quinta-feira, 9 de março de 2023

LinkedIn expande uso de SEO em artigos publicados na plataforma

Por Lucas Amaral

Além disso, novas funcionalidades foram implementadas na newsletter e na seção ‘atividades’

O LinkedIn anunciou a integração de novos recursos à sua ferramenta de artigos. A iniciativa visa auxiliar profissionais e negócios que desejam ter um maior alcance por meio da otimização para mecanismos de busca

A maior rede social corporativa do mundo possui, também, uma ferramenta de blog para criação de artigos, o Pulse. Com a novidade, tanto perfis pessoais quanto company pages podem personalizar ainda mais seus conteúdos na plataforma. 

Além disso, o LinkedIn também lançou outras duas funcionalidades que têm como objetivo o destaque de artigos no perfil e facilitar o disparo da newsletter interna do site.

Quais são os novos recursos de SEO no LinkedIn?

A partir da data de lançamento, o usuário tem a possibilidade de personalizar duas importantes tags: o SEO Title e a Meta Description, nomeadas pelo LinkedIn como título de SEO e Descrição de SEO.

Esses elementos se referem aos textos exibidos nos buscadores. O primeiro como um texto-âncora clicável e o segundo como um breve resumo do que trata o artigo. 

O que é o título de SEO?

O título de SEO (ou Title Tag) é aquele que aparece nas páginas de resultados dos buscadores. Ele pode ser diferente do título da página, também conhecido como H1 (Heading 1 ou Título 1). 

Antigamente, o Título 1 era mostrado na SERP. Essa mudança traz dinamismo aos artigos do LinkedIn Pulse. 

Para facilitar a compreensão, vamos recorrer a um exemplo. Imagine que você deseja publicar um texto na rede social contando algumas práticas adotadas na sua loja virtual que aumentaram as conversões. 

Assim, você redige um título chamativo e descritivo para atrair a atenção das pessoas que já acessaram as páginas: “Conheça 12 técnicas de SEO on-page para aumentar em até 112% as conversões no e-commerce”. 

Esse mesmo título, no Google, não seria exibido em sua totalidade devido ao tamanho, pois ultrapassa o limite médio de 60 caracteres. Textos que ultrapassam esse número são exibidos com reticências após a marca citada.

Além disso, pode não corresponder a uma palavra-chave valiosa para o negócio. Por isso, no título de SEO pode ser introduzido um texto diferente: “12 dicas para aumentar as conversões no seu e-commerce”. 

Isso garante que os leitores terão acesso a um SEO Title completo, além de possibilitar a exploração de termos de pesquisa mais buscados. 

O que é a descrição de SEO?

A descrição de SEO é popularmente conhecida como Meta Description (ou Meta Descrição). Trata-se de um resumo da página, com até 160 caracteres. Em outras palavras, uma prévia do que será tratado na página de destino. 

Muitas vezes é esse trecho que aparece junto ao SEO Title nos resultados, mas pode haver exceções. 

Em alguns casos, é possível que o mecanismo selecione outro pedaço do texto que considere mais relevante para o usuário. 

Ainda assim, é uma boa oportunidade para despertar o interesse do leitor e convencê-lo de que vale a pena clicar para ler o material disponível na página.

Artigos publicados no Pulse aparecem no Google?

Sim, os artigos publicados no LinkedIn Pulse são indexados e classificados pelo Google e demais mecanismos de busca. 

Inclusive, essa é uma ótima maneira de utilizar a autoridade de domínio da plataforma para alcançar um público ainda maior. 

Contudo, é preciso lembrar que trata-se de um canal de mídia “alugado”. Afinal, o usuário está sujeito às alterações de regras da rede social, o que não ocorre em canais proprietários, como o site e o blog de uma empresa.  

Por essa razão, esses canais são comumente utilizados como vetores para atrair o público para um ambiente próprio e controlável por meio de links.

Nova funcionalidade para destaques

Outra atualização do LinkedIn permite a seleção de conteúdos publicados pelo usuário no próprio perfil. 

Com isso, é possível destacar diferentes formatos de conteúdo como vídeos, imagens ou documentos. Assim, as peças selecionadas serão mostradas primeiro na aba “atividades” do usuário, diferentemente de sua versão anterior, na qual a prioridade era definida pela data de publicação. 

Agendamento de newsletter de autor

O LinkedIn possui um sistema muito semelhante ao aplicado em ferramentas de email marketing. Com ele, é possível enviar newsletters para pessoas que se inscrevem por meio dos botões da plataforma, as chamadas newsletter de autor. 

Assim, os assinantes recebem as novidades ou notificações quando um novo conteúdo é publicado. 

A partir do update, os perfis pessoais ou company pages poderão programar tanto newsletter quanto artigos, aumentando a capacidade de planejamento do autor. Além disso, um novo botão para inscrição com um clique pode ser adicionado embedado aos conteúdos publicados. 

O LinkedIn é uma ferramenta poderosa para acionar novos negócios. Quando utilizada em harmonia com estratégias de SEO, potencializa resultados e conversões. Se você deseja contar com uma agência especializada em otimização e anos de experiência de mercado, entre em contato com a Conversion e fale com um de nossos consultores.

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