Quais as melhores ideias para o Dia dos Namorados no seu supermercado? Bom, no dia 12 de junho é celebrada a data e ela promete ser uma das primeiras datas mais importantes deste mês.
Em 2022 a data será em um domingo, o que pode potencializar que a celebração ocorra durante todo o final de semana.
Os dados de consumo revelam que as pessoas terão uma inclinação maior para celebrar a data em casa com seus pares e que a preferência de compra desses itens do jantar romântico será em super e hipermercados.
Neste conteúdo te ajudaremos a entender sobre o perfil de compra do consumidor e quais ações você pode fazer no e-commerce do seu supermercado.
Perfil de consumo para o Dia dos Namorados 2022
Bom, conforme citado acima, esse ano o consumidor tende a criar uma inclinação maior para celebrar o Dia dos Namorados, isso é o que revela o relatório de consumo feito pela Globo em 2022.
72% dos entrevistados afirmaram o desejo de celebrar essa data, pois as mesmas acreditam que este é um bom momento para fortalecer a relação.
Já 31%, desejam fazer refeições especiais como uma ideia para o Dia dos Namorados em 2022. Na hora de comprar ingredientes 23% respondem que serão comprados em Hipermercados ou Supermercados.
Esse já é um dos comportamentos de consumos mais presentes dentro da pesquisa, veja o comparativo com 2021:
Sabemos que uma das primeiras atitudes para planejar qualquer campanha é entender o perfil de consumo do seu cliente, esses dados já conseguem te dar algumas ideias para o Dia dos Namorados no supermercado, não é?
Para sermos ainda mais assertivos, iremos te ajudar com 7 ideias que geram resultados para essa data, confere.
#1 Programe ações segmentadas para seu público
Uma excelente ideia para o dia dos namorados no seu supermercado é programar notificações e cupons específicos para esses potenciais clientes.
Sinalize-os por meio da sua ferramenta de vendas online que existem itens que fazem sentido para eles nesta data.
Um diferencial na sua campanha pode ser a forma com que você se comunica com seu público, por isso é de extrema importância estudar seu consumidor.
Caso a faixa etária do público que compra no aplicativo do seu supermercado esteja entre 20 e 30 anos, talvez seja o momento de se comunicar utilizando memes e virais do momento – sempre voltados para a data comemorativa.
LEIA: 14 ideias de notificações pushes para seu supermercado
Nesta ação você pode optar por: resgatar clientes que não compram há pelo menos 30 dias, direcionar para o público que possui um comportamento de compra recorrente ou não. A estratégia é segmentar da forma mais estratégica possível.
#2 Ofereça praticidade para quem compra no App
Quem consome pelo aplicativo do seu supermercado já busca comodidade, pois já se direciona a um caminho contrário de quem compra na loja física.
Nesta jornada de compra online, quanto mais você entende o perfil de consumo do seu cliente maiores são as chances de que ele compre mais neste canal.
Portanto algumas ações possíveis são:
- Oferecer uma entrega ainda mais rápida para itens com menor volume;
- Disponibilizar uma retirada em loja – para que você e o cliente economizem com frete;
- Divulgar ofertas especiais dentro da loja online;
- Ter uma variedade de produtos na loja online assim como é na física.
Essas ações são o relato de muitos consumidores para esse Dia dos Namorados, onde a economia de tempo, entrega rápida e promoções especiais foram termos mais mencionados pelos clientes da pesquisa, veja:
#3 Crie seções e cestas temáticas
Promover ações internas com itens temáticos no seu e-commerce, certamente é uma das boas ideias para o dia dos namorados no seu supermercado.
Portanto: use a imaginação! Faça um levantamento dos itens mais vendidos no ano anterior na mesma data e segmente esses itens por seções ou crie cestas temáticas para a semana.
Para seu supermercado ser ainda mais estratégico, seu time comercial pode negociar essas cestas e seções temáticas com a indústria, o que pode fortalecer uma ação de Trade Marketing Digital para o Dia dos Namorados.
#4 Crie uma campanha nas Redes Sociais
Que tal criar uma campanha junto aos seus clientes?
Uma ideia seria fazer com que seus clientes que comprassem durante a semana do Dia dos Namorados, pudessem concorrer a um kit especial ou até grandes prêmios, como eletrodomésticos e eletroportáteis.
Funcionaria assim: para clientes que comprarem durante a semana da data do Dia dos Namorados, concorrem a uma cesta de itens.
Para participar é preciso que os clientes registrem o momento do casal à dois e como o seu supermercado está fazendo parte dessa celebração.
As melhores ideias serão selecionadas e vocês podem colocar para votação dos seguidores da sua rede social. Assim você estimula o engajamento e faz com que seus clientes participem dessa ação em conjunto.
#5 Surpreenda nas entregas
É importante que você faça do momento da divulgação até a entrega uma experiência única para seus clientes.
Que tal apostar em sacolas personalizadas para entregas de determinado valor. Você pode criar sacolas retornáveis, com temática específica para o Dia dos Namorados e dar esse brinde para clientes que comprarem a partir de determinado valor.
Outra sugestão que pode ser planejada junto ao seu time de marketing é elaborar cartões amorosos para as entregas durante a data, assim você personaliza a entrega com um mimo simples, mas que fará toda a diferença para seus clientes.
Produzimos algumas ideias de cartões temáticos para suas entregas, baixe:
CARTÕES TEMÁTICOS PARA A ENTREGA NO DIA DOS NAMORADOS:
Love is the air
Uma semana amorosa
#6 Bebidas são itens presenteáveis
Sim, as bebidas destiladas se tornaram opções consideradas pelo consumidor brasileiro, principalmente para datas especiais como esta, 31% dos consumidores consideram o vinho como uma das bebidas mais consumidas nos últimos meses.
Que tal utilizar uma estratégia de conteúdo casado?
Você pode iniciar a jornada contratando um sommelier de vinhos e produzir alguns conteúdos com ele em seu supermercado. Onde ele pode passar pela sua seção de vinhos e mencionar os melhores para a ocasião.
Você pode redirecionar que dentro do aplicativo do seu supermercado existe uma variedade de vinhos disponíveis, incluindo os mencionados pelo sommelier.
#7 Ofereça uma experiência positiva para seus clientes
Um ponto importante e que é bastante considerado pelos consumidores ter uma boa experiência de compra com a sua marca e se for memorável: melhor ainda!
Portanto alinhe tudo que é necessário para entregar uma campanha completa:
- Estoques abastecidos;
- Aplicativo configurado com elementos da campanha;
- Mapeamento de entregas bem desenhados;
- Comunicação alinhada de ponta a ponta.
Esses são os indicativos básicos para que você consiga oferecer uma experiência positiva aos clientes que comprarem no e-commerce do seu supermercado.
Revise, reestruture e agregue as ideias para o Dia dos Namorados no seu supermercado de uma forma que seu cliente se surpreenda e não se frustre com sua marca.
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