segunda-feira, 10 de julho de 2023

Como e quando usar IA generativa e quais ferramentas ter em mente

 


Quando o ChatGPT entrou em cena no ano passado, ele revolucionou toda a indústria da inteligência artificial. Essa ferramenta de IA generativa gera respostas para praticamente qualquer pergunta.

A IA generativa é a forma mais recente de inteligência artificial e está ganhando destaque nas manchetes. Embora a tecnologia não seja nova, a IA agora é capaz de criar conteúdo autêntico que pode ser utilizado em marketing.

Neste post, vamos analisar o que é a IA generativa, seus benefícios, limitações, casos de uso e ferramentas que podem ser adicionadas à sua estratégia de marketing.

Como funciona? A IA generativa começa com um comando, mais conhecido como prompt. Primeiro, escreva instruções sobre o que a IA deve criar. Em seguida, basta personalizar os resultados com comentários sobre o estilo ou o tom.

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na criação de conteúdo

Benefícios de se usar IA generativa

Quando usada corretamente, a IA é capaz de gerar resultados impressionantes. Vamos debater os benefícios de usá-la a seguir.

1. A IA generativa consegue criar conteúdo de marketing.

A IA generativa pode ajudar a criar conteúdo, incluindo blogs, imagens e e-mails para uma sequência de nutrição de leads e muito mais. Isso reduz o tempo que os profissionais de marketing gastam no processo de criação.

Por fim, isso simplificará o processo, permitindo que eles dediquem mais tempo às estratégias.

Essas ferramentas também podem ajudar os profissionais de marketing a resumir informações complexas e a criar imagens para seus materiais de marketing.

Se você tem receio de deixar a IA fazer todo o trabalho, ferramentas como o Gerador de Conteúdo da HubSpot podem ajudar de forma mais abrangente no processo de criação de conteúdo.

O Gerador de Conteúdo cria esboços para suas postagens e oferece sugestões quando você está sem criatividade.

IA generativa, gerador de conteúdo da HubSpotComece a usar o Gerador de Conteúdo agora mesmo.

2. A IA generativa pode ajudar os representantes de vendas.

A IA generativa é capaz de redigir e-mails, reduzindo o esforço dos representantes de vendas na hora de atender os clientes.

Você pode até mesmo especificar o tom da mensagem. Talvez você queira algo mais formal para os novos prospects e algo mais coloquial para os contatos mais antigos. A IA ajuda você a atingir todos os públicos.

3. A IA generativa ajuda a melhorar respostas.

Com ela, fica muito mais fácil destilar as informações. Muitas ferramentas escrevem respostas a dúvidas gerais. Você pode fornecer informações complexas de forma rápida e clara.

Isso acaba sendo extremamente útil para a sua equipe de atendimento. Vamos imaginar que já acabou o expediente e a sua equipe de suporte já foi embora. A IA generativa pode ajudar a responder perguntas simples que não estejam pré-programadas no seu chatbot.

Limitações da IA generativa

Embora a IA generativa seja uma tática interessante para os profissionais de marketing, é sempre bom levar alguns fatores em consideração:

  • Precisão dos resultados. Os resultados precisam ser revisados para saber se as informações são precisas e descobrir qual fonte foi usada para gerar o conteúdo.
  • Segurança cibernética. Novas tecnologias abrem portas para novas ameaças desconhecidas. Evite inserir informações e dados confidenciais diretamente nos canais de IA.

Além disso, a IA tem três limitações importantes que a sua equipe de marketing precisa saber.

Cresça usando as novas ferramentas de IA da HubSpot

1. Violação de direitos autorais

A IA generativa usa dados (ou seja, outros conteúdos) para gerar as respostas. Essas ferramentas podem acabar cometendo plágio ao negligenciarem os criadores do conteúdo original. Você não encontrará links de origem nem fontes adequadas nesse conteúdo.

O plágio suja a imagem da sua empresa. E, além disso, você pode enfrentar reivindicações de direitos autorais. Caso não atribua os créditos, você pode acabar infringindo o trabalho de outras pessoas.

2. Qualidade.

A IA generativa precisa de muitos dados para gerar conteúdos autênticos e de qualidade. Mas ainda é necessário que um ser humano revise esse conteúdo antes de publicá-lo.

E, mesmo que o conteúdo seja de alta qualidade, é difícil saber se a informação gerada pela IA generativa é precisa ou equivocada.

Você precisa empregar funcionários para garantir que todas as informações vindas da IA sejam verdadeiras. Além disso, está cada vez mais fácil criar conteúdo falso (deep fakes). [prova visual]

3. Conteúdo enviesado

O conteúdo gerado pela IA generativa pode acabar seguindo a linha das fontes originais. Isso significa que o resultado pode ter um certo viés, mesmo que essa não seja a sua intenção.

Sem saber de onde vem a informação, você terá muito trabalho ao analisar a parcialidade e a precisão do conteúdo gerado.

Quando usar IA generativa

1. Criação de conteúdo de marketing

A IA generativa consegue criar conteúdo de marketing, incluindo textos, imagens, vídeos e áudios. Se você está com dificuldade de pensar na frase certa, a IA pode ser um assistente e tanto.

Por exemplo: a IA é capaz de criar artigos de blog, legendas para imagens, e-mails, textos para redes sociais e até descrições de produtos. Além disso, ela ajuda a criar gráficos e ilustrações realísticas para você usar nas suas campanhas de marketing.

Mas lembre-se de pedir a um integrante da sua equipe que revise o conteúdo gerado. O revisor garantirá que as informações estejam de acordo com a imagem da sua empresa. Ele também terá de verificar a veracidade e a parcialidade.

2. Chatbots de atendimento ao cliente e suporte técnico

Esse tipo de inteligência artificial pode ser usado para chatbots de atendimento ao cliente, seja no seu site ou via SMS.

Isso pode reduzir o tempo de resposta às perguntas dos clientes e liberar os representantes para lidarem com questões mais complexas.

3. Respostas a e-mails

Os representantes de vendas também podem usar a IA generativa para responder a e-mails. Se os seus representantes estão cansados de escrever mensagens em massa, a IA generativa pode criar conteúdo personalizado com tons específicos, tudo em questão de segundos.

Além disso, a IA é capaz de obter dados do seu CRM para garantir a personalização correta das suas mensagens. Caso tenha interesse, comece a usar o ChatSpot agora mesmo.

Este bot de IA usa comandos de chat para interagir com os dados do seu CRM para que você tenha todo o histórico de qualquer cliente que entre em contato.

4. Demonstrações de produtos.

A IA generativa é bastante útil na hora de criar demonstrações para seus produtos. Por exemplo: se você quiser criar um vídeo, basta usar as ferramentas de IA generativa para cumprir essa tarefa.

Ela também dá sugestões de como melhorar a experiência de usuário. A IA pode escrever um script ou responder qualquer pergunta que você tenha durante o processo de pós-produção.

Ferramentas de IA generativa

Já sabemos o que é a IA generativa e como usá-la no marketing, mas quais ferramentas podemos utilizar? Vamos lá.

1. Gerador de Conteúdo da HubSpot

IA barata, gerador de conteúdo da HubSpotFonte da imagem

As ferramentas de geração de conteúdo da HubSpot ajudam você a redigir textos de todos os tamanhos em poucos segundos. Você pode usar tanto o conteúdo manual como o gerado por IA para criar textos para publicações, landing pages, e-mail marketing e muito mais.

O Gerador de Conteúdo pode ajudar você com o processo de redação. A ferramenta gera ideias para artigos do blog e cria um esboço que serve como guia.

Preço: grátis

Ideal para: profissionais de marketing e redatores

Destaque: o gerador de conteúdo pode otimizar o mecanismo de pesquisa (SEO).

2. ChatSpot

IA barata, chatspot Fonte da imagem

ChatSpot é um bot de CRM conversacional que pode ser conectado à HubSpot. Com comandos de chat, você consegue interagir com os dados do seu CRM. Com esses comandos (prompts), você poderá enviar e-mails e obter informações.

O ChatSpot também é capaz de gerar textos longos. Você pode usar essa ferramenta para redigir rascunhos para o seu blog.

Preço: grátis

Ideal para: profissionais de marketing e equipes de vendas

Destaque: o ChatSpot ajuda você a pesquisar os tópicos que serão abordados nos artigos do seu blog.

3. Writesonic

Ferramenta de IA generativa, WritesonicFonte da imagem

O Writesonic é uma das melhores ferramentas de IA generativa para se criar qualquer tipo de texto criativo. Ele ajuda você a gerar conteúdo otimizado para SEO para seus blogs, anúncios, e-mails e sites 10 vezes mais rápido.

Primeiro, você precisa inserir o tópico a ser abordado e o idioma desejado. Em seguida, o Writesonic fornecerá ideias para o seu artigo na forma de títulos. Depois, basta pedir à IA que redija uma introdução, um resumo ou o artigo completo.

Preço: os planos anuais começam em US$ 12,67 por mês. Existem outros planos personalizados.

Ideal para: profissionais de marketing e agências

Destaque: o Writesonic se integra ao WordPress, Zapier e SEMrush.

4. Jasper

Ferramenta de IA generativa, JasperFonte da imagem

Se a sua equipe precisa de uma solução de IA, vale a pena considerar o Jasper. Essa IA generativa oferece uma ampla gama de serviços, que podem beneficiar vários membros da sua equipe.

O Jasper ajuda a criar e-mails, mensagens em redes sociais e artigos de blog. Você pode até dar comandos para que ele crie imagens e ilustrações.

Digamos que você queira escrever um artigo para o blog. Basta abrir um novo documento na interface do Jasper. Em seguida, insira o tópico, o briefing do conteúdo, o tom desejado e quaisquer palavras-chave que sejam relevantes. O texto aparecerá assim que você clicar em “gerar”.

Se você clicar mais de uma vez, a IA criará mais textos com base no que já foi escrito no documento.

O Jasper usa um processo semelhante na criação de conteúdo visual. Você pode descrever a imagem ideal, o estilo e o meio artístico. Dali em diante, a IA fará todo o trabalho.

Preço: o plano Starter anual custa US$ 40 por mês. Os planos Boss Mode anuais custam US$ 82 por mês. Eles oferecem preços personalizados para empresas.

Ideal para: equipes

Destaque: o Jasper se integra ao Chrome e incentiva a colaboração com membros da equipe em tempo real.

5. Synthesia

Ferramenta de IA generativa, SynthesiaFonte da imagem

O Synthesia é uma das melhores opções para criação de vídeos. A plataforma usa IA para gerar avatares realísticos que podem ser dublados. Você pode personalizar os idiomas, as vozes e os visuais dos avatares.

Depois disso, basta enviar o seu script.

Em pouco tempo, você terá um vídeo realista sem gastar horas com produção. Com o Synthesia, você conseguirá criar vídeos de treinamento e de marketing de produto.

Preço: os planos pessoais são anuais e custam a partir de US$ 30 por mês. Há preços corporativos mediante solicitação.

Ideal para: equipes de marketing que geram conteúdos em vídeo

Destaque: a plataforma vem com uma biblioteca de mídias grátis, e você pode enviar as diretrizes da sua marca.

6. Bardeen

Ferramenta de IA generativa, BardeenFonte da imagem

Se você procura um jeito de automatizar tarefas demoradas, o Bardeen está aqui para ajudar. Esta ferramenta de IA se integra a e-mails, calendários, mensagens, aplicativos e muito mais, para que você possa trabalhar de forma mais eficiente.

Os usuários podem usar o Bardeen para automatizar programação de e-mails, gerenciar tarefas e obter sugestões inteligentes de texto.

O Bardeen também é uma excelente opção na hora de analisar dados de diversos sites. Seu extrator permite que você transfira dados de site diretamente para planilhas e aplicativos web.

Preço: planos grátis disponíveis. Planos profissionais custam a partir de US$ 10 por mês.

Ideal para: equipes de marketing, vendas e recrutamento

Destaque: o Bardeen permite que a IA automatize fluxos de trabalho manuais para aumentar a produtividade.

7. Copy.ai

Ferramenta de IA generativa, Copy.AIFonte da imagem

Se você está sem criatividade ou está cansado de reformular a mesma mensagem para diferentes tweets, o Copy.ai pode ajudar. Essa plataforma pode ajudar você a escrever conteúdos longos e mensagens em redes sociais otimizadas para diversas plataformas.

Comece especificando para qual plataforma será o conteúdo. Em seguida, dê à IA o contexto da sua publicação. Isso pode ser um tópico e uma palavra-chave específicos ou, no caso de redes sociais, a seção de um relatório. Dessa forma, o Copy.ai criará o texto.

Se você está criando conteúdo para redes sociais, o Copy.ai gerará várias opções para você usar. Você pode escolher qual funciona melhor ou agendar todas elas.

Preço: os planos anuais começam em US$ 36 por mês.

Ideal para: equipes, blogueiros

Destaque: o Copy.ai é uma ótima opção para quem está começando a trabalhar agora com inteligência artificial. Ele pode ajudar você a escrever artigos de blog, publicações em redes sociais com alta taxa de conversão e e-mails cativantes.

8. ChatGPT

generative-ai-ChatGPTFonte da imagem

O ChatGPT é uma inteligência artificial conversacional capaz de ajudar em diversas tarefas. Você pode usá-lo para redigir e-mails e criar qualquer tipo de texto de marketing.

Basta escrever um comando na interface da plataforma para obter sua resposta. O ChatGPT ajuda em diversas pesquisas, cria novos textos e até parafraseia trabalhos já existentes.

Preço: o ChatGPT é grátis no momento. Os planos Plus começam em US$ 20 por mês.

Ideal para: blogueiros individuais

Destaque: o ChatGPT foi a primeira IA generativa a alcançar altos níveis de sucesso e adesão. Por conta disso, ele dispõe de um enorme conjunto de dados.

9. Rephrase.AI

Ferramenta de IA generativa, Rephrase.AIFonte da imagem

O Rephrase.AI é outra plataforma de IA generativa que se concentra em fornecer vídeos personalizados para suas necessidades de marketing. Essa ferramenta converte textos sem formatação, como os do seu blog, em vídeos de qualidade profissional em questão de minutos.

A empresa enfatiza a reutilização de conteúdo antigo para melhorar a jornada do cliente e suas campanhas de marketing.

Preço: os planos pessoais custam a partir de US$ 25 por mês. Há preços corporativos mediante solicitação.

Ideal para: equipes que criam vídeos

Destaque: além de ajudar na criação de vídeos, o Rephrase.ai também ajuda a rastrear e a analisar o desempenho da sua campanha.

10. Soundraw

Ferramenta de IA generativa, SoundrawFonte da imagem

O Soundraw é altamente acessível e pode rapidamente criar música de alta qualidade para uma variedade de aplicações de marketing. Você pode usar essa ferramenta para criar um tema musical para o podcast da sua empresa ou uma música de fundo para vídeos explicativos.

Preço: grátis; Pessoal, US$ 16,99/mês anualmente

Ideal para: quem trabalha com transmissões, podcasts e criação de conteúdos e vídeos

Destaque: talvez você não saiba exatamente como quer que sua música soe, mas tenha uma ideia geral da atmosfera do vídeo. O Soundraw permite que você classifique por humor.

11. Designs.ai

Ferramenta de IA generativa, Designs.AIFonte da imagem

O Designs.ai é uma plataforma de IA generativa que permite aos usuários criar, editar e dimensionar conteúdo. Você pode criar logotipos, vídeos, dublagens, designs visuais e textos de marketing.

Nosso elemento predileto desse programa é a opção de colaborar e compartilhar projetos entre as equipes.

Preço: os planos básicos anuais custam US$ 19 por mês. Os planos profissionais anuais custam US$ 49 por mês. Há preços corporativos mediante solicitação.

Ideal para: equipes e donos de marca

Destaque: o Designs.ai é capaz de criar imagens impressionantes. Ele também conta com o recurso de texto-para-fala, que converte scripts em áudio.

12. Easy Peasy AI Chat

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O Easy Peasy AI Chat tem modelos para qualquer tipo de texto de marketing que você precise criar. Ele também pode ajudar você a criar imagens, notas de podcast e publicações em redes sociais.

Preço: grátis; Básico, US$ 4,99/mês anualmente; Starter, US$ 8/mês anualmente; Pro, US$ 18/mês anualmente

Ideal para: equipes

Destaque: adoramos a opção de “escrever como um falante nato do idioma”. Isso mantém a sua marca conversacional, independente de onde você estiver no mundo.

Utilização da IA generativa

A IA generativa é uma nova tecnologia que definitivamente chegou para ficar. Embora ela possa ser bastante útil para equipes de marketing, é importante estar ciente das limitações dessa tecnologia.

Encontre as ferramentas que ajudarão sua equipe de marketing a poupar tempo e otimizar recursos para aproveitar ao máximo a IA e melhorar sua produtividade.

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