22ago
Por Alysson Arruda
Veja só que tema interessante o de hoje: mitos e verdades sobre o Inbound Marketing.
Como sabemos, a internet pode ser, muitas vezes, “terra de ninguém”, e apresentar informações erradas ou notícias falsas sobre determinados assuntos.
E isso vale para qualquer área, inclusive para o marketing. quantas vezes você já viu alguma informação que te deixou apreensivo e com medo de replicá-la? Algumas, não é mesmo?
Por isso, temos que verificar toda informação para nos munirmos do que é correto e não de inverdades, sobretudo quando diz respeito aos nossos negócios.
Com esse gancho, vamos falar sobre o Inbound Marketing e os mitos e verdades sobre a área.
O que acha? Bora ler?
O que é Inbound Marketing?
Inbound Marketing é uma metodologia que utiliza ferramentas e estratégias para atrair clientes de forma não invasiva. Por isso, também é chamado de marketing de atração.
Essa metodologia é amplamente utilizada por agências e profissionais de marketing digital, enquanto outros não a utilizam porque dizem “não funcionar”. E então, será que funciona ou não? Esse é um dos tópicos dos mitos e verdades sobre Inbound Marketing, que veremos a seguir. Continue acompanhando!
7 mitos e verdades sobre Inbound Marketing
A partir daqui, veremos o que andam dizendo por aí sobre o Inbound Marketing e o que é verdade ou não.
1. Inbound Marketing não funciona
Mito. Se as estratégias adotadas não funcionam é porque não estão de acordo com o que o negócio precisa. Um dos principais erros é não ter a persona ou ter a persona errada.
Você pode até ter conteúdo direcionado ao seu público-alvo, mas se tiver mais afunilado e direcionado à persona, as chances de converter são muito maiores. Um conteúdo amplo não chega à audiência que realmente se quer.
Demos esse exemplo, mas há vários outros. As campanhas de tráfego pago, por exemplo. Se não dão resultado, é porque há algo errado na segmentação ou na abordagem.
As redes sociais são outro exemplo. Você pode querer que sua empresa esteja no LinkedIn, perfeito. No entanto, se seu público estiver no Facebook, é lá que você deve estar.
Na verdade, quando o Inbound Marketing é bem feito, proporciona inúmeros benefícios aos negócios.
2. É importante para o site ter um blog
Verdade. Blogs são fundamentais para o Inbound Marketing, pois são uma das principais estratégias de produção de conteúdo.
Se o Inbound Marketing é atração, você pode atrair seus clientes oferecendo conteúdos interessantes, curiosidades, dicas e respostas às suas dúvidas mais frequentes.
Além disso, o conteúdo criado para o blog pode ranquear melhor sua marca do que apenas o site institucional. Desde que seja atualizado constantemente e siga as boas práticas, ele se torna visível e pode chamar a atenção dos buscadores, sobretudo do Google, o maior buscador mundial.
Aliás, o blog é estratégico para qualquer empresa, pois é nele que se consegue utilizar e trabalhar melhor as palavras-chave do negócio e deixá-lo preparado para aparecer nas primeiras posições do Google.
3. Fazer Inbound Marketing é fácil
Mito. O Inbound Marketing envolve ferramentas como blog, e-mail marketing, redes sociais, tráfego pago, design gráfico, dentre outras. Cada uma dessas áreas envolve diferentes profissionais, como redatores, gestores de mídias sociais, gestores de tráfego pago, designers gráficos, analistas de SEO, UX writers, copywriters etc.
São várias competências e vários tipos de expertise. Não é apenas criar uma imagem, colocar um título, adicionar uma descrição e postar nas redes sociais, por exemplo. Ou escrever sobre um tema que você conhece. Ou enviar um email de venda para a base geral.
É preciso adicionar a identidade visual da marca, conhecer e usar o tom de voz do cliente, saber segmentar o público para um anúncio e saber para qual etapa da jornada aquele e-mail de vendas deve ir.
Isso vale, inclusive, para quem acha que contratar um profissional de Marketing basta. A não ser que ele seja um super-hiper-mega ninja de marketing digital, jamais você terá um pacote completo de resultados.
Lembra que antes falamos sobre uma equipe multidisciplinar? Pois é, cada um com sua especialidade, só assim os resultados são os desejados e esperados.
4. Inbound marketing é caro
Mito. Se você considerar o investimento em um profissional que não consegue atender a todos os canais de Inbound, pode se tornar caro. No entanto, se aplicar em uma agência, por exemplo, que tem seus times de especialistas, o investimento será diluído no seu faturamento, que irá aumentar.
Você pode sim, ter uma pessoa do Marketing em sua empresa, mas ela deve ser a ponte entre a empresa e a agência.
Os profissionais de marketing trabalharão para mapear ou ajustar a sua persona, entender o seu negócio e a como sua empresa deve falar com o potencial cliente, criar peças considerando a identidade visual e o tom de voz do cliente, identificar e ajustar a segmentação de seu público para que os anúncios cheguem a quem devem chegar e no momento certo.
Além disso, uma agência vai fazer a curadoria de conteúdos do seu blog, criar materiais ricos e elaborar artigos que atraiam sua persona.
5. Contratar uma agência de Inbound Marketing é a melhor opção
Verdade. Complementando o tópico anterior, uma agência de Marketing Digital e de Inbound Marketing tem como objetivo focar nas estratégias. As agências possuem os times em cada área, ou seja, o seu conteúdo e as suas estratégias são criados por profissionais que se dedicam somente àquilo.
Além disso, as agências possuem outros profissionais que embasam as estratégias e ações, como profissionais de Business Intelligence, Growth Hacking e Analistas de Conteúdo e SEO, por exemplo.
Isso significa que pelo valor do salário de um bom profissional de marketing, você contrata dez ou mais, de dentro de uma agência. Veja bem, não desmerecendo o trabalho de um profissional, mas como dissemos, é muita coisa para dar conta no Inbound — um volume grande de trabalho e ações bem distintas.
Uma agência tem a expertise até pela experiência com inúmeros clientes e direcionam as ações com profissionais que sabem exatamente como atrair e converter potenciais clientes em leads.
6. É preciso mensurar resultados e fazer ajustes o tempo todo
Verdade. Mesmo que tenhamos informações diversas sobre resultados de pesquisas e mesmo as mais complexas, só podemos tirar insights, pois elas não conseguem passar o que realmente se passa na mente dos consumidores.
Além disso, o que pode funcionar naquele momento da pesquisa, em outro momento pode não dar resultado algum. É tudo muito dinâmico, por isso é preciso aplicar as ações, mensurar e ajustar. E não há problemas nisso, o problema está em criar um anúncio ou um conteúdo, ver que ele não está funcionando e continuar insistindo no mesmo modelo.
7. Inbound Marketing é a mesma coisa que Marketing de Conteúdo
Mito. O Marketing de Conteúdo é um dos pilares do Inbound Marketing. Aliás, um dos mais importantes, já que por meio de copys de e-mails e landing pages e de conteúdos relevantes para o blog é que sua marca se torna mais visível e chega ao topo dos buscadores.
Apesar disso, as estratégias de conteúdo e as ações para fazer o cliente se relacionar com a marca são diferentes.
De forma mais específica, como exemplo: o conteúdo pode direcionar o lead até uma determinada etapa do funil, mas quem define que etapa é e qual o próximo passo ou direcionamento, é o Inbound Marketing.
E então, o que achou desses mitos e verdades sobre Inbound Marketing? Conte-nos!
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