quinta-feira, 10 de novembro de 2011

4 jeitos inusitados de pedir demissão

Como não pedir demissão
A regra é clara: na hora de pedir demissão, é preciso ser o mais diplomático possível. Mas há quem, naquela de jogar tudo para o alto, se esqueça dessa lei máxima das boas relações profissionais e coloque a própria carreira em risco.
Dentro desse grupo, há pessoas que preferem colocar a criatividade em movimento como uma maneira de marcar esse momento decisivo para as próprias vidas. O resultado? Além de um chefe irritado do outro lado da mesa e a reputação profissional sob suspeita, a possibilidade de virar uma celebridade momentânea na internet. 
Isso mesmo. Há algumas semanas, um jovem americano colocou o vídeo do seu pedido de demissão inusitado no YouTube. Não deu outra. A gravação de pouco mais de três minutos virou um hit na internet.

Pensando nisso, selecionamos alguns casos recentes de pedidos de demissão que deram o que falar nas redes sociais.

Mas cuidado: os exemplos a seguir não devem ser seguidos sob a pena de implosão da própria carreira. Afinal de contas, como diriam muitas avós, a vida dá, sim, algumas voltas. E, mais cedo ou mais tarde, você pode topar com seu superior, colegas de trabalho ou empresa ao longo da trajetória profissional.
Demissão com trilha sonora
Após mais de três anos encarando longas jornadas de trabalho no hotel Renaissance Providence, em Rhode Island (EUA), Joey DeFrancesco decidiu deixar o emprego em alto estilo. Junto com seus colegas de banda (e vários instrumentos, incluindo um trompete), rumou para o hotel com a carta de demissão em mãos.
Ato contínuo: diante do chefe, disse: "Eu me demito", a banda começou a tocar, o chefe se recusou a pegar o documento, ele jogou no chão e saiu do hotel com pose de campeão.
Detalhe: tudo foi filmado e postado no YouTube. Na última sexta-feira, o vídeo contabilizava mais de 2,6 milhões de visualizações no site.
DeFrancesco, contudo, afirma já ter um outro emprego com condições muito melhores do que as oferecidas pelo anterior.
Bancar o alucinado
Steven Slater, um ex-comissário de bordo da companhia aérea americana JetBlue, virou celebridade após pedir demissão durante um voo da companhia em agosto do ano passado.

Após uma discussão com uma passageira, Slater pegou o alto-falante e dedicou uma enxurrada de palavrões para ela e finalizou: “A todos os que mostraram dignidade e respeito nos últimos 20 anos, obrigado”.

Por fim, Slater saiu de cena de maneira triunfal. Acionou o escorregador inflável da porta de emergência e desceu – com algumas cervejas debaixo do braço.

O espetáculo rendeu algumas horas na prisão. Ele foi solto após pagar uma fiança de 2,5 mil dólares. O caso rendeu inspiração até para frases de camisetas. O slogan? “Quit your job with style – team Slater”.
Carta de demissão em bolo
O americano Neil Berrett decidiu agradar a chefia com um jeito criativo (e saboroso) de demissão. Em vez de entregar, de cara, uma carta de demissão convencional, preferiu escrevê-la em um bolo com cobertura de chantily. É possível conferir a imagem no Flickr de Berret.
No texto,  ele admite ter vivido dias "empolgantes e alegres" na companhia. Mas, que por motivos de saúde, ele iria dedicar mais tempo para a família.

Em sua página no Flickr, ele afirma que precisou enviar uma carta de demissão convencional para o departamento pessoal da empresa. Afinal, seria impossível arquivar um bolo.
Video game para se demitir
O jogo da companhia australiana 2K foi feito tendo em vista chefes que gostam de video games. Com o cenário semelhante a versão tradicional do jogo do Super Mario Bros, o jogo propõe algumas tarefas para o gamer.

Ao terminá-las, aparece a frase: "I quit" (Eu me demito", em português).

Fonte: EXAME.com

3 Histórias de Fracasso Essenciais para o Sucesso de Grandes Empreendedores

Pode ser que você não saiba, mas o caminho para o sucesso muitas vezes vem acompanhado de diversas histórias de erros e fracassos. Parace um pouco óbvio, mas não é para muita gente. A gente tem tanto medo do que é incerto ou arriscado que parece muito mais legal ouvir (e idolatrar) quem está em alta no momento. Hoje não! Apesar de falar sobre uma galera que é muito conhecida hoje pelo seu sucesso, vamos focar em suas histórias de fracassos.

Foto de Placa de Sucesso e Fracasso - LUZ Loja de Consultoria

Ué, mas histórias de fracassos?! Eu sei que você deve estar mais acostumado a ouvir sobre aquele produto que deu muito certo, sobre aquela propaganda que é um barato ou sobre algum novo jogo social que está estourando a boca do balão. É bem verdade que a gente vive em uma sociedade que valoriza empreendedores que são bem suscedidos, mas como sucesso não é mágica e muitas vezes está muito associado a uma série de erros, vamos ver umas boas histórias (bem resumidas) de grandes empreendedores de épocas distintas:

1. Thomas Edison

Essa história é rápida (e antiga), mas o que você diria de um cara que foi expulso da escola primária porque seu professor afirmou que ele não tinha capacidade de aprender? Você deve conhecer ele pela invenção da lâmpada né? O que nem todo mundo sabe é que ele teve que errar umas 2 mil vezes para conseguir acertar e, quando questionado sobre suas tentativas, o que ele falava é que não havia errado uma única vez, apenas havia descoberto 2000 maneiras de não fazer uma lâmpada”!

Foto de Thomas Edson - LUZ Loja de Consultoria

2. Steve Jobs


Quando falamos de fracasso, em um primeiro momento não é o nome do Steve Jobs que vem à nossa cabeça né? Afinal, ele foi uma das mentes mais brilhantes de nosso tempo e responsável direto por diversos produtos extremamente inovadores e desejadíssimos por qualquer um (desde o iPod e o iPhone até o grande sucesso dos iPads).
Ainda assim, apesar de todo esse sucesso, ele já conviveu com o o fato de ter sido expulso de sua própria companhia e de ter lançado diversos produtos fracassados (como o Cube, o iPod Hi-Fi e a rede social Ping). Outra característica bem maneira da vida do Jobs foi o fato de ele ter abandonado a faculdade e mesmo assim ter seguido um caminho vencedor.

Imagem de Tributo a Steve Jobs - LUZ Loja de Consultoria

3. Eric Ries

Para quem não conhece, Ries é um (ex)programador conhecido por falar sobre a sua metodologia Lean Startup (que lhe rendeu um grande livro) e pelo seu blog.  Resumindo bastante, ele foi um dos fundadores e o principal programador de uma empresa que passou 6 meses desenvolvendo um produto que ninguém queria usar. Péssimo né?! Não para ele, que utilizou essa experiência para aprender e fazer algo totalmente novo e que vem revolucionando a forma como novas empresas se colocam no mercado!

Imagem Revista INC sobre Lean Startup com Eric Ries - LUZ Loja de Consultoria

E o que a gente consegue tirar desses casos?


1 – O sucesso é 1% de inspiração e 99% de transpiração, por isso deixe de preguiça e vai trabalhar! E nada de vergonha também, pois você já deve ter ouvido aqueles dizeres “Você erra 100% dos chutes que não dá”.
2 – Se você quer mandar muito bem, tem que ser perseverante também. De nada adianta desistir na primeira porradinha que você leva. Imagina se o Jobs desistisse da Apple depois de lançar algum produto que não fez sucesso? Lembre-se que o fracasso faz parte da vida, quanto antes você aceitar, mais sucesso poderá ter.

3 – Erros são grandes oportunidades de aprendizado. Muitos empreendedores acham que tudo vai acontecer exatamente como planejaram, quando na realidade o mais importante é saber que você se programa para tudo que vai acontecer de forma diferente do que você planejou!

No final das contas, o mais certo é que tudo no mundo é incerto. Se pararmos de viver uma cultura onde o fracasso é super mal entendido e indesejado, talvez a gente consiga um real aprendizado por meio de experiências  e erros.

Se você já tentou empreender e não deu certo ou se conhece outros empreendedores com histórias parecidas, não deixe de compartilhar os seus aprendizados com a gente!  Grande abraço!

Outros Posts que Podem te Interessar:

  1. Vista-se para o sucesso
  2. 5 grandes empreendedores nas novelas das 8
  3. As 3 Lições do Rock In Rio para Empreendedores
  4. Os 5 Ingredientes do Empreendedor de Sucesso
  5. 5 Empreendedores com menos de 16 anos

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

3 Formas de Inovar em Setores Sociais


Posted on by Business Life Management - Global Leadership Expertise

terça-feira, 8 de novembro de 2011

O que é diferencial competitivo?

Diferencial competitivo são atributos que tornam a empresa única e superior aos seus principais concorrentes. Tratam-se das vantagens e benefícios exclusivos que a empresa proporciona à sua clientela e que a concorrência ainda não conseguiu oferecer.


Por Diego A. Jacob*



Você deve atacar o inimigo exatamente em seu ponto fraco (Sun Tsu, em A Arte da Guerra).




Seus clientes são fiéis? São leais à sua marca? Sempre comprarão de você? Na maior parte das vezes, as respostas desses questionamentos são não.



Administrar o relacionamento com o cliente serve para que a empresa adquira diferencial competitivo e se destaque diante da concorrência, mas não é uma tarefa fácil.



Então, qual é a razão para quais os clientes deverão comprar de você? Difícil, não? Por isso, o diferencial competitivo é tudo aquilo que torna a sua empresa única aos olhos do cliente e deve está claro nas mentes dos clientes.



Para saber a real necessidade e/ou desejo, primeiramente precisamos identificá-los, porque não se estabelece uma relação com quem não se conhece. A partir daí, aprender sobre eles, suas necessidades e seus desejos, utilizando essas informações para estreitar o relacionamento e conhecê-los cada vez mais. Seguindo esses passos possibilita a empresa um diferencial e criar barreiras de confiança, tornando inconveniente a migração para um concorrente.



O SEBRAE definiu o diferencial competitivo como atributos que tornam a empresa única e superior aos seus principais concorrentes. Tratam-se das vantagens e benefícios exclusivos que a empresa proporciona à sua clientela e que a concorrência ainda não conseguiu oferecer.



Já o consultor de marketing, Gabriel Galvão, conceitua como característica ou aspecto positivo que serve para destacar o produto, serviço, pessoa ou ideia das demais existentes. Assim, em meio a tantos outros produtos muito parecidos, quem usar um diferencial poderá ser mais bem reconhecido pelo consumidor como sendo único com relação ao seu nicho.



O CEO, Rubens Gustavo Gurevich, da Your Life do Brasil, cita que o diferencial para o desenvolvimento de qualquer profissional não é está baseado somente nas competências técnicas, mas na combinação do técnico com o comportamental (autoconhecimento, da identificação de seus motivadores, seus medos básicos e como neutralizá-los, seus pontos fortes, seus limitadores e identificação de pontos de desenvolvimento). Pois todo profissional tem por no mínimo a obrigação do conhecimento técnico.



Diferenciais competitivos somente tem valor, quando o mercado consumidor percebe estas vantagens. Por isso, além de possuir estes diferenciais, a empresa também precisa divulgá-los de forma adequada. Diferenciais não divulgados tornam-se desconhecidos nas mentes dos consumidores.



A criação de um diferencial competitivo pode funcionar também como excelente ferramenta de marketing uma vez que as pessoas tendem a comentar as atitudes das empresas que se destacam em algum detalhe como, por exemplo, a facilidade de efetuar a compra ou um ótimo trabalho de pós-venda. São nestes pequenos detalhes que surge o boca-a-boca que promove sua empresa no mundo virtual, principalmente na era das redes sociais onde todos compartilham suas experiências.



O que importa não é ter um monte de diferenciais (embalagem, cor, diversidade de formas de pagamento, preços mais competitivos, política de frete grátis e política de pós-venda) que só são percebidos por qualquer um, mas sim um diferencial que os clientes percebam e/ou considera-o importante as suas vantagens, do contrário, possuí-lo não aumentarão suas vendas.



Existem alguns métodos para diferenciar e se destacar. Isso vai de acordo com as características da empresa e como ela pretende conduzi-lá no mercado. Mas para isso devem ser feitas algumas perguntas antes:



■O que o meu produto tem de melhor?

■Como eu quero que meu consumidor reconheça meu produto?

■O que não está sendo feito pela concorrência que poderia ser aplicado ao meu produto?

■O que está sendo feito pela concorrência que está saindo de moda?

■O meu produto é realmente inovador?

■O meu produto segue as tendências de mercado mais atuais?

Competir através de diferenciais significa basicamente duas coisas: foco no seu alvo (seu cliente) e foco na divulgação deste diferencial. A empresa deve ter em mente aquilo que é importante para quem vai comprar o seu produto ou serviço e deve ser muito competente na hora de divulgar o seu diferencial (é aqui que entra o bom trabalho de comunicação do marketing).



Conforme Ronilço Guerreiro (2008), a sua orientação para começar a competir deve ser sempre a seguinte: ''Entre na cabeça das pessoas! Perceba o que é importante para elas e invista pesado em descobrir formas de como ser notado´´ .



A partir dessa investigação, tem-se uma boa base para escolher o diferencial mais apropriado. Então, deve-se aplicá-lo e fazer que ele conste no planejamento de marketing.



* Professor universitário, mestrando e'm desenvolvimento regional (mídias sociais) e especialista em marketing e recursos humanos.





O manual de Guy Kawasaki para ser um empreendedor bem sucedido

O empresário que ajudou a revolucionar o Vale do Silício, agora, revela dez segredos para as empresas se transformarem referências em suas áreas


Por Fábio Bandeira de Mello
 
Quando o tema é empreendedorismo, Guy Kawasaki fala sobre o assunto com conhecimento de causa. Há 30 anos na ativa, ele é um dos mais conhecidos empresários do Vale do Silício, na Califórnia, e participou de diversas stand-ups. O americano, com ascendência asiática, iniciou sua carreira vendendo jóias, passou por várias empresas de tecnologia (inclusive sendo o evangelista-chefe da Apple nos primeiros anos da empresa), é consultor em centenas de empresas e autor de nove best-sellers.




Em sua apresentação na ExpoManagement 2011, realizada em São Paulo, Guy Kawasaki falou mais detalhes de como conseguir encantar clientes e o que realmente é necessário para transformar ideias em ação em 10 passos.



1 - Você deve criar significado no mundo

Para Guy, as empresas que visam somente o lucro financeiro são aquelas que geralmente fracassam. Portanto, o rumo das empresas de sucesso deve ser acompanhado de algum significado; tais companhias devem realmente querer fazer a diferença no mundo. Só assim é possível convencer as pessoas a comprarem algo e que elas continuem comprando.



2 - Ter um mantra

"O mantra deve ser o guia que mostra os principais objetivos que a empresa pretende seguir. Mas não estou falando das missões das empresas, que geralmente são muito longas e os funcionários logo esquecem. O ideal é que sejam no máximo três palavrinhas; algo que vá direto ao ponto e mostre o verdadeiro sentido da empresa existir", declara Guy Kawasaki.



E o empreendedor mostra alguns exemplos: "a Nike oferece um 'desempenho atlético autêntico'; a FedEx promete 'paz de espírito' e a Ebay quer 'democratizar o comércio'. Para que todos estejam unidos em torno do mesmo propósito é necessário identificar a razão de ser da empresa e de que maneira ela atende às pessoas.





Guy
"Não se preocupe em produzir um produto perfeito. Isto não significa fazer um produto ruim, e sim que a inovação poderá conter elementos não muito bons"





3 - Pule as curvas

Pular as curvas, resumidamente, é ficar na busca para reinventar um mercado; fazer algo totalmente diferente. O empresário disse que nos tempos anteriores à refrigeração, a indústria do gelo era formada por gente que ia para as regiões de clima frio usando cavalos e trenós para colher o gelo durante os meses de inverno. Depois veio a era do 'Gelo 2.0' — surgiram fábricas que produziam gelo em qualquer lugar. Por fim, chegou-se à era do 'Gelo 3.0', com a geladeira caseira. "A verdadeira inovação aparece sempre que pulamos as curvas, e não quando nos esforçamos para melhorar 10% ou 15% de algo", destaca.



4 – Produtos únicos

Um dos passos fundamentais para encantar consumidores é possuir, antes de tudo, um excelente produto. Há basicamente alguns elementos fundamentais para o produto dar certo, segundo o Guy.



Ser inteligente – o produto deve trazer soluções para um problema. A Ford criou, por exemplo, o MyKey. Ele permite que seja programada a velocidade máxima que o carro pode alcançar. "Imagine se você comprou um Mustang e teve que emprestar o carro para seu filho adolescente. Você pode programá-lo para que o carro não pudesse ir a mais de 60 quilômetros por hora. Acho que essa é uma ideia realmente brilhante", vibra Guy.



Ser completo - grandes produtos têm uma totalidade da experiência, o que seria uma série de melhorias, suporte técnico, ou seja, todas as coisas boas. "Não é só um produto, é a totalidade da experiência" afirma.



Elegância – trata-se da interface e designer de um produto. "É aí que a Apple realmente brilha", confessa.



5 - "Don't worry, be crappy"

Guy explica que não devemos ter medo de lançar um produto inovador, mesmo se ele não estiver pronto. Ele relembra que os primeiros micros apresentados pela Apple não tinham dezenas de funções, mas ainda sim eram revolucionários. "Não se preocupe em produzir um produto perfeito. Isto não significa fazer um produto ruim, apenas que a inovação pode não conter elementos tão bons. [...]. No Vale do Silício é assim, a gente produz, vende e só depois testa", confessa.



6. Deixe 100 flores desflorarem

Parafraseando Mao, Kawasaki disse que não sabemos onde vai surgir uma flor. Devemos simplesmente permitir que ela brote. Ele explica que as inovações poderão atrair clientes inesperados e não necessariamente aqueles previstos no planejamento.



Ele explica que nesse momento as empresas se deparam com duas situações: perguntar para alguns por que não compraram o produto ou perguntar aos outros por que elas estão comprando.



E, para ele, a segunda opção é o melhor caminho. "É muito melhor satisfazer as pessoas que já gostam do que tentar convencer aquelas que não compraram". E os motivos são simples: "Mais vantagem dar razão para as pessoas gostarem mais ainda de seu produto. [...]. Quem não comprou continuará inventando desculpas para não comprar o produto", afirma o empreendedor.



7. Polarizar as pessoas

Não tenha medo de polarizar as pessoas, pois nenhum produto serve para todos os tipos de consumidores, de todas as idades e culturas diferentes. "As empresas sempre querem criar o produto perfeito para todo mundo, e, inevitavelmente, vão cair na mediocridade".



8 - Negação

"Ser um empreendedor significa viver em negação, pois a maiorias das pessoas acharão suas ideias absurdas. Não dê ouvidos a elas.", diz Guy. Para o empreendedor, as pessoas inovadoras devem ignorar o conselho dos consumidores e das pessoas que dizem para não inovar. Somente depois de lançar o produto, quando ele chega às mãos do cliente, é hora de começar a ouvir as pessoas para melhorá-lo.



9 - Siga a Regra 10/20/30

Guy Kawasaki relata que é importantíssimo ter uma boa apresentação do seu produto, serviço ou palestra. E ele segue sua regra 10/20/30. Ou seja, utilizar até 10 slides, restringir a fala em 20 minutos de apresentação e colocar o tamanho da fonte com o mínimo de 30 pontos. Ele ainda indica que é preciso customizar a introdução da apresentação dependendo do público para o qual você falará.



10 - Não deixe os "idiotas" desmotivarem você"

Não deixe as pessoas patetas e os estúpidos colocarem você para baixo e impedirem que tene fazer coisas inovadoras. Se o palhaço em questão for apenas uma pessoa medíocre, não há problemas. Mas se for alguém rico e famoso, as coisas podem se complicar, pois as pessoas tendem a presumir que se esse alguém se tornou rico e/ou famoso foi por causa de sua inteligência. Nunca pensam que apenas tiveram sorte na vida". No entanto, ele admitiu que bancou o idiota uma vez. Em meados dos anos 90, foi chamado para uma entrevista no Yahoo para o cargo de CEO. Não foi. Ele achava que a Internet era só mais uma atividade para o modem do computador. Achar as coisas na Web tinha um valor limitado, na sua opinião. "Pelos meus cálculos, essa decisão me custou US$ 2 bilhões".

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Apesar de estar em queda, Orkut ainda domina ranking de redes sociais no Brasil, diz levantamento

Facebook cresce na preferência e Google+ aparece entre as 10 ferramentas mais usadas


Por Redação Administradores, www.administradores.com.br

A rede social Orkut chegou a 40,51% de market share de visitas da categoria de Redes Sociais e Fóruns da Experian Hitwise em setembro deste ano. A ferramenta sofreu queda de 19,41 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado.


Enquanto isso, o Facebook saiu de 3,92% de market share de visitas em setembro de 2010 e chegou ao segundo lugar do ranking de Redes Sociais e Fóruns, atingindo 24,61% da preferência dos usuários de internet em setembro de 2011.

O YouTube, 3º colocado, que tem 17,80% de market share de visitas na categoria, viu queda de 0.75 ponto percentual no ano contra ano. Em 4º lugar aparece o Twitter, com 2,63%, queda de 0,05 ponto percentual em relação a setembro de 2010.

A 5ª colocação do ranking de market share de visitas de Redes Sociais e Fóruns fica com Badoo (2,27%), seguido de Windows Live Home (2,24%), Yahoo! Answers Brasil (2,23%) e Bate-papo UOL (1,43%).

O Google+, lançado em junho de 2011, já figura na 9ª posição do ranking em setembro, com 0,65% de market share de visitas. O 10º lugar ficou com Habbo Brasil (0,58%).

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Os 10 erros de Marketing mais frequentes nas Start-Up’s

Erros de Marketing mais frequentes nas Start-Up’s

Erros de marketing que as startups cometem 

Carlos Blanco destacou recentemente no seu blog um post sobre as “Chaves para empreender com êxito na Internet”, identificando o marketing como um dos fatores de êxito no sucesso de uma Start-up. Blanco diz ainda que o marketing não é uma atividade que se aplica com facilidade, muito pelo contrário, ele defende que um Marketeer tem que ser a pessoa mais criativa do mundo para concretizar ações glorificadoras. Carlos Blanco tomou a iniciativa de partilhar 10 erros do marketing que considera comuns.
Apostar unicamente no Marketing Viral
Gustavo García de Buyvip em Yuzzday também concordou com esta afirmação, justificando com o fato de que pensou que no início iria ser viral tornou-se um orçamento de vários milhões de reais. Não é suficiente lançar um vídeo e fazer o upload no Youtube para fazer um viral. Não se deve apostar unicamente por esta via porque também depende muito do fator “sorte” para que algo se torne viral. O uso de virais é bastante recomendável, mas não é a única ferramenta do marketing digital.
Não investir em suficientemente em Marketing
“Parar a publicidade para salvar os custos é como para um relógio para salvar o tempo” não se tem desculpa para não investir no marketing porque se fizer um bom investimento este irá ajudar a aumentar as vendas. Recorde-se que este não tem haver unicamente com um orçamento mas como se utiliza o tempo e os recursos disponíveis para otimizar a uma empresa.
Valorizar demais o seu produto
Não se deve prometer mais do que realmente se é capaz de fazer para atrair um cliente e fechar uma venda. Se não se cumprir com as expectativas, no pior dos casos, fecham-se outras portas porque poderá espalhar-se a notícia de uma má experiência com essa empresa.
Incapacidade de proteger e verificar os conflitos da marca
São as tarefas básicas que nos esquecemos quando iniciamos. Se uma empresa tem um nome parecido com o de outra empresa com marca registrada, rapidamente se corre o risco de se ser processado e ter que alterar a identidade corporativa. Não proteger a marca e economizar o custo de um advogado pode sair muito caro.
Confundir o e-mail marketing com spam
Parece que muitos não aprendem. A maioria das empresas cometem spam quando enviam um email não referindo uma pessoa. Muitos não são conscientes que para um email ser qualificado como spam não depende somente da quantidade. Em outros casos é muito mais óbvio quando se recebe emails comerciais onde o resto dos destinatários está em BCC. Este tipo de envios não são email marketing mas puro spam.
Não ter um blog da empresa
Pode-se realizar marketing indireto mesmo sem ter lançado um produto ou serviço. Com um blog pode-se posicionar como referente no  setor em questão e demonstrar que entende-se bem da profissão. Se criarmos um blog podemos chegar mais diretamente a um público de interesse.
Não registrar o domínio .com.br e .com
É simples, se uma start-up é brasileira necessita do domínio “.com.br”, mas é aconselhável também registrar o domínio “.com”. Não ter pelo menos dois domínios pode ser uma razão a favor ou contra o nome favorito de uma empresa. O registro de domínios é um ponto delicado de uma presença na Internet e muitas empresas cometem erros nesse quesito.
Não medir o ROI das ações de marketing
Outro ponto que também menciona Javier de Logocomunica no Twitter é não conhecer o ROI das nossas ações. Se soubermos o que fornecemos, as afetividades, podemos focar naquelas que realmente contribuem valor. Este ponto é um dos mais difíceis de cumprir porque nem sempre encontramos uma maneira direta de medir. De todas as formas não deve ser uma desculpa para não tentar. A ferramenta básica para isso é o Google Analytics que em função de sua versatilidade nos oferece as ferramentas ideais para a mensuração de campanhas de marketing digital.
Não participar em eventos networking
Fazer networking faz arte das afetividades de marketing de uma strat-up. Em eventos como La Red Innova podes tanto retomar contactos existentes como conhecer novas pessoas que ajudam a levar a tua empresa a um próximo nível. Ao princípio custa porque se conhece poucas pessoas mas aqui não se trata de vender um produto, serviço ou empresa. Simplesmente a intenção é comunicar e saber como se está relacionado e o que podemos contribuir para fazer negócio.
Apostar unicamente nas redes sociais e esquecer os fóruns
É bom estar presente nas redes sociais como o Facebook e o Twitter. Mas tenham em mente que os usuários expertos e os “early adopters” não são ou não comunicam através destes canais. Em muitos casos os fóruns são melhores que os canais de mídias sociais pelo que se deverá conhecer todos os do sector em que nos inserimos. É importante estar presente para responder a dúvidas, receber feedback e reagir às críticas dentro de um prazo mínimo de tempo.
E você? Quais são os erros que considera sérios em uma Start Up?