de negócio. Pense nisso, empreenda e seja feliz!


Transformar ideias em oportunidades e abrir novas possibilidades é um desafio e tanto para futuros empreendedores, o que vai exigir muito mais do que métodos e soluções comprovadas. Para colocar uma ideia em prática é necessário, antes de tudo, enxergar benefícios onde a maioria enxerga somente prejuízos.
Calma! Para ajudá-lo a trabalhar melhor as ideias não é necessário reiventar a roda. Embora você deva fugir dos padrões e usar a mente criativa para encontrar a melhor forma de colocar as ideias em prática, muitos estudiosos tiveram essa preocupação antes de você. Portanto, deixe o orgulho de lado e procure utilizar o conhecimento a seu favor. Ideias existem para ser aperfeiçoadas.
Dessa forma, tomei a liberdade de utilizar parte dos ensinamentos mencionados no quarto capítulo do fantástico livro As Vantagens da Adversidade, de Paul Stoltz e Erik Weihenmayer, cujo título é Possibilidades Pioneiras.
Como dizem os autores no início do capítulo, "quantas vezes, no transcurso da sua vida, alguém lhe disse que alguma coisa que você queria fazer era impossível? Já reparou que são geralmente os seus companheiros de trabalho, amigos e entes queridos que tentam "pôr algum juízo na sua cabeça" cada vez que você inventa "um esquema maluco" para experimentar algo novo ou assumir algum risco que eles consideram uma insensatez? Sinta-se agradecido porque essas pessoas se preocupam com você e por isso tentam dissuadi-lo. Elas pensam que lhe estão fazendo um favor e talvez até estejam. Mas, e se...?"
E se as pessoas que gostam de você estiverem erradas? E se o que você sempre sonhou fazer for realmente possível? O que você sentiria se fosse o primeiro a realizá-la? E se, ao tornar possível aquilo, quando tudo lhe parece impossível, você abrisse um mundo de oportunidades inteiramente novo, tanto para você quanto para sua empresa e para as pessoas à sua volta?
Não seria ótimo se uma voz interior profunda e confiante lhe dissesse o melhor caminho a ser tomado? Infelizmente, isso é raro, portanto, comece a pensar que, com as condições certas, as pessoas certas, os sistemas certos e as orientações certas, a ideia pode ser realizada.
Uma das incertezas mais comuns e desafiadoras é quando tentamos algo novo que ainda não foi testado. O medo do desconhecido nos apavora, pois, não estamos acostumados a escalar às cegas, mas, o desejo de ir além é grande. Isso aconteceu com a maioria dos empreendedores que conheço.
No caso dos empreendedores, dos pesquisadores e dos aventureiros em geral, esse medo existe, entretanto, não é tão grande quanto o medo daqueles que passam a vida sem tentar algo novo. É o medo de descobrir que não é tão bom quanto seus pais dizem que você é, de fazer papel de ridículo perante os amigos, de tropeçar e dar com a cara no chão.
Qualquer ideia pode ser colocada em prática. Então, vamos utilizar o Quarto pico – possibilidades pioneiras para exemplificar e fundamentar a ideia que você tem em mente. Quando a ideia sugir ou se a ideia já existe, pegue caneta e papel e comece a descrevê-la de acordo com o roteiro sugerido pelos autores, a seguir adaptado para o fim que você deseja. Vejamos:
Primeira Etapa – Escolha um Objetivo de Valor (Uma ideia de valor)
  • Motivação: por que você quer fazer isso?
  • Forças: que habilidades ou recursos são necessários para colocá-lo em prática? E quanta força de vontade?
  • Entusiasmo: qual o seu grau de empolgação com isso?
Segunda Etapa – Projete Sistemas Personalizados utilizando os critérios PROPS
  • Portátil ou Portável – pode ser levado para qualquer lugar.
  • Reaplicável ou Reproduzível – pode ser recriado, reproduzido ou ambos.
  • Original – nunca foi feito antes (exatamente desse jeito).
  • Pessoal – adequado a você e seu estilo de vida (agradável).
  • Simples – não é fácil, tampouco apresenta complexidades desnecessárias.
Terceira Etapa – Pratique até alcançar a perfeição
  • Quais são os critérios para uma solução eficaz?
  • Onde e como você vai praticar a nova ideia (ou sistema)?
  • O que você vai tentar primeiro?
  • Como refinar sua solução?
  • Onde ou como você pode experimentar?
  • Quem pode lhe dar feedback útil?
  • Quando poderá começar?
  • De quanto tempo ou dinheiro precisa para desenvolvê-lo?
Quarta Etapa - Escreva sua história pioneira
  • Que Objetivo de Valor – Desafio Máximo – você vai enfrentar a despeito das opiniões negativas até atingir a objetivo?
  • Qual será o legado do seu avanço, depois de inaugurar essas possibilidades?
  • Quem se beneficiará com sua ideia ou realização?
Será que o esquema funciona? Tente, afinal, o que você tem a perder com isso? Com a prática, pode tornar-se um grande alquimista capaz de converter ideias simples em grandes oportunidades, mas, lembre-se: nada vem de graça.
Tirar uma ideia do papel e colocá-la em prática é tarefa para pessoas determinadas a vencer na vida, não importa o tamanho do sacrifício. Se estiver pensando em como deixar a sua marca no mundo, comece a praticar tudo o que aprendeu até agora, caso contrário, vai ficar apenas querendo.
Quando se trata de empreender, ideias somente não bastam. O mundo está cheio de boas ideias que vagam sem destino e são desperdiçadas porque ninguém acredita nelas e os autores desistem ao primeiro não. Mais do que obter uma ideia, você precisa de iniciativa, esforço, otimismo e, na maioria dos casos, persistência para conseguir alguém que acredite no que está dizendo.
Assim, quando as ideias surgirem do nada, seja disciplinado. Faça de cada ideia uma possibilidade. Se não for hora de aproveitá-las, guarde-as com carinho. Um dia você vai precisar delas.
Pense nisso, empreenda e seja feliz!

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

20 Melhores Grupos do LinkedIn para você participar (Comunicação)

 



Apesar do nosso queridinho Facebook dominar as manchetes, atualmente, a ferramenta LinkedIn tem fortalecido a imagem de Rede Social mais apropriada para os profissionais, onde podem conhecer outros profissionais, conversar e trocar informações. Um dos pontos mais interessantes do linkedin são os "Grupos de Discussão" que tem por finalidade a troca de conhecimento dos seus integrantes. Participando de um grupo LinkedIn é fácil manter-se atualizado com as tendências do setor, fazer contatos valiosos, tornar-se uma referência em sua área de atuação, enfim é uma verdadeira MBA livre para todos, abaixo a lista dos 20 melhores Grupos do LinkedIn para você, confira e participe:

1. Profissionais de Marketing
O objetivo é utilizar este grupo como uma forte ferramenta de atualização e conhecimento para os participantes. Vamos discutir e conhecer as tendências em assuntos como: branding,e-commerce, planejamento estratégico, segmentação de mercado, mercado B2B, alta e baixa renda, marketing experience, entre outros...

2. MARKETING BRASIL
Dedicado a profissionais de marketing que buscam ampliar e trocar conhecimentos, analisar novas ferramentas e cases.

3. Marketing Industrial
Este grupo é exclusivo para Profissionais de Marketing que trabalham na indústria, seu objetivo principal é ser uma verdadeira MBA gratuita e contribuir de forma agressiva para o crescimento profissional dos seus integrantes, se você é da área de marketing e trabalha na indústria, sinta-se nosso convidado especial para participar.
Conteúdo estrutural das discussões: Implantação de Departamento, Projetos e ferramentas de Marketing, Plataformas e Indicadores B2B, Planejamento estratégico, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), Marketing B2B e B2C, Feiras nacionais e internacionais, Troca de arquivos úteis, Mídias impressas e digitais, Criação publicitária para OEM's e usuários finais, Segmentos industriais, Engenharia social e plano de carreira. Perfil aceito no grupo: Profissionais de Marketing que trabalham na indústria.

4. Marketing de Relacionamento Brasil
Grupo destinado a discussão de temas, networking e divulgação de profissionais que trabalham direta ou indiretamente em empresas que praticam marketing de relacionamento no Brasil. Neste grupo serão abordados temas e assuntos sobre Marketing Direto, Programas de Relacionamento e Fidelização, DBM, Data Mining, CRM, Eventos de Relacionamento, Mobile Marketing e tudo mais o que se relaciona ao Marketing de Relacionamento.

5. Marketing Digital Brasil
Grupo para os interessados em debater tendências e práticas do marketing digital no Brasil.

6. Marketing Brasil
A comunidade está aberta à todos os profissionais interessados em discutir e aprofundar seus conhecimentos e questões ligadas ao marketing.

7. Marketing 2.0 & Comunicação Digital
O objectivo deste grupo é de promover o Marketing 2.0. e a Comunicação Digital em Português, através da partilha de conteúdos, no qual todos podemos partilhar e discutir os mais variados assuntos ligados a este tema. A missão deste grupo é: Partilhar casos de sucesso nacionais e internacionais; Divulgar eventos de interesse; Incentivar ao debate de temas que visem a promoção desta área; Abrir a edição a todos aqueles que se identifiquem com a missão e que tenham interesse em contribuir com a partilha de conteúdos.

8. MKTmais - Estratégia, Marketing e Novos Negócios Brazil / LATAM
É um grupo de discussão sobre estratégias, marketing e novos negócios, bem como proporcionar oportunidades de emprego, trabalho, rh, comunicação, contatos, social network, investimentos, parcerias, projetos e o que for relacionado à estratégias, marketing e novos negócios no Brasil e América Latina.

9. MKT 2.0 - MARKETING DIGITAL
Para comentar sobre as tendências de marketing digital, este grupo foi criado com foco na discussão e divulgação de ações efetivas para, não só conhecer seu público-alvo, como oferecer-lhe benefícios e satisfação de necessidades de modo fácil, com custo acessível e velocidade imediata. Com esse movimento, aos poucos, as marcas vão integrando as redes sociais nas suas estratégias de marketing.

10. Implantando Marketing
Este é um espaço para compartilharmos nossas experiências, pois esperamos que um dia nossa área seja mais unida e que todos os profissionais entendam a importância de nos auxiliarmos, de criarmos órgãos voltados para nossa área em Minas Gerais e no Brasil. Formalizando-nos seremos mais fortes, poderemos avaliar a qualidade das faculdades que formam nossos colaboradores, se estão sendo mesmo úteis e indicar no que podem melhorar. Poderemos determinar claramente as funções, o piso salarial, trazer mais nomes do mercado para cursos e palestras, premiar profissionais. Fica o convite, o desejo e a iniciativa.

11. GRUPO DE MIDIAS SOCIAIS (SOCIAL MEDIA E MARKETING DIGITAL BRASIL)
Grupo de profissionais ou interessados em marketing digital, social media (mídias sociais), redes sociais, e assuntos relacionados como internet, tendências, user experience, webtv, planejamento online, comunicação digital entre outros temas que poderão ser discutidos aqui.

12. EXECUTIVOS DE MARKETING E PUBLICIDADE BRASIL
Este grupo é para a discussão de assuntos e matérias pertinentes ao Marketing, à Comunicação, à Publicidade e à Propaganda e, consequentemente, a divulgação de oportunidades nestas áreas. A ideia é compartilhar a informação democratizando as possibilidades para todos e levando à abertura de conceitos e soluções para a nossa área. Destinado a todos aqueles que têm visão estratégica do mercado em questão ou que buscam a amplificação de sua atuação.

13. Comunicação e Marketing Brasil
Compartilhar ideias e questões relacionadas à comunicação corporativa, relações institucionais, marketing, publicidade, relações públicas e assuntos relacionados. O espaço pode ser usado como fórum de discussões, lugar para deixar ou colaborar com opiniões, publicar artigos, sugerir assuntos e divulgar vagas. Serve também como ponto de encontro e networking dos profissionais que trabalham nestas áreas.

14. Comunicação Interna - Brasil
Grupo p/ profissionais interessados em Comunicação Interna e que desejam compartilhar suas ideias e conhecimentos. Especialistas em Comunicação Social, Marketing, Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Psicologia, Administração, Engenharia, Mídias Digitais, Redes Sociais e demais áreas que se complementam no estudo da Comunicação Organizacional: sejam bem-vindos!

15. Comunicação
O grupo se destina a discutir temas relacionados com a área de comunicação de um modo geral. Nosso grupo visa discutir comunicação corporativa, assessoria de imprensa, jornalismo, marketing (e suas vertentes) comunicação interna e externa.

16. VOCE S/A
A VOCE S/A foi a primeira – e continua sendo a única – publicação totalmente dedicada a ajudar os executivos brasileiros a cuidar da sua empregabilidade.

17. Profissionais de Propaganda e Publicidade
Grupo de Profissionais que atuam no setor de propaganda e publicidade, seja em agências, anunciantes, veículos ou fornecedores especializados.

18. Creative Academy Brazilian
O objetivo deste Grupo é ser um ponto de apoio para a carreira de profissionais ligados a comunicação e que necessitam de alta formação criativa, este Grupo tem como estratégia principal o selecionamento de seus integrantes, postura que agrega ao fortalecimento, foco e formação de PHD's em criatividade. Público alvo: Estudantes e profissionais de publicidade, design, webdesign, SEO, analistas de mercados, marketing, eventos, jornalismo, relações públicas e vertentes da comunicação.

19. SEO e MKT Digital em Português
Grupo acerca de Motores de busca, SEO, SEM, Marketing Digital e TUDO EM PORTUGÊS!

20. Exame
Leitores da Revista Exame e do site portalexame.abril.com.br.


Sucesso a todos!

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Claybom se reposiciona e volta a investir em Marketing

 

Após anos de abandono e com apenas 1% de market share, marca muda sua identidade visual, suas embalagens, reformula sua receita e foca suas ações nas mulheres modernas

Por Bruno Garcia, do Mundo do Marketing | 21/11/2012

bruno.garcia@mundodomarketing.com.br

branding,reposicionamento,claybomA Claybom se repaginou e retomou os investimentos em Marketing para conquistar mercado e chegar ao segundo lugar entre as margarinas. Com um público-alvo redefinido, foco nas mulheres modernas, mudança na identidade visual e reformulação nas embalagens, a marca da BRF pretende resgatar a força que tinha no passado, aproveitando o grande recall do seu nome entre os consumidores. O segmento é liderado pela Qualy, também da BRF, que possui quase 35% de market share. Por isso mesmo, a nova Claybom tem como meta disputar com Delícia e Doriana pela segunda colocação.
A marca foi criada na década de 1950 e com mais de 60 anos de história passava por um momento de praticamente abandono. Em 2007, quando passou a fazer parte do portfólio da BRF, o nome Claybom não tinha mais a mesma penetração e seu share foi diminuindo até chegar a 1% de participação, registrado em 2011. A partir de pesquisas, a divisão de Marketing da BRF percebeu que havia muito espaço para o mercado de margarinas voltadas para o uso culinário, segmento ainda não ocupado por uma marca de peso. As pesquisas indicaram também que a Claybom se mantinha no imaginário do consumidor. Estas informações foram o estopim para iniciar o plano de reposicionamento do produto.
O desafio da empresa tem duas frentes: de um lado desenvolver o mercado de uso culinário da margarina, considerado pequeno no Brasil quando comparado a outros países. Do outro lado, o desafio era rejuvenescer a Claybom sem prejudicar a lembrança que o consumidor tem da marca. “Nas nossas pesquisas, percebemos uma lacuna muito grande da questão do uso culinário da margarina pela consumidora brasileira. Percebemos também a força da Claybom e o apreço que as pessoas têm por ela. Queremos educar e incentivar para o uso da margarina na culinária. Mas precisávamos de uma marca que pudesse facilitar este trabalho. A Claybom é perfeita para este propósito”, afirma Eduardo Berstein, Diretor de Marketing da BRF, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Uma nova margarina para uma nova consumidora
O primeiro passo para “relançar” a Claybom foi dar-lhe um posicionamento claro, dando destaque ao seu uso culinário, mas sem descartar que ela pode ser utilizada também para passar no pão. Por isso foi criado o mote “Claybom Para Tudo é Bom”. A empresa enfatiza a versatilidade do produto para atrair um perfil diferente de consumidora: mulheres mais jovens, entre 30 e 40 anos, que possuem diversas atribuições, trabalham, estudam e cuidam da casa.
branding,reposicionamento,claybomCom isso, a marca se afastou das consumidoras mais velhas e modernizou sua linguagem. Sua identidade visual e suas embalagens foram atualizadas. O tradicional esquema de cores em tons de amarelo foi substituído por azul e verde para se diferenciar no ponto de venda. A imagem da menina que simbolizava a Claybom foi retirada, mas foi mantido o “Nhac”, som de mordida utilizado na comunicação da margarina.
As mudanças aconteceram também por dentro. O produto teve a sua receita reformulada e além do tradicional, chega ao mercado em dois novos sabores: Baunilha, mais adequado para confeitaria, e Alho & Cebola, recomendado para temperos. “É uma margarina cremosa e com sabor marcante para ser utilizada no pão, por exemplo, mas é também perfeitamente adequada para ser utilizada na culinária. Acredito que este foi o passo mais importante que demos, pois o produto realmente está muito bom e as pessoas perceberão este diferencial. Com isso, vamos atrair uma mulher que é mais versátil e não aquela dona de casa que unicamente cuidava da família”, explica o Diretor de Marketing da BRF.
Rejuvenescimento sem perder as origens
Embora tenha passado por mudanças na sua receita e em sua identidade, a Claybom não pode se desvencilhar totalmente do seu histórico. A BRF tinha a exata noção de que embora a margarina estivesse há algum tempo sem realizar ações de comunicação, ela ainda estava na lembrança dos brasileiros. Logo, os valores da marca deveriam ser conservados nas embalagens, nos materiais de ponto de venda e também nas ações de mídia que estão sendo realizadas.
Houve uma preocupação especial em como comunicar ao consumidor o novo momento da marca. Para dar suporte ao reposicionamento, foi criado um novo site e também o SAC específico para tirar dúvidas dos clientes. Isso tudo para compensar os quase dez anos de ausência total na mídia e não macular o patrimônio do produto. “Não podemos fugir nem abandonar totalmente os códigos que consagraram o produto original. Quando a mudança é muito brusca, as pessoas ficam com a sensação apenas de que demos o mesmo nome para um produto totalmente diferente. E isso fere a memória afetiva do público. Foi um grande desafio”, explica Wilson Mateos, Diretor de Criação da DM9, agência responsável pelo projeto, em entrevista ao Mundo do Marketing.
O planejamento está gerando bons resultados. A BRF não divulgou os números investidos neste reposicionamento e nem os resultados em vendas até o momento, mas a empresa vem recebendo feedback dos consumidores. “No SAC que montamos para a nova Claybom, estamos recebendo muitos comentários positivos. Muitas pessoas inclusive nos agradecem por estarmos branding,reposicionamento,claybomresgatando a marca e dando a oportunidade de que eles relembrem os bons momentos da infância. Estes são sinais de que estamos no caminho correto”, comenta Eduardo Berstein, Diretor de Marketing da BRF.
A empresa tem boas expectativas para 2013. Como o mercado de margarinas não tem um giro muito rápido, a marca não espera por resultados significativos neste primeiro momento. Para um produto que no passado esteve na liderança em algumas regiões, como o Nordeste, é um recomeço para no próximo ano retomar seu espaço. “Vamos lutar para nos tornarmos a segunda marca do Brasil”, avisa Eduardo Berstein.